DISCOS
Leonardo Rosado
Adrift
· 02 Mar 2015 · 21:45 ·
Leonardo Rosado
Adrift
2014
Oak Editions


Sítios oficiais:
- Leonardo Rosado
- Oak Editions
Leonardo Rosado
Adrift
2014
Oak Editions


Sítios oficiais:
- Leonardo Rosado
- Oak Editions
À deriva num mar de beleza.
Embora esteja longe de se resumir assim, Adrift, o novo disco de Leonardo Rosado, podia sobreviver única exclusivamente com o tema que dá título ao registo e com o tema que se segue a este. Ao longo de mais de 22 minutos, é a soma dessas duas faixas, o português dedica-se a explorações electrónicas paisagísticas que descobrem beleza abundante em locais sombrios e gélidos. Com resultados verdadeiramente entusiasmantes.

O balanço entre a complexidade das suas composições e o efeito imediatamente assimilável é admirável. Quer isto dizer que a exigência da busca não retira em altura nenhuma o prazer da audição. E nesse aspecto a fabulosa "Washed Ashore" é verdadeiramente exemplar nesse equilibro nem sempre fácil entre a subtância e a emotividade. São ao todo treze minutos de um turbilhão sónico de proporções épicas. Assim sem exageros. Uma viagem só com bilhete de ida.

Adrift é mais uma vitória retumbante de Leonardo Rosado; uma vitória que deve lembrar-nos - caso seja possível esquecer - que o seu nome é um daqueles a ter mais em conta entre os portugueses que se movimentam nos territórios da música electrónica experimental. Adrift é um disco imenso; andar à deriva nas suas explorações é estar sempre mais perto de encontrar-se do se perder. Votos de uma feliz imersão.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Leonardo Rosado