DISCOS
V/A
Offline II
· 04 Jul 2003 · 08:00 ·
V/A
Offline II
2003
123som / Fnac


Sítios oficiais:
- V/A
- 123som
- Fnac
V/A
Offline II
2003
123som / Fnac


Sítios oficiais:
- V/A
- 123som
- Fnac
Em 2002, a primeira edição da compilação “Offline” (uma iniciativa conjunta do website 123som.com e da Fnac) demonstrou que às vezes basta um pouco de boa vontade para se conseguir “levar a bom porto” uma actividade que em muito contribui para uma maior exposição e, consequentemente, evolução dos projectos musicais portugueses. A iniciativa ficou à mercê do que os visitantes do 123som.com decretaram, visto tratar-se de uma escolha levada a cabo democraticamente entre eles, o que levantou alguns problemas de coerência no fluir do material apresentado (e que volta a manifestar-se na segunda edição). Mesmo assim, do lote de projectos vindos a público alguns ganharam súbita notoriedade e puderam pensar em voos mais altos, caso da Philarmonic Weed, Kafka, Abstrackt Circle e Fluid.

“Offline”, a segunda edição, é lançada praticamente um ano depois e retoma o conceito do primeiro disco. Desta feita são apresentadas catorze novas bandas, eleitas “banda do mês” pelos visitantes do 123som.com, quase todas provenientes do Portugal musical mais desconhecido, com a excepção da muitas vezes balada Stealing Orchestra. “Mr. Scissors & Glue”, a música adoptada pela banda do Porto, é uma paródia circus-freak irresistível de menos de dois minutos, com um toque electro bem presente, o que acaba por torná-la numa das melhores. Como todo o CD está focado nas bandas, é apresentado um inlay completo, com as letras e constituição de todos os projectos, informação que pode ser completada com uma visita ao website 123som.com onde encontramos biografias e entrevistas (conduzidas pelo jornalista Jorge Baldaia) de todas as bandas presentes.

A destacar está também a boa escrita em português dos Ploft, com “Os meninos de Cartão”, que acaba por se desaproveitar no transitar da letra para a canção, mas que indicia desde já uma boa base de futuro. Igualmente interessante é a placidez contemplativa dos açorianos Moving Coil em “How Destructive Can Passion be”, o pop/rock dos portuenses Moo_Vees em “Like No Other” e a pop agradável dos conimbricences Urban Soul.

“Offline” é um dos CD’s mais baratos actualmente no mercado. Não interessa quanto custa. Interessa, isso sim, que a um “preço de amigo” podemos escutar uma nova fornada ainda por descobrir dos novos talentos que vêm emergindo em terrenos nacionais. Para quem quiser estar a par do que se vai fazendo por cá...
Tiago Gonçalves
tgoncalves@bodyspace.net

Parceiros