DISCOS
XXL
Spicchiology?
· 27 Jul 2007 · 08:00 ·
XXL
Spicchiology?
2007
Important / Sabotage


Sítios oficiais:
- Important
- Sabotage
XXL
Spicchiology?
2007
Important / Sabotage


Sítios oficiais:
- Important
- Sabotage
Xiu Xiu e italianos Larsen encontram-se para sessão de libertação de espíritos: cada um veste nova pele para a ocasião.
Já se torna difícil atirar catalogações ao que os Xiu Xiu fazem em nome próprio sem tirar da gaveta o sempre conveniente avant garde. Quando os Xiu Xiu embarcam num supergrupo com os italianos Larsen há com certeza quem fique confuso e procure um nome mágico para antecipar o som possível. Curiosamente, e contra todas as hipóteses, Spicchiology?, gravado no final de 2006 em Turim, é consideravelmente mais acessível que o trabalho dos Xiu Xiu na procura da beleza. Apesar de caminhar ainda por territórios por vezes bizarros, o esforço dos Xiu xiu com os Larsen contém alguma beleza directa e de fruição rápida.

“Daydrinking” começa com teclados retirados de filmes italianos e continua com cordas que se insinuam timidamente. Entram as batidas para gerar alguma tensão e divisão, de seguida ganha protagonismo todo um exército de micro sons. Com o tempo todos trocam de lugares seguindo uma (falta de) lógica hierárquica que em muito contribui para transformar o início de disco em algo promissor. Em “Little Mouse of the Favelas” os XXL estão provavelmente mais próximos do formato canção do que em qualquer outro momento das suas carreiras “a solo”. É aqui que reside a tal beleza directa que se falava há pouco, para a surpresa de alguns. “Little Mouse of the Favelas”, apesar do titulo improvável, tem características de single vencedor.

Em oito temas os XXL conseguem um disco claramente positivo, com óptimos momentos. Se isto é dizer pouco, as faixas falam por si. “The Green Count Tapes”, por exemplo, é turbilhão de melodias dissonantes e libertações de ruído. “Last in the Society” é dona de uma formosura imposta por um piano de som limpo e pela voz de Jamie Stewart projectada em sonhos. Mas há mais. Para além do álbum propriamente dito, há um outro extra para degustação: um CD (com a edição da Important) de momentos resultantes das sessões em Turim, sabiamente intitulado Spicchiology? sources. Ouvi-lo (apesar das limitações em termos de som) é um curioso exercício “Onde está o Wally?”. Um espécie de manual de instruções, dos que valem a pena.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
ÚLTIMOS DISCOS
BRUMA Project
BRUMA Project
· POR Nuno Catarino ·
Mergulho nos Açores.
ÚLTIMAS

Parceiros