DISCOS
Melaena Cadiz
Sunfair
· 25 Fev 2016 · 23:18 ·
Melaena Cadiz
Sunfair
2016
Misra Records


Sítios oficiais:
- Melaena Cadiz
- Misra Records
Melaena Cadiz
Sunfair
2016
Misra Records


Sítios oficiais:
- Melaena Cadiz
- Misra Records
Obrigado, 2016, bem-vindo.
Num retiro em Joshua Tree, Melaena Cadiz terá encontrado o caminho para o seu novo disco quase como se de uma revelação se tratasse. Regressar ao centro das coisas, ao âmago, recentrar tudo no essencial; parece ser essa a ideia central de Sunfair tanto no que toca à inspiração para as palavras como na construção musical do próprio disco.

Com menos de trinta minutos, Sunfair faz-se de nove canções onde uma guitarra acústica, a hipnotizante voz de Melaena Cadiz e algumas vozes anónimas - assim como uma guitarra eléctrica ocasional e fugidia - são tudo o que existe. O resto é silêncio; o resto é magia.

Seja pela vulgarização do género ou pela abundante oferta, parece cada vez mais raro dar de caras com um disco folk que parta da simplicidade para se tornar assombrantemente belo. Sem chico-espertezas, sem arranjos sumptuosos, sem truques de estúdio, sem operações estéticas. Sunfair é esse disco.

Destacar uma canção no meio de um ramalhete quase perfeito de canções é uma tarefa complicada. Mas tentemos: o arrepio de vozes de "At the symphony" (que descreve uma visita sinfónica ao Lincoln Center sob efeito de drogas leves), o vai e vem melodioso etéreo de "Goes Without Saying". Ora, porra, é escusado. Está mais do que visto que o exercício é infrutífero.

No seu todo, Sunfair é um documento de uma simplicidade e beleza verdadeiramente desconcertantes. E refrescante. Melaena Cadiz confunde-nos a seu bel-prazer: quem ouve estas canções fica com a ideia errada que é fácil gravar um disco destes. Mas não é, não senhor, não é. Guardem aí um espacinho generoso em 2016 para este disco; vão precisar dele. Admirável.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros