DISCOS
Zs
The Hard EP
· 03 Set 2008 · 08:00 ·
Zs
The Hard EP
2008
Three One G


Sítios oficiais:
- Zs
- Three One G
Zs
The Hard EP
2008
Three One G


Sítios oficiais:
- Zs
- Three One G
Todo aquele que se deixar prender entre os trajectos das balas que fazem ricochete livre em The Hard, sujeita-se a insónias.
Para quem tenha dificuldade em decidir-se entre a força super-heróica dos Flying Luttenbachers e a escola “de quem sabe” dos Vandermark 5 (de Ken Vandermark), como agentes de um tômbola infindável de agitações próximas do free jazz , os Zs serão uma óptima alternativa para resolver o dilema - a partir do entendimento de que um saxofone em chamas nada pode fazer para acalmar os ânimos de uma combustão de padrões, quando dá por si na companhia de uma guitarra e bateria que, repentinamente, esqueceram tudo o que aprenderam no curso de bombeiro, e passaram também a agir criminosamente, alvejando os vários blocos de uma composição com os tiros de uma metralhadora com pontaria.

Assim é o EP The Hard a cargo dos Zs (que tiveram já direito a disco na Tzadik de John Zorn): 15 minutos votados à demonstração de que o jazz de acumulação tântrica pode ser o fósforo nas mãos de um trio com tendências piromaníacas, um quarto de hora favorável à filosofia que emparelha o tudo nu, tudo vestido / tudo solto, tudo contido, um bom pedaço de tempo para quem sempre quis saber como soariam os Mr. Bungle remetidos a uma dinâmica triangular sem espaço para as digressões exóticas da voz de Mike Patton.

Favorecendo a medição de forças entre os instrumentos que o emprenham de fricção, The Hard traduz-se metaforicamente num momento sucedido num cruzamento em que os três automobilistas julgavam ter prioridade – a estranheza das palavras que trocam leva a pensar que falam mandarim, quando afinal comunicam através da linguagem universal da “fúria utilizada de modo incisivo”. Boa sova esta.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros