DISCOS
Moon Duo
Mazes
· 07 Mai 2011 · 00:45 ·
Moon Duo
Mazes
2011
Sacred Bones


Sítios oficiais:
- Moon Duo
- Sacred Bones
Moon Duo
Mazes
2011
Sacred Bones


Sítios oficiais:
- Moon Duo
- Sacred Bones
Duo formado por Ripley Johnson dos Wooden Shjips e Sanae Yamada atira-se ao segundo disco.
Havia uma proposta qualquer em todos os 7”, 10”, e 12” limitados dos Wooden Shjips: serem coisa de dançar. Devagar, pois. Vamos ver se decidimos quais as complicações que daí advéem que sejam dignas de observar no trabalho dos Moon Duo.

Há um ano atrás, nada disto soava a Trabalho. Confessemos que tínhamos um EP e um LP prévios a Mazes que, ainda que sendo bons à brava, nos deixam o dedo no segundo queixo a pensar se estamos a curtir fazer de velinha para Ripley Johnson (bearded frontman dos Wooden Shjips) com sua menina nos tecladinhos e beats.

Havia aí uma premissa caminhante, aquela luzinha para os que dançam rock como quem dança dub – mas aqui, por favor, iludam-se. Se a riffagem dos Moon Duo era, quando muito, mais Rallizes Denudés que inofensiva, agora se desfez em ideiazinhas de bate-o-pé e cantarola-de-dedo-em-riste. Se for para falar de rock, há sempre estes solos inesquecíveis. E depois?

Depois, a proposta: Mazes é disco que marca pela estúpida mistura – a barreira já não é o trichord de reverb e fuuuuuuzz. Agora a guitarra está para boogie e twist, aprontando-nos para danças de salão – no fim, é um disco em que a broa nasce toda do ritmo 4/4 que nos meterá, mais uma vez, a pular pelo soalho desses salões de Lisboa. Na música que eles fazem para o contratempo (todo o avacalho que ainda não sofreu desleixo), sobrará espaço ou concentração para avaliar tudo isto depois de toda a bujarda? Alguma. Supremacia para a gratuitidade no riff e no veraneanço da coisa toda, em detrimento de, não “um-álbum-pop-deliciosamente-perfeitinho” ou outras entremeadices dessas, mas algo como a estrica que alguns queriam adicionar ao trabalho destes gajos. Eu estava bem Bem antes deste disco, e eles também. Só que agora haverá quem os dance. Go figure that.
Filipe Felizardo
ardo.zilef@gmail.com

Parceiros