DISCOS
Howe Home
The Listener
· 13 Abr 2003 · 08:00 ·
Howe Home
The Listener
2003
Thrill Jockey


Sítios oficiais:
- Howe Home
- Thrill Jockey
Howe Home
The Listener
2003
Thrill Jockey


Sítios oficiais:
- Howe Home
- Thrill Jockey
O ‘ouvinte’ é feito de traços pouco lineares e pouco aprazíveis, tem uns ouvidos que lhe permitem ouvir todo o som que desejar e um corpo meio animal, meio índio, meio aparelhagem. Não tem uma cor definida, mas tem um piano no qual pode aplicar os seus “dedos” em paliçada. Com medo de fugir totalmente à verdade, este é o ouvinte (desenhado por Azzarello) que está na capa do longa-duração “The Listener” de Howe Gelb, que aqui se apresenta com o pseudónimo-trocadilho Howe Home. E nem vale a pena prendermo-nos em demasiados fraseados. Será também uma tarefa pouco recomendável traçar um percurso biográfico completo (ou incompleto) e invocar as teorias de Kiergeegard para explicar a música de Howe Gelb. Podemos, desde já, simplificar as coisas: The Listener, e a frase já parece um chavão, é um grande disco. Mas é muito mais que um grande disco, é um clássico instantâneo, é uma homenagem (mais ou menos intencional, mais ou menos próxima do pretendido) aos grandes escritores de canções. E de que escritores de canções falamos quando falamos em Howe Gelb? A escolha é variada e variável: Waits, Dylan, Reed, Monk, Young, Cash, Piazzolla (?), Tynerm Peterson, Kerouac, Slim, Ellington, (...)(...). E, por mais difícil que isso seja, este disco incorpora tão suavemente quanto possível todas elas. E por isso mesmo, é certo que Gelb terá lugar cativo ao lado de todos eles sem dever favores a ninguém.

E é das tais coisas: Mrs. Gelb (dinamarquesa), foi dar à luz o segundo filho no país natal o que motivou uma ida "forçada" de toda a família para lá. Foi precisamente aí que surgiu o grosso do alinhamento que compõe "The Listener" e a razão pela qual a voz country digital da escandinava Henriette Sennenvaldt se ouve em dueto . E estaria a mentir se dissesse que a sonoridade se assemelha à dos climas do norte: é precisamente o contrário. Ora próxima do deserto do Arizona, ora próxima do sangue quente da América Latina, a música de The Listener é uma surpresa constante. Com o piano ou a guitarra em fundo e uma voz forte em primeiro plano, a música surge entre a verdade do silêncio e a (quase) mentira da incompatibilidade. Como se o pretendido fosse exactamente isto: uma variação entre aquilo que se quer e aquilo que julgamos ser o resultado final. Dividido a meias entre o genial e o muito genial, as cordas românticas e os pizzicatos, o belo e o belíssimo e a verdade aqui ao perto e ali ao longe. Como se as palavras faltassem, fossem incongruentes e pouco objectivas/perceptíveis. Porque, no fundo, tudo o que poderá ser dito não valerá nem fará nada por Howe Gelb. Há discos assim.
Tiago Gonçalves
tgoncalves@bodyspace.net

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