DISCOS
Big Bold Back Bone
Clouds Clues
· 23 Out 2013 · 22:03 ·
Big Bold Back Bone
Clouds Clues
2013
Wide Ear


Sítios oficiais:
- Wide Ear
Big Bold Back Bone
Clouds Clues
2013
Wide Ear


Sítios oficiais:
- Wide Ear
Uma espinha dorsal luso-suíça.
Reunindo uma formação instrumental atípica, o quarteto Big Bold Back Bone resulta de uma parceria luso-suíça. Do lado nacional estão os representantes Luís Lopes, na guitarra eléctrica, e Travassos, na eletrónica analógica. A dupla portuguesa confronta-se com a dupla suíça: Marco Van Orelli no trompete e Sheldon Suter na bateria. Os suíços constituem o duo Lost Socks (dedicado à improvisação), o guitarrista Luís Lopes o lidera o grupo Humanization Quartet (com Rodrigo Amado) e Travassos explana a sua electrónica analógica em múltiplos projectos (refira-se o trio Pão, entre outros projectos).

Registada em Dezembro de 2010, na sequência de alguns concertos que o quarteto organizou em Portugal, esta música mantém agora toda a actualidade e frescura. Assente na improvisação, esta é uma música que vive da interação instrumental que, estranhamente, funciona de forma muito fluída. O trompete de Van Orelli revela uma imaginação controlada, a percussão de Sheldon sabe estar presente (sem ser pesada), a guitarra de Lopes nunca é excessiva (mesmo nos momentos de maior vertigem) e a electrónica de Travassos complementa com equilíbrio.

Democrática e estável, esta música é simultaneamente inventiva e muito aberta. Sem se fixar num rótulo definitivo, o quarteto vai-se esquivando entre laivos de jazz, electro-acústica e, no limite, rock. Mas é na improvisação que assenta o seu vector fundamental, é daí que é alimentada uma permanente tensão, combustível para uma música curiosa e fervilhante. Entre a eficiência suíça e o desenrasque lusitano, Clouds Clues é uma óptima surpresa.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Big Bold Back Bone