DISCOS
Moody
Det.Riot 67
· 22 Jan 2009 · 10:22 ·
Moody
Det.Riot 67
2008
KDJ Records
Moody
Det.Riot 67
2008
KDJ Records
Possivelmente mais um objecto de culto com a assinatura de Moodymann.
De início não sabemos o que chamar a este singular objecto: um mini-álbum ou um EP? Vindo de quem vem, tal prioridade nem deve ter passado pela cabeça. Porque clarificar o tipo de uma edição, que por mais pequena que seja, nem é o mais importante quando somos confrontados com um conteúdo rico em referências culturais. Desde a memória dos tumultos sociais em Detroit em 1967 (através de excertos radiofónicos) ao blaxpoitation vidrado no sexo, Det.riot '67 é um discreto manifesto na actual cultura negra norte-americana. E Kenny Dixon Jr., o seu autor, um sorrateiro activista capaz - sempre que o deseja - de relembrar com subtileza as origens de uma matriz musical muitas vezes perdida nas obsessões mercantilistas.

Det.riot '67 é um sério candidato a objecto de culto. Não só porque mostra um Moody(mann) empenhado numa escrita explicita e repleta de vocalizações sensuais muito pouco comuns nos seus trabalhos («Freeki Mutha F cker»), como opta pela distensão lasciva da soul sobre grooves abstractos («Heaven»), pelo espiritualismo soul-jazz-funk em («4 One Night») ou o deep-house como veículo de apontamento histórico («Det.riot»); tudo num ápice desconcertante.

Provavelmente Det.riot '67 nunca passará do vinil, nem passará dos pequenos circuitos de distribuição. Tudo natural motivo para despertar a atenção dos mais fervorosos melómanos já habituados às edições limitadas ou enviesadas de Moodymann. Por isso fica a recomendação: num mercado repleto de nulidades em formato CD – para não falar da praga dos mp3 –, nada como uma boa dose de determinação para procurar Det.Riot 67 à boa velha maneira. Depois de adquirido, restará idolatrar-lo (mais os seus extras) infinitamente, mesmo que vos espere apenas 20 minutos de puro e delicioso groove. Pouco mas bom.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros