DISCOS
Maria Mendes
Along the Road
· 05 Nov 2012 · 23:59 ·
Maria Mendes
Along the Road
2012
Dot Time Records


Sítios oficiais:
- Maria Mendes
- Dot Time Records
Maria Mendes
Along the Road
2012
Dot Time Records


Sítios oficiais:
- Maria Mendes
- Dot Time Records
Uma nova voz para o jazz nacional.
Natural do Porto e actualmente radicada em Roterdão, a cantora Maria Mendes acaba de editar o seu disco de estreia. Para esta gravação contou com a companhia de um grupo de músicos holandeses: Wim Dijkgraaf (harmónica), Karel Boehlee (piano), Clemens van der Feen (contrabaixo) e Jasper van Hulten (bateria) – um grupo de músicos competentes, que trabalha a música com um forte sentido colectivo, sem destaques individuais.

O grande destaque do álbum é, naturalmente, a voz de Maria. Desde logo, é revelada uma voz sólida, com grande capacidade e potencial. Ao longo dos temas, Maria Mendes exibe uma enorme segurança, controlando os temas, mantendo uma qualidade constante, sem exageros. Cantando em inglês e português (com sotaque luso e também muito sotaque brasileiro), Maria mantém um permanente registo sóbrio e elegante.

O repertório do disco de estreia é diversificado, entre temas originais e composições alheias. O conjunto de composições é equilibrado, embora se possa questionar a inclusão de um clássico como “Somewhere over the Rainbow” - sendo alvo de tantas e tão distintas revisões, difícil deixar uma marca num tema tão popular. Em relação aos originais, pode-se discutir a opção pelo sotaque brasileiro, presente numa grande quantidade de temas.

Apesar de alguns pormenores e pontos questionáveis, este disco acaba por se confirmar como uma boa montra para a voz de Maria Mendes. Já temos uma nova voz para o jazz nacional e ficamos agora a aguardar os próximos passos de uma carreira que se prevê frutuosa. Esperemos que esses próximos passos revelem uma faceta mais aventureira.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Maria Mendes