DISCOS
Norberto Lobo
Mel Azul
· 12 Dez 2012 · 23:23 ·
Norberto Lobo
Mel Azul
2012
Mbari


Sítios oficiais:
- Norberto Lobo
- Mbari
Norberto Lobo
Mel Azul
2012
Mbari


Sítios oficiais:
- Norberto Lobo
- Mbari
Cada tiro, cada melro.
Muda o título, muda o ano, muda a capa. Lá dentro, tudo igual. Norberto chama-lhe Mel Azul, mas apetece chamar-lhe Mel, independentemente da sua cor ou feitio. Norberto Lobo é, naturalmente um músico de excepção. E Mel Azul, uns pontos acima do anterior Fala Mansa, é mais uma prova desse talento que não só resiste ao tempo como melhora com a idade.

A premissa é, com a excepção da exploração livre com Sei Miguel, a mesma de sempre: um homem e uma guitarra. Acústica no género, maravilhosa nos seus detalhes, enternecedora nos seus desvios e atalhos, preciosa em todos os seus movimentos. Portuguesa no seu orgulho mas transfronteiriça na sua universalidade. A língua de Norberto Lobo é a língua da emoção – e essa não precisa de passaporte.

“Lúcia Lima” pode ser o momento alto de Mel Azul (com “Golden Pony Blues” à perna) mas isso não quer dizer que tudo o resto esteja abaixo da marca de “muito bom”. Um disco destes levanta a questão: o que seria a música portuguesa sem Norberto Lobo? Certamente mais pobre, certamente menos essencial, garantidamente menos única. Por enquanto: cada tiro, cada melro.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / Norberto Lobo