DISCOS
Bardo Pond
Rise Above It All EP
· 03 Out 2013 · 23:43 ·
Bardo Pond
Rise Above It All EP
2013
Fire Records


Sítios oficiais:
- Bardo Pond
- Fire Records
Bardo Pond
Rise Above It All EP
2013
Fire Records


Sítios oficiais:
- Bardo Pond
- Fire Records
Bardo Pond de um lado, Funkadelic e Pharoah Sanders do outro. Magia no meio.
Criado propositadamente para o Record Store Day de 2013, o EP Rise Above It All é composto apenas por versões. São duas e são surpreendentes: “Maggot Brain”, dos Funkadelic, e “The Creator Has a Master Plan”, de Pharoah Sanders. Um desafio, considerando sobretudo as diferenças naturais entre os visados e os revisores. Que é como quem diz.

Essa é, para começar, a maior diferença entre este disco e os discos normais dedicados à sempre ingrata – mas desafiante – tarefa de dar nova vida a temas antigos. Os veteranos Bardo Pond optaram pela sempre interessante estratégia de desconstrução, fugindo ao habitual posto de monge copista. E com resultados evidentes.

Tanto num caso como no outro, ser fiel não é um requisito obrigatório. Mais importante do que isso foi salientar as sombras e as minudências, retirar dos quadros originais traços melódicos que possibilitem a recriação. O som dos Bardo Pond está todo aqui - as guitarras em constante drone, a flauta a pairar - só que está ao serviço de outros criadores. Com respeito, mas sem respeitinho. Vale muito a pena passar por aqui.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Bardo Pond