DISCOS
Nightmares On Wax
Thought So...
· 06 Jan 2009 · 09:28 ·
Nightmares On Wax
Thought So...
2008
Warp


Sítios oficiais:
- Nightmares On Wax
- Warp
Nightmares On Wax
Thought So...
2008
Warp


Sítios oficiais:
- Nightmares On Wax
- Warp
E a história repete-se: A viagem interior de George Evelyn vira e revira tudo na mesma direcção para no fim deixar tudo na mesma.
Depois de Smoker’s Delight (1995) muito se passou. E nada mais se poderia esperar de um mundo em constante evolução, onde as próprias convulsões da música vão marcando o ritmo da vida de muitos. Uns preferem acompanhar as tendências até que surjam mais novidades, outros, ainda munidos da determinação de outrora, ainda desdenham o que o coração lhes dita, independentemente de caminharem em contra-ciclo. George Evelyn e o seu já longo percurso enquanto Nigthmares On Wax encaixa-se na última categoria.

Entre Leeds e Ibiza, Evelyn embarcou em definitivo numa viagem espiritual. Do núcleo interior tem saído alguma da luz que vai iluminando a sua música. Uma espécie de foco ténue que revira a matéria numa constante direcção, onde nem se perde a essência de outros tempos, nem se caminha sobre um novo azimute. E se muita manifestação tem havido na estrutura que compõem a matéria-base do dub, do jazz, do funk e do hip-hop, Thought So é o típico objecto que mantém estática a filosofia cool que inocula alguma alma na orgânica da chamada música lounge.

Thought So mantém-se fiel ao composto que nutriu In A Space Outta Sound (2006) ou Mind Elevation (2002). E mesmo que se conclua prematuramente que há alguma redundância na lógica da composição – como se revela em temas como «195 Lbs», «Be There», «Calling» ou «Hear in Colour», especificamente na forma como a luz do groove incide sempre no mesmo ângulo -, será prudente alguma calma para as insistências fantasiosas que desabrocham num cool funk luminoso (que terão em «Da Feelin», «Moretime» e «Bringin It» os instantes mais interessantes). E se ignorarmos o horrendo «Hey! Ego», aí residem os momentos de alguma candura numa retórica estafada pelos dias quentes de outros Verões.

Thought So mantém a eloquência melódica, mantém os paradigmas e mantém a sugestão do estímulo psicotrópico para quem procura outras realidades. O que por aqui falta mesmo é algumas transcendências poéticas mais aventureiras, realidades estéticas menos empoeiradas e datadas.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com
RELACIONADO / Nightmares On Wax