DISCOS
Sea Oleena
Shallow
· 24 Nov 2014 · 11:32 ·
Sea Oleena
Shallow
2014
Lefse Records


Sítios oficiais:
- Sea Oleena
- Lefse Records
Sea Oleena
Shallow
2014
Lefse Records


Sítios oficiais:
- Sea Oleena
- Lefse Records
Corte pouco profundo.
É estranho que Sea Oleena nunca tenha conseguido entrar verdadeiramente no imaginário indie, como o fizeram, por exemplo, os compatriotas sonoros Beach House ou até mesmo Grouper. A fórmula pela qual a norte-americana se regia no seu mini-disco homónimo, de 2010, e em Sleeplessness, de 2011, não era assim tão distinta daquela que gerou algum hype em torno dos artistas supracitados: uma voz em tom de sussurro, uma camada electrónica a apontar ao sonho e as guitarras, quando apareciam, a conferir um certo tom pastoral à sua música.

Para Shallow, disco editado este ano pela Lefse, Sea Oleena optou por fazer das suas canções algo que não resvalasse tanto para terrenos dream pop. Transformou-as numa espécie de folk hipnagógica, muito mais crua e delicada que os seus predecessores, reinventou-se o mais que pôde sem perder o rumo inicial e juntou sete temas, mais ou menos curtos, dentro de uma capa que mostra um dedo ensanguentado. Um corte pouco profundo, como aqueles que se sofrem ao manejar papel, mas dos quais jorra mais líquido do que o que poderíamos pensar.

Shallow é, também ele, pouco profundo, pese a atmosfera outonal que por aqui paira, pesem as cordas suaves e o piano de "If I'm", quase ressurreição da trip-hop em 2014. A voz, essa, mantém o mesmo registo angelical, tímido, a vergonha de cantar escondida por entre efeitos. Infelizmente, é um disco que faz mais jus ao seu título do que aquilo que desejaríamos: a nudez com que aqui se apresenta, em detrimento das paisagens electrónicas dos registos anteriores, pouco mais é do que superficial. Falta qualquer coisa, um som apenas que se possa aqui juntar e que nos mantenha a paixão que tínhamos pelo seu trabalho. Shallow é bonito como um sugo - sabe bem mas desfaz-se demasiado depressa. Preferir-se-ia outra doçaria.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros