DISCOS
Salva
Complex Housing
· 02 Mar 2011 · 19:35 ·
Salva
Complex Housing
2011
Friends of Friends


Sítios oficiais:
- Salva
- Friends of Friends
Salva
Complex Housing
2011
Friends of Friends


Sítios oficiais:
- Salva
- Friends of Friends
Em pouco tempo diz se muito. Eis como São Francisco rouba, por pouco tempo que seja, o protagonismo dos sofisticados beats de Londres.
Requisitar manifestos que inventem a roda a toda a hora é um claro exagero, ainda para mais nos dias que correm. A novidade é cada vez mais efémera. E descobrir alma e talento genuíno é, de forma crescente, uma tarefa complexa e demorada. A surpresa arrebatadora é uma raridade. E boas surpresas, algumas discretas por natureza, são amiúde relegadas para segundo plano de atenções a favor de hypes infecundos, nada justificando serem nesciamente ignoradas quando se vislumbra com clareza um par de ideias geradas com vinco de autor nos recantos recônditos dos chamados undergounds. Sem ser o verdadeiro argonauta, e no convir de boas ideias merecedoras de proporcional indagação, está um novo e interessante nome de um norte-americano a residir em São Francisco: Paul Salva.

O seu pertinente disco de estreia, Complex Housing, é no seu curto tempo de duração, uma boa tentativa de murro no estômago para acabar com enjoos criativos, dizendo muito em pouco tempo. O título começa por sugerir alguma complexidade arquitectónica. E as primeiras escutas confirmam essa ideia. Mas nada de bichos-de-sete-cabeças. Numa variedade estilística – a pujar uma produção proficiente capaz de socalcar o terreno mais irregular – que tanto nos remete para lembranças do house de Chicago ou o IDM mais profícuo da Warp de 90 num encontro formal com os ideais de um dubstep solarengo, o hip-hop tresmalhado da west coast ou um ensopado de beats funky-break-garage-broken, Complex Housing – com temas com uma invulgar média de 3 ou 4 minutos – é uma interessante demonstração não da economia de recursos mas sim de uma colheita rica em recursos numa invulgar e propositada economia de tempo. Uma clara virtude em dias de exageradas redundâncias na programação – que este disco, ironicamente, também exibe por contraste, não directamente pela mão de Salva, mas por umas quantas remisturas inúteis de uns quantos convidados estéreis que aparecem, felizmente no fim, para "encher o chouriço".

Iluminado e luminoso, Complex Housing sabe recuperar com charme – e para proveito próprio – o clássico house “I’ll be Your Friend” de Robert Owens (1991) com o intuito de o tornar num convite geral para um sofisticado pardieiro onde as diferenças estilísticas são cilindradas em nome da coerência dos ideais de um homem que quer marcar a diferença. Complex Housing é uma agradável surpresa que, não fosse a alguma formalidade a sufocar ocasionalmente a fluidez da espontaneidade, estaria perto da excelência. Uma estreia auspiciosa que prova de forma simples que há raios solares que podem incidir de maneira especial na Califórnia, provocando um eclipse, mesmo que temporário, do virtuosismo criativo dos undergrounds fumarentos de Londres.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros