DISCOS
Junior Boys
It´s All True
· 22 Jun 2011 · 14:37 ·
Junior Boys
It´s All True
2011
Domino Records


Sítios oficiais:
- Junior Boys
- Domino Records
Junior Boys
It´s All True
2011
Domino Records


Sítios oficiais:
- Junior Boys
- Domino Records
Há inúmeras razões para justificar os repetidos elogios aos Junior Boys mas nenhuma tão forte como o amor que temos por eles. Amor de verdade.
Se já gostávamos deles até ao ano da graça de 2009, a verdade é que Begone Dull Care foi o confirmar de uma paixão que aí ganhou forma. Poucos são os que conseguem combinar as vozes melodiosas e catchy com a electrónica mais 80’s e, não poucas vezes, com uma crueza que poderia impedir a dupla canadiana de o fazer. Mas os Junior Boys são isso mesmo: uma dupla de surpresas e que, a cada disco que passa, não hesita em dar-nos mais e melhores batidas, sintetizadores, canções.

Em 2011, a história não muda muito. Mas a música sim. It´s All True passa-nos pelos ouvidos de uma forma tão despreocupada quanto cativante – quando damos por ela, é tempo de fazer repeat, como disse Breites na sua tese de 19 de Maio sobre os putos. E há aqui novos elementos, que recuperam memórias bem recentes como Silver Columns e o seu Yes And Dance a 140 bpm, ou Caribou e o mergulho olímpico mais bem dado de sempre em Swim, sobretudo nas vozes ecoadas e aparentemente descompassadas. Os sintetizadores, esses, foram sempre deles, e nem os Simian Mobile Disco cá vêm meter o bedelho. As sequências harmónicas distinguem-nos pela capacidade de ora desembrulharem uma malha de pista de dança a pender para o house, ora canções dignas do mais insuspeito cantautor, deixando os ritmos frenéticos para trás e abrindo espaço às vocalizações quase sussurradas de Jeremy Greenspan.

Isto é, subscrevemos o título do disco, tudo verdade. Não há espaço para discordâncias. As inverdades ficarão para quem não atura duplas canadianas que produzem o que de melhor a synthpop, o electro e o indie dance têm para dar. Se querem dar-se ao luxo de ficar sentados no sofá, quietos, enquanto vêem os gordos a malhar na tv, “The Reservoir” é banda sonora de luxo. Querem ser fixes e, em certo sentido, retro, acolhendo de braços abertos os Junior Boys? “Second Chance”, “Kick The Can” e o malhão de 9 minutos que é “Banana Ripple” servem-vos que nem uma luva. Todas dançáveis, todas diferentes, todas explicam o amor que temos por eles.
Simão Martins
simaopmartins@gmail.com
RELACIONADO / Junior Boys