DISCOS
Solar Corona
Outerspace EP
· 05 Mai 2014 · 20:31 ·
Solar Corona
Outerspace EP
2014
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Solar Corona
Solar Corona
Outerspace EP
2014
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Solar Corona
The people will survive.
Quando apanhámos os Solar Corona numa rua estreita de Barcelos, para um concerto no Milhões de Festa do ano passado patrocinado por uma conhecida marca de bebidas energéticas, Innerspace (o seu primeiro EP) era ainda um bebé à espera que lhe nascesse o primeiro dentinho, mas tal era o chavascal psych que não se pôde senão pensar "isto é do caralho", enquanto se traçavam os planos para a noite festivaleira que se seguiria. Quase um ano depois, o pensamento é o mesmo.

De tal forma que não era de todo necessário vir o baixista de uma certa banda barcelense pedir-nos uns minutos do nosso curto e mui ocupado tempo, entre entrevistas por fazer e discos por avaliar e trends por gerar (VERGUEM-SE PERANTE O NOSSO PODER, grita um ego muito, muito pequenino que por vezes se manifesta com alguma gana na Internet), para que pegássemos neste novo Outerspace, o segundo EP dos Solar Corona. Tê-lo-íamos feito de bom grado. Aliás, estamos a fazê-lo neste momento. Cinco faixas onde o psicadelismo dita a acção, sendo que parte não só de uma guitarra, esse instrumento precioso, mas também de sintetizadores, que conferem um certo charme alemão à coisa, mesmo que tanto quanto saibamos não existam muitos alemães em Barcelos. Questão: por onde andam as bandas psych algarvias? Mandem promos.

Sobre Innerspace escreveu um idiota na altura: «são capazes de fazer de Barcelos um gigantesco deserto da Califórnia, explorando a guitarra como quem explora um terreno árido à procura de um pequeno oásis ou um escondido tesouro índio». Sobre Outerspace escreve hoje um outro; os Solar Corona aperfeiçoaram o seu som, experimentaram uma ou outra coisinha nova e o resultado é um belo EP de vinte e cinco minutos que tem como ponto alto não os delírios ácidos de "Átila I & II" ou "Holy Wisdom" (respectivamente: calma e tempestade) mas a guitarra harmoniosa de "Pow Supertramp", choque civilizacional entre electricidade e lume brando. Como gerar trends: ouçam isto já ou levam um par de estalos.
Paulo CecĂ­lio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Solar Corona