DISCOS
Numbers
Now You Are This
· 19 Out 2007 · 08:00 ·
Numbers
Now You Are This
2007
Kill Rock Stars / Sabotage


Sítios oficiais:
- Numbers
- Kill Rock Stars
- Sabotage
Numbers
Now You Are This
2007
Kill Rock Stars / Sabotage


Sítios oficiais:
- Numbers
- Kill Rock Stars
- Sabotage
Consolidação e risco não são inconjugáveis na numerologia do trio que ameaça tornar-se caso sério no catálogo da Kill Rock Stars.
Os Numbers, tal como os Yo La Tengo, parecem extrair maturidade e inspiração a uma cada vez mais vasta colecção de discos sem se deixarem cair nas rasteiras da derivação que os faria passar por aspirantes. Em termos práticos, o exemplo obtido aos Yo La Tengo declara, logo na primeira rajada de tiros certeiros da novidade Now You Are This, que ainda pode servir como berçário a memoráveis momentos aquela velha táctica hermeticamente triangular, que cultiva no seu domínio a predilecção por rock blindado pela franqueza de garagem, sem isso deixar de parte a hipótese de fusão com a inspiração somada às partes empenhadas. Assim se sucede num despretensioso quinto disco em que os Numbers declaram que nem sempre precisam de verter sangue electro as canções cuja principal razão de existência incide nos jogos de perseguição, intercepção e – nos mais sonantes momentos – colisão.

Mas esclareça-se de antemão que a adaptação pode ser necessária aos ouvidos de quem parte para Now You Are This ainda sintonizado no teor mais frontal dos três discos confiados à Tigerbeat6 que, de acordo com a sua própria estética interna, soube resgatar aos Numbers um rock essencialmente temível pelo veneno das suas linhas de sintetizador (In My Mind All The Time ainda oferecia um festim dessas). Sem abandonarem a continuidade que preserva o nome Numbers, o trio oriundo da gloriosamente ruidosa San Francisco consolida a robustez e coesão indiciada pelo anterior We’re Animals, aproximando perigosamente o fuzz que produzem, em despique, a guitarra e o órgão eléctrico, com a finalidade conjunta de fazer parecer ininterrupto o fluxo de electricidade - esse atributo transversal que rima tão bem com a excentricidade de “Fantasy Life”, carrossel colorido à maneira dos primeiros Deerhoof.

Além disso, os Numbers contam sempre com um plano infalível chamado Indra Dunis, a cada vez mais versátil vocalista adocicada, que também sabe como variar os resultados a uma bateria que, nos quatro minutos e meio que dura o turbilhão dreamy “Fly on the Window”, oferece pelo menos uma mão cheia de andamentos diferentes a uma faixa que, mesmo assim, não deixa soar altamente íntegra. Indra Dunis mantém bem acessos os níveis de interesse durante o tempo que toma um disco que conquista a um ritmo muito brando. Disco que, de um momento para o outro, estala os dedos das suas qualidades mais convincentes, e refere:Agora és isto.. Um ser atento ao que esta numerologia pode vir ainda a revelar.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros