DISCOS
Minoru Sato + ASUNA
Texture in Glass and Reed Organ
· 07 Jan 2008 · 08:00 ·
Minoru Sato + ASUNA
Texture in Glass and Reed Organ
2007
Spekk


Sítios oficiais:
- Minoru Sato + ASUNA
- Spekk
Minoru Sato + ASUNA
Texture in Glass and Reed Organ
2007
Spekk


Sítios oficiais:
- Minoru Sato + ASUNA
- Spekk
Formalidades e ensaios de laboratório podem até servir aos estudiosos das propriedades do som, mas deixam à nora todos os restantes.
Tão francamente quanto lhe é possível, Texture in Glass and Reed Organ assume-se sem grandes rodeios como exposição dos resultados obtidos a ensaios sobre determinadas manifestações do som, muito mais do que como um suporte musical. Qualificar-se-ia como um disco favorável à propagação infinita de um drone ou tapete ambient, tal é a longevidade dos seus dois movimentos, mas nem sequer parece ser essa a intenção de ASUNA e Minoru Sato – artistas japoneses cujo motivo muito passa pela captação de fenómenos sonoros directamente resultantes do enquadramento acústico de dada ocasião.

Aqui, encontramo-los meticulosamente debruçados sobre as harmonias e ressonâncias que produzem as cordas de um harmónio e de um tubo de vidro em dois contextos diferentes – separadamente estimulados e alinhados em diagrama por cada um dos intervenientes. É claro que existe um valor académico associado a Texture in Glass and Reed Organ, ou, de outra maneira, Minoru Sato nem se daria ao trabalho de detalhar o processo no texto que acompanha o disco da Spekk.

Contudo, todo esse valor de estudo acumulado não chega sequer a impedir que esta espécie de split laboratorial se torne desproporcionalmente enfadonho e repetitivo ao ouvido de quem esteja na privilegiada posição de poder perder uma hora (40 + 20 minutos) a reparar nas transições e nuances que descrevem estas lisas texturas suspensas em jogos esquemáticos, que têm no “minimalista” o mais brando dos eufemismos. Entende-se a vontade da Spekk em facultar matéria útil à investigação específica – não se descobre, porém, qualquer valia além dessa a mais um disco meramente acessório.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros