Fevereiro 2014
PAUS: nova canção
· POR André Gomes · 28 Fev 2014 · 12:02 ·


Já tínhamos avisado que vinha aí disco de PAUS em 2014. E agora podemos mostrar o tema de avanço de CLARÃO, intitulado "Bandeira branca". É ali em baixo. Coisas a saber: o novo disco dos PAUS terá o selo da Universal e será lançado a 31 de Março. Lembramos ainda que os Paus tocam dia 12 de Julho no Palco Heineken do Optimus Alive. E por agora é tudo.


Temples no Alive
· POR André Gomes · 28 Fev 2014 · 10:05 ·


Mais uma confirmação para o Optimus Alive. No dia 10 de Julho os britânicos Temples estreiam-se em Portugal com um concerto no Palco Heineken do referido festival. Apresentarão o seu disco de estreia, Sun Structures. Já sabem: o Optimus Alive'14 tem data marcada para 10, 11 e 12 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes do festival já se encontram à venda nos locais habituais. Os artistas já confirmados são os seguintes: Au Revoir Simone, Arctic Monkeys, Bastille, Buraka Som Sistema, Caribou, Cass McCombs, Chet Faker, Chromeo, Daughter, Elbow, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, PAUS, Temples, The 1975, The Black Keys, The Lumineers e Unknown Mortal Orquestra.

Small Black: novo EP a caminho
· POR André Gomes · 27 Fev 2014 · 17:44 ·


Os norte-americanos Small Black estão de volta às edições com um novíssimo EP a que decidiram chamar Real People. O lançamento terá o selo da sempre recomendável Jagjaguwar e verá a luz do dia a 1 de Abril. Antes disso, muito antes, agora mesmo, é já possível ouvir o primeiro single, "Lines of Latitude" no Soundcloud. É aqui em baixo.

Egberto Gismonti no CCB e Casa da Música
· POR Nuno Catarino · 27 Fev 2014 · 14:33 ·
© Ziga Koritnik

O brasileiro Egberto Gismonti prepara-se para actuar em Portugal, com concertos no Porto e em Lisboa. Gismonti actua no próximo dia 6 de Março na Casa da Música e no dia 7 no Centro Cultural de Belém. Com um percurso musical único, combinando as tradições do Brasil com elementos vindos do jazz, Gismonti é uma da figuras de proa da histórica editora ECM. Ainda recentemente estivemos à conversa com o músico, por ocasião de outra visita ao nosso país.

The Legendary Tigerman apresenta o seu novo disco ao vivo
· POR André Gomes · 26 Fev 2014 · 15:05 ·


Chega-nos a informação que a digressão de apresentação do novo álbum de The Legendary Tigerman, True, começam a 13 de Março, em Marselha e terminam a 12 de Abril, em Alcobaça. O novo registo do português será editado no dia 10 de Março em França, Itália e Bélgica e a 17 de Março em Portugal e restantes países europeus. Podem consultar as datas da digressão aqui em baixo. O acesso aos concertos funciona através da compra da versão CD-Bilhete de True, limitado à lotação de cada sala, com pré-venda exclusiva em Fnac.pt e venda nas lojas a partir de 17 de Março.



27 de Março – Lisboa- Lux Frágil
28 de Março – Cartaxo – Centro Cultural Cartaxo
29 de Março – Guimarães – CAE São Mamede
3 de Abril – Porto- Hard Club
4 de Abril – Estarreja – Cine-teatro Estarreja
5 de Abril – Tondela – ACERT
9 de Abril – Coimbra – TAGV
10 de Abril – Portalegre – CAE Portalegre
11 de Abril – Setúbal – Fórum Municipal Luisa Todi
12 de Abril – Alcobaça – Cine- Teatro Alcobaça
The Pains Of Being Pure At Heart: 2014 tem novo álbum
· POR André Gomes · 26 Fev 2014 · 12:32 ·


Os norte-americanos The Pains Of Being Pure At Heart estão a preparar o lançamento de um novo disco. O sucessor de Belong, lançado em 2011, tem como título Days Of Abandon e chega no final de Abril. Enquanto não chega o novo disco podem sempre adivinhar o que aí vem com o trailer que a banda nova-iorquina preparou. É aqui em baixo.

The Faint lançam novo disco em Abril
· POR André Gomes · 26 Fev 2014 · 02:01 ·


Há muito tempo atrás os The Faint causaram algum burburinho. Mas entretanto desapareceram depois de Fasciinatiion, um disco lançado em 2008. Pois acontece que estão de volta com um novo disco. Chama-se Doom Abuse (soa bem) e será editado no dia 8 de Abril com selo da SQE Music. Em baixo podem ouvir e ver o vídeo de "Help in the Head", realizado por Tim Nackashi.

Quinteto Fail Better! apresenta disco
· POR Nuno Catarino · 26 Fev 2014 · 01:55 ·


O quinteto nacional Fail Better! vai apresentar o seu disco de estreia, Zero Sum, actuando no IV Ciclo de Jazz da Amadora. O grupo actua no dia 7 de Março, apresentando um disco que foi gravado ao vivo e será editado pela JACC Records. O quinteto reúne João Guimarães (saxofone alto), Marcelo dos Reis (guitarra), Luís Vicente (trompete), José Miguel Pereira (contrabaixo) e João Pais Filipe (percussão), trabalhando uma música improvisada de arestas jazzísticas.

Pelo IV Ciclo de Jazz da Amadora vão ainda passar José Peixoto & António Quintino, a Orquestra Geração / Gera Jazz e o projecto Ogre de Maria João.
Diane Cluck mostra novo tema de novo disco
· POR André Gomes · 26 Fev 2014 · 01:51 ·


A singer-songwriter Diane Cluck - lembram-se dela daquela famosa compilação de Devendra Banhart? - está de volta com um novo disco. Chama-se Boneset e é o seu primeiro em oito anos. O primeiro tema a ser retirado desse disco, "Sara", já pode ser ouvido ali em baixo. Boneset será editado com o selo da Important Records no próximo dia 4 de Março. É estar atento. Até porque sabemos que Diane Cluck virá até à Europa muito em breve.

Vertical Scratchers: disco de estreia à vista
· POR André Gomes · 26 Fev 2014 · 01:20 ·


Os Vertical Scratchers, que é como quem diz John Schmersal (ex-Brainiac/Enon) e Christian Beaulieu (ex-Triclops!/Anywhere), preparam-se para lançar o disco de estreia, Daughter of Everything. E a pensar nisso acabam de mostrar a primeira canção desse mesmo disco, “Kingdom Come”. Rock rasteirinho e simples, como se quer. Não estamos em tempos de complicar. Promete.

Brian Eno e Karl Hyde juntos
· POR Paulo Cecílio · 26 Fev 2014 · 00:57 ·


Um inventou o ambient como o conhecemos e fez com que poucas notinhas apenas entrassem no imaginário de milhões de utilizadores do Windows para sempre, o outro compôs "Born Slippy". Brian Eno e Karl Hyde juntarão forças num disco que terá o selo da Warp e saída prevista para o próximo dia 6 de maio. Someday World será editado em duplo vinil, CD e digital e já se conhece a tracklist: é esta que aqui deixamos. Entretanto, podem visitar o website especialmente criado.

01. The Satellites
02. Daddy’s Car
03. A Man Wakes Up
04. Witness
05. Strip It Down
06. Mother of a Dog
07. Who Rings the Bell
08. When I Built This World
09. To Us All
Cloud Nothings, para ouvir
· POR Paulo Cecílio · 25 Fev 2014 · 17:36 ·


A banda de Dylan Baldi irá editar brevemente o sucessor de Attack On Memory e disponibilizou hoje para audição outro dos temas que fará parte daquele que será o seu quarto longa-duração. "Psychic Trauma" é, a seguir a "I'm Not Part Of Me", a segunda canção a ser conhecida de Here And Nowhere Else e podem ouvi-la aí em baixo. O disco sai a 31 de Março na Europa com o selo da Wichita.

Novo single de FM Belfast
· POR André Gomes · 25 Fev 2014 · 17:16 ·


Hoje é dia de novo single dos islandeses FM Belfast, o segundo a ser retirado do novo disco que será editado ainda este ano, Brighter Days. Chama-se "Everything" e pode ser ouvido aqui em baixo no Soundcloud. Tal como sugere o título do disco, este novíssimo tema pode mesmo trazer uma nova luz a estes dias. E música electrónica. E animação.


Capicua apresenta novo disco no Porto e em Lisboa
· POR André Gomes · 25 Fev 2014 · 16:05 ·


Já existem datas para os concertos de apresentação do novo disco da rapper portuense Capicua. Sereia Louca vai fazer-se ouvir no Porto a 29 de Março (Plano B) e em Lisboa no dia 5 de Abril (no Musicbox). Os bilhetes para ambos os concertos custam seis euros. O novo disco está mesmo aí a chegar. Aqui em baixo podem ouvir "Mão pesada", o mais recente tema a ser conhecido de Sereia Louca.

The Horrors: novo tema, novo disco
· POR André Gomes · 25 Fev 2014 · 16:00 ·


Os britânicos Horrors estão a ultimar os preparativos para o lançamento de um novo disco, que chega no início de Maio (dia 5 na Europa, dia 6 nos Estados Unidos para ser mais exacto. O novo registo chama-se Luminous e tem em "I See You" - e nos seus sete minutos - o seu cartão de apresentação. Em baixo podem ouvir o novo tema e consultar o alinhamento do disco.



01 Chasing Shadows
02 First Day of Spring
03 So Now You Know
04 In and Out of Sight
05 Jealous Sun
06 Falling Star
07 I See You
08 Change Your Mind
09 Mine and Yours
10 Sleepwalk
Young Magic: novo disco em Maio
· POR André Gomes · 25 Fev 2014 · 12:34 ·


Os norte-americanos Young Magic anunciaram um novo disco. Chama-se Breathing Statues e será editado na Carpark no dia 5 de Maio. Entretanto já é possível ouvir um dos temas do novo registo dos nova-iorquinos:  "Fall In". Podem ouvir o tema aqui em baixo. E depois ainda podem ver o alinhamento do disco. E com isto tudo já podem decidir se vão dedicar a estes Young Magic uma porção do vosso tempo em 2014.



1. One
2. Fall In
3. Foxglove
4. Something In The Water
5. Ageless
6. Cobra
7. Holographic
8. Mythnomer
9. Waiting For The Ground To Open
10. Captcha
Blac Koyote regressa com Quiet Ensemble e mostra vídeo de
· POR António M. Silva · 25 Fev 2014 · 11:11 ·


Belíssimo é um dos muitos superlativos que assenta que nem uma luva a “Antes Era Assim”. Trata-se de uma versão de um tema original dos não menos belíssimos NACO e serve de avanço para Quiet Ensemble, o novo longa duração de Blac Koyote. A edição está a cargo da Easy Pieces (a sublabel electrónica da PAD) e deverá ver a luz do dia ainda antes do verão. Até lá, teremos sempre o vídeo assinado por Miguel C. Tavares e Rui Manuel Vieira.

Mr. Herbert Quain: novo disco a caminho
· POR André Gomes · 24 Fev 2014 · 18:24 ·


Diz-se por aí que não é um EP nem um LP mas é definitivamente alguma coisa. E a nós parece-nos um novo disco. Chama-se Forgetting is a Liability, tem sete temas e deverá ser editado muito em breve. Por enquanto existem ainda poucas certezas: uma capa (em cima) e um alinhamento (em baixo). E um soundcould onde podem aproveitar para conhecer Mr. Herbert Quain se ainda não trataram já disso.



1. Dust of Time
2. Ellective Affinities
3. Some rain will fall
4. Now
5. Sorrow doesn’t live here anymore (I & II)
6. The Confession
7. After waiting, you’ll have it twice
Thurston Moore: também há concerto no Porto
· POR André Gomes · 24 Fev 2014 · 16:29 ·


Afinal não será só em Lisboa que Thurston Moore (Sonic Youth) se apresenta no final de Março. Há também concerto marcado na Casa da Música, num concerto inserido no Optimus Clubbing. O ex-guitarrista dos Sonic Youth dará um concerto com o guitarrista James Sedwards. Recordamos que nesse Clubbing também há concerto dos Sun Kil Moon de Mark Kozelek. Acontece tudo no dia 29 de Março. Para mais detalhes consultar o site da Cada da Música.

You Can't Win Charlie Brown em dose tripla
· POR Paulo Cecílio · 24 Fev 2014 · 15:28 ·


A banda dará uma série de concertos íntimos no Musicbox, em Lisboa, como forma de continuar a dar a conhecer o mais recente Diffraction/Refraction (podem ler a nossa crítica aqui. Entre 20 e 22 de março ocuparão o espaço do Cais do Sodré com as suas canções, abarcando diferentes fases da sua carreira em cada um deles; a 20 apresentam apenas temas dos seus inícios, especialmente de Chromatic, o seu disco de estreia em 2011, passando a 21 o foco para este mais recente trabalho e no último dia existindo um misto de ambos: álbuns, EPs e versões. Entradas a 8€.

Mais uma nova canção de SILVA
· POR André Gomes · 24 Fev 2014 · 14:34 ·


Já é possível ouvir o segundo single do novo disco de SILVA. O sucessor de Claridão chega no dia 17 de Março mas antes disso o brasileiro mostra quatro canções. Já tínhamos ouvido "Janeiro" e hoje já é possível escutar "É preciso dizer". Nas próximas duas semanas chegam mais duas canções. A capa de "Vista Pro Mar" foi produzida à quatro mãos pelo fotógrafo português Rui Aguiar e pelo director de arte brasileiro Gabriel Finotti. A capa é aquela que podem ver ali em cima.

Tiago Sousa oferece novo disco
· POR Nuno Catarino · 23 Fev 2014 · 16:59 ·
© Vera Marmelo

O pianista, compositor e improvisador Tiago Sousa acaba de lançar um novo disco, gravado ao vivo. O disco, de título Confucius and the Madman, reúne gravações de actuações no Museu de História Natural (Lisboa) e no Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro).

Sobre este disco novo, diz-nos Sousa: "Considero o momento do concerto como central da prática musical. Entendo-o como único momento de verdade sobre esta prática. A indústria do entretenimento impõe-lhe a normatização e o simulacro. É a ficção e a separação que são os sustentáculos desse simulacro. Nele estamos todos a jogar, os artistas jogam as suas personalidades, mais ou menos excêntricas, e o público joga o seu papel voyeur. A sua apreciação é ou tendencialmente alienante ou tendencialmente técnica. Daí que, quando decidi lançar Samsara, a imagem de um piano sozinho num palco, entregue à fragilidade de dedos que têm tanta vontade de espraiar sobre as teclas do piano como de ver a vida e o mundo, se apresentou não só como metáfora mas também como reflexão. O acto de nos apresentarmos assim despidos tornou-se tão raro que parece radical e novo. Um momento imprevisto e aventureiro. É esse o trilho que busco com os meus concertos. Que deixaram de ser performances para serem vida. Vida que se cruza com o quotidiano e que tanto pode tomar lugar em cima de um palco como numa sala de estar."

Esta é uma edição de autor e está disponível, para download gratuito, no seu site.
Elektra Zagreb lancam EP
· POR Nuno Proença · 22 Fev 2014 · 00:11 ·


Os Elektra Zagreb, banda de Lisboa, acabam de editar o EP Born-Folk, disponível através do Bandcamp e Soundcloud, e em breve numa edicao física especial, numerada, de 100 cópias. Born-Folk, segundo a banda, pretende representar “o poder de auto-regeneração que a mãe natureza apresenta ao renascer sempre da forma mais simples e humilde (folk=gente simples)”, e enfatizar outro lado da banda após um “tempestuoso” fim de Verao em 2013. Os Elektra Zagreb existem desde 2011, tendo já editado o EP Giving Birth. The Young Whales, e o longa-duracao Dreams About Dying In California.
PARTY SLEEP REPEAT: Lululemon, The Glockenwise e Sensible Soccers vão dar música em S. João da Madeira
· POR André Gomes · 21 Fev 2014 · 17:51 ·


A 2ª edição do evento PARTY SLEEP REPEAT, uma homenagem a um amigo que "virou" festival, promete fotografia, literatura e música no dia 15 de Março de 2014 em S. João da Madeira. O que nos contam é que nesse mesmo dia inaugura uma antiga Sala dos Fornos que se transforma na mais nova sala de espetáculos da cidade, aproveitada pela Oliva Creative Factory. Do programa musical fazem parte os Lululemon, The Glockenwise e os Sensible Soccers. Depois dos concertos há DJs: Adão, LAB, Le Cirque du freak, VonX e Álvaro Costa. O preço do bilhete é 5€ e reverte para a campanha da Associação de Jovens Ecos Urbanos “Apadrinhe esta Ideia”, que consiste na angariação de fundos para apoio alimentar a famílias economicamente vulneráveis.

Sharon Van Etten: há novo disco à vista
· POR André Gomes · 21 Fev 2014 · 15:02 ·


Sharon Van Etten prepara-se para lançar um novo dico. O sucessor do aclamado Tramp chama-se Are We There e será editado em Maio com o selo da Jagjaguwar. A produção ficou a cargo da própria Sharon Van Etten e de Stewart Lerman. Enquanto o disco não chega podem ouvir o teaser que deixamos aqui em baixo, onde se pode adivinhar - pelo menos em parte - qual o caminho que Sharon Van Etten seguirá neste novo disco.

Festival Músicas do Mundo: as primeiras confirmações
· POR André Gomes · 21 Fev 2014 · 12:05 ·


Continuam a chover novidades para os festivais. Desta vez para o Festival Músicas do Mundo de 2014. É o Ipsilon que nos informa. E diz-nos que Angélique Kidjo, Fatoumata Diawara e Roberto Fonseca, Oliver Mtukudzi e Mamar Kassey são os primeiros nomes para o festival que acontece entre os dias 18 e 26 de Julho, em Sines e Porto Covo. O Ipsilon informa-nos ainda que os bilhetes custam 10 euros por dia ou 35 pelo passe geral (entre 22 e 26 Julho, o resto é à pala) e que já estão já à venda. E é tudo por agora.

Mac DeMarco e Goat no Vodafone Paredes de Coura
· POR André Gomes · 21 Fev 2014 · 10:49 ·


Hoje é dia forte de novas confirmações para os festivais de Verão. Para o Vodafone Paredes de Coura saem mais duas: Mac DeMarco (21 de Agosto) e Goat (23 de Agosto), lê-se no P3. Estes dois nomes juntam-se aos já anunciados Franz Ferdinand, CHVRCHES e Buke & Gase. O 22º Vodafone Paredes de Coura acontece entre os dias 20 e 23 de Agosto na praia Fluvial do Taboão. O passe para os quatro dias custa 80 euros.

Unknown Mortal Orchestra confirmados no Alive 2014
· POR André Gomes · 21 Fev 2014 · 10:26 ·


Mais um dia, mais uma confirmação para o Optimus Alive’14: os Unknown Mortal Orchestra. O concerto acontece no dia 12 de Julho. Lembramos que o Optimus Alive'14 tem data marcada para 10, 11 e 12 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes do festival já se encontram à venda nos locais habituais. Mais uma nota mental para vocês, ou seja, os artistas já confirmados: Au Revoir Simone, Arctic Monkeys, Bastille, Buraka Som Sistema, Caribou, Cass McCombs, Chet Faker, Chromeo, Daughter, Elbow, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, PAUS, The 1975, The Black Keys, The Lumineers e Unknown Mortal Orquestra.

Ken Vandermark e Paal Nilssen-Love também no Porto
· POR Paulo Cecílio · 20 Fev 2014 · 16:17 ·


Já tínhamos dado conta da sua actuação na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa (a 14 de março, 10€), mas os dois gigantes do free contemporâneo passarão também pelo Porto, num concerto organizado pela nobre Amplificasom marcado para dia 15 do mesmo mês. Terá lugar na Sonoscopia (Rua da Prelada, nº 33) sendo que o preço é o mesmo mas inclui jantar, naquele que será um concerto íntimo e limitado. Reservas aqui ou via Amplistore.

Nova Noite Príncipe
· POR Paulo Cecílio · 20 Fev 2014 · 14:26 ·


A segunda noite Príncipe do ano decorre já amanhã no sítio do costume (Musicbox, Lisboa) sendo que desta feita é especial: celebrar-se-à o segundo aniversário da editora. Para além de bolo haverá sets dos DJs Marfox, Nervoso, Blacksea Não Maya, Nigga Fox, Firmeza, Liofox, Maboku, Lilocox e Niagara, com a entrada a valer 5€ (c/ consumo) até às três da madrugada. A não perder.

Barzin: já se pode ouvir o novo disco
· POR André Gomes · 20 Fev 2014 · 11:45 ·


O novo disco do cantor e escritor de canções Barzin Hosseini - conhecido entre nós simplesmente por Barzin - será lançado muito em breve. Mas entretanto já é possível ouvi-lo do início ao fim. Este é o seu primeiro disco desde 2009; desde então, Barzin Hosseini produziu discos para outros artistas (como Memoryhouse) e lançou um livro de poesia. Pode-se ouvir o novo disco de Barzin aqui, graças ao New York Times. Se quiserem provar antes da refeição completa podem ouvir uma das canções de To Live Alone In That Long Summer aqui em baixo.

JP Simões vai a Famalicão com a banda completa
· POR André Gomes · 20 Fev 2014 · 11:33 ·


Não acontece muitas vezes e por isso torna-se ainda mais imperdível. JP Simões apresenta Roma na Casa das Artes de Famalicão no próximo sábado, dia 22 de Fevereiro. O concerto, como tem acontecido nestas ocasiões, será totalmente ilustrado ao vivo e em tela pelo artista plástico Luís Lázaro. JP Simões terá ao seu lado Luanda Cozetti na voz, Norton Daiello no baixo e contrabaixo, Tomás Pimentel no piano, trompete e fliscorne, Gabriel Godói no violão de sete cordas e guitarra eléctrica, Ruca Rebordão nas percussões, José Salgueiro na bateria, Tércio Borges no cavaquinho e Jorge Reis no saxofone alto e soprano.

Au Revoir Simone no Alive
· POR André Gomes · 20 Fev 2014 · 10:00 ·


Mais um nome para o Optimus Alive’14: as norte-americanas Au Revoir Simone sobem ao Palco Heineken no dia 11 de Julho. Apresentam o mais recente disco de originais, Move in Spectrums. O Optimus Alive'14 acontece nos dias 10, 11 e 12 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes do festival já se encontram à venda nos locais habituais. A lista total de artistas confirmados é a seguinte: Au Revoir Simone, Arctic Monkeys, Bastille, Buraka Som Sistema, Caribou, Cass McCombs, Chet Faker, Chromeo, Daughter, Elbow, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, PAUS, The 1975, The Black Keys e The Lumineers.

Tame Impala, Woodkid e The Legendary Tigerman no Super Bock Super Rock
· POR André Gomes · 20 Fev 2014 · 09:54 ·


São as três confirmações mais recentes para o Super Bock Super Rock: Tame Impala, Woodkid e The Legendary Tigerman no Super Bock. Estes nomes juntam-se aos já confirmados Massive Attack, Cat Empire, Metronomy, Foals, Disclosure e Albert Hammond Jr., Jake Bugg. O festival, que celebra este ano a sua 20ª edição, acontece nos dias 17, 18 e 19 de Julho na Herdade do Cabeço da Flauta, Praia do Meco, Sesimbra. O passe de três dias custa €90.

Capicua mostra novo tema
· POR André Gomes · 19 Fev 2014 · 23:33 ·


Quando dizemos "mostrar" não estamos a brincar. Para além de ouvir um novo tema do novo disco da rapper portuguese é também possível ver o maravilhoso vídeo assinado por Vasco Mendes. A canção chama-se "Mão pesada" e pode ser ouvista aqui em baixo. O novíssimo disco de Capicua, Sereia Louca, está mesmo aí a chegar.

Old Seed em Viana
· POR Paulo Cecílio · 19 Fev 2014 · 23:24 ·


O cantautor canadiano, actualmente a residir na Alemanha, tem actuação marcada para o Mau Maria, em Viana do Castelo, naquele que será o concerto de abertura do ciclo VIBE 2014. Craig Bjerring, a.k.a. Old Seed, estará pelo Minho no dia 22 de março, pelas 23h. A entrada é livre.

Forest Swords em Lisboa
· POR António M. Silva · 19 Fev 2014 · 23:21 ·


Mais boas notícias para 2014: Forest Swords, o projecto pessoal de Matthew Barnes, vai passar pelo Musicbox (Lisboa) a 16 de maio. Com ele traz Engravings, um dos grandes discos de 2013. É o regresso de Barnes ao nosso país, depois de se ter apresentado na edição de 2013 do Semibreve. Os bilhetes valem €12 e já estão à venda nos locais do costume.

Bodyspace apresenta: Vincent Moon (Blogothèque/Petites Planetes) no Maus Hábitos (Porto)
· POR André Gomes · 19 Fev 2014 · 17:39 ·
 
© Sofia Miranda

Bodyspace apresenta:
Vincent Moon
 
Maus Hábitos, Porto 
2 de Março, domingo
18h00
 
5 euros
 
O nome de Vincent Moon é, só por si, identificador do seu trabalho enquanto realizador; vale por si próprio. Se a isso juntarmos a mais do que célebre série Take-Away Shows / Les Concerts à Emporter ou muito simplesmente “La Blogothèque” à equação, a fotografia completa-se. Ou perto disso. Pode-se ainda juntar a tudo isto a colecção Petites Planètes, que documenta passagens musicais por países como Chile, Argentina, Cambodja, Egipto, Brasil, Colômbia ou Turquia. Ou ainda o filme From ATP, sobre o festival All Tomorrows’ Parties. Por todas estas experiências e explorações, o seu trabalho tem recebido os mais amplos louvores ao longo dos últimos anos. No Maus Hábitos, Vincent Moon conduzirá um final de tarde que será um misto de exibição de filmes (como os referidos ali em cima) e conversa informal acerca de nomadismo, novas tecnologias, música e cinema no século XXI. A não perder. 
 
Lotação máxima: 90 lugares
Cass McCombs no Alive
· POR André Gomes · 19 Fev 2014 · 10:26 ·


Cass McCombs é a nova confirmação para o cartaz do Optimus Alive’14. O norte-americano apresenta-se no Palco Heineken no dia 12 de Julho, onde apresentará o o seu último disco, Big Wheel and Others​, editado em 2013. Recordamos que o Optimus Alive'14 tem data marcada para 10, 11 e 12 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés; que os bilhetes do festival já se encontram à venda nos locais habituais.

Como artistas já confirmados temos os seguintes: Arctic Monkeys, Bastille, Buraka Som Sistema, Caribou, Chet Faker, Chromeo, Daughter, Elbow, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, PAUS, The 1975, The Black Keys e The Lumineers.

Novo disco de TEEN a caminho
· POR André Gomes · 18 Fev 2014 · 16:30 ·


O novo disco de TEEN está aí a chegar, Chama-se The Way and Color e será lançado no próximo dia 22 de Abril com o selo da Carpark. O sucessor de In Limbo, lançado em 2012, promete algumas alterações no som da banda. A confirmar na primeira canção que saltou para a internetrt recentemente. Podem ouvir aqui, graças à simpatia do site Stereogum.

1. Rose 4 U
2. Not For Long
3. Tied Up Tied Down
4. Sticky
5. Breathe Low & Deep
6. Voices
7. More Than I Ask For
8. Toi Toi Toi
9. Reconsider
10. All The Same
 
Death Vessel: novo disco em audição completa
· POR André Gomes · 18 Fev 2014 · 16:22 ·


Joel Thibodeau, que é como quem diz Death Vessel, prepara-se para lançar o seu terceiro disco de originais - e o primeiro desde 2008. Island Intervals foi gravado em Reykjavik, na Islândia, com o produtor Alex Somers e com Jónsi, o vocalista dos Sigur Rós. Chega até nós no dia 25 de Fevereiro mas já é possível ouvir tudo do início ao fim aqui.

Festival Rescaldo pela voz do comissário
· POR Nuno Catarino · 18 Fev 2014 · 16:06 ·
DR

O Festival Rescaldo vai para a 7ª edição, entre 20 de Fevereiro e 1 de Março - já ali apresentamos a programação. O comissário do festival, Travassos, apresenta-nos o festival.

O Festival Rescaldo vai para a 7ª edição. Como tens visto a evolução do Rescaldo, que começou n'A Barraca, mudou-se para a Culturgest e Trem Azul e tem agora uma estrutura sólida?

O festival evoluiu de uma forma totalmente inesperada para min - começou por ser apenas um capricho e agora é algo de altamente sério que atingiu uma dimensão que ultrapassou as minhas expectativas iniciais. Neste momento o festival conquistou um lugar inegável no panorama e consegue deixar marcas em muitos espectadores. Para terem uma ideia a taxa de ocupação da última edição rondou os 100%, muita gente ficou de fora em alguns concertos. De igual forma o clipping (cobertura da imprensa) tem aumentado exponencialmente desde que a festival se instalou na Culturgest. É natural que assim seja pois paralelamente cresceu a capacidade do festival de se conseguir promover, tendo em conta o apoio de uma estrutura tão credibilizada como a Culturgest, que tem imediatamente associada a si um cunho de qualidade. E esse factor ajuda muito a que todos encarem o festival como algo sério e de valor acrescentado.

Quais são os destaques da programação de 2014?

É sempre muito difícil para um programador nomear destaques porque implica estar a promover alguns artistas em detrimento de outros. Posso no entanto destacar algumas situações inéditas como é o caso do encontro do Rodrigo Pinheiro com o Thomas Lehn, os Sturqen e o Nuno Aroso que prepararam peças especificamente para o festival, os novíssimos The Jack Shits, o lançamento do disco do Simão Costa, um génio a descobrir ou o Dj set do Vitor Rua que é tão imprevisível como aliciante.

O cartaz inclui nomes ligados a géneros muito diversos: rock, electrónica, improvisação. O que caracteriza a linha programática do festival?

Essa é precisamente uma das linhas orientadoras do festival. Não me interessa a proveniência ou género interessa sim a sua qualidade ao nível, da inovação, criatividade e até persistência - no fundo tem a ver com o contributo que músicos ou projectos dão para o evoluir das músicas feitas em Portugal, ou por Portugueses. Por outro lado interessa-me também misturar públicos, confrontar na mesma noite espectadores que normalmente estão, por natureza social, confinados aos seus circuitos e hábitos. Outro vector programático prende-se directamente com o próprio nome - Rescaldo - que significa fazer um balanço do que de mais interessante se desenrolou, ou emergiu no decorrer do ano anterior.

A label Shhpuma, subsidiária da Clean Feed lançada em 2012, tem estado muito ligada ao Rescaldo. Já editou oito discos e tem prometidos novas edições. Quais são as novidades e planos para os próximos tempos?

A Shhpuma nasceu com o Rescaldo e encontra-se intimamente ligada com o mesmo porque partilham conceitos e estéticas comuns. A editora serve para fechar o círculo de suporte que fazemos a estes projectos onde tentamos oferecer algumas ferramentas que contribuem para o seu posicionamento no mercado nacional e internacional. O Rescaldo funciona como um veiculo de promoção da Shhpuma e vice versa. Temos actualmente em evidência três edições: duas delas ligadas ao Rescaldo que é o caso do lançamento do disco do Simão Costa - π_ANO PRE·CAU·TION PER·CU·SSION ON SHORT CIRCUIT e do Eduardo Raon que vem promover o seu recente disco "On the Drive For Impulsive Actions", numa parceria com o Maria Matos Teatro Municipal. E finalmente o Timespine da Adriana Sá com o Tó Trips e o John Klima, também em parceria com o Maria Matos Teatro Municipal, constituído por músicos que já passaram pelo festival. Para um futuro próximo chega uma das nossas mais esperadas edições que é o Thurston Moore com o Gabriel Ferrandini e o Pedro Sousa Live at ZDB, precisamente numa parceria com a ZDB, uma edição limitada exclusivamente em LP. O lançamento está apontado para finais de Março, altura que o Thurston estará por cá numa mini tour. Um desses concertos servirá de lançamento do disco. Acredito que um nome tão gigante da música mundial vai impulsionar bastante a visibilidade da editora. Ainda antes do verão teremos um novo lançamento de um dueto de Braga de piano e electrónicas (ainda não posso revelar nomes), desta feita numa parceria com o Theatro Circo.

Além da música, que actividades paralelas complementam a edição 2014 do Rescaldo?

Como já vem sendo regular mantemos um acordo com a Associação Chili com Carne que acompanha a lógica do festival, na medida que escolhe um ilustrador que se tenha evidenciado no ano anterior - como é o caso da Amanda Baeza, um jovem talento a descobrir. De qualquer maneira esta actividade paralela acaba por ser meramente simbólica. O ideal seria existirem mais actividades paralelas que abrangessem muitas outras áreas e que servissem de complemento ao festival.
The Notwist: novo disco em streaming
· POR André Gomes · 18 Fev 2014 · 12:31 ·


Já tínhamos aqui falado acerca do novo disco Notwist? Claro que já. Tínhamos dito que a banda preparava-se para lançar um novo disco em Fevereiro (no dia 25 mais precisamente) e que se chamava Close To The Glass. Tínhamos dito até que é o primeiro da banda em quase seis anos. Só não dissemos que este novo disco dos Notwist já pode ser ouvido do início ao fim aqui, graças à NPR. Sobretudo porque ainda não podia ser ouvido. Não estamos aqui para mentir a ninguém.

PAUS no Alive
· POR André Gomes · 18 Fev 2014 · 12:18 ·


Os PAUS são o mais recente nome a ser confirmado para o cartaz do Optimus Alive’14.Os portugueses actuarão no Palco Heineken no dia 12 de Julho para apresentar o novo disco, Clarão, com data de lançamento agendada para dia 31 de Março. Recordamos os artistas já confirmados no festival: Arctic Monkeys, Bastille, Buraka Som Sistema, Caribou, Chet Faker, Chromeo, Daughter, Elbow, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, PAUS, Poliça, The 1975, The Black Keys e The Lumineers.

Festival Para Gente Sentada: os nomes de 2014
· POR André Gomes · 18 Fev 2014 · 01:09 ·


É uma notícia da Blitz e em exclusivo. O Festival Para Gente Sentada de 2014 conta com Gisela João, The Veils, Walter Benjamin e You Can't Win Charlie Brown. Acontece tudo no dia 30 de Março. Enquanto que Gisela João e Walter Benjamin tocam à noite (21 horas), os Veils e os You Can't Win Charlie Brown tocam na matinée, a partir das 17h00. Mais informações importantes: os bilhetes custam 20 euros e estão à venda a partir de hoje.

Nástio Mosquito apresenta o seu disco de estreia em Portugal
· POR André Gomes · 17 Fev 2014 · 17:27 ·


O angolano Nástio Mosquito, um artista com um belo currículo no que toca às artes plásticas, prepara-se para lançar seu disco de estreia, Se Eu Fosse Angolano, em território Português. O disco será editado a 10 de Março. O concerto de apresentação, por sua vez, acontece no dia 17 de Abril no Lux, em Lisboa. Podem ouvir aquilo de que falamos aqui em baixo.

Elbow no Alive
· POR André Gomes · 17 Fev 2014 · 15:33 ·


Os britânicos Elbow são a mais recente confirmação do Optimus Alive’14. A banda actuará no Palco Heineken no dia 10 de julho para apresentar o novo disco, The Take Off and Landing of Everything, que será lançado no dia 10 de Março. Recapitulemos: o festival acontece nos dias 10, 11 e 12 de Julho no Passeio Marítimo de Algés e conta já com confirmações de Arctic Monkeys, Bastille, Buraka Som Sistema, Caribou, Chet Faker, Chromeo, Daughter, Elbow, Interpol, Imagine Dragons, MGMT, Poliça, The 1975, The Black Keys e The Lumineers.

Beck: novo disco para ouvir aqui e agora
· POR André Gomes · 17 Fev 2014 · 14:57 ·


É a contagem final até ao lançamento do muito aguardado novo disco de Beck. Mas nem é preciso esperar mais na verdade. Já é possível ouvir Morning Phase - o sucessor de Modern Guilt -, que chegará até nós fisicamente no dia 25 de Fevereiro com selo da Capitol Records. A gracinha é a da NPR, como vem sendo habitual. Cliquem aqui.

Novo single de SILVA
· POR André Gomes · 17 Fev 2014 · 12:47 ·


Já é possível ouvir o primeiro single do novo disco de SILVA, que chega em Março. O sucessor de Claridão chega no dia 17 do referido mês mas antes disso serão conhecidos quatro singles. Hoje chegou "Janeiro" e nas próximas semanas chegam mais três canções. A capa de "Vista Pro Mar" foi produzida à quatro mãos pelo fotógrafo português Rui Aguiar e pelo director de arte brasileiro Gabriel Finotti. A capa é aquela que podem ver ali em cima. Podem ouvir "Janeiro" aqui em baixo.

RED Trio em formato eléctrico no Teatro do Bairro
· POR Nuno Catarino · 17 Fev 2014 · 11:55 ·


O RED Trio actua no Teatro do Bairro em Lisboa no próximo dia 28 de Fevereiro, sexta-feira. O grupo de Gabriel Ferrandini (bateria), Hernâni Faustino (contrabaixo) e Rodrigo Pinheiro (piano) acaba de editar o seu mais recente registo Rebento (No Business Records), onde regressa ao simples formato trio, depois de colaborações com os improvisadores John Butcher e Nate Wooley. O trio apresenta-se ao vivo numa rara actuação, em formato eléctrico, com o Fender Rhodes a substituir o habitual piano clássico. O concerto tem início pelas 23h e a entrada vale 3€.
I'VE GOT A SILVER MACHIIIIIIIIINE
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2014 · 17:34 ·


Já circulavam rumores por essa Internet fora - existiam até páginas no Facebook que depois desapareceram - mas agora a confirmação é a sério: os lendários Hawkwind virão mesmo até Portugal para actuar num novo festival a ter lugar junto à praia fluvial da Valada, no Cartaxo, confirma a Blitz. Organizado pelos mesmos Senhores com ésse grande que têm trazido muitos bons nomes ao Ribatejo, em parceria com a Lovers & Lollypops e o Sabotage Rock Club, o festival decorre a 12 e 13 de setembro e para além deste estoiro ácido contará também com os Crippled Black Phoenix (!), Electric Wizard, Mão Morta Red Fang, Psychic TV, Black Bombaim, Asimov, Keep Razors Sharp, Swervedriver (!!), The Cosmic Dead, Killimanjaro, White Manna, Exit Calm, The Oscillation, Murdering Tripping Blues, Air Formation, The Telescopes, Spindrift e Jibóia (ufa), sendo que ainda faltarão anunciar mais nomes. preços já há: 38€ bilhete diário e 55€ o passe de dois dias (que aumentará para 70€ a partir de 30 de junho). Maravilha.
De La Soul disponibilizam discografia
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2014 · 16:02 ·


Não querendo ficar alheios ao dia em que as pessoas se amam mais, os De La Soul acabam de disponibilizar alguns dos seus discos para download no website da banda, entre eles o mítico 3 Feet High And Rising, de 1989. Não só isso como já andam a dar os últimos toques a You're Welcome, disco novo que será editado ainda este ano. Para conferir.

Thievery Corporation: ainda há espaço para saudade?
· POR André Gomes · 14 Fev 2014 · 15:40 ·


Os Thievery Corporation estão de volta com novo disco. Chama-se Saudade (daí a piadola básica, desculpem) e tem data de lançamento apontada para o dia 1 de Abril. Ali em cima é possível ver a capa do disco, a puxar para o vintage. Ali em baixo já é possível tirar todas as dúvidas acerca de possíveis saudades. "Depth Of My Soul" conta com a colaboração de Shana Halligan e está literalmente à distância de um clique.

Dirty Beaches no Maria Matos
· POR Paulo Cecílio · 14 Fev 2014 · 14:17 ·


Já tínhamos dado conta da sua residência artística na Galeria Zé dois Bois, cientes de que isso poderia significar que Alex Hungtai voltaria a dar um concerto por cá. Confirma-se: o músico sobe ao palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, no dia 3 de abril, acompanhado por Shub Roy (guitarra elétrica) e André Gonçalves (sintetizador modular), sendo que o espectáculo terá o nome Landscapes In The Mist, paisagens sonoras inspiradas por Lisboa e pelo mar em volta. Os preços variam entre os 5€ e os 15€.

Estão prontos para ficar com o coração partido?
· POR Nuno Catarino · 14 Fev 2014 · 10:55 ·


Os anos passam mas as suas canções não se esgotam. Depois de ter esgotado o São Jorge, no âmbito do Misty Fest 2013, Lloyd Cole está de regresso com uma tour que atravessa todo o país. Cole actua no Theatro Circo em Braga a 30 de Abril, no Teatro José Lúcio da Silva, Leiria a 1 de Maio, no Auditório da Academia de Música em Espinho a 2 de Maio, no Casino de Espinho a 3 de Maio, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a 4 de Maio e no Cine Teatro Avenida de Castelo Branco a 11 de Maio. E mais datas se seguirão, entretanto. E tu, estás pronto/a?

They're Heading West com Ana Moura na Casa Independente
· POR Nuno Catarino · 14 Fev 2014 · 10:52 ·


Sinal dos tempos: a terceira sessão "Domingos em Casa" acontece já no próximo dia 23 de Fevereiro, na Casa Independente (ao Largo do Intendente, em Lisboa). Não é delírio nem controvérsia, a matiné de domingo (19h) vai contar com um concerto que reúne os They're Heading West com a fadista Ana Moura. A banda de Mariana Ricardo, Francisca Cortesão, João Correia e Sérgio Nascimento prepara mais um encontro especial, depois de parcerias com nomes como Luísa Sobral, You Can't Win Charlie Brown e Capicua, entre muitos outros. O fado deles é nem ter fado nenhum, mas vamos celebrar como se estivéssemos em 1999.
Da floresta para o mundo
· POR António M. Silva · 13 Fev 2014 · 14:50 ·


O título da notícia não faz jus à beleza do que por aqui se vai falar, mas isso também não vem ao caso. O que importa é dizer que já há data para a edição do disco que os Black Bombaim e os La La La Ressonance gravaram em conjunto.. A partir de 24 de fevereiro, vamos poder deitar as mãos ao disco homónimo que chega às lojas em vinil, claro, numa edição limitada a 500 exemplares e que inclui um livro de fotografia da autoria de André Cepeda e de Tito Mouraz. A edição é também ela feita a meias, entre a PAD e Lovers & Lollypops. Os mais ansiosos já podem ver e ouvir "Kin" e comprovar que o disco foi mesmo gravado no meio do bosque.

Matthew E. White estreia-se em Portugal em Abril
· POR André Gomes · 13 Fev 2014 · 12:49 ·


É a estreia de Matthew E. White em território nacional. E acontece em duas partes: a 4 de Abril no Musicbox (Lisboa) e a 5 de Abril no Centro de Artes de Ovar. O norte-americano apresentará nestes dois concertos o seu disco de estreia, Big Inner​, lançado em 2012. Os bilhetes para Lisboa custam 14 euros e para Ovar 12 euros. Ponham na agenda.

Echo & The Bunnymen preparam novo disco
· POR André Gomes · 13 Fev 2014 · 11:57 ·


Os Echo and the Bunnymen estão neste momento a finalizar o novo disco de estúdio produzido por Youth (The Verve, Embrace, etc). O título e alinhamento estão já decididos mas a banda optou por não relevar os detalhes. O mesmo com a digressão europeia (já marcada), que antecederá uma digressão pelos Estados Unidos. Mais detalhes para breve. Até lá podem sempre matar tempo:


Novo disco do brasileiro SILVA chega em Março
· POR André Gomes · 13 Fev 2014 · 01:13 ·


O novo disco de SILVA chega em Março. O sucessor de Claridão chega no dia 17 do referido mês mas antes disso serão conhecidos quatro singles. No dia 17 de Fevereiro chega "Janeiro", no dia 24 "É Preciso Dizer", "Universo" é conhecida a 3 de Março e no dia 10 "Okinawa (Feat. Fernanda Takai)". A capa de "Vista Pro Mar" foi produzida à quatro mãos pelo fotógrafo português Rui Aguiar e pelo director de arte brasileiro Gabriel Finotti. A capa é aquela que podem ver ali em cima. Isto aqui em baixo é a Videoteca que filmamos com SILVA em Espinho.

John Dwyer anda a gozar com a nossa cara: vem aí novo disco de Thee Oh Sees
· POR André Gomes · 13 Fev 2014 · 01:04 ·


Depois dos rumores que John Dwyer iria fazer adormecer os Thee Oh Sees, na boinha a melhor banda de rock 'n' roll da actualidade, surge agora a notícia de um novíssimo disco, sucessor de Floating Coffin. Drop será editado no dia 19 de Abril (Record Store Day) através da editora de John Dwyer, a Castle Face . Podem ouvir aqui e agora o novo tema desse disco, "Penetrating Eye". Siga a festa. 

01 Penetrating Eye
02 Encrypted Bounce
03 Savage Victory
04 Put Some Reverb on My Brother
05 Drop
06 Camera (Queer Sound)
07 King's Noise
08 Transparent World
09 The Lens
Where I stand is only three miles from space
· POR Paulo Cecílio · 12 Fev 2014 · 21:46 ·


Que Jason Pierce é Deus já todos sabemos. Que Deus adora o espaço a ponto de ter nele flutuado e feito um maravilhoso disco, sem esquecer que por vezes se auto-intitula J. Spaceman, também. Agora ouça-se o que acontece quando Deus faz uma canção com o espaço, e não sobre: "Always Forgetting With You (The Bridge Song)" pega em sons captados pelas sondas Voyager 1 e 2 nos anos 70 e, ao longo destes escassos minutos, deixa-nos a olhar estarrecidos e narcotizados para as estrelas lá em cima, tristes por não podermos ser Deus mas contentes por termos novas notícias d'Ele depois de Sweet Heart Sweet Light, disco de 2012. Para ouvir aí em baixo, retirada de uma compilação que será editada pela Lefse intitulada Space Project. Senhoras e senhores...

Tangente: chegou uma nova editora
· POR André Gomes · 12 Fev 2014 · 21:26 ·


A Tangente é uma nova editora que se apresentou ao mundo recentemente. Os CDs serão a principal "trocva de moeda" mas há uma curiosidade: qualquer álbum lançado pela Tangente será também editado sob a forma de partituras musicais. O primeiro álbum com selo da editora será lançado na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro. Chama-se Coda e é da autoria do artista Carlos Filipe Cruz. Podem ouvir ali em baixo o primeiro tema a ser divulgado, "Azuis". 
 
Marta Ren mostra novo single
· POR André Gomes · 12 Fev 2014 · 20:59 ·


Depois de “Summer’s Gone”, Marta Ren mostra agora um novo single. Chama-se "2 kindsofmen” e ajuda a antecipar o disco que irá lançar até ao final do ano com o selo da editora italiana Record Kicks. O vídeo, que podem ver ali em baixo, foi gravado no passado mês de Novembro, em Londres, aquando do 10º Aniversário da Record Kicks, no célebre The 100 Club. É acompanhada pela sua banda, The Groovelvets, que são Bruno Macedo, na guitarra; Samuel Silva, no sax tenor; e Gileno Santana, no trompete, e pelo Trio Valore (Steve White, DamonMinchella e Justin Shearn). É esperar então pelo disco.

Driving Without Licence: é para ver agora
· POR André Gomes · 12 Fev 2014 · 20:53 ·


Já é possível ver o documentário Driving Without Licence, filmado durante o anterior Primavera Sound no Porto. É  um filme colaborativo com imagens de quem quis ceder imagens ao Canal180. É um documento sobre um dos melhores festivais do mundo. Com 25 minutos de duração, foi realizado por João Diogo Marques e conta com, imagens dos concertos de Nick Cave, Blur, The Breeders, Fucked Up ou Savages e entrevistas com nomes como Dead Can Dance, Wild Nothing, Glass Candy, Dinosaur Jr., Glockenwise, Metz ou Fuck Buttons. Podem ver tudo aqui em baixo.

Laurel Halo sopra as velas à RUC
· POR André Gomes · 12 Fev 2014 · 20:48 ·


A norte-americana Laurel Halo é o nome escolhido para o Concerto de Aniversário dos 28 anos da Rádio Universidade de Coimbra, que vai ter lugar a 7 de Março. no Palco do Teatro Académico Gil Vicente. Parece que o artista e o palco vão partilhar o mesmo espaço. Oportunidade de luxo para ouvir os temas de Chance of Rain, editado em Outubro de 2013. O Concerto de Aniversário da Rádio Universidade de Coimbra com Laurel Halo tem lotação limitada a 250 pessoas.

Zé Francisco (Marenostrum) lança primeiro álbum a solo
· POR André Gomes · 11 Fev 2014 · 19:45 ·


Caminho de Mar e Luz
é o título do primeiro disco a solo de Zé Francisco, a voz do grupo de Tavira, Marenostrum. Neste disco Zé Francisco assume-se como "um cantautor e prossegue o seu papel de contador de histórias ligadas ao mar, à sua faina, à nostalgia e ao amor que ele inspira". Caminho de Mar e Luz é umaedição de Autor em associação com Alain Vachier Music Editions. Em Fevereiro o disco será apresentado nas FNACs Colombo, Almada, Cascais e Vasco da Gama.

Klaxons: mais uma canção nova
· POR André Gomes · 11 Fev 2014 · 19:08 ·


Os Klaxons mostraram hoje mais uma nova canção. “Children of the Sun” foi produzida por Tom Rowlands, dos Chemical Brothers, e pode ser ouvida ali em baixo. O sucessor de Surfing the Void, lançado em 2010, terá o selo da Akashic Records e contará ainda com a colaboração dos produtores James Murphy e Erol Alkan (para além de Tom Rowlands, dos Chemical Brothers).

Musicbox Heineken Series abre nova temporada
· POR Paulo Cecílio · 11 Fev 2014 · 16:19 ·


A mensalidade regressa a 28 de fevereiro com um concerto de Stellar Om Source mas não só: a acompanhar Christelle Gualdi estarão os projectos nacionais MGDRV e Ghetthoven, ambos com trabalhos prestes a sair, e o produtor Mike El Nite, sendo que Gualdi virá para apresentar os temas de Joy One Mile, disco editado no ano passado. O fecho da noite estará ainda a cargo dos Niagara e a entrada vale 8€.

King of the Mountains: a estreia
· POR André Gomes · 11 Fev 2014 · 15:03 ·


Phil Kay, antigo membro dos Working for a Nuclear Free City, vai lançar-se a solo com um projecto chamado King of the Mountains. O disco de estreia chega já no dia 14 de Abril com o selo da Melodic Records. Ali em baixo podem ouvir um dos temas do disco - chama-se "Zoetrope" - e conhecer igualmente o alinhamento do disco. 



1) Undone
2) Surrounded
3) Shinkansen
4) Stranger Things Have Happened
5) Zebra Girls
6) Airstrip
7) Animal Attractions
8) EL A
9) Zoetrope
10) Gunshots
 
Avey Tare (Animal Collective) mostra canção da sua nova banda
· POR André Gomes · 11 Fev 2014 · 12:50 ·


Avey Tare (Animal Collective) tem uma nova banda. Depois de alguns concertos no Verão passado, os Slasher Flicks preparam-se para lançar o LP de estreia, Enter The Slasher House, que chega em Abril com selo da Domino. Ao lado de Avey Tare estão Angel Deradoorian (Dirty Projectors) e Jeremy Hyman (Ponytail, Boredoms, Dan Deacon). Já é possível ouvir um dos temas deste disco. Chama-se “Little Fang” e pode ser ouvida aqui em baixo. O alinhamento do disco vem logo depois.



01 “A Sender”
02 “Duplex Trip”
03 “Blind Babe”
04 “Little Fang”
05 “Catchy (Was Contagious)”
06 “That It Won’t Grow”
07 “The Outlaw”
08 “Roses On The Window”
09 “Modern Days E”
10 “Strange Colores”
11 “Your Card”
Massive Attack, Metronomy e The Cat Empire no Super Bock
· POR André Gomes · 11 Fev 2014 · 10:59 ·


Mais três confirmações para o Super Bock Super Rock 2014, que acontece nos dias 17, 18, 19 de Julho na Herdade do Cabeço da Flauta (junto à Praia do Meco, em Sesimbra): Massive Attack, Metronomy e The Cat Empire. Querem bilhetes? Há um Fã Pack exclusivo FNAC, edição limitada, à venda com desconto de 20€ no passe de 3 dias. Recordemos os nomes já confirmados: Massive Attack, Disclosure, Metronomy, Jake Bugg, The Cat Empire, Foals e Albert Hammond Jr..

Woman's Hour mostram novo single
· POR André Gomes · 10 Fev 2014 · 21:10 ·


Os Woman's Hour - Fiona Burgess, William Burgess, Josh Hunnisett e Nicolas Graves - mostraram recentemente um novíssimo single. A banda acaba de se juntar à família da Secretly Canadian. "Her Ghost", é assim que se chama o novo tema, será editado propriamente em Março. Mas já pode ser ouvido na totalidade aqui em baixo. Cliquem alí.

Mirah: novo disco à vista
· POR André Gomes · 10 Fev 2014 · 15:27 ·


O quinto disco de originais de Mirah chega em Maio. Chama-se Changing Light e será editado pela recentemente criada Absolute Magnitude. Este novo álbum, cujo alinhamento podem conhecer ali em baixo, tem coalaborações de Greg Saunier (Deerhoof), Mary Timony, Heather McEntire (Mount Moriah) e Emily Wells, assim como arranjos de cordas do compositor Jherek Bischoff. Podem ouvir um dos temas do novo disco aqui em baixo.



01 Goat Shepherd
02 Oxen Hope
03 Turned the Heat Off
04 Gold Rush
05 Fleetfoot Ghost
06 I Am the Garden
07 No Direction Home
08 24th St
09 LC
10 Radiomind
Todd Terje: vem aí o disco de estreia
· POR André Gomes · 10 Fev 2014 · 15:15 ·


Já tínhamos alertado aqui para o eminente lançamento do disco de estreia do norueguês Todd Terje, It's Album Time, que chega no dia 8 de Abril com selo da Olsen Records. E agora alertamos para o facto de ser já possível ouvir um dos temas desse LP, "Delorean Dynamite". Cliquem ali em baixo e comecem a imaginar o que aí vem. Já não era sem tempo, de facto.

Linda Martini: mais Lux
· POR André Gomes · 10 Fev 2014 · 15:08 ·


Depois de terem esgotado o concerto agendado para o dia 13 de Fevereiro no Lux, em Lisboa, no âmbito das sessões Black Balloon, os Linda Martini acabam de anunciar uma segunda data no dia seguinte, 14 de Fevereiro. Os bilhetes já estão à venda. Em ambos os concertos os Linda Martini contam com Gisela João como convidada especialíssima.

Finalmente, há cartaz para o Primavera
· POR Paulo Cecílio · 09 Fev 2014 · 11:06 ·


The National, Pixies, Kendrick Lamar, Caetano Veloso, Neutral Milk Hotel, Mogwai, Godspeed You! Black Emperor, Slowdive, Television, St. Vincent, Slint, Loop... o Optimus Primavera Sound anunciou finalmente o cartaz completo, esse mesmo que podem conhecer clicando aqui. Destaques óbvios para o regresso dos Mogwai e dos GY!BE e para a bojarda shoegaze que tomará conta da cidade do Porto entre cinco e sete de Junho. Os passes estão à venda por 90€ em qualquer loja de bem.

Driving Without Licence: um documentário sobre o Primavera Sound
· POR André Gomes · 07 Fev 2014 · 16:24 ·


Foi filmado durante o anterior Primavera Sound no Porto. É  um filme colaborativo com imagens de quem quis ceder imagens ao Canal180. É um documento sobre um dos melhores festivais do mundo. E estreia hoje mesmo na sessão em que será anunciada a programação do festival portuense. O documentário, com 25 minutos de duração, foi realizado por João Diogo Marques e conta com, imagens dos concertos de Nick Cave, Blur, The Breeders, Fucked Up ou Savages e entrevistas com nomes como Dead Can Dance, Wild Nothing, Glass Candy, Dinosaur Jr., Glockenwise, Metz ou Fuck Buttons. Pelas 10 da noite Driving Without Licence será transmitido no Canal 180 e na próxima terça-feira chega à internet. Estejam atentos.

Killimanjaro editam disco
· POR Paulo Cecílio · 06 Fev 2014 · 19:50 ·


Hook é o título daquele que será o primeiro longa-duração dos barcelenses, cuja edição está prevista para dia 3 de março com a chancela da Lovers & Lollypops. Oito temas e trinta e seis minutos de porrada stoner gravada nos Estúdios Sá da Bandeira, sendo que um pequeno teaser foi disponibilizado para o bem dos nossos pecados, aí em baixo. Os Killimanjaro tocam em Lisboa a 1 de março e uma semana depois no Armazém do Chá (Porto) com os Solar Corona.

Orla Wren nos Jardins Efémeros '14
· POR André Gomes · 06 Fev 2014 · 17:49 ·


Já estava confirmada a presença de Nils Frahm e agora confirma-se a actuação do britânico Orla Wren no Jardins Efémeros '14, o festival que em acontece em Viseu entre os dias 12 e 20 de Julho. Está garantida desde já a quota suficiente de música electroacústica no festival. Ponham nas vossas agendas e aguardem por mais. Estão prometidas novidades para o mês de Março.

Owen Pallett lança novo disco em Maio; e há concerto em Lisboa
· POR André Gomes · 06 Fev 2014 · 15:39 ·


Owen Pallett prepara-se para lançar um novíssimo disco em 2014. Chama-se In Conflict e chega no dia 12 de Maio. O disco conta com várias contribuições, entre as quais de Brian Eno. Mais coisas, deixa ver: o disco conta com a secção rítmica de Robbie Gordon e Matt Smith e a colaboração da Czech FILMharmonic Orchestra. O disco terá o selo da Domino. Podem ver um teaser do disco aqui em baixo. 

Ah, e há concerto marcado para Lisboa no dia 27 de Maio em local a indicar.

Ghetthoven: a estreia
· POR André Gomes · 06 Fev 2014 · 11:59 ·


É o single de estreia do português Ghettoven (que grande nome), cantor, letrista, intérprete e feiticeiro. Chama-se "By My Side", foi produzido por BPTSM e pode ser ouvido a visto aqui em baixo num vídeo realizado por André Tentúgal e editado por Vasco Mendes. Soul, electrónica e atitude. A apresentação oficial vai acontecer dia 28 de Fevereiro, no MusicBox, em Lisboa.

St. Vincent: mais uma canção do novo disco
· POR André Gomes · 05 Fev 2014 · 19:14 ·


Uma, duas, três. Três canções dos novo disco de St. Vincent, o disco homónimo que chega no dia 24 de Fevereiro ao Reino Unido e no dia seguinte aos Estados Unidos. Chama-se "Prince Johnny" e confirma as altíssimas expectativas que andam no ar relativamente a este novo disco de Annie Erin Clark. Podem ouvir o novo tema aqui em baixo. Isso e esperar que St. Vincent seja um dos nomes confirmados para os festivais de Verão. 

Pink Mountaintops: novo tema, novo disco
· POR André Gomes · 05 Fev 2014 · 12:59 ·


Novidades de Steve McBean e dos Pink Mountaintops: 2014 trará um novo disco chamado Get Back. Sabe-se que é o primeiro desde que McBean se mudou para Los Angeles e que já é possível ouvir um primeiro single, "North Hollywood Microwaves”, que conta com a participação de Annie Hardy. Podem ouvir o tema aqui graças ao site Stereogum. O disco chega a 29 de Abril com selo da Jagjaguwar.

Pete Kember no Maria Matos
· POR Paulo Cecílio · 05 Fev 2014 · 12:16 ·


Chamem-lhe Sonic Boom, Spectrum ou Experimental Audio Research. Chamem-lhe um dos dois grandes génios por detrás de alguns dos melhores discos psicadélicos dos anos 80 com os Spacemen 3. Ou então chamem-lhe apenas Pete Kember, ele que tem estado em Portugal a produzir o próximo disco de Panda Bear e que sobe amanhã ao palco do Maria Matos para um concerto em que a exploração do som é o mote de partida. Pelas 22h, bilhetes a 5€ para menores de 30 e 14€ para os outros.
W.I.N.D.: ouçam Puzzle
· POR André Gomes · 05 Fev 2014 · 11:52 ·


Chama-se Daniel Gonçalves, é de Coimbra e o seu nome de código é W.I.N.D. Acaba de disponibilizar na internet um EP com 7 produções na área do hip-hop (essencialmente) instrumental a que decidiu chamar Puzzle. O que faz sentido, porque é uma mescla de muitas coisas - e coisas boas. Podem ouvir o EP de que falamos aqui em baixo. E esperar por mais novidades vindas de Daniel Gonçalves.

Disclosure e Foals no Super Bock Super Rock 2014 - mas não só
· POR André Gomes · 05 Fev 2014 · 09:43 ·


Disclosure, Foals, Albert Hammond Jr. (guitarrista dos Strokes) e Jake Bugg são os primeiros nomes confirmados para o cartaz do Super Bock Super Rock 2014, que acontece na Herdade do Cabeço da Flauta, junto à praia do Meco, nos dias 17, 18 e 19 de Julho. Os Disclosure e Jake Bugg tocam tocam a 17 de Julho, Albert Hammond Jr. e os Foals no dia 19.

Raez lança LP na francesa Cosmonostro
· POR André Gomes · 04 Fev 2014 · 19:12 ·


O produtor nacional Raez lançou recentemente um LP - chama-lhe compilação - com selo da editora francesa Cosmonostro. Connecting Miles é uma viagem a partir do seu estúdio caseiro na Maia e que segue pelos cinco continentes. São nove canções, onze artistas ao todo e um certo domínio da neo soul. O disco chegou a 28 de Janeiro e pode ser ouvido aqui em baixo.

Vaiapraia em disco
· POR Paulo Cecílio · 04 Fev 2014 · 18:31 ·


Vaiapraia é o projecto de pop caseira de Rodrigo Marques, fã eterno da Cafetra e estudante na FCSH em horas vagas (acho eu, que nunca mais o vi por lá). Após um par de cantigas soltas chega-nos agora o primeiro EP, disponível para escuta e download no Bandcamp e que terá edição física em cassete pela mão da Experimentáculo Records. O EP tem produção do Filipe Sambado, dos Cochaise, cuja vocalista também aqui dá uma perninha, juntamente com a Júlia Reis. Para conferir.

Klaxons mostram novo single
· POR André Gomes · 04 Fev 2014 · 18:28 ·


Os Klaxons erstão de regresso com um novíssimo single. Chama-se “There Is No Other Time” e foi estreada recentemente na BBC Radio 1. É a primeira coisa que ouvimos dos britânicos em quatro anos. O terceiro disco dos Klaxons deverá chegar na Primavera com o selo da Akashic Records e terá a colaboração dos produtores James Murphy, Tom Rowlands (The Chemical Brothers) e Erol Alkan. Ouçam "There is no other time" aqui em baixo.

Beck: mais uma canção do novo disco
· POR André Gomes · 04 Fev 2014 · 17:25 ·


Já aqui tínhamos alertado para o facto de estar quase a chegar o novo disco de Beck. Chama-se Morning Phase e é o sucessor de Modern Guilt. Chega no dia 25 de Fevereiro com selo da Capitol Records. Já por cá tínhamos mostrado o single de avanço deste novo disco - "Blue Moon" - e agora mostramos uma nova canção chamada "Waking light". Tirem as vossas próprias conclusões.

Street Gnar estreia-se por cá
· POR André Gomes · 04 Fev 2014 · 15:39 ·


É já na próxima sexta-feira que arranca a digressão estreia em Portugal de Street Gnar, o projecto do norte-americano Case Mahan, que nos últimos tempos tem lançado em editoras como a Night People, Burger Records ou a Atelier Ciseaux. Case Mahan é ainda conhecido por ser companheiro de palcos e estúdio de Dirty Beaches. Estará em Portugal para seis concertos. Podem confirmar as datas aqui em baixo.

07/02 - Lounge, Lisboa
08/02 - Casa Azul, Barcelos
09/02 - Juno, Braga
22/02 - Canhoto, Porto
23/02 - Central Pub, Bragança
24/02 - Club de Vila-Real, Vila-Real
 
Brasileiro Cícero regressa a Portugal para três concertos
· POR André Gomes · 04 Fev 2014 · 10:49 ·


A Blitz adiante que o cantor e compositor carioca Cícero está de volta a Portugal para três concertos. O músico toca a 3 de 3bril no Musicbox, em Lisboa; a 4 de abril no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e a 5 de abril no Passos Manuel, no Porto. Nessa altura Cícero poderá muito bem já ter lançado o seu terceiro disco de originais, o sucessor de Canções de apartamento e Sábado.

Carlos do Carmo nos Coliseus em Abril
· POR André Gomes · 03 Fev 2014 · 22:54 ·


Carlos do Carmo prepara-se para a apresentar Fado é Amor - disco que celebra 50 anos de carreira - em Abril nos Coliseus. E com algunsconvidados do disco: Aldina Duarte, Camané, Carminho, Mafalda Arnauth, Marco Rodrigues, Mariza, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro estarão ao seu lado nos Coliseus de Lisboa e Porto, dias 5 e 12 de Abril respectivamente. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais com lugares sentados a partir dos 20€.

Teho Teardo e Blixa Bargeld em Lisboa
· POR André Gomes · 03 Fev 2014 · 20:36 ·


Após terem passado por Leiria, no ano passado, o duo regressa a Portugal para um concerto no Teatro Maria Matos onde o mote continuará a ser as canções de Still Smiling, disco editado em 2013. A acompanhá-los estará o Quarteto Lopes-Graça. O concerto está marcado para dia 12 de Março e os bilhetes estão já à venda, oscilando entre os 5€ (para menores de trinta anos) e os 18€.
Isto não é uma colaboração indie
· POR · 03 Fev 2014 · 12:34 ·


As festas da Lovers regressam ao Lounge no próximo dia 13 de fevereiro. Até aqui tudo bem. A surpresa reside nos nomes que actuarão juntos no espaço lisboeta: de um lado Éme, cujo segundo disco andamos a aguardar ansiosamente desde Gancia, do outro lado Duquesa, que é nada mais nada menos que Nuno Rodrigues, o enfant terrible dos Glockenwise, que irá lançar EP a solo ainda este ano. Os dois juntar-se-ão para um dueto quase-improvável e darão igualmente um concerto cada. A entrada é, já o sabem, gratuita.
Mler Ife Dada: falta pouco
· POR Paulo Cecílio · 03 Fev 2014 · 11:17 ·


Depois da entrevista, o lembrete: os Mler Ife Dada subirão ao palco do CCB no próximo dia 14 para um concerto de celebração dos trinta anos de carreira - conte-se ouvir, obviamente, "Zuvi Zeva Novi". A acompanhar Nuno Rebelo e Anabela Duarte estarão Francisco Rebelo, Filipe Valentim e Samuel Palitos, bem como um trio de sopros e um de cordas, para injectar vitalidade nestas canções (não que precisassem). O espectáculo está marcado para as 21h e os preços oscilam entre os 15€ e os 29€.
Os Sensible Soccers têm um tema novo
· POR Paulo Cecílio · 03 Fev 2014 · 11:15 ·


E nós prometemos não colocar neste parágrafo qualquer piada futebolística. "Nikopol" é três minutos de teclados kösmiche e, não sendo exactamente "nova" - o disco dos Sensible Soccers, 8, sai este mês mas já estava à venda em formato cassete nos concertos do grupo - é a primeira canção que os próprios disponibilizaram para escuta. Para confirmar no Youtube:

Parceiros