Setembro 2018
Zigur apadrinha estreia dos Terebentina em Lisboa
· POR Fernando Gonçalves · 28 Set 2018 · 18:20 ·
© Raquel Pinheiro

Ainda com o último ZigurFest a correr nas veias, a label digital Zigur vai, amanhã, de Lamego (cidade de onde é originária) à capital para mais uma edição de “Zigur nas Damas#6”.

Desta feita, os lamecenses passaram pelo Porto e de lá trouxeram um colectivo de músicos e pintores que dão pelo nome de Terebentina que assim farão a sua estreia em palcos lisboetas. Para além das tintas e dos pincéis rock de Terebentina, a Zigur leva, ainda, na bagageira Acid Acid e NA O MI. A entrada é gratuita. Fiquem com Terebentina:



Alinhamento de “Zigur nas Damas#6”
 
23h15 - Acid Acid
00h15 - Terebentina 
1h15 - NA O MI (dj-set)
Primeira vez de Plastic People
· POR Fernando Gonçalves · 28 Set 2018 · 17:20 ·


Não é na 3 mas é do princípio ao fim. O primeiro álbum do resto da vida dos alcobacenses Plastic People, vencedores do EDP Live Bands 2017, estreia hoje e pode ser ouvido na integra mais abaixo.

Produzido por Nuno Roque, Visions já passou por Vilar de Mouros e terá apresentação oficial ao vivo no próximo dia 5 de Outubro em pleno Musicbox. Para além deste concerto, a banda já tem garantidas duas datas, 12 e 13 de Outubro, consecutivas no espaço Clinic situado na “mãe” Alcobaça. Sem mais delongas, eis Visions na sua plenitude:

A caixa de surpresas dos The Men
· POR Paulo Cecílio · 28 Set 2018 · 17:18 ·


Os The Men podem ser uma banda em evolução constante, mas irão fazer uma pausa desse mesmo crescimento durante um breve período. Isto porque anunciaram esta semana o lançamento de Hated: 2008-2011, compilação que reúne todas as maquetas e temas diversos que gravaram no início da sua carreira.

Hated será editada a 9 de Novembro através da Sacred Bones e contém tudo o que precisam de ouvir para perceber como chegou à banda ao sítio onde hoje se encontra. Como "Ailment", este monstro de canção que podem ouvir já, já:

Grand Sun: o bombástico de plástico para si
· POR Fernando Gonçalves · 28 Set 2018 · 17:17 ·


Roubamos descarada e despudoradamente as palavras ao “FMI” de José Mário Branco para com elas anunciar o álbum de estreia dos Grand Sun, The Plastic People of the Universe (edição a 28 de Setembro).

Experiência e, sobretudo, uma grande dose de contemplação foram os ingredientes que confeccionaram um álbum onde a Humanidade é bolo e as suas idiossincrasias cereja, ora amarga, ora doce mas uma bomba sempre prestes a explodir. Plasticidade a todo o transe e em duplo sentido, eis The Plastic People of the Universe em toda a sua dimensão com “Go Home”:



Tournée The Plastic People of the Universe:
 
16/9 – Café Concerto na FCM – UNL, Lisboa
12/10 – FNAC Alfragide
19/10 – Side B, Alenquer
29/11 – Salão Brazil, Coimbra
30/11 – Mercado Negro, Aveiro
1/12 – Espaço A, Freamunde
6/12 – Woodstock 69 Bar, Porto
7/12 – Sabotage, Lisboa
8/12 – Bang Venue, Torres Vedras
Masego: novo reforço do Super Bock em Stock
· POR Fernando Gonçalves · 28 Set 2018 · 17:14 ·


O jamaico-americano Masego é a mais recente confirmação do Super Bock em Stock, festival que se realiza nos dias 23 e 24 de Novembro em vários palcos distribuídos pela Avenida da Liberdade em Lisboa.

O traphousejazz com que Masego define a sua música vem juntar-se aos já anunciados Anabela Aya, Birds Are Indie, Cavalheiro, Charles Watson, Conan Osiris, Cuco, Conner Youngblood, Dino D'Santiago, Dream Wife, Elvis Perkins, Éme, Holly Miranda, Iguanas, Johnny Marr, Jungle, Mansionair, Masego, Nakhane, Natalie Prass, Paraguaii, Rejjie Snow, Still Corners, The Harpoonist and the Axe Murderer, The Saxophones,Tim Bernardes e U.S. Girls.

Quanto a bilhetes, o passe geral (único disponível) estará à venda por 45 euros até 22 de Novembro passando, nos dias do festival, para os redondos 50 euros. Fiquem com a faixa que dá nome ao álbum de estreia de Masego, “Lady Lady”:

One more reason to (not) forget
· POR Paulo Cecílio · 28 Set 2018 · 17:01 ·


É já este sábado que os Low regressam a Portugal com um novo álbum, Double Negative, e o encanto de sempre. A banda norte-americana passará pelo Lisboa Ao Vivo para um concerto que se quer inesquecível, como aquela vez em que escutámos pela primeira vez, "Do You Know How To Waltz?".

Certo é que essa não será, muito provavelmente, uma das canções tocadas - mas que isso não nos impeça de lacrimejar um bocadinho. O espectáculo está marcado para as 22h e os bilhetes custam 22€.

Grandes são os desertos
· POR Paulo Cecílio · 27 Set 2018 · 12:02 ·


É já esta noite que os Mercury Rev regressam a Portugal para apresentar, ao vivo, as canções de um disco que fez imensa gente sonhar há vinte anos, e nos vinte subsequentes. Falamos de Deserter's Songs, o quarto álbum de estúdio da banda norte-americana, que os transformou em estrelas em 1998.

E o qual celebrarão hoje no Lux, a partir das 22h, num concerto que deverá ser como esse mesmo álbum: gigantesco. Ainda há bilhetes à venda, ao preço único de 26€.

Vai tudo azul no Salão Brazil
· POR Paulo Cecílio · 26 Set 2018 · 16:47 ·
Beautify Junkyards © Lois Gray

A sala conimbricense anunciou a programação para os meses que nos restam neste ano da graça do senhor.

De Outubro a Dezembro, são muitas as propostas do Salão Brazil, começando desde logo no dia 2 de Outubro com os Acid Mothers Temple (que andarão em mini-digressão por cá), e passando depois pelos Whales, @C + Vítor Joaquim + Síria, WAKO, D'Alva, Beautify Junkyards ou The Parkinsons, entre muitos, muitos outros. Tudo aquilo de que precisam saber para serem felizes está aqui.

Por este Tejo acima
· POR Paulo Cecílio · 26 Set 2018 · 16:45 ·


Depois do Caminhos do Ferro e do Caminhos da Água, chega-nos agora um novo ciclo: o Caminhos da Pedra. De 12 a 14 e 18 a 21 de Outubro, este novo ciclo de concertos levará até várias localidades da região do Médio Tejo mais de 50 espectáculos gratuitos, entre a música, o teatro, a dança ou o circo contemporâneo.

No que à primeira diz respeito, destaque para os concertos de artistas como Lula Pena, que se apresentará ao vivo em Tomar, Norberto Lobo com Marco Franco e Ricardo Jacinto, La Negra e o projecto comunitário Voz À Solta. Repetimo-nos: todos os espectáculos são gratuitos. Confiram a programação musical em baixo.


 
12/10
21h30 Lisboa String Trio @ Centro Cultural, Entroncamento
22h30 Lula Pena @ Complexo Cultural da Levada, Tomar
 
14/10
21h30 Marta Pereira da Costa @ Cineteatro Paraíso, Tomar
 
19/10
21h30 La Negra @ Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal
 
20/10
18h00 Voz À Solta @ Praça Luís Kondor, Ourém
22h00 Norberto Lobo Trio @ Teatro Meia Via, Torres Novas
 
21/10
16h00 Senza @ Exterior do Centro Cultural, Sardoal
18h00 Voz À Solta @ Largo 1º de Dezembro, Vila Nova da Barquinha
21h30 Cristina Branco @ Cineteatro Municipal, Ourém
O Outono chegará (eventualmente), mas a folha já cai na ZDB
· POR Fernando Gonçalves · 26 Set 2018 · 16:43 ·


Enquanto o Verão se decide a assinar o armistício, o Outono fica-se pelo título. Contudo, no caso da temporada de concertos na Galeria Zé dos Bois, esse título ganha forma concreta e extensa.

FIRE!, Hiro Kone, Tzusing, Meg Baird & Marry Lattimore, Olden Yolk, Simão Simões, Hieroglyphic Being, Eartheater, Equiknoxx ft. Shanique Marie, Bejaflor, Minta & The Brook Trout, NA O MI, Paul Jacobs, Ryley Walker, Fugly, Kikagaku Moyo e JASSS, Filipe Felizardo & The Things Previous e Cave Story, estes últimos nomes ainda em Setembro) serão o vento e a chuva que fará cair a folha, e outras coisas que tais, na ZDB entre finais de Setembro e os primeiros feriados de Dezembro.



Programa completo:
 
28 de Setembro
Filipe Felizardo & The Things Previous
29 de Setembro
Cave Story (lançamento do novo <i>Punk Academics</i>
5 de Outubro
FIRE!
12 de Outubro
Hiro Kone | Pedro Sousa
13 de Outubro
Carro de Fogo de Sei Miguel
17 de Outubro
Tzusing | NA O MI
24 de Outubro
Meg Baird & Mary Lattimore | Minta & The Brook Trout
26 de Outubro
Olden Yolk | Bejaflor
2 de Novembro
Bola De Cristal c/ Hieroglyphic Being (live) + Black + Snake Radikal
9 de Novembro
Eartheater | Simão Simões
14 de Novembro
Equiknoxx ft. Shanique Marie
16 de Novembro
Paul Jacobs | Fugly
22 de Novembro
Ryley Walker | Andrew Tuttle
3 de Dezembro
Kikagaku Moyo
6 de Dezembro
JASSS – concerto apresentação do trabalho desenvolvido em residência
O primeiro PAINT de PAINT
· POR Fernando Gonçalves · 26 Set 2018 · 16:39 ·


O primeiro LP de Pedrum Siadatian, guitarrista e vocalista dos Allah-Las, a solo está acabado e pronto a ser inaugurado. É sob a capa de PAINT, e com o mesmo nome, que Pedrum fará chegar até nós no próximo dia 2 de Novembro o seu primeiro longa-duração.

Camaleónico e paradoxal, PAINT apresenta-se como um carrossel, sem freio, de rock sujo mas transparente do qual acaba de se desprender "Daily Gazette", primeiro single deste álbum:

Sons do Património dá música à Área Metropolitana do Porto
· POR Fernando Gonçalves · 25 Set 2018 · 16:26 ·


17 municípios, 17 concertos, 17 lugares patrimoniais/museus. Este é o cardápio da primeira edição do Sons do Património, um evento organizado pela área Metropolitana do Porto que se realizará entre 27 e 30 de Setembro e cujo objectivo é celebrar e valorizar dos diversos concelhos incluídos no programa através da música.

António Chainho, LINCE, MurMur, Uxía, Pedro Caldeira Cabral, Ricardo Ribeiro, Onda Amarela com António Serginho e Sara Yasmine, Lisboa String Trio, Elisa Rodrigues, João Couto, Señoritas, O Gajo e Marta Ren & the Groovevelvets são os convidados de honra de um cerimonial inteiramente gratuiro que arranca no dia 27 com o concerto dos Lisbon String Trio na Igreja Românica de São Pedro de Rates na Póvoa de Varzim. No mesmo dia está ainda previsto a actuação dos Onda Amarela com António Serginho e Sara Yasmine na Praça Brandão de Vasconcelos (em frente ao milenar Mosteiro de Arouca).



Programa completo:
 
Dia 27 de Setembro
Lisbon String Trio: 21h30 – Igreja Românica de São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim
Onda Amarela com António Serginho e Sara Yasmine: 22h30 – Praça Brandão de Vasconcelos (Mosteiro de Arouca), Arouca
 
Dia 28 de Setembro
Elisa Rodrigues: 18h – Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, Porto
Pedro Caldeira Cabral: 21h30- Mosteiro de Santa Clara, Vila do Conde
Marta Ren & Groovevelvets: 22h – Cruzeiro de Rôge, Vale de Cambra
João Couto: 22h – Souto da Lagoa, Trofa
Uxía: 22h – Mercado Municipal, Santa Maria da Feira
 
Dia 29 de Setembro
Ricardo Ribeiro: 15h – Museu da Chapelaria, São João da Madeira
Elisa Rodrigues: 17h30 – Museu Municipal, Espinho
LINCE: 17h30 – Pelourinho de Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis
Lisbon String Trio: 17h30 – Casa de Chá (Parque Dona Maria II), Santo Tirso
António Chainho Trio: 21h30 – Quinta dos Cónegos, Maia
MurMur: 21h30 – Igreja de São Cristovão de Louredo, Paredes
O Gajo: 21h30 – Museu da Lousa, Valongo
 
Dia 30 de Setembro
Señoritas: 18h – Casa Branca de Gramido, Gondomar
Elisa Rodrigues: 21h30 – Museu Quinta de Santiago, Matosinhos
Lisbon String Trio: 21h30 – Casa Museu Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia
Barreiro Rocks desvenda cartaz
· POR Paulo Cecílio · 25 Set 2018 · 16:23 ·


O Barreiro Rocks anunciou esta semana o cartaz daquela que será a sua 18ª edição. E, porque 18 anos é sinónimo de idade adulta, a festa tem que ser em grande. Entre os nomes que ajudarão a celebrar o Barreiro, o rock e o Barreiro Rocks estão os dos Lulu Blind (na foto), King Khan, Vaiapraia E As Rainhas Do Baile, Fugly, Sun Blossoms, Magnetix e Fast Eddie Nelson, entre outros, muitos outros.

O festival terá uma vez mais lugar no Pavilhão do Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro e decorre já no final de Outubro, do dia 31 ao dia 3 de Novembro. Os bilhetes estão já à venda a preços que variam entre os 15€ e os 20€, com o passe geral a custar 30€. Mais no sítio do costume.

Boogarins por todo o lado
· POR Paulo Cecílio · 25 Set 2018 · 15:30 ·


Os Boogarins irão fazer em Outubro uma digressão por Portugal, país que tão bem conhecem e que tanto os adora. A banda brasileira virá acompanhada pelas canções dos discos que para já tem deliciado muitos e muitas, de As Plantas Que Curam (2013) a Lá Vem A Morte (2017), passando por Manual Ou Guia Livre De Dissolução Dos Sonhos (2015).

A primeira etapa tem lugar nos Açores, mais concretamente no Arco 8, em Ponta Delgada, a 19 de Outubro, seguindo-se o CCOB (Barcelos, 20), Avenida (Aveiro, 21), Vitória Pub (Bragança, 23), Stereogun (Leiria, 24) e Musicbox (Lisboa, 25). Mais aqui.

Beach House em data dupla
· POR Paulo Cecílio · 25 Set 2018 · 15:07 ·


Faltam apenas algumas horinhas para o regresso dos Beach House a Portugal, naquela que será a apresentação ao vivo dos temas de 7, o apropriadamente intitulado 7º álbum da dupla norte-americana. Os corações irão ficar a flutuar já esta noite, no Coliseu dos Recreios (Lisboa), seguindo-se o Teatro Sá da Bandeira (Porto), amanhã.

A primeira parte estará a cargo dos igualmente bons Sound of Ceres. Os bilhetes para um e outro espectáculo custam 28€.

Gérald Toto: novo álbum na calha
· POR Paulo Cecílio · 24 Set 2018 · 17:30 ·


O francês de origem caribenha Gérald Toto acaba de anunciar o lançamento de um novo álbum no próximo dia 26 de Outubro.

O disco, a solo, chama-se Sway e apresenta-se como uma cornucópia de influências jazz e soul que navegam no património musical crioulo/caribenho de Toto rumo a mundo onde existe tempo para a contemplação. A primeira amostra de Sway tem o nome de “Away Alive” e pode ser ouvida aqui:

I won't fuck us over
· POR Paulo Cecílio · 24 Set 2018 · 17:28 ·


A Mr. November é uma nova cooperativa sem fins lucrativos, com um claro apreço pela música dos National e com o objectivo de colocar o Porto "no mapa da música indie". Resumidamente, são um grupo de amigos e melómanos que quer fazer umas coisas, o que é sempre coisa de se aplaudir.

A Mr. November parece ser coisa para querer durar e, para já, foram anunciados três concertos na Invicta até final do ano: Soft Science, a 29 deste mês, The Saxophones, a 22 de Novembro e Holly Miranda (na foto), a 25 de Novembro. Todos os concertos terão lugar no Hard Club e os bilhetes estão cifrados nos 20€ para cada qual.

Já está tudo sentado
· POR Paulo Cecílio · 24 Set 2018 · 17:27 ·
Medeiros/Lucas © Nuno Carvalho

Já são conhecidos os últimos nomes que compõem o cartaz do Festival para Gente Sentada, que uma vez mais irá ocupar a cidade de Braga, nos dias 16 e 17 de Novembro.

Aos nomes anteriormente anunciados juntam-se agora Medeiros/Lucas, Filipe Sambado, Riding Pânico, IAN, Madrepaz e West Coast Man, tendo sido igualmente revelado que os passes gerais já se encontram esgotados, bem como os bilhetes para o segundo dia, no qual actuará Nils Frahm. Para o primeiro ainda há entradas: 25€.

Vamos tão a Braga, parte 37567
· POR Paulo Cecílio · 24 Set 2018 · 17:25 ·


Já é um dado adquirido Braga ser incrível, e com nova Music Week à porta, promete ser ainda mais. De 28 de Setembro a 6 de Outubro, passarão pela Cidade dos Arcebispos nomes como Equations, The Parkinsons, Acid Mothers Temple, Claiana, Scúru Fitchádu e David Bruno, entre muitos outros, sendo que o mote desta edição é o da celebração dos 45 anos de Dark Side Of The Moon, clássico dos Pink Floyd.

E, a juntar a isto e porque a t-shirt de Johnny Rotten a dizer «odeio os Pink Floyd» já não serve para nada, também existirá uma celebração dos últimos 40 anos do punk por parte dos Killimanjaro e dos Stone Dead. A Braga Music Week ocupa vários espaços da cidade, sendo que todas as informações, ou pelo menos as mais importantes, estão aqui.

O lamento dos Twin Caverns
· POR Paulo Cecílio · 24 Set 2018 · 17:24 ·


Os Twin Caverns são um trio australiano que, diz-nos a PR; fazem música "narcótica e hipnótica". Bem, ouvimos "Regret", o seu novo single, e conseguimos perceber os rótulos.

Segundo os próprios, "Regret" habita «aquele lugar que existe entre a noite e a manhã», e versa sobre «um encontro entre fantasmas, solidarizando-se até ao fim dos tempos em relação aos seus amores perdidos e aos momentos em que erraram». Ou algo assim. Ouçam-no via Soundcloud, em baixo.

Um triciclo corre por Barcelos
· POR Fernando Gonçalves · 24 Set 2018 · 17:06 ·


O triciclo é um ciclo (eheh) de concertos nascido de algumas mentes brilhantes de Barcelos, com o objectivo de dar (ainda) mais música à cidade e, por conseguinte, ao país no seu todo.

O arranque está marcado para o dia 4 de Outubro, com um concerto dos Três Tristes Tigres no Teatro Gil Vicente (entrada livre). Seguem-se os brasileiros Boogarins, os Lavoisier, Harmonies e Norberto Lobo, bem como o projecto Vou-te Contar Uma História Sobre Barcelos, onde músicos locais de unirão à Academia de Música de Viatodos. Podem saber mais aqui.

Noise ao fim da tarde
· POR Paulo Cecílio · 22 Set 2018 · 16:13 ·


A ideia de sunset party é um produto do capitalismo, dos betos, das marcas, da escumalha em geral. E está prestes a ser virado do avesso.

Este sábado, a SMUP, na Parede, acolherá o SunsetNoise, evento que «apela a um certo sentido de resistência fora dessa lógica binária Hi-Fi / Low-Fi ao acrescentar o No-Fi» e que contará com a presença de oito artistas, a saber: Aires (na foto), Baku9, João Paulo Daniel, Serpente, Panelak, Vasco Alves, Xavier Almeida e Zé Maldito + Vicente Mateus, com intervalos a cargo de Demónio António. A entrada custa 5€ e tudo se iniciará pelas 16h. Mais aqui.

GTM 2018: Gaia não pede passaporte
· POR Fernando Gonçalves · 21 Set 2018 · 18:18 ·


A segunda edição do GTM - Gaia Todo o Mundo está aí à porta. Entre os próximos dias 27 e 30 de Setembro, do centro histórico de Gaia será o centro de acolhimento para uma série de músicas e músicos do mundo que farão desaguar na margem do Douro sonoridades tão díspares como o folk, o pop, a música tuareg, a electrónica, o jazz, ou a música do caribe. Entre consagrados, novatos e estreias absolutas em Portugal, o cartaz está recheado com os nomes de Castello Branco, Maiden Rdaio (Cheyenne Mize, Julia Purcell e Joan Shelley), Joan Shelley (solo), Live Low, Bruno Pernadas, Alberto Mantero ou Bombino.

Para além dos concertos, espalhados um pouco por todo o centro histórico de Gaia, o Gaia Todo o Mundo abre-se ainda às artes visuais, performances, instalações de luz, gastronomia e a um sem número de outras actividades paralelas. A entrada é livre.



Programação musical completa:

Quinta, 27 de Setembro
22h - Claustros Corpus Christi
Maiden Radio
 
Sexta, 28 de Setembro
21h – Capela Corpus Christi
Joan Shelley
22h – Zé da Micha
Oso Leone
23h – Zé da Micha 
Anthony Joseph
 
Sábado, 29 de Setembro
17h – Armazém 22
Live Low
20h - Claustro Corpus Christi
Haëma
21h – Capela Corpus Christi
Alberto Mantero
22h – Zé da Micha
Bruno Pernadas
23h30 – Zé da Micha
Bombino
 
30 de Setembro
10h – Armazém 22
Castello Branco para Bebés
18h – Mercearia do Bernardino
Marem Ladson
19h – Armazém 22
Castello Branco
Guilherme Kastrup: novo disco a caminho
· POR André Gomes · 21 Set 2018 · 14:44 ·


O mestre Guilherme Kastrup está de volta aos discos. Quatro anos depois do belíssimo Kastrupismo, colaborações bem próximas com Elza Soares e a produção de outros discos de muitos outros artistas, o percussionista brasileiro prepara-se para lançar o seu sucessor.

Este novo registo chama-se Ponto de Mutação e acaba de mostrar ao mundo aquele que é o primeiro single, “Reaction”. Quem o viu ao vivo recentemente não estranhará certamente as conotações políticas. Entrem por favor que a viagem vale bem a pena.

Guimarães Jazz 2018: volta ao mundo do jazz em 10 dias
· POR Fernando Gonçalves · 21 Set 2018 · 14:35 ·


Entre 8 e 17 de Novembro, a cidade berço irá voltar a acolher mais um Guimarães Jazz. Depois de em 2017 ter assinalado os mais de cem anos deste género musical, a edição 27 do festival propõe aos melómanos uma viagem aos meandros da longa história do jazz o que implicará explorar geografias alternativas ao seu território nativo, divulgar o trabalho de músicos jovens que nasceram quando o jazz se tinha já implementado plenamente na cultura moderna, dar espaço a músicos que se distinguiram em territórios musicais mais próximos das correntes experimentais e vanguardistas da música contemporânea e, por último, programar músicos menos mediáticos e inseridos em circuitos mais informais e artisticamente flexíveis.

Da teoria à prática, ao 27º Guimarães Jazz consubstanciar-se-á em 13 concertos em 10 dias com um plantel de guias em que se contam os nomes de Dave Holland, Steven Bernstein, Matt Ulery (além do concerto com o projeto Delicate Charms, orientará as oficinas de jazz e as jam sessions e dirigirá a Big Band e o Ensemble de Cordas da ESMAE), projeto “Cartas Brasileiras”(Léa Freire acompanhada pela Orquestra de Guimarães), Pablo Held Trio, Random/Control ou os The Mingus Big Band que fecharão o festival com um concerto de homenagem a Charles Mingus.

Os concertos irão repartir-se entre o Centro Cultural Vila Flor (Grande e Pequeno Auditório) e a Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) enquanto as jam sessions decorrerão no Café Concerto do CCVF. Em relação a bilhetes o preçário é variado consoante o número de concertos a que se queira assistir indo desde os 2 euros (jam sessions) até aos 80 de passe geral. Programação completa aqui.

Matthew Dear: um regresso animal
· POR Fernando Gonçalves · 21 Set 2018 · 14:16 ·


Seis anos depois da edição de Beams, o músico, e o seu avant-pop, estão de regresso de regresso às edições com uma viagem ao mundo animal. Se Bunny, título do disco que será editado a 12 de Outubro, foi o nome escolhido por Dear dado apresentar-se como um nome “fofinho e sexy”, o novo single que acompanha este anúncio não poderia ter maior débito de potência pois entra no domínio dos equinos, mais concretamente no dos cavalos.

“Horses”, assim foi baptizado, traz com ele Tegan and Sara, uma colaboração que acaba por se estender, de igual modo, ao tema “Bad Ones”. Depois de “Bunny’s Dream” e “Echo”, a pista fica desimpedida para a cavalgada de “Horses”:

Tune Yards voltam a ser creepys
· POR Fernando Gonçalves · 21 Set 2018 · 14:12 ·


Merrill Garbus e Nate Brenner foram ao báu recuperar o seu último álbum I can feel you creep into my private life para o transformar num projecto em forma de EP chamado …creep… Remixes que, em breve descrição, pega em quatro temas do disco e entrega a sua remixagem a outros tantos músicos/bandas.

O primeiro objecto deste projecto é o tema “Honesty” que vem com o selo da americana Suzy Analogue. A ela irá juntar-se, nos restantes três temas do extended-play que sairá a 18 de Outibro, os nomes de Sylvan Esso, ET.PATXKEISHH e U.S. Girls. Para já, “Honesty”:

Roosevelt: a dor de corno dançável
· POR Fernando Gonçalves · 20 Set 2018 · 15:59 ·
© David J East

A pouco mais de uma semana do lançamento (dia 28 de Setembro) do seu novo álbum de originais, o alemão Marius Lauber aka Roosevelt desvela um pouco mais do que se poderá encontrar dentro de Young Romance com o novo single “Shadows”.

Com alguns elementos da disco dos anos 70 e postura new wave, “Shadows” é descrito como uma infecciosa e dançavel dor de corno, uma vez que fala de um amor perdido que continua a abater o amado desconsiderado.

Celebration de Bheki Mseleku vai ser reeditado
· POR Fernando Gonçalves · 20 Set 2018 · 15:56 ·


Corria o ano de 1992 quando a editora World Circuit pegou no testemunho musical do sul-africano Bheki Mseleku e o transformou em Celebration, o primeiro disco do músico. Corolário da luta pelo fim do ignominioso apartheid, o disco conta histórias as histórias vividas por Mseleku no forçado exílio na Europa, o longo rosário de desventuras dos negros sul-africanos durante o domínio branco para, finalmente, exultar com uma libertação que já se entrevia no afrouxar das privações impostas pelo governo segregacionista de então.

O disco será reeditado em vinil, uma estreia, no próximo dia 1 de Outubro via Matsuli Music. Até lá, fiquem com Mseleku e amigos nesta grande Celebration digital:

Body Type: lo-fi garage à australiana
· POR Fernando Gonçalves · 20 Set 2018 · 10:02 ·
© Dakota Gordon

São quatro, vêm de Sidney e estão prestes a fazer a sua estreia em disco com Body Type, nome que também serve de título à banda e que será editado a 19 de Outubro via Fader.

Lo-fi garage ao modo downunder são os ingredientes que cozinham um disco onde, entre outras, se encontra “Palms”, novo tema das Body Type que podem ouvir a partir de agora:

Danielson: religião, bla, bla, zzzzz
· POR Fernando Gonçalves · 20 Set 2018 · 09:44 ·


“On Purpose” é o nome do segundo single extraído a Snap Outtavit, novo EP da banda-família de rock cristão Danielson.

Religião para aqui, religião para ali, o diabo a sete e a mirifica salvação ao alcance de uns acordes dão o mote para este novel extended-play que teve o condão de conseguir reunir, novamente, a família Danielson numa sala de gravações. Snap Outtavit será editado a 28 de Setembro mas “On Purpose” reza assim agora:

Connan Mockasin está numa relação com "Charlotte's Thong"
· POR André Gomes · 19 Set 2018 · 16:14 ·


Salvo seja. Connan Mockasin mostrou há pouco de nada o seu novo single, "Charlotte's Thong", mais uma amostra do seu estranho mundo com nove minutos de puro prazer.

Esta é a segunda faixa a ser conhecida daquele que será o seu próximo disco, Jassbusters, o terceiro da sua discografia. Este novo registo foi gravado em Paris nos Studios Ferber im Agosto de 2016. Ah, o disco chega a 12 de Outubro.

Aí está o novo single dos Dead Can Dance
· POR André Gomes · 19 Set 2018 · 14:38 ·


O novo disco dos Dead Can Dance, Dionysus, chega a 2 de Novembro e hoje foi tornado público um dos temas desse registo, "ACT II - The Mountain", que é o primeiro movimento do segundo acto do álbum. Este é o primeiro disco da banda em seis anos, depois de Anastasis, e é dividido em duas partes. 

Recordamos que os Dead Can Dance regressam a Portugal para dois concertos a 23 e 24 de Maio de 2019 na Aula Magna, em Lisboa.

Tav Falco de regresso a Portugal
· POR Paulo Cecílio · 19 Set 2018 · 11:51 ·


O norte-americano Tav Falco irá voltar em breve a Portugal, na companhia dos seus Panther Burns. O músico irá dar um concerto único no Texas Bar, em Leiria, no próximo dia 24 de Setembro.

Não há disco novo dos Panther Burns desde 2015, ano em que foi editado Command Performance, mas que isso não impeça a festa. Os bilhetes custam 8€, 10€ no próprio dia.

Fechada a programação do Urban Routes
· POR Paulo Cecílio · 19 Set 2018 · 11:51 ·


O Jameson Urban Routes anunciou esta semana os últimos nomes para o cartaz daquela que será a sua 12ª edição. Aos anteriormente anunciados juntam-se agora os de B Fachada (na foto), que irá celebrar o 10º aniversário do seu primeiro EP, Viola Braguesa, Palms Trax, MARIA e Anna Prior.

O Jameson Urban Routes ocupará o Musicbox, em Lisboa, de 23 a 27 de Outubro e os bilhetes para cada uma das sessões que o compõem já se encontram à venda. Saibam tudo aqui.

Emicida é Inácio
· POR Fernando Gonçalves · 19 Set 2018 · 11:47 ·


E quem é Inácio? Inácio da Catingueira, assim era o seu nome, foi um escravo que travou uma peleja com Romano Caluete, pequeno proprietário rural do estado da Paraíba, por volta de 1870. Lenda ou não, a estória conta-nos que Catingueira, poeta de devoção, debateu ideias com hábil argumentação durante oito dias a fio. No fim de tamanha dialéctica, Inácio, ganhou a liberdade. Se o escravo negro Inácio se libertou das grilhetas com argumentos, muitos outros negros brasileiros neste “desenvolvido” e “abolicionista” séc. XXI continuam a dormir na sombra da liberdade. Contestatário e activista, o rapper Emicida pegou neste exemplo que se lhe cola á pele e transformou-o em single.

Deste Brasil mestiço onde, à porta das eleições presidenciais, alguns clamam por uma suposta pureza surge Emicida com “Inácio da Catingueira”:

Mondim de pequenina tem…
· POR Fernando Gonçalves · 19 Set 2018 · 11:44 ·


Graça e um chafariz no meio a dar de beber a quem passa. Para além de tudo isto terá nos dias 29 e 30 deste mês um Salto a que chamam da Graça que, entre voos de parapente e canyoning, levará a Mondim de Basto, e às suas magnificências naturais, concertos e performances de OST (Shela, EGBO e Fernando Marta), Dj Lynce, Julius Gabriel, João Pais Filipe, Sopa de Pedra, colectivo Ondamarela com Escola de Música de Mondim de Basto e Fogo Fogo.

A completar o chamariz musical estará o workshop “Sol Sistema”, orientado pelo Dj V/A e o músico Frankão (O Gringo Sou EU), onde se construirá um sistema de baixa fidelidade movido a energia solar com base na reutilização de materiais. Inseridos num conceito de eco-gigs, este tofu musical será confeccionado em locais tão emblemáticos como as Fisgas do Ermelo, Monte Farinha ou o Lugar das Mestras (onde o rio Cabrão desagua no rio Cabril) logo após cada desafio aventura proposto pela organização. Tudo será gratuito neste “Salto da Graça” mas a participação nas iniciativas desportivas estará carente de inscrição prévia aqui.



Programação completa:
 
Sábado, dia 29
 
Caminhada Sonora por OST (Shela, EGBO e Fernando Marta)
Parapente com banda sonora de DJ Lynce
Canoagem e Canocraft com Eco-gig de João Pais Filipe
Apresentação de workshop Sol Sistema com DJ V/A, O Gringo Sou EU e participantes
Concerto de Ondamarela + Escola de Música de Mondim de Basto 
Concerto de Fogo Fogo
 
Domingo, dia 30
 
Caminhada com o Pastor por OST (Shela, EGBO e Fernando Marta)
Passeios TT com concerto de Sopa de Pedra
Canyoning com Eco-gig de Julius Gabriel
Parapente com banda sonora de DJ Lynce
Maratona BTT
Sleep Party People: Lingering tem descendência assegurada
· POR Fernando Gonçalves · 19 Set 2018 · 10:54 ·
® Dennis Morton

Editado no ano passado, o álbum Lingering terá descendência garantida com o lançamento no próximo dia 21 de Setembro de Lingering Pt. II. Quem o garante é o dinamarquês Brian Batz, mentor desta banda de um homem só (alterna músicos de apoio) chamada Sleep Party People.

Apesar de ligeiras alterações de estrutura e som, Lingering Pt. II segue com coerência as temáticas deixadas em aberto em 2017 para fechar, como explica Batz, um círculo artístico especifico onde impera o intimismo. O primeiro single chama-se “Outcast Gatherings” e soa assim:

The Ar-Kaics anunciam novo álbum
· POR Fernando Gonçalves · 19 Set 2018 · 10:52 ·


In This Time é o seu nome e estará disponível na discoteca mais próxima de si a 26 de Outubro. Cumprido o contrato publicitário com os The Ar-Kaics resta-nos dizer que o novo disco vê a banda descer às cavernícolas punk do início dos anos 60, altura em que os adolescentes americanos tomaram contacto com as primeiras bandas britânicas dentro do género.

Esta ponte trouxe outras hordas de invasores vindos de terras de sua majestade e, com toda essa história, os The Ar-Kaics criaram esta “ode” de onde sai “She’s Obsessed With Herself”, tema que é tanto dos 60’s como o é dos dias de hoje…

Hazel Iris: a estreia está a caminho
· POR André Gomes · 18 Set 2018 · 12:14 ·


É no próximo dia 26 de Outubro que chegará até nós o disco de estreia da londrina Hazel Iris, intitulado Nine Sisters. O disco deverá seguir, mais coisa menos coisa, as regras daquilo a que a própria artista apelida de indie-pop-folk.

O primeiro single, "A Prince", canção pop esbelta de arranjos cheios, já pode ser ouvida ali em baixo. É bonito, e ficamos curiosos com o que aí possa vir no futuro assinado pela britânica.

Lisboa Soa assim
· POR Fernando Gonçalves · 18 Set 2018 · 11:07 ·


Soa a concertos de Sirius (dupla Yaw Tembe, Monsieur Trinité) Tomoko Sauvage (exploração sonora e improvisação), Banha da Cobra, Luís Bittencourt, Ricardo Jacinto (artista sonoro), Jana Winderen (ambientes sonoros) e dupla Henrique Fernandes e Jorge Quintela.

Soa a masterclass de Edu Comelles e instalações sonoras como a "Sínia / Noria / Azenha", criada propositadamente para o espaço Casa do Registo, ou as obras saídas de Lukas Kuhne, Diana Policarpo, Henrique Fernandes/Jorge Quintela e do trio Saša Spačal, Mirjan Švagelj e Anil Podgornik. Soa, ainda, que tudo isto decorrerá entre os dias 20 e 23 de Setembro nos espaços Mãe d'Água das Amoreiras, Reservatório Patriarcal e Galeria do Loreto. Soou-nos que tudo isto é gratuito.


Programação:
 
// Concertos // 
20 Set / Mãe d'Água das Amoreiras 
18h30 | Sirius (Yaw Tembe e Monsieur Trinité), Portugal 
19h30 | Tomoko Sauvage, Japão
21 Set / Mãe d'Água das Amoreiras 
18h30 | Banha da Cobra (Mestre André e Carlos Godinho), Portugal 
19h30 | Luís Bittencourt, Brasil
22 Set / Mãe d'Água das Amoreiras 
18h30 | Ricardo Jacinto, Portugal 
19h30 | Jana Winderen, Noruega
23 Set / Reservatório da Patriarcal 
19h30 | Henrique Fernandes e Jorge Quintela, Portugal
 
// Masterclass // 
23 Set / Mãe d’Água das Amoreiras 
16h30 | Edu Comelles, Espanha
 
// Instalações Sonoras // 
20 a 23 Set 
Mãe d’Água das Amoreiras 
10h00 - 20h30 
Listening Station | Lukas Kuhne, Alemanha 
Chinampa (let the water lose its still form) | Diana Policarpo, Portugal
Casa do Registo 
10h00 - 20h30 
Sínia / Noria / Azenha | Edu Comelles, Espanha
Reservatório Patriarcal
10h00 - 20h30 (sexta-feira, 21 de Setembro: até às 18h00) 
Sublumia | Henrique Fernandes e Jorge Quintela, Portugal 
Myconnect | Saša Spačal, Mirjan Švagelj, Anil Podgornik, Eslovénia
 
// Workshops e Passeios Sonoros // 
21 Set 11h30, 14h30 | 22 Set 11h30 | 23 Set 14h30 
Sonic Walks | Lukas Kuhne, Alemanha 
Máximo de participantes por passeio sonoro: 20
22 Set 14h00
Mãe d’Água das Amoreiras 
Building a MicroPhone Kit | Edu Comelles, Espanha 
Máximo de participantes: 15
22 Set 14h00
Reservatório da Patriarcal
The Atlas of Utopian Instruments | Henrique Fernandes/Sonoscopia, Portugal 
Máximo de participantes: 25
23 Set 11h30 
Mãe d’Água das Amoreiras e Galerias do Loreto 
Pare. Escute... Ouça! (stop. listen... hear!) | Mafalda Roma, Portugal 
Máximo de participantes: 12 (crianças > 8 )
White Lies: Five chega em Fevereiro
· POR Fernando Gonçalves · 18 Set 2018 · 10:46 ·


Ao primeiro dia do segundo mês do milésimo décimo nono ano, o trio londrino que dá pelo nome de White Lies estreia o seu novo disco de originais Five. A celebrarem dez anos desde que se iniciaram nestes lides com To Lose My Life…, a banda britânica faz deste novo álbum uma comemoração e, como os próprios afirmam, uma viragem na sua roupagem sonora com a exploração de novos territórios artísticos.

A este anúncio somam-se dois outros: uma tour europeia de apresentação de Five e uma nova canção. Se em relação à tournée podemos desde já garantir que não contempla Portugal, o novo single “Time to Give” não encontra barreiras e até por cá se faz ouvir:

4ª Super Nova alimentada a Cave Story, Fugly e Baleia Baleia Baleia
· POR Fernando Gonçalves · 17 Set 2018 · 11:54 ·
© Filipa Pinto Machado

A quarta edição das noites Super Nova está prestes a rebentar pelos quatro cantos do país. O circuito de concertos que leva nomes emergentes da música nacional a vários pontos de Portugal está de volta e terá como convidados de honra em cada paragem Cave Story, Fugly e Baleia Baleia Baleia.

O circuito contempla seis paragens em outras tantas cidades com a novidade de ir pela primeira vez aos Açores, mais concretamente Ponta Delgada. O tiro de partida desta tour pelos caminhos de Portugal e ilhas está marcado para dia 28 de Setembro na “casa-mãe” Maus Hábitos, Porto, onde, para além dos concertos, irá decorrer mais uma edição das “Conversas de Bastidores” com a participação de Tiago Castro (SBSR.FM), Henrique Amaro (Antena 3), Luís Fernandes (GNRation), Afonso Lima (ZigurFest) e Luís Masquete (Killimanjaro, GrETUA).

Os bilhetes custam 3 euros com oferta de duas Super Bock, à excepção do Maus Hábitos, onde a entrada é livre.



Rota do circuito Super Nova Setembro-Dezembro 2018

28 de Setembro . Maus Hábitos, Porto
18h00 - Conversas de Bastidores com Tiago Castro (SBSR.FM), Henrique Amaro (Antena 3), Luís Fernandes (GNRation), Afonso Lima (ZigurFest) e Luís Masquete (Killimanjaro, GrETUA)
22h00 - Concertos
13 de Outubro, Arco Oito, Ponta Delgada, Açores
20 de Outubro, Club Vila Real, Vila Real
10 de Novembro, Carmo 81, Viseu
1 de Dezembro, Salão Brazil, Coimbra
8 de Dezembro, Stereogun, Leiria
Portugal invade Espanha
· POR Fernando Gonçalves · 17 Set 2018 · 11:52 ·
© Vera Marmelo

Segundo o Estado-maior do Portugal Alive, a invasão terá o seu dia 0 a 21 de Setembro e tem como objectivos a tomada do Palácio de la Prensa, Madrid, com os exércitos de Best Youth, Bruno Pernadas e Surma. Blitzkrieg de curta-duração mas com o desejo de estragos de longa duração, a ofensiva finaliza logo no dia seguinte com a entrada fulgurante na Plaça Jon Coromines, Barcelona, dos invencíveis, assim o espera o Estado-maior, Bruno Penadas e Surma que se juntarão á divisão blindada Capicua para libertarem os catalães do jugo opressor castelhano.

Esta é a quinta vez que o Estado-maior do Portugal Alive se aventura por terras espanholas no intuito de conquistar pelas armas (cantigas, pois são também elas uma/a arma) os nossos vizinhos peninsulares. Na campanha deste ano, contudo, uma novidade. A trindade que se apresentará em Barcelona estará integrada no BAM (Barcelona Áccio Musical), um festival de referência internacional na descoberta de novos talentos na área da música electrónica, pop, rock e pop. Ainda no âmbito deste certame, os três exércitos do Portugal Alive farão a junção com os Corpos Expedicionários Pongo, Real Combo Lisbonense e Throes + The Shine que forão convidados a estarem presentes pelo Conselho Catalão de Resistância aka organização do BAM.

Este festival Portugal Alive é uma iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Espanha, que agora faz parte do Cultura Portugal em Espanha.

Phoenician Drive: viagem transcontinental sob a bandeira do krautrock
· POR Fernando Gonçalves · 17 Set 2018 · 11:48 ·


São seis, vêm de Bruxelas e querem rasgar as fronteiras que separam a Europa da Ásia. Phoenician Drive é o nome da companhia e o rock transcontinental o verdadeiro objectivo do primeiro e homónimo longa-duração que se aprestam a lançar. Sob a bandeira do krautrock, Phoenician Drive (o álbum) recebe as influências, tão dispares, do jazz, do flamenco, das vibrantes sonoridades balcânicas e de melodias orientais trans-Bósforo.

O LP será editado no dia 12 de Outubro e tem como single de apresentação este “Paradise in my Veins”:

CATE: que orgulho é este?
· POR André Gomes · 14 Set 2018 · 16:58 ·


Chama-se CATE, nasceu no Porto, mas encontra-se a viver em Lisboa, e assume desde logo as suas influências: 2Pac, Alliyah, Jill Scott, Destiny's Child, Beyoncé, Jhene Aiko ou Drake. E agora encontrou finalmente a coragem para se estrear com um single.

Esta primeira canção chama-se "Pride Away" e faz perfeita justiça às influências citadas. É fresco, tem uma produção à altura e cola-se à cabeça. O videoclipe foi gravado em São Tomé; não tivesse CATE sido criada com criada "50% portuguesa com 50% de raízes africanas". O que é que virá a seguir?


Madeline Kenney: segundo disco está aí à porta
· POR André Gomes · 14 Set 2018 · 14:27 ·


No próximo mês, Madeline Kenney lança o seu segundo disco de originais, Perfect Shapes, que foi produzido por Jenn Wasner (Wye Oak e Flock of Dimes). E depois de “Cut Me Off” e “Overhead”, é tempo de conhecer mais um single desse novo disco.

“Bad Idea” é mais uma belíssima canção a ser retirada desse disco. E uma canção que nos faz pensar que vamos ouvir falar muito de Madeline Kenney nos próximos tempos. O disco, esse, chega a 5 de Outubro. Ouçam "Bad Idea" aqui em baixo.

Uma Nova Batida a nascer em Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 14 Set 2018 · 12:31 ·


Arranca hoje a primeira edição do Nova Batida, festival dedicado à música electrónica de dança que irá ocupar o Lx Factory e o Village Underground ao longo de duas tardes e madrugadas.

No cartaz destacam-se os senhores da foto, os Mount Kimbie (na foto), de regresso a Portugal com o seu último álbum, Love What Survives, na bagagem, bem como os suecos Little Dragon, os grandes George FitzGerald e Gilles Peterson e ainda LTJ Bukem e DJ Marfox, entre muitos outros. O preço dos bilhetes varia entre os 38€ e os 70€. Mais aqui.

Hen Ogledd têm nova editora e anunciam novo álbum
· POR Fernando Gonçalves · 14 Set 2018 · 11:19 ·


A banda que conta com Richard Dawson nas suas fileiras acaba de assinar pela Weird World (subsidiária da Domino) e faz acompanhar esta notícia do anúncio de lançamento de Mogic, terceiro álbum de originais do quarteto que será editado a 16 de Novembro.

Longe da combinação entre composição e livre improvisação que marcou os dois anteriores discos, Mogic apresenta um estranho mundo onde o místico se mescla com a tecnologia para criarem mundos sonoros que podem ser definidos rudemente como synth heavy post-punk. Fiquem com a primeira amostra “Problem Child”:

Theodore: não há desorientação como esta
· POR Fernando Gonçalves · 14 Set 2018 · 11:16 ·


Se desorientado está, não se nota. O multi-instrumentista grego Theodore (que já andou na estrada com os DIIV e os Sigur Rós) está a preparar a edição de Inner Dynamics, novo álbum que será editado a 2 de Novembro, e não parece nada desorientado, a não ser no nome que carrega o primeiro tema a sair do ventre do novo disco: “Disorientation”.

Composição clássica, electrónica, piano, synths e a dramática voz de Theodore tecem a manta de emotividade que caracteriza este Inner Dynamics e o seu rebento “Disorientation”:

Peter Broderick: sobe, sobe, balão sobe…
· POR Fernando Gonçalves · 14 Set 2018 · 11:13 ·


Se o balão de Manuela Bravo alcança uma estrela, os dois balões de Peter Broderick já chegaram ao sétimo céu da arte através da curta-metragem de Mark C. Smith “Two Balloons”. Inspirado por um dos temas do álbum 4 Track Songs (2009), Smith não só contou com Broderick como “musa” como a ele recorreu para a banda-sonora da sua curta.

Deste modo acaba por surgir o novo EP de Broderick intitulado Two Balloons (estreia dia 9 de Novembro) que virá acompanhado de um lado B que conterá um rework electrónico de nove minutos com base numa antiga gravação intitulado “Techno for Lemurs”. Este lado B acaba por ser uma homenagem às duas personagens principais do filme de Smith, os lémures Bernard e Elba. Fiquem com o tema “Two Balloons (Part 4)” extraído do novo EP e com o trailer da curta-metragem “Two Balloons” de Mark C. Smith:



Eis a nova temporada da Culturgest
· POR Paulo Cecílio · 13 Set 2018 · 17:26 ·
Tim Hecker © Tracy Van Oosten

A Culturgest divulgou a programação para os meses de Outubro a Fevereiro, que para além das artes visuais, cinema, conferências e teatro contarão com aquilo que realmente nos deixa à toa: a música. E que música.

Não serão só as Orquestras a tomar conta do espaço, mas também músicos de cariz mais electrónico e experimental a apresentar ali os seus trabalhos, como o é o caso de Tim Hecker, que regressará a Portugal para apresentar o seu novo álbum, Konoyo, juntamente com Kara-Lis Coverdale e músicos do ensemble gagaku Tokyo Gakuso. O músico canadiano actuará no Grande Auditório da Culturgest a 4 de Outubro (7€-14€).

Também James Holden por ali passará, a 7 de Novembro (7,5€-15€), para apresentar The Animal Spirits, o seu novo trabalho. E ainda há, entre outros, Midori Takada a 15 de Novembro (6€-12€) e os grandes Mouse On Mars a 5 de Dezembro (7,5€-15€). Fiquem atentos.

The Distillers (mesmo) de regresso
· POR Paulo Cecílio · 13 Set 2018 · 17:18 ·


Após Brody Dalle ter anunciado uma reunião e alguns espectáculos ao vivo, os Distillers parecem estar definitivamente de regresso.

A banda norte-americana editou esta semana um novo single, o primeiro em 15 anos, intitulado "Man vs. Magnet". O lado B é uma nova versão de "Blood In Gutters", canção editada a solo por Dalle, em 2014. Ouçam-nas às duas aqui em baixo se estiveram com aquela sede de rock n' roll.

Clássicos dos Estúdios Ghibli reeditados em vinil
· POR Paulo Cecílio · 13 Set 2018 · 17:16 ·


Eis uma excelente notícia para melómanos animaníacos: as bandas-sonoras de três clássicos dos Estúdios Ghibli, do mágico Hayao Miyazaki, irão ser em breve reeditadas em vinil. Nausicaä Do Vale Do Vento, Totoro e O Castelo Andante foram os filmes escolhidos, todos eles contendo música do compositor japonês e colaborador de longa data dos Ghibli, Joe Hisaishi.

Estas reedições chegarão às lojas no dia 3 de Novembro, não se sabendo para já se às japonesas se às mundiais. Enquanto essa informação não chega, relaxem lá um bocadinho:

Mais sete nomes para o Mucho Flow
· POR Paulo Cecílio · 13 Set 2018 · 17:07 ·


O festival Mucho Flow anunciou esta semana mais sete nomes para o cartaz da edição de 2018. Os espanhóis Mourn (na foto) virão apresentar o seu novo álbum, Sorpresa Familia, editado este ano, sendo acompanhados pelos Huggs, Hilary Woods, Ditz, Nídia, Vaiapraia e as Rainhas do Baile e DJ Lynce.

A 6ª edição do Mucho Flow voltará a ocupar o CAAA, em Guimarães, estando os bilhetes à venda por 10€. Tudo isto a 6 de Outubro. Mais aqui.

Sevdaliza, divando por você
· POR Paulo Cecílio · 13 Set 2018 · 17:01 ·


Após uma passagem pelo Super Bock Super Rock, Sevdaliza irá regressar a Portugal para um concerto em nome próprio, no Capitólio, em Lisboa.

A iraniana voltará a mostrar em palco os temas de ISON, manifesto pop-futurista lançado em 2017, e de The Calling, EP editado este ano. O concerto tem lugar a 29 de Novembro e os bilhetes serão colocados brevemente à venda, nos locais habituais, ao preço de 20€.

OUT.FEST desvenda cartaz
· POR Paulo Cecílio · 13 Set 2018 · 16:59 ·


Foram divulgados os últimos nomes presentes no cartaz do OUT.FEST, que voltará a ocupar o Barreiro com várias propostas interessantíssimas dentro do campo da música mais out.

Entre as novidades recentes estão a pianista eslovena Kaja Draksler (na foto), os portugueses Telectu, Opus Pistorum, Império Pacífico e Odete, e uma dupla composta por Burnt Friedman e Mohammad Reza Mortazavi. Os bilhetes estão à venda a preços que vão dos 10€ aos 20€. Confiram o alinhamento completo do festival aqui

Jeffrey Lewis & Los Bolts em Coimbra
· POR Paulo Cecílio · 13 Set 2018 · 16:52 ·


O Salão Brazil irá acolher, no dia 21 de Setembro, uma nova sessão do ciclo American Autumn, que conta com alguns dos nomes mais relevantes do indie norte-americano.

O palco será entregue a Jeffrey Lewis & Los Bolts, um dos nomes mais marcantes da cena anti-folk dos anos 90 e 00, que virá a Portugal para apresentar o seu vasto leque de canções. Os bilhetes estão à venda por 8€ se os comprarem antecipadamente, 10€ à porta.

Não te metas com a minha KREWE
· POR Paulo Cecílio · 13 Set 2018 · 16:50 ·


KREWE é o nome do projecto a solo de Diogo Augusto, um «doutorado em punk» actualmente a residir em Edimburgo, um ex-Jack Shits, Sonic Reverends e Los Saguaros.

KREWE cruza o punk com o bounce de Nova Orleães e a música de dança e acaba de lançar o seu disco de estreia, Voodoo King, o qual está disponível para escuta e download gratuito através do Bandcamp. Se não quiserem perder tempo, podem picar "War", uma versão de Edwin Starr que é também o primeiro single do álbum. Tudo aí em baixo.

Lana Del Rey: novo single está aí
· POR André Gomes · 13 Set 2018 · 16:36 ·


Chama-se "Mariners Apartment Complex" (sugestivo, não?) e é o novo single de Lana Del Rey. E tem aquele som de Hotel de beira de estrada e de momento de transição e de um leve desespero. 

Lana Del Rey e Jack Antonoff estão neste momento em estúdio a trabalhar no novo disco da primeira, o sucessor de Lust for Life, editado em 2017. No dia 18 de Setembro chega outra canção, “Venice Bitch”. Enquanto esse dia não chega, fiquem com Mariners Apartment Complex".

Jaakko Eino Kalevi: novo disco chega em Outubro, segundo single chegou hoje
· POR André Gomes · 12 Set 2018 · 15:42 ·


Depois de "Emotions In Motion" (que podem ouvir aqui no instagram do artista), "People in the Centre of the City" é o segundo single a ser conhecido do novo disco do finlandês Jaakko Eino Kalevi.

O novo disco, Out Of Touch, chega no dia 12 de Outubro com carimbo Weird World / Domino. Aqui em baixo podem ver o belíssimo vídeo concebido por Gwenaëlle Trannoy.


Le Guess Who? fecha cartaz
· POR Paulo Cecílio · 12 Set 2018 · 15:04 ·


O festival holandês Le Guess Who? divulgou hoje os últimos nomes de um cartaz que prima sempre pela máxima categoria. Este ano não será excepção.

Entre os 47 (!) artistas divulgados encontramos, por exemplo, Neneh Cherry, Swamp Dogg, Cass McCombs, Yves Tumor, Midori Takada e os fenomenais Seefeel, que irão interpretar Quique, o seu álbum de estreia, na íntegra por ocasião do seu 25º aniversário. Todos estes e muitos mais irão juntar-se aos anteriormente anunciados Devendra Banhart, Art Ensemble Of Chicago ou Circuit Des Yeux.

O Le Guess Who? realiza-se de 8 a 11 de Novembro em Utrecht, na Holanda, e os passes gerais estão à venda pelo preço de 137,50€.

Jacco Gardner tem uma nova vida
· POR André Gomes · 12 Set 2018 · 11:21 ·


Se calhar é exagero. Mas uma coisa é certa: Jacco Gardner tem um novo disco no horizonte, fruto do seu trabalho nos últimos anos - e do qual, disse nas redes sociais, está muito orgulhoso.

O seu terceiro álbum chama-se Somnium e será editado no dia 23 de Novembro. “Volva” é o single de avanço desse disco e já pode ser ouvido aqui em baixo. Cliquem, por favor: é uma viagem bem recompensadora. Curta, mas recompensadora.

Quem é fuku?
· POR Fernando Gonçalves · 12 Set 2018 · 10:11 ·


Não sabemos. O que sabemos: toca baixo, guitarra, bateria, syhtns, trompete, saxofone, corne inglês, duduka, spring drum e dá-lhe nos samples.

Ainda o que sabemos: vai estrear-se no dia 28 de Outubro com o álbum I Am (ontologicamente existe através das estruturas linguísticas) via Happily There's No Earlids ao qual acaba de extrair o single “BASCO”. O que dele sabe a Internet: “fuku cria portentosos estímulos audiovisuais que potenciam a chegada, como em ondas sucessivas, de uma nova luz. fuku é impulso. fuku perdura”. Eis “BASCO”, o single:

1º aniversário do O/B celebrado com bolo electrónico
· POR Fernando Gonçalves · 12 Set 2018 · 10:08 ·


O espaço lisboeta que se descreve como um sítio de “boa música por gente que não faz mais nada que não ouvi-la” está prestes a completar um ano de existência e…”bota música Dj!” A festa terá lugar no Factory (Beato) e terá como mestres-de-cerimónias Cedric Woo, Mystic Jungle (live), CVLT, Maria P., mad miran, Carolina Lethô e O/B Djs/Funkamente numa mistura de géneros que vão do funk ao techno sem esquecer o drum’n’ bass ou o acid house. Os bilhetes custam de 9 euros (pré-venda).

Para o after-party (mad miran, Caroline Lethô e O/B DJs & Funkamente) os bilhetes terão que ser adquiridos à porta. Fiquem com o italiano Mystic Jungle:

Coffee or Not sob o signo do “N”
· POR Fernando Gonçalves · 12 Set 2018 · 10:04 ·


“N” como Novo álbum. “N” como Nove, o número de faixas no novo álbum. “N” como o Nono ano do dueto. É deste modo simples e directo que o duo belga Coffee or Not (Soho Grant e Renaud Versteegen) apresenta Hidden Floor, quinto álbum da sua carreira.

Com estreia prevista para dia 4 de Outubro, o novo disco prossegue a luta pela conquista de novas geografias sonoras que tem marcado o duo desde o seu nascimento. Das duas guitarras acústicas e do folk que delas se desprendia, os Coffee or Not foram adicionando instrumentos e paisagens sonoras que chegam a um quinto álbum em que aos loops (integrados no dico anterior) se mistura, agora, a improvisação de partes de teclados, baterias, vozes, guitarras e glockenspiel (género de xilofone). Tudo isto resulta em músicas como a faixa-título “Hidden Floor” com que por ora vos deixamos:

Nana Adjoa: terceiro EP a caminho
· POR Fernando Gonçalves · 12 Set 2018 · 10:01 ·


A alemã-ganesa Nana Adjoa está de regresso com A Tale So Familiar, terceiro extended-play da carreira com edição prevista para dia 9 de Novembro.

Esta Combinação de simplicidade, voz quente e traquinice à lá Beck ou Little Dragons acaba de dar ao mundo o tema “DOOA”, single que abre o seu novo EP:

Jockstrap estreiam-se com uma prostituta chamada Hayley
· POR Fernando Gonçalves · 11 Set 2018 · 16:31 ·


Efectivamente. Inspirados por “Louis and the Brothel”, documentário sobre o trabalho sexual nos Estados Unidos realizado em 2003 por Louis Theroux, a banda liderada por Georgia Ellery e Taylor Skye pegou numa das histórias documentadas, a da elegante e inteligente Hayley, e deu-lhe a forma de canção.

Tal como a “Hayley” original, a sonoridade dos Jockstrap procura a elegância através da miscigenação de melodias jazzísticas com vozes dreamy e synths ligeiramente psicadélicas de modo a criar um ambiente sonoro charmoso e envolvente. A primeira vez dos Jockstrap com “Hayley”:

Stephen Steinbrink: um álbum de cinzas
· POR Fernando Gonçalves · 11 Set 2018 · 15:32 ·


Ácido lisérgico em doses diárias, um sintetizador e um barracão feito estúdio/local de clausura foram os ingredientes que levaram um enlutado Stephen Steinbrink até Utopia Taesed, disco que estreia dia 9 de Novembro.

Depois do incêndio que matou 36 pessoas e deixou em ruinas o espaço de criação artística Ghost Ship em Oakland – Califórnia, foi com o coração negro e o cérebro em cacos que Steinbrink partiu para a elaboração de um disco que pretendeu capturar, com a maior honestidade, todo o processo de luto e cura decorrente do incêndio. Entre as histórias desse dia negro está este “Bad Love”, primeiro avanço deste tomo de folk pop chamado Utopia Teased:

Um Inferno em versão fofinha
· POR Fernando Gonçalves · 11 Set 2018 · 14:39 ·


Cáustico mas bem-humorado, ingénuo mas acutilante quanto baste, é nestas dicotomias que assenta Soft Hell, segundo longa-duração (estreia dia 26 de Outubro) dos americanos Pill cujo título é referência directa e critica à aceitação das “pequenas misérias” do quotidiano.

Entre elas está a paralisia política que acomete as nossas sociedades, tema que se encontra dissecado no primeiro single a ser extraído do novo álbum e que se pode ouvir a partir de agora:

Gengahr têm novo single
· POR Fernando Gonçalves · 11 Set 2018 · 14:37 ·


Seis meses depois de ter lançado o seu segundo álbum de originais, Where Wildness Grows, banda inglesa constituída por Felix Bushe, John Victor, Hugh Schulte e Danny Ward está de regresso com o solitário single “Atlas Please”.

Produzido por Jack Steadman (Bombay Bicycle Club, Mr Jukes), “Atlas Please” casa uma instrumentação lo-fi com uma produção pop oferecendo uma nova orientação sonora ao indie-rock de que os Gengahr fazem apanágio. O single soa assim:

O saber vestir e o saber ouvir
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2018 · 11:46 ·


2018 é o ano em que poderemos ouvir um novo álbum de How To Dress Well, o sucessor de Care, de 2016. The Anteroom sairá a 19 de Outubro através da Domino e foi co-produzido por Joel Ford, o mesmo que já colaborou com Daniel Lopatin.

The Anteroom é descrito como "o disco mais encantador" de Tom Krell e foi inspirado, como tudo tem sido inspirado, pelas eleições norte-americanas de 2016. O disco é precedido por "Nonkilling 6 | Hunger", o seu primeiro single, o qual já podem escutar. Aqui:

Yawning Man para acordar o Porto
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2018 · 11:43 ·


Os Yawning Man não fazem parte do panteão do stoner; eles são o panteão. Após uma passagem pelo Reverence, a banda californiana tem reencontro marcado com Portugal hoje, com um concerto no Woodstock 69, no Porto.

Consigo virão os temas do seu novo álbum, The Revolt Against Tired Noises, editado este ano. Os bilhetes custam 12€ com oferta de um fino e prevê-se que tudo comece pelas 21h, com primeira parte dos Witch Sin.

No Age duplos, Pigs triplos
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2018 · 11:38 ·


Os norte-americanos No Age regressam esta terça-feira a Portugal para apresentar o seu último álbum de estúdio, Snares Like A Haircut, editado este ano. A pancadaria, que se quer grossa, passará primeiro pela Galeria Zé dos Bois, em Lisboa (15€), rumando depois ao Hard Club, no Porto (12€), na quarta-feira.

A acompanhá-los em Lisboa estarão os Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs, uma das últimas bandas pesadonas vivas, que não só virão mostrar Feed The Rats (2017) como também o porquê de terem mandado o saudoso Reverence abaixo há uns tempos.

Os Pigs x7 (escrever tudo custa, perdoem-nos) também têm encontro marcado com os portuenses, mas no Maus Hábitos (10€), seguindo na quinta-feira para o Vitória Pub, em Bragança (6€). Façam-vos um favor e lavem os ouvidos com barulho.

Tatá Aeroplano tem Alma de Gato
· POR André Gomes · 10 Set 2018 · 18:17 ·


É mentira. Tem alma de aventureiro. Alma de Gato é na realidade o nome do novo disco do brasileiro Tatá Aeroplano, que pode ser ouvido do início ao fim - e gratuitamente - ali em baixo.

O disco foi gravado no Estúdio Minduca por Fernando Narcizo, Delão Calvente e Bruno Buarque em Fevereiro e Março de 2018. Foi produzido por Dustan Gallas, Junior Boca, Bruno Buarque e pelo próprio Tatá Aeroplano. Vão que podem ir à confiança.

Novo disco de Kurt Vile em Outubro
· POR André Gomes · 10 Set 2018 · 16:53 ·


Kurt Vile tem mais um single para vos mostrar. Acaba de chegar uma nova canção chamada "Bassackwards", o segundo tema a sair do disco que agora se confirma e que se chegará a todos no próximo dia 12 de Outubro.

O novo disco chama-se Bottle It In e a belíssima "Bassackwards" pode ser ouvida aqui em baixo. É Kurti vile clássico e é bem bom. Nove minutos para matar a sede e a fome. Em Outubro tiram-se todas as teimas.

Uma casa comum chamada Boygenius
· POR Fernando Gonçalves · 10 Set 2018 · 16:35 ·


O projecto que junta Julien Baker, Phoebe Bridgers e Lucy Dacus sob o mesmo tecto tem EP de estreia no forno e vai servi-lo no próximo dia 9 de Novembro.

O extended-play leva o nome da banda, Boygenius, e contempla seis músicas de rendilhado rock, sendo que três delas são hoje apresentadas de forma simultânea: “Stay Down”, “Me & My Dog” e “Bite the Hand”.

Plastic People toda em ácidos
· POR Fernando Gonçalves · 10 Set 2018 · 16:31 ·


Toda a gente incluindo “Andy”, personagem criada pelos alcobacenses Plastic People que dá o mote para a primeira trip a sair de Visions, álbum de estreia dos vencedores do EDP Live Bands 2017.

Viagem de alucinações e confronto com uma realidade nem sempre perfeita são o mote para este primeiro single de uma banda onde habitam referências a Joy Division, The Jesus & Mary Chain ou David Bowie da qual sai uma sonoridade que caminha pelo ténue fio onde se passeia a luz e a sombra ou o amor e o ódio. Dicotómico como a vida, Visions será apresentado ao vivo no próximo dia 5 de Outubro no Musicbox, Lisboa. Eis a primeira trip dos Plastic People:

Há raridades dos R.E.M. à nossa espera
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2018 · 16:27 ·


À medida que o mundo ainda se tenta adaptar a uma realidade pós-R.E.M., os fãs podem ficar descansados: há muito ainda por ouvir. Como aquilo que está presente em R.E.M. At The BBC, uma nova box set que contém - adivinharam! - as gravações que os R.E.M. fizeram para a BBC, seja no programa de John Peel ou com transmissões de concertos ao vivo.

Para os mais nerds entre os melómanos, a caixa contará ainda com um dueto entre Michael Stipe e Thom Yorke, gravado durante um concerto na Igreja de St. James (Londres) em 2004, e um DVD com Accelerating Backwards, mini-documentário que relata a ligação dos R.E.M. com a BBC. Tudo isto no dia 19 de Outubro, através da Craft Recordings.

O último suspiro de Charles Bradley
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2018 · 16:26 ·


Charles Bradley partiu há um ano, mas ainda teremos uma nova oportunidade de nos despedirmos dele. A 9 de Novembro, na semana em que faria 70 anos, será lançado um álbum póstumo do cantor soul intitulado Black Velvet, que contará com material nunca antes editado e gravado durante as sessões dos seus três álbuns de estúdio, No Time For Dreaming (2011), Victim Of Love (2013) e Changes (2016).

Deste material fazem parte, por exemplo, um dueto com LaRose Jackson e uma versão de "Stay Away", dos Nirvana. O álbum é precedido por "I Feel A Change", primeiro single do mesmo, que já pode ser escutado aqui:

É um pássaro? É um avião? Não, é Julia Holter
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2018 · 16:21 ·


Julia Holter anunciou o lançamento de um novo álbum. Aviary será editado no dia 26 de Outubro e sucede ao fabuloso Have You In My Wilderness, editado em 2015.

A artista descreve-o como «uma cacofonia da mente num mundo a derreter», e foi inspirado pela frase de abertura de uma short story de Etel Adnan. O primeiro single, "I Shall Love 2", já se encontra disponível para escuta e é uma das 15 canções que comporão o disco. Ouçam aqui:

A apologia dos Niagara
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2018 · 16:20 ·
© Marta Pina

Os Niagara estão a preparar o lançamento daquele que será o seu primeiro álbum. Apologia é apresentado como «uma maravilhosa concretização das múltiplas mas convergentes teias narrativas que foram desenvolvendo ao longo do tempo», através dos seus EPs na Príncipe e na sua própria editora, a Ascender, e será editado no próximo dia 14 em CD, vinil e formato digital.

O primeiro single, "Siena", já se encontra disponível para escuta. Ouçam-no aqui em baixo.

C'um caraças, a Kitty tem uma banda
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2018 · 15:11 ·


A nossa ruiva do rap preferida partilhou uma canção nova, em formato banda. Os Pom-Poms são constituídos por Kitty e pelo seu marido, Sam Ray, também conhecido como Ricky Eat Acid, e acabaram de lançar um novo single, "I Got That Boom", já disponível para escuta.

A canção vem acompanhada de um vídeo onde encontramos um ursinho chamado Bertram, o teclado que pintou o ano passado, Sam Ray himself e ainda o rabo da Kitty. Ui.

Carl Craig - e mais - no Lux
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2018 · 15:05 ·


Carl Craig, veteraníssimo do techno, está de volta ao lisboeta Lux para um set onde naturalmente mostrará porque é que ainda há heróis no campo da música (e nenhum deles tem menos de trinta anos). O músico passará pelo espaço lisboeta a 21 de Setembro, partilhando os pratos com Yen Sung.

Na mesma semana, o Lux receberá mais uma residência da Rádio Quântica, com Skalator & YLS, Object Blue e Varela (a 20), e ainda Magda e Rui Vargas (a 22). Bilhetes, só nas próprias noites.

Nina Miranda é a flor no jardim de Daxuva
· POR Fernando Gonçalves · 10 Set 2018 · 15:03 ·


Daxuva cuidou do seu jardim e nele viu pousar uma borboleta chamada Nina Miranda. Metáfora colorida para se descobrir um primeiro trabalho chamado Le Jardin onde reina uma linguagem, simultaneamente, naif e complexa que perscruta sensações nas cores e frequências hertzianas e que chamou a si o samba britânico da voz do imortal “Underwater Love”.

Deste simbiótico movimento nasceu um álbum colaborativo onde os ideais de liberdade e partilha são profundamente cultivados. Fiquem com um exemplo deste complexo minimal delico-doce samba jardim com “Exist”:

Musonautas, Visões & Avarias: cinco décadas de criação musical portuense
· POR Fernando Gonçalves · 10 Set 2018 · 12:47 ·


Do mapeamento das diferentes práticas musicais de que a cidade do Porto foi berço nos últimos 50 anos surgiu a exposição “Musonautas, Visões & Avarias: 1960 – 2010: 5 Décadas de Inquietação Musical no Porto ”.

Focada nos impulsos de ruptura protagonizados por artistas, divulgadores e movimentos que transformaram a divergência do seu contexto periférico num catalisador de energia, esta exposição tem como intenção primordial a documentação de uma história musical diversificada que contribuiu para moldar o panorama da música portuguesa. A exposição, com curadoria de Paulo Vinhas, abriu sexta-feira ao público na Galeria Municipal do Porto (Rua D. Manuel II – Jardins do Palácio de Cristal) e estará visitável até dia 18 de Novembro. A entrada é gratuita.

Betina abre Hotel Vülcânia
· POR Fernando Gonçalves · 10 Set 2018 · 12:00 ·
© Thai Silvestre

Depois de se ter dado ao mundo em 2015 com o álbum de estreia Carne de Sereia, a brasileira, que já andou pelo intemporal “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, acaba de abrir um espaço (físico e mental) onde as melodias viajadas por entre os socalcos do subconsciente e consciente colectivos podem, enfim, descansar.

O seu nome é Hotel Vülcânia e está construído por entre nuvens de delay e dreamy synths que soam assim como podem ouvir aqui em baixo.


Will Samson: novo single com Portugal no cardápio
· POR Fernando Gonçalves · 10 Set 2018 · 11:55 ·


O britânico Will Samson e a sua filigrana sonora estão de regresso em força com um novo single que será editado a 14 de Setembro. “Calescent” é o seu nome e deriva dos estudos de Samson sobre os escritos de Carl Jung acerca do conceito de “sombra” no subconsciente. Tal como essa “sombra”, que apenas espera ser olhada de frente para que desapareça e abra caminho à liberdade psicológica, o novo tema apresenta-se como a mais nítida e fiel representação daquilo que é o seu autor até à data.

Este reencontro consigo mesmo chamado “Calescent” encerra, em si, um outro, mais abrangente, de seu nome Portugal. Depois de uma série de concertos inseridos na tournée europeia de S. Carey (Jagjaguwar/Bon Iver), Will Samson vem até ao nosso país para concertos no Auditório de Espinho (16 de Novembro) e Cinema São Jorge (18 de Novembro). Ambos incluídos no Misty Fest. Como ainda nos encontramos a uma semana do lançamento de “Calescent”, fiquem com o mais recente EP A Baleia em que o amor do músico por Portugal se encontra bem patente:

Alondra Bentley tem 45 horas
· POR André Gomes · 10 Set 2018 · 11:28 ·


Chama-se Alondra Bentley, é anglo-espanhola e acaba de lançar um single - o segundo - que antecipa o seu novo disco, Solar System, o quarto da sua carreira (quinto se contarmos com Alondra Bentley Sings for Children, It's Holidays, um disco para crianças).

O novo disco chega a 5 de Outubro em vinil, CD e digital. A bonita pop de "45 hours" pode ser ouvida - e vista num belíssimo videoclipe - aqui em baixo.

Josephine Foster: novo manto alado que agasalha a fantasia
· POR Fernando Gonçalves · 07 Set 2018 · 15:31 ·


Quando o Inverno se fizer anunciar, 16 de Novembro, pelas primeiras noites gélidas, um agasalho sonoro chamado Faithful Fairy Harmony se aconchegará no regaço de quem o quiser receber. Esse “agasalho”, duplo na realidade, de que falamos é o novo disco da cantautora americana Josephine Foster.

Criação de fronteira entre a realidade e o mito, Faithful Fairy Harmiony não deixa os créditos consagrados no seu nome por mãos alheias ao entregar, em 18 canções, um mundo místico onde cabem deuses do amor, rituais primevos e bênçãos jubilantes cantadas por seres alados em forma de coro. O primeiro single a soltar-se deste mundo alado já ronda por aí. Dá pelo nome de “Shepherd Moon Of Starry Height” e soa assim:

"Que se fodam os fachos", dizem os Radio Dept.
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2018 · 15:28 ·


Ora aí está uma mensagem com a qual podemos concordar e que basicamente é expressa pelo novo single dos Radio Dept., "Going Down Swinging", partilhado pouco antes das eleições suecas - onde os fachos também estão a ganhar popularidade.

A canção contém o verso Only inbreds join an alt-right parade / Someone please tell that to Morrissey, que parece ser a melhor descrição para isto tudo. Ouçam aqui:

Mercury Rev, perdão, Harmony Rockets anunciam novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2018 · 15:26 ·


A braços com uma digressão que celebra os vinte anos de Deserter’s Songs - e que passará por Portugal em breve - os Mercury Rev anunciaram esta semana o lançamento de um novo álbum.

Mas não enqaunto Mercury Rev, e sim Harmony Rockets, nome com o qual editaram Paralyzed Mind Of The Archangel Void em 1995. O novo disco, que tem como título Lachesis/Clotho/Atropos, sairá no próximo dia 14 e é precedido por "Atropos", o primeiro single do mesmo. Ouçam-no aqui e comecem já a sonhar com aquela noite no Lux.

As colinas estão vivas ao som dos Laibach
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2018 · 15:24 ·


Os inimitáveis Laibach irão lançar em breve um novo álbum. The Sound Of Music foi concebido durante a visita da banda à Coreia do Norte, em 2015, onde os Laibach interpretaram vários temas do musical com o mesmo nome - à sua maneira, claro.

É precisamente isso que também acontece aqui, com a banda a ter tido a ajuda de Boris Benko e Marina Mårtensson, nas vozes. The Sound Of Music será editado pela Mute a 23 de Novembro e o tema-título já pode ser ouvido.

Charles Mingus perdeu-se. Mas já o encontraram
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2018 · 15:22 ·


Foram encontradas velhas cassetes, que se pensavam perdidas, com gravações de umas das grandes lendas do jazz: Charles Mingus. As gravações, de concertos transmitidos originalmente pela rádio WDET-FM, foram feitas no Strata Concert Gallery, em Detroit, durante uma residência artística de Mingus nesse mesmo espaço, em 1973.

Destas cassetes fazem parte a primeira gravação de "Noddin' Ya Head Blues" e ainda "Dizzy Profile", que o músico nunca gravou em estúdio. Serão agora reeditadas, pela mão da BBE Music e da 180 Proof Records, em Novembro.

DAWN está de volta. Prostrem-se
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2018 · 15:21 ·
© Brandon Hicks

Desde Redemptionheart que a artista anteriormente conhecida como Dawn Richard tem estado algo quieta. Até hoje. A artista acaba de lançar "jealousy", primeiro avanço para um projecto que por agora é conhecido como "new breed" e que deverá ser desvendado em breve - ou, pelo menos, assim se espera.

"jealousy" vem acompanhado pelo seu respectivo vídeo e antecede, também, uma digressão de DAWN com as suas comparsas das Danity Kane. Para ouvir:

Vem comigo viver uma aventura
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2018 · 15:14 ·
© Pauliana Valente Pimentel

O Salto da Graça é um evento que decorrerá a 29 e 30 de Setembro em Mondim de Basto e que promete fazer-nos perder uns quilos. Ao todo, acolherá dez iniciativas que «propõem uma nova relação entre a música ao vivo e o meio ambiente», entre canoagem, voos em parapente e circuitos de BTT.

Tudo isto com a ajuda preciosa do som. No local estará o trio OST (Shela, EGBO e Fernando Marta), DJ Lynce, Sopa de Pedra, Ondamarela e Fogo Fogo, entre outros, e a entrada é livre. De forma a perceberem melhor como tudo isto funciona, fiquem atentos a este link.

Klara Lewis preocupa-se
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 16:58 ·
Klara Lewis © Hampus Högberg

Dois anos depois de Too, Klara Lewis tem um novo álbum em mente. Desta feita, contará com a ajuda do músico britânico Simon Fisher Turner, que a ela se aliará em Care, álbum escrito a dois que sairá a 28 de Setembro pela Editions Mego.

Care conterá quatro faixas e já é possível escutar um excerto daquela que abre o disco, "8", através do Soundcloud. Piquem sem pensar:

Mais confirmações para o Urban Routes
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 16:50 ·


Já são conhecidos os nomes que formarão a terceira sessão do Jameson Urban Routes, festival que voltará a tomar conta do Musicbox em Outubro.

Os portugueses Keep Razors Sharp (na foto) e os brasileiros Boogarins são quem se encarregarão do palco, os primeiros para apresentar aquele que será o seu segundo álbum de estúdio, os segundos para mostrar já alguns temas do quarto. Os concertos têm lugar no dia 25 de Outubro e o bilhete custa 15€. No Urban Routes estão também e para já confirmados Damien Jurado, Iceage, Mão Morta e Ata Kak, entre outros.

Vamos todos pintar o Manta
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 16:47 ·


Mas atenção: é para divertir sem estragar. A 12ª edição do festival Manta irá decorrer esta sexta-feira e sábado nos jardins do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e acolherá não só os gigantes Mão Morta como a fenomenal Scout Niblett, que ainda não lançou um sucessor adequado para It's Up To Emma, de 2013 (também, como suplantar a perfeição?).

A fazer as primeiras partes de cada um estarão Joana Gama e LaBaq, respectivamente. A entrada é livre pelo que não há desculpa: vamos tão a Guimarães?

É Serralves quem toca
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 16:17 ·


No próximo fim-de-semana, Serralves será palco para todo o tipo de performances, da dança à música, da narrativa às performances visuais.

A quarta edição d'O Museu Como Performance ocupará o Museu, Casa, Biblioteca e Auditório de Serralves com o objetivo de «desconstruir convenções disciplinares e normatividades», e recorrendo para isso a nomes como Fatima Al Qadiri (que virá apresentar o seu último EP, Shaneera), Asuna, Foxy Moron e Xavier Paes, entre outros. Os bilhetes estão à venda e custam de 10€ (diário) a 15€ (passe geral). Mais aqui

Vem aí a Conferência Europeia de Jazz e traz muitos concertos
· POR Nuno Catarino · 06 Set 2018 · 16:10 ·


Lisboa vai acolher, pela primeira vez, uma Conferência Europeia de Jazz, que se realiza no Centro Cultural de Belém entre os dias 13 e 16 de Setembro.

Além do programa oficial, dos debates e dos showcases, a conferência promove e associa-se a vários concertos. No CCB terão lugar três concertos, vários outros espaços de Lisboa irão acolher o programa de concertos "fringe". Aqui fica a agenda completa de concertos da Conferência Europeia de Jazz.
 
Centro Cultural de Belém
13 Set, 21h30: Orquestra Jazz de Matosinhos c/ Maria João, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas e João Mortágua
14 Set, 21h30: Espen Eriksen Trio + Andy Sheppard
15 Se, 21h30t: Bugge Wesseltoft's New Conception of Jazz
 
Livraria Ler Devagar (LX Factory)
13 Set, 23:30: Eduardo Cardinho Trio
14 Set, 00h30: LUME – Lisbon Underground Music Ensemble
15 Set, 23h30: Rodrigo Amado / Hernâni Faustino / João Lencastre
15 Set, 00h30: André Fernandes’ Centauri
 
Hot Clube de Portugal
13 Set, 22h30: Joana Machado “Lifestories”
14 Set, 22h30: Pedro Segundo / Ross Stanley
15 Set, 22h30: André Carvalho Group
 
Capitólio
12 Set, 21h30: Mário Costa “Oxy Patina”
 
OutJazz
16 Set, 17h00: Mazarin / John Player Special
Uma nova casa para April Marmara
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 16:08 ·


Beatriz Dinis poderia ter feito muitas coisas da vida, mas optou por fazer canções. E adoptou um novo nome: April Marmara. É com este que assina, por exemplo, a folk bonita de "Blossoms", tema com o qual abre o seu álbum de estreia, New Home, editado em Julho pela Spring Toast.

Das referências fazem parte nomes como Josephine Foster, Marisa Nadler ou Angel Olsen, pelo que o que aqui está contido é naturalmente mágico. Conheçam-na melhor aqui em baixo.

O suspiro de Thom Yorke
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 16:02 ·


Está quase a chegar aos fãs a banda-sonora que Thom Yorke criou para o remake de Suspiria, clássico dos filmes de terror.

O disco, o primeiro trabalho do vocalista dos Radiohead para cinema, estará disponível a partir do dia 26 de Outubro (edição da XL Recordings) e é precedido por "Suspirium", o primeiro single. A ajudar Yorke estiveram a London Contemporary Orchestra and Choir, o seu filho, Noah, e o flautista Pasha Mansurov. Suspiria estará disponível em CD e vinil e é coisa para terem medo. Muito medo. Ah, espera, filme errado.

A música também passa pelo Queer Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 15:59 ·


A 22ª edição do Queer Lisboa, descrita como «uma das mais comprometidas socialmente, politicamente, mas também culturalmente, da sua história» decorre de 14 a 22 de Setembro no Cinema São Jorge e não esquecerá a música.

Dentro da vasta programação do festival, apresentada esta semana, encontramos uma sessão dedicada a Janelle Monáe (que editou este ano um novo álbum, Dirty Computer) e outra ao festival da Eurovisão, onde será exibido o documentário Punk Voyage, sobre os finlandeses Pertti Kurikan Nimipäivät. Além disso, estão marcadas algumas festas por onde passarão Candy Fur, Ricardo Varela, AstroBoy & LeMig, a rave Homodrop e o cantor MIKEY.. Tudo o que precisam de saber está aqui.

DJ Seinfeld e mais no Plano B
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 15:57 ·


O sueco DJ Seinfeld, que provavelmente faz sets sobre nada, é a grande figura da programação de Setembro do Plano B, no Porto.

O músico irá levar até este espaço os temas que fizeram com que !K7 Records o escolhesse como rosto da 64ª DJ-Kicks, editada em Julho, no dia 28 deste mês. Para além dele, também T. Williams (8), Albuquerque (14), Toni Alvarez (21), Nuno Lopes (22), Ditch Days (28) e Magazino (29) por ali passarão. Mais aqui.

This Mortal Coil reeditam tudo
· POR Paulo Cecílio · 06 Set 2018 · 15:54 ·


Formado nos anos 80 por Ivo Watts-Russell, fundador da reputadíssima 4AD, o projecto This Mortal Coil deu origem a três álbuns de estúdio - It'll End In Tears, 1984, Filigree & Shadow, 1986 e Blood, 1991 - e à versão definitiva de "Song To The Siren", do lendário Tim Buckley.

São esses três discos que serão agora alvo de uma reedição que contará com novo artwork e com o áudio remasterizado, estando disponível a partir do dia 26 de Outubro. Quem não quiser esperar muito já pode fazer a pré-encomenda.

Tim Bernardes, Holly Miranda e Conner Youngblood no Super Bock em Stock
· POR André Gomes · 06 Set 2018 · 11:02 ·


O Super Bock em Stock, que acontece no próximo mês de Novembro em 12 palcos espalhados pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, acaba de anunciar mais trÊs nomes para o seu cartaz.

Esses nomes são Tim Bernardes, Holly Miranda e Conner Youngblood. Juntam-se aos já confirmados Birds Are Indie, Cavalheiro, Charles Watson, Conan Osiris, Elvis Perkins, Éme, Iguanas, Johnny Marr, Jungle, Nakhane, Natalie Prass, Rejjie Snow, Still Corners, The Harpoonist and the Axe Murderer, The Saxophones e U.S. Girls. O bilhete único válido para os dois dias do Festival encontra-se à venda nos locais habituais, pelo preço de 45€, passando a 50€ nos dias do Festival.

Lux Interior leva música ao Convento
· POR Paulo Cecílio · 05 Set 2018 · 16:36 ·


Depois de um saboroso warm-up com os Luna, o festival Lux Interior propriamente dito já se prepara para arrancar. De 13 a 15 de Setembro, o evento com o nome de um dos maiores levará até ao Convento de São Francisco, em Coimbra, nomes como Legendary Tigerman (na foto), Twist Connection, Birds Are Indie ou The Walks, para não falar do inesperado regresso dos Belle Chase Hotel aos palcos, que constitui o grande prato forte desta edição.

Os bilhetes já se encontram à venda e custam 15€ (diário, 13 e 14 de Setembro), 20€ (diário, 15) e 35€ (passe).

Liars: TCFC vai ter sequela
· POR Fernando Gonçalves · 05 Set 2018 · 16:34 ·


Um ano depois do lançamento de TCFC, Angus Andrew anuncia a quem o quiser ouvir que esse aclamado álbum vai ter uma sequela a partir de 21 de Setembro sob o nome de Titles With The Word Fountain. As dezassete faixas que constituem o novo disco foram gravadas durante as mesmas sessões de TCFC mas, na voz de Angus, não correspondem a “restos” sendo antes uma “sequela” airosa dos traumas contidos no disco anterior.

Com ou sem traumas, Titles With The Word Fountain será lançado, em conjunto com TCFC numa edição deluxe em cassete no dia 21 de Setembro com uma edição especial em vinil verde a ver a luz do dia a 2 de Novembro. Fiquem com “Murdrum”, primeira amostra deste novo álbum:

John Grant: o amor é mágico e, neste caso, serve-se aos pares
· POR Fernando Gonçalves · 05 Set 2018 · 16:31 ·


The Love is Magic
, quem o afirma é o outrora membro dos The Czars John Grant. O quarto álbum do músico de Denver tem estreia marcada para dia 12 de Outubro e acaba de servir Cúpido com dois novos temas de uma só assentada: “He’s Got His Mother’s Hips” e “Touch & Go”.

Se o primeiro tema versa acerca de uma colorida tentativa de sedução mal-amanhada, o segundo entra por um caminho mais complexo e profundo com a sua história a centrar-se nas agruras de Chelsea Manning, soldado do exército americano condenada por traição (processo WikiLeaks) que mudou de sexo na prisão. Produzido por Grant em parceria com o expert em synths Benge e Paul Alexander dos Midlake, The Love is Magic abraça uma série de variantes da música electrónica em que a pop se recombina, não raras vezes, com a política pura e dura.



Orchestra of Spheres: os antípodas olham-se ao espelho
· POR Fernando Gonçalves · 05 Set 2018 · 16:28 ·


E o que nele vêem reflectido é uma imagem proveniente do Níger. Desse ponto de África, imerso na cultura tuaregue, os neozelandeses foram desencantar a inspiração e o groove de cujo o novo álbum Mirror (estreia dia 2 de Novembro) é a prova acabada.

Gravado num antigo armazém de ferro na cidade de Wellington, Nova Zelândia, Mirror afirma-se como uma viagem exploratória às energias e atmosferas de um funk futurista bem regado a jazz psicadélico e vozes ritualistas. Voltamos ao Níger e a uma das suas figuras de proa no campo musical, Koudede. Membro do lendário colectivo nigerino Group Inerane, o guitarrista e cantautor Koudede, desaparecido em 2012 vítima de um acidente de automóvel, é alvo de homenagem no primeiro single deste novo disco dos Orchestra of Spheres com que agora vos deixamos:

Tabuleiro Musiquim: a vida joga-se no tabuleiro de Mano
· POR Fernando Gonçalves · 05 Set 2018 · 16:25 ·
© Nathalia Miranda

Os baianos Tabuleiro Musiquim, formados em 2012, estão de regresso aos discos com Mano. Mistura de ijexá, samba reggae e rock com um pé nos “70s”, o novo longa-duração da banda (segundo da sua discografia) conta-se como uma viagem em dez actos onde cabem músicas embaladas por homenagens a um avô falecido, por relacionamentos abusivos ou pelas lutas internas de alguém em face das tensões sociais exteriores.

Tudo isto e muito mais num tabuleiro onde, afinal, se joga a vida, eis Mano em toda a sua dimensão para ouvir aqui em baixo.

Os prazeres imensos de Feist
· POR Paulo Cecílio · 05 Set 2018 · 15:11 ·


Faltam poucos dias para o regresso a Portugal de Leslie Feist. A artista canadiana virá apresentar ao vivo os temas do seu mais recente trabalho, Pleasure, editado em 2017.

Sete anos depois da sua última passagem por cá, Feist aterrará em Braga, para um concerto no Theatro Circo (sábado, bilhetes entre 22€ e 35€), e em Lisboa, para actuar no Coliseu dos Recreios (domingo, 32€). Oportunidade única para ver, e ouvir, a voz maravilhosa que canta esta cantiga:

Erica Buettner: o marulhar de um novo álbum
· POR Fernando Gonçalves · 05 Set 2018 · 15:08 ·


As ondas que tiveram na mão Camões e os seus Lusíadas sãos as mesmas que a nova-iorquina Erica Buettner agora segura nas mãos.

Book of Waves, segundo longa-duração da americana que já viveu em Portugal, chega dia 20 de Setembro e recolhe em si, como fauna e flora marinha, uma colorida palete de folk e psych-pop onde se aninham canções escritas e inspiradas pelo tempo que viveu entre nós. O primeiro extracto desta conta corrente de afectos dá pelo nome de “Sea Green Eyes” e marulha assim:

A luta electrónica faz-se na ZdB
· POR Paulo Cecílio · 05 Set 2018 · 14:28 ·


Se é verdade que «estes são definitivamente tempos agitados, de mudança e transformação», poucas coisas nos farão agitar mais que a ementa que a Galeria Zé dos Bois apresenta esta noite.

A dupla 700 BLISS, formada por Moor Mother e DJ Haram, a canadiana Kara-Lis Coverdale (na foto) e o intrépido Van Ayres passarão esta noite pelo espaço lisboeta para uma sessão tripla de experimentalismo, de rostos diferentes. Os bilhetes custam 12€.

Dead Can Dance de regresso a Portugal em 2019 com disco novo
· POR André Gomes · 05 Set 2018 · 14:22 ·


Boas notícias para começar a tarde. Os Dead Can Dance estão de regresso a Portugal em Maio de 2019 para dois concertos que acontecerão na capital.

Seis anos após o lançamento do último álbum, Anastasis, Brendan Perry e Lisa Gerrard têm regresso marcado aos discos - Dionysus tem data de lançamento previsto para 2 de Novembro - e por isso também às actuações ao vivo. Estarão em Lisboa, na Aula Magna, nos dias 23 e 24 de Maio de 2019. Os bilhetes estão disponíveis a partir de dia 7 de Setembro, sexta-feira, em bol.pt e locais habituais (CTT, FNAC, El Corte Inglès).

Exploração sonora em destaque no Teatro Carlos Alberto
· POR Fernando Gonçalves · 04 Set 2018 · 16:54 ·


O Teatro Carlos Alberto, em colaboração com a Sonoscopia, irá, entre os próximos dias 12 e 15 de Setembro, levar a cena a primeira edição do Colexpla – Festival Internacional de Exploração Sonora. Descendente em linha directa do defunto Co-Lab, realizado no Porto entre 1998 e 2003, o Colexpla servirá de promoção às novas expressões musicais nos domínios do experimental, improvisação, electroacústica e arte sonora. Dentro desta vertente mais geral, o festival debruçar-se-á sobre a expressão musical via novos instrumentos, as novas formas de interacção na improvisação, o dialogo cruzado e reciproco entre a composição e a improvisação, bem como sobre as instalações sonoras como forma de música.

Para além dos debates, exposições e workshops previstos, a cereja no topo deste bolo experimental serão os concertos onde, entre outros, o público poderá assistir às performances de Wade Matthews (us/fr/es) + Abdul Moimême (pt) ou de Alfredo Costa Monteiro (pt) + Miguel A. Garcia (es). Os bilhetes variam entre os 10 euros (diário) e os 30 euros (passe geral).



Programação:
 
Exposição
 
Hybrid instruments, de Ken Butler
 
12 de Setembro 21:00 Inauguração
 
13 – 15 de Setembro 
14:00 – 19:00 
Instalação Sonora
 
Driver, de ::vtol::
12 set • 21:00 Inauguração
13 – 15 set 14:00 – 19:00
 
Concertos
 
12 de Setembro 
 
• 21:30
Voices of Anxious Objects, de Ken Butler
mink
de Kaffe Matthews, com Diana Combo, Inês Castanheira, Marta Ângela
 
13 de Setembro
 
• 21:00
Tomoko Sauvage (JP/FR)
Trio Sowari: Phil Durrant (UK), Burkhard Beins (DE) e Bertrand Denzler (FR)
14 de Setembro
 
21:00
Toma Gouband (FR)
Alfredo Costa Monteiro (PT) + Miguel A. Garcia (ES)
 
15 de Setembro
 
• 18:00
Wade Matthews (US/FR/ES) + Abdul Moimême (PT)
• 21h00
Lionel Marchetti (FR) + Xavier Garcia (FR)
Meira Asher (IL) + Eran Sachs (IL)
MSHR (US)
Conversa: 
• 17:00
Conversa com ::vtol::, Kaffe Matthews e Sonoscopia
 
Workshop
Sound scanner de ::vtol::
Sonoscopia • 13+14 set
10:00-13:00/14:00-17:00
Inscrição: 25 euros
Cave Story: a oeste, tudo de novo
· POR Fernando Gonçalves · 04 Set 2018 · 16:48 ·
© Filipa Pinto Machado

Efectivamente. Depois do belo West que lhes trouxe mais um membro (os três Cave Stpry passaram a quatro durante a tour de lançamento desse disco), os caldenses estão de volta para leccionar umas quantas cadeiras na Punk Academics (via Lovers & Lollypops).

A estreia na “academia” terá lugar no dia 28 de Setembro e será debruada com um concerto no portuense Maus Hábitos. Deste academia feita disco, onde o punk se cruza com o hardcore e o DIY, os Cave Story já deram a conhecer “Special Diner”, single a que agora se junta a titular “Punk Academics”, oito minutos de música que nos dão uma visão global sobre o que o novo álbum trará. Fiquem com “Punk Academics”:



Tournée de apresentação de Punk Academics:
 
28 Setembro – Maus Hábitos – Porto
29 Setembro - Galeria Zé dos Bois - Lisboa
13 Outubro – Arco 8 – São Miguel, Ponta Delgada
20 de Outubro – Club Vila Real – Vila Real
10 de Novembro – Carmo 81 – Viseu
24 de Novembro – Salão Brazil – Coimbra 
8 de Dezembro – Stereogun – Leiria
Mais três nomes confirmados no Super Bock em Stock
· POR Fernando Gonçalves · 04 Set 2018 · 16:38 ·


Rejjie Snow, Nakhane e Still Corners são as mais recentes confirmações para o Super Bock em Stock, festival que se realiza nos dias 23 e 24 de Novembro em vários palcos espalhados pela Avenida da Liberdade em Lisboa.

O anuncio desta trindade sucede a uma lista de nomes de onde constam, entre outros, Charles Watson, U.S.Girls, Jungle ou Natalie Prass. Em relação a bilhetes e preços, a organização colocou á venda bilhetes únicos de dois dias que custam, até 22 de Novembro, 45 euros. Nos dias de festival, o preço sobe para os 50 euros. Fiquem com o sul-africano Nakhane e esta “Interloper”:

João Gilberto: Amoroso vai ser reeditado
· POR Fernando Gonçalves · 04 Set 2018 · 16:32 ·


Um dos mais importantes trabalhos da discografia de João Gilberto vai voltar a ver a luz do dia. O álbum Amoroso, lançado originalmente em 1977, irá ser reeditado em vinil de 180 gramas pela Polysom (em parceria com a Warner Music) no próximo mês de Outubro.

Produzido por Helen Keane e Tommy LiPuma, Amoroso trouxe um Brasil cantado ao violão que se abre ao mundo com os "internacionais" “S. Wonderful” (cantado em inglês), “Besame Mucho” (cantada em espanhol) e “Estate” (cantada em italiano) a fazerem parelha com os “nacionais” “Tim Tim por Tim Tim” ou “Caminhos Cruzados”. Fiquem com João Gilberto a soltar o italiano que está dentro dele com “Estate”:

Hamilton de Holanda fecha a tetralogia “Jacob”
· POR Fernando Gonçalves · 04 Set 2018 · 15:56 ·
© Marcos Portinari

Depois dos lançamentos de Jacob 10ZZ, Jacob Bossa e Jacob Black, Hamilton de Holanda fechou a tetralogia de homenagem ao mestre do bandolim Jacob do Bandolim (comemoram-se 100 anos do seu nascimento) com o disco Jacob Baby.

Os quatro álbuns vão juntar-se numa box especial que será editada ainda neste mês de Setembro. Deste Jacob Baby, cujas gravações tiveram lugar no estúdio Tambor no Rio de Janeiro, fazem parte, entre outros originais de Jacob recriados por Hamilton, as canções “O Voo da Mosca”, ”Pérolas”, “Noites Cariocas” e “Assanhado”, tema que está presente nos quatro álbuns de homenagem. Fiquem com “O Voo da Mosca”:

Ricardo Dias Gomes encontra Arto Lindsay e puf
· POR Fernando Gonçalves · 04 Set 2018 · 11:20 ·


Não se fez chocapic mas fez-se um álbum, Aa de seu nome. Membro da banda de apoio de Caetano Veloso e já com uma carreira de destaque na cena musical brasileira (banda Do Amor p.ex.) Ricardo, hoje a viver em Lisboa, lançou-se a solo em 2015 com o “experimental solitário” disco de folk tropical psicadélica -11 e volta, agora, novamente à carga, menos solitário, com um Aa em que saltam à vista as colaborações com Moreno (filho de Caetano Veloso), Joana Queiroz, Pedro Sá e o mestre do movimento No Wave brasileiro Arto Lindsay que dá o tom no tema “Fogo Chama”.

O álbum é editado no próximo dia 26 de Outubro e vem com este “Precipício” lá dentro. Para ouvir aqui em baixo.

Black Angels à solta no Porto
· POR Paulo Cecílio · 04 Set 2018 · 10:02 ·


Este não é um post sobre Aboubakar e Marega, mas sim sobre os norte-americanos Black Angels, de regresso para apresentar o seu último álbum, Death Song, editado em 2017. A banda de Austin, Texas subirá esta noite ao palco da sala principal do Hard Club, no Porto, num espectáculo único em Portugal que também servirá para a malta não questionar tanto «porque é que não há grandes concertos no Porto?» (o que é mentira) e poder vangloriar-se de estar perante uma verdadeira noite de música, considerando que na capital do Império quem vai actuar são os Imagine Dragons.

A primeira parte estará a cargo de Ron Gallo. Os concertos começam pelas 22h e os bilhetes estão à venda em todos os locais habituais ao preço fixo de 24€.

Yo La Tengo apresentam o novo álbum por cá em Fevereiro
· POR André Gomes · 03 Set 2018 · 16:34 ·


Os Yo La Tengo apresentam o novo álbum ao vivo em Lisboa e Porto em 2019, em Fevereiro mais precisamente. A 6 de Fevereiro actuam em Lisboa, no Capitólio, e no dia seguinte tocam no Porto, no Hard Club. Os bilhetes estão disponíveis a partir das 10h de amanhã, terça-feira, 4 de setembro, nos locais habituais.

O disco a apresentar será There’s a Riot Going On, o 15º ca carreira dos Yo La Tengo. Vai dar para matar saudades, certamente.

Hoje é dia de Luna cheia em Coimbra
· POR André Gomes · 03 Set 2018 · 15:55 ·


Com a rentrée chega a piadinha parva, claro. Eram as saudades vossas. Temos notícias. Frescas, no sentido em que se referem a um concerto que acontece dentro de algumas horas. Os norte-americanos Luna, nascidos das cinzas dos grandes Galaxie 500, regressam hoje ao país para um concerto único em Coimbra, no Salão Brasil.

Na primeira parte actuam os conimbricences Birds Are Indie. Acontece tudo no âmbito do Festival Lux Interior e os bilhetes para hoje custam 18 euricos.

ARQUIVO

Parceiros