DISCOS
Astrud
TĂș no Existes
· 04 Set 2007 · 08:00 ·
Astrud
TĂș no Existes
2007
AustrohĂșngaro / Sinnamon


Sítios oficiais:
- Astrud
- Sinnamon
Astrud
TĂș no Existes
2007
AustrohĂșngaro / Sinnamon


Sítios oficiais:
- Astrud
- Sinnamon
Disco pop inteligente prova que de Espanha chega mais do que maus ventos e maus casamentos.
Os Astrud sĂŁo uma das bandas mais proeminentes da cena indie espanhola. A curiosa dupla catalĂŁ formada por Manolo MartĂ­nez e GenĂ­s Segarra jĂĄ anda nesta vida hĂĄ alguns anos. Em TĂș no existes batalham nisto da pop electrĂłnica a fazer lembrar Kraftwerk e, ao mesmo tempo, sensibilidades de bandas como os Belle & Sebastian e os Smiths. Neste disco, talvez mais do que nunca, os Astrud exploram a canção enquanto espaço elĂĄstico para temĂĄticas do dia comum e para o humor. A ironia estĂĄ imensamente presente em TĂș no existes: Ăștil VS fĂștil, o dia-a-dia, aquilo que Ă© comum e, por vezes, corriqueiro. Este novo disco sofre algumas alteraçÔes desde o anterior Performance.

“El miedo que tengo”, por exemplo, Ă© sobre alguĂ©m que tem muito medo mas nĂŁo chega a dizer bem porquĂȘ. A electrĂłnica Ă© habilmente manejada, a palavra tambĂ©m. A inteligĂȘncia Ă© traço comum nas sonoridades e na mensagem propriamente dita. “El Vertedero de SĂŁo Paulo” Ă© aquilo que parece: uma canção sobre uma lixeira em SĂŁo Paulo: “El vertedero de SĂŁo Paulo / No es una metĂĄfora / Si un vertedero que tienen en SĂŁo Paulo”. “MinusvalĂ­a” Ă© balada electrĂłnica de eficĂĄcia garantida: debate-se com o arrependimento, de consciĂȘncia pesada, com a amizade e com os insondĂĄveis mistĂ©rios da psique. E contĂ©m o caracterĂ­stico falsete de Manolo MartĂ­nez que tĂŁo bem se afirma em castelhano.

A infantilidade e doçura de “Acordarnos” faz com que este seja uma killer song. Os Astrud exploram na perfeição terrenos mais luminosos. “Por la ventana” Ă© sobre um tipo que diz constantemente que se vai atirar da janela mas nunca chega a fazĂȘ-lo. Os Astrud gostam de basear as suas cançÔes em situaçÔes concretas, brincar com o que normalmente atĂ© nem se brinca em cançÔes pop luminosas. “Un millĂłn de amigos” Ă© outra killer track, rapidamente absorvĂ­vel, muito graças Ă  electrĂłnica directa mas amigĂĄvel e, mais uma vez, elementos injectores de inocĂȘncias. “Un paliza” Ă© sobre um tiro que, basicamente, leva uma carga de porrada. E para assimilar tudo isto, como Ă© dito na parte de trĂĄs do CD, um instrumental, a fechar um disco acima de interessante. Estes sĂŁo os Astrud: Ă  procura do confronto directo em forma de cançÔes pop. Traços de realidade assinados por uma das melhores bandas pop vindas de Espanha.
André
RELACIONADO / Astrud