DISCOS
Eco Virtual
VIRTUAL大気中分析
· 09 Jan 2013 · 18:54 ·
Eco Virtual
VIRTUAL大気中分析
2013
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Eco Virtual
Eco Virtual
VIRTUAL大気中分析
2013
Ed. de Autor


Sítios oficiais:
- Eco Virtual
Música aplicada à meteorologia, ou mais uma tentativa de meme?
Não existirá melómano que uma vez por outra não sinta o apelo pelo que de mais estranho existe na música - é, aliás, esse penchant pela possibilidade (ou existência real) de um "outro mundo" que possibilita que gente como Jandek, Daniel Johnston, as The Shaggs ou, mais recentemente, Farrah Abraham sejam olhados não com o desdém típico mas com alguma reverência, até; afinal de contas, é sempre bom quando alguém se atreve a pensar fora da caixa.

No caso de Eco Virtual, artista - se é que o é - de identidade praticamente desconhecida, não será bem a música em si que se confere um certo estatuto outsider, mas a apresentação da mesma: um ténue link no Bandcamp onde a única coisa a retirar é que estamos, se calhar, perante uma agência meteorológica. O álbum, ou será EP?, de meros vinte minutos apresenta-nos umas quantas faixas de electrónica suave, instrumentais perdidos de Sade (especialmente "Bermuda High") inspirados por e destinados a ser a banda-sonora de nevoeiros, nuvens, depressões. Existe muita música sobre a chuva: mas nenhuma para a chuva, e é isso que confere a maior parte do interesse a este disco.

Enquanto não sabemos se estamos perante uma verdadeira colecção de samples destinados a servir de background para as apresentações meteorológicas da Euronews ou semelhantes, ou se VIRTUAL大気中分析 é apenas uma opção estética no período em que nada é novo e tudo é válido, resta falar dos sons. Beats relaxantes, saxofones que do nada se oferecem para nos massajear os ouvidos, pequenos trechos de vozes escondidas na melodia. VIRTUAL大気中分析 é uma audição recomendada aos fãs de chillwave, mas, mais do que isso, um artista recomendado a quem gosta de mistério.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Eco Virtual