DISCOS
PISTA
Bamboleio
· 02 Fev 2016 · 11:30 ·
PISTA
Bamboleio
2015
Pontiaq


Sítios oficiais:
- PISTA
- Pontiaq
PISTA
Bamboleio
2015
Pontiaq


Sítios oficiais:
- PISTA
- Pontiaq
Camisolas amarelas.
Está tudo na repetição: Queráute, queráute, queráute, queráute... Uma cavalgada épica onde o conjunto barreirense transforma a sua bicicleta de montanha numa elíptica alemã, a maquinaria rítmica alimentando o sonho de viagem em nove minutos de deleite puro. Continua a ser bike rock, género inventado em tom piadético, ainda a melhor maneira de descrever a sonoridade dos PISTA. Acima de tudo, porque é preciso ter muita pedalada para os conseguirmos acompanhar.

Mas não é só da bicicleta que os camisolas amarelas do Barreiro persistem; antes disso, há toda uma África contida nestas guitarras, a ginga melódica convertida em bailarico - onde também há que dar bom uso às pernas. Do tema-título à já clássica "PUXA", grito de guerra dos PISTA, são notórias essas influências, assim como é notória a vontade da banda de fazer algo de diferente, sem se reter em noções prévias de rock n' roll, ou roquenrole. É como se Bamboleio fosse tão circular como uma roda: começa e prossegue em clima de festa, durante uma boa meia-hora, e termina com os convidados, e a banda, a fugir a uma polícia sempre desmancha-prazeres nos seus selins...

Bamboleio demorou dois anos a aparecer desde o primeiro EP dos PISTA, mas agora percebe-se porquê: foi tudo confeccionado ao pormenor, sem pressas, mesmo que a adrenalina convide à velocidade. Não há muitas bandas que consigam sobreviver por muito tempo a esse pára-arranca ou, quando o fazem, soam inevitavelmente mais fracas. Não é de todo o caso do agora trio. Escapou à maldição do hype e elaborou um disco extraordinário, ideal para quem já ultrapassou os 100kg e precisa mesmo de uma banda-sonora para emagrecer. Se agora quiserem demorar o dobro do tempo até sair o segundo álbum, estejam à vontade.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros