DISCOS
!!!
Strange Weather, Isn´t It?
· 03 Nov 2010 · 09:52 ·
!!!
Strange Weather, Isn´t It?
2010
Warp Records


Sítios oficiais:
- !!!
- Warp Records
!!!
Strange Weather, Isn´t It?
2010
Warp Records


Sítios oficiais:
- !!!
- Warp Records
Por que é que a monotonia não mora aqui?
A questão inicial pode tresandar a retórica, mas desenganem-se de imediato. Os !!! têm mil e uma respostas para explicar a razão de, ao longo de mais de dez anos de existência, não se terem ainda livrado da fórmula que os fez famosos ou, pelo menos, felizes.

E como a apreciação deste disco podia ser a de qualquer outro da banda liderada por Nic Offer, fá-lo-emos por tópicos; encarem-no, naquela de quem não quer a coisa, como uma lista de coisas que não queremos perder antes de ir parar lá abaixo (os que vão lá para cima não pertencem aos seguidores dos californianos, garantimos-vos), ou como a receita para a rave perfeita.

!- Secção rítmica que não deixa a malta em paz, vivendo dos contratempos dos pratos de choque e das tarolas certeiras, enquanto o bombo nos transporta as pulsações cardíacas para andamentos pouco seguros.
!!- Baixo funky, groovy, como queiram. É o instrumento mais penetrante dos !!!, liderando nos riffs e comandando o encadear dos acontecimentos. Uma espécie de Machete (sim, o fodido mexican guy que o Robert Rodriguez ressuscitou de uma colaboração com Tarantino) com quem, afiançamos sem pensar, não se querem meter.
!!!- Guitarras em delay constante, com o único objectivo de nos fazer viajar em plena explosão de dance punk, sendo responsável pela parte mais melodiosa da coisa. Tudo o resto é selvajaria, tudo o resto é fado californiano.
!V- Um Nic Offer que em estúdio já oferece bastante de si, mas que ao vivo ajuda a definir o tal “animal de palco” de que tantos falam. Carisma e bacanidão, para parafrasear Roberta Medina e Joaquim Albergaria, respectivamente.
V- Sintetizadores que ajudam a completar o trabalho das guitarras e não se coíbem de dar uma mãozinha ao baixo, quando se justifica. No primeiro caso, entretêm-se a explorar territórios mais psicadélicos – sim, também há disso aqui. Na outra ocasião, conferem à faixa em questão um poder imenso – veja-se “The Hammer”, uma incrível malha que marca este quarto disco dos !!!.

Strange Weather, Isn’t It? mais não é, portanto, que uma simples actualização de perfil – a la facebook – adequada aos tempos modernos. Os !!! continuam lá, da mesma forma e sem nada a acrescentar. A não ser o quanto estranham as alterações climáticas e o facto de se manterem no topo do dance punk e funk quando se trata de pisar um palco e rebentar com tudo e todos.
Simão Martins
simaopmartins@gmail.com
RELACIONADO / !!!