DISCOS
Ikonika
Contact, Love, Want, Have
· 29 Abr 2010 · 10:04 ·
Ikonika
Contact, Love, Want, Have
2010
Hyperdub


Sítios oficiais:
- Ikonika
- Hyperdub
Ikonika
Contact, Love, Want, Have
2010
Hyperdub


Sítios oficiais:
- Ikonika
- Hyperdub
Confiantes moléculas sonoras friccionam-se mutuamente na criação de energia positiva, o chiptune juvenil volta a foder aquilo que poderia ser sofisticada música electrónica.
Valerá a pena dissecar a ideia por de trás deste disco. Especificamente no papel activo da memória (ainda) fascinada pelos velhos videojogos numa cena electrónica contemporânea obcecada pelos sub-baixos. Porque estamos com um objecto em mãos que levanta dúvidas sobre a sua acção lúdica, não será disparate acreditar que o mesmo aponte coordenadas para o futuro tanto do dubstep como do UK funky. E enquanto somos tentados a esquadrinhar para além do primeiro impacto que Ikonika sugere confinante da sua ousadia, não deixamos de nos sentir incomodados com um lado extasiado e formal que Contact, Love, Want, Have falsamente propõe como exemplo de maturidade estilística do underground britânico.

Contact, Love, Want, Have é um disco de muitas interrogações. Sendo precipitado admitir que exista grandeza substancial nesta acção de bass-music desencadeada no feminino, e o lugar que terá no futuro da memoria colectiva, não será menos honesto supor que um conjunto de princípios que tem nas aventuras do techno do início dos 90 – e em especial as manobras memoráveis da Warp – um lado sedutor, deixe o melómano mais exigente intrigado com uma música desusada e robusta nascida nos invulgares e modernos laboratórios da Hyperdub.

Por ser capaz de tão paradoxais sentimentos, Contact, Love, Want, Have é um composto digno de suscitar mais dúvidas que certezas. Por nem sempre conseguir nos impor um desfile elegante de retóricas electrónicas e nos impingir uma estética sem visão – para não falar da pertinência – que tem em bandas sonoras de velhos jogos de Nintendo ou ZX Spectrum a sua razão primordial de existência – e enquanto nos convence, com esforço desproporcional, das suas melhores intenções na recuperação de um IDM caído em desuso –, esta obra inaugural de Ikonika soa desequilibrada, desabrida e fria.

Contact, Love, Want, Have é uma estreia sonora caleidoscópica auspiciosa que não deixa de desiludir no fim pela simulada sofisticação icónica. Especialmente quando chiptune (ou 8 bit ou lá a merda que é) é deixado – na sua santa graça – a estilhaçar um fundo que até revela pertinência. Sem ele estaríamos bem mais satisfeitos com o que aqui se passa. Que seja uma moda passageira.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros