DISCOS
Probosci
Time to Feed
· 29 Jan 2015 · 15:13 ·
Probosci
Time to Feed
2014
Web Of Mimicry


Sítios oficiais:
- Web Of Mimicry
Probosci
Time to Feed
2014
Web Of Mimicry


Sítios oficiais:
- Web Of Mimicry
Música para a história não escrita.
Primeiro vieram os concertos, um pouco por toda a Europa (só por cá foram cinco, divididos entre Lisboa, Lamego, Porto, Vila Real e Barcelos). Deixaram a impressão de uma química rara e revelaram uma aptidão natural para o improviso – aquele que tanto carrega sangue na guelra, como gera uma torrente de melodia tão forte e evocativa, que os dedos e o arco daquele violino diabólico mais parecem jorrar estórias e efabulações míticas. Tudo com uma certa finesse, sem merdas, que ajuda a tornar tudo mais interessante.

Uns meses mais tarde e eis Time To Feed, disco que carrega novo assombro - ainda que mais contido pelas circunstancias próprias de um estudio nunca vir a ser um palco. Mas insista-se no assombro, sim, porque destes musicos não se esperava menos. De um lado, a batuta de Timba harris, agitador nos Estradasphere, Secret Chiefs 3 e Mr. Bungle, orquestrador e arranjista de Deep Politics dos Grails; do outro Gyan Riley, filho da lenda a quem resgatou a técnica, a disciplina e acima de tudo o enorme coração de onde brota um gosto genuíno de tocar – entre eles e para o público. “Progression of the Ancestors” , a fechar, é o espelho perfeito deste diálogo.

Mas dizia-se que o assombro se mantém, que a química que está toda lá, e que este disco é uma regalia da tecnologia moderna que permitiu perpetuar este encontro. Um encontro que se expande em sete capítulos, ou antes sete trilhas sonoras para outros tantos capítulos, curtas ou histórias que ainda estão por escrever. Temas como “The Goat”, “We All Scream Truck!”, “Smooger Beer” ou “Wormhole”, deixam a descoberto um caldeirão mágico (e aparentemente estranho, mas absolutamente perfeito) onde ferve world music (do flamenco, à música de descendência cigana e klezmer) e a bizarria rock típica do catálogo da Web of Mimicry, que entra em 2015 a dar tudo. Que regressem em breve!
António M. Silva
ant.matos.silva@gmail.com

Parceiros