DISCOS
Liechtenstein
Fast Forward
· 14 Fev 2012 · 12:28 ·
Liechtenstein
Fast Forward
2012
Fraction Discs


Sítios oficiais:
- Liechtenstein
- Fraction Discs
Liechtenstein
Fast Forward
2012
Fraction Discs


Sítios oficiais:
- Liechtenstein
- Fraction Discs
Für Twee, Rhythmus und Indie.
Quando eu era puto e não estava ocupado a esfolar os joelhos a jogar à bola ou a lixar a vista a jogar Sonic, um dos meus maiores prazeres era passar horas a folhear a enciclopédia cá de casa e a decorar toda a informação de que dispunha sobre países, bandeiras, pontos geográficos que nunca iria visitar e que nunca visitarei. O meu principal fetiche - se é que se lhe podemos chamar assim - eram, para além de todos os países do Pacífico (Micronésia, ainda te amo), os países minúsculos como o Mónaco, São Marino e, claro, o Liechtenstein, que muito provavelmente ainda não sei pronunciar como deveria.

Trago isto à baila porque acredito que este trio de meninas suecas partilha desse mesmo fascínio. O mais certo é terem escolhido um nome ao acaso, mas não pensemos nisso: as Liechtenstein adoram o Liechtenstein. E eu adoro as Liechtenstein. As Liechtenstein pegaram nesse fascínio, nesse período de inocência em que se gosta de algo sem que tenha de haver uma qualquer razão inerente, e transformaram-no em bonitas canções pop. O Liechtenstein fez com que as Liechtenstein se tornassem uma banda indie de qualidade. Assim é a vida: uns gostam do Liechtenstein e tornam-se músicos, outros gostam do Liechtenstein e definham lentamente em textos críticos sem nexo.

Mas deixemos de falar da vida. Falemos de Fast Forward, que é o primeiro disco "a sério" das suecas, que já haviam lançado o mini-álbum Survival Strategies In A Modern World em 2009, vinte minutos e nove canções com raiz no pós-punk segundo os Orange Juice e os Josef K. Outra das coisas que eu tenho em comum com as Liechtenstein: um fascínio pelo pós-punk. Assim é a vida: uns gostam de pós-punk e formam bandas, outros gostam de pós-punk e demoram meses a ler o Rip It Up And Start Again e a chatear pessoas no Facebook com vídeos atrás de vídeos. Continuando...

Esta nova aventura do trio (já foi quarteto, ao vivo consta que é quinteto, para o poder confirmar era porreiro que algum promotor simpático as trouxesse cá) apresenta-se muito mais polida que a primeira: as guitarras soam melhor, as melodias são mais orelhudas, o ritmo punk-funk muito mais expressivo. "No Idealists Left" será o melhor exemplo dessa mistura, onde um baixo à la ESG debita um groove delicioso enquanto Renée Gustafsson exclama que já não existem idealistas neste mundo. Política? No *meu* twee? Sacrilégio! Valha-nos que é uma bonita canção, e que para nos esquecermos desses problemas mundanos - que não interessam para nada quando se fala de twee, give me innocence or give me death -, a históriazita de amor de "Strange Ideas" faz um melhor trabalho, cinco temas mais tarde, a puxar o funk à conversa.

E agora a sério: Fast Forward é um belíssimo disco. Ainda que vá beber imenso ao passado, como é apanágio dos dias que correm, é rico o suficiente na sua ideia de pop para que a data seja, em última instância, irrelevante. "An Old Beginning" podia ser um lado B dos Young Marble Giants, mas há que assumi-la, sob pena de desonestidade intelectual, como um dos grandes temas deste disco, juntando-se aos dois já referidos. As Liechtenstein fizeram um disco pop puro e conciso, para se ouvir agora, amanhã e depois; resistirá ao espectro do revivalismo como têm resistido muitos outros. Música para quem não tem medo de olhar para o passado. Canções para quem não se importa com o rehash de ideias antigas. Malhas para quem acha o FC Vaduz um dos melhores clubes do mundo.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros