DISCOS
Tiago Sousa
Insónia
· 04 Jan 2010 · 00:25 ·
Tiago Sousa
Insónia
2009
Humming Conch


Sítios oficiais:
- Tiago Sousa
- Humming Conch
Tiago Sousa
Insónia
2009
Humming Conch


Sítios oficiais:
- Tiago Sousa
- Humming Conch
Ao terceiro disco, a confirmação de um músico de excepção, de um exímio manipulador de emoções sonoras.
O terceiro disco de Tiago Sousa, Insónia, confirma-o definitivamente como músico de excepção. Multi-instrumentista, Sousa é um músico completo que tem a capacidade de atravessar estilos com aparente facilidade. Este Insónia é um magnífico exercício ao piano onde Tiago Sousa explora um conjunto de composições que partem de motivos simples para se transformarem em algo maior. Além do piano clássico, Tiago toca ainda a guitarra, orgãos e conta com as colaborações pontuais de João Correia (bateria) e Ricardo Ribeiro (clarinete).

Tiago Sousa está agora concentrado na sua carreira individual, depois de encerrar a netlabel Merzbau (responsável por ter impulsionado boa parte da música nacional mais interessante da década zero do século XXI) e de ter colaborado com as bandas Goodbye Toulouse e Jesus, The Misunderstood. Este disco surge na sequência lógica dos discos Crepúsculo (2006) e The Western Lands (2008), que já eram boas amostras do seu talento, mas aqui está claramente mais maduro, este é um álbum bem mais sólido que os anteriores, onde é notória uma evolução.

Como se confirmou na impecável apresentação do álbum ao vivo na Galeria ZDB, na noite de 4 de Dezembro, Insónia aglomera um conjunto coerente de temas, composições secas herdeiras de um minimalismo clássico – mais Satie do que Glass. Cada tema assume uma personalidade própria, mas em conjunto as composições respiram como um verdadeiro “álbum”, mais do que simples soma de temas avulsos. Por vezes o piano até se cruza com um jazz contemporâneo controlado, com o clarinete a entrar em terrenos mais libertinos. Cada nota do piano carrega uma imensa carga emotiva, que Tiago Sousa sabe manobrar inteligentemente. Trabalhando movimentos hipnóticos, obsessivos, o compositor/pianista conduz um épico documento de emoções.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Tiago Sousa