DISCOS
jj / oOoOO / Gremlins EPs
High Summer EP / Our Love Is Hurting Us EP /Gremlins EP
· 18 Jul 2012 · 17:49 ·
jj / oOoOO / Gremlins EPs
High Summer EP / Our Love Is Hurting Us EP /Gremlins EP
2012
Sincerely Yours / Tri Angle / Ed. de Autor
jj / oOoOO / Gremlins EPs
High Summer EP / Our Love Is Hurting Us EP /Gremlins EP
2012
Sincerely Yours / Tri Angle / Ed. de Autor
Três EPs para passar o verão: sem silêncio, sem pensar.
Os jj têm-nos encantado desde no. 2, álbum de 2009 que juntava a melhor propensão sueca para a pop com sonhos longínquos e baleares, viagem imaginária entre Estocolmo, África e Málaga; desde então, uma sucessão de discos e mixtapes fez do duo um nome de respeito dentro da bolha pop independente, sendo que este novo High Summer não faz por esmorecer o hype. Das cinco faixas que o constituem destacam-se a chillwavey "10" e "Big Hearts, Big Dreams", pedaço de doce para descansar após uma rave bem fodida. Este curto EP está disponível para download aqui.

Por outro lado, o verão também tem o seu lado nocturno. Entra em cena outro impronunciável, oOoOO - nom de guerre do norte-americano Christopher Greenspan - com uma sonoridade entre a darkwave, o hip-hop e o lo-fi. Chamam-lhe witch house. O que é estúpido. Se nas incursões musicais anteriores, dois lançamentos de 2010, se destacavam essencialmente remixes - "Poker Face" de Lady Gaga e uma brilhante interpretação de "Summertime, Summertime", de Nocera, a que se deu o nome de "No Summr4U", aqui as canções originais já valem bastante a pena: o ritmo industrial de "TryTry", a abrir; a óptima "Springs", que soa a Portishead do século XXI, narcótica e meditativa; as eminentemente negras e retromaníacas "Starr" e "Break Yr Heart"; e "NoWayBack", mais dançável e pop, da mesma forma que Zola Jesus é dançável e pop. Greenspan revela-se assim como um belíssimo produtor - basta querê-lo. Está na hora de o ouvir em LP.

Já o homónimo EP de Gremlins incitará ao interesse apenas porque Katie Lee (Braids) e Patrick Jeffords (Toro Y Moi) fazem parte deste quarteto, e a máquina do hype é feroz. Mas destas curtas cinco canções aquilo que prenderá a nossa atenção é sobretudo "Maim My Bitch", que soa precisamente ao projecto de Chaz Bundwick, malha funk subaquática para ouvir na praia ou na piscina. O resto não cativará assim tanto - "Louder" (electrofunk manhoso) e "JonBenét" (chillwave blasé) não se revelam mais do que insípidas. Mas podem sempre ouvi-lo aqui e dizer-nos porque estamos errados.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros