DISCOS
Ghost And Tape
Ghost And Tape
· 09 Fev 2011 · 12:13 ·
Ghost And Tape
Ghost And Tape
2010
Schole Records


Sítios oficiais:
- Ghost And Tape
- Schole Records
Ghost And Tape
Ghost And Tape
2010
Schole Records


Sítios oficiais:
- Ghost And Tape
- Schole Records
Não inventa ou reinventa, mas ouve-se bem.
O fantasma permeia todo o disco: é o som do vinil a estalar, um ruído tranquilizador que nos transporta para o lado mais simpático da nostalgia, algo que, com a mais recente ressurreição do meio, foi tomado por cada vez mais artistas nas suas composições. Como o faz Ghost And Tape, que é Heine Christensen na cédula de nascimento; alia-o a paisagens mais melódicas, a guitarras ora eléctricas ora acústicas, a beats com raiz hip-hop/glitch. O resultado é um disco de estreia com cariz ambiente, mais perto do cançonetismo pop que do trabalho épico de um Flashbulb ou da ternura infantil dos BoC.

Pese embora o facto de ser precisamente nesse ruído que o disco encontra a sua raison d'être, a verdade é que situações há em que acaba por desviar a atenção de um momento melódico superior. Exemplo: a guitarra folk em "Sister", que perde a qualidade cristalina que teria não fosse o arfar da agulha na rodela - magoa, inclusive, a audição, pois tentaremos sempre concentrar-nos nessa linha e esbarraremos sempre no incómodo murmúrio. Tal não é uma crítica ao conteúdo geral do disco; apenas o salientar de que o que é demais enjoa.

Fora esse apontamento, Ghost And Tape é um disco de estreia com qualidade q.b.. Destaques para "Bless The Blind" (onde o ruído nem se nota muito), "Ghostday" e "It's Morning", verdadeira pop com a presença vocal de Eva Caralps (a quem o disco será dedicado, crê-se, com uma nota de rodapé a indicar nesse sentido) e "Lorenzos Day", que termina o disco em modo contemplação. Para disco de estreia e consequentemente para primeiro passo na busca de uma sonoridade própria o saldo é francamente positivo.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros