Julho 2017
A festa? A festa acontece “Agora Aqui”!
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2017 · 17:09 ·


Pode ser "aqui ao lado", a um passinho ou a um passe da CP de distância (quem vier de helicóptero também pode aparecer); é onde a festa se desenrola, a festa do “Agora Aqui 2017”.

O evento, quarta edição, que se propõe levar a música ao Centro Histórico de Guimarães está de regresso para dois dias (esta sexta-feira e sábado) de sonoridade intensiva regada a nomes como Ra-Fa-El, Duquesa, Memória de Peixe, Éme, Pega Monstro e MOURN. Os concertos terão lugar na Alameda de São Dãmaso e têm entrada gratuita.

TRC ZigurFest 2017 aquece os motores com mais cinco confirmações
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2017 · 16:55 ·
© Sara Rafael

Depois de termos anunciado a descida de Nossa Senhora dos Remédios do seu altar para receber no seu regaço medicinal os três primeiros nomes do TRC ZigurFest deste ano, hoje a mesma santa vai ter que fazer uma horita de braços na sua box de crossfit divina para acolher as cinco novas confirmações avançadas pela organização deste festival que se realizará entre os dias 31 de Agosto e 2 de Setembro na cidade de Lamego.

PALMIERS, Pega Monstro, BLEID, Chalo Correia e The Nancy Spungen X são os novos nomes confirmados no line-up da 7ª edição do TRC ZigurFest, evento que, nesta sexta-feira, vai montar a tenda no Maus Hábitos para levar a cabo o seu “warm-up”, festim assegurado por BlacKoyote, Galo Cant'Às Duas e Baleia Baleia Baleia com o dj-set a ser assegurado pelas MoneyHoney. Sem mais delongas, fiquem com as Pega Monstro e esta “Ó Miguel” extraída ao novo álbum das irmãs Júlia e Maria Casa de Cima.

O Rodellus já arrancou
· POR Paulo Cecílio · 28 Jul 2017 · 16:53 ·
Conjunto Corona © Francisco Lobo

Arrancou ontem uma nova edição do festival Rodellus, criado a pensar nas pessoas que não têm medo nem do campo, nem da música. Por ali passarão nomes como os Conjunto Corona, PÉ ROTO, Atomik Destruktor, RATERE, Go!Zilla, The Sunflowers, The Japanese Girl e Moon Preachers, entre muitos outros, numa celebração de todas e mais algumas linguagens (mas especialmente a portuguesa).

O Rodellus decorre em Ruílhe, Braga até ao próximo sábado e os bilhetes estão à venda em todos os locais habituais. Mais aqui.

Converge voltam à carga
· POR Paulo Cecílio · 28 Jul 2017 · 16:27 ·


Cinco anos após All We Love We Leave Behind e depois de um concerto que fez tanta gente chorar de emoção no Amplifest, os Converge estão de regresso com um novo EP. I Can Tell You About Pain / Eve foi lançado através da Epitaph e da Deathwish e já está disponível em streaming, assim como o vídeo da primeira está disponível no YouTube.

O que é que isto quer dizer? Adivinharam: um novo álbum, a sair ainda este ano, estando também na calha uma digressão pela Europa e porra nenhuma em Portugal.

Hype Williams, ou não, anunciam disco novo
· POR Paulo Cecílio · 28 Jul 2017 · 16:15 ·
© Ron Mexico

Durante anos pensámos nos Hype Williams como a dupla formada por Dean Blunt e Inga Copland, que tanta boa música nos deram, feita de resquícios de sonhos pós-Internet e versos cobertos por uma neblina de opiáceos. Finda a relação - amorosa, profissional - entre ambos, os Hype Williams deixaram de existir como os conhecíamos, mas o nome continuou. Depois de um "anónimo" 10/10, editado o ano passado, o nome Hype Williams está de regresso com um novo álbum, Rainbow Edition, a sair no dia 25 de Agosto.

A dupla é agora formada por Slaughter & Silvermane - os que se vêem na foto aí de cima - mas no press release pode ler-se que «todos os lançamentos [com o nome] Hype Williams desde One Nation [2011] são FALSOS». Enquanto esfregamos as cabeças à procura de respostas ouçamos "Kathy Goes 2 Haiti", tema novo que não estará presente no álbum dos Hype Williams. Ou dos seus usurpadores. Sei lá.

Grandfather’s House mergulham de cabeça
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2017 · 16:11 ·


Depois de uma existência que se fez anunciar com o EP Skeleton (2014) e o longa-duração Slow Move (2016), a banda nascida em Braga pela mão de Tiago Sampaio (guitarra), Rita Sampaio (sintetizadores e voz) e João Costeira (bateria) decidiram mergulhar de cabeça numa nova aventura discográfica a que chamaram Diving. Nascido durante uma residência artística no gnration (Braga), o novo álbum dos Grandfather’s House contou com a colaboração de pesos-pesados do panorama musical português como Adolfo Luxúria Canibal (voz), Nuno Gonçalves (teclados) e Mário Afonso (sintetizadores), que ajudaram o trio na persecução do objectivo de dar uma maior densidade à sua expressão sonora.

Hoje, essa expressão consubstancia-se em single através do tema “You Got Nothing To Lose” (vídeo produzido pelo colectivo leiriense CASOTA Collective, responsável, entre outros, pelo videoclip da música Ngamani dos First Breath After Coma), e com que agora por deixamos.

Iron & Wine: mais uma acha para Beast Epic
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2017 · 16:09 ·
© Josh Wool

“Thomas County Law” é o nome dessa “acha” e estará incorporada no novo álbum de Sam Beam aka Iron & Wine, e primeiro trabalho de originais em quatro anos, Beast Epic, álbum que chegará aos escaparates digitais e analógicos no dia 25 de Agosto.

Tido como um regressa às origens musicais de Beam (regresso a um som simples e quente), Beast Epic já produziu um single a que se chamou “Call It Dreaming”, tema a que se soma este “Thomas County Law”.

Holter, Torrisi, M.G.N. e Gonzalez: uma elegia a Travis Peterson
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2017 · 12:41 ·


Julia Holter, Nedelle Torrisi, Cole M.G.N. e Ramona Gonzalez não desprezam a memória e muito menos a amizade. Na imagem do realizador, músico e artista Travis Peterson, falecido no passado mês de Dezembro, tinham um colaborador e, mais do que tudo, um amigo.

Em forma de homenagem decidiram unir as suas diferentes sensibilidades musicais e transformar a elegia ao seu desaparecimento num disco a que chamaram Condemnation. Condemnation, nome retirado ao original de Depeche Mode (banda referência para Travis Peterson), que traz no seu interior duas versões do tema. Fiquem com uma delas.

Shabazz Palaces: dois álbuns a cheirar a novos vêm fazer a rodagem a Portugal
· POR Fernando Gonçalves · 28 Jul 2017 · 12:35 ·


Lisboa (Lux Frágil) no dia 31 de Outubro e Braga (gnration) no dia 2 de Novembro, são os locais e datas em que os norte-americanos Shabazz Palaces montarão tenda no nosso país para mostrarem os seus dois mais recentes álbuns Quazarz: Born on a Gangster Star e Quazarz vs. The Jealous Machines, “irmãos gémeos” que nem a nascença separou.

Será com estas “duas criaturas” que se os Shabazz Palaces farão a “festa de Outono” por terras lusas, dois álbuns envoltos num conceito unificador, a visita de Quazarz ao nosso planeta, a sua ligação a um dealer de drogas - "que não estava nem aqui nem ali" - e a sua posterior deambulação solitária por esta dimensão - "em que falamos com armas que nos mantêm seguros, em que não imaginamos para lá da imagem, onde matámos o amor, onde matámos Prince, onde matámos a vergonha...", numa clara observação alegórica da América - "Amurderca".

Quanto a bilhetes, o concerto do Lux Frágil, integrado na celebração do 23º aniversário da ZDB (Zé Dos Bois), tem o custo de 15 euros enquanto a entrada no gnration se fica pelos 7 euros. Fiquem com os Shabazz Palaces e esta “Shine a Light ft Thadillac” extraída a Quazarz: Born on a Gangster Star.

Luiz Gabriel Lopes regressa a 1986
· POR André Gomes · 27 Jul 2017 · 15:19 ·
© Maria Vaz

Chama-se "1986" e é o primeiríssimo - e delicioso - single do próximo disco de Luiz Gabriel Lopes, excelso membro dos Graveola (que, aparentemente, mandaram o Lixo Polifônico mandar uma volta).

O terceiro disco do músico brasileiro, intitulado MANA, chegará muito em breve. Enquanto isso não acontece, podem ouvir "1986" aqui em baixo.

Ainsworth e Noiserv estendem a “Manta” a Dead Combo e Lula Pena
· POR Fernando Gonçalves · 26 Jul 2017 · 11:51 ·


O festival Manta está de regresso para a sua 11ª edição. Tal como no ano passado, o evento vai dividir-se por dois dias (1 e 2 de Setembro) e já tem cartaz definido.

Assim, no primeiro dia, a “Manta” vai estender-se, nos jardins de um Centro Cultural Vila Flor a celebrar 12 anos de existência, sob os pés de Noiserv e de Lydia Ainsworth (tocará em trio) no primeiro dia e sob as guitarras de Dead Combo e Lula Pena no segundo. Os primeiros concertos de cada dia têm início às 21h30. Fiquem com Darling of the Afterglow (Março de 2017), novo álbum de Lydia Ainsworth na integra.

Purity Ring celebram com novo single
· POR Fernando Gonçalves · 26 Jul 2017 · 11:49 ·


Prestes a completarem-se cinco anos sobre o seu EP de estreia Shrines, os Purity Ring decidiram brindar os fãs com um single novo.

O tema chama-se “Asido” e, para além de gesto celebratório, serve de antecipação ao novo álbum (segundo registo) do duo Megan James e Corin Roddick que se vai chamar Another Eternity mas que ainda se encontra em fase de preparação. Eis, sem mais delongas, “Asido”.

Joana Serrat: novo álbum chega em Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 25 Jul 2017 · 23:07 ·
© Elba Fernández

Quarto disco em cinco anos, Dripping Springs carrega no título o nome da cidade que lhe serviu de maternidade.

Foi na pequena cidade do Texas que a cantautora catalã, em parceria com o produtor Israel Nash e rodeada de músicos como Midlake, BNQT, John Grant, Joey McLellan, Eric Swanson, Aaron McLellan y Josh Fleischmann, Dave Simonett (líder dos Trampled By Turtles) e Dennis Love, criou este novo álbum regado a canções “coloridas” e imagéticas que estará disponível em Setembro próximo via Great Canyons Records. Contudo, ainda não temos single “arco-íris” que vos deixemos, por isso, fiquem com “Lover”.

Vodafone Mexefest saca de Valete com trunfo Destroyer na manga
· POR Fernando Gonçalves · 25 Jul 2017 · 23:05 ·


Depois das confirmações Charles Bradley, Cigarettes After Sex e Aldous Harding a organização deste festival que se realiza nos dias 24 e 25 de Novembro em Lisboa puxou de Valete com trunfo Destroyer na manga.

Estes são, para já, os cinco nomes constantes do alinhamento do Vodafone Mexefest 2017, evento que se espalha por várias salas da capital. O passe para os dois dias do festival serão vendidos a 40 euros até ao dia 30 de Agosto, passando a 45 até 23 de Novembro e a 50 euros daí em diante, ou seja, nos dias do festival. Fiquem com os Destroyer e esta “Times Square”.

Já há nomes para o Jameson Urban Routes
· POR Paulo Cecílio · 24 Jul 2017 · 15:21 ·


O Jameson Urban Routes regressa este ano com uma programação, uma vez mais, variadíssima e destinada a todos aqueles que não papam grupos. De 24 a 28 de Outubro, o Musicbox voltará a ser palco para concertos de todas as formas e géneros, com destaque para a vinda do mágico Actress (na foto) a Lisboa, para apresentar ao vivo o óptimo AZD, editado este ano.

Também confirmados estão os dinamarqueses Laid Back, banda de culto e carreira longa, um novo encontro entre Peter Brötzmann e os Black Bombaim e ainda nomes como Os Terno, You Can't Win, Charlie Brown e Scúru Fitchádu. Os bilhetes, esses, já estão à venda. Mais aqui.

Allah-Las regressam a Portugal
· POR Paulo Cecílio · 24 Jul 2017 · 15:03 ·


É já esta semana que os Allah-Las regressam a Portugal, depois de se terem estreado com um concerto no anfiteatro natural de Paredes de Coura, em 2015.

Desta feita, o seu palco será o do Musicbox, em Lisboa, e o mote a apresentação ao vivo dos temas de Calico Review, álbum que editaram o ano passado e que é o terceiro da sua carreira. O concerto começa pelas 22h30 e os bilhetes custam 20€.

Soundville toma conta do Neiva
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2017 · 14:58 ·


Há um novo festival a surgir em terras de peso. O Soundville conhecerá a sua primeira edição no dia 26 de Agosto, na Azenha das Pesqueiras, junto ao Rio Neiva, prometendo doze horas de música espalhadas por vários palcos e espaços «em harmonia com a envolvente florestal».

E as primeiras confirmações do cartaz já fervem, muito por culpa dos Jucifer (na foto), que assim regressam a Portugal depois de terem interpretado o rosto de Deus no SWR 2016. Para além deles, também os A Jigsaw, :papercutz: e Ângela Polícia estão confirmados. A festa começa pelas 16h e a entrada é, pasme-se, livre. Saibam mais aqui.

Spicy Noodles: a leveza de uma música solteira
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2017 · 14:54 ·


Érika Machado é brasileira e Filipa portuguesa e conheceram-se artisticamente num olhar passageiro residente algures no dourado Alentejo.

Esta união, abençoada pela torreira do sol alentejano, deu em Spicy Noodles regados a samplers, guitarras, teclados, baixos e bits electrónicos que dão, agora, origem a uma “música solteira”, chamada “Leve Leve”. Eis o resultado deste encontro bilateral “Leve Leve” entre Portugal e Brasil.

Manel Cruz ainda não acabou o serviço
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2017 · 14:52 ·


Comparar Manel Cruz a umas obras de São Torcato ou Santa Engrácia seria, certamente, abusivo a não ser que nos estejamos a referir a uma obra musical em constante construção. Prova disso é o novo projecto Extensão de Serviço, sucedâneo de Estação de Serviço, que hoje dá a conhecer o tema “Ainda Não Acabei”.

Manel Cruz, que marcou ontem presença no MIMO Amarante (em Novermbro estará no Brasil para uma das edições do MIMO “original”), segue para o Festival Sol da Caparica no dia 12 de Agosto e uma semana depois para Paredes de Coura. Eis “Ainda Não Acabei”.

Wolf Parade regressam após sete anos sem fazerem prova de vida
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2017 · 14:47 ·


Um regresso que promete choro, muito choro ou não fosse o nome do novo álbum Cry Cry Cry, rodela de guitarras afogueadas, sons etéreos e coros “gregos” com estreia prevista para dia 6 de Outubro.

Mais maduros, mais conscienciosos e experientes após o intervalo de sete anos, os Wolf Parade abrem este novo Cry Cry Cry com o tema “Valley Boy”, faixa escrita sob a influência do desaparecimento de Leonard Cohen e com um piscar de olho a Bowie.

The Lemon Twigs voltam à carga com material, quase, novo
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2017 · 14:44 ·


Brothers Of Destruction é o “material” e estará disponível a partir de dia 22 de Setembro. Trata-se de um EP constituído por seis faixas já escritas durante a criação do álbum Do Hollywood mas nunca editadas.

Entre elas conta-se esta “Night Song”, tema que com que os irmãos D’Addario abrem o tomo Brothers Of Destruction.

The Weather Station prevê álbum novo
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2017 · 14:40 ·


Esta The Weather Station canadiana liderada por Tamara Lindeman está a prever álbum novo para o dia 6 de Outubro.

Previsão que se vai confirmando com o lançamento do primeiro single “Thirty”, tema que estará entre os onze escolhidos para integrar o novo e homónimo registo da banda The Weather Station. Eis o primeiro tema daquele que Tamara afirmou no press de apresentação do novo trabalho querer ser um álbum rock mas que soasse como ela queria, logo, nas palavras dela, “soa a tudo menos a rock”.

Trio da Kali fecundou Kronos Quartet e um álbum nasceu
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2017 · 14:20 ·


Do encontro entre o trio maliano Trio da Kali e o ocidental Kronos Quartet nasceu um álbum. Ladilikan é o nome deste encontro entre o contemporâneo (Kronos Quartet) e tradicional (o Trio da Kali assenta bases musicais na música tradicional maliana) e estará disponível a partir de dia 15 de Setembro.

Se Setembro ainda vem longe, já o mesmo não se poderá dizer do primeiro single extraído a Ladilikan. O tema acaba de sair e dá pelo nome de “Eh Ya Ye”, termo oeste africano para designar um clérigo muçulmano ou aquele que cura.

The Smiths: The Queen Is Dead revisto e aumentado
· POR Fernando Gonçalves · 24 Jul 2017 · 14:14 ·


A banda por quem, subitamente, todos parecem ter um amor infinito e um conhecimento profundo a ponto de marcar a “estética” existencial de milhares está de volta com uma reedição revista e aumentada daquele que é por muitos considerada a sua obra-prima. A banda chama-se The Smiths e o álbum de que falamos é o The Queen Is Dead, disco editado no Verão de 1986 que agora reaparece em formato triplo.

A uma masterização do álbum original com os seus dez temas, a editora Warner Bros. Records juntou um segundo CD onde se poderão ouvir lados B e demos dos grandes êxitos e um terceiro gravado ao vivo em Boston. A data de estreia deste monumento triplo está guardada para 20 de Outubro. Fiquem com a intemporal “Some Girls Are Bigger Than Others”.

Diron Animal atira e atira-se Alone às feras
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2017 · 17:38 ·


O vocalista dos Throes+ The Shine Diron Animal acaba desvelar o primeiro single do seu primeiro trabalho a solo Alone, disco com estreia prevista para o mês de Outubro. O tema chama-se “Don’t Stop” e vai é um exemplo vivo da filosofia impressa àquele que será o seu primeiro trabalho de originais.

Composto de música de raiz africana (cantada em português, inglês e quimbundo) com traços de electrónica, este tema (e todo o álbum por arrasto) desenha através do som o passado árduo do artista pelos guetos de Cazenga (Luanda). Eis “Don’t Stop”.

Uma Jarda chega ao Lounge
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2017 · 17:36 ·
© André Dinis Carrilho x UWF

Jarda. É este o título do novo EP da dupla MQNQ, formada por Joaquim Albergaria e MMMOOONNNOOO, e que melhor descreverá o som produzido por ambos.

O primeiro single do mesmo, "Monta-Cargas", está já disponível para escuta através do Soundcloud e servirá para abrir o apetite para os concertos que darão hoje, no Lounge (22h, entrada livre), e no sábado, no Milhões de Festa. Para ouvir aí em baixo.

Ministerium sai do Club
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2017 · 17:29 ·


O Ministerium irá deslocar-se no Terreiro do Paço para a Praia da Princesa, na Costa da Caparica, no sentido de «explorar novos cenários de festa». Para tal, convidaram o francês John Dimas (na foto), um apaixonado por Chicago, pelo acid e pelo toque francês.

Ao cartaz juntam-se João Maria, Mary B e Elless & Benn. A festa, essa, feita aos ritmos electrónicos, acontece no próximo sábado, será de entrada livre e começa pelas 17h.

Laraaji anuncia dois discos novos
· POR Paulo Cecílio · 20 Jul 2017 · 16:43 ·


O nosso professor de ioga favorito acaba de anunciar não um, mas dois discos novos para o próximo mês de Setembro, ambos com o selo All Saints Records. O primeiro, Sun Gong, chega logo no dia 8 e é composto por duas peças drone «que exploram as possibilidades microtonais de um gongo, processadas através de diversos efeitos electrónicos».

Duas semanas depois será a vez de Bring On The Sun, que promete faixas «mais baseadas no formato canção». Ambos surgiram de uma sessão de nove horas com o produtor Carlos Niño, e já é possível escutar um pouco daquilo que aí virá através do Soundcloud.

alt-J abrem 2018 com concerto em Lisboa
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2017 · 16:40 ·


Será no dia de Reis do próximo ano que os alt-J irão actuar no MEO Arena (Pavilhão Atlântico). O trio virá a Lisboa, já depois de por lá terem passado no passado dia 6 de Julho para uma actuação no NOS Alive, apresentar o seu novo disco de originais (que já não será tão novo em Janeiro) Relaxer (terceiro da discografia).

Os bilhetes vão dos 39 euros (plateia) até aos 47 euros (balcão 1). Fiquem com os alt-J e o single “Deadcrush”, tema cujo vídeo estreou há quase uma semana.

TRC ZigurFest 2017 ou a forma de tirar a Nossa Senhora dos Remédios do altar
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2017 · 16:36 ·


A cosiness do TRC ZigurFest está de volta. A celebrar sete anos de vida, o “comboio” deste festival “de pessoas para pessoas” acaba de deixar a estação rumo à festança e já leva passageiros. Os primeiros a embarcar nesta viagem já são conhecidos e dão pelo nome de Harmonies (Joana Gama, Ricardo Jacinto e Luís Fernandes), Stone Dead e The Rite of Trio. Brevemente se lhe juntarão outros mais que, entre os dias 31 de Agosto e 2 de Setembro, farão a Nossa Senhora dos Remédios descer do altar e dar um ar da sua divina graça algures pelas ruas e vielas de Lamego (os locais dos concertos ainda estão no segredo dos deuses, talvez a santa já os saiba…).

Antes de tudo isto porém, a organização, e á semelhança do ano passado, vão realizar um warm-up no Maus Hábitos, Porto, no dia 28 de Julho. Este evento pré-festival vai levar a palco BlacKoyote, Galo Cant'Às Duas e Baleia Baleia Baleia com o dj-set a ser assegurado pelas MoneyHoney. Fiquem com os Harmonies.

SonicBlast 2017 fechado…outra vez e de vez
· POR Fernando Gonçalves · 20 Jul 2017 · 16:26 ·


The Cosmic Dead e The Great Machine são os últimos nomes a aterrarem no line-up da edição de 2017 do festival minhoto SonicBlast. Apesar de já termos anunciado o fecho do alinhamento, a organização, devido ao cancelamento dos já confirmados Kadavar, viu-se obrigada a procurar alternativas a esta desistência, “por motivos pessoais”, de última hora. Assim, entre 11 e 12 de Agosto, a bela vila de Moledo do Minho vai receber, para além dos nomes já anteriormente confirmados, os escoceses The Cosmic Dead (Krautrock, psych) e o trio The Great Machine que faz do stoner, do heavy psychedelic e do doom modo de vida.

Os bilhetes já se encontram à venda com o seu preço a variar entre os 28 euros (diário) e os 55 euros (passe geral; se comprado até 31 de Julho fica-se pelos 48 euros). Fiquem com os The Cosmic Dead.

“Raríssimo” de Maria Rita Stumpf alvo de reedição
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:33 ·


Electrónica dos anos 80 de mãos dadas com batuques africanos, melodias em jeito de mantra dos povos indígenas, passando pelo groove do funk e por synths que dançam entre o rock progressivo e uma atmosfera épica quase new age, assim se assina Brasileira. Concebido por Maria Rita Stumpf (na altura assinava somente Maria Rita) em 1988, este raro álbum foi redescoberto e foi de reedição em vinil pela editora Selva Discos, fruto de uma colaboração entre JD Twitch, editora Optimo e a dupla brasileira de DJs Selvagem (Millos Kaiser e Trepanado).

Entre a variada fauna musical que assenta arraiais em Brasileira conta este telúrico “Cântico brasileiro No3 (Kamaiurá)”.

Phoebe Bridgers estreia-se com Strangers in The Alps
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:32 ·


Dez introspectivas músicas, narrativas veladas e emoções à flor da pele num misto de gritos e sussurros a que a “novata” Phoebe Bridgers chamou Strangers In The Alps e ecuja estreia está prevista acontecer a 22 de Setembro.

Deste tomo de sensibilidade em modo LP de estreia acaba de saltar o primeiro single “Motion Sickness”, tema com que vos deixamos por ora.

Bardo Pond e Kohoutek têm a cura
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:31 ·


Não vêm tirar o pecado do mundo ou tão pouco ressuscitar “Lazarus” mas trouxeram as vestimentas e os ingredientes necessários a uma cura.

Eles são Bardo Pond e Kohoutek, dois conjuntos onde, respectivamente, o psych rock e o experimentalismo abundam e que juntam esforços num efeito de longa-duração chamado Curanderos, disco colaborativo com estreia marcada para dia 11 de Agosto. Viagem cósmica alimentada a drone, noise, prog e free jazz para ouvir aqui em baixo no Bandcamp. 

Festival para Gente Sentada regressa em Novembro
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:30 ·


O festival que mais gente senta em Portugal está de regresso. Nos dias 17 e 18 de Novembro, pelo território de Bracara Augusta, vai desenrolar-se a décima terceira edição do Festival para Gente Sentada, evento que se faz anunciar com as duas primeiras confirmações: Julien Baker e Perfume Genius.

Como habitual, o festival irá acolher alguns dos mais profícuos nomes da cena musical nacional e internacional nas mais emblemáticas salas bracarenses. Quem quiser entrar ainda vai ter que manter o dedo no ar porque os bilhetes ainda estão no forno.

Fiquem com Julien Baker e o tema “Funeral Pyre”, música que dá nome ao seu primeiro álbum pela Matador Records, Funeral Pyre (2017).

Raridades do mundo do noise? Sim, por favor
· POR Paulo Cecílio · 19 Jul 2017 · 00:29 ·


Uma nova compilação da editora londrina Contort Yourself juntou, em vinil, várias raridades outrora editadas em cassete, nos anos 80, do mundo do noise e da música experimental.

O título é, obviamente, 80s Underground Cassette Culture Volume 1, e junta nomes cimeiros como Merzbow (na foto) ou Nocturnal Emissions a artistas mais obscuros. Um mix de 40 minutos de todas as faixas está disponível para escuta através do Soundcloud, estando a compilação disponível para pré-encomenda - será editada a 18 de Setembro. Piquem aqui.

Torres: ora dá cá um e a seguir dá outro e depois…Futuro
· POR Fernando Gonçalves · 19 Jul 2017 · 00:28 ·
© Ashley Connor

Não é um, não são dois, são três os Futuros que Torres nos propõe no seu novo disco de originais. Three Futures é o nome da nova rodela mágica daquele que é conhecida pelos pais e pelo padre que a baptizou de Mackenzie Scott, um álbum (terceiro da sua discografia) que chega aos escaparates no próximo dia 29 de Setembro.

Ode ao uso do corpo como mecanismo gerador de alegria e ao fim dos estados de negação, Three Futures alça a perna, e todos os demais constituintes do corpo humano, à groove através do electro-pop static e gótico industrial embalsamadas em texturas Kraut rock insistentes que, juntos, perseguem um outro Futuro. Fiquem como o, novo, single “Three Futures”.

8 nomes para o cartaz do 14º OUT.FEST
· POR André Gomes · 14 Jul 2017 · 10:52 ·


O OUT.FEST acaba de anunciar os seus primeiros 8 nomes para o cartaz da sua 14ª edição. O Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro decorre entre 4 e 7 de Outubro em vários espaços da cidade. Nomes? Pere Ubu, Os This Heat (rebaptizados This is Not This Heat), Nocturnal Emissions, Simon Crab (do projecto Bourbonese Qualk), Bookworms, Jejuno e Casa Futuro (Pedro Sousa, Gabriel Ferrandini e Johan Berthling).

Mas há mais: um projecto especial que une o músico e produtor portuense Jonathan Uliel Saldanha aos grupos corais TAB (composto por trabalhadores da autarquia do Barreiro) e Be Voice. O passe para o festival já está à venda e custa, por agora, 25 euros. Atirem-se já.

Luciferian Tower: vem aí novo disco dos Godspeed You! Black Emperor
· POR · 13 Jul 2017 · 17:48 ·


Boas notícias. Os Godspeed You! Black Emperor regressam em Setembro com um novíssimo disco chamado Luciferian Towers. Este novo registo é o sucessor de Asunder, Sweet and Other Distress, ediatdo em 2015. O disco tem quatro faixas e 44 minutos e 54 segundo no total.

Como sempre, é de esperar um disco acentuadamente político: invasões, fronteiras, sistema de saúde e todos os cabrões que foderam este mundo. Dizem eles. Ah, o disco não será exportado para Israel. 



01. Undoing a Luciferian Towers
02. Bosses Hang
03. Fam/Famine
04. Anthem For No State
Van Morrison de regresso com Roll With The Punches
· POR Fernando Gonçalves · 13 Jul 2017 · 00:47 ·


Trinte e sete álbuns e continua a rolar. Falamos de Van Morrison e do regresso do irlandês aos discos com Roll With The Punches, 37º disco de originais (estreia dia 22 de Setembro) do músico de 71 anos.

Dividido entre versões de clássicos do r&b e novos temas, Roll With The Punches é, de acordo com Van Morrison, “um álbum de histórias orientado para a performance que tenta quebrar com a sobre análise que parece marcar a história da música nos últimos anos. Fui um performer antes de escrever canções e é isso que eu sinto que sou”.

Deixamos-vos com o primeiro “gostinho” deste Roll With The Punches (a capa do álbum é fenomenal) com o single “Bring It On Home To Me”: aqui.

Ginger and The Ghost: aussie power formato novo single
· POR Fernando Gonçalves · 13 Jul 2017 · 00:45 ·


Celebrar as ligações humanas com um pé no chão e o outro nas estrelas. Foi deste mote que partiu a criação do novo tema do duo australiano Ginger and The Ghost. “Kindred Spirits” é o seu nome de baptismo e assenta arraiais na percussão tribal-electrónica, vocalizações etéreas e reminiscências de nomes fortes do avant pop como Robyn e Bjork.

“Kindred Spirits é uma pequena oferenda embrulhada em som e letra. Um mito musical feito impressão da nossa Humanidade. O tema presta homenagem àquele momento único em que dois seres humanos estabelecem uma conexão”, afirma a “metade” Missy Gilbert. Eis “Kindred Spirits”.

METZ anunciam disco novo
· POR Paulo Cecílio · 13 Jul 2017 · 00:43 ·


A banda que tem o segundo melhor nome sacado a uma equipa francesa de futebol a seguir aos Saint Étienne anunciou esta semana o sucessor da jarda que era II, editado em 2015.

Strange Peace será o terceiro álbum de originais da banda canadiana e o primeiro single, "Cellophane", quatro minutos de guitarradas pós-punk abrasivas, já está disponível para escuta no YouTube. É picar aqui em baixo. Já o álbum sairá a 22 de Setembro, através da Sub Pop/Popstock.

Quintanilha Rock de regresso
· POR Paulo Cecílio · 13 Jul 2017 · 00:42 ·
 
O Quintanilha Rock irá uma vez mais «agitar as águas» do rio Maçãs, na aldeia de Quintanilha (Bragança), com um cartaz que junta algum do melhor rock que por cá se faz àquele que nasceu em terras hermanas.

Entre os nomes confirmados destacam-se os First Breath After Coma, ainda na ressaca de Drifter, editado o ano passado, Xinobi ou Alek Rein, juntando-se a estes os Guerrera ou os Jupiter Lion. Os bilhetes para o evento custam 6€ no caso dos bilhetes diários e 15€ no caso do passe. O Quintanilha Rock realiza-se de 13 a 15 de Julho. Mais aqui.

Avey Tare em Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 13 Jul 2017 · 00:41 ·


Conhecêmo-lo sobretudo através do seu trabalho nos Animal Collective, mas também não colocamos de parte os seus discos a solo. Entre esses está Eucalyptus, prestes a ser editado através da Domino, descrito como «um movimento electroacústico através de pedras, folhas e poeira».

Esse mesmo movimento irá ser apresentado ao vivo em Lisboa, pela mão da Galeria Zé Dos Bois, sendo que o local do concerto ainda não foi revelado. Os bilhetes já estão à venda pelo preço de 15€ na Flur, Tabacaria Martins e na própria ZdB.

Agora Aqui, Ali, Acolá, Onde Calhar
· POR Paulo Cecílio · 13 Jul 2017 · 00:39 ·
 
O Agora Aqui volta a ocupar o Centro Histórico de Guimarães, que é Lá, com dois dias de música de livre acesso em vários espaços públicos, que ficam Ali.

Do cartaz fazem parte as Pega Monstro (na foto), que são Daqui, Memória De Peixe, do Outro Lado, Duquesa, que fica mais Além, e Mourn, Ra-Fa-El e Éme, que são De Variados Sítios. Os concertos têm lugar a 28 e 29 de Julho e só poderemos garantir que serão Do Caralho. Mais informações através Deste link.

Super Bock regressa com o rock
· POR Paulo Cecílio · 13 Jul 2017 · 00:38 ·
 
Arranca já esta quinta-feira a 23ª edição do Super Bock Super Rock, que se realiza uma vez mais no Parque das Nações, a sua última "casa" depois de variadas mudanças. Ao passo que dezenas de idiotas se têm referido ao evento como "Super Bock Super Pop", como se isso fosse algo de negativo, nós preferimos salientar o regresso dos Red Hot Chili Peppers (na foto) a Portugal, mesmo que não contem já com Deus Frusciante a animar as hostes (só queremos que eles toquem a "Californication").

Para além deles, haverá os sempre óptimos Deftones, o inenarrável Future (the kids like it, so be it), os London Grammar, Legendary Tigerman e o novo melhor amigo do editor deste espaço nobre, o Kevin Morby. Já não há passes nem bilhetes para o primeiro dia, mas os demais ainda estão à venda, em todos os locais habituais, ao preço de 55€. "Falta ruock" é o caralho.

Nick Mulvey acordou
· POR Fernando Gonçalves · 10 Jul 2017 · 16:28 ·


Acordou para um novo álbum a que decidiu chamar Wake Up Now cuja estreia está prevista acontecer no próximo dia 8 de Setembro.

A este anúncio, Mulvey juntou o lançamento de “Mylela”, segundo single extraído ao novel disco, tema que nasceu da bárbara crise dos refugiados (saiu das parangonas mas continua) e do desejo do músico ajudar, através da sua arte, à consciencialização (Nick apoia a Help Refugees UK) de uma Europa perdida num mar egoísmo e hedonismo. Alteridade procura-se…

Rhye: dois novos temas pelo preço de um
· POR Fernando Gonçalves · 10 Jul 2017 · 16:25 ·


Podiam ter combinado mas não seria a mesma coisa. Da mesma forma que os Cut Copy passaram quatro anos em banho-maria, também os californianos Rhye passaram o último quadriénio sem música nova que lhes visse.

Porém, agora tudo mudou sob a chancela “Please”, tema ainda quente que, contudo não vem só. Com “Please” o duo liberta, de igual modo, o “nostálgico” “Summer Days”, duas músicas pelo preço de uma que poderão ser apreciadas a partir de agora.

Wolf Alice adiantam novo fotograma para Visions Of A Life
· POR Fernando Gonçalves · 10 Jul 2017 · 16:20 ·


Um vislumbre, um fotograma fora de enquadramento que assina sob o nome de “Yuk Foo” e que pertence ao segundo longa-duração dos Wolf Alice Visions Of A Life cujo lançamento ocorrerá no próximo dia 29 de Setembro.

O anúncio deste single e da data de lançamento do novo álbum surgem em paralelo com a promoção da tournée europeia da banda, digressão que não passará por terras lusas. “Yuk Foo” para ouvir aqui em baixo.

Cut Copy lançam primeiro single em quatro anos
· POR Fernando Gonçalves · 10 Jul 2017 · 16:10 ·


“Airborne” é o seu nome e marca o fim de um hiato de quatro anos na produção de novo conteúdo musical por parte dos australianos Cut Copy.

De acordo com a informação que a senhora do café ao lado da redação (mentira, foi o press que nos "disse") nos transmitiu, o single é o primeiro de uma série de lançamentos que o trio tem preparados para este ano depois de um intenso labor em estúdio. Sem mais delongas, eis “Airborne”.

Cigarettes After Sex “fumam-se” no Porto
· POR Fernando Gonçalves · 10 Jul 2017 · 16:06 ·


Neste caso específico, estes cigarros poderão ser devidamente apreciados no dia 26 de Novembro no Hard Club, Porto. Com o seu primeiro LP (Cigarettes After Sex) devidamente embalado e pronto para consumo, os norte-americanos regressam, depois da passagem pelo NOS Primavera Sound no mês de Junho, na antecâmara do Inverno, à cidade Invicta.

Os bilhetes têm o preço único de 20 euros. Sem mais o que contar, fiquem a contar com “Apocalypse”, single extraído a Cigarettes After Sex que a banda homónima não deverá deixar de fora do alinhamento para o concerto de Novembro.

Julho no Damas
· POR Nuno Catarino · 06 Jul 2017 · 16:23 ·
Rodrigo Amado © Vera Marmelo

O Damas, na Graça, em Lisboa, continua a acolher muita música ao vivo e este mês de Julho não é excepção. Da programação mensal, já apresentada, há vários destaques: o Rafael Toral Space Quartet actua esta sexta-feira, dia 7.

No dia 13, quinta-feira, é a vez do Rodrigo Amado Motion Trio, com os parceiros de sempre, Miguel Mira e Gabriel Ferrandini; no dia seguinte, 14 actua o trio Zarabatana, de Yaw Tembe, Bernardo Álvares Carlos Godinho, para o lançamento do seu segundo álbum; e no dia 21, sexta-feira, actua o duo The Orm, de Filipe Felizardo e Tiago Silva, que apresentam também disco novo. Como sempre, a entrada é sempre gratuita e os concertos têm início marcado para as 23h.

Lee Gamble prepara novo álbum
· POR Paulo Cecílio · 05 Jul 2017 · 23:11 ·


Mago das pistas, gerador de música que se dança e se explora, Lee Gamble anunciou esta semana o lançamento de um novo álbum, Mnestic Pressure.

O disco será editado com o selo da Hyperdub e sairá a 15 de Setembro, sendo descrito como «um reset - que mostra uma mudança na sua sonoridade e nos conceitos que alimentam a sua música». Mnestic Pressure conterá 13 faixas e o primeiro single, "Istian", já está disponível para escuta no Soundcloud. Confiram-no aqui.

Brunch Electronik regressa a Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 05 Jul 2017 · 23:09 ·
 
A segunda edição do Brunch Electronik, que trará a Portugal nomes de topo da música electrónica actual, está de regresso a Lisboa.

De 23 de Julho a 8 de Outubro, e todos os domingos na Tapada da Ajuda, a dança será ouvida e criada pelas mãos de artistas como Gui Boratto (na foto), Dubfire, Miss Kittin e Talaboman, entre muitos outros - numa celebração total desta cultura. As informações completas sobre a programação, bem como sobre os bilhetes e respectivos preços, pode ser encontrada aqui.

China Moses e Gregory Porter a caminho de Portugal
· POR Fernando Gonçalves · 05 Jul 2017 · 23:05 ·


Duas das estrelas mais cintilantes no firmamento do panorama jazzístico mundial estão a caminho do nosso país. China Moses, filha da lendária cantora de jazz Dee Dee Bridgewater, e Gregory Porter são a matéria estelar de que falamos e poderão ser vistos e ouvidos em Braga e Matosinhos (neste caso apenas Porter).

O primeiro destes concertos decorrerá no Theatro Circo, Braga (dia 22 deste mês; 15 euros) e será “chefiado” por China Moses e pelo seu sexto álbum de originais Nightintales. Ainda por Braga, mas no dia 28 (30 euros), a boca de cena será ocupada por Gregory Porter que virá ao nosso país apresentar o seu novo registo Take Me To The Alley (2017). Já sem Moses que noticiar, a 29 de Julho Porter e o seu “rebento” partirão em direcção à Praça Guilhermina Suggia, Matosinhos, para um concerto que contará com a participação especial da Orquestra Sinfónica do Porto. A entrada para esta última actuação em território luso é gratuita. Fiquem com Gregory Porter e o tema “Take Me To The Alley”.

Welcome back Mr. Samson
· POR Fernando Gonçalves · 05 Jul 2017 · 23:03 ·
© Sam Lea

Boas-vindas merecidas a um homem que, em conjunto com o alemão Heimer, lançou uma das mais belas peças de filigrana musical de 2015, o disco Animal Hands. Pois bem, o artista que já viveu e gravou por Lisboa está de regresso aos álbuns com Welcome Oxygen, disco, novamente a solo, que estreará no dia 8 de Setembro via Talitres.

Dois dentes partidos, desmaios súbitos e uma passagem por um hospital de Lisboa depois, Welcome Qxygen fez-se disco abandonando a electrónica que tem servido de suporte às criações de Samson para se dedicar, em mais larga medida, às mais analógicas guitarra, voz e cordas. Deste “sangramento” em nome da Arte acaba de sair o single que dá nome ao álbum e que vem acompanhado pelo respectivo vídeo. Eis “Welcome Oxygen”.

Sim, é isso, um gajo lançou um single novo, Steve Wilson neste caso
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2017 · 11:31 ·


Baptizado de “Permanating”, o tema faz parte do novo álbum de originais de Steve Wilson denominado To The Bone cuja estreia está marcada para dia 18 de Agosto.

Em contra-mão com o resto do álbum, o single “Permanating” é descrito por Wilson como “uma peça fora da melancolia do álbum e de material anteriormente gravado. Este tema é, provavelmente, uma das músicas mais alegres e pop que já escrevi”.

Vessels vêm aí mas não vêm sozinhos
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2017 · 11:29 ·


O quarteto de Leeds está de regresso aos álbuns com The Great Distraction (sai dia 29 de Setembro) mas não vêm sozinhos.

Neste novo disco rodearam-se de gente como os The Flaming Lips (o novo single que apresentaremos mais á frente segue com eles), John Grant, Vincent Neff (Django Django) e Harkin (Sky Larkin) para criarem aquilo que eles definem como um “salto em frente” na sua sonoridade. Sonoridade que, no novo single “Deflect the Light ft The Flaming Lips”, se lança na mais psicotrópica euforia como poderão comprovar a partir de agora.

Julho, Agosto e Setembro: uma trindade de fogo no gnration
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2017 · 11:13 ·


Para além das previstas sessões de cinema e instalações artísticas, o bracarense gnration lançou uma vasta e ecléctica programação musical para o trimestre que Julho inaugura. Assim, depois do Ciclo de Jazz que levará os Get The Blessing à cidade de Braga o mês de Julho fecha com a Hong Kong New Music Ensemble (HKNME) que se juntará ao Digitópia Collective (dia 31) para interpretar obras de Karlheinz Stockhausen e de três compositores asiáticos (Angus Lee, Charles Kwong e Isang Yun).

Se em Agosto a Música fica a marinar, Setembro abre com os Orelha Negra e os Osso Vaidoso (dia1) seguindo-se-lhes os britânicos Factory Floor, Evian Christ e os portugueses Niagara (dia2). Para além destes nomes, ressalta ainda a presença dos Grandfather’s House e dos trava-língua Três Tristes Tigres que se apresentarão no gnration no dia 22 de Setembro com os emblemáticos álbuns Guia Espiritual e Comum. Eis os Três Tristes Tigres e o tema “Guia Espiritual”.

St. Vincent lança nova malha
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2017 · 11:00 ·


“New York” é essa malha e vem acoplada ao anúncio de uma tour que terá o nome de “Fear The Future “ mas que, infelizmente, não passará por Portugal.

Sem mais nada a acrescentar, deixamos-vos com a nova cançãon de St. Vincent, “New York”, para ouvir aqui em baixo.

Alex Cameron: novo álbum estreia em Setembro
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2017 · 10:57 ·


Forced Witness é o seu nome e estará disponível a partir de dia 8 de Setembro. O novo disco do australiano Alex Cameron apresenta-se como um manifesto aos “desenquadrados” da sociedade que assenta a sua sonoridade em ritmos dançáveis e melodias carregadas de vida.

Estes e outros elementos que se encontram fundidos em “Candy May”, tema que desperta o álbum e que contou com a colaboração de Jonathan Rado dos Foxygen.

Sopa de Pedra: primeiro avanço para disco de estreia
· POR Fernando Gonçalves · 04 Jul 2017 · 10:04 ·


As lusas Sopa de Pedra acabam de libertar as amarras de “Cantiga de La Segada”, primeiro tema a saltar do seu álbum de estreia, disco, ainda sem nome, que chegará com o Outono. Cantiga popular de Trás-os-Montes, “Cantiga de La Segada” é a cara do grupo apresentando-se, nesse sentido, carregada de adornos airosos, arranjos feitos à medida e harmonias quentes de Humanidade.

O primeiro álbum das "Sopa de Pedra" será já apresentado em antecipação no Festival Músicas do Mundo, Sines, no dia 28 de Julho e tem já também marcada a sua apresentação oficial para o Porto, na Casa da Música, dia 28 de Outubro. Eis as Sopa de Pedra e o património etnográfico revisitado em “Cantiga de La Segada”.

Lisboa (re)Mistura
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2017 · 23:56 ·
Oum! © Lamia Lahbabi

Uma vez mais, aquilo que se entende por "músicas do mundo" voltará a ter um palco em Lisboa. O Lisboa Mistura regressa este ano com propostas que não só celebram as origens multiculturais de Lisboa como essas mesmas culturas individuais, representadas pelos seus artistas.

O evento terá este ano lugar na Ribeira das Naus e conta com a presença dos La Chiva Gantiva, banda que alia ritmo latino ao punk rock, Soweto Kinch, saxofonista entre o jazz e o rap, a marroquina Oum!, o projecto AAMA e a turca Gaye Su Akyol. Os concertos serão de entrada livre e realizam-se de 20 a 22 de Julho. Mais aqui.

Para nos perdermos naqueles recantos
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2017 · 23:52 ·


Arranca já esta sexta-feira a 7ª edição dos Jardins Efémeros, que se erguem sobre a cidade de Viseu para uma semana embrenhada em cultura e arte - em todas as suas formas, não apenas a música. Esta, claro, terá o seu charme.

Um imenso charme, tal o nível do cartaz apresentado este ano: Murcof & Vanessa Wagner, Croatian Amor, Bruno Pernadas, Libido Fuzz, Evan Parker, Fennesz e William Basinski (na foto), entre outros, por ali passarão de 7 a 16 de Julho, sob um tema comum, o do "Paradoxo". Saibam mais através do website do evento e não se esqueçam de fazer um desviozinho até àquela maravilhosa cidade.

Falta pouco para nos sentirmos vivos
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2017 · 23:31 ·
Depeche Mode © Anton Corbijn

Arranca esta quinta-feira a 11ª edição do NOS Alive, que uma vez mais ocupará o Passeio Marítimo de Algés para três dias de música. Bilhetes? Há muito que se encontram esgotados, como que para provar que o Alive é de facto o mais internacional e mediático dos festivais portugueses - boa parte dos festivaleiros provêm de outros pontos do globo.

Entre as confirmações estão nomes como os Depeche Mode, que assim regressam ao "local do crime" para mostrar ao vivo os temas de Spirit, editado este ano. Mas há mais, muito mais. Há Foo Fighters, também com álbum novo na calha, há The Weeknd, no regresso a Portugal depois de ter actuado no primeiro NOS Primavera Sound, há Ryan Adams, há Phoenix, Royal Blood, The Avalanches, Pega Monstro e tantos, tantos outros.

Tudo isto sob um sol resplandecente e com o desejo de que as britânicas presentes imitem as suas compatriotas do ano passando, durante os concertos de Robert Plant e Tame Impala. Também isso é uma forma de se mostrar vivo.

Maria João e Egberto Gismonti assinam espectáculo em duo no CCB e Casa da Música
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2017 · 23:28 ·


A voz de Maria João vai juntar-se ao piano e à guitarra de 10 cordas do multi-instrumentista brasileiro Egberto Gismonti para a estreia de um novo espectáculo em formato duo. Após uma primeira tentativa em Itália que conquistou público e critica, os dois músicos decidiram levar a ideia mais longe tornando-o num verdadeiro projecto a dois e que iniciará em Portugal uma digressão europeia.

O primeiro dos concertos terá lugar no CCB (Centro Cultural de Belém) no próximo dia 9 de Outubro (bilhetes a variarem entre os 15 e os 40 euros) enquanto o público portuense terá que aguardar até dia 11 do mesmo mês para receber este duo na sua Casa da Música (preço único 35 euros).

Cais à Noite: uma “estiva” de electrónica pt-pt
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2017 · 23:25 ·


Será um cais incomum aquele que se apresentará aos "marinheiros" que atracarem no Cais Criativo da Costa Nova em Ílhavo entre Julho e Agosto. Os estivadores serão bandas de relevo do panorama musical electrónico (nas mais variadas formas) português, nomes em que se enquadram os Fisrt Breath After Coma, Holy Nothing, Mirror People, Los Luchos, Sensible Soccers e os White Haus com os Djs a serem servidos no pós-concertos por “cortesia” da Prime e dos próprios elementos das bandas em contenda.

Os primeiros a darem estiva serão os Mirror People (8 de Julho) seguidos dos Sensible Soccers (22 de Julho), White Haus (23 de Setembro), Los Luchos (29 de Julho), First Breath After Coma (19 de Agosto) e Holy Nothing (26 de Agosto). Este ciclo é organizado pela 23 Milhas - projecto cultural do município de Ílhavo e pela Tomorrow Comes Today e terá o custo de 8 euros por concerto ou 40 euros se a pretensão for comprar um passe geral.

Melt-Banana estreiam-se em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2017 · 23:21 ·


O som é difícil de caracterizar ou encaixotar. A música é propícia a partir tudo à sua passagem. Senhoras e senhores, eis os Melt-Banana, que 25 anos depois de começarem a carreira e quatro anos após Fetch, o seu último álbum, irão finalmente estrear-se em Portugal pelas mãos da Amplificasom e Lovers & Lollypops.
 
O concerto acontece no Maus Hábitos, no Porto, a 28 de Setembro. Os bilhetes têm o preço único de 10€ e já estão à venda. Não é preciso dizer "imperdível", pois não?

Os lobos contra-atacam
· POR Paulo Cecílio · 03 Jul 2017 · 23:16 ·


Três anos depois do acto falhado que foi Celestite (bem, há quem goste), os Wolves In The Throne Room anunciaram esta semana o seu regresso aos discos. Thrice Woven será o título do novo trabalho da banda de black metal hipster norte-americana e conterá cinco temas, que incluem o input extremamente válido de gente como Steve Von Till, Anna Von Hausswolff e Zeynep Oyku.

Ainda não há single, mas há um teaser de 39 segundos que deixa antever aquilo que aí vem. Thrice Woven tem data de lançamento marcada para o dia 22 de Setembro.

Melanie De Biasio anuncia novo álbum
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2017 · 22:21 ·


Lilies
será o seu nome e fará o seu debute no próximo dia 6 de Outubro via Play It Again Sam. Combinação medrada na dicotomia luz/sombra, Lilies floresce maracad pelo tom do piano, marca distintiva impressa nas nove canções que compõem o disco.

Com Lilies, De Biasio afirma “voltar às raízes da criatividade através dos materiais simples”. Uma frase que se liga ao processo de criação e gravação do disco: “Estava numa sala sem luz, dia e noite, fria. Muito desconfortável. Apesar de tudo senti-me livre. Estava feliz por ter este sentimento, não precisava de mais nada”. Deste desconforto reconfortante saiu “Gold Junkies”, novo single com que por ora vos deixamos.

This Is The Kit: Moonshine Freeze chega em Julho
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2017 · 22:18 ·


A banda encabeçada por Kate Stables e onde se incluem os nomes de Rozi Plain, Jamie Whitby-Coles, Neil Smith e Jesse D Verno está de volta ao activo. Depois de um último, e bem acolhido, Bashed Out (2015), os This Is The Kit voltam à carga com Moonshine Freeze, LP que se estreará no dia 7 de Julho e que acaba de dar a conhecer o single “Bullet Proof”.

Misto de clubes nocturnos parisienses deixados à memória nos anos 80 e canções de embalar, Moonshine Freeze foi escrito integralmente por Kate Stables e teve ao volante da produção o “pjharviano” John Parish. “Bullet Proof” aqui em baixo.

Wiki: Há “touro lindo”
· POR Fernando Gonçalves · 03 Jul 2017 · 22:09 ·


E há mesmo (que António Bastinhas não o veja). “Pretty Bull” é o novo single do rapper nova-iorquino Wiki, tema que mostra o artista no seu elemento, ou seja, a baixa de Manhattan.

A noticia podia alongar-se e falar sobre os cinco espectáculos que Wiki vai levar a cabo na “Big Apple”mas não o vamos fazer. Boas faenas com “Pretty Bull”. Para ver e ouvir ali dentro.

Gonçalo + Castello Branco: vem aí a compilação com selo Bodyspace que junta artistas portugueses e brasileiros
· POR André Gomes · 03 Jul 2017 · 14:32 ·


Depois de no nosso décimo aniversário termos lançado uma compilação com o selo da Optimus Discos que juntava 10 casais de artistas portugueses (lembram-se?), chegou a altura de mostrar ao mundo a compilação com canções inéditas que andamos a preparar nos últimos tempos e que juntará músicos portugueses com brasileiros. Isso mesmo.

A primeira amostra deste registo junta o português Gonçalo com o brasileiro Castello Branco e pode ser ouvida - e vista, que coisa bela - ali em baixo. Chama-se "Mar Nenhum" e o seu título é bastante ilustrativo da relação que queremos promover entre a música portuguesa e brasileira. "Mar nenhum. Vivam, sintam, trinquem. O agora acabou de passar e voltar amanhã é uma promessa", diz Gonçalo Alvarez. 

ARQUIVO

Parceiros