DISCOS
The Fiery Furnaces
I´m Going Away
· 17 Fev 2010 · 17:04 ·
The Fiery Furnaces
I´m Going Away
2009
Thrill Jockey / Mbari


Sítios oficiais:
- The Fiery Furnaces
- Thrill Jockey
- Mbari
The Fiery Furnaces
I´m Going Away
2009
Thrill Jockey / Mbari


Sítios oficiais:
- The Fiery Furnaces
- Thrill Jockey
- Mbari
Os manos Friedberger ficaram previsíveis no bom sentido e regressaram concisamente às grandes canções do princípio ao fim do disco.
Um dos bons legados de 2009 foi este I’m Going Away, o regresso dos prolíficos manos de The Fiery Furnaces ao ponto de partida: canções “indie” pop/rock e “garage piano bar blues”, de arranjos directos, puros e simples, com melodias “catchy” e absolutamente descomplexadas. Regresso ao ponto de partida porque o seu primeiro disco, o excelente Gallowsbird’s Bark de 2003, tinha essa toada, contudo nunca mais assumida por inteiro em discos posteriores, bem mais excentricamente experimentais.

E se essa experimentação resultou maravilhosamente na sua obra-prima Blueberry Boat – álbum conceptual, meio “ópera-rock”, meio uma espécie de prog-electro-Tin Pan Alley-rock-pop, mesmo assim difícil de definir – a verdade é que, salvo a honrosa excepção também ela mais pop comedida da compilação EP, repleta de canções brilhantes, os The Fiery Furnaces perderam-se um pouco e fugiram do foco qualitativo que caracterizou o fulgor criativo inicial. Mesmo assim trouxeram ao mundo óptimos momentos de música, com Rehearsing My Choir, Bitter Tea e Widow City.

Mas o foco voltou e em grande. i>I’m Going Away é surpreendentemente coerente do princípio ao fim, canções de grande qualidade sucedem-se com uma duração simpática-FM, com letras na sua maioria de Eleanor Friedberger sempre em grande forma mas menos surreais do que no passado, mais terra-a-terra nos temas abordados, sendo os arranjos do mano Matthew igualmente mais previsíveis e “down-to-earth”, mais soft-rock, muito jukebox anos 70, Fleetwood Mac e afins. Este regresso à descomplexidade é brindado com muitos temas inesquecíveis como “Drive to Dallas”, “The End is Near”, “Even the Rain”, "Lost in the Sea”, pérolas de um presente bem recente que muitos de nós poderão presentear pela 1ª vez em Portugal, daqui a uns bons dias no Santiago Alquimista.
Nuno Leal
nunleal@gmail.com
RELACIONADO / The Fiery Furnaces