Setembro 2015
Mono e The Ocean divulgam teaser de Transcendental
· POR António M. Silva · 30 Set 2015 · 15:45 ·


Se o encontro entre os Mono e os The Ocean vos deixou de água na boca, vão gostar disto. Tal como diz o título ali em cima, as duas bandas lançaram agora para o vasto mundo da web um teaser de quase quatro minutos que mostra o que nos reserva Transcendental.

O split entre os japoneses e alemães conta com duas faixas – uma de cada banda, num total de 24 minutos – e será editado em vinil colorido de 12’’ e CD. Transcendental chega às lojas no próximo dia 23 de Outubro, via Pelagic Records.

De Montreal com amor
· POR António M. Silva · 30 Set 2015 · 15:41 ·


Essa pequena maravilha que é o Bandcamp guarda um dos álbuns mais bonitos e originais de 2015. Chama-se Sailor Boy, é da autoria de Noordwiijk (pseudónimo musical do canadiano Jeremie) e está disponível em cassete via Jeunesse Cosmique.

São pouco mais de trinta minutos de colagens de som, texturas e experiências electroacústicas que contam a história (imaginada?) de um rapaz que se aventurou a atravessar o Atlântico em 1952. É para ouvir, à pala, ali em baixo.

Sunn O))) editam Kannon em Dezembro
· POR António M. Silva · 30 Set 2015 · 15:09 ·


Depois de assinarem dois álbuns colaborativos com os Ulver e Scott Walker, os Sunn O))) preparam-se para editar novo disco – agora a solo - no quarto dia do último mês de 2015. Kannon, assim se chama o novo álbum, será editado pela Southern Records e conta com participações de gente tão ilustre como Attila Csihar, Oren Ambarchi, Rex Ritter, ou Steve Moore.

De acordo com a própria Southern Lord Records, Kannon deve tanto a Monoliths & Dimensions, como a discos como Panzerfaust - o que leva a editora a apelidar este do disco mais “metal” que Stephen O'Malley e Greg Anderson escreveram nos últimos anos.

1. Kannon 1
2. Kannon 2
3. Kannon 3

Daughter: vem aí o segundo disco
· POR André Gomes · 30 Set 2015 · 11:52 ·


Pois é. Quase três anos depois do lançamento do disco de estreia de Daughter, If You Leave, que abanou com muitos bons corações, o trio londrino composto por Elena Tonra, Igor Haefeli e Remi Aguilella regressam em 2016 com um novíssimo disco intitulado Not To Disappear.

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. Acontece que a partir de hoje é já possível ouvir o primeiro single desse registo. Chama-se "Doing The Right Thing" e pode ser ouvido aqui em baixo. Aproveitem também para ver o vídeo realizado por Iain Forsyth e Jane Pollard. O alinhamento vem logo depois.



1. New Ways
2. Numbers
3. Doing The Right Thing
4. How
5. Mothers
6. Alone / With You
7. No Care
8. To Belong
9. Fossa
10. Made Of Stone
Mexefest: mais três nomes confirmados para a próxima edição
· POR André Gomes · 30 Set 2015 · 11:43 ·


Acabam de ser confirmados mais três nomes para a edição 2015 do Vodafone Mexefest. São eles: Márcia, Petite Noir e Benjamim. Entretanto convém dizer se calhar que termina hoje o prazo para adquirir o bilhete único para os dois dias a 40 euros. Não?

Já confirmados para o festival estão então Akua Naru, Anna B Savage, Ariel Pink, Benjamim, Benjamin Clementine, BLOCO: Tropkillaz, Karol Conka, Mahmundi, Bully, Chairlift, Da Chick, Do Amor, Ducktails, Georgia, Márcia, Patrick Watson, Peaches, Petite Noir, Selma Uamusse, Seven Davis Jr, They’re Heading West, The Parrots, Titus Andronicuse Villagers.

The Tallest Man on Earth apresenta-se em Lisboa no próximo ano
· POR André Gomes · 30 Set 2015 · 11:37 ·


Boas notícias para 2016. Kristian Matsson, que é como quem diz The Tallest Man on Earth, virá até Lisboa em 2016 para apresentar o seu novo álbum, Dark Bird is Home. O sueco apresenta este novo registo num concerto único no Armazém F no dia 6 de Fevereiro.

Os bilhetes estarão à venda no dia 3 de Outubro nos locais habituais e têm o preço único de 23 euros. Aqui em baixo podem ouvir uma das canções do último disco de The Tallest Man on Earth, "Sagres". Sim, é sobre Portugal. Não, não é sobre cerveja.,

Flo Morrissey mostra novo single
· POR André Gomes · 29 Set 2015 · 17:38 ·


Flo Morrissey mostrou recentemente o single "If You Can’t Love This All Goes Away", uma das canções que fazem parte do seu disco de estreia, Tomorrow Will Be Beautiful. A canção, gravada inicialmente em demo lá atrás em 2012, conhece agora uma nova roupagem. A canção foi produzida e misturada por Dan Grech (The Vaccines, Lana Del Rey, Tom Odell, Wolf Alice).

Podem ouvir o single em questão ali em baixo. Não temos a certeza se é próprio para consumo dos mais taciturnos. O disco já anda por aí e foi lançado com selo da Glassnote.



Mais um cartaz de luxo no Guimarães Jazz
· POR Nuno Catarino · 29 Set 2015 · 10:30 ·
Archie Shepp

O Guimarães Jazz vai decorrer entre os dias 5 e 14 de Novembro e, mais uma vez, apresenta um cartaz luxuoso. Nesta sua 24ª edição o festival de Guimarães leva ao Centro Cultural Vila Flor grandes nomes americanos e europeus e ainda promove jovens projectos nacionais. Pelo festival vão passar Archie Shepp, Jason Moran (apresentando "Fats Waller Dance Party"), Joshua Redman (com o quarteto James Farm), Maria Schneider (e a sua Orchestra), Taylor Ho Bynum (com o seu quinteto), Cholet-Känzig-Papaux Trio, Brian Blade (and The Fellowship Band) e o histórico grupo Oregon (de Ralph Towner).

No festival actuam ainda dois projectos nacionais, a parceria do Projeto Guimarães Jazz com a Porta-Jazz (que no passado resultou nos discos superlativos de João Guimarães e Susana Santos Silva) e a Big Band e Ensemble de Cordas da ESMAE com direção Taylor Ho Bynum e Tomeka Reid.

Mexefest: mais três nomes para a próxima edição
· POR André Gomes · 28 Set 2015 · 11:42 ·


São mais três os nomes confirmados hoje mesmo para a próxima edição do Vodafone Mexefest, o festival que acontece na Avenida da Liberdade nos dias 27 e 28 de Novembro. São eles Peaches, Seven Davis Jr e Da Chick. O trio junta-se a um cartaz onde estão já confirmados Bully, Georgia, The Parrots, Akua Naru, Anna B Savage, Ariel Pink, Benjamin Clementine, BLOCO: Tropkillaz, Karol Conká, Mahmundi, Chairlift, Do Amor, Ducktails, Patrick Watson, Selma Uamusse, They’re Heading West, Titus Andronicus e Villagers.

Lembramos que os passes para a edição 2015 do festival estão à venda nos locais habituais e custam 40 euros. Apressem-se.

Coreto Porta-Jazz apresenta o seu terceiro disco
· POR Nuno Catarino · 28 Set 2015 · 11:24 ·


A editora Carimbo Porta-Jazz, a vertente editorial da associação de músicos de jazz do Porto, prepara-se para editar o terceiro álbum do Coreto Porta-Jazz. O Coreto é um colectivo representativo da associação, que reúne alguns dos nomes sonantes da cena jazz portuense, como João Pedro Brandão, José Pedro Coelho, Rui Teixeira, Susana Santos Silva e Hugo Raro, entre outros. Gravado ao vivo, o terceiro registo do grupo terá por título Sem Chão - Ao Vivo na Porta-Jazz e reúne composições originais gravadas a 8 e 9 de Maio. Este será o décimo oitavo lançamento do Carimbo Porta-Jazz. O disco já está disponível online.

Carpe Diem acolhe Festival de Música Improvisada
· POR Nuno Catarino · 28 Set 2015 · 11:20 ·
Pedro Sousa © Vera Marmelo

No domingo eleitoral, dia 4 de Outubro, o Carpe Diem (Palácio Pombal, Rua do Século 79, em Lisboa) vai acolher um Festival de Música Improvisada. Este evento surge na sequência do ciclo "60/3 Concertos Improvisados", que tem levado música improvisada e experimental àquele espaço. O festival vai apresentar as seguintes actuações: Bruno Parrinha / Luís Lopes / Ricardo Jacinto; David Maranha / Hernâni Faustino / Riccardo D. Wanke / Raphael Soares; The Orm; Pedro Sousa (instalação); e "Desterronics".

Destaca-se a originalidade de algumas das propostas: o saxofonista Pedro Sousa a apresentar A Song for True: Performance for Plural Larynx, uma instalação de vários saxofones soprados por um compressor; The Orm, o mais recente projecto de Filipe Felizardo, num duo de guitarras eléctricas com Tiago Silva; e a actuação ao vivo de "Desterronics", a roda de electrónicas de formação variável conduzida por Jari Marjamaki, que acontece regularmente às quartas-feiras no Desterro, que aqui se apresenta pela primeira vez "fora de casa". A música vai arrancar a partir das 16h e vai decorrer até às 21h, com a entrada a valer 6€.

Este festival marca também o arranque da nova temporada do ciclo "60/3 Concertos Improvisados", que passará a ter regularidade semanal, sempre às sextas-feiras às 19h - a programação para os próximos concertos do ciclo será desvendada em breve.
Zona Não Vigiada: sai Skepta, entram Newham Generals, Jammz e Logan Sama‏
· POR João Morais · 25 Set 2015 · 18:01 ·


“Skepta em Chelas com entrada livre”? Nós bem sabíamos que parecia bom de mais para ser verdade. Infelizmente, o britânico cancelou a sua presença no Festival Zona Não Vigiada, evento que terá lugar amanhã em Chelas, por razões aparentemente desconhecidas. Felizmente, não nos podemos queixar da emenda - ou melhor, das emendas: Newham Generals, crew lendária do grime composta por D Double E e Footsie, foram os escolhidos para “tapar o buraco”. E como se não bastasse, trazem com eles o jovem Jammz, apontado por muitos como um dos nomes mais promissores do género, e o DJ Logan Sama.

De resto, tudo se mantém igual. Norberto Lobo, Iguanas, Pega Monstro, DJ Lilocox & DJ Maboku, DJ Firmeza e os nomes acima confirmados vão todos estar amanhã na Casa Conveniente, na Zona J, para um evento que tem início marcado para as 15 horas e que promete boa música até às 21h. E o melhor de tudo, como já dissemos, é que não se paga nada, zero, rien. Não se atrevam a ficar em casa a vegetar.

Sofa Surfers no Porto
· POR Paulo Cecílio · 24 Set 2015 · 18:21 ·


A banda austríaca regressará a Portugal para um concerto em que o mote será a apresentação de Scrambles, Anthems and Odysseys, o seu novo álbum, editado este ano. Diz o grupo que o sucessor de Superluminal é um álbum «sobre o presente, o passado e o futuro»; poderemos confirmá-lo no dia 5 de Novembro, na Casa da Música, no Porto. Os bilhetes custam 15 euros e já estão à venda. Ouçam um dos primeiros singles, "The Fixer", aqui em baixo.

Kode 9, novo disco, música nova
· POR Rafael Santos · 24 Set 2015 · 18:16 ·


Quatro anos volvidos sobre Black Sun, Kode 9 prepara-se para editar o seu terceiro disco de originais. Nothing será posto à venda no dia 6 de Novembro, obviamente com a chancela da Hyperdub, e crê-se que se aventurará ainda mais na fértil quinta da bass-music. A julgar pela primeira amostra, "Respirator", hoje tornada conhecida no You Tube, o escocês Steve Goodman demonstra uma vez mais desígnio em incorporar na sua produção algumas das tendências da electrónica urbana actual, moldando-as à sua vontade; no caso concreto do novo tema, é indisfarçável o frenesim do footstep naquela ambiência soturna que tanto caracteriza o projecto. Enquanto Nothing não chega, oiçam "Respirator", e depois digam alguma coisa. Podendo.


Ano louco para Hieroglyphic Being
· POR António M. Silva · 24 Set 2015 · 15:32 ·


Hieroglyphic Being – que actua amanhã no Lux Frágil, numa noite Green Ray com curadoria de Levon Vincent - tem tido um ano particularmente produtivo. Depois de anunciada a edição de We Are Not The First, que junta Marshall Allen a Greg Fox, Shahzad Ismaily ou Elliott Levin e chega lá mais para o final do ano pela RVNG Intl., Jamal Moss fez saber que está a ultimar a edição de The Acid Documents .

Editado originalmente numa série de CD-R caseiros disponíveis exclusivamente na loja londrina Sounds Of The Universe, The Acid Documents terá direito a uma edição oficial pela Soul Jazz Records. Este é apenas um de dois discos que Jamal Moss vai editar pela discográfica. Em Janeiro de 2016, o músico de Chicago vai editar o primeiro disco do seu projecto paralelo Africans With Mainframes. Enquanto esta avalanche de música não fica disponível, recordemos o exótico “Civilization That Is Dying”.

Stefan Goldmann prepara Anchors
· POR António M. Silva · 24 Set 2015 · 15:30 ·


O produtor e DJ Stefan Goldmann (e um dos regulares da mítica Berghain, em Berlim) tem novo EP na calha. Chama-se Anchors, é composto por três faixas que fazem da sucessão de loops uma regra e vai ter direito a uma edição em 12’’ com selo da Macro. O primeiro tema retirado a Anchors já está disponível no Youtube e pode ser ouvido ali em baixo.

Negro Leo lança novo disco
· POR André Gomes · 24 Set 2015 · 11:41 ·


Negro Leo, cantor, compositor e instrumentista maranhense radicado no Rio de Janeiro, prepara-se para lançar o seu quinto trabalho solo. Chama-se Niños Heroes e foi gravado em diversas sessões durante 2015. Neste disco, Negro Leo é acompanhado por Thomas Harres (bateria), Felipe Zenícola (baixo) e Eduardo Manso (guitarra). Conta ainda com as participações de Alexander Zhemchuzhnikov (saxofone), Paulo Dantas (saxofone), Arthur Lacerda (eletrónicas) e Marcos Campello (guitarra).

Niños Heroes é um disco de improvisações, free jazz, noise e de mensagens politicas e sociais. É um bom exemplo da música anárquica que Negro Leo se orgulha de produzir. Podem ouvir o disco aqui em baixo.

Júlio Resende lança novo disco no CCB
· POR Nuno Catarino · 24 Set 2015 · 10:50 ·


O pianista Júlio Resende prepara-se para lançar um novo disco, que será o sucessor de Amália, no próximo mês de Outubro. Sem desvendar muita informação sobre o novo material gravado, Resende vai apresentar esse disco com um espectáculo ao vivo no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia dia 28 de Novembro. A acompanhar Júlio Resende neste espectáculo estarão dois convidados muito especiais: a espanhola Sílvia Pérez Cruz e o brasileiro Moreno Veloso.

Manuel Mota com quatro novos discos
· POR Nuno Catarino · 24 Set 2015 · 10:44 ·
Manuel Mota © Vera Marmelo

O guitarrista Manuel Mota, um dos mais originais exploradores da guitarra da actualidade, acaba de anunciar a edição de quatro novos discos. Pela sua editora Headlights serão editados dois novos registos: Exodus e Sete, ambos com edição limitada de 50 cópias. Pela editora Yew, de Brooklyn, será editado um novo cd de Mota em duo com Margarida Garcia (limitada a 200 exemplares). Completando esta época de edições, Mota apresenta ainda um novo trio, com Giovanni Di Domenico e Tatsuhisa Yamamoto, numa edição Soundshots Series (limitada a 100 cópias). Manuel Mota vai ainda tocar a solo na ZDB, a 8 de Outubro. Actuando na primeira parte de Circuit Des Yeux, o concerto serve de apresentação aos ​seus ​novos​ discos​. 

A Tribe Called Quest com reedição de luxo
· POR Paulo Cecílio · 23 Set 2015 · 17:01 ·


Peoples' Instinctive Travels And The Paths of Rhythm é ainda hoje considerado um dos pilares do hip-hop - com razão - e o seu 25º aniversário será celebrado da melhor maneira. O primeiro álbum dos A Tribe Called Quest será reeditado a 13 de Novembro, tendo sido remasterizado por Bob Power a partir das cassetes originais, e conterá igualmente remisturas por parte de gente influenciada pelo colectivo. Vejam um pequeno teaser em baixo.

Evols apresentam disco novo
· POR Paulo Cecílio · 23 Set 2015 · 14:55 ·


Obrigado mas dispensamos? Nada disso. Os Evols, (agora) quinteto nortenho dono de uma sonoridade rock que engloba todas as nossas vertentes preferidas - post, shoegaze e quejandos - preparam-se para editar o seu novo álbum, simplesmente intitulado II, pela Wasser Bassin. O concerto de apresentação do mesmo decorrerá no Passos Manuel esta sexta-feira pelas 23h e a entrada, com oferta do disco em si, vale 9,90€. Ouçam "Kindness And Talk" aqui em baixo.

Bodyspace apresenta: Jófríður Ákadóttir no Café au Lait (Porto)
· POR André Gomes · 23 Set 2015 · 11:42 ·
© Sofia Miranda

Bodyspace Apresenta:
Jófríður Ákadóttir
 
Café au Lait, Porto
18 de Outubro, domingo
19 horas
 
Entrada livre
 
O seu nome pode não dizer muito mas a islandesa Jófríður Ákadóttir é uma das maiores forças criativas da nova cena musical de Reykjavík. Para além de fazer parte dos projectos Pascal Pinon e Samaris, dois dos mais interessantes nomes da música islandesa da actualidade, Jófríður Ákadóttir começa agora a dar os primeiros passos para assumir uma carreira a solo, estando neste momento a gravar o seu disco de estreia. O seu nome não deverá permanecer então um segredo durante muito mais tempo, sobretudo tendo em conta a beleza da sua voz e das suas composições, algo que se pode perceber muito facilmente ouvindo as canções de Pascal Pinon ou Samaris, apesar das diferenças entre ambos os projectos. Na sua estreia absoluta em Portugal, Jófríður Ákadóttir apresentará algumas das canções que farão parte do seu disco de estreia num concerto que se adivinha intimista e imperdível.
Cat Power regressa a Portugal
· POR André Gomes · 23 Set 2015 · 11:29 ·


E é já dentro de poucas semanas. A norte-americana Cat Power, que é como quem diz Chan Marshall, vai estar em Portugal para dois concertos em nome próprio. No dia 31 de outubro a artista irá actuar em Lisboa, no Grande Auditório do CCB, e no dia seguinte, 1 de Novembro, apresenta-se no Porto actuando no Hard Club.

Não existe propriamente um novo disco mas existem ainda as canções de Sun, editado em 2012. E depois existe Cat Power. E só isso já deve garantir um bom espectáculo.

La Luz na Casa Independente
· POR Paulo Cecílio · 22 Set 2015 · 16:34 ·
© Andrew Imanaka

Donas de uma surf pop bonitinha, as La Luz editaram este ano o seu segundo álbum de originais, Weirdo Shrine, pela Hardly Art. A apresentação do mesmo em Portugal - que será também a estreia do quarteto por cá - está marcada para o próximo dia 11 de Outubro, na Casa Independente, em Lisboa, pelas 19 horas. A entrada custa 10 euros.

Jean-Michel Jarre a dar tudo
· POR Paulo Cecílio · 22 Set 2015 · 15:38 ·


Um dos grandes pais da música electrónica tem disco novo prestes a sair, Electronica 1, com data de lançamento marcada para 16 de Outubro. O álbum contém participações especiais de gente da nova vaga como M83, Boys Noize ou Fuck Buttons, para além de John Carpenter e Pete Townshend, entre muitos outros nomes de peso; não obstante, o seu sucessor está já a ser preparado, tendo como título óbvio Electronica 2 e edição prevista para o próximo ano. Este último contará com David Lynch, Julia Holter e Gary Numan. Vejam um trailer para o primeiro tomo aí em baixo.

Mexefest junta mais três nomes ao cartaz
· POR André Gomes · 22 Set 2015 · 11:32 ·


Bully, Georgia, The Parrots. São as três mais recentes confirmações para o Vodafone Mexefest, o festival que acontece nos dias 27 e 28 de Novembro na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Os bilhetes estão à venda: 40 euros é o que custa o passe único para os dois dias se comprado até 30 de Setembro.

A listagem dos nomes já confirmados é a seguinte: Akua Naru; Anna B Savage; Ariel Pink; Benjamin Clementine; BLOCO: Tropkillaz, Karol Conká, Mahmundi; Bully; Chairlift; Do Amor; Ducktails; Georgia; Patrick Watson; Selma Uamusse; They’re Heading West, The Parrots; Titus Andronicus; Villagers.

DJ Firmeza lança EP com selo da Príncipe
· POR André Gomes · 22 Set 2015 · 11:27 ·
© Marta Pina

DJ Firmeza lança o seu primeiro EP na Príncipe Discos no próximo dia 16 de Outubro. O registo chama-se Alma Do Meu Pai e a faixa que dá título ao disco está desde hoje em streaming no soundcloud da Príncipe. Podem ouvir o tema ali em baixo.

A próxima actuação ao vivo de DJ Firmeza será no no evento Zona Não Vigiada (com entrada livre) que acontecerá no próximo Sábado, entre as 15 e as 21 horas, na Zona J, em Chelas, ao lado de nomes como Norberto Lobo, Pega Monstro ou Newham Generals.

Jazz de regresso aos Açores
· POR Nuno Catarino · 22 Set 2015 · 10:43 ·
Ricardo Toscano © Márcia Lessa

Aproxima-se mais uma edição do Angrajazz, o Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo (Terceira, Açores). De 1 a 3 de Outubro o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo volta a acolher um programa diversificado, onde se encontram grandes nomes americanos, europeus e nacionais. O festival arranca no dia 1, quinta-feira, com as actuações do René Urtreger Trio e da Orquestra Angrajazz com o saxofonista convidado Ricardo Toscano.

Na noite de sexta, dia 2, actuam o Sexteto Jazz de Lisboa (também com Toscano) e o Jeff Denson Trio com um convidado muito especial, o histórico saxofonista Lee Konitz. A 17ª edição do Angrajazz encerra no sábado, dia 3, com concertos do ensemble de Tord Gustavsen e do consagrado cantor americano Gregory Porter.

Máquina Del Amor estreia-se em disco
· POR Paulo Cecílio · 21 Set 2015 · 17:13 ·


O projecto nasceu em Braga, virtude do cruzamento entre duas bandas locais: peixe:avião e Smix Smox Smux. Desta união entre Miguel Macieira, José Figueiredo, Filipe Palas e Ronaldo Fonseca nasceram os Máquina Del Amor, que acabam de colocar no mundo aquele que é o primeiro single de um disco que sairá em Novembro próximo. "Má Onda, Parte I" pode desde já ser ouvido no Youtube (com videozinho a acompanhar, claro), sendo que a banda faz parte do cartaz da Braga Music Week e o disco sairá com o selo da Azul de Tróia. Para ouvir com atenção.

Braga Music Week arranca esta sexta
· POR Paulo Cecílio · 21 Set 2015 · 17:09 ·


A cidade dos arcebispos será, a partir desta semana, inundada com música. A terceira edição da Braga Music Week arranca no dia 25 de Setembro com o grindcore dos Serrabulho e o caos dos Wanderer, que actuam no Sé La Vie pelas 22h (entrada a 4€), estando ainda previstos, ao longo de nove dias, concertos de Plus Ultra, PISTA, Atila, Toulouse, Ermo ou Leviatã, entre muitos outros, num evento promovido por três agentes locais: a NAAM, a Bazuuca e as meninas da MOOH. Entre 25 deste mês e 3 de Outubro, iremos tão a Braga.

Um supergrupo para exterminar os outros
· POR Paulo Cecílio · 21 Set 2015 · 17:05 ·


Imaginem uma sala fechada, repleta de instrumentos, onde o som é tão denso que atrai para junto de si tudo ao seu redor. Imaginem que esses mesmos instrumentos fazem parte de uma orquestra, liderada por J.R. Robinson, artista visual e sonoro oriundo de Chicago, que nos últimos anos tem editado discos com o moniker Wrekmeister Harmonies, projecto que, a 13 de Novembro próximo, editará novo disco intitulado Night Of Your Ascension pela reputada Thrill Jockey.

Agora imaginem que dessa mesma orquestra fazem parte os seguintes músicos: Lee Buford e Chip King (The Body), Alexander Hacke (Einstürzende Neubauten), Cooper Crain (Cave), Marissa Nadler, Mary Lattimore, Olivia Block, Eric Chaleff (Bloodiest), Dylan O’Toole e Ron DeFries (Indian), Bruce Lamont, Sanford Parker (Twilight), Mark Solotroff (Anatomy Of Habit), Solomon Lee Walker, Chris Brokaw (Come) e Jaime Fennelly (Mind Over Mirrors). Na verdade, deixem de imaginar: vejam só o trailer.

David Gilmour lança novo disco
· POR André Gomes · 21 Set 2015 · 16:17 ·


O novo álbum a solo de David Gilmour, agora que os Pink Floyd parecem estar realmente enterrados, foi editado mundialmente na passada sexta-feira, dia 18 de Setembro de 2015. Rattle That Lock encontra-se em pré-venda no iTunes e a faixa-título, “Rattle That Lock”, pode ser ouvida desde já.

O vídeo deste single é uma animação desenhada pelo projecto londrino Trunk Animation, que retrata várias facetas de Paradise Lost de John Milton, de onde Polly Samson foi buscar a inspiração para escrever a letra de "Rattle That Lock". Para ver e ouvir aqui em baixo.

A noite dos loops eternos, hoje no Musicbox
· POR António M. Silva · 18 Set 2015 · 11:38 ·


É já hoje que o Musicbox abre as portas para uma noite para mais tarde recordar. O lendário William Basinski - que no sábado vai apresentar a sua desintegração em tempo real no Amplifest - sobe mais logo ao palco da sala do Cais do Sodré em apresentação do contemplativo Cascade. A acompanhá-lo estarão o madeirense Jerome Faria, Mr. Herbert Quain e Cruz. A noite começa pelas 22h00 e os bilhetes valem 10 euros. Vemo-nos lá?

Gume apresentam-se na Crew Hassan
· POR António M. Silva · 18 Set 2015 · 11:36 ·


Depois de um período marcado pela discrição, a Crew Hassan mudou-se de armas e bagagens para os Anjos e, aos poucos, começa a retomar a fervilhante actividade que a tornou num dos espaços mais aliciantes em Lisboa. Prova disso mesmo é o concerto desta noite dos Gume, quinteto responsável por uma das mais auspiciosas estreias em palco em 2015.

Formados por Yaw Tembe (trompete e voz), Pedro Monteiro (contrabaixo), Guilherme Parreira (bateria), Miguel Monteiro (saxofone alto e clarinete) e André David (guitarra eléctrica), os Gume apresentam uma fusão groovada (e tropical q.b.) entre jazz e spoken-word. O concerto começa pelas 21h00 e os bilhetes custam 3 euros (4 euros para não sócios).

Porto apaga as velas à Lovers
· POR Paulo Cecílio · 17 Set 2015 · 18:17 ·


A editora celebra este ano dez de existência e, como costuma ser habitual nestes casos, quem recebe as prendas somos nós. Mais concretamente o Porto: entre 13 de Outubro e 5 de Novembro, a cidade acolherá concertos de artistas tão díspares (e bons) quanto Islam Chipsy, Girls Names, Probosci, Mac McCaughan, Bitchin Bajas e Boogarins, com respectivas primeiras partes, num mês infernal para aqueles que ou não têm dinheiro para ir do sul a norte ou não têm trocos suficientes para as entradas. Mas com jeitinho e sacrifício tudo se arranja, não é verdade? Todas as informações aí em baixo.



13/10: Islam Chipsy / EEK + Vive Les Cônes @ Maus Hábitos, 10€ (8€ se apresentarem a pulseira do Milhões de Festa)
26/10: Girls Names @ Café Au Lait, 8€
5/11: Probosci + L’Œillère @ Circuito Católico e Operário do Porto, 5€
8/11: Mac McCaughan @ Passos Manuel, 8€
12/11: Bitchin Bajas + Henrique Diaz @ Circuito Católico e Operário do Porto, 5€
15/11: Boogarins + Cave Story + The Sunflowers @ Maus Hábitos, 12€ (15€ na porta)
Novo disco de Wavves chega em Outubro
· POR André Gomes · 17 Set 2015 · 17:22 ·


Estão com saudadinhas de rock 'n' roll? "Way Too Much" é o primeiro single do novo disco de Wavves - chama-se V - e pode ser ouvido - e visto, já agora - ali em abaixo. O novo trabalho da banda de Nathan Williams é editado via Ghost Ramp/Caroline. 

Querem saber mais coisas? Nós ajudamos: O quinto disco da banda foi produzido por Woody Jackson e, de acordo com os relatos, é um disco de banda. Passamos a explicar: Stephen Pope e Alex Gates partilharam com Nathan Williams as tarefas de escrita das canções. Sem mais demoras, "Way too much".

Peach Kelli Pop em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 17 Set 2015 · 15:21 ·


As garage rockers irão actuar no país em Outubro, trazendo consigo o seu terceiro disco de originais e muita festa fofinha. A 7 de Outubro as Peach Kelli Pop passarão pelo Café Au Lait, no Porto, com a primeira parte a cargo de Tomba Lobos, e no dia seguinte actuarão no Damas, em Lisboa, com Vaiapraia e as Rainhas do Baile e DJ set de Dead Cansado. Em ambos casos a entrada custa 6€.

Mucho Flow encerra cartaz
· POR Paulo Cecílio · 17 Set 2015 · 15:19 ·
© Mariana Castro Photography

O festival de Guimarães, que ocorre no dia 10 de Outubro, anunciou os últimos nomes que farão parte de um cartaz que já contava com Circuit Des Yeux e Girl Band, entre outros. A última fornada é, toda ela, nacional: Jibóia, Ricardo Remédio, Galgo, El Rupe e Acid Acid também estarão presentes no Minho, naquela que será a terceira edição do Mucho Flow, que começa já a deixar a sua marca no panorama festivaleiro nacional. O Mucho Flow terá lugar no CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura de Guimarães) e os bilhetes custam 15€.

Fim-de-semana de jazz na Parede
· POR Nuno Catarino · 17 Set 2015 · 12:43 ·
Mette Rasmussen © Peter Gannushkin

Conforme já tínhamos anunciado, no fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro realiza-se a segunda edição do Festival de Jazz e Música Improvisada da Parede. Assim, ao longo de dois dias a SMUP vai apresentar concertos de Abdul Moimême & Eduardo Chagas, Signs of the Silhouette & Hernâni Faustino, Maria Radich & José Bruno Parrinha, Maria do Mar / Ricardo Ribeiro / Ricardo A. Freitas, Paulo Curado Trio e ZNGR Electro-Acoustic Ensemble (projecto de Carlos Zíngaro).

Além do festival, no domingo seguinte, dia 27, a SMUP acolhe mais um evento "Combat Jazz", com dois concertos programados pela Clean Feed: Mette Rasmussen a solo (toca no sábado anterior na Culturgest) e Gard Nilssen’s Acoustic Unity (vale a pena escutar o disco de estreia do grupo). Estes concertos de domingo arrancam pelas 18h30 e a entrada vale 7€ (não sócios) e 5€ (sócios).

Kode9 prepara regresso às edições
· POR António M. Silva · 17 Set 2015 · 12:39 ·


Steve Goodman, fundador da basilar Hyperdub, prepara-se para regressar aos discos enquanto Kode9. Nothing, assim se chama o novo álbum do produtor, chega depois de quatro anos de hiato – e apenas um após a morte de Spaceape, colaborador habitual de Kode9.

Para já, são ainda desconhecidos quaisquer avanços para Nothing, mas a Hyperdub fala-nos de um disco “obcecado por zeros” e que junta “bandas-sonoras de filmes de terror, samples de library music e j-pop ao grime, dubstep e footwork de Chicago”. Aliciante. Para o próximo ano, está já prometida uma digressão audiovisual, em colaboração com o artista Lawrence Lek – façamos figas para que passe em Portugal.

1. Zero Point Energy 
2. Notel 
3. Void 
4. Holo 
5. Third Ear Transmission feat. The Spaceape 
6. Zero Work
7. Vacuum Packed
8. Wu Wei
9. Casimir Effect
10. Respirator
11. Mirage
12. 9 Drones
13. Nothing Lasts Forever
Max Richter edita Sleep
· POR António M. Silva · 17 Set 2015 · 12:32 ·


É uma das propostas mais improváveis do ano e vem assinada por Max Richter. Apropriadamente chamado Sleep, o novo disco do compositor britânico dura qualquer coisa como oito horas – mais ou menos o mesmo que uma boa noite de sono – e é definido pelo próprio como “uma balada para um mundo frenético”. Editado pela histórica Deutsche Grammophon, Sleep está disponível em duas edições: uma com as tais oito horas, e outra - mais acessível - com apenas uma.

O disco terá honras de apresentação integral em Londres e Berlim (os concertos estendem-se entre a meia-noite e as oito da manhã), durante a qual os espectadores são convidados a sonhar ao som da música de Richter – será que Serralves vai voltar a transformar-se num dormitório gigante, como quando recebeu Christoph Heemann e Timo Van Luyck? Para já, vale a pena dar uma escuta ao pequeno trailer onde Max Richter explica um pouco do conceito por detrás da sua nova obra.

Um aperitivo para o novo disco dos Destruction Unit
· POR António M. Silva · 17 Set 2015 · 12:29 ·
© Sam Monkarsh

Chama-se “The Upper Hand” e é o último single divulgado pelo quinteto mais devastador do Arizona antes do lançamento de Negative Feedback Resistor, que é editado amanhã ela excelsa Sacred Bones. O sétimo longa-duração dos Destruction Unit (oitavo se contarmos o split com os também americanos Black Sunday) sucede ao óptimo Deep Trip e o alinhamento pode ser visto ali em baixo, imediatamente antes de “The Upper Hand”.



1. Disinfect
2. Proper Decay
3. Salvation
4. Chemical Reaction / Chemical Delight
5. Animal Instinct
6. Judgement Day
7. If Death Ever Slept
8. The Upper Hand
Alex G mostra mais um tema de Beach Music
· POR André Gomes · 16 Set 2015 · 18:01 ·


Como é que estamos a nível de sonhos? Se estamos mal talvez Aleg G possa dar uma certa ajuda. Alex Giannascoli prepara-se para lançar o seu primeiro disco com selo da Domino no próximo mês de Outubro, mais precisamente no dia 9. O disco em questão chama-se Beach Music.

Alex Giannascoli, com 22 anos, prepara-se para se dedicar exclusivamente à música, deixando para trás os estudos ou um trabalho daqueles normais. E ainda bem. Pelo menos a ver por "Salt", uma das canções de Beach Music, que pode ser ouvida aqui em baixo. Algo nos diz que se vai ouvir falar muito deste nome durante os próximo tempos.

Linda Martini, Noiserv e Capicua em Espanha
· POR Alexandra João Martins · 16 Set 2015 · 16:20 ·
© Pedro Geraldes

O Portugal Alive é um pedacinho luso em Espanha. O evento, organizado pela Mostra Portuguesa em Espanha, pretende promover a cultura portuguesa no seio da comunidade emigrante no país vizinho através de concertos de música pop-rock,. Linda Martini, Noiserv e Capicua são os convidados para esta segunda edição do evento, cuja novidade principal é a realização do mesmo festival em duas cidades diferentes e em dias consecutivos. É como quem diz: a 2 de Outubro as bandas tocam em Barcelona (Sala Apolo, 20h) e no dia seguinte tocam em Madrid (Joy Eslava, 20h). A entrada? É gratuita.

Vai começar o Amplifestão
· POR Paulo Cecílio · 16 Set 2015 · 15:26 ·


É aquela altura do ano pela qual muitos anseiam, roendo as unhas até ao sabugo e suando em bica até pisar novamente o chão do Hard Club, beberricando uma cerveja ou algo mais enquanto as pesadas ondas sonoras que emanam de cada qual das salas arrepiam a pele e aumentam a gravidade. O Amplifest começa este fim-de-semana e levará até ao Porto não só umas centenas de fiéis, oriundos de vários pontos do globo, mas também um nome que há muito que era pedido pela intelligentsia melómana: os Converge, claro, estandarte para toda uma geração que assim regressam ao país - uma óptima oportunidade para revisitar Jane Doe e tudo o que lhe está associado.

Mas, como é costume, há muito mais: a força bruta dos Full Of Hell, as tempestades kösmische de Noveller (Fantastic Planet é um dos belos lançamentos de 2015), a desintegração em som de William Basinski, os grandes Altar Of Plagues e o hardcore século XXI dos Metz, só para dar alguns exemplos, entre outros tantos que farão as delícias de todos aqueles que se deslocarem até ao Porto neste fim-de-semana. O Amplifest arranca no sábado e durará até segunda-feira, com o preço do passe geral fixado nos 59€. Caso não tenham vontade de esperar e sigam já na sexta (como nós) haverá pré-party no Cave 45, a partir das 19h30, com a presença dos DJs do Ampli e seus media partners, que irão tão passar Swans. Vemo-nos lá e paguem finos.

Rodrigo Amado com novo álbum
· POR Alexandra João Martins · 16 Set 2015 · 15:19 ·


This is our language
é o 15ª álbum de Rodrigo Amado e é também lugar de reunião de alguns dos mais importantes nomes do free jazz actual: Kent Kessler, no contrabaixo, Chris Corsano, na bateria, e Joe McPhee, no sax alto e trompete. Editado pela polaca Not Two e gravado em estúdio, este álbum surge como extensão do concerto realizado pelo quarteto no CCB, em Lisboa, em 2012, para celebrar influência de McPhee em Amado.

Após um recheado ano de 2014 (três discos editados), o regresso do músico português estende-se aos palcos numa tour internacional do quarteto que, em alguns locais, contará com a presença de convidados como Matthew Shipp.



1 de Outubro
Teatro Maria Matos, Lisboa (c/ Matthew Shipp)
 
2 de Outubro 
Antuérpia, Bélgica
 
3 de Outubro
Schorndorf, Alemanha
 
4 de Outubro
Casa da Música, Porto
 
23 de Outubro
Festival Seixal Jazz, Seixal (c/ Rodrigo Pinheiro)
5 de Dezembro
Moscovo, Rússia
Novo álbum de Savages em 2016
· POR Alexandra João Martins · 16 Set 2015 · 14:46 ·


O quarteto britânico Savages anunciou o lançamento de um novo álbum para 2016, mas ainda não tem título ou data definidos. Apenas há o teaser de apresentação (que pode ser visto abaixo) cujas imagens foram capturadas numa residência de três semanas em Nova Iorque. O texto é da autoria de Phyllis Rose e a locução de Henry Rollins. Este será o segundo disco da banda, cujo álbum de estreia (Silence Yourself, de 2013) foi bastante aclamado.

Gui Amabis lança novo álbum
· POR Alexandra João Martins · 16 Set 2015 · 12:02 ·


O músico e produtor paulistano, Gui Amabis, lança agora um novo disco, Ruivo em sangue, depois dos sucessivos Memórias luso-africanas (2011) e Trabalhos Carnívoros (2012). Composto entre São Paulo e Lisboa, o novo álbum conta com nove faixas, metade das quais partem de parcerias entre o músico e Dustan Gallas, Regis Damasceno e Marcelo Cabral.

Ruivo em sangue pode ser descarregado gratuitamente a partir do site oficial e uma das músicas - "Graxa e Sal" - já tem vídeo. Além de ter trabalhado com Criolo e Lucas Santtana e de ter composto várias bandas sonoras, Gui Amabis produziu o último álbum de Rita Red Shoes, Life is a second love, daí a sua relação com a capital portuguesa.

Vodafone Mexefest anúncia mais três nomes
· POR André Gomes · 16 Set 2015 · 11:56 ·


Chairlift, Do Amor e They’re Heading West. São as três mais recentes confirmações para o Vodafone Mexefest, o festival que acontece na Avenida da Liberdade, em Lisboa, nos dias 27 e 28 de Novembro. O bilhete único para os dois dias do festival está já à venda nos locais habituais; custa 40€ até ao dia 30 de Setembro, passando a 45€ a partir de 1 de Outubro e a 50€ nos dias do festival.

E agora a lista total de confirmações até agora: Akua Naru; Anna B Savage; Ariel Pink; Benjamin Clementine; BLOCO: Tropkillaz, Karol Conka, Mahmundi; Chairlift; Do Amor; Ducktails; Patrick Watson; Selma Uamusse; They’re Heading West, Titus Andronicus e Villagers.

Esplendor Geométrico no Porto
· POR Paulo Cecílio · 15 Set 2015 · 18:42 ·


É bem possível que tenhamos andado distraídos, tantas são as coisas que se têm passado à nossa volta, mas ainda vamos a tempo de o anunciar, talvez: os Esplendor Geométrico, instituição do industrial espanhol e mundial, irão actuar no próximo dia 26 no Rivoli (Porto), naquela que será a sua estreia por cá e na qual erguerão bem alto (e sempre, sempre a um ritmo maquinal) os trinta e cinco anos de carreira que possuem. Os bilhetes custam uns estúpidos 5€, o que significa que não têm desculpa nenhuma para não ir. Isto é história, foda-se.

O Porto é punk
· POR Paulo Cecílio · 15 Set 2015 · 17:32 ·


No próximo dia 11 de Novembro o Cave 45 acolherá dois concertos de jarda pura: de um lado os Sunflowers, o duo garage mais fofinho da cidade Invicta, do outro Kim and the Created, banda norte-americana que acaba de se juntar à Burguer Records tendo já editado uma série de canções bonitas em cassete nos últimos anos. A festa do riff está, por isso, garantida. A entrada vale 8€ se a comprarem agora: no próprio dia aumenta para 10 euros.

Soldiers of Fortune em companhia de luxo
· POR António M. Silva · 15 Set 2015 · 17:26 ·


Os Soldier of Fortune, banda que junta membros de Oneida, Endless Boogie e Interpol, preparam-se para editar novo disco. Early Risers de seu nome, tem selo da Mexican Summer e estara na rua a 6 de Novembro.

Mas isto é apenas uma parte da notícia: a outra é que para gravar este Early Risers, Brad Truax, Kid Millions, Jesper Eklow e companhia convidaram Cass McCombs, Stephen Malkmus, Ethan Miller, Matt McAuley, Dan Melchion e Clark Bronson. Enquanto o álbum não nos chega, vale a pena ouvir “Nails” (o tema está disponível no Youtube.

Naytronix mostra novo single
· POR António M. Silva · 15 Set 2015 · 17:09 ·


Depois de termos anunciado por aqui um novo disco de Naytronix (Nate Brenner, dos tuneyards), chegou finalmente a hora de saber do que é feito este Mister Divine. Para tal, contamos com “Back In Time”, quatro minutos e meio bem relaxados e que espelham o caldeirão de estilos de Naytronix. Um pouco de new-wave e mais algum dub, pontuados por uma electrónica soalheira, perfeita para enganar o outono que se avizinha. É ouvir para tirar as teimas.

Julia Holter ultima novo disco; novo single para escuta
· POR António M. Silva · 15 Set 2015 · 17:03 ·


À hora a que se escreve esta notícia, faltam exactamente dez dias para que Have You In My Heart veja a luz do dia. Dez dias de coração nas mãos que podem passar mais depressa ao som de “Sea Calls Me Home”, o primeiro single a ser retirado do novo longa-duração de Julia Holter.

Gravado em Los Angeles com a contribuição de músicos locais, Have You In My Heart é editado no próximo dia 25 de Setembro e terá selo da Domino Records. O primeiro single pode ser ouvido abaixo.


Majical Cloudz com novo disco em Outubro
· POR João Morais · 15 Set 2015 · 15:31 ·
© Tom Spray

Boas novas para os fãs do projecto formado por Devon Welsh e Matthew Otto: a dupla canadiana prepara-se para lançar um novo LP já em Outubro. O álbum, de seu título Are You Alone?, tem data de lançamento marcada para o dia 16 do próximo mês, via Matador, e, segundo a press release que nos chegou à caixa de correio, promete ser um disco mais confessional e minimalista que Impersonator (2013), mas sem comprometer as fundações dos Majical Cloudz. Prova disso é “Silver Car Crash”, primeiro single do registo, que podem ouvir mais abaixo. Avisamos desde já que é melhor fazerem-no de lenço na mão.



1. Disappeared
2. Control
3. Are You Alone?
4. So Blue
5. Heavy
6. Silver Car Crash
7. Change
8. If You're Lonely
9. Downtown
10. Easier Said Than Done
11. Game Show
12. Call On Me
Cavalheiro lança novo disco em Outubro
· POR André Gomes · 15 Set 2015 · 15:18 ·


Cavalheiro, alter-ergo de Tiago Ferreira, lança um novíssimo disco em Outubro. Chama-se Mar Morto e chega no segundo dia desse referido mês pelas mãos da bracarense PAD. "Este Dia" é o single de avanço do novo disco do artista e, de acordo com o press release, estará a partir de hoje a rodar nas rádios. A ver se o apanham por aí. Na próxima segunda-feira terá videoclipe.

E esta é uma excelente altura para recuperar o episódio que Cavalheiro gravou para a Videoteca Bodyspace há algum tempo atrás. É só clicar aqui. Ali em baixo podem consultar o alinhamento do disco.



1. Este Dia
2. Era Uma Casa
3. Mar Morto
4. Pára Os Relógios
5. Porta Encostada
6. Armadilha
7. Calanque
8. OAZ
Zomby prepara dois EPs
· POR Paulo Cecílio · 15 Set 2015 · 14:37 ·


O produtor britânico tem estado meio parado desde o lançamento de With Love, em 2013, mas a partir de Outubro isso mudará. Zomby está a preparar o lançamento de dois EPs com a sua nova "casa", a XL Recordings, com a qual assinou recentemente. Os discos, ambos intitulados Let's Jam, têm lançamento previsto para dia 20 e contêm ambos quatro faixas. As tracklists são as que se seguem.

Let’s Jam EP 1:
01. Surf 1
02. Surf 2
03. Slime
04. Acid Surf

Let’s Jam EP 2:
01. Neon
02. Bloom
03. Peroxide
04. Xenon
Cadu Tenório e Juçara Marçal lançam disco em conjunto
· POR André Gomes · 15 Set 2015 · 12:36 ·


Os brasileiros Cadu Tenório e Juçara Marçal preparam-se para lançar um disco conjunto. Anganga - assim se chama o registo - será lançado no dia 6 de Outubro numa parceria entre os selos Banda Desenhada e Quintavant QTV. A primeira faixa conhecida deste disco chama-se "Canto II".

Dizem-nos os artistas que este foi extraído do álbum O Canto dos Escravos, LP prensado em 1982, contendo cantos ancestrais dos negros benguelas de São João da Chapada, Diamantina, Minas Gerais colhidos e transcritos pelo filólogo, professor e linguista mineiro Aires da Mata Machado Filho. Podem ouvir o dito single aqui em baixo.

E que tal um Ménage à Trois?
· POR André Gomes · 15 Set 2015 · 11:00 ·


Vão desculpar certamente o título mas era o que estava mais à mão. Os Ménage à Trois, Joseph Louis Harland Manning (baterista de WU LYF, Los Porcos), o artista Jonathan Flanders, Craig Langton e Ryan Doyle, preparam-se para lançar um novo EP intitulado Australia Part.2 com o selo da Cracki Records. Será editado ainda esta semana.

O registo é o natural sucessor de Australia Part. 1, lançado na mesma editada em Março passado. Podem ouvir este novo conjunto de canções aqui, graças ao site Stereogum.

Ben Chasny volta à carga
· POR Paulo Cecílio · 14 Set 2015 · 21:38 ·


Ainda nem passou um ano do lançamento de Hexadic e já Ben Chasny prepara novo álbum enquanto Six Organs Of Admittance. Apropriadamente intitulado Hexadic II, tem edição prevista para o próximo mês de Novembro, com o selo da Drag City, e já está disponível para escuta o primeiro single a ser dele retirado, "Exultation Wave". Para conferir aí em baixo.

Outono de Praga
· POR Paulo Cecílio · 14 Set 2015 · 17:32 ·


Setembro marcará não só a chegada do tempo frio, mas também a vinda de dois projectos italo-checos: Oswaldovi & Andrea Rottin, juntamente com Julinko, passarão por Portugal nos próximos dias 18 e 19 de Setembro para dois concertos a terem lugar na galeria Zaratan (Rua de São Bento, Lisboa) e no Canhoto (Travessa de Cedofeita, Porto), trazendo com eles uma sonoridade entre a folk, o psicadelismo e o experimental. A entrada vale, respectivamente, 3€ e 4€.

Holly tem novo EP
· POR Paulo Cecílio · 14 Set 2015 · 16:03 ·
© João Tamura

O produtor das Caldas da Rainha acaba de lançar Manere Aurum, um novo EP, que conta com várias participações de luxo: Stereossauro, Ben Beal, Echo, ellzBS, Thinkr, Proton, Loud, Irahnik e Lord Apex marcam aqui presença, ajudando à festa do beat e fazendo de Manere Aurum uma belíssima audição de fim de verão. O EP está na íntegra no Soundcloud, onde pode ser ouvido e descarregado. Tudo aí em baixo.

Bárbara Eugenia mostra primeiro single do seu próximo disco
· POR André Gomes · 14 Set 2015 · 15:28 ·


Está aí a chegar o terceiro disco da brasileira Bárbara Eugenia. Chama-se Frou Frou e tem como single de avanço uma canção chamada "Besta”, que podem ouvir aliem baixo. O disco foi produzido pela própria Barbara Eugenia e por Clayton, baterista de Cidadão Instigado e conta com a colaboração de Tatá Aeroplano, Pélico, Rafael Castro, Peri Pane, Dudu Tsuda, Dustan Gallas, Andreia Dias, Edgard Scandurra e Regis Damasceno. Vale a pena recordar que a Videoteca Bodyspace gravou recentemente um episódio com a brasileira que pode ser visto aqui.

Out.Fest fecha cartaz
· POR Paulo Cecílio · 14 Set 2015 · 14:41 ·


Já podemos começar a cravar boleias para o Barreiro. O Out.Fest anunciou recentemente as últimas confirmações para o seu cartaz - que já contava com nomes como Laraaji e Matana Roberts - e o anúncio é de deixar água na boca: os distintos AMM virão a Portugal para celebrar 50 anos de uma carreira construída de forma improvisada naquele que será certamente um dos espectáculos do ano (até poderão reler isto, só para dar aquele toque de antecipação), e com eles virão também Russell Haswell, Vladislav Delay, ZS, Akira Sakata e ainda os nacionais Gala Drop e Niagara. O passe global já está à venda (25€), bem como os bilhetes diários. Sigamos.

Nuno Costa faz "Detox" na Culturgest
· POR Nuno Catarino · 14 Set 2015 · 11:11 ·


O guitarrista Nuno Costa acaba de editar o seu novo disco, Detox, e vai apresentar este terceiro trabalho à Culturgest. Integrado no ciclo "Jazz +351", dedicado ao jazz português, este concerto apresenta ao vivo o quinteto de Costa, onde este tem a companhia de Rita Maria (voz), Óscar Marcelino da Graça (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria).

O concerto terá lugar no dia 9 de Outubro, pelas 21h30, no Pequeno Auditório da Culturgest. Os bilhetes têm o preço único de 5€.

Queer Lisboa com muita música
· POR Nuno Catarino · 14 Set 2015 · 10:13 ·


Aproxima-se a 19ª edição do festival Queer Lisboa, que se realiza entre os dias 18 e 26 de Setembro no Cinema São Jorge. Como habitualmente, o festival irá apresentar um espaço dedicada à música na secção "Queer Pop", programada por Nuno Galopim e João Lopes. O maior destaque do festival será a celebração dos 25 anos da Red Hot Organization, com um programa de telediscos ligados a esta organização que tem angariado fundos para a luta contra a SIDA.

O segundo programa será uma antologia da obra de Björk através dos seus vídeos. A programação completa do Queer Lisboa 19, Festival Internacional de Cinema Queer, encontra-se disponível online.

Quem quer ouvir o novo single de Evols?
· POR André Gomes · 11 Set 2015 · 21:37 ·


Se querem estão no sítio certo. O novíssimo single dos Evols, depois de termos conhecido "Shelter", chama-se "Kindness and Talk" e pode ser ouvido - e visto - ali em baixo pela primeira vez. Isso mesmo, isto é uma estreia. O novo registo da banda nortenha chama-se Evols II e será lançado em CD pela Fnac e em vinil pela Wasser Bassin. Depois do vídeo encontrarão as datas dos concertos de apresentação deste novo disco. Sem mais demoras, senhoras e senhores, "Kindness and Talk"


25 de Setembro - Passos Manuel – Porto
26 de Setembro – Theatro Circo – Braga
17 de Outubro – Galeria SOLAR – Vila do Conde
Radiohead e D’Angelo juntos? Como assim?
· POR André Gomes · 11 Set 2015 · 17:38 ·


E agora algo completamente diferente para dizer definitivamente "olá" ao fim-de-semana que aí vem. O EP OK Lady, assinado por Roman GianArthur (membro do grupo Wondaland Arts Society, de Janelle Monáe), sugere uma inusitada mistura de Radiohead com D'Angelo. É mesmo o que acabaram de ler: Radiohead 

O EP com seis temas, mostrado ao mundo assim que terminou a Eephus Tour com Janelle Monáe, é essencialmente um exercício de mashup. E um exercício fabuloso, diga-se. Podem ouvir o registo na íntegra clicando aqui em baixo. Não deixem por favor de reparar na fabulosa capa que que lhe serve de identidade - e que mostramos ali em cima.

Fleurie lança novo EP
· POR André Gomes · 11 Set 2015 · 17:09 ·


Fleurie, o projecto electro-pop da norte-americana Lauren Strahm, acaba de disponibilizar em streaming o seu novíssimo EP. Chama-se Arrows, tem cinco temas e foi escrito parcialmente durante uma longa estadia na Austrália. O registo contou com a produção de Matt Stanfield e com a mistura de Dave Schiffman (Haim, Charli XCX, Brandon Flowers).

Este registo sucede ao EP de estreia Fear & Fable (lançado em 2013), e ao single "Hurts Like Hell", lançado em 2015. Podem ouvir este novo EP aqui em baixo.

O jardim das HINDS
· POR André Gomes · 11 Set 2015 · 16:41 ·


As espanholas HINDS acabam de mostrar mais uma canção do seu álbum de estreia, Leave Me Alone, que será editado no próximo dia 8 de Janeiro (sim, de 2018), com o selo da Lucky Number. A canção em causa chama-se “Garden” e pode ser ouvida ali em baixo.

Recordemos que Ana García Perrote, Carlotta Cosials, Ade Martín e Ámber Grimbergen estiveram muito recentemente em Portugal para um concerto na edição 2015 do Festival Paredes de Coura. E agora... um pouco de rock 'n' roll para entrar melhor no fim-de-semana.

Sun City Girls serão reeditados
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2015 · 15:56 ·


Foi um dos melhores álbuns de há vinte e cinco anos atrás e continua a ser um dos melhores álbuns hoje - uma freakalhada total entre a folk, o punk, o Médio Oriente e a "Lambada", que aqui conheceu a sua melhor versão - e a mais fiel à original. Torch Of The Mystics, dos Sun City Girls, será reeditado em Outubro pela Abduction Records, editora pertença do próprio Alan Bishop, em formato CD e vinil. O disco foi remasterizado por Mark Gergis e não conterá quaisquer bónus. Também não é que precise.

Braga parece incrível
· POR Paulo Cecílio · 11 Set 2015 · 14:57 ·


É quase como se Braga não admitisse as nossas desculpas para não irmos tão lá. Para além do Semibreve (cujos passes já esgotaram), a cidade dos arcebispos irá acolher no seu seio, até final do ano, concertos do duo A Winged Victory For The Sullen (4 de Dezembro), Jessica Pratt (26 de Outubro), Batida (9 de Outubro), You Can't Win Charlie Brown (14 de Novembro) e Lower Dens (22 de Novembro), todos eles tendo lugar no GNRation. Voltando ao início: não há desculpas. Mesmo.

Novo single de CHVRCHES? É que é já a seguir
· POR André Gomes · 10 Set 2015 · 22:59 ·


Os escoceses Chvrches acabam de mostrar a versão de estúdio de uma das canções do seu novo disco. A canção em questão intitula-se "Clearest Blue" e é parte integrante de Every Open Eye, um novo registo que será lançado no próximo dia 15 de Setembro com o selo da Glassnote. Este tema segue-se aos já conhecidos "Leave A Trace" e "Never Ending Circles".

Every Open Eye é o sucessor de The Bones of What You Believe, lançado em 2013. Podem ouvir este novo single aqui em baixo.

Jazz regressa ao Seixal
· POR Nuno Catarino · 10 Set 2015 · 15:37 ·
Gary Bartz

O festival Seixaljazz está de regresso e vai acontecer entre os dias 16 e 24 de Outubro. Esta edição 2015 do festival do Seixal apresenta um cartaz diversificado, apresentando grandes nomes nacionais alternados com músicos de relevo internacional no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

O festival arranca no dia 16 com a actuação de Paulus Schäfer Trio; a 17 actua o trio Azul de Carlos Bica, com Frank Möbus e Jim Black; a 22 chega o New York Quartet de Jerome Sabbagh (com Ben Monder, Joe Martin e Mark Ferber); dia 23 é a vez do Motion Trio de Rodrigo Amado com o convidado Rodrigo Pinheiro; e o festival encerra no dia 24 com a actuação do quarteto do histórico Gary Bartz. O bilhetes têm o preço fixo de 10,00€ (25% de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal), a assinatura para os cinco dias vale 40€.

Ignition revela horários
· POR Paulo Cecílio · 10 Set 2015 · 15:33 ·


Tudo a postos para o Ignition, festival que vai tomar conta de Penafiel no próximo fim-de-semana, e que conta no seu cartaz com nomes como Girl Band, Suum Cuique, Twisted Freak, Catacombe e Equations, entre muitos outros.

Os passes gerais para os três dias de festa (que começam na sexta-feira) estão à venda por 15€, com os diários a valer 7,5€. Podem saber tudo e mais alguma coisa indo ao website do Ignition; é só clicar aqui.

E agora, algo completamente diferente
· POR António M. Silva · 10 Set 2015 · 15:28 ·


Jeroen Diepenmaat é um artista holandês com queda para aliar som e imagem nas suas obras, que vão desde instalações complexas, a performances que primam pela introspecção e a contemplação. Frayed Air, lançado há um par de dias pela esc.rec, encaixa perfeitamente nesta última categoria.

Editado numa série de três 12'', com os nomes "Sediment 1a", "Sediment 1b", and "Sediment 1c", Frayed Air é o registo da sua aparição no festival Muziek bij de Buren, onde Jeroen se socorreu de lixas, facas e outros objectos ásperos para manipular quatro gira-discos em simultâneo. O concerto foi gravado directamente em vinil e a paisagem sonora final é meditativa q.b. e carregada de subtilezas próprias do material utilizado. Frayed Air está disponível para audição no bandcamp da esc.rec e acreditem quando vos dizemos que é um dos registos mais inusitados e relaxados que vão ouvir hoje.

Youth Lagoon mostra novo single; novo disco cada vez mais perto
· POR André Gomes · 10 Set 2015 · 11:17 ·


Depois de "The Knower" e de "Highway Patrol Stun Gun", Youth Lagoon, que é como quem diz Trevor Powers, acaba de mostrar mais uma canção do seu próximo disco, Savage Hills Ballroom, que será lançado no final deste mês - mais precisamente no dia 25 de Setembro - com o selo da Fat Possum.

O tema em questão chama-se "Rotten Human" e pode ser ouvido ali em baixo. O título da canção diz tudo: esta é mesmo uma canção sobre as fraquezas e a podridão da condição humana. E por isso não poderia ser masi actual.

Bloco: Brasil em força no Mexefest
· POR André Gomes · 09 Set 2015 · 23:53 ·
© Lucas Costa

O Vodafone Mexefest presta a sua homenagem aos tradicionais blocos da música brasileira com o seu próprio bloco, formado por alguns dos nomes mais interessantes da música electrónica brasileira da actualidade: Tropkillaz, Mahmundi e Karol Conka. Esta é a mais recente confirmação para a edição 2015 do festival lisboeta.

A lista de confirmados é agora mais extensa: Akua Naru, Anna B Savage, Ariel Pink, Benjamin Clementine, BLOCO: Tropkillaz, Karol Conká e Mahmundi, Ducktails, Patrick Watson, Selma Uamusse, Titus Andronicus e Villagers. O bilhete único para os dois dias do festival está já à venda nos locais habituais e custa 40 euros até ao dia 30 de setembro, passando a 45 a partir de 1 de Outubro e a 50 euros nos dias do Festival.
Bestival arranca quinta-feira com cartaz interminável
· POR Eugénia Azevedo · 09 Set 2015 · 21:54 ·


Queimam-se os últimos cartuchos da época estival e os festivais continuam a ser uma das propostas mais aliciantes da silly season. Para alargar o leque de escolha, o Bodyspace vai espreitar um dos mais sumarentos cartazes além-fronteiras. Arranca já esta quinta-feira o festival Bestival, na ilha de Wight, em Inglaterra, e o Bodyspace marcará presença para averiguar se vale o investimento (bilhetes para os quatro dias a rondar os 270,00Eur).

Por terras de Sua Majestade, onde acontecem quase tantos festivais como dias de chuva, os cartazes incluem sempre escolhas mais ou menos inusitadas e misturas improváveis. O cartaz do Bestival acomoda lado a lado a fina flor do panorama atual (dos Tame Impala, a Flying Lotus, Young Fathers e quejandos) e glórias antigas que julgávamos perdidas (dos Level 42 aos Snap! (!!!)) . A coisa promete. Para a semana, dizemos como foi.

Kangding Ray prepara novo disco
· POR Paulo Cecílio · 09 Set 2015 · 15:35 ·


Apenas um ano após o óptimo Solens Arc, o produtor alemão irá editar um novo disco pela Raster-Noton, a sua label de sempre. Cory Arcane é descrito como um álbum "conceptual" - tal como o era já Solens Arc e a sua data de lançamento está marcada para o dia 30 de Outubro, no formato CD, com o vinil a sair em Novembro. Foi colocado um teaser no Youtube, o qual podem ver aí em baixo.

Festival Nova Música, em Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 09 Set 2015 · 15:32 ·


A quarta edição do Festival Nova Música, evento que serve, também ele, para dar as boas-vindas aos novos caloiros, decorrerá no próximo dia 18 de Setembro, no Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa. No cartaz estão nomes como Diabo Na Cruz, Trêsporcento, Noiserv e Galgo, estando ainda marcados alguns DJ sets. Os bilhetes estão à venda por 5€.

Britânicos The Drink lançam disco em Novembro
· POR André Gomes · 09 Set 2015 · 10:48 ·


Depois de no ano passado terem lançado uma colecção com os seus primeiros EPs intitulada Company, os britânicos The Drink preparam-se agora para lançar o seu disco de estreia à séria, sem ir buscar trunfos ao passado. Este novo registo chama-se Capital e será lançado no dia 13 de Novembro com o selo da Melodic.

Enquanto não chega Novembro, Dearbhla Minogue, David Stewart e Daniel Fordham aproveitam para mostrar o primeiro single deste registo, "No Memory", que pode ser ouvido ali em baixo. Pop hipnótica, com uns pozinhos de psicadelismo é o que os The Drink têm para oferecer em 2015. Tirem as vossas próprias conclusões.



1. Like A River
2. You Wont Come Back At All
3. Potter's Grave
4. Roller
5. Hair Trigger
6. I Can't Sleep
7. The Coming Rain
8. I'll Never Make You Cry
9. Month Of May
10. No Memory
A Grécia mexe: novo disco da dupla The Noise Figures
· POR André Gomes · 08 Set 2015 · 15:58 ·


A cena musical grega está bem e recomenda-se. Os atenienses The Noise Figures, a parceria musical entre George Nikas e Stamos Bamparis, prepara-se para lançar o seu segundo disco, Aphelion, no próximo dia 28 de Setembro. O registo terá o selo da sempre activa Inner Ear Records.

Amplificadores ao alto, pedais de fuzz sem poupanças, rock 'n' roll em estado puro. É o que podem ouvir ali em baixo no Soundcloud, onde a banda disponibilizou um dos temas deste novo registo. Tudo à distância de um simples clique. Maravilhas da modernidade.

Girl Band mostram novo single
· POR André Gomes · 08 Set 2015 · 14:57 ·


Boas notícias. Os Girl Band acabam de disponibilizar ao mundo o segundo single de Holding Hands With Jamie, o disco que será lançado a 25 de Setembro com o selo da Rough Trade/Popstock. Chama-se "Pears for Lunch" - fica a sugestão, já agora - e pode ser ouvido aqui em baixo.

Se isto vos deixar entusiasmado, saibam (ou sejam lembrados) que a banda estará em Portugal em Outubro para dois concertos: no Mucho Flow em Guimarães no dia 10, e na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, no dia seguinte.

Jameson Urban Routes fecha cartaz
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2015 · 15:52 ·


Está encerrado o festival que ocupará o Musicbox em Outubro. Aos nomes já anunciados juntam-se agora os de El Guincho, que regressa assim a Portugal para apresentar HiperAsia, o seu quarto disco, que sairá também por volta desse mês, bem como os dos Holy Nothing, Xinobi, >b>Ricardo Remédio, Cave Story, The Sunflowers e Nicola Cruz, entre outros. Os bilhetes diários estão já à venda, valendo 14€, com o passe geral a 45€.

Rocket From The Tombs têm novo disco
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2015 · 15:46 ·


Após uma série de reuniões com maior ou menor duração, os Rocket From The Tombs - que, para quem não sabe, foram uma das bandas que nos anos 70 ajudaram a definir o punk norte-americano, tendo os seus membros formado outras coisas maravilhosas desse período tais como os Pere Ubu e os Dead Boys - estão prestes a editar material novo, quatro anos após Barfly. Black Record sai a 13 de Novembro pela Fire Records, o louco David Thomas (aka Crocus Behemoth) está no comando e já há single: "Coopy (Schrödinger's Refrigerator)", para ouvir aí em baixo. Agora é trazê-los à ZdB, para agradar a um único quase-trintão e a dezenas de cinquentões.

Joey Fourr em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2015 · 15:24 ·


De nome verdadeiro Joseph Prendergast, Joey Fourr faz pop caseira com recurso a sintetizadores, drum machines, guitarras e o que mais vier, a partir do mesmo estado mental que Ariel Pink, tendo também trabalho realizado enquanto produtor de bandas como os Shopping ou Trash Kit.

Estrear-se-à em Portugal já amanhã, actuando em Sobrainho da Ribeira (Castelo Branco), seguindo-se datas em Aveiro (Barba Rija, a 10), Porto (Café Au Lait, 11) e Lisboa (Lounge), 17. As primeiras partes estarão a cargo do excelso Filipe Sambado.

Lodge lançam EP de estreia
· POR Paulo Cecílio · 07 Set 2015 · 15:20 ·
© Pedro Roque Photography

De seu nome Orphaned Chants, o EP de estreia dos portuenses Lodge é «é ódio destilado em 5 canções de força bruta», cuja edição está a cargo da Tapes, She Said. A edição está limitada a cem cópias e pode ser adquirida nos concertos do grupo ou através do seu Bandcamp - isto, claro, se tiverem 999€ para torrar.

Os Lodge estão neste momento em digressão pela península, sendo que se apresentam no próximo dia 11 em Lisboa e no dia seguinte em Aveiro, na companhia dos espanhóis Cruelist.

Vaarwell apresentam EP de estreia
· POR Paulo Cecílio · 04 Set 2015 · 19:03 ·


Que se ouve aqui? Pop/rock melódico, uma voz de açúcar, e uma canção bem bonita para dar as boas-vindas ao outono. "Branches" é o cartão de apresentação dos Vaarwell, trio lisboeta nascido em finais de 2014 que lançou Love And Forgiveness, o seu EP de estreia, em Maio passado, partindo agora para a estrada com o objectivo de o mostrar ao vivo.

Para já, anunciadas apenas duas datas: FNAC de Alfragide a 6 de Setembro, NOS D'Bandada (Porto) a 12. Ouçam-nos aí em baixo que vale a pena.

Sun Blossoms apresenta disco
· POR Paulo Cecílio · 04 Set 2015 · 19:00 ·


O bedroom project de Alexandre Fernandes já tem disco de estreia. Homónimo, o álbum pode ser escutado no Bandcamp (cujo link deixamos aí em baixo) e terá edição da Revolve, que o levará igualmente a actuar no Mucho Flow, em Guimarães, sendo que Alexandre também passará por Lisboa (no Damas, a 12 de Setembro) e Braga (Gente Sentada, a 19).

A edição física, em cassete, pode ser adquirida nesse mesmo Bandcamp. Fiquem também com um vídeo para "Flower Eyes":



Semibreve encerra cartaz
· POR Paulo Cecílio · 04 Set 2015 · 18:56 ·


Já tínhamos dado conta, esta semana, de alguns dos nomes que irão animar Braga no final de Outubro. Hoje, a organização do Semibreve deu por encerrada a programação, logo com um nome de luxo: Tim Hecker regressará a Portugal para mais uma actuação, imaginamos, inesquecível. A par do canadiano, foram igualmente anunciados Powell, Luke Abbott, André Gonçalves e Die Von Brau.

O Semibreve, recordamos, já só tem cem passes gerais disponíveis - ao preço de 30€ -, por isso apressem-se. O festival decorre de 30 de Outubro a 1 de Novembro.

Brittany Howard (Alabama Shakes) lança disco enquanto Thunderbitch
· POR André Gomes · 04 Set 2015 · 12:25 ·


Brittany Howard, dos Alabama Shakes, prepara-se para lançar um disco assinado tão simplesmente como Thunderbitch. Neste projecto, a norte-americana conta com membros de duas bandas de Nashville, Fly Golden Eagle e Clear Plastic Masks. Thunderbitch, Matt Man, B Bone, Char Man, A Man e ThunderMitch fazem rock n roll e, de acordo com a biografia da banda, chega e basta.

Podem ouvir e ver um trailer do disco aqui em baixo. Logo depois podem consultar o alinhamento do disco. Está a papinha toda feita.



01 Leather Jacket
02 I Don't Care
03 I Just Wanna Rock'n'Roll
04 Eastside Party
05 Closer
06 Wild Child
07 Very Best Friend
08 My Baby Is My Guitar
09 Let Me Do What I Do Best
10 Heavenly Feeling
Battles mostram segundo single do novo disco
· POR André Gomes · 04 Set 2015 · 11:30 ·
© Grant Cornett

Setembro vai ter muitas coisas. É uma barrigada cheia. E uma dessas coisas, se é que ainda não sabiam, é um novo disco - o terceiro - dos norte-americanos Battles. La Di Da Di, o sucessor de Gloss Drop (2011), chega já no próximo dia 18 com o selo da incontornável Warp Records.

A notícia aqui é que, depois de terem mostrado "The Yabba", a banda de Dave Konopka, John Stanier e Ian Williams acaba de partilhar mais uma nova canção, intitulada "FF Bada". Podem ouvir este novo tema aqui em baixo.

Oneohtrix Point Never de regresso
· POR Paulo Cecílio · 03 Set 2015 · 16:18 ·


O mago das teclas mais conhecido como Daniel Lopatin estará de regresso a 13 de Novembro, dia em que editará Garden Of Delete pela Warp (já sabem: é Warp, é bom), que sucede a R Plus Seven, de 2013. O primeiro avanço já está disponível para escuta, intitula-se "I Bite Through It" e soa a uns Scooter processados e mastigados pelas mandíbulas de milhares de macacos cyberpunk furiosos. Para ouvir aí em baixo.

ZigurArtists apresenta compilação
· POR Paulo Cecílio · 03 Set 2015 · 16:15 ·


A família cresceu exponencialmente: os discos são numerosos e óptimos, o festival recebe boas críticas, e o mundo parece estar, agora, ali ao virar da esquina. A ZigurArtists acaba de lançar uma compilação que reúne quase todos os seus artistas, como forma de homenagear não só a editora como as cinco edições do ZigurFest.

Estão aqui nomes como Mr. Herbert Quain, Twisted Freak ou azul-revolto, entre misturas e remisturas, com a escuta a poder ser feita, integralmente, no Bandcamp. Carrega, Lamego!

Amplifest anuncia horários
· POR Paulo Cecílio · 03 Set 2015 · 14:53 ·


Está feito. A 19 e 20 de Setembro - quase, quase - o Hard Club, no Porto, recebe algumas das maiores estrelas intercontinentais do peso (e não só) para mais uma edição do Amplifest, a quinta, que este ano conta com nomes como Full of Hell, Metz, Altar of Plagues e os há muito aguardados Converge, entre muitos outros. Os bilhetes estão à venda: 39€ pelo diário, 59€ o passe geral. Os horários podem ser consultados aqui.

Le Guess Who? com novidades
· POR Paulo Cecílio · 03 Set 2015 · 14:49 ·


O festival que decorre em Utrecht, entre 19 e 22 de Novembro, terá uma parte da programação curada pelos Sunn O))), juntando-se aos nomes anteriormente anunciados - Annette Peacock, Magma e Julia Holter, entre outros - figuras como Keiji Haino, Chelsea Wolfe, Demdike Stare e Charlemagne Palestine.

Mas não só; para além das escolhas do duo drone o Le Guess Who? contará igualmente com a presença de Wavves, Blanck Mass e Jennifer Castle, naquele que é um cartaz extremamente apetecível. O passe geral custa 110€ e há igualmente bilhetes diários. Quem puder, não perca. Mais informações aqui.

Martin Courtney (Real Estate) lança disco a solo
· POR André Gomes · 03 Set 2015 · 12:27 ·


Setembro está a jogar tudo este ano. As boas notícias sucedem-se e atropelam-se diariamente, lado a lado com todas as más notícias do mundo. Martin Courtney, o vocalista dos Real Estate, prepara-se para lançar o seu disco de estreia a solo. Chama-se Many Moons e será lançado a 30 de Outubro via Domino.

Depois do lançamento de Atlas, o terceiro disco dos Real Estate, no ano passado, Courtney começou a trabalhar calmamente em novas canções. Mas queria que estas fossem as suas canções. E não as canções dos Real Estate. O resultado final pode ser ouvido em breve. Por enquanto, "Northern Highway", o primeiro single a ser conhecido, pode ser ouvido - e visto, já agora - aqui em baixo.

Lana Del Rey lança novo disco este mês
· POR André Gomes · 03 Set 2015 · 11:59 ·


Agora que a conversa estéril acerca dos motivos de Lana Del Rey já terminou, podemos concentrar-nos apenas nas suas canções sem mais ruídos de fundo. E para essa finalidade, Setembro terá boas notícias. No dia 18, a norte-americana lança um novíssimo disco, o sucessor de Ultraviolonce. Chama-se Honeymoon e foi gravado entre Los Angeles e Nova Iorque.

O disco estará disponível em CD, vinil e formato digital. Será ainda lançada uma edição limitada em vinil vermelho, com uma imagem gráfica alternativa e um booklet de tamanho LP de 16 páginas. "Terrence Loves You" é o tema mais recente a ser retirado deste novo disco. Podem ouvi-lo aqui em baixo.

Ulrich Schnauss estreia-se em Portugal em Novembro
· POR André Gomes · 03 Set 2015 · 11:35 ·


É um daqueles nomes que são quase como um pequeno segredo para alguns de nós ao longo dos últimos anos. Ulrich Schnauss vai estrear-se ao vivo em Portugal no dia 12 de Novembro com um concerto único no Passos Manuel, no Porto. O músico celebra este ano vinte anos de edições discográficas. O concerto insere-se numa digressão europeia que servirá para o músico alemão apresentar o seu novo disco, a ser lançado pela PIAS no início de 2016.

Ulrich Schnauss sobe ao palco do Passos Manuel acompanhado pela artista visual Nat Urazmetova. A primeira parte ficará a cargo dos Zurich Dada. Apontem já nas vossas agendas.

Calma aí: Joanna Newsom lança novo disco em Outubro
· POR André Gomes · 03 Set 2015 · 10:34 ·


Enquanto fomos de férias aconteceram coisas muito importantes. Ó se aconteceram. Como por exemplo a chegada da notícia que a incontornável Joanna Newsom se prepara para lançar o seu primeiro disco desde 2010, altura em que a norte-americana lançou o belíssimo Have One on Me.

Chama-se Divers, será lançado em Outubro e tem em "Sapokanikan" o seu tema de aavanço. Podem ouvir a canção - e ver o vídeo, realizado por Paul Thomas Anderson - ali em baixo. Depois do vídeo podem ainda consultar o alinhamento do disco e tentar imaginar o que aí vem. Pode ser um bom exercício para um dia normal de Setembro.



01 Anecdotes
02 Sapokanikan
03 Leaving the City 
04 Goose Eggs
05 Waltz of the 101st Lightborne
06 The Things I Say
07 Divers
08 Same Old Man
09 You Will Not Take My Heart Alive
10 A Pin-Light Bent
11 Time, As a Symptom
Ricardo Remédio e o "Suor Noturno"
· POR André Gomes · 03 Set 2015 · 10:24 ·


Conhecíamos o seu trabalho assinado como RA e agora vamos conhecer a sua música apresentada com o seu nome próprio. Falamos de Ricardo Remédio, o músico que se prepara para lançar um novo disco, intitulado Natureza Morta. O tema de avanço, "Suor Noturno", foi estreado no site Ponto Alternativo e pode ser ouvido ali em baixo.

Foi também nesse site que descobrimos coisas sobre esse novo disco. Que explora uma certa "vibração techno-industrial", que sairá no início de 2016, que foi produzido por Daniel O'Sullivan (Ulver, Grumbling Fur, Mothlite) e masterizado por James Plotkin (Khanate, OLD, Scorn). E agora tratem de ouvir como soa este "Suor Noturno".

Mexefest anuncia mais três nomes
· POR André Gomes · 03 Set 2015 · 10:03 ·


O festival Vodafone Mexefest, que acontece nos dias 27 e 28 de Novembro lá para os lados da Avenida da Liberdade, em Lisboa, acaba de anunciar mais três nomes fresquinhos: são eles Benjamin Clementine, Villagers e Selma Uamusse. Juntam-se a um cartaz onde figuram já Patrick Watson, Ariel Pink, Akua Naru, Anna B Savage, Titus Andronicus e Ducktails.

Os bilhetes para o festival encontram-se já à venda e custam 40 euros (se comprados até ao dia 30 de Setembro). A partir do primeiro dia de Outubro passarão a custar 45 euros. Quem só comprar nos dias do festival desembolsará 50 euros.

Brasileiro César Lacerda lança novo disco
· POR André Gomes · 02 Set 2015 · 21:17 ·


O brasileiro César Lacerda lançou a 21 de Agosto o seu novo disco de originais, Paralelos & Infinitos. O novo registo, que apresenta oito novas canções, introduz notoriamente algumas mudanças no som do músico brasileiro, nomeadamente no que diz respeito a uma forte influência da música electrónica. O violão não está esquecido mas não é aqui figura essencial a todo o momento. Podem ouvir um dos exemplos dessa mudança aqui em baixo. Chama-se "Algo a dois" e é o primeiro single deste novo disco. Se ficarem convencidos podem rumar até ao site oficial do artista e fazer download gratuito do disco completo.

Para saber um pouco mais sobre este disco, falamos com César Lacerda que nos deixou duas ou três ideias em cima da mesa: "tenho dito para todos que este meu disco é um "convite". A ideia é que todos se sintam como que em casa ouvindo essas canções. morem nelas, façam delas parte de suas vidas. Não tomem esse pedido como algo pretensioso. Mas como o desejo de que aqui o amor se torne a nossa língua, o nosso idioma, a nossa partilha".

Kevin Morby mostra novo single - e uma dedicatória à cidade do Porto
· POR André Gomes · 02 Set 2015 · 18:18 ·


O norte-americano Kevin Morby mostrou recentemente aquele que é o seu novo single. "Moonshiner" será lançado esta semana como 7' e terá "Bridge to Gaia" como respectivo Lado B. Este último tema, escrito na cidade do Porto em 2014, é dedicado então à cidade invicta, onde o músico actuou em Junho durante a edição 2015 do NOS Primavera Sound.

De acordo com o músico, "Moonshiner" foi escrita há alguns anos atrás depois de ler um dos seus livros favoritos, The Sisters Brothers, de Patrick DeWitt. Podem ouvir o tema ali em baixo. Kevin Morby prepara-se para lançar em 2016 um novo disco, que terá o selo da Dead Oceans.

Desterro desvenda programação de Setembro
· POR Nuno Catarino · 02 Set 2015 · 18:06 ·
Rodrigo Pinheiro © Vera Marmelo

O Desterro, em Lisboa, acaba de desvendar a programação para todo o mês de Setembro. Como habitualmente, às terças-feiras há sempre "Improv Sessions" (jam sessions de improvisação livre) e as quartas são noites de "Desterronics" (encontros de música electrónica improvisada). Além destes dias com programação fixa, o Desterro vai apresentar actuações ao vivo de nomes como Guilherme da Luz (sintetizador analógico), Luís Lopes (guitarra eléctrica), Rodrigo Pinheiro (pianista do RED Trio, a solo), entre outros. A programação inclui ainda DJ sets de Ondness, Pedro Beça, Jerry the Cat (Gala Drop), Celeste Mariposa, entre outros. Aqui fica a agenda completa.

3 Setembro: Bo Fun Fever
4 Setembro: Ondness
5 Setembro: Christophe Albertijn + David Maranha + Manuel Mota / Pedro Beça
10 Setembro: Silvestre Alegria / Fck You, It's Magic
11 Setembro: Guilherme da Luz / Jerry the Cat
17 Setembro: Los Niños Muertos / Max Dade e Moreno Acido
18 Setembro: Ricardo Jacinto + Nuno Morão / Fabrizio Reinolds
19 Setembro: 1980 apresenta Non Gravity Area + Nave Mãe + José Acid
24 Setembro: Rodrigo Pinheiro (solo) / Gruth
25 Setembro: Luís Lopes / Celeste Mariposa
26 Setembro: Artic Dub apresenta David Wesley + Gabi Von Dub + Yari
Parede volta a a acolher Festival de Jazz e Música Improvisada
· POR Nuno Catarino · 02 Set 2015 · 16:59 ·
Hernâni Faustino © Vera Marmelo

A SMUP, na Parede, vai voltar a acolher o Festival de Jazz e Música Improvisada. O festival realiza-se no fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro, novamente com programação de Rui Eduardo Paes. No sábado, dia 25, actuam Abdul Moimême & Eduardo Chagas (22h00) e Signs of the SIlhouette & Hernâni Faustino (23h00). No domingo, dia 26, há actuações de Maria Radich & José Bruno Parrinha (17h00), Maria do Mar, Ricardo Ribeiro & Ricardo A. Freitas (18h00), Paulo Curado Trio (22h00) e ZNGR Electro-Acoustic Ensemble (23h00).

Além dos concertos, o festival apresenta ainda a série documental da BBC “Derek Bailey: On the Edge”, nas noites de sábado e domingo, a partir da meia noite.

Bill Kouligas, por cá
· POR Paulo Cecílio · 02 Set 2015 · 15:21 ·


O músico, que se divide entre Nova Iorque e Berlim, virá ao país para apresentar aquele que será o seu primeiro LP em nome próprio, após uma série de cassetes e EPs enquanto Family Battle Snake, onde se dedicava a explorar a electrónica mais noisey. Kouligas tem encontro marcado com os portuenses no próximo dia 3, na Culturgest, pelas 22h (entradas a 5€), descendo posteriormente até à capital para um espectáculo que terá lugar no Museu do Chiado, pelas 19h30 (entrada livre).

Magafest é já este sábado
· POR Paulo Cecílio · 02 Set 2015 · 12:32 ·


A Casa Independente acolherá, a partir das 18h, a segunda edição do Magafest, que este ano junta nomes como Lula Pena, Filho da Mãe, Minta & The Brook Trout e Jibóia, entre muitos outros, naquela que será uma celebração não só das MagaSessions - uma série de concertos que, desde 2012, têm lugar no Saldanha, na casa de Inês Magalhães - como também da vitalidade da própria música portuguesa. Os bilhetes custam 15€.

NOS em D’Bandada 2015: as propostas do Bodyspace
· POR André Gomes · 02 Set 2015 · 12:24 ·


Este ano voltamos a repetir a gracinha que tanto nos enche de orgulho ano após ano. A convite de Henrique Amaro, o Bodyspace volta a meter o dedo na programação da NOS em D'bandada 2015 (é no Porto, claro), invadindo novamente um sítio que nos é muito familiar e querido, o Café au Lait. Para o dia 12 de Setembro teremos nada mais nada menos do que seis propostas. Isso mesmo, seis propostas.

A tarde começa com Coelho Radioactivo, continua com The Sunflowers e termina com Ghost Hunt. A noite arranca com Mr. Herbert Quain + João Pedro Fonseca, prossegue com Niagara e encerra com os DJs Bodyspace. Durante quase doze horas, a música será “nossa”. E será imperdível, prometemos. Como habitual, a entrada é livre. Vemo-nos por lá? Estamos certos que sim.
Linda Martini lançam novo disco em 2016
· POR André Gomes · 02 Set 2015 · 12:03 ·
© Ricardo Filho de Josefina.

Mais boas notícias para esta rentrée. Depois de Turbo Lento, os Linda Martini encontram-se já em estúdio a preparar um novo álbum. A data de lançamento, assegura a Universal, está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. No mesmo press release é possível ler que a banda de André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes estão em fase de pré-produção do disco.

Depois de Olhos de Mongol (2006), Marsupial (2008), Casa Ocupada (2010) e Turbo Lento (2013), 2016 trará o quinto disco dos Linda Martini. Mas ainda vão mais do que a tempo de regressar ao passado. Aqui em baixo.

Semibreve: já faltou mais
· POR Paulo Cecílio · 02 Set 2015 · 10:40 ·


Vou gamar esta frase ao Amílcar: «a quem nunca foi a um Semibreve: pá, a sério, vão, caralho, é uma experiência que muda vidas». Até porque só fui uma vez e concordo. Nevertheless, estão reunidas quase todas as condições para lá regressar, tendo este um cartaz de luxo composto por nomes como Dopplereffekt, Vessel + Pedro Maia, Roedelius, Klara Lewis, Oren Ambarchi, Heatsick, Takami Nakamoto e Peder Mannerfelt. Só falta mesmo arranjar dinheiro até dia 30 de Outubro para poder ir tão a Braga e não morrer de fome. O passe custa 30€ e atenção: já há menos de cem passes gerais. Serão anunciados novos nomes e todo o programa ainda esta semana.

Mucho Flow, em Guimarães
· POR Paulo Cecílio · 02 Set 2015 · 10:37 ·


O festival que no ano passado levou nomes altamente até ao Minho, dos quais já não me recordo e não me apeteceu googlar, oferecer-nos-à este ano uma programação tão boa ou melhor. Entre os primeiros nomes confirmados estão os dos Girl Band, Pega Monstro, Circuit Des Yeux e Sun Blossoms, com uma mão cheia ainda por anunciar. O festival decorre no dia 10 de Outubro no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura de Guimarães e os bilhetes serão colocados à venda em breve.

Novas confirmações para o Mexefest
· POR Paulo Cecílio · 02 Set 2015 · 10:27 ·
© Paula Rae Gibson

Finalmente chegou aquela altura do ano em que todos nós quantos escrevemos em webzines e derivados fazemos trocadilhos imbecis do género "o Mexefest já mexe!" porque não temos sapiência nem paciência para mais e, no fundo, ninguém nos paga para noticiarmos estas coisas. Mas, hey, o Mexefest já mexe! A juntarem-se aos anteriormente confirmados Ariel Pink e Patrick Watson estão nomes como Titus Andronicus, Ducktails e Anna B Savage, que assim passarão por Lisboa a 27 e 28 de Novembro. Até 30 de Setembro, o passe para os dois dias manterá o preço das edições anteriores: 40€. Toca a despachar.

Zola Jesus também no Porto
· POR Paulo Cecílio · 02 Set 2015 · 09:33 ·


Para além do concerto que dará no Musicbox, em Lisboa, a 3 de Novembro, Zola Jesus terá encontro marcado com o público portuense no dia 1 do mesmo mês. Com ela, estarão as bonitas canções de Taiga, quinto disco de originais, editado o ano passado, bem como pérolas da sua restante discografia como o tema homónimo de Stridulum, de 2010. Dona de uma darkwave bem viva e nada anacrónica, Zola Jesus apresentar-se-à no Maus Hábitos, pela mão da Amplificasom, com os bilhetes a valerem 15€. Relembremos que tudo isto será nosso:

Santinho
· POR Paulo Cecílio · 02 Set 2015 · 09:18 ·


Há quem tenha o nariz entupido depois de um festival de verão, e há uma Nariz Entupido que organiza concertos por forma a desanuviar da depressão pós-festivais de verão. Neste mês de Setembro Lisboa poderá contar, pela sua mão, com concertos da polaca Ela Orleans, que virá apresentar Upper Hell, o seu mais recente trabalho, na companhia de Berlau (10/9, 8€) e do norte-americano Daniel Knox, que se estreia em Portugal, coadjuvado por Alek Rein (13/9, 8€). Levem lenços, só para o caso.

Em busca de exílio
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 18:07 ·


Estes são os Exiles e chegam-nos de Nova Iorque montados num enorme unicórnio shoegaze, aquele género que sabemos estar saturado de lixo de uma ponta à outra mas que não conseguimos deixar de ouvir porque ainda mantemos um soft soft muito grande por estas guitarras, estas melodias, estas vibrações. E as que nos chegam do quinteto merecem ser escutadas: I've Got Secrets Too é um EP editado recentemente pelo grupo, contendo quatro faixas que poderão escutar directamente no Bandcamp dos moços (link aí em baixo), de forma a que o vosso verão dure mais uma faísca, tamanha é a apetência dos Exiles para a sonoridade pôr-do-sol à beira-mar. Para conferir.

Primeiros nomes do Out.Fest
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 16:47 ·


Enquanto nós por aqui andávamos de férias, o pessoal do Barreiro, que é pessoal trabalhador e nada pequeno-burguês, achou por bem anunciar os primeiros nomes que fazem parte do cartaz do Out.Fest, que este ano se realiza entre 8 e 11 de Outubro, ocupando três novos espaços: o Museu Industrial da Baía do Tejo, a Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios e a Escola Conde de Ferreira.

Matana Roberts (de regresso ao país e com novo tomo da série COIN COIN na bagagem), The Magic Science Quartet, Laraaji e Akira Sakata com Giovanni Di Domenico são a primeira fornada anunciada, com muitos mais ainda por vir, para que esta nova edição do festival de música exploratória seja ainda melhor que a anterior - coisa que parece conseguir sempre, de ano para ano. Os passes gerais estão à venda e custam 25€.

Vai um pulo à Galiza?
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 16:08 ·


O WOSINC é um festival que terá lugar em Santiago de Compostela entre os dias 11 e 13 de Setembro, levando até à Galiza alguns nomes que por cá também terão passagem marcada, como os Girl Band, Mdou Moctar e Sun Araw, bem como aqueles que nos deslumbraram recentemente, caso de Michael Rother.

Contudo, não é esse o prato mais forte do certame - pelo menos pensando-o em português; será aqui que a Lovers & Lollypops celebrará dez anos de existência, levando ao norte dos nortes pesos-pesados da cena nacional como Black Bombaim, Equations, Filho da Mãe com Ricardo Martins e ainda o seu próprio soundsystem, para uma festa que durará tanto quanto os seus corpos cada vez mais velhos deixarem. Os bilhetes custam 40€ e poderão saber mais no website do evento, cujo link encontram aí na primeira linha deste parágrafo.

Jameson Urban Routes com novas confirmações
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 14:58 ·


É bem capaz de ser - com o devido respeito prestado a todos os outros festivais, de maior ou menos dimensão ou duração - o melhor cartaz do ano. O Jameson Urban Routes voltará a ocupar o Musicbox com muita música, dando ao povo a possibilidade de ver ao vivo alguns dos projectos mais aliciantes da década. Aos anteriormente anunciados Inga Copeland, Andy Stott e La Femme, entre outros, juntam-se agora os PAUS (sobem a palco no dia 24 de Outubro), Pega Monstro (22/10), Pilooski e Magazino (22/10) e RP Boo (31/11). Os bilhetes estão já à venda, variando entre os 14€ (bilhetes diários) e os 45€ (passe geral) e tudo o que mais precisem saber encontra-se aqui.

Musicbox revela programação
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 14:50 ·


O Cais do Sodré vai mexer, e muito, nos próximos meses. Para além do Jameson Urban Routes, festival que levará até à rua cor-de-rosa propostas imperdíveis (já lá vamos), o Musicbox acolherá durante os próximos meses artistas como o rapper angolano MCK, que aqui actua esta terça-feira, na companhia do enorme Bonga (10€), e os italianos Go!Zilla, que regressam a Portugal após terem passado por Barcelos, em Julho, na edição deste ano do Milhões de Festa (tocam no sábado, com os portugueses Los Black Jews - bilhetes a 5€). No dia 9 de Setembro será a vez da Banda do Mar por aqui passar (15€) com os dias 18 e 19 do mesmo mês bem preenchidos: William Basinski por aqui passará nessa sexta-feira, na companhia de Jerome Faria, Mr. Herbert Quain e Cruz (10€) antes que mais uma Noite Príncipe mande tudo abaixo no dia seguinte com Puto Anderson, DJ Ninoo, Traxman e DJ Maboku (10€).

No dia 7 de Outubro será a vez de Steve Wynn, dos gloriosos Dream Syndicate, se apresentar a solo (8€) e a 3 de Novembro Zola Jesus voltará a deixar-nos de coração na mão, regressando a Lisboa com Taiga, disco editado em 2014, no colo (15€). Até ao final do ano, os pós-rockers And So I Watch You From Afar (4/11, 16€), James Leg (11/11, 8€), PISTA (13/11, 10€) e Boogarins (14/11, 12€) também por cá passarão. Pensem fora da caixa, mas não se inibam de se enfiarem numa.

Cult of Youth em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 14:38 ·


Em pouco tempo tornaram-se numa das bandas mais consagradas da ainda mais consagrada Sacred Bones, com uma sonoridade que bebe directamente à neofolk mas que não se torna sua escrava e um par de discos essenciais para perceber não só a editora pela qual assinam como também as experiências que se têm feito no underground norte-americano.

Os Cult Of Youth têm encontro marcado com os portugueses no próximo mês de Outubro, actuando no dia 10 em Lisboa, no RCA - juntamente com os não menos essenciais Jex Thoth, que se estreiam no país -, com o preço dos bilhetes ainda por divulgar, e no dia seguinte no Porto, na Cave 45, com BØDE (10€). A ir.

Black Balloon XVIII com Wand e Flamingos
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 14:34 ·


De um lado o duo formado pelo Coelho Radioactivo e pelo Cão da Morte, que juntos dão pelo nome de Flamingos, com uma mão cheia de bonitas canções no goto e um disco para breve. Do outro os norte-americanos Wand, amigos dos Thee Oh Sees e de Ty Segall, que fazem rock em tons psicadélicos e têm álbuns com selo 2015: Golem, editado em Março, e 1000 Days, a ser editado em Setembro.

Ambos passarão pelo Lux, em Lisboa, na próxima quinta-feira, naquela que será mais uma noite Black Balloon, que para além dos concertos terá, como é evidente, DJs dispostos a fazer-vos abanar a anca. A entrada custa 15€, a festa começa pelas 22h30.

Angel Olsen está quase entre nós
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 11:58 ·


Quem leu a notícia anterior sobre a rentrée da Zé dos Bois poderá ter reparado que não mencionámos, entre os inúmeros nomes que ali se encontram, o de Angel Olsen. Há uma explicação: a menina ocupa um patamar muito superior de existência. Como não, se falamos do híbrido humano-divino que colocou no mundo o impressionante Burn Your Fire For No Witness em 2014, sexto melhor disco desse ano para o Bodyspace (e podia ter ficado em primeiro)?

Relembremos, então: Angel Olsen actuará já este sábado em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, pelas 22h30 (entrada livre), e no dia 8 apresentar-se-à na Trienal de Arquitectura, em Lisboa, pelas 21h, num concerto que, infelizmente, está esgotado - mas nada temam: Olsen actuará novamente na capital no dia seguinte, pelas 22h, no aquário da ZdB, com os bilhetes à venda por 15€ e, presumivelmente, também a ponto de esgotar. Quem escreve uma canção tão dolorosa como "White Fire" bem merece ter um mar de gente a apoiá-la.

Zé dos Bois com rentrée fortíssima
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 11:51 ·


Até parece mentira. Depois lembramo-nos de que porra, é a ZdB, e como é lógico não poderia ser senão verdade. A Galeria regressa do verão na máxima força, como um plantel do Lopetegui (só que este funciona e o de lá de cima não), e acolherá durante os próximos meses alguns dos nomes mais cativantes da música actual - e também alguns da de outrora. Destaque primário para Sun Araw, que vem até nós apresentar o seu trabalho mais recente, Gazebo Effect, colagem que não é nem electrónica, nem psicadélico, nem jazz, mas que é um dos álbuns mais intrigantes - e cativantes - deste ano de 2015. Cameron Stallones apresentar-se-à no aquário da ZdB na sexta-feira, 4 de Setembro, pelas 22h (bilhetes a 8€), praticamente uma semana antes de Branko fazer aí a festa de lançamento de Atlas, o seu primeiro trabalho longe dos Buraka Som Sistema, no dia 10 (7€). Também em Setembro, o tuaregue Mdou Moctar por lá passará, na companhia de Jibóia, a 17 (8€), bem como os australianos Cured Pink e F ingers, a 24 (6€) e o bem português Benjamim, a 26 (6€).

E se esta espécie de regresso às aulas quase voz faz querer voltar a correr para a escola, saibam igualmente que a 8 de Outubro a ZdB acolherá as canções de Circuit Des Yeux, também com disco novo, In Plain Speech (8€), o punk pela bitola dos Girl Band e Cave Story a 11 (8€), o regresso a Portugal de Islam Chipsy a 14 (8€), o sempre bem recebido - e magistral - Bill Orcutt a 25 (8€) e ainda a bonita Jessica Pratt a 28 (8€). Se isto não vos chega, seus egoístas, para Novembro estão já anunciados concertos de The Space Lady (4/11, 8€), Sean Nicholas Savage com Weyes Blood (19/11, 8€) e Lower Dens (21/11, 8€). Tudo tão bom, tudo tão perto. Nem parece que a depressão pós-verão está aí quase ao virar da esquina.

LISB-ON já este fim-de-semana
· POR Paulo Cecílio · 01 Set 2015 · 11:46 ·


No próximo sábado e domingo o Parque Eduardo VII, em Lisboa, voltará a fervilhar de música - em particular aquela de componente mais electrónica. A segunda edição do LISB-ON trará até à capital nomes sonantes como Michael Mayer, Nina Kraviz e Jazzanova, projectos recentes mas já consagrados como Nicolas Jaar e Todd Terje e ainda propostas de bom gosto nacional como o sr. Herbert Quain, entre outros. O passe para os dois dias está à venda pelo preço de 45€, existindo também bilhetes diários: 35€ para sábado, 25€ para domingo. Corram antes que esgote.

Carpe Diem regressa aos concertos
· POR Nuno Catarino · 01 Set 2015 · 11:21 ·


Após se ter apresentado ao vivo na SMUP (Parede), a dupla Renzo Filinich e Carlos Santos vai actuar no Carpe Diem (Lisboa), hoje ao final da tarde. Filinich e Santos prometem uma música de cariz electroacústico, que vai contar ainda com a participação do convidado Abdul Moimeme, no saxofone.

O concerto terá lugar na cafetaria do Carpe Diem Arte & Pesquisa, no Palácio Pombal (Rua do Século), com início marcado para as 19h00 e a entrada vale 3€.

Parceiros