DISCOS
Adriana Miki
Mulata de Arroz
· 23 Jan 2013 · 23:38 ·
Adriana Miki
Mulata de Arroz
2012
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Adriana Miki
Adriana Miki
Mulata de Arroz
2012
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Adriana Miki
Do Brasil a Portugal, com desvio pelo Japão.
A ligação entre o jazz vocal e o Brasil é já longa e continua agora a ser tecida em Mulata de Arroz, na voz doce e com sotaque brasileiro de Adriana Miki. A cantora é um fenómeno transnacional: natural do Brasil, tem ascendência japonesa e encanta agora em terras lusas onde reside actualmente.

Miki revelou-se em Sashimiki e contou agora com um novo colectivo para a construção de Mulata de Arroz. Este é um grupo sólido de músicos que têm dado cartas na cena jazz nacional: Paulo Barros (piano), Desidério Lázaro (saxofone), Sérgio Crestana (baixo) e Joel Silva (bateria). Contando ainda com a participação do convidado especial João Moreira, no fliscorne. Ambos os trabalhos da cantora estiveram sob a alçada de Sérgio Crestana, como produtor.

O grupo luso trabalha com eficácia o tapete instrumental, reforçando as estruturas melódicas com profissionalismo e qualidade. Além da boa dinâmica colectiva, com forte intensidade rítmica, destaca-se a capacidade solista de Lázaro nas divagações improvisadas.

Este segundo disco suma as influências transnacionais de Adriana Miki, transportando-nos ao Brasil na maior parte do tempo e passando pelo Japão com “Kutsu ga naru”, tema infantil cantado em japonês que se revelou a melhor surpresa do disco. O regresso a Portugal ficou a cargo de uma versão de”Mãe Negra”, original de Paulo de Carvalho. Não sendo fora de série, os temas que compõem Mulata de Arroz revelam-nos a boa capacidade vocal da cantora que tem um pé no Brasil e outro em Portugal e o jazz na voz.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros