DISCOS
Alessandra Leão
Pedra de Sal
· 11 Nov 2014 · 21:37 ·
Alessandra Leão
Pedra de Sal
2014
Garganta Records


Sítios oficiais:
- Alessandra Leão
- Garganta Records
Alessandra Leão
Pedra de Sal
2014
Garganta Records


Sítios oficiais:
- Alessandra Leão
- Garganta Records
Como começar bem uma trilogia.
Assim visto de longe, a música brasileira parece passar por uma fase de enorme qualidade, quantidade e diversidade. Já por aqui foi dito: olhando para onde se olhe, são cada vez mais os projectos, cada vez maior a palete sonora, cada vez mais ampla a vontade de perverter positivamente todas as ideias pré-concebidas do que é a música produzida no Brasil.

Alessandra Leão não é uma novata nestas andanças da música mas parece querer começar agora uma nova etapa da sua carreira. O EP Pedra de Sal, o primeiro de uma trilogia, parece recolocar a autora na sua própria missão e na música brasileira propriamente dita.

O registo inclui dois temas compostos pela própria Alessandra Leão ("Pedra de Sal" e "Mofo"), duas colaborações com Kiko Dinucci ("Tatuzinho" e "Devora o Lobo") e ainda "Doutrina e Toque de Yemanjá", uma recriação de toadas tradicionais do Babassuê de Belém do Pará e do Xangô do Recife.

Apesar das suas distintas origens, as cinco canções deste EP são, no seu todo, uma muito interessante viagem patrocinada pela visceralidade e complexidade da escrita ou da interpretação de Alessandra Leão. Tudo regado com uma unidade e coerência admiráveis. Para quem acaba de entrar no seu mundo nesta paragem, fica o aviso: não percam o que a brasileira tem guardado para os próximos capítulos.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros