DISCOS
Minta & The Brook Trout
Minta & The Brook Trout
· 02 Dez 2009 · 10:01 ·
Minta & The Brook Trout
Minta & The Brook Trout
2009
Edição de Autor


Sítios oficiais:
- Minta & The Brook Trout
Minta & The Brook Trout
Minta & The Brook Trout
2009
Edição de Autor


Sítios oficiais:
- Minta & The Brook Trout
A songwriter lusa alcança aqui o seu momento de afirmação definitiva.
Depois da estreia com o breve EP You - apenas cinco músicas, mas que já serviu dar nas vistas - a songwriter Francisca Cortesão, moça natural do Porto que passou pelos Casino e agora responde pelo alter-ego Minta, acaba de apresentar um trabalho mais arrojado, um longa duração em edição de autor. Tendo sido recentemente seleccionada para colaborar na banda de David Fonseca (substituindo Rita Redshoes), Francisca tem neste o seu projecto a sua investida pessoal mais séria.

A sua nova banda - reformulada - chama-se The Brook Trout e conta com Mariana Ricardo (ex-Pinhead Society, recentemente a solo e no novo duo Domingo No Quarto) no baixo, ukulele e voz, Manuel Dordio (Jesus The Misunderstood, Walter Benjamin e também Domingo No Quarto) na guitarra e José Vilão na bateria e percussão. O disco junta ainda convidados de luxo: Walter Benjamin na voz, guitarra e co-autoria de "I Don't Want To"; BlackBambi (Miguel Bonneville, dos UrMA) na voz; e João Cabrita no saxofone.

Para quem conhece o EP You, a fórmula deste novo trabalho mantém as mesmas coordenadas, apenas com pequenas alterações nos detalhes: a sensibilidade folk é clara, a combinação entre composições e letras funciona muito bem e a voz de Francisca - distinta - evidencia-se. O acompanhamento instrumental é sóbrio mas eficazmente preciso. Se You já deixava boas pistas, Minta & The Brook Trout é um trabalho mais sólido e representa um importante degrau na carreira desta cantora e compositora, passando do estatuto de revelação para confirmação.

Para facilitar a identificação, poderemos agarrar em nomes de referência de um universo folk feminino – como Beth Orton, Cat Power e Fiona Apple - mas Minta não as decalca, os seus temas soam francamente originais. Na capa do disco, dois gansos parados num alpendre no meio de floresta observam o horizonte em redor. A música de Minta & The Brook Trout é assim: curiosa, poética, pouco óbvia, cativante - como a ilustração de João Maio Pinto.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com
RELACIONADO / Minta & The Brook Trout
Discos
Olympia
2012
Entrevistas
Olimpíada
28 Set 2012
Ao Vivo
Minta & The Brook Trout
12- Out 2017: Galeria Zé dos Bois, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
Castello Branco
Sintoma
· POR André Gomes ·
A mesma alma, num novo corpo.
ÚLTIMAS

Parceiros