DISCOS
16 Horsepower
Yours Truly
· 02 Jan 2012 · 19:42 ·
16 Horsepower
Yours Truly
2011
Glitterhouse Records


Sítios oficiais:
- Glitterhouse Records
16 Horsepower
Yours Truly
2011
Glitterhouse Records


Sítios oficiais:
- Glitterhouse Records
Entre clássicos e velhas canções desconhecidas, Yours Truly revive o legado de 16 Horsepower; e que legado.
Compilações: há quem as adore e quem as odeie. Com razão para ambos: se algumas acrescentam um ponto ao conto ou tiram uma fotografia curiosa da banda/artista no tempo, outras há que se limitam a embrulhar a obra do autor num papel bonito para vender lá pelas alturas do Natal ou quando, muito simplesmente, dá jeito facturar uns trocos com a memória dos outros.

Yours Truly, uma colecção de clássicos e tesouros perdidos de 16 Horsepower, é, felizmente, um desses casos felizes: por um lado, recupera o legado essencial da banda nas escolhas internéticas dos fãs (“American Wheeze” e “Splinters” justificam, quase só por si, esta edição), por outro a disponibilização de treze canções que não chegaram aos discos (lados b de singles, demos e sessões radiofónicas).

Seja para iniciar um processo de descoberta de um legado ou de aprofundamento da investigação iniciada para perceber porque é que os 16 Horsepower foram tão especiais – e continuam a ser na obra do líder David Eugene Edwards - na utilização da coisa folk e na viagem que fizeram a partir daí, Yours Truly merece o nosso tempo. Haja mais espaço para compilações que acrescentam alguma coisa.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros