A fórmula para a canção “perfeitaâ€
· 07 Jan 2004 · 08:00 ·
Podia entrar em 2004 com um artigo em tom de revisão do ano anterior e prognosticando e augurando coisas boas para o que já começou. Fazer uma avaliação do universo musical com elogios, críticas e sugestões. Mas não. Também podia falar da Operação Triunfo e do Ãdolos na sua busca desenfreada pela descoberta do grande novo talento da música portuguesa. Mas não. Até poderia escrever sobre o Rock In Rio Lisboa e dos nomes sonantes que trará até à capital. Mas não. Prefiro falar da canção pop perfeita.

Algo que todos aqueles com ligações à música têm questionado desde sempre é quais os ingredientes para a criação da canção perfeita. Haverá uma fórmula? Não, mas ao que parece podemos saber se determinada canção poderá vir a ser um sucesso. “Como é possível tal coisa?†perguntam vocês e muito bem. Basta que submetam uma canção ao Polyphonic Human Media Interface Hit Song Science, um programa de inteligência artificial, que ele vos dará uma resposta. Mas o que faz, afinal, este programa? Segundo o artigo da jornalista Clara Barata, publicado na página 45, edição de 28 de Dezembro de 2003 da Revista Pública, “detecta semelhanças acústicas entre músicas, sejam elas ritmos ou melodias e depois compara-as com as assinaturas matemáticas de canções que estiveram no Top 40 dos últimos 30 anosâ€. Pelos vistos o programa já começa a ser usado por muita gente da indústria musical. Os interessados em testá-lo podem consultar o site oficial em www.hitsongscience.com e descobrir se vão ter ou não sucesso comercial.

No mesmo artigo da Revista Pública “Come Away with Meâ€, de Norah Jones, foi identificado como um exemplo de sucesso garantido pelo Hit Song Science. Mas quais são as semelhanças entre este e outros temas tão marcantes quanto “Blue Monday†(New Order), “Smells Like Teen Spirit†(Nirvana) ou “Like a Virgin†(Madonna)? Estaremos perante uma espécie de detector de mentiras adaptado aos sons? Já diz o velho ditado que “as aparências iludemâ€â€¦ Certas coisas têm tudo para ter sucesso e depois acabam em fracasso. Alguns fenómenos não têm explicação. Ainda se lembram dos Silence 4? Depois não basta ter a garantia de uma máquina. Se os media ignorarem a “canção perfeita†dificilmente ela chegará ao público e terá o sucesso a que supostamente estaria destinada. É que ainda existem muitos jornalistas preconceituosos e que “detestam†associações a fenómenos de sucesso. Preferem o alternativo difícil de encontrar nas prateleiras das discotecas ao tendencialmente susceptível de vincar em termos de vendas. E se por acaso se obtém visibilidade exagerada então é de esperar um “já não são o que eramâ€. Foi o que aconteceu com bandas como os Tindersticks e os Suede. Mas também sucede o contrário. Olhe-se o exemplo dos Blur. Isto para dizer que o sucesso de uma música passa pela sua exposição. O programa até pode dizer “é esta†mas o passo mais importante é o seguinte – convencer os media das vantagens em destacar determinados temas.

Não acredito na canção pop perfeita. Neste mundo a arte não é perfeita. É neste ponto que reside a sua beleza. E vocês acreditam que é possível encontrar uma fórmula matemática para a canção perfeita?
Jorge Baldaia

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