DISCOS
GoGooo
Long, Lointain
· 02 Jan 2008 · 08:00 ·
GoGooo
Long, Lointain
2007
Baskaru


Sítios oficiais:
- GoGooo
- Baskaru
GoGooo
Long, Lointain
2007
Baskaru


Sítios oficiais:
- GoGooo
- Baskaru
Francês une o seu aos despertares electro-acústicos de dois nomes japoneses em disco aquém do potencial para a qual estaria talhado.
Contrariando a arrogância habitual que se conhece aos mais altos representantes do estado francês, a label Baskaru surpreende pelos esforços diplomáticos desenvolvidos naquele que pode bem ser o primeiro dos seus lançamentos a merecer o título de disco de electro-acústica franco-nipónica – rara medalha obtida com a amálgama da linguagem críptica da anfitriã e a mais transparente e radiante correspondente à Noble, correspondentemente levadas a cabo por um esteta da casa, Gabriel Hernandez, e por dois convidados especiais em representação da nação do sol nascente (Daisuke Miyatani e Midori Hirano). Gabriel responde também pelo anjo GoGooo que protege, em câmara selada por intimidade, tudo o que vai filtrando à guitarra, melódica, piano, órgão e field recordings nem sempre identificáveis de imediato.

Depois, sabe-se também que é geralmente ténue a linha que separa o transe do aborrecimento, quando os efeitos da electro-acústica resvalam essencialmente para ressonâncias mantidas em contínuo flutuante. De antemão, reconheça-se que Long, Lointain arrisca um par de sequências sofríveis, quando fracassa redondamente na obtenção do sublime celestial a que aspira e adormece persistentemente na repetição boçal de um minimalismo sem soluções (feito de bleeps e vagas de ruído branco inconsequentes na sua combinação e progressão). Quando assim é, não há tratado intercontinental que salve o disco de uma vontade impulsiva de o abandonar num canto poeirento.

Long, Lointain mais próximo fica de cativar através do que não desvenda – ao bom estilo da Baskaru - quando quebra com a etiqueta da electro-acústica mais meiguinha e orquestra nervoso contrastes que, à partida, ninguém calcularia encontrar a um disco aparentemente pacifista nos seus parâmetros sónicos (bastas vezes circunscritos a drones melódicos). Provoca um certo gozo ver o equilíbrio que instala um piano muito Sakamoto ser destabilizado por aquilo que em Long, Lointain se pode chamar – arriscando o pleonasmo - de glitch contra-natura (cultivado a partir da ampliação de todo o crispar entre sons da natureza). A estreia de GoGooo mais interesse suscita quando as suas formas se aproximam da ruína. Mesmo assim, fica, longe, longe de representar o ponto alto conjunto que poderia ter sido no sector da electro-acústica.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros