Fevereiro 2015
Peixe lan莽a novo disco em Mar莽o
路 POR Andr茅 Gomes 路 27 Fev 2015 路 11:34 路


Afinal não foi em 2014 como previamente anunciado mas foi em 2015. Em Março mais precisamente. E vem mais do que a tempo. Peixe, que é como quem diz Pedro Cardoso, que é como quem diz o eterno guitarrista dos Ornatos Violeta, lança o sucessor de Apneia - que foi o seu disco de estreia em nome próprio - no próximo dia 9.

A belíssima capa é aquela que podem ver ali em cima, o single de estreia é aquele belíssimo tema que podem ouvir - e já agora ver - ali em baixo (chama-se "20 piscinas"). As restantes peças deste Motor podem ser ouvidas muito em breve.

George FitzGerald anuncia primeiro disco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 27 Fev 2015 路 11:23 路


O produtor britânico, já com uma série de óptimos singles e EPs no currículo (enumere-se "The Let Down" e Child, só para dar dois exemplos) anunciou recentemente aquele que será o seu primeiro disco de pleno direito. Fading Love, que segundo o próprio é um álbum precisamente sobre um amor que morre, será editado pela Double Six Records, subsidiária da Domino, no próximo dia 27 de Abril. "Full Circle" é o primeiro single e está disponível no Youtube.



01. About Time
02. Full Circle
03. Knife To The Heart
04. Call It Love (If You Want To)
05. Beginning At The End
06. Shards
07. Your Two Faces
08. Crystalize
09. Miyajima
10. The Waiting
Clark n茫o p谩ra
路 POR Paulo Cec铆lio 路 27 Fev 2015 路 11:19 路


O músico da Warp, que editou o ano passado aquele que será talvez um dos melhores discos da sua carreira, lado a lado com o fabuloso Turning Dragon, não tem conseguido estar quieto. Após ter disponibilizado na sua conta no Soundcloud um mix de temas de Brian Eno e um EP gratuito onde explorava as canções de Frank Ocean, Diana Ross e Die Antwood por via do sample, Clark volta à carga com um novo EP, a sair em breve pela editora britânica, intitulado Flame Rave, onde o encontramos com as suas roupas mais dançáveis e psicadélicos. "Silver Sun", um dos temas, já se pode ouvir. Ei-lo.

Earth no Porto e Lisboa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 27 Fev 2015 路 11:12 路


Palavras para quê? Os Earth virão até Portugal no dia 26 (Hard Club, Porto, com primeira parte dos Ermo) e 27 de Maio (Musicbox, Lisboa, com Filho da Mãe) para apresentar Primitive And Deadly, editado em Setembro de 2014. E entre concertos está prometido o anúncio de alguns dos nomes do próximo Amplifest...

Era uma vez um disco chamado 脕g忙tis Byrjun - e a sua reedi莽茫o
路 POR Andr茅 Gomes 路 26 Fev 2015 路 19:10 路


É um dos discos da vida de muita gente - e certamente um dos melhores lançados ali entre a década dos 90s e dos 00s. Dito assim e sem grandes exageros. Ágætis Byrjun, o disco que transformou os islandeses Sigur Rós no "pequeno" culto de muita gente, será reeditado no Verão, numa altura em que o disco celebra o seu 16º aniversário.

A caixa contará com gravações de estúdio nunca divulgadas, registos ao vivo que ficaram na caixa, assim como muito material fotográfico e documental. É um must have para os fãs e uma oportunidade para quem ainda não se juntou à causa - vocês sabem quem são. Como resistir afinal de contas a um tema como "Viðrar vel til loftárása"?

Tremor fecha o seu cartaz para 2015
路 POR Andr茅 Gomes 路 26 Fev 2015 路 12:33 路


São ao todo treze novos nomes: Moullinex (Live), Bitchin' Bajas, Tweak Bird, TT THE ARTIST, King John, Duquesa, Lucrecia Dalt, Ian Carlo Mendoza, Emanuel Paquete - Morpheaden, Bandido e o Coração Pirata, Alexandre Soares, Srosh Ensemble e Os Yeah!. Juntos, encerram a programação musical do TREMOR, o festival que acontece em Ponta Delgada no próximo dia 28 de Março.

Os bilhetes para o festival já se encontram à venda e têm o custo único de 15 euros. A partir de 23 de Março passa para 18 euros. Estão prontos?

Los Negros gravam disco com Hern芒ni Faustino e Gil Dion铆sio
路 POR Nuno Catarino 路 26 Fev 2015 路 11:39 路
Hernâni Faustino © Vera Marmelo

Está aí a chegar uma banda nova pop/rock, que conta com participação de dois nomes de peso da cena improvisada nacional. Hernâni Faustino (contrabaixista do RED Trio e do WIre Quartet de Rodrigo Amado) e Gil Dionísio (violinista e performer, Pás de Problème, duo com Joana Guerra, Neighbours, etc.) participam no disco de estreia de Los Negros, um projecto liderado pela actriz e cantora Sara Ribeiro - responsável pela voz e pelas letras.

Além de Sara, Faustino e Dionísio (como convidado), a banda integra ainda Rui Viola (guitarra), Tiago Albuquerque (bateria) e João Barreiros (teclados). O álbum tem por título Monólogo Fantasma e será apresentado ao vivo no próximo sábado, dia 28 de Fevereiro, no Teatro-Cine de Torres Vedras - arranque marcado para as 21h30, entrada a 3€.

CD + DVD dos Soft Machine editado pela Cuneiform
路 POR Paulo Cec铆lio 路 26 Fev 2015 路 11:23 路


Banda com estatuto de lenda entre os amantes do prog e do rock mais fora, os Soft Machine cessaram actividade nos anos de 1984, mas continuam a ser lançadas raridades apelando à euforia dos amantes mais ferrenhos. Uma delas é Switzerland 1974, disco ao vivo lançado há pouco tempo que documenta um concerto dado pelo grupo no festival de Montreux, que vem também com o DVD da performance, sendo este último o único testemunho visual deixado pelo lineup dos Soft Machine à altura, composto por Allan Holdsworth (guitarra e voz), Karl Jenkins (Fender Rhodes e piano), Hohner Pianet (saxofone e oboé), Mike Ratledge (Fender Rhodes, Lowrey e AKS), Roy Babbington (baixo) e John Marshall (bateria e percussão).

No Soundcloud, está disponível um excerto de "Hazard Profile", tema que originalmente tem pouco mais de 16 minutos. A tracklist é a que se segue.



1. Hazard Profile
2. The Floating World
3. Ealing Comedy
4. Bundles
5. Land Of the Bag Snake
6. Joint
7. The Man Who Waved At Trains
8. Peff
9. The Man Who Waved At Trains (reprise)
10. LBO
11. Riff II
12. Lefty
13. Penny Hitch (coda)
We Trust lan莽am novo single com 谩lbum novo a铆 脿 espreita
路 POR Jo茫o Morais 路 26 Fev 2015 路 10:52 路


O futuro, segundo dizem, é das crianças. Os We Trust, ao que parecem, acreditam piamente nisto, e vai daí escreveram uma canção, chamaram um bando de miúdos para ajudar à cantoria e deram-lhe o título de “The Future”, permitindo que começássemos esta notícia com a piada seca da praxe. A faixa, bem engraçada por sinal, é o mais recente single de Everyday Heroes, disco que tem data de lançamento marcada para o próximo dia 9 de Março mas que já está em pré-venda nas lojas Fnac (que dá direito a uma patch bem catita).

O vídeo, que podem ver aqui em baixo, foi realizado pela dupla TARZAN, formada pelo líder do grupo André Tentugal e pelo realizador Vasco Mendes, numa espécie de colagem YouTube-esca. Quanto a concertos de apresentação, para já estão anunciadas quatro datas: 29 de Maio no Teatro Gil Vicente (Coimbra), 18 de Junho na Casa da Música (Porto), 19 de Junho no Theatro Circo (Braga) e 14 de Agosto no Casino da Figueira (Figueira da Foz).

Os Blur est茫o de volta aos 谩lbuns e agora parece que 茅 mesmo a s茅rio
路 POR Jo茫o Morais 路 25 Fev 2015 路 19:21 路


Depois de doze anos de interregno discográfico e de sete anos de “vai-não vai”, parece que finalmente vamos ter direito a um novo álbum dos Blur. O oitavo álbum da banda britânica, de seu título The Magic Whip, será o primeiro em 16 anos a contar com a formação original do grupo, visto que Think Tank, “canto do cisne” dos Blur de 2003, foi gravado já sem o guitarrista Graham Coxon.

O novo disco, ao que tudo indica, foi originalmente concebido durante a Primavera de 2013 ao longo de cinco dias que o grupo passou num estúdio em Hong Kong. Apesar da incerteza de Damon Albarn em relação ao futuro das gravações, Graham Coxon e o produtor Stephen Street decidiram, em Novembro do ano passado, pegar nelas e fazer um álbum. Desses trabalhos resultaram as 12 faixas que farão parte de The Magic Whip, e cuja tracklist poderão encontrar mais abaixo. O disco tem lançamento anunciado para o dia 27 de Abril e contará com o selo da sempiterna Parlophone. E se “Go Out”, primeiro single do álbum, não vos deixa a hiperventilar de excitação, não fazemos ideia o que fará.



1. “Lonesome Street”
2. “New World Towers”
3. “Go Out”
4. “Ice Cream Man”
5. “Thought I Was a Spaceman”
6. “I Broadcast”
7. “My Terracotta Heart”
8. “There are Too Many of Us”
9. “Ghost Ship”
10. “Pyongyang”
11. “Ong Ong”
12. “Mirror Ball”
Jenny Hval lan莽a novo disco em Junho
路 POR Andr茅 Gomes 路 25 Fev 2015 路 19:02 路


É um daqueles discos que despertam imediata curiosidade, nem que seja pela magnifica capa (que podem ver ali em cima). O novo disco de Jenny Hval, Apocalypse, girl, chegará até nós no dia 9 de Junho com o selo da sempre segura Sacred Bones. Ali em baixo podem ver o alinhamento do disco e ver e ouvir o muito sugestivo trailer oficial.

O sucessor de Innocence is Kinky (2013) e Meshes of Voice (2014, editado a meias com Susanna), tem produção do norueguês Lasse Marhaug. Thor Harris (Swans), Øystein Moen (Jaga Jazzist), Håvard Volden, Kyrre Laastad, Okkyung Lee e Rhodri Davies colaboram com Jenny Hval neste disco. Promete e muito. É esperar.



01 Kingsize
02 Take Care Of Yourself
03 That Battle Is Over
04 White Underground
05 Heaven
06 Why This_
07 Some Days
08 Sabbath
09 Angels and Anaemia
10 Holy Land
Jacco Gardner: vem a铆 novo disco
路 POR Andr茅 Gomes 路 25 Fev 2015 路 12:28 路


O holandês Jacco Gardner anunciou recentemente um novo disco para 2015. O seu segundo álbum de originais vai chamar-se Hypnophobia e será lançado no dia 4 de Maio. O single de avanço deste novo registo já anda aí. Chama-se "Find Yourself" e pode ser ouvido ali em baixo.

Recordamos que o sucessor de Cabinet of Curiosities será apresentado em Portugal exactamente em Maio com duas apresentações ao vivo. Os concertos acontecem a 16 de Maio no Musicbox, em Lisboa e no dia seguinte no Hard Club, no Porto. Os bilhetes para os dois concertos custam 12 euros e já podem ser comprados nos locais do costume.

Mais It谩lia, conhe莽am os Sonoplasta
路 POR Paulo Cec铆lio 路 25 Fev 2015 路 11:53 路


Na verdade escreve-se S∇И∇PL∆ST∆, mas os triângulos iam foder-nos o layout caso os tivesse colocado no título. Também nos chegou via e-mail e é um projecto do italiano (vêem? Está tudo ligado) Antonio Colombini, a residir actualmente em Lisboa, com colaborações ocasionais por parte de Ana Luísa Costa. Estão para já disponíveis no Bandcamp duas canções, "Surf The Mantra" e "Come Pellicole", numa toada pós-punk asurfalhada a fazer lembrar também a coldwave. Ouçam aí em baixo.

Babylon K d茫o-se a conhecer
路 POR Paulo Cec铆lio 路 25 Fev 2015 路 11:50 路


La bella Italia tem estado a dar tudo no que a bandas novas com apego pelo fuzz diz respeito. Os Babylon K são uma banda de Florença com matriz britânica - algures entre o shoegaze e a britpop - e deram-nos a conhecer o seu EP de estreia, homónimo, via e-mail. E, agora, vocês também poderão conhecê-los: basta picarem o Soundcloud aí em baixo que não custa nada.

Best Coast, we still love you
路 POR Paulo Cec铆lio 路 25 Fev 2015 路 11:47 路


O concerto no Lux foi mau. Ok, perdoámos. O segundo disco, The Only Place, foi inenarrável; aí já não havia volta a dar-lhe. Perdemos Bethany Cosentino nas malhas da memória e eis que ela regressa, qual Dona Sebastiã, a fazer lembrar o amor antigo de Crazy For You no ido verão de 2010.

"California Nights" faz parte daquele que será o terceiro disco de Best Coast e é a canção que dá o título ao disco, que sairá pela gigante Harvest no dia 5 de Maio e que a vê exorcizar a sua melhor imitação dos Mazzy Star - não que isso seja uma coisa má, até porque é feita com o jeitinho doce e fuzzy do som primário de Best Coast. Revelada juntamente com o seu videoclip, "California Nights" está disponível no Youtube a partir de hoje.

Tallest Man On Earth revela nova can莽茫o
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Fev 2015 路 22:40 路


Há nova música de Kristian Matsson, e os fãs sportinguistas não vão gostar. Intitulada "Sagres", a canção é também o primeiro single para aquele que será o quarto disco do cantautor sueco (que já cá voltava: malta das promotoras, façam por isso), Dark Bird Is Home, que tem data de saída prevista para o dia 12 de Maio, com o selo da Dead Oceans. À primeira vista, ou audição, O Homem Mais Alto do Mundo nunca nos soou tão alegre, mas pode ser que isso seja uma coisa boa. Ouçam-na aí em baixo.

Boxset dos Red House Painters sai em Abril
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Fev 2015 路 22:30 路


A banda de eleição de muita gente que chorou desgostos nos anos noventa irá voltar ao imaginário do mundo no próximo mês de Abril. A 4AD irá editar uma boxset contendo os quatro primeiros álbuns da banda, precisamente aqueles que lançou pela editora: Down Colorful Hill (1992), Rollercoaster e Bridge (1993) e Ocean Beach (1995), este último sendo expandido para incluir o EP Shock Me. A boxset estará disponível numa edição limitada de 1500 cópias e tem saída prevista para o próximo Record Store Day, a 18 de Abril.

Purple antecipa disco de estreia
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 24 Fev 2015 路 18:22 路


O disco de estreia de Purple, produtor português estabelecido em Berlim, já tem nome. Chama-se Silence & Remorse e vai sair em Abril com a chancela da WeDidIt (editora de Shlohmo, RL Grime, entre outros). Em jeito de antecipação, o produtor revelou uma das malhas do seu disco de estreia. Chama-se “Extinction” e pode ser ouvido no soundcloud de Purple – é só clicar ali em baixo.

Neopop apresenta primeiros nomes
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 24 Fev 2015 路 18:19 路


Sven Vath, Dixon e The Martinez Brothers são as primeiras confirmações para a edição de 2015 do Neopop Festival. A celebrar uma década de existência, o festival regressa a Viana do Castelo nos dias 12, 13 14 e 15 de Agosto para apresentar alguma da “mais relevante música de dança da actualidade”.

Para os próximos dias, estão já prometidas novidades sobre o formato do festival, bem como o anúncio de mais nomes. Os bilhetes já estão à venda e têm um preço único de 60 euros.

A nova m煤sica do Bill Fay vai fazer a vossa tarde
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 24 Fev 2015 路 18:12 路


Who is The Sender?
, o aguardado novo álbum de Bill Fay, já tem data de edição marcada: é a 27 de Abril e chega com o selo da Dead Oceans/Popstock. Mas as boas novas não se ficam por aqui. Depois de ter dado a conhecer “Be At Peace With Yourself”, Fay partilhou agora o sublime “War Machine” - é para ver e ouvir ali em baixo. Até o disco nos chegar às mãos, vale a pena recordar a conversa de coração e peito aberto de Bill Fay com o Bodyspace.

Godspeed You! Black Emperor: novo disco em Mar莽o
路 POR Andr茅 Gomes 路 24 Fev 2015 路 16:01 路


Esta é que se calhar nenhum de nós esperava. A 30 de Março chega o sexto e novo disco dos canadianos Godspeed You! Black Emperor. Terá como habitual o selo da também canadiana Constellation (e distribuição da Popstock em Portugal). Chama-se Asunder, Sweet And Other Distress, tem apenas queranta minutos e divide-se em quatro faixas. Podem consultar o alinhamento ali em baixo.

O sucessor de 'Allelujah! Don't Bend! Ascend! (2012) foi trabalhado com Greg Norman (Electrical Audio) em estúdios na Carolina do Norte e em Montréal durante finais de 2013 e parte de 2014. Podem ouvir um excerto do primeiro tema do disco aqui. Soa tudo glorioso, como sempre.

1 Peasantry or ‘Light! Inside of Light!’
2 Lambs' Breath
3 Asunder, Sweet
4 Piss Crowns Are Trebled
Milh玫es de Festa anuncia mais cinco nomes
路 POR Andr茅 Gomes 路 24 Fev 2015 路 15:15 路


Está a ser um dia animado no que aos festivais de Verão diz respeito. Barcelos acaba de contribuir para a animação geral com uma mão cheia de razões. Grumbling Fur, Golden Teacher, The Paradise Bangkik Molam International Band, dreamweapon e Tree. São os nomes das cinco novas confirmações para o Milhões de Festa 2015.

Estes cinco novos nomes juntam-se a um cartaz onde constavam já The Bug, All We Are, The Cosmic Dead, Hey Colossus, ∆ Cairo Liberation Front ∆, Gum Takes Tooth, MEDEIROS/LUCAS. O festival acontece nos dias 23, 24, 25 e 26 de Julho. Os bilhetes já se encontram á venda e custam 49,99 euros até ao dia 11 de Maio.

Sinkane, Toro Y Moi e Gramatik no Super Bock Super Rock
路 POR Andr茅 Gomes 路 24 Fev 2015 路 15:05 路


Hoje surgiram mais novidades relativamente aos festivais de Verão, que estão cada vez mais próximos. São mais três os nomes que se juntam ao cartaz do Super Bock Super Rock de 2015: Sinkane, Toro Y Moi e Gramatik. Este ano o festival acontece no Parque das Nações entre os dias 16 e 18 de Julho Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e custam 95 euros (passe geral) e 50 euros (bilhetepara um dia.

Estes três novos nomes juntam-se a um cartaz onde constam já Sting, Milky Chance, Noel Gallagher's High Flying Birds, The Vaccines, Perfume Genius, Little Dragon, Kate Tempest, dEUS, Kindness, Florence + The Machine, Crystal Fighters, Banda do Mar e Modernos.

Luzmila Carpio contra a ZZK
路 POR Paulo Cec铆lio 路 24 Fev 2015 路 10:47 路


A editora que desempenhou um papel enormíssimo na disseminação da cumbia digital pelo mundo disponibilizou recentemente para escuta um EP de remisturas da cantora boliviana, apropriadamente intitulado Luzmila Carpio Meets ZZK. O material de origem provém de um LP duplo de Carpio que será editado internacionalmente pela label argentina e conta com nomes como Nicola Cruz ou o mágico El Remolón no currículo. É ouvir e, no próximo Baile Tropicante, chatear o DJ a pedir as nossas preferidas.

Atentado Bombista no Lounge
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Fev 2015 路 22:54 路


Não, não se trata de uma qualquer acção do Estado Islâmico contra o espaço do Cais do Sodré, mas sim do projecto de Rodrigo Cotrim, que por lá passará com os seus Gorgomilos (disco de 2013) na próxima quarta-feira, na companhia de Lourenço Crespo, Fetrense que começa a aventurar-se a solo. A entrada é, como sempre, gratuita, estando os concertos marcados para as 22h30.

Nicola Conte no Plano B
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Fev 2015 路 19:33 路


O italiano irá estar pelo Porto em modo DJ tendo um disco novo na bagagem, Free Souls, editado o ano passado. Mas é provável que dele se ouçam algumas das canções que compôs na passada década, e que fizeram dele um nome de respeito dentro do acid jazz. Com ele estará a voz de Stefania di Pierro, que colaborou já com o músico por diversas ocasiões. O groove de Conte passa pelo plano B a 27 de Fevereiro, com a entrada a valer 10€ (5€ consumíveis).

Tiago Sousa apresenta novo disco Coro das Vontades
路 POR Nuno Catarino 路 23 Fev 2015 路 15:01 路
© Vera Marmelo

O novo disco de Tiago Sousa chama-se Coro das Vontades e resulta de uma obra obra comissariada pelo Teatro Maria Matos em 2012. Com música de Tiago Sousa e textos de Joana Rosa, Inês Leitão e Paulo Carvalho, este novo disco será apresentado ao vivo no Teatro Maria Matos a 8 de Abril, sendo oferecido o CD a quem assista ao espectáculo. Em antecipação, Tiago Sousa irá enviar a versão digital de Coro das Vontades a todos os subscritores da sua newsletter no final de Fevereiro (a newsletter poderá ser subscrita no site www.tiagosousa.org ). O disco será disponibilizado ao público em geral a 15 de Março, através do seu site e bandcamp.

Além da música do disco novo, o concerto no Maria Matos vai ainda incluir alguns temas nunca antes tocados ao vivo: as suas músicas para os filmes Bibliografia e Canal, o tema "A Conquista do Pão" (gravado para a compilação 10 Anos Bodyspace, em duo com Tó Trips) e ainda novos temas que irão fazer parte de um futuro disco, Um Piano Nas Barricadas.

Hauschka j谩 esta quinta
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Fev 2015 路 12:30 路
© Mareike Foecking

O alemão passará pelo Teatro Maria Matos naquela que será a apresentação, por cá, do seu último (e maravilhoso) trabalho, Abandoned City, editado em 2014 pela City Slang. A acompanhar o pianista estará a islandesa Hildur Guđnadóttir, ela que também lançou um disco há bem pouco tempo, intitulado Saman. Estarão em palco para uma noite imperdível em que poderemos assistir a três concertos num só: ambos apresentar-se-ão a solo e finalmente em duo. Os bilhetes custam entre 7€ e 14€, existindo como é apanágio do Maria Matos descontos para menores de trinta.

Ryan Sambol em Lisboa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Fev 2015 路 12:10 路
© Ruben Vega

Líder e voz dos saudosos Strange Boys, Ryan Sambol está de regresso a Portugal para um concerto na Casa Independente no próximo dia 13 de Março para apresentar as canções nas quais tem trabalhado e que darão dois discos com o selo da In The Red. Em baixo segue um vídeo de Sambol ao vivo, só para dar aquele gostinho. Os bilhetes custam 5€ e estarão disponíveis no local, na noite do concerto.

The Saints em Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Fev 2015 路 11:17 路


Garage-punks lendários, os australianos The Saints, formados em Brisbane nos idos anos de 1974, passarão pelo Room5, em Lisboa (na Rua Dom Luís I, perto do jardim), para um concerto de apresentação do seu novo trabalho e último de uma vasta discografia, King Of The Sun/Midnight Sun. Liderados pelo carismático Chris Bailey, outrora comparado a John Lennon e Van Morrison, os The Saints, reza a história, foram a primeira banda punk fora dos EUA e do Reino Unido a gravar um disco, proeza alcançada com "I'm Stranded", de 1976. Ouçam aí em baixo o som e a fúria e pensem muito bem em marcar presença no próximo dia 24 de Abril.

Sterling Roswell em Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Fev 2015 路 11:11 路


O músico, ex-Spacemen 3, passará pelo Sabotage para apresentar o seu mais recente álbum, The Call Of The Cosmos, editado o ano passado. A acompanhá-lo estará a The Psychedelic SRBand, colectivo que comanda e onde tocam igualmente George Frakes, Syd Kemp e Tucker Nelson. O concerto tem lugar já esta quarta-feira, dia 25 de Fevereiro, pelas 22h, com a entrada a valer 8€.

Aten莽茫o: h谩 mais um festival a Norte
路 POR Paulo Cec铆lio 路 23 Fev 2015 路 10:44 路


Norte com letra maiúscula, porque se trata de uma nação. Mas adiante: o Indouro Fest é o mais recente festival de música a nascer em Portugal, realizando-se em Gaia, mais concretamente na Serra do Pilar e Jardim do Morro, entre 2 e 3 de Maio deste ano. O cartaz? Mirem só o luxo: Clinic, British Sea Power, Toy, Yuck, White Haus, The Weatherman, e pelo menos uma dúzia de outros, com o intuito de afirmar Vila Nova de Gaia e a marca Porto (não que fosse preciso quando já todo o mundo sabe que tudo é melhor no Porto).

Os bilhetes já estão à venda, sendo que 1% da bilheteira reverterá a favor da Cercigaia: 32€ o diário, 45€ o passe até dia 31 de Março. Fiquem atentos a mais informações na página do evento.

Richard Dorfmeister em Lisboa
路 POR Paulo Cec铆lio 路 21 Fev 2015 路 21:51 路


O vienense está de regresso à capital para uma actuação no Musicbox, encabeçando a noite de clubbing da Musicbox Heineken Series, no próximo dia 7 de Março. Apresentando-se em formato DJ set, o mais certo é que possamos ouvir algumas das malhas que o tornaram uma figura de culto nos anos noventa, juntamente com Peter Kruder, com a qual formou o duo Kruder & Dorfmeister (que qualquer cabecinha electrónica conhecerá. E se não, ide ouvir ou rebentai os miolos). A acompanhá-lo estarão Jorge Caiado + Cruz, sendo que o bilhete vale 10€ com direito a uma cerveja.

Soak mostra novo single
路 POR Alexandra Jo茫o Martins 路 19 Fev 2015 路 18:24 路


Soak revelou o novo single "Sun Creatures", tal como o respectivo vídeo, mas também detalhes para o álbum de estreia e datas ao vivo. O single será lançado pela Rough Trade a 16 de Março, o lançamento do álbum Before We Forget How To Dream está marcado para 1 de Junho e já pode ser encomendado. Estão também confirmadas vários concertos em festivais, mas também digressões pela América e pela Austrália. É um disco na flor da idade, sobre o isolamento, a família e o medo do futuro; no fundo sobre a adolescência, antes que nos esqueçamos como sonhar.

Sufjan Stevens mostra nova can莽茫o
路 POR Alexandra Jo茫o Martins 路 19 Fev 2015 路 18:18 路


Já foi lançada para o mundo a nova canção de Sufjan Stevens. Chama-se "No Shade In The Shadiw If The Cross" e pode ser ouvida ali em baixo. Esta é a primeira do próximo álbum Carrie & Lowell​, um disco que chegará às lojas a 31 de Março pela Asthmatic Kitty Records. O álbum, que conta com onze temas em volta da vida, da morte e do amor, já pode ser encomendado. Além disto, o cantautor norte-americano inicia uma tournée pelos Estados Unidos em Abril.

Molarinho e Jo茫o Zinho lan莽am LOP
路 POR Alexandra Jo茫o Martins 路 19 Fev 2015 路 18:14 路


Os Stereoboy divididos. De um lado João Zinho com Daily Misconceptions, do outro lado Manuel Molarinho com O Manipulador. Em LOP complementa-se e são respectivamente o lado A e o lado B. O projecto vai ser apresentado no Sétimo Bar, em Vale de Cambra, a 13 de fevereiro.

A apresentação está inserida no UM AO MOLHE (o novo festival itinerante de one-man-bands organizada por Manuel Molarinho) e aos protagonistas do split juntam-se também Viagante e Tren!Go Sound System. A 21 de fevereiro, LOP estará disponível em cassete, numa edição de autor. O EP pode ser ouvido gratuito e descarregado aqui. 

Vai haver mais Sun Kil Moon em Junho
路 POR Paulo Cec铆lio 路 19 Fev 2015 路 16:03 路


Mark Kozelek está decidido a não parar, parece-nos. Após o maravilhoso Benji - álbum do ano para o Bodyspace -, o álbum de Natal que editou com o seu nome e as tricas com os War On Drugs, Kozelek regressará a 2 de Junho, mesmo a tempo de apresentar estas canções no NOS Primavera Sound, com Universal Themes, álbum que mais uma vez contará com Steve Shelley na bateria e cujo primeiro single pode já ser escutado. Trata-se de "The Possum", faixa de nove minutos disponível no Youtube. O alinhamento é este:

01 The Possum
02 Birds of Flims
03 With a Sort of Grace I Walked to the Bathroom to Cry
04 Garden of Lavender
05 Cry Me a River Williamsburg Sleeve Tattoo Blues
06 Ali/Spinks 2
07 Little Rascals
08 This Is My First Day and I’m Indian and I Work at a Gas Station
 
R贸is铆n Murphy tem novo single (e vai andar por c谩)
路 POR Paulo Cec铆lio 路 18 Fev 2015 路 15:42 路


A irlandesa, crush adolescente para muito bom moço de hoje em dia, anunciou recentemente aquele que será o seu novo trabalho desde Overpowered, de 2007, e após um hiato de alguns anos. Hairless Toys puxa pela piada javarda mas será certamente muito mais do que isso; escute-se "Gone Fishing", primeira canção dada a conhecer do novo álbum, synthpop esparso a entrar em terrenos mais conectados à versão indie do R&B moderno, para se ter uma ideia daquilo que será o regresso de Róisín Murphy.

O link está aí em baixo, a boa notícia está a seguir a estes dois pontos: a cantora passará pelo NOS Alive para apresentar o disco em questão, estando o concerto marcado para dia 10 de Julho.

Zu apresentam novo disco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 18 Fev 2015 路 15:23 路


O trio italiano prepara-se para editar aquele que será o seu novo registo de originais, seis anos após Carboniferous, disco que os colocou nas bocas e ouvidos de muita gente e cuja apresentação passou pelo Milhões de Festa naquele que foi um dos concertos mais assustadores de que há memória. Cortar Tudo sairá pela Ipecac de Mike Patton no próximo dia 23 de Março e o tema título está disponível para escuta no Soundcloud: quatro minutos e quarenta de sludge, ideais para um dia tão bonito como o de hoje.

Barroselas com cartaz fechado
路 POR Paulo Cec铆lio 路 18 Fev 2015 路 15:19 路


E pronto: o festival que levará a que a pequena vila minhota se afunde com o peso deu hoje por findo o seu cartaz. No âmbito de duas parcerias, com o Santa Maria Summer Fest e com o Milhões de Festa, a malta que se deslocar até Barroselas poderá apanhar (para além dos já anunciados) com concertos de Analepsy, Mother Abyss, Cangarra e Jibóia; não só isso como também foram confirmados os brasileiros Imminent Attack, os suecos Myteri, os Rato Raro, Marginal e ainda dois DJ para tomar conta da madrugada: Jó (Theriomorphic) e Lynce. O passe geral custa 65€ até dia 15 de Abril. O festival decorre entre 30 de Abril e 2 de Maio.

Magma no Gouveia Art Rock
路 POR Paulo Cec铆lio 路 18 Fev 2015 路 15:15 路


Os lendários franceses regressam a Portugal para um concerto imperdível. Formados no final dos anos sessenta e assentes na mestria técnica do seu baterista de sempre, Christian Vander, os Magma são uma das bandas imprescindíveis para quem queira perceber melhor o que é que é esta coisa do "rock progressivo", tendo até originado um género eles mesmos, o zeuhl.

Com disco novo acabadinho de sair, Slag Tanz, não é difícil prever que seja este o principal foco do concerto em Gouveia, apesar do bichinho querer sempre ser morto ao som de coisas maravilhosas especialmente retiradas de Mëkanïk Dëstruktïẁ Kömmandöh. O Gouveia Art Rock realiza-se a 1 e 2 de Maio.

Festival Rescaldo na voz do programador
路 POR Nuno Catarino 路 18 Fev 2015 路 15:00 路
© Vera Marmelo

Está quase a chegar a 8ª edição do Festival Rescaldo, que decorre entre 20 e 28 de Fevereiro. Já ali apresentámos a programação, que este ano vai passar pela Culturgest e pela Galeria ZDB. O programador do Rescaldo, Travassos, apresenta-nos o festival.

Quais são os destaques da programação de 2015?

Admito que existem realmente nomes que se destacam no programa mais que outros como é o caso do Adolfo Luxúria Canibal e da Lula Pena mas isto não é por si só uma garantia que sejam os melhores concertos do festival. Estou com elevadas expectativas nos concertos da Nova Orquestra Futurista do Porto: que reúne algumas das mentes mais brilhantes e inquietas da cidade invicta como o Gustavo Costa, Henrique Fernandes, João Ricardo, Angelica Salvi ou Miguel Pipa - são onze músicos em palco munidos de uma parafernália de instrumentos absolutamente "sui generis", tudo devidamente encenado e orquestrado. No inédito concerto de Coclea: com uma formação absolutamente de luxo que reúne o Guilherme Gonçalves (Gala Drop) na guitarra e electrónicas, o Shella (PAUS) nas teclas, o Alex Klimovitsky (Youthless) na voz e electrónicas e o original trompetista Yam Tembe. Música de grande beleza com uma doce dose de hipnotismo. E na pequena performance do Rui Nogueiro enquanto Sumbu Dunia que nos vai trazer uma criteriosa selecção de samples Jaipongan (um sub-género de dança popular Indonésia com ligações à música para gamelão). De qualquer maneira as pessoas não podem ter medo de ir ver nomes que nunca ouviram falar e desperdiçar esse raro fenómeno do factor surpresa que continua a ser um motor de existência. Os bilhetes são uma pechincha e provavelmente vão sair dar sala surpreendidas e de "barriga cheia".

A programação deste ano combina alguns nomes jovens e revelações recentes com outros nomes já consagrados. É importante esta mescla de gerações?

O Rescaldo acima de tudo é um festival de mesclas e de revelações onde se mistura, sem preconceitos, géneros e proveniências dispares. Essas são premissas base que sempre fizeram parte da sua génese. Sempre considerei que a mistura das novas gerações com alguns nomes consagrados seria importante para vincar o conceito do festival. Neste caso os músicos de gerações mais amadurecidas têm eles também que ter sido estetas ou contribuído para a evolução da música feita por portugueses e que, de alguma forma, funcionem como faróis orientadores das novas gerações. Por um lado é motivante para os novos músicos partilharem o palco com estes ícones, por outro é uma forma de fortalecer o cartaz e de o tornar mais apelativo.

Este ano tem como novidade uma noite de concertos na Galeria ZDB. Porquê a escolha deste espaço?

A escolha da ZDB é de alguma maneira óbvia, porque é o espaço/projecto que partilha connosco mais afinidades, visões e crenças. Outro dos grandes factores prende-se com a vontade do festival se descentralizar e alcançar outros locais e públicos e, acima de tudo, de ter uma sala de concertos com diferentes características do pequeno auditório da Culturgest, que permita realizar outro género de concertos, em especifico propostas onde os decibéis sejam bem mais elevados e as pessoas possam assistir aos concertos de pé. É um espaço de culto com uma sólida história perfeito para receber o Rescaldo. Para além destes factores é a minha sala de concertos favorita em Lisboa.

A label Shhpuma, subsidiária da Clean Feed, tem estado muito ligada ao festival. Quais são as novidades para o festival e planos de edições para os próximos tempos?

A Shhpuma nasceu com o Rescaldo e encontra-se intimamente ligada com o mesmo pela natural simbiose entre o catálogo e as propostas que o festival tem programado. A editora serve para fechar o círculo de suporte que fazemos a estes projetos onde tentamos oferecer algumas ferramentas que facilitam o seu posicionamento no mercado nacional e internacional. O Rescaldo funciona como um veículo de promoção da Shhpuma e vice versa. Nesta oitava edição temos dois projetos em destaque com discos na editora: o concerto de lançamento do novo disco homónimo de Coclea e o Quest da Joana Gama com o Luís Fernandes, CD editado recentemente que colheu as mais favoráveis criticas e que os levou a actuar em sítios como o festival Novas Frequências (Rio de Janeiro), na Rooster Gallery (Nova York), no MadeiraDig ou nas noites brancas em Cabo Verde. Temos ainda a ser lançado neste período duas edições da artista Helen Mirra, realizadas em parceria com a Culturgest no âmbito da sua exposição "Hedge Habitat". Trata-se de dois duetos, o primeiro com o gigante Fred Frith, uma edição limitada e exclusiva em LP, e o segundo com o sonoplasta Ernest Karel. Ambos trabalhos de um elevado carácter conceptual, o que os torna bastante particulares.
Devendra Banhart e Andy Cabic em digress茫o ib茅rica
路 POR Paulo Cec铆lio 路 18 Fev 2015 路 11:20 路


É uma notícia que vai fazer parar o coração de muita gente. Devendra Banhart, ainda com Mala, disco de 2013, a bater forte, e Andy Cabic, que assina belíssimos discos na banda da qual é líder, os Vetiver, passarão por Portugal no próximo mês de Maio, para dois concertos que fazem parte de uma digressão ibérica. É uma oportunidade única e raríssima para testemunhar ao vivo dois dos maiores escritores de canções do século XXI, eles que andaram em tour pela Califórnia em Setembro passado.

Banhart e Cabic tocam a 27 de Maio no Auditório de Espinho e, dois dias depois, no dia 29, passam pela Sociedade de Geografia de Lisboa, a convite da ZdB. O que é que podem esperar? Algo de muito mágico. Tipo isto.

Mais uma Session, j谩 este s谩bado
路 POR Paulo Cec铆lio 路 18 Fev 2015 路 10:32 路


As Cartaxo Sessions estão de regresso no sábado, ainda mal refeitos que estamos das confirmações para o Reverence. Os Asimov deslocam-se até ao Cartaxo para apresentar o seu rock ácido e pesado, sendo recebidos pelos Qwentin, banda da terra com apetência pelo prog que regressa após um hiato e com um novo formato, estando prometida uma versão do tema lendário dos Mler Ife Dada, "Zuvi Zeva Novi" (o que só promete). O concerto começa pelas 23h30 e os bilhetes custam 5€.

Ono lava mais branco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 18 Fev 2015 路 10:26 路


Há muitas luas atrás, uma pequena banda de cariz experimental nascida nos Estados Unidos decidiu fazer um par de álbuns editados pela Thermidor, label californiana de Rob Carducci e Jon Boshard que nos anos oitenta lançou trabalhos de bandas tão essenciais quanto os Flipper, Birthday Party, Meat Puppets ou SPK. Os discos em questão têm nomes belos como Machines That Kill People e Ennui e são parentes próximos - com um país inteiro a separá-los - da no wave nova-iorquina que então estaria a dar os seus frutos; e isto, sabemo-lo, porque outra pequena editora, esta desta década, século e milénio, propôs-se a reeditá-los em vinil.

Os dois primeiros discos dos ONO podem ser adquiridos no website da editora e, a julgar pela faixa que abre Ennui, parecem-nos tão essenciais quanto as bandas que citámos acima. "Were You There When They Crucified My Lord" começa em toada gospel até cair num pantanoso terreno noise, a fazer lembrar o mestre Scott Walker e a arrepiar-nos a espinha às oito e quarenta e três da manhã. Ouçam-na no Soundcloud aí em baixo.

Kraftwerk em Lisboa e no Porto
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Fev 2015 路 18:58 路


Só para manter o grau de excelentes notícias de hoje, talvez a melhor segunda-feira de sempre. Os lendários Kraftwerk passarão em Abril por Lisboa (dia 19) e pelo Porto (dia 20) para um espectáculo em 3D onde, convenhamos, nem adianta destacar discos ou canções; como o poderíamos fazer, aliás, sabendo de antemão que estamos a falar de uma das bandas que em termos de influência é capaz de rivalizar com os Beatles? De "Radioactivity" a "The Model" a "Trans-Europe Express" a "Autobahn" a "Computer Love" ao mal-amado Tour De France Soundtracks...

Escusado será dizer que isto é coisa para esgotar; os bilhetes serão colocados amanhã à venda, custando entre 35€ e 42€ para o Coliseu de Lisboa e 65€ para a Casa da Música, no Porto, estando limitados a quatro por pessoa. Independentemente dos preços, pensem que é daquelas oportunidades que se têm raras vezes na vida. Wir sind die roboter, pois claro.

E para o Reverence, est茫o prontos?
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Fev 2015 路 18:54 路


Das mesmas pessoas que vos trouxeram os melhores dois dias de 2014 (excepção feita às aranhas verdes e à falta de tabaco) eis o Reverence Valada, festival sobretudo psychy que toma conta de uma pequena aldeia no Ribatejo e lhe dá completamente a volta. Este ano, o festival realiza-se em finais de Agosto - entre 27 e 29, para ser mais específico - e foram hoje anunciados os primeiros nomes que farão parte do cartaz. Com dois deles à dianteira: os Sleep e os Yawning Man trarão os riffs e a ganza até ao centro, eles que eram das bandas mais esperadas pelo pessoal que sabe há já alguns anos.

Poderemos matar finalmente esse bichinho, bem como assistir ao regresso dos The Horrors a Portugal, com estatuto de cabeça de cartaz, e ainda a concertos de Alcest, Samsara Blues Experiment, The Dead Mantra, Stoned Jesus e ainda Process Of Guilt (pelo segundo ano consecutivo) e Fast Eddie Nelson. Entre outros, que podem checkar aqui. Aguardem... e, sobretudo, comecem já a poupar.

Deitem-se e toquem-se
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Fev 2015 路 18:37 路


Afinal de contas, como não? Basta ouvir "Súcubo", a semi-nova malha que os Ermo disponibilizaram hoje para escuta, após meses a apresentá-la ao vivo - coisas que culminam sempre em cuequinhas molhadas por parte das mulheres na assistência. "Súcubo" faz parte de um EP novo do duo bracarense que sairá ainda este ano (vão por nós: está fenomenal), intitulado Amor Vezes Quatro, e podem escutá-la no Bandcamp: é só descer e clicar no play. E, enquanto ouvem, ir tirando a roupa. Mandem fotos caso o façam.

Est谩 tudo pronto para o Milh玫es de Festa?
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Fev 2015 路 18:35 路


Que pergunta idiota: é claro que estão. O melhor festival do mundo regressa como é habitual em Julho e já conhecíamos alguns dos nomes que por lá vão passar, com destaque especial para The Bug; hoje, foram anunciados mais três, numa parceria com a promotora londrina Baba Yaga's Hut que já havia dado frutos o ano passado, quando estes levaram até Barcelos os Flamingods, Soccer96 e The Comet is Coming.

Para este ano estão reservadas actuações dos krauters Cosmic Dead, Hey Colossus e Gum Takes Tooth, num lineup que daqui para a frente só pode ficar incrível. O passe geral para o Milhões de Festa custa 49,99€ até dia 11 de Maio.

Level & Tyson regressam a Portugal
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Fev 2015 路 17:22 路


São noruegueses, dizem ter um fraquinho pelos Cave Story e fazem um rock jangly com o ruído necessário à degustação. Os Level & Tyson vão andar por Portugal no próximo mês de Março para uma digressão que os levará de norte a sul, iniciando o caos na FNAC de Oeiras e no Lounge, ambos no dia 12, e terminando no Aquilo Teatro, na Guarda. As datas são as que se seguem e podem picar as canções deles aqui.



12 | 18h30 | FNAC Oeiras, Lisboa
12 | 22h30 | Lounge, Lisboa
13 | 23h00 | CAEP, Portalegre
14 | 22h30 | SHE, Évora
15 | 17h00 | Casa Avenida, Setúbal
16 | 18h30 | FNAC Chiado, Lisboa
17 | 17h00 | FNAC Colombo, Lisboa
20 | 22h30 | Vale de Cambra
21 | 17h00 | FNAC Braga, Braga
21 | 22h30 | MOVE Braga, Braga
25 | 22h00 | FNAC Norteshopping, Porto
27 | 22h30 | Clube de Vila Real, Vila Real
28 | 22h30 | Aquilo Teatro, Guarda
Festival One Man Band em Maio
路 POR Paulo Cec铆lio 路 16 Fev 2015 路 16:09 路


O festival dedicado às one-man-bands está de regresso e, este ano, ocupará dois dias em duas cidades distintas: Abrantes e Portalegre. No cartaz estão nomes como o suíço Urban Junior, o belga Tiny Legs Tim e o australiano Made For Chickens By Robots, projectos essencialmente enquadrados no blues mas bastante distintos entre si. O festival decorre a 15 e 16 de Maio e os concertos, divididos por dias, são estes:

15 Maio @ CAEP / 16 Maio @ Cine Teatro São Pedro, Abrantes
 
Urban Junior
Tiny Legs Tim
Fel
 
15 Maio @ Cine Teatro São Pedro, Abrantes / 16 Maio @ CAEP
 
Made For Chickens By Robots
The Blues Against Youth
Johnny Luv & Sus Muchachos Hate Killers
 
Alabama Shakes lan莽am novo disco em Abril
路 POR Andr茅 Gomes 路 13 Fev 2015 路 22:21 路


O novo disco dos Alabama Shakes já tem título, data de lançamento, capa e até já tem o seu primeiro single. Tem quase tudo menos o disco propriamente dito. Mas isso resolve-se em Abril. No dia 20 desse mês, mais precisamente. Sound & Color, o legítimo sucessor de Boys & Girls, editado em 2010, terá o selo da Rough Trade/Popstock.

"Don't Wanna Fight" é então o primeiro single deste novo disco e pode ser ouvido ali em baixo. É impressão nossa ou tem ainda mais soul do que o habitual? Resta dizer que o disco foi gravado em Nashville ( no estúdio Sound Emporium). A banda co-produziu o disco com Blake Mills. Ah, o alinhamento do disco está ali em baixo.



1. Sound and Color
2. Don't Wanna Fight
3. Dunes
4. Future People
5. Gimme All Your Love
6. This Feeling
7. Guess Who
8. The Greatest
9. Shoegaze
10. Miss You
11. Gemini
12. Over My Head
E aqui est谩 ele, finalmente, glorioso: o cartaz do NOS Primavera Sound
路 POR Andr茅 Gomes 路 13 Fev 2015 路 19:11 路


Sem mais demoras nem paleios, aqui está o cartaz da edição 2015 do NOS Primavera Sound. Ponham os olhos e ouvidos nestes nomes, distribuídos pelos respectivos dias:

Quinta-feira, dia 4 de Junho: Bruno Pernadas, Caribou, FKA twigs, Interpol, The Juan MacLean (live), Mac DeMarco, Mikal Cronin, Patti Smith acoustic/spoken

Sexta-feira, dia 5 de Junho: Antony and the Johnsons, Ariel Pink, Banda do Mar, Belle & Sebastian, Electric Wizard, Giant Sand, José González JUNGLE, Marc Piñol, Movement, Pallbearer, Patti Smith & Band perform Horses, The Replacements, Run The Jewels, Spiritualized, Sun Kil Moon, Twerps, Viet Cong, Yasmine Hamdan, Younghusband

Sábado, dia 6 de Junho: Babes In Toyland, Baxter Dury, Damien Rice, Dan Deacon, Death Cab For Cutie, Einstürzende Neubauten, Ex Hex, Foxygen, HEALTH, Kevin Morby, The KVB, Manel Cruz, The New Pornographers, Ought, Pharmakon, Ride, Roman Flügel, Shellac, The Thurston Moore Band, Underworld dubnobasswithmyheadman live, Xylouris White



Pela segunda vez consecutiva há uma festa no Jardim das Virtudes que antecipa o festival. E até vai haver um mini-Primavera - com entrada livre. para os mais pequenos e para as famílias. O NOS Primavera Sound acontece nos dias 4, 5 e 6 de Junho no Parque da Cidade, no Porto. O passe para os três dias custa 90 euros. O Kevin Morby esteve no Porto em 2014 e até gravou episódio para a nossa Videoteca. Vemo-nos todos por lá?

Cave Story amanh茫 no Sabotage
路 POR Paulo Cec铆lio 路 13 Fev 2015 路 14:28 路


Os caldenses irão apresentar o seu mais recente trabalho, o EP Spider Tracks, ao espaço do Cais do Sodré. Lançado em finais de 2014, Spider Tracks apresenta uma sonoridade que tanto bebe ao pós-punk como ao psicadelismo, tendo feito do trio uma das maiores revelações nacionais dos últimos anos. A acompanhá-los estará o projecto electrónico Ghost Hunt, do baixista Pedro Chau (The Parkinsons) e Pedro Oliveira. Os concertos começam pelas 23h30 e a entrada vale uns míseros 4€.

Einst眉rzende Neubauten no NOS Primavera Sound
路 POR Andr茅 Gomes 路 13 Fev 2015 路 11:19 路


É só mais logo que ficamos a saber o cartaz definitivo da versão portuense do Primavera Sound. Mas já podemos dizer-vos que os Einstürzende Neubauten estão confirmados para o festival que acontece nos dias 4, 5 e 6 de Junho no Parque da Cidade, no Porto. Actuam no sábado, dia 6 de Junho. Confirmados no cartaz estavam já Patti Smith, Ride, Thurston Moore e Sun Kil Moon. As apostas fecham daqui a nada; está na altura de submeterem as vossas. Mais logo daremos notícias.

Scratchtuning! leva outras m煤sicas ao Conservat贸rio
路 POR Nuno Catarino 路 12 Fev 2015 路 22:30 路
© Vera Marmelo

É já esta sexta-feira, 13 de Fevereiro, que arranca uma nova série de concertos designada "Scratchtuning!". Este ciclo vai levar outras músicas (improvisada e experimental) ao Conservatório Nacional, com cada actuação a ser gravada para edição futura. Para a primeira edição actuarão Bernardo Devlin (solo, voz e electrónica), o novo trio "Quasar" (de Adriana Sá, Tó Trips e Sei Miguel) e um quarteto que reúne David Maranha, Riccardo Dillon Wanke, Helena Espvall e Gabriel Ferrandini.

Os concertos terão lugar no Salão Nobre do Conservatório Nacional (Rua dos Caetanos, ao Bairro Alto, em Lisboa), a música arranca pelas 22h e a entrada vale 5 euros.

P谩ra tudo: os Wire est茫o de volta
路 POR Paulo Cec铆lio 路 12 Fev 2015 路 16:46 路


A lendária banda britânica nascida no seio das experiências pós-punk está a preparar-se para lançar um novo álbum. Formados em 1976, os Wire tornaram-se sobretudo famosos (na medida em que uma banda alternativa pode ser famosa) e influentes (isto sim: basta ver a quantidade de gente que importa que os cita) a partir da trilogia com que iniciaram a sua vasta discografia, nos idos anos de 1977 e da explosão punk: Pink Flag, Chairs Missing e 154, locais de peregrinação até temas como "1 2 X U", "Heartbeat" ou "Map Ref. 41°N 93°W".

Esta terceira encarnação da banda, que havia cessado actividade em 1980 para se reunir entre 1985 e 1992, editou desde 2003 quatro outros álbuns - o último dos quais data de 2013 e se intitula Change Becomes Us. Surge hoje a confirmação de um outro. O 14º (!) disco dos Wire será homónimo e a fúria punk está presente no primeiro single, "Joust & Jostle", que mostra uma deliciosa faceta pop a fazer lembrar experiências americanas como os Guided By Voices. Podem ouvir no Soundcloud. Mas será que estão preparados?

O que nos aguarda no Musicbox
路 POR Paulo Cec铆lio 路 12 Fev 2015 路 16:39 路


O espaço do Cais do Sodré reserva-nos muitas e óptimas noites nos meses que se seguem. Ora vejamos: o norte-americano Henry Laufer, mais conhecido como Shlohmo, passará por Lisboa no próximo dia 20 de Maio, para a apresentação de Dark Red, o seu segundo longa-duração; no mesmo mês, a 29, a guitarra de Mdou Moctar volta a espalhar alegria por cá; e ainda antes, seremos brindados em Abril com concertos dos The Dodos (a 23) e Gazelle Twin (a 30). Para além de Jacco Gardner, Antwon, Medeiros/Lucas em modo lançamento de novo disco e muitas outras festas. Tudo o mais que quiserem saber, como preços e horas, está aqui.

Quem quer ouvir o novo single de Dan Deacon?
路 POR Andr茅 Gomes 路 12 Fev 2015 路 15:47 路


A resposta é: queremos todos, evidentemente. Em Dezembro tínhamos avisado nestas páginas que Dan Deacon entregaria em 2015 um novo disco com selo da Domino. Gliss Riffer, assim se chama este novo registo, é editado no próximo dia 23 de Fevereiro. De acordo com a editora, no press release que chegou à redacção, o novo disco é o regresso a uma forma mais simples de escrever e gravar canções, como no disco Spiderman of the Rings, lançado em 2007.

Nessa altura mostramos aqui o primeiro single de Gliss Riffer, chamado "Feel The Lightning", e agora é altura de mostrar o segundo tema a ver a luz do dia. Chama-se "Learning to Relax", convida a um pézinho de dança e promete ficar no ouvido durante o resto do vosso dia. E nos olhos. O vídeo que acompanha este novo single não é definitivamente aconselhado a pessoas que sofram de epilepsia. Para os outros está tudo bem. Venha daí esse novo disco.

Bruno Pernadas e Emperor X nos A莽ores
路 POR Paulo Cec铆lio 路 12 Fev 2015 路 15:15 路


Foram anunciados hoje mais quatro nomes para o Tremor, festival que se realiza em Ponta Delgada a 28 de Março e que contava já no cartaz com nomes como os ZA! ou Black Bombaim. Bruno Pernadas e Emperor X juntam-se assim aos projectos já anunciados, tal como Live Low, Broad Beans e Cpt. Luvlace, sendo que as confirmações não pararão por aqui. Os bilhetes estão já à venda pelo preço de 15€, subindo para 18€ a partir de 23 de Março.

Sound Awakener: do Vietname, com amor
路 POR Andr茅 Gomes 路 12 Fev 2015 路 12:40 路


Nguyễn Hồng Nhung é vietnamita e faz música com o pseudónimo Sound Awakener, projecto que começou em 2011. A partir do piano, desenvolve densas e melodiosas paisagens de perder a vista. September Traveler  é uma colecção dos primeiros trabalhos de Sound Awakener em 2011 e 2012 (excepto "The call is fading").

Este disco É ao mesmo tempo a banda-sonora de uma exposição - intitulada What dreams are made of - da autoria da fotógrafa Irene Cruz, que é possível ver em Berlim desde 6 de Fevereiro e até ao próximo dia 18. Para mais informações acerca da exposição podem clicar aqui. Aqui em baixo podem ouvir September Traveler na sua totalidade.

Braids lan莽am novo single; novo disco a caminho
路 POR Andr茅 Gomes 路 12 Fev 2015 路 12:10 路
© Landon Speers

É com a provocadora e fabulosa "Miniskirt" que os canadianos Braids anunciam, com pompa e circunstância, o segundo disco de originais, o sucessor de Flourish // Perish, lançado há dois anos. A banda de Montreal lança Deep in the Iris no dia 28 de Abril com o selo da Arbutus (Flemish Eye no Canadá).

Aqui em baixo podem então ouvir "Miniskirt" e perder-se nas mil e umas sugestões levantadas por uma mini-saia. Luxúria da boa. De acordo com a banda, este disco explora alguns temas pesados como a pornografia e o abuso. Aproveitem para conhecer o alinhamento do disco ali em baixo. Depois de ouvir esta amostra podemos seguramente dizer que o que aí vem promete e muito.


01 Letting Go
02 Taste
03 Blondie
04 Happy When
05 Miniskirt
06 Getting Tired
07 Sore Eyes
08 Bunny Rose  
09 Warm Like Summer
dEUS, The Vaccines e Perfume Genius no Super Bock Super Rock
路 POR Andr茅 Gomes 路 12 Fev 2015 路 11:03 路


Hoje é mais um dia de confirmação para os festivais de Verão, agora que os dias começam a ser cada vez mais longos . O 21º Super Bock Super Rock, que acontece nos dias 16, 17, 18 de Julho, no Parque das Nações, em Lisboa, tem três: dEUS, The Vaccines e Perfume Genius. 

Estes três novos nomes juntam-se aos já confirmados Noel Gallagher’s High Flying Birds, Sting, Milky Chance, Little Dragon, Kate Tempest, Crystal Fighters, Banda do Mar, Florence and the Machine, Modernos e Kindness. Os bilhetes para o festival já se encontram à venda nos locais habituais e custam entre 50 (bilhete diário) e 95 euros (passe para os três dias).

P芒nico-Ambiente junta Aires e Rui P. Andrade
路 POR Paulo Cec铆lio 路 12 Fev 2015 路 00:21 路


Há muito que temos andado a escrever sobre as edições do Colectivo Casa Amarela, e com boas razões para isso: estão aqui alguns dos mais estimulantes discos de noise e electrónica experimental made in Portugal que temos escutado. O mais recente lançamento do Colectivo junta Aires e Rui P. Andrade e dá pelo nome de Pânico-Ambiente, disco com cerca de quarenta minutos de deliciosas camadas de ruído - porque o noise alivia o stress, afinal de contas; até o nobre ∆TILLL∆ concorda. Pânico-Ambiente foi gravado no Funchal entre 2012 e 2013 e pode ser escutado no Bandcamp.
 
Six Organs of Admittance com novo disco para escuta
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 11 Fev 2015 路 18:01 路


Ben Chasny não sabe estar quieto - e ainda bem. Nos últimos quatro anos arranjou tempo para gravar com os Gala Drop, reuniu os Comets of Fire para um par de concertos, e depois do brilhante Ascent reinventou uma vez mais os Six Organs of Admittance (algo que, em nome da boa verdade, nunca deixou de fazer desde o primeiro disco).

O resultado desta mudança é Hexadic, o enésimo disco dos Six Organs of Admittance e quiçá o álbum mais livre e maduro que Chasny já assinou. Ouvi-lo é absolutamente indispensável e o melhor é que podem fazê-lo de forma legal e gratuita no site da NPR. Basta um clique aqui.

Em Mar莽o, a Kompakt (e os The Orb) vai tomar conta do Lux por uma noite
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 11 Fev 2015 路 16:41 路


É o que diz o título. A 20 Março, em mais uma noite Green Ray, o Lux vai receber os The Orb, , Reinhard e Wolfgang Voigt (ex-Gas, Mohn), Ata e Gudrun Gut. A noite, que já tem inesquecível escrito por todo o lado, conta com curadoria do fundador da Kompakt Michael Mayer, que também actua nessa noite. Os bilhetes ainda não estão à venda.

Lightning Bolt desvendam novo tema
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 11 Fev 2015 路 16:34 路


Os noise-rockers mais fixes do mundo decidiram mostrar ao mundo ao que soa Fantasy Empire, o primeiro disco da banda em cinco anos e que deverá sair para as ruas a 24 de Março, com selo da Thrill Jockey. A amostra chama-se "The Metal East" e deixa bem à vista a influência que o metal tem no som da dupla – é para ouvir ali em baixo.

A partir de Abril, os Lightning Bolt fazem-se à estrada com os Metz e os Liturgy (que também se preparam para editar um novo disco), numa digressão que por ora se mantém apenas nos Estados Unidos – por cá, fazemos figas para que um certo festival os ajude a regressar ao velho continente.

Faith No More: novo disco j谩 tem nome
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 11 Fev 2015 路 16:26 路


Alto e pára o baile: o novo disco dos Faith No More vai-se chamar Sol Invictus e chega a 16 de Maio, quase dezoito anos depois do último registo de estúdio da banda, Album of the Year. O disco chega com a chancela da Reclamation Recordings e da Ipecac Recordings.

Mike Patton e companhia fizeram também saber que o lançamento do disco vai ser precedido de um single chamado “Superhero” e que deve ver a luz do dia a 17 de março. Até lá, podem sempre recordar “Motherfucker”, o primeiro avanço para o regresso dos Faith No More.

Inventions lan莽am novo disco em Mar莽o
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 11 Fev 2015 路 16:18 路


Em 2014, Mark T. Smith (Explosions in the Sky) e Matthew Cooper (Eluvium) fizeram saber que se tinham juntado para dar início a um projecto sob o nome Inventions, tendo lançado nessa altura o seu disco de estreia. Alguns meses volvidos e sabe-se agora que o segundo disco da dupla se chama Maze of Woods e está cá fora a 17 de Março.

Mas as boas novas não se ficam por aqui, já que o grupo começou a desvendar aquilo que nos espera. Em baixo, podem ver (e ouvir) o vídeo para "Springworlds", uma das malhas que faz parte de Maze of Woods e começarem a preparar-se para o que aí vem.

Novo de Sabre a caminho
路 POR Paulo Cec铆lio 路 11 Fev 2015 路 16:01 路


Morning Worship
será o título do novo registo do duo Sabre, formado por Bruno Silva e Carlos Nascimento, e que nos últimos anos tem feito alguma da música de dança mais vital dos últimos tempos em Portugal. O disco sairá brevemente pela Royal Oak, subsidiária da editora holandesa Clone, e no Soundcloud estão já disponíveis alguns snippets daquilo que podem esperar. É só carregar no play.

Shlohmo apresenta novo 谩lbum Dark Red
路 POR Alexandra Jo茫o Martins 路 11 Fev 2015 路 15:49 路
© Erika Miyagiwa

"Soa como se os Electric Wizard tentassem fazer R&B ou como se os Boards of Canada se juntassem aos Burzum no River Styx". Consegues imaginar? Esta é a definição de Henry Laufer, mais conhecido por Shlohmo. Dark Red é o segundo álbum de longa duração do norte-americano de 25 anos e é o resultado de um casamento entre sons que transpiram 90's Idm, R&B, jungle e sludge metal. Para já pode ser ouvido o single de avanço, "Buried". já o álbum é lançado a 7 de Abril e seguido de uma tour nos Estados Unidos.

Mac McCaughan (Superchunk) estreia-se em nome pr贸prio
路 POR Andr茅 Gomes 路 11 Fev 2015 路 12:28 路


No dia 5 de Maio, o frontman dos Superchunk, Mac McCaughan, lança o seu disco de estreia em nome próprio. Chama-se Non-Believers e terá o selo da Merge Records, a editora que este co-fundou. Depois de ter experimentado o seu projecto a solo Portastatic, Mac McCaughan encontrou a coragem para assinar um disco com o seu nome de baptismo.

De acordo com o próprio, este disco nasce da vontade de explorar a sua atracção pela música de inícios dos anos 80 numa altura em que o punk se tornou em algo mais introspectivo e, em certo momento, se transformou no pós-punk. A capa do disco é aquela que podem ver ali em cima.  O trailer do disco é aquele que podem ver - e também ouvir - aqui em baixo.

Paul de Jong (The Books) lan莽a disco de estreia a solo
路 POR Andr茅 Gomes 路 11 Fev 2015 路 11:39 路


É isso mesmo. Paul de Jong, membros fundador dos saudosos The Books, acaba de anunciar a sua estreia discográfica a solo. O registo chama-se IF e será editado no dia 28 de Abril com o selo da Temporary Residence. Depois de em 2012 os The Books terem encerrado actividade, depois de um longo período de bonita criatividade, Paul de Jong e Nick Zammuto seguiram carreiras separadas (este último até já tinha iniciado actividade antes do fim dos The Books, diga-se). 

Ali em baixo podem ver ouvir e ver três coisas: o belíssimo tema de avanço deste disco, "Auction Block", o trailer e o alinhamento de IF.





01 Auction Block
02 Hollywald
03 This Is Who I Am
04 IF
05 Golden Gate
06 Debt Free
07 Baxter @ 73
08 Snakes
09 Age of the Sea
10 Purpose
11 The Art of What
12 Troia
O trompete de Nate Wooley vai 脿 ZDB
路 POR Nuno Catarino 路 11 Fev 2015 路 00:31 路
© Rob Miller

O trompetista americano Nate Wooley prepara-se para actuar brevemente na Galeria ZDB. No dia 24 de Março (terça-feira, 22h), Wooley apresenta-se no aquário a solo, para uma actuação na qual irá interpretar uma peça de Eliane Radigue. Na mesma noite actua a dupla David Maranha e Helena Espvall, que apresentam ao vivo o seu recente disco Sombras Incendiadas (edição three:four Records). A entrada vale 8€, as reservas são efectuadas pelo canal habitual: reservas@zedosbois.org.

ZDB festeja um ano de Waterfalls
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 10 Fev 2015 路 19:01 路


As noites Waterfalls, que em 2014 fizeram a ZDB dançar sob a batuta de gente como Marie Dior ou Sarah Farina, estão prestes a fazer um ano de idade e a ocasião promete ser devidamente assinalada. Ora vejam: Throwing Shade, Jackie, RAP/RAP/RAP, José Braima Galissá, Carloto Cotta, Taxila, Tzaziky&Crack são os nomes confirmados para esta desfile de ritmo e dança que vai invadir o Aquário e o 49 da ZDB já este sábado. As portas abrem às 23h00 e os bilhetes custam 6 euros.

Tame Impala, Father John Misty e Charles Bradley - e outros - confirmados em Paredes de Coura
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Fev 2015 路 18:30 路


Tame Impala, Pond, Temples, Father John Misty, Waxahatchee, Iceage e Charles Bradley. É o incrível arranque da programação do festival Vodafone Paredes de Coura, que acontece na localidade minhota entre os dias 19 e 22 de Agosto. O passe geral para os quatro dias do festival custa 85 euros e está à venda nos locais habituais (vocês sabem quais são).

Entre discos novos, velhos e por chegar, entre folk, pop, rock psicadélico, soul, as primeiras sete confirmações da edição 2015 do Vodafone Paredes de Coura dizem-nos que a variedade é a orientação do cartaz do certame. Enquanto não chega Agosto, imaginemos então como soarão as canções de Kevin Parker e companhia rodeados de tamanha natureza.

Irlandeses Young Wonder mostram-se para 2015
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Fev 2015 路 18:08 路
© Sarah Doyle

Ian e Rachel são naturais de Cork, na Irlanda, e chamam-se Young Wonder. Depois de um ano de gravações, o duo electro-pop mostra agora os primeiros sinais de uma evolução certa e segura no som da banda. O single "Intergalactic” diz-nos que serão certamente um nome a ter em conta para o decorrer de 2015. Numa canção com uma produção irrepreensível, os Young Wonder mostram-se delicados mas ao mesmo tempo complexos. E, em última análise, irresistíveis.

Podem ouvir a canção em causa aqui em baixo e tirar todas as vossas dúvidas. Se calhar não seremos demasiados exigentes se estivermos à espera de um novo disco depois do EP Show Your Teeth, editado em 2013, pois não? É aguardar um pouco.

Em 2015 The Tallest Man On Earth tem novo disco
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Fev 2015 路 15:26 路


Boas notícias para quem gosta de boas notícias. The Tallest Man On Earth, que é como quem diz Kristian Matsson, acaba de anunciar o lançamento de um novo disco em Maio, no dia 12 mais precisamente. Este novo registo, intitulado Dark Bird, é o sucessor de There's No Leaving Now, editado em 2012. Terá o selo da Dead Oceans. 

Já é possível ouvir e ver um teaser relativo a este novo disco. Acontece tudo aqui em baixo. O alinhamento aparece logo depois. Ah, a capa é aquela que podem ver ali em cima. Agora que sabem tudo o que há a saber acerca deste disco só resta esperar por Maio.



01 Fields of Our Home
02 Darkness of the Dream
03 Singers
04 Slow Dance 
05 Little Nowhere Towns
06 Sagres 
07 Timothy 
08 Beginners
09 Seventeen
10 Dark Bird Is Home
A terceira viagem de Homemade Empire j谩 pode ser ouvida
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Fev 2015 路 15:16 路


First Trees
é o terceiro disco de Homemade Empire, o projecto do holandês Bart de Kroon, que encontrou o sucessor de A Brilliant Window Niche (2010) e Defenestration (2012). O disco foi gravado com Bram Nigten, baterista de WOLVON, Pien Feith, Annelotte de Graaf (Amber Arcades) e Ellen Evers (The Puddle Parade).

A maior parte das canções foram concebidas ao longo de uma digressão que correu cidades como Vancouver, Seattle, Anacortes, Portland. Bart De Kroon escreve canções mas deixa que nelas se ergam paisagens que lembram muitas vezes o pós-rock ou a música ambiente. First Trees tem o selo da Subroutine Records e pode ser ouvido na totalidade aqui em baixo.

Os Hot Chip n茫o fazem sentido nenhum
路 POR Andr茅 Gomes 路 10 Fev 2015 路 11:39 路


Não, não é uma notícia provocadora, nem uma notícia-insulto. É apenas uma referência ao novo disco dos Hot Chip, cujo título lhes cai mesmo muito bem. Why Make Sense?, assim se chama este novo registo, será lançado a 18 de Maio e tem como single de estreia "Huarache Lights", que podem ouvir ali em baixo. Why make sense? é o sucessor de In Our Heads, editado em 2012, e terá o selo da Domino.

Em 2011 encontramo-nos com Alexis Taylor na cidade Porto, quando veio a Portugal para pinchar discos no Fantasporto, e daí resultou uma extensa entrevista sobre os Hot Chip, cinema, projectos paralelos, videoclipes bizarros e outras coisas. Podem ler essa conversa aqui.

Pentagram em Moledo
路 POR Paulo Cec铆lio 路 09 Fev 2015 路 19:40 路


É a primeira confirmação para o festival que se tornou ponto de passagem obrigatório em Agosto para todos aqueles que amam o rock sujo e desbragado. Os Pentagram, ícones do rock doomificado e daquelas poucas bandas capazes de morder os calcanhares aos Black Sabbath passarão pela aldeia minhota dois anos após terem marcado presença em Barroselas.

Com eles virão as canções de discos como Day Of Reckoning (1987) e até mesmo aquelas com as quais se estrearam, em formato single, nos anos setenta. Este ano preparam-se para editar um DVD ao vivo intitulado All Your Sins. O Sonicblast decorre a 14 e 15 de Agosto, no Centro Cultural de Moledo, com vista para uma praia maravilhosa. Marquem já na agenda.

Fevereiro 茅 m锚s Pr铆ncipe
路 POR Ant贸nio M. Silva 路 09 Fev 2015 路 19:36 路


O vigésimo quarto dia deste mês brinda-nos com dois novos registos da editora com mais ritmo de Lisboa. Marquem a data no calendário, aqueçam as ancas e abram alas para Danger, o registo de estreia de Nídia Minaj, e para os C. D. M. (que é como quem diz Lilocox & Maboku, ambos com créditos firmados no universo Príncipe) que se apresentam com Malucos de Raiz.

Enquanto estas duas rodelas não chegam (e a próxima Noite Príncipe não é marcada), vale a pena ir ouvindo “Safadas da Noite” e “Puto Iuri”, temas que servem de avanço para cada um destes discos e que podem ser ouvidos no Soundcloud da Príncipe.



Konono N潞1 encontra a Batida
路 POR Paulo Cec铆lio 路 09 Fev 2015 路 19:29 路
© Catarina Limão

Já se sabia que os congoleses, que conquistaram meio mundo aquando da edição do seu disco de estreia, Congotronics, em 2004, estavam a colaborar com Pedro Coquenão, mentor do cada vez mais internacional projecto Batida. E agora chega-nos a confirmação de que ambos passarão por Portugal, no próximo mês de Março; aproveitando a vinda - que servirá para gravar esse já esperado disco em conjunto -, os Konono Nº1 e Batida darão um par de concertos onde quem não girar a anca é um ovo podre, primeiro em Lisboa, no Lux (6 de Março) e depois em Coimbra, no TAGV (7 de Março). Estão prontos para suar?

Equations editam segundo disco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 09 Fev 2015 路 19:26 路


É verdade que se trata do segundo disco dos Equations, mas d certa forma poder-se-ia dizer que este é na verdade o primeiro: após as brincadeiras math rock do seu enorme disco de estreia, Frozen Caravels, o quinteto decidiu apontar ao espaço e às possibilidades infinitas do rock progressivo - sem nunca descurar as origens mais apunkalhadas.

Hightower saiu hoje com a etiqueta da Lovers & Lollypops e contém cinquenta minutos de viagens rífficas horizonte dentro, as quais podem escutar no Soundcloud (está aí em baixo). O grupo apresentar-se-à ao vivo em Lisboa, no próximo dia 20 de Fevereiro (na ZdB, com os Killimanjaro e os Marvel Lima), e no Porto, uma semana depois (no Café Au Lait, com Tresor&Bosxh).

Moon Duo com novo 谩lbum em Mar莽o
路 POR Alexandra Jo茫o Martins 路 09 Fev 2015 路 18:12 路


Depois do mui elogiado primeiro single de avanço, "Animal", os Moon Duo mostram agora uma nova canção que abre o apetite para o terceiro álbum que virá a 2 de Março, Shadow of the Sun. A nova dá pelo nome "Slow Down Low" e pode ser ouvida aqui em baixo. O novo disco foi composto durante um período de evolução e de adrenalina constante entre actuações ao vivo e inúmeras viagens.

A banda, que já passou por festivais como Milhões de Festa ou Reverence Valada, anunciou ainda vários concertos pela Europa a partir de Abril, mas nenhum deles em Portugal.

The Prodigy, Public Enemy e Portishead no Benicassim
路 POR Alexandra Jo茫o Martins 路 09 Fev 2015 路 12:15 路


Os três Ps do FIB - Benicassim 2015 são as primeiras confirmações do festival de música espanhol que este ano se realiza entre os dias 16 e 19 de Julho. Além dos electrizantes Prodigy, dos reivindicativos Public Enemey e dos sensuais Portishead, haverá ainda espaço para Florence + The Machine, Los Planetas (aposta no indie nacional para o palco principal), Noel Gallagher's High Flying Birds, Bastille, Crystal Fighters, Clean Bandit e MØ. Os bilhetes já estão à venda e custam entre 85 e 330 euros.

Filipe Miranda em PaiC茅u
路 POR Alexandra Jo茫o Martins 路 09 Fev 2015 路 11:40 路


Depois dos Kafka, de Villa Nazca e de The Partisan Seed, Filipe Miranda chega-nos agora em nome próprio, no single "PaiCéu". A cancão pode ser ouvida e descarregada gratuitamente aqui. Além de deixar os pseudónimos, Filipe Miranda deixa também as letras em inglês, dedicando-se agora à sua língua materna - o português. Nas redes sociais o músico revelou que esta foi uma canção escrita para o pai, numa passagem de ano, já há alguns anos.

Revela ainda que esta canção fará parte de um disco que começará a ser gravado entretanto. Segundo Miranda, "é hora de reler mais daqueles velhos poemas que estão escondidos em cadernos, pastas, etc. e escolher os que me são mais preciosos para os transformar em objecto sonoro."

James Blake no Alive
路 POR Andr茅 Gomes 路 09 Fev 2015 路 11:02 路


James Blake é a mais recente confirmação da edição 2015 do NOS Alive. O londrino actuará no festival em Oeiras no dia 10 de Julho, tomando conta do Palco Heineken. Se entretanto não houver novidades, James Blake vem até Portugal mostrar as canções dos seus dois discos de originais, James Blake (2011) e Overgrown (2013). E isso, sabemos, chega e sobra.

O NOS Alive acontece no Passeio Marítimo de Algés nos dias 9, 10 e 11 de Julho. Os bilhetes do festival encontram-se à venda nos locais habituais. Os artistas confirmados até ao momentos são os seguintes: alt-J, Dead Combo, Flume, Future Islands, James Blake, Jessie Ware, Kodaline, Metronomy, Muse, Sheppard, The Jesus and Mary Chain, The Ting Tings, The Wombats e Young Fathers.

Built To Spill anunciam novo disco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 06 Fev 2015 路 12:34 路


Pára tudo. Os Built To Spill, verdadeira instituição do rock indie, estão a preparar aquele que será o seu oitavo disco de originais, seis anos após There Is No Enemy, álbum de 2009. Unthetered Moon chegar-nos-à em Abril e, embora não exista para já qualquer canção que possa ser escutada, podem ir decorando a tracklist. É esta aqui em baixo.

01 All Our Songs
02 Living Zoo
03 On The Way
04 Some Other Song
05 Never Be The Same
06 C.R.E.B.
07 Another Day
08 Horizon To Cliff
09 So
10 When I’m Blind
Mais bandas e alinhamentos para Barroselas
路 POR Paulo Cec铆lio 路 06 Fev 2015 路 12:27 路


Está a aproximar-se o maior festival de metal nacional: Barroselas afundar-se-à com o peso entre 30 de Abril e 2 de Maio, tendo sido anunciadas pela organização mais uma mão cheia de bandas que tocarão no palco de entrada livre, juntando-se assim aos grandes nomes já anunciados. São elas os leirienses Phil Goes Down, os caldenses Vizir, Atomik Destruktor, Dehuman, Blast Off, Shitmouth, Redemptus e Wells Valley, que actuarão pelo Minho através de parcerias encetadas pela SWR com a Vault (editora e publicação online) e o Burning Light Fest (que, recordamos, começa já amanhã). Os passes estão à venda e o alinhamento pode ser consultado aqui.

Unknown Mortal Orchestra anunciam novo disco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 06 Fev 2015 路 12:21 路


Está encontrado o sucessor de II. Multi-Love é o título do terceiro disco dos Unknown Mortal Orchestra, com edição prevista para dia 25 de Maio (selo da Jagjaguwar/Popstock). Segundo Ruban Nielson, mentor da banda, o álbum aborda a temática «das relações: a saudade, a perda e o desejo». O single de avanço, homónimo, pode ser desde já escutado no Soundcloud. A tracklist é a que se segue e está também marcada uma actuação no Primavera Sound de Barcelona. Virão até cá de novo?



1. Multi-Love
2. Like Acid Rain
3. Ur Life One Night
4. Can’t Keep Checking My Phone
5. Extreme Wealth and Casual Cruelty
6. The World Is Crowded
7. Stage or Screen
8. Necessary Evil
9. Puzzles
2015 est谩 salvo: vem a铆 um novo disco de Bill Fay
路 POR Andr茅 Gomes 路 05 Fev 2015 路 17:14 路


Andamos todos à procura de motivos para ver em 2015 um ano positivo. E de vez em quando chega-nos uma boa notícia. Aqui está uma: Bill Fay, que em 2012 regressou aos discos com o fabuloso Life is People, lança um novo disco muito em breve. Chama-se Who Is The Sender? e terá o selo da Dead Oceans. Tanto quando sabemos chegará até nós em Abril.

Se se recordam, publicamos recentemente uma muito extensa entrevista com Bill Fay onde este abriu coração, pulmões, rins e tudo o resto ao contar a história da sua vida; uma espécie de auto-biografia do escritor de canções. Aqui em baixo podem ver o vídeo de "Be At Peace With Yourself", uma das canções de Life is People. Logo de seguida podem consultar o alinhamento deste novo disco. 2015 não está naturalmente salvo; mas está salvo.



1. The Geese Are Flying Westward
2. War Machine
3. How Little
4. Underneath The Sun
5. Something Else Ahead
6. Order Of The Day
7. Who Is The Sender?
8. The Freedom To Read
9. Bring It On Lord
10. A Page Incomplete
11. A Frail And Broken One
12. World Of Life
13. I Hear You Calling (Studio Reunion)
Primeiros nomes para o Milh玫es
路 POR Paulo Cec铆lio 路 05 Fev 2015 路 13:00 路


O nosso festival favorito regressa em finais de Julho, como é seu apanágio. E já começa a haver boas razões para lá metermos os pés, não que delas precisássemos. Mas cá vai: entre 23 e 26 de Julho, passarão desde logo pela maravilhosa Barcelos o frenético The Bug, na ressaca do óptimo Angels & Devils (editado em 2014 pela Ninja Tune), os All We Are, a dupla nacional MEDEIROS/LUCAS e os Cairo Liberation Front.

O passe geral já está à venda e é de aproveitar: até dia 11 de Maio, custa 49,99€, subindo mais 10€ a partir dessa data. Podem adquiri-lo aqui.

Crystal Fighters e Kate Tempest no Super Bock Super Rock
路 POR Andr茅 Gomes 路 05 Fev 2015 路 11:46 路


Acabam de chegar até nós novas confirmações para a edição 2015 do Super Bock Super Rock, que acontece nos dias 16, 17, 18 de Julho, no Parque das Nações, em Lisboa. A 21ª edição do festival contará com a presença dos Crystal Fighters e de Kate Tempest. Enquanto que os primeiros apresentam previsivelmente as canções de Cave Rave (2013), a segunda apresenta Everybody Down, lançado em 2014 com o selo da Big Dada, naquela que será a sua estreia ao vivo em Portugal.

A lista de artistas confirmados é neste momento a seguinte: Sting, Milky Chance, Little Dragon, Kate Tempest, Kindness, Florence and the Machine, Crystal Fighters, Banda do Mar e Modernos. Os bilhetes para o festival já se encontram à venda nos locais habituais e custam entre 50 (bilhete diário) e 95 euros (passe para os três dias).

Gazelle Twin a dobrar em Abril
路 POR Andr茅 Gomes 路 05 Fev 2015 路 11:30 路


Abril começa a ficar com uma agenda bem preenchida. Há mais um nome a juntar a essa calendarização. Gazelle Twin está de malas feitas e chega a Portugal para dois concertos em Abril. A britânica Elizabeth Bernholz estará por cá nessa altura para apresentar as canções de Unflesh, o sucessor de The Entire City.

Os concertos acontecem no Maus Hábitos, no Porto, a 29 de Abril, e no Musicbox, em Lisboa, no dia 30. Os bilhetes já se encontram à venda online e nos locais habituais. Aqui em baixo, no Soundcloud, podem ouvir o EP Anti Body, que inclui o tema que dá título ao disco e ainda "Phobia", assim como remisturas de Wrangler e I Speak Machine. Vão aquecendo os motores até Abril.

A Domino tem uma nova pe莽a: chama-se LA Priest
路 POR Andr茅 Gomes 路 04 Fev 2015 路 22:55 路


LA PRIEST (deve pronunciar-se Lah Pree-st) é um projecto de Sam Dust que acaba de assinar pela Domino. A prometedora "Oino", o novo single de Sam Dust, é a primeira coisa que podemos ouvir do músico desde que a sua anterior banda, os Late Of The Pier, entrou em pausa em 2009.

Sam Dust, que passou a maior parte do seu tempo depois de 2010 na Gronelândia a estudar os efeitos do fenómeno electro-magnético da região de Ivittuut no som gravado, tem aqui em LA PRIEST uma bizarra mas viciante proposta que junta a electrónica caseira, a pop lo-fi e uma estranha forma de disco. Ouçam a que soa "Oino" aqui em baixo.

Sines j谩 mexe
路 POR Andr茅 Gomes 路 04 Fev 2015 路 16:46 路


O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo, momento incontornável da programação anual nacional, confirmou hoje mesmo os primeiros grupos apontados para o cartaz da edição de 2015. São eles Dele Sosimi Afrobeat Orchestra, Ibibio Sound Machine, Orlando Julius & The Heliocentrics, Songhoy Blues, Toumani & Sidiki Diabaté e Vaudou Game. Uma barrigada, portanto.

O FMM Sines 2015 realiza-se entre 17 e 25 de Julho. Aqui em baixo podem ver um vídeo em que Toumani Diabaté e o filho Sidiki apresentam o tema "Rachid Ouiguini", um dos maravilhosos pedaços de Toumani & Sidiki', um álbum editado em 2014. As imagens que podem ver aqui em baixo foram gravadas no âmbito das BBC's Live Sessions, que neste caso aconteceram em pleno festival Glastonbury de 2014.

Villagers: novo disco chega em Abril
路 POR Andr茅 Gomes 路 04 Fev 2015 路 15:40 路
© Andrew Whitton

Darling Arithmetic é o título do novo disco de Villagers, que será editado no próximo dia 13 de Abril com o selo da sempre recomendável Domino. O terceiro disco de Conor O’Brien, sucessor de Awayland​ (lançado em 2013), foi escrito, gravado e produzido pelo próprio O’Brien em casa, que é como quem diz Malahide, uma cidade com vistas para o mar a norte de Dublin. 

A fabulosa "Courage" é então a canção escolhida para ser o primeiro single deste novo disco. A subtileza dos arranjos desta canção dizem-nos que Conor O'Brien está a trabalhar bem. E que este novo disco pode muito bem vir a ser uma das "surpresas" deste 2015. Podem ver o vídeo aqui em baixo. Podem ainda consultar o alinhamento do registo logo depois.



1. Courage
2. Everything I Am Is Yours
3. Dawning On Me  
4. Hot Scary Summer
5. The Soul Serene  
6. Darling Arithmetic
7. Little Bigot
8. No one To Blame
9. So Naïve  
M煤sica improvisada regressa ao Carpe Diem
路 POR Nuno Catarino 路 04 Fev 2015 路 15:37 路
Sei Miguel © Vera Marmelo

Após uma interrupção durante o mês de Janeiro, o ciclo "60/3" está de regresso à Cafetaria do Carpe Diem, em Lisboa. A música improvisada regressa quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre ao final da tarde. A 13 de Fevereiro actua um quarteto que reúne Ernesto Rodrigues (viola), Guilherme Rodrigues (violoncelo), Carlos Santos (electrónicas) e Nuno Torres (saxofone alto) - vale a pena recordar algum do trabalho recente do violinista. No dia 27 de Fevereiro é a vez de actuar o trompetista Sei Miguel, acompanhado pelo seu novo Quarteto.

A 13 de Março actua um trio que reúne Rui Horta Santos (guitarra preparada), Albert Cirera (saxofone tenor) e Álvaro Rosso (contrabaixo). E a fechar este ciclo de concertos, a 27 de Março, actua um outro trio, o grupo Bande à Part: Carlos Godinho na percussão, Joana Guerra no violoncelo e Ricardo Ribeiro no clarinete - com um disco de estreia, Caixa-Prego, ainda fresco. A Cafetaria do Carpe Diem Arte e Pesquisa fica situada na Rua do Século, em Lisboa, os concertos arrancam sempre às 19h00, têm uma duração aproximada de 60 minutos e a entrada vale 3€. Toca a apontar na agenda.



13 Fevereiro: Ernesto Rodrigues / Guilherme Rodrigues / Carlos Santos / Nuno Torres
27 Fevereiro: Quarteto Sei Miguel
13 Março: Rui Horta Santos / Albert Cirera / Álvaro Rosso
27 Março: Bande à Part
Sallim na Feira das Almas
路 POR Paulo Cec铆lio 路 04 Fev 2015 路 15:34 路


Decorre no próximo fim de semana uma nova edição da Feira das Almas, na Taberna dos Anjos (Lisboa), que passará a ter concertos todos os meses. Domingo, 8 de Fevereiro, Sallim apresentará ao vivo as canções delicadas que já lhe conhecemos, pop caseira açucarada que já rendeu um par de EPs. O concerto tem lugar pelas 16h e a entrada é livre.

Um ao Molhe e pela estrada fora
路 POR Andr茅 Gomes 路 04 Fev 2015 路 12:03 路


Afirma-se como o primeiro festival nacional itinerante de one-man-bands. O evento pretende responder à pergunta: "o que acontece quando se consegue juntar um carro e alguns dos melhores músicos nacionais com projectos a solo?". É mesmo assim: ao longo de quatro meses, "vários artistas solitários" vão andar de braço dado mostrando a sua música em várias cidades e vários espaços.

A digressão inclui por enquanto concertos confirmados no Funchal, Porto, Vale de Cambra, Guimarães, Aveiro e Vila Real. Mas há muito mais datas por marcar e anunciar. Podem ver o menu já disponível aqui em baixo, logo depois do episódio da Videoteca Bodyspace gravado com Tren Go! Sound System, um dos implicados neste festival de solitários.



6 FEVEREIRO - SEXTA
FUNCHAL, Oficina
21h00 | DD Peartree
22h00 | O Manipulador
23h00 |Tren Go! Sound System
 
10 FEVEREIRO - TERÇA 
PORTO, canhoto
18h00 | Fusco
19h00 | Ras
22h00 | Tren Go! Sound System
23h00 | Sheik Anorak
00h00 | DJ7 Antes Cowboy que Toureiro
 
13 FEVEREIRO - SEXTA
VALE DE CAMBRA, Sétimo Bar
22h30 | Viagante
23h15 | Daily Misconceptions
00h00 | Tren Go! Sound System
00h45 | O Manipulador 
 
14 FEVEREIRO - SÁBADO
PORTO, Duas de Letra
18h00 | The Sitar Experience
18h40 | Amador - 18.40
19h20 | Coelho Radioactivo
 
21 FEVEREIRO - SÁBADO
GUIMARÃES, CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
22h00 | Amador
22h45 | O Manipulador
23h30 | Daily Misconceptions
00h15 | Tren Go! Sound System
 
26 FEVEREIRO - QUINTA
AVEIRO, Associação Cultural Mercado Negro
23h00 | O Manipulador
23h50 | Tren Go! Sound System
00h40 | Atillla
 
27 FEVEREIRO - SEXTA
AVEIRO, Associação Cultural Mercado Negro
23h20 | Amador
00h10 | Daily Misconceptions
01h00 | LASERS
 
27 FEVEREIRO - SEXTA
VILA REAL, CLUB de Vila Real
23h00 | Homem Em Catarse
00h30 | DJ7 Pe7er Panic
 
28 FEVEREIRO - SÁBADO 
VILA REAL, Club de Vila Real
23h00 | Jacketx
00h00 | O Manipulador
01h00 | DJ7 Antes Cowboy que Toureiro
Crystal Shipsss: novo single, novo disco em 2015
路 POR Andr茅 Gomes 路 03 Fev 2015 路 23:36 路


Chama-se "METAL" e é o novo single de Crystal Shipsss, o projecto do dinamarquês Jacob Faurholt. A canção é retirada do terceiro disco desse projEcto, intitulado I Will See No Moon No Sky. O disco propriamente dito chega lá para Outubro de 2015.

Neste novo disco Jacob Faurholt formou equipa com William Kudahl Sørensen, dos Infants, assim como Jens Christian Andersen (Tjaere + Fjer), ou seja, é provável que mudanças no som do projecto estejam a caminho. Sobretudo porque, e é o próprio Jacob Faurholt que o diz, este novo disco é inspirado em nomes como Mount Eerie, Sunn O))) e os Nadja. Uma das colaborações neste disco é precisamente a de Aidan Baker (Nadja). Querem "Metal"? Tomem lá.

Carlos Forster (ex-For Stars) lan莽a novo disco em Fevereiro
路 POR Andr茅 Gomes 路 03 Fev 2015 路 23:22 路


A madrilena Acuarela prepara-se para lançar o novo disco de Carlos Forster, a voz que liderou os californianos For Stars, que lançaram quatro discos entre 1998 e 2004. Desde o desaparecimento da banda, Forster colaborou com nomes como os Cake ou M. Ward. O seu novo disco chama-se Disasters e sairá então no dia 24 de Fevereiro com o selo da Acuarela.

Em Disasters, Carlos Forster conta com diversas colaborações como John Murry, Tim Mooney (antigo baterista dos American Music Club e Toiling Midgets, que faleceu recentemente), Mike Coykendall (da banda de M. Ward) e Bill Swan, dos Beulah. De acordo com a editora, o disco vai buscar influências a nomes como Mount Eerie, Flying Saucer Attack, Roy Orbison, Hood, Red House Painters e até à fabulosa banda-sonora do fabuloso Eternal Sunshine of the Spotless Mind. Promete. Podem ouvir e ver um trailer aqui em baixo.

Buena Vista Social Club: perdidos e achados
路 POR Andr茅 Gomes 路 03 Fev 2015 路 23:08 路


Chama-se Lost and Found e será lançado a 23 de Março. É o novo disco do Buena Vista Social Club, vinte anos depois do disco original. Este registo reúne temas nunca editados do grupo que juntou Ibrahim Ferrer, Rubén González, Cachaíto López, Guajiro Mirabal, Eliades Ochoa, Omara Portuondo e Compay Segundo.

O disco original dos Buena Vista Social Club foi gravado para a World Circuit Records por Cooder durante sete dias em Havana, em 1996, juntando músico cubanos que ajudaram a fazer da década de 50 uma época memorável para a música do país. O resto já sabem: tornou-se num sucesso de vendas e num disco icónico. Todos os temas deste novo lançamento foram gravadas nas sessões desse mítico disco e em momentos que lhe seguiram. Podem ver um trailer de Lost and Found aqui em baixo.

Young Fathers anunciam novo disco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Fev 2015 路 16:10 路


Ainda mal nos cansámos de Dead, disco que lhes valeu o Mercury Prize, já os Young Fathers andam a preparar o seu segundo álbum de originais. Tendo o óptimo título de White Men Are Black Men Too, o segundo disco do trio tem saída prevista para dia 6 de Abril e está já disponível para escuta o primeiro single, "Rain Or Shine", no Soundcloud. Os Young Fathers e o seu hip-hop de fuga à norma andarão em digressão nos próximos meses, não estando marcados para Portugal quaisquer concertos. O que é uma lástima.

Burning Light Fest arranca no s谩bado
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Fev 2015 路 15:47 路


O festival que trará até Lisboa - mais concretamente ao RCA - nomes como The Secret, Oathbreaker e The Black Heart Rebellion começa neste sábado, quando as portas abrirem ao início da tarde e os concertos se prolongarem até de madrugada. Dois dias de peso ríffico aguardam todos quantos se deslocarem até ao espaço de Alvalade, que provavelmente encherá, mesmo com derby ali a dois passos. O passe para os dois dias custa 40€, com o bilhete diário a valer 25€. Podem saber mais sobre todas as bandas que passarão pelo Burning Light aqui.

C茫o da Morte em palco
路 POR Paulo Cec铆lio 路 03 Fev 2015 路 15:45 路


Após um ano passado a compor, o músico dará um concerto no próximo dia 19 de Fevereiro que servirá de pré-apresentação ao seu novo disco, e que será igualmente o último antes de um hiato de palco durante o qual estará em estúdio. O espectáculo terá lugar na Sociedade Guilherme Cossoul (Lisboa) e a entrada vale 3€. O evento é promovido pela Maternidade.

Tamb茅m h谩 fado na Ribeira
路 POR Andr茅 Gomes 路 03 Fev 2015 路 12:53 路


O Caixa Alfama tem regresso marcado para Lisboa nos dias 18 e 19 de Setembro mas hoje foi dia de anunciar um novo evento mais a norte. É caso para dizer que o festival lisboeta tem agora um irmão gémeo. Isto porque, diz a organização, o fado não mora só em Alfama. O Festival Caixa Ribeira vai então acontecer no Porto nos dias 12 e 13 de junho e já são conhecidos os primeiros nomes para esta primeira edição: são eles Camané, Carminho, Kátia Guerreiro e Carolina.

A promessa é a de um festival com 40 fadistas - sim, quarenta - e 11 palcos espalhados pela Ribeira do Porto (Palácio da Bolsa (Salão Árabe e Pátio das Nações), Mercado Ferreira Borges (Hard Club 1 e 2), Parque de Estacionamento da Alfândega (Palco Caixa), Igreja de São Francisco, Cais da Estiva (Fado à Janela), Cave do Cais da Estiva, antiga Junta de Freguesia de São Nicolau e Barco no Douro). O bilhete único para os dois dias tem o preço de 28 euros, passando a 35 euros nos dias do Festival. Os clientes da Caixa terão um desconto de 10% na compra de bilhetes com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa. Estão lançados os dados para mais um festival na cidade do Porto.

The Very Best lan莽am novo disco em 2015
路 POR Andr茅 Gomes 路 03 Fev 2015 路 12:33 路


Esau Mwamwaya e Johan Hugo, que é como quem diz os The Very Best, acabam de anunciar um novo disco. Este novo registo vai chamar-se Makes a King e chega até nós no dia 7 de Abril com o selo da Moshi Moshi. O sucessor de MTMTMK, lançado em 2012, foi gravado em Mdala Chikowa, no Malawi.

Como colaboradores, este novo disco conta com o Chris Baio, baixista dos Vampire Weekend, o cantor senegalês Baaba Maal, Seye e Jutty Taylor (Jutty Ranx). Depois de termos ouvido "Hear Me", agora é altura de encostar ouvidos em "Let Go". Podem ouvir o novo tema ali em baixo, antes do alinhamento do disco. As notícias são boas: parece que este ano vamos apanhar os The Very Best em topo de forma.



01 Nkhondo
02 Hear Me
03 Let Go
04 Guju Guju
05 Bilmankwe ft. Jerere
06 Sweka
07 Mwana Wanga
08 Mariana [ft. Seye]
09 The Dead and the Dreaming [ft. Seye]
10 Kanyale
11 Umasiye [ft. Baaba Maal] 
12 Uhumu
13 Makes a King [ft. Jutty Taylor]
Leviat茫 apresentam EP
路 POR Paulo Cec铆lio 路 02 Fev 2015 路 19:12 路


São uma nova banda, composta por Bernardo Barbosa (Ermo) e Marco Duarte. Os Leviatã lançaram hoje o seu primeiro trabalho, um EP intitulado I, composta por quatro canções de cariz electrónico que tanto fazem dançar como pensar - sem que caiam em territórios IDM. Ouçam o funk minimal de "Pirata" e digam-nos que estamos a mentir. O EP pode ser sacado ou escutado no Bandcamp, cujo link encontram aí em baixo.

Ei-lo, enfim: quinto disco de ATILLLA para escuta
路 POR Paulo Cec铆lio 路 02 Fev 2015 路 19:07 路


O quinto registo do músico mais conhecido como ∆TILLL∆ já está disponível para escuta no Bandcamp. Simplesmente intitulado V, o novo trabalho de Miguel Béco, residente na mui nobre e invicta, é composto por oito malhas a pender para o industrial sem negar outras influências, de outros campos tão vitais como a electrónica mais negra e o black metal que é a vida de muita gente. Não só isso, como em "V.IV Homem" conta com a participação especial do caríssimo António Costa (Ermo). Façam um favor a vós próprios e ouçam isto urgentemente.

Slow Magic apresenta disco no Musicbox
路 POR Paulo Cec铆lio 路 02 Fev 2015 路 19:02 路
© Luca Venter

O produtor norte-americano passará, na próxima sexta-feira, pelo espaço do Cais do Sodré para apresentar o seu mais recente trabalho, editado no ano passado. How To Run Away é o segundo disco do enigmático músico, autor de belas canções de travo electrónico com a suavidade de um mergulho em águas de verão. Juntamente com Slow Magic passarão pelo Musicbox Mirror People (projecto de Rui Maia) e Mário Valente, para sessões de DJing. A entrada vale 12€ e dá direito a uma Heineken.

Summer Fest anuncia mais dez bandas
路 POR Paulo Cec铆lio 路 02 Fev 2015 路 18:57 路


A organização do festival que decorrerá em Beja revelou hoje outro dos cabeças de cartaz. Trata-se dos norte-americanos Despise You, nome sonante do género conhecido como powerviolence, que virão acompanhados dos companheiros de estrada Chiens e dos espanhóis Teething. Os igualmente espanhóis Northland e Vikingore, os italianos Abaton, os árabes Coat of Arms e os portugueses Killimanjaro, Analepsy e Paulo Colaço compõem o leque de novas confirmações, juntando-se assim às inúmeras bandas já anunciadas, com destaque para The Varukers e Necro Deathmort. Até dia 15 de Fevereiro o passe para os três dias custa apenas 10€.

Concertos de Gala
路 POR Nuno Leal 路 02 Fev 2015 路 16:56 路


De uma lista imensa anunciada em vídeo, há várias conclusões a tirar: espero que tenham descansado bem, porque a partir de fins de Fevereiro, os Gala Drop não vão parar. Começam de armas, Sun Gun e bagagens pela Beira Alta e seguem pela Europa fora, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Suíça, até voltar a Espanha e ao nosso cantinho à beira-mar, para o fim de ciclo, em grande certamente, ou não fosse no CCB. Provavelmente é a este último que nós todos iremos, mas pelo meio destaque para um "gig": 10 de Março há Samba de Maconha na mítica Berghain em Berlim. É para estar lá, nem que seja em espírito.



26 Fevereiro - Teatro Municipal da Guarda, Guarda
27 Fevereiro - Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
28 Fevereiro - Vitória Pub, Bragança
1 Março - Dabadaba, San Sebastian
3 Março - Le Temps Machine, Tours
4 Março - Espace B, Paris
5 Março - Het Bos, Antuérpia
6 Março - Old Blue Last, Londres
7 Março - King Georg, Colónia
10 Março - Berghain, Berlim (live visuals por Pedro Maia)
11 Março - OT301, Amsterdão
12 Março - Conne Island, Leipzig
13 Março - Bogen F, Zurique
14 Março - Macao, Milão
16 Março - Almo2bar, Barcelona
17 Março - Sala Stereo, Alicante
18 Março - Siroco, Madrid
19 Março - Centro Cultural de Belém, Lisboa
ARQUIVO

Parceiros