DISCOS
Falty DL
Love Is A Liability / Bravery EP
· 20 Nov 2009 · 09:20 ·
Falty DL
Love Is A Liability / Bravery EP
2009
Planet Mu


Sítios oficiais:
- Falty DL
- Planet Mu
Falty DL
Love Is A Liability / Bravery EP
2009
Planet Mu


Sítios oficiais:
- Falty DL
- Planet Mu
Burial deixou de estar só na cruzada pela regeneração da música de dança.
Quando menos se espera, algo acontece. Mesmo não sendo suficiente para ficarmos siderados, é, no mínimo, o suficiente para ficarmos entusiasmados com as pequenas voltas que a música vai dando sobre si. E se são raros esses momentos nos dias que correm, não deixará de ser um facto interessante que tem sido nas franjas do dubstep que têm surgido as propostas mais inovadoras neste final de década.

Os sucessivos reencontros com o techno do início dos anos 90, o hip-hop experimental, a soul, a house, o drum n' bass e até o velho garage, têm deixado a tipologia num corrupio de novidades de onde têm sobressaído nomes como Joy Orbison, Zomby, Martyn, Shackleton e boa parte dos novos nomes da Hyperdub, somando-se agora à lista o nome do nova-iorquino Drew Lustman (o cérebro detrás de Falty DL) como um dos nomes incontornáveis do momento, simbolizando bem o estado de um dubstep cada vez menos dubstep.

Será tudo a “tesão do bicho” habitual? Possivelmente. Mas nada como aproveitar quando um género ligado à nova música de dança regressa ao underground e se tenta regenerar, esforçando-se por superar as limitações que as regras do mercado de consumo vão impondo. Nesse capítulo, e depois de Burial (evitem-se as desnecessárias comparações), nada como ouvir com atenção o que Falty DL tem para nos oferecer, tanto no álbum de estreia, como no EP que acabou de editar, ambos de 2009.

Ouvindo Love Is A Liability (lançado no final da Primavera) e o novo Bravery EP não podemos deixar de sorrir perante a novidade. Ambos resumem com surpreendente eficácia (talvez mais que 5 Years of Hyperdub ou Great Lenghts de Martyn) o processo pelo qual o dubstep está a passar – senão mesmo a música de dança no geral. Ambos possuem o ânimo e a destreza que só a verdadeira escrita criativa pode proporcionar e que a promiscuidade faculta, permitindo, por exemplo, que a desenvoltura estética de uns B12, Autechre ou de uns Black Dog (arautos do IDM da Warp) façam sentido como há muito não acontecia enquanto o velho house-garage contempla indiferente o irmão bastardo britânico 2-step.

Love Is A Liability e Bravery EP são muito semelhantes na matriz e na força motriz, complementando-se mutuamente. Tanto um como o outro não facilitam o trabalho do melómano, mas ambos deixam a curiosidade impaciente quando se começam a sentir as intrincadas experiências de corte e costura de um bricolage inteligente que não receia colocar as ferramentas certas à disposição da imaginação.

Os sub-baixos funcionam na perfeição, como seria de esperar de um género que elevou as baixas ondulações sonoras ao estatuto fidalguesco. As cadências sincopadas reminiscentes do UK garage confundem-se com a doutrina techno de Detroit e o enviesado hip-hop contemporâneo de L.A., sem que se perceba muito bem onde começam os ideários de cada um. As vozes soul fantasmagóricas atropelam-se em busca de protagonismo enquanto as melodias, profanas e transversais, não permitem focos de luz nem sobre o jazz, a pop ou a electrónica.

Love Is A Liability e Bravery são dois discos capazes de proporcionar sentimentos mistos onde o prazer de descoberta é uma constante. Tão constante que renovam – nem que seja por breves momentos – a fé no underground que julgávamos ter perdido. O futuro decidirá o destino que terá toda esta música de Falty DL, agora uma coisa é certa: Burial deixou, definitivamente, de estar só na sua cruzada.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com
RELACIONADO / Falty DL