DISCOS
Afonso Pais / JP Simões
Onde mora o mundo
· 25 Out 2011 · 10:13 ·
Afonso Pais / JP Simões
Onde mora o mundo
2011
Orfeu
Afonso Pais / JP Simões
Onde mora o mundo
2011
Orfeu
Afonso Pais e JP Simões provam que o mundo mora onde um homem quiser.
É uma boa questão, embora sem ponto de interrogação. Onde mora o mundo? Quem é que se predispõe a responder? O inevitável JP Simões, nas palavras e na alma, e o seu parceiro musical Afonso Pais, na guitarra. O disco, com selo da reinventada Orfeu, pode não responder directamente a essa pergunta – embora tente, embora tente - mas mostra que há todo um mundo de criatividade para ser explorado entre JP Simões e Afonso Pais.

O jazz é, como seria de esperar, um denominador comum. Não fosse este um disco que, para além do próprio Afonso Pais, conta com a colaboração de Carlos Barretto, Alexandre Frazão e até Perico Sambeat. Nestes territórios JP Simões, como seria de esperar, porta-se como um campeão. A sua métrica cai na cama jazz com aquela classe que lhe conhecemos bem. Nem é preciso já falar da beleza e da poesia das palavras que escolhe para dar voz à sua voz.

Mas Onde mora o mundo está longe de ser um disco exclusivamente gerado no território jazz. É um disco de canções onde entra o jazz, claro está, mas também belíssimos arranjos de cordas (“Dorinha” é uma canção irresistível), o inevitável odor a MPB e a sabedoria de dois músicos que adiaram demasiado tempo esta colaboração (precisa, delicada, certeira). Seja lá onde este mundo morar, ainda bem que finalmente chegou em forma de canção, em forma de colaboração, em forma de magia.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros