DISCOS
Mem贸ria de Peixe
Mem贸ria de Peixe
· 22 Mai 2012 · 23:37 ·
Mem贸ria de Peixe
Mem贸ria de Peixe
2012
Lovers & Lollypops


Sítios oficiais:
- Mem贸ria de Peixe
- Lovers & Lollypops
Mem贸ria de Peixe
Mem贸ria de Peixe
2012
Lovers & Lollypops


Sítios oficiais:
- Mem贸ria de Peixe
- Lovers & Lollypops
Nome certeiro para um daqueles discos a esquecer.
Sendo por si s贸 uma ideia algo estafada, a da sobreposi莽茫o de loops de guitarra como meio para a composi莽茫o, n茫o 茅 um mal em si quando serve algum prop贸sito maior do que a cria莽茫o de uma esp茅cie de one man post rock band - ou qualquer coisa que o valha 鈥 onde linhas de guitarra bem redondinhas se v茫o sobrepondo com vista 脿 cria莽茫o de um tema 鈥 para n茫o entrar pelo conceito sofr铆vel da paisagem. Ou o loop pelo loop, num marasmo em que a ferramenta se confunde com uma muleta. A g茅nese de Mem贸ria de Peixe assenta nesses mesmos pressupostos, se bem que por uma via que vai mais pelo lado da tend锚ncia recente de um falso tropicalismo indie do que do labor mon贸tono do rock instrumental.

Ou seja, um campo igualmente vazio, mas minado por coisas recentes como o pseudo-math bizarro dos Battles, as melodias escorregadias de uns Foals e uma certa ambi莽茫o sunkissed dos Atlas Sound mais luminosos. Refer锚ncias pouco abonat贸rias, num combo de guitarra e bateria que, quando se deseja que chegue 脿s harmonias memor谩veis de um Andy Summers, se fica pelos momentos mais est茅reis de um Mark Mcguire cabotino, numa sucess茫o de harmonias fofinhas que n茫o chegam a lado nenhum. V茫o-se entrela莽ando, numa sequ锚ncia que se procura sustentar a si mesma sobre uma bateria ocasionalmente quebrada, como que a tentar contrapor com a meiguice de harm贸nicos e corridinhos.

Mem贸ria de Peixe est谩 longe de ser um disco ofensivo, mas encarna o ponto zero da simpatia naquilo que tem de mais in贸cuo. Ou seja, aparece t茫o quadradinho 鈥 note-se como tem vindo a ser recorrente o uso de diminutivos 鈥 e disposto a agradar com uma narrativa mel贸dica pl谩cida que a m铆nima desconfian莽a d谩 logo lugar 脿 indiferen莽a. Sem que isso seja sin贸nimo de background music, mas sim de um disco indie inconsequente.

鈥淚ndie Anna Jones鈥 n茫o s贸 tem um p茅ssimo trocadilho, como se trata de um exemplo perfeito de tudo aquilo que falha numa entrada de distor莽茫o a almejar o rock, antes de um assobio de que at茅 o Andrew Bird se riria 鈥 depois de 鈥淭he Whistling Song鈥 e 鈥淢aiden's Milk鈥 dos Meat Puppets simplesmente n茫o vale a pena. Logo a seguir 鈥淔ish & Chick鈥 tenta passar alguma hotness com a presen莽a da Da Chick, mas encarna toda a chico-street-wiseness (sic) burguesa onde a chamada por "keep on dancing" n茫o se faz ouvir. 鈥淒ayJob鈥 茅 pitoresca de um modo que nem o Carlos Bica salva, 脿 procura de alguma da sensibilidade de um Frank M枚bus que n茫o aparece.

鈥淣ightJob鈥 consegue melhores resultados na sua maior conten莽茫o nocturna, mas sofre da sina geral de um disco de estreia que, no seu conforto, esqueceu algumas das caracter铆sticas essenciais para a vitalidade. Sem nervo e sem emo莽茫o, paira numa atmosfera pseudo-prazenteira de brandos costumes que n茫o se arrisca a suar um pouco 鈥 falta-lhe calor para isso 鈥 ou a inventar um di谩logo ressonante. Na falta de qualquer coisa para que nos lembremos de Mem贸ria de Peixe, fica-se por aqui.
Bruno Silva
celasdeathsquad@gmail.com
RELACIONADO / Mem贸ria de Peixe