Julho 2013
Alguém arranja boleia para o Barreiro?
· POR Paulo Cecílio · 31 Jul 2013 · 16:43 ·
© Cláudia Filipe

Depois do enorme concerto no Milhões de Festa, a Jibóia Experience volta a atacar, desta feita no Barreiro, num concerto que assinalará o dia Baía do Tejo nas festas da cidade. O projecto de não-Óscar Silva, que se faz acompanhar por inúmeros grandes da família Coronado e - presume-se - pelo Jamiroquai português (piada escandalosamente gamada ao Rafinha dos Glockenwise) actua no dia 10 de Agosto, por volta da meia-noite, sendo que a entrada é livre. Tudo isto pelas mãos dos mui nobre organizadores do Out.Fest. É ir e tirar a roupa ao som do kebabrock.
O Outono vai acontecer no Maria Matos
· POR Nuno Catarino · 30 Jul 2013 · 23:14 ·
Scout Niblett © Daniel Ahrendt

O Verão ainda tem muito para dar, mas acaba de ser desvendada a programação do Teatro Maria Matos para o Outono que se avizinha. Há muitas e boas coisas. Em Setembro há Sei Miguel com o japonês Aki Onda e June Tabor apresenta Quercus, com Iain Ballamy e Huw Warren. Outubro é um mês de mulheres: Joana Sá revela Elogio da Desordem, Scout Niblett apresenta It’s Up to Emma e Julianna Barwick regressa a Lisboa, numa colaboração com ZDB. Em Novembro há Dean Blunt (Hype Williams), que apresenta o mais recente trabalho a solo, The Redeemer (mãos ao alto).

Aqui fica a colecção completa:
17 Setembro: Sei Miguel Unit Core & Aki Onda 
25 Setembro: June Tabor, Iain Ballamy & Huw Warren Quercus
4 Outubro: Joana Sá Elogio da Desordem
9 Outubro: Scout Niblett It’s Up to Emma
23 Outubro: Julianna Barwick (em colaboração com ZDB)
5 Novembro: Dean Blunt The Redeemer

O regresso de Julia Holter à cidade branca
· POR Gustavo Sampaio · 23 Jul 2013 · 18:00 ·


É o ansiado regresso de Julia Holter a Lisboa, hoje à noite, na Galeria Zé dos Bois, após a mitológica noite de estreia na Igreja de St. George, em Junho de 2012, quando os ângulos mais subtis de "Tragedy" (Leaving Records, 2011) e "Ekstasis" (Rvng Intl., 2012) ainda não tinham sido condignamente explorados. Cerca de um ano mais tarde, Holter traz um novo disco na bagagem, "Loud City Song" (Domino, 2013), o qual vamos poder escutar quase em primeira mão, não obstante já terem sido libertados alguns vestígios de uma insondável beleza sonora - nomeadamente a faixa de abertura, "World", cuja densidade sensorial não é traduzível em duas ou três linhas de texto mais ou menos épico, soturno e intangível (com o volume no máximo, naturalmente).
Explosions In The Sky + David Wingo = Join Me On My Avalanche
· POR André Gomes · 23 Jul 2013 · 16:58 ·


Os texanos Explosions in the Sky juntaram-se com David Wingo (que também provém de Austin) e trabalharam juntos na banda-sonora da nova comédia de David Gordon, Prince Avalanche, cuja banda-sonora que terá lançamento na Temporary Residence Ltd. no próximo dia 6 de Agosto. Podem ouvir um dos temas que resulta desse encontro criativo aqui em baixo. Chama-se "Join Me On My Avalanche".

O Amplifest terá um P.S.
· POR Paulo Cecílio · 22 Jul 2013 · 23:57 ·


Ainda nem começou e já sabemos do after; a Amplificasom agendou para dia 7 de Novembro um evento pós-Amplifest que contará com os noruegueses Shining (que estavam a ser requisitados desde pelo menos 2010), os The Ocean, Tides From Nebula e Hacride. Tudo isto para ver no Hard Club, sendo que se tiverem bilhete para o Amplifest a entrada aqui custa 10€ e se não tiverem custará 15€. Nada caro para ver esta explosão:

Não um, não dois, não três...
· POR Paulo Cecílio · 22 Jul 2013 · 23:51 ·


...mas quatro discos novos anunciados para os próximos tempos. Destaque principal para os Solar Corona, porque são um trio psych de Barcelos e o Milhões está quase a bater à porta, que editam hoje o seu EP de estreia, Innerspace, conjunto de quatro canções que poderão ouvir neste Bandcamp bonito. No campo do peso, Justin Broadrick anunciou hoje um novo disco de Jesu, intitulado Every Day I Get Closer to the Light From Which I Came, sem data anunciada ainda mas que será mais sombrio que os anteriores (segundo o próprio). Por falar em sombras, The Weeknd deu hoje a data para a edição de Kiss Land, disco que sucede à trilogia editada há dois anos: a 10 de Setembro poderemos ouvir mais do r&b depressivo-sensual que nos apaixonou. Finalmente, Four Tet editará pela Text - a sua própria editora - o sucessor de Pink, de 2012, intitulado Beautiful Rewind e com saída prevista lá mais para o final do ano; não nos esqueçamos também que Kieran Hebdan age como produtor no disco de Omar Souleyman (22 de Outubro), o que significa que este ano iremos ouvir falar muito do britânico. Tanta coisa boa ainda por picar em 2013.
Novo disco de Four Tet a caminho
· POR André Gomes · 22 Jul 2013 · 17:34 ·


Boas notícias quase a terminar o mês de Julho (e pouco antes de irmos de férias). Four Tet está a preparar um novo disco. O sucessor do óptimo There Is Love In You, editado em 2010, vai chamar-se Beautiful Rewind​. Parece que ainda não existe data de lançamento (apenas se sabe que será para breve e que terá selo da editora do próprio, a Text) mas já é possível espreitar o alinhamento ali em baixo e imaginar o que estará por detrás de cada título. Ficam as suspeitas; deve vir aí um belo disco.

01 “Gong”
02 “Parallel Jalebi”
03 “Our Navigation”
04 “Ba Teaches Yoga”
05 “Kool FM”
06 “Crush”
07 “Buchla”
08 “Aerial”
09 “Ever Never”
10 “Unicorn”
11 “Your Body Feels”
No Porto D’Bandada
· POR Alexandra João Martins · 22 Jul 2013 · 11:20 ·


Já há data para a terceira edição festival D’Bandada no Porto: 14 de Setembro. Como nos anos precedentes, vários espaços da baixa da cidade vão ser invadidos para a realização de concertos. António Zambujo, Best Youth, Little Friend, Miguel Araújo ou Samuel Úria são alguns dos nomes já confirmados. Destacam-se ainda a existência de um palco com música tradicional portuguesa, cuja programação estará a cargo de Tiago Pereira, e a realização de uma estafeta musical com quatro bandas a cargo da produtora Lovers & Lollypops.
Mais um ano de Noites Ritual
· POR Alexandra João Martins · 22 Jul 2013 · 11:12 ·


Com mais de 20 anos de existência, as Noites Ritual regressam a 30 e 31 de Agosto aos jardins do Palácio de Cristal no Porto. Esta é já a 22ª edição do certame que já conta no cartaz com reconhecidas bandas do panorama musical português como Batida, Os Poetas, Cais do Sodré Funk Connection, e Virgem Suta. Confirmado para a edição de 2013 está também o regresso do Palco Ritual, que acontecerá na bela Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal. Mais detalhes em breve.

Scott Matthew em Portugal
· POR Alexandra João Martins · 19 Jul 2013 · 15:37 ·


Scott Matthew apresentar-se na edição 2013 do Misty Fest, em Novembro, onde vai apresentar o seu quarto álbum a solo, Unlearned. Além de tocar no Centro Cultural de Belém, a 14 de Novembro, e na Casa da Música, a 16 de Novembro, o músico passará ainda por Coimbra, a 15, para um concerto no Auditório do Conservatório.

Sun Blossoms
· POR Paulo Cecílio · 18 Jul 2013 · 00:33 ·


Ao longo dos últimos anos temo-vos colocado a ouvir coisas que, se calhar, não teriam ouvido de outra forma. Já me disseram que foi por minha causa que algumas pessoas começaram a ouvir Pega Monstro (shout out!), por exemplo. Vamos prosseguir com essas descobertas: o Alexandre Fernandes é um miúdo de 15 anos que costuma tocar numa banda mas que decidiu por agora lançar-se na escrita a solo de canções. Para já, existem dez minutos de demos que nos fazem lembrar o melhor Ducktails (isto é, antes de se abichanar) e que nos deixam cheios de vontade de ouvir mais, muito mais, o que vier. Está tudo disponível no Soundcloud aí em baixo; o projecto chama-se Sun Blossoms, apropriadíssimo para o tempo em que estamos. Ouçam o rapaz que ele merece. Quem sabe se no Milhões 2014...

Na Zé dos Bois
· POR Paulo Cecílio · 18 Jul 2013 · 00:30 ·


Muitos destes já havíamos anunciado, mais eis o lembrete caso o calor vos tenha causado amnésia: a sala lisboeta acolherá até final do mês (e antes de uma merecida pausa para férias) nomes como Julia Holter (a 23 de Julho), Hassan El Gadiri & Trance Mission (25), Dirty Beaches (27) e Norberto Lobo (5 de Agosto), sendo que este último tocará na companhia de João Lobo naquela que será a apresentação oficial de Mogul de Jade, disco que será editado pela Mbari e cujo primeiro tema, "Bragança", podem desde logo ouvir no Soundcloud aí em baixo. Mais informações sobre as coisas boas da ZdB aqui.

E um pouco de Papaya?
· POR Paulo Cecílio · 17 Jul 2013 · 18:38 ·


UM​/​I é um nome não muito fácil de Googlar, daí que nós, do alto da nossa simpatia, coloquemos aqui o link que deverão seguir para ouvirem o disco de estreia de Papaya, que conhece edição pela Lovers & Lollypops. Para quem não sabe, Papaya (para além de uma typo de um fruto conhecido) é um grupo composto por Bráulio Amado, Óscar Silva e Ricardo Martins, que oscila entre o rock e a electrónica (à falta de melhores termos com que os rotular e desde logo arruinar-lhes a carreira). Está tudo no Bandcamp:

Amplifest
· POR Paulo Cecílio · 17 Jul 2013 · 18:36 ·


O festival da jarda voltou a repetir hoje a graça de anunciar mais dos nomes que comporão o cartaz que levará meninas e meninos bonitos e CHEIOS DE NEGRUME NAS SUAS ALMAS até ao Porto no próximo mês de Outubro. Os Year of no Light, Aluk Todolo e Deafheaven juntam-se então assim aos já anunciados Russian Circles, Chelsea Wolfe e Uncle Acid & The Deadbeats para dois dias de descargas eléctricas e emocionais (ou: os Oxbow em 2012 foram tão do caralho), sendo que os primeiros bilhetes já estão à venda na
A Coronado vai ao Milhões, who cares?
· POR · 17 Jul 2013 · 18:35 ·


A mais execrável das editoras portuguesas - ah, esperem lá, eles são especiais, não são uma editora, são um grupinho de amigos ou algo que o valha - irá também marcar presença no Milhões de Festa, depois de ter arruinado o espaço GNRation em Braga ainda há pouco menos de um mês. O evento que serve de warm-up e que tomará conta do dia -1 (ou seja, 24 de Julho) decorre no famigerado Xispes, em Barcelinhos, e conta com a presença dos Balão Dirigível, Spellcrafter, SAUR (n.a.: levo a bandeira, cumos), ¡Caribe Mix Sistema de Soñido! e, evidentemente, do enigmático Gin da Morte, substância que ainda ninguém sabe o que leva (e nós não vamos desvendá-lo). A festa é gratuita e quer-se tudo a tirar a roupa.
Nova Noite Príncipe no Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 17 Jul 2013 · 18:34 ·


Já é um standard das noites lisboetas. A Príncipe voltará ao Musicbox para mais uma das suas farras, sendo que desta feita a sala do Cais do Sodré acolherá DJ Kolt + DJ Joker, DJ Liofox + DJ Daddyfox e o omnipresente DJ Marfox, isto após um concerto dos Graveola e o Lixo Polifónico, este com a entrada a valer 5€. É já esta sexta-feira, sendo que na quinta estão marcados concertos de Soul Stereo (22h30) e no sábado conte-se com mais um Baile Tropicante. Para saber mais aqui.
Y-Vibe 2013
· POR Paulo Cecílio · 17 Jul 2013 · 18:33 ·


Viana do Castelo irá comemorar o Dia Internacional da Juventude com uma série de concertos de entrada livre promovidos pelo NAAM: os eslovenos Alice Blue e os suecos Individen juntar-se-ão aos "caseiros" Lente de Contacto e Chain Halter no dia 10 de Agosto, no exterior da biblioteca municipal, com as actuações a terem início por volta das 21h. Mais dados na página do costume.
AlunaGeorge regressa
· POR André Gomes · 17 Jul 2013 · 16:28 ·


Uma, duas, três. Depois da estreia no Musicbox, do concerto no Optimus Alive, AlunaGeorge regressa a Portugal para uma actuação no Lux. O concerto está marcado para o dia 25 de Novembro. Os bilhetes já estão à venda. Recordamos que o disco de estreia da união criativa entre Aluna Francis e o produtor George Reid foi editado em Julho e teve o selo da Island Records.

Pára tudo que os Mazzy Star vão voltar
· POR Paulo Cecílio · 16 Jul 2013 · 17:00 ·


Não há álbuns novos dos Mazzy Star desde o longínquo ano de 1996 e isso é, naturalmente, uma perda enorme para a humanidade. Hoje surge a boa nova: Hope Sandoval e David Roback já estão a preparar o quarto disco da banda norte-americana, intitulado Seasons Of Your Day, que conhecerá edição a 24 de Setembro com as canções já a serem conhecidas (uma delas, "California", já está disponível para ouvir aí em baixo). É descrito como música para amantes e corações despedaçados, o que é basicamente a carreira inteira dos Mazzy Star. Podem pular de excitação. Contida, claro.



1. In the Kingdom
2. California
3. I’ve Gotta Stop
4. Does Someone Have Your Baby Now
5. Common Burn
6. Seasons of Your Day
7. Flying Low
8. Sparrow
9. Spoon
10. Lay Myself Down
Arcade Fire anunciam novo disco
· POR Paulo Cecílio · 16 Jul 2013 · 16:57 ·


Uma das bandas mais acarinhadas dos últimos anos prepara-se para lançar o sucessor de The Suburbs, de 2010, disco que lhes valeu um Grammy para álbum do ano. Para já não há nome, mas sabe-se que será produzido por James Murphy e tem lançamento previsto para 29 de Outubro. Enquanto não sabemos mais nada vamos abrir o baú e recordar:

Concertos e workshops comemoram 50 anos de Árvore
· POR Alexandra João Martins · 16 Jul 2013 · 11:14 ·
© Paulo Cunha Martins

A associação cultural Sonoscopia está a promover uma série de eventos comemorativos dos 50 anos da Cooperativa Árvore que se realizarão entre a sua sede e o Passeio das Virtudes. Da vasta programação apresentada destacam-se o workshop de theremin com Pamelia Kurstin (EUA) a 22 e 23 de Julho no espaço da Sonoscopia; o concerto que junta SSS-Q, João Guimarães e António Borghini, a 26 de Julho, pelas 18h30, no palco das Virtudes, e a actuação de Jorge Coelho, que encerra o programa, no mesmo sítio, à mesma hora, mas no dia 29 de Setembro. Durante o mês de Setembro passarão ainda pelo palco das Virtudes nomes como Peixe, 10 000 Russos, Blac Koyote e Stereoboy.
Mler Ife Dada de volta
· POR Alexandra João Martins · 15 Jul 2013 · 10:43 ·


O projecto de Nuno Rebelo e Anabela Duarte vai regressar aos palcos para comemorar os 30 anos da sua estreia. A banda de influências pop começou actividade em 1984 tendo terminado em 1990 com um total de cinco trabalhos editados. Nesta nova fase, e dispensando o saudosismo, o duo vai contar com a ajuda dos músicos Francisco Rebelo (Orelha Negra, Micro Audio Waves) no baixo, Filipe Valentim (Radio Macau, Wordsong) nos teclados e Samuel Palitos (A Naifa, Radio Macau) na bateria, para além de um trio de sopros e um trio de cordas. Para já os Mler Ife Dada têm apenas uma actuação marcada, para Fevereiro de 2014, no Centro Cultural de Belém, que deverá marcar o início de uma digressão nacional.
Há Rambóia em Barcelos
· POR Paulo Cecílio · 12 Jul 2013 · 11:51 ·


No Milhões 2010 houve bastante rambóia - nomeadamente, por parte do casal que acampou junto a mim enquanto eu inocentemente preparava uma entrevista aos Delorean - mas em Setembro haverá festival com esse nome; o Rambóia Fest regressa este ano pela mão da Noir et Blanc e levará até Barcelos nomes como os Alchemist, a primeira confirmação a ser conhecida. O festival ocorre a 6 e 7 de Setembro e poderão vir a saber mais aqui.
Atenção: o Amplifest já tem novidades
· POR Paulo Cecílio · 12 Jul 2013 · 11:18 ·


Um dos nossos festivais preferidos conhecerá nova edição na cidade onde tudo é melhor, até as Belgas de chocolate, desta feita a 19 e 20 de Outubro, sendo que para já são conhecidos os nomes de Uncle Acid & The Deadbeats, Russian Circles (regresso mais que esperado) e - *gasp* - Chelsea Wolfe. Desta feita o Amplifest decorre no Mercado Ferreira Borges e os bilhetes estarão à venda brevemente, ou assim esperamos. Até ao outuno.
Spacin' em tour
· POR Paulo Cecílio · 12 Jul 2013 · 11:17 ·


A banda de Filadélfia vem até ao nosso país para tocar no Milhões de Festa, como já sabíamos. Mas, antes disso, os Spacin' irão andar um pouco por todo o país, entre 12 e 25 de Julho, para actuações várias onde o mote será Deep Thuds, disco que poderão ouvir aqui. O rock dos Spacin' estará amanhã em Bragança, num concerto organizado pela Dedos Biónicos, e antes de Barcelos actua na última mensalidade Filho Único antes desta sofrer uma merecida pausa para férias, a 24. Eis todas as datas:

12/7 - Bragança, Quintanilha Rock (Dedos Biónicos)
13/7 - Lamego (Zigur)
14/7 - Vila Real (Covilhete na Mão)
15/7 - Braga (a anunciar)
24/7 - Lisboa, Lounge (Filho Único)
25/7 - Barcelos, Milhões de Festa
Blá Blá Milhões
· POR Paulo Cecílio · 11 Jul 2013 · 16:16 ·


Já há horários, podem ser vistos aqui,vamos todos, os bilhetes estão à venda, preparem as toalhas de praia, as tendas para o campismo (se forem plebeus), ofereçam-me álcool e droga se me encontrarem, comecem já a picar o que não conhecem, levem sapatilhas confortáveis para ir de um palco a outro, Barcelos é demais, etc. etc. etc..
Concertos Acusmáticos no Edifício AXA
· POR Alexandra João Martins · 11 Jul 2013 · 15:10 ·


Digitópia é o nome da plataforma de música digital da Casa da Música e inicia amanhã, dia 12 de Julho, o ciclo Concertos Acusmáticos, no Torreão do Edifício AXA. Convém esclarecer que o termo acusmático é genericamente usado para definir sons de proveniência desconhecida, contudo, no contexto actual, designa ainda um tipo de concerto desprovido de intérpretes. De 12 de Julho a 28 de Setembro, todas as sextas e sábado, em sessões às 21h30, 22h00 e 22h30, vão decorrer este tipo de experiências musicais com cerca de 20 minutos e que homenageiam peças históricas da música electrónica, por exemplo da autoria de Brian Eno ou Raymond Scott (na foto). A lotação por sessão é limitada a 15 pessoas e a entrada é gratuita.

O calendário será o seguinte:

Ambient 4, Brian Eno - 12,13, 19, 20, 26 e 27 de Julho
Kontakte, Stockhausen - 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de Agosto
Soothing sounds for baby, Raymond Scott - 23, 24, 30 e 31 de Agosto e 6 e 7 de Setembro
Symphonie pour un homme seul, Henry/Schaeffer - 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de Setembro
Zíngaro & Santos no Museu do Chiado
· POR Nuno Catarino · 11 Jul 2013 · 10:14 ·
Carlos Zíngaro

A dupla formada por Carlos Zígaro (violino) e Carlos Santos (electrónica) apresenta-se ao vivo na próxima sexta-feira, dia 12. O palco será o Jardim das Esculturas do Museu do Chiado, em Lisboa, que este ano volta a acolher um ciclo de concertos programado pela Filho Único. O ciclo "Noites de Verão" no Museu do Chiado arrancou na passada sexta-feira com um concerto de Lula Pena e na próxima semana (dia 19) apresentará a fadista Aldina Duarte. Os concertos no Museu do Chiado têm início marcado para as 19h30 e a entrada é livre.
Pedra Contida na aldeia da Cerdeira
· POR Nuno Catarino · 11 Jul 2013 · 01:31 ·
Angélica V. Salvi

A aldeia da Cerdeira, na serra da Lousã, vai receber uma residência artística de 16 a 21 de Julho. Esta iniciativa decorre no âmbito do X-Jazz, Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto, inserido no Elementos à Solta 2013. Sob a designação "Pedra Contida", esta residência vai reunir um conjunto de cinco músicos que trabalham na área da música improvisada: Angélica V. Salvi (harpa), Nuno Torres (saxofone alto), Miguel Carvalhais (electrónica), Marcelo dos Reis (guitarra clássica) e João Pais Filipe (bateria e percussões). Do trabalho desenvolvido nesta residência resultará um disco, a ser editado pela JACC Records.
Rádio invade Passos Manuel
· POR Alexandra João Martins · 10 Jul 2013 · 16:35 ·


Arranca hoje uma série de três concertos dedicada aos principais meios que trazem a música até nós, sejam rádio, fita magnética e vinil. Os espectáculos acontecem no Cinema Passos Manuel, no Porto, pelas 22h30. O ciclo continua nos próximos dias 17 e 20 de Julho. Entre os músicos participantes contam-se nomes como Vítor Joaquim, Gustavo M Costa, Pedro Tudela e Marc Behrens. A entrada custa 5 euros.
Paredes de Coura: confirmações, alterações, cartaz fechado
· POR André Gomes · 10 Jul 2013 · 10:04 ·


Muitas novidades para o cartaz deste ano do Vodafone Paredes de Coura. Devido a uma lesão na mão de Jamie Hince, os The Kills estão fora do cartaz. No dia 16 de Agosto, no lugar dos norte-americanos, estão confirmados os Echo and the Bunnymen. O dia fica completo com a confirmação dos britânicos The Horrors e com as actuações dos portugueses Noiserv e The Glockenwise.

Mas ainda há mais novidades: o concerto dos The Vaccines passa para o dia 15 de Agosto, que contará ainda com a actuação dos - agora confirmados - norte-americanos WIDOWSPEAK e dos australianos Jagwar Ma. E Mais ainda: Black Bombaim, :papercutz, entre outros. 
Countdown Alive
· POR Paulo Cecílio · 09 Jul 2013 · 16:28 ·


Jovem! És uma daquelas pessoas para quem os Kings of Leon não dizem nada, os Green Day já passaram do prazo de validade em 1994 e os Depeche Mode não fazem sentido porque a gótica que querias papar no secundário ficou entretanto gorda e mal casada? Não desesperes: aqui no Bodyspace mostramos-te todas as alternativas (porque é isso que somos, um bando de hipsters de merda fãs de música alternativa) que deverás tomar para que o teu Optimus Alive! 2013 seja tão bom quanto o nosso. Porque um festival não se faz apenas dos cabeças de cartaz, eis os cinco artistas que não podes de todo perder nesta edição do festival mais famoso de Algés, com os respectivos dias e horários:

Japandroids (12 de Julho, 19:50, Palco Heineken): Os canadianos regressam a Portugal depois de um belíssimo concerto no festival de Paredes de Coura de 2012 (diz quem viu, nós não o fizemos mas confiamos nas pessoas) sendo que o mote continua a ser Celebration Rock, na boa um dos melhores dez discos do ano passado. Rock para celebrar a juventude, os amores perdidos, os que continuam, ou para simplesmente partir tudo com a raiva punk que lhes é conhecida e que fará os Green Day corar de inveja. Let's get to France so we can french kiss some french girls!

Jessie Ware (12 de Julho, 22:55, Optimus Clubbing): Comparações a Sade Adu são às pázadas, colaborações com malta da nova vaga electrónica também, canções bonitas para cantarolar é capaz de ser o set inteiro; Jessie Ware estreia-se no país depois de lançar Devotion, primeiro disco de uma carreira que se quer longa. Candura e sofisticação num antro de javardos? Sim, é possível. "Running", "No To Love" e "Night Light" comprová-lo-ão. No final do concerto prevê-se que o Facebook se encha do seguinte comentário: "Jessie Ware <3".

Vampire Weekend (12 de Julho, 00:00, Palco Heineken): Confessemos: era de esperar que, à semelhança dos Tame Impala (já lá vamos), os Vampire Weekend merecessem honras de palco principal, considerando que lançaram dois discos fabulosos e outro que ainda não ouvimos mas que deverá estar igualmente muito bom. Os norte-americanos pousam novamente em Lisboa depois de um concerto neste mesmo local em 2008 e outro, dos melhores que já deverão ter dado, no Campo Pequeno (este sabemo-lo: estávamos lá. Em princípio não haverá a glória suprema de "Diplomat's Son", que é daquelas canções que nos despertam desejos homoeróticos, mas conte-se com "Cousins", "Horchata", "A-Punk" e todas essas malhas que fizeram com que nos apaixonássemos por eles e pelo mundo.

Rhye (13 de Julho, 20:00, Palco Heineken): Que poderemos dizer que "Last Dance" não diga à primeira audição? Os Rhye são demasiado lindos e deverão levar a que este espaço se encha de casalinhos abraçados e a gingar suavemente ao som da voz andrógina do seu vocalista. Autores de um dos melhores discos deste ano, os Rhye, se houver justiça no mundo, terão tanto impacto como tiveram, por exemplo, os XX (escreve-se The xx, já sabemos) ou James Blake; basta acreditar. Ou não ser surdo.

Tame Impala + Phoenix (20h10 / 21h20, Palco Optimus): Não é um só, mas dois concertos para se ver de seguida. Os primeiros virão até cá para pintar Algés com um pouco de música e de psicadelismo, os segundos para tocar, basicamente, "Lisztomania" e "Trying To Be Cool", das melhores canções de 2009 e 2013, respectivamente. Se for preciso bater em menores empertigadas (que sdds dos Stooges em 2011) para chegar até às grades, que assim seja.
Os Kayo Dot têm um tema novo
· POR Paulo Cecílio · 09 Jul 2013 · 16:23 ·


...que virá num disco igualmente novo, que fará o pessoal do metal "inteligente", a.k.a. hipsters que ouvem Neurosis e Isis e whatever enquanto se julgam muito superiores ao pessoal que só ouve Metallica, bastante feliz. "And He Built Him A Boat" pode ser ouvida aí em baixo, sendo que o disco se chama Hubardo, sairá no Outono, e é um disco duplo. Podem começar a pedi-los para o Amplifest.

Discotexas
· POR Paulo Cecílio · 09 Jul 2013 · 16:22 ·


Trata-se de uma nova compilação da editora portuguesa criada para nos fazer mexer o rabo: Discotexas Picnic II está disponível para stream no Soundcloud (e nós, como somos bastante simpáticos, deixamos o link aí em baixo) e conta com malhas de gente tão saudável aos tímpanos como Moullinex, Da Chick, Mirror People e Xinobi. Para ouvir e, podendo, comprar, que até nem é caro.

Mikal Cronin também no Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 09 Jul 2013 · 16:19 ·


Antes de subir até Barcelos para uma actuação no Milhões de Festa, o norte-americano passa pela sala lisboeta para apresentar MCII, disco que lhe tem valido imensos elogios por parte da crítica especializada (gente que realmente sabe) e da não especializada (sites que ninguém lê). O concerto acontece a 25 de Julho e os bilhetes custam 8€, estando já à venda.
Filipe Felizardo por Setúbal
· POR Paulo Cecílio · 09 Jul 2013 · 16:13 ·


O músico que compôs o maravilhoso Guitar Soli For The Moa And The Frog e que é igualmente um dos grandes fãs nacionais de Rallizes Dénudés irá passar pela Casa da Avenida no próximo dia 20 de Julho, para apresentar "Música de Sede e Morte & Outras Variações em Guitarra", diz-nos o cartaz. A entrada custa apenas 3€ e o espectáculo inicia-se às 22h. Entretanto, é picar o seu Soundcloud.
JP Simões em Braga
· POR Alexandra João Martins · 09 Jul 2013 · 12:27 ·


O cantautor JP Simões vai a Braga no próximo dia 12 de Julho para apresentar o seu mais recente trabalho, Roma. Sempre com a música popular - quer portuguesa, quer brasileira - como pano de fundo, neste novo disco o músico poliglota procura complementar guitarra e voz com melodias jazz, coros femininos e até assobios. O concerto acontece na Black Box, a partir das 22h00, no âmbito do festival GNRation. A entrada custa 8 euros.

Semibreve 2013: Atom TM, Forest Swords, The Haxan Cloak e o Space Collective 3 confirmados
· POR André Gomes · 09 Jul 2013 · 10:23 ·


Vem aí mais uma edição de um dos festivais mais refrescantes da temporada, o Festival Semibreve. A terceira edição decorrerá em Braga, de 15 a 17 de Novembro de 2013, no Theatro Circo, e conta já com quatro nomes confirmados: Atom TM, Forest Swords, The Haxan Cloak e o Space Collective 3 de Rafael Toral. Em breve deveremos saber mais alguns nomes para o festival bracarense. É esperar, portanto.

O Curtas também tem música
· POR André Gomes · 08 Jul 2013 · 21:31 ·


O 21º Curtas Vila do Conde, Festival Internacional de Cinema, arrancou no passado dia 6 de Julho e vai andar por aí até dia 14. Mas nem só de cinema se faz o festival. Hoje à meia-noite, tem início a secção Stereo com WHITE HAUS, que apresenta WHITE TRASH/WHITE HEAT, um espetáculo ao vivo composto por João Vieira sob o pseudónimo de White Haus, com a participação de vários músicos convidados, com "inspiração na Nova Iorque dos anos 70, na sua música e nas imagens em movimento, com referências diretas à trilogia cinematográfica de Paul Morrissey Flesh, Trash e Heat". Amanhã, The Legendary Tigerman volta a encontrar-se com Rita Redshoes agora para musicar o filme Facínora, de Paulo Abreu; por sua vez, Vítor Rua (ex-GNR, Telectu), é convidado a criar uma banda-sonora original ao vivo para outro filme do realizador português Paulo Abreu, Barba. Na quarta-feira, o músico e compositor italiano Alex Puddu apresenta um espetáculo musical para filmes porno dinamarqueses dos anos 70. Na quinta-feira, encerrando o ciclo de filmes-concerto, os portugueses Zelig apresentam a sua música com um western clássico de John Ford, Bucking Broadway, de 1917. Os filmes-concerto realizam-se sempre à meia-noite. É de ir.
Bons Hábitos em Espinho
· POR Nuno Catarino · 08 Jul 2013 · 21:12 ·


O Festival do Norte chegou a Espinho e, entre outras iniciativas, vai apresentar "Hábitos Musicais: Uma banda-sonora para a cidade". Programado pelo nosso André Gomes, este evento promete levar música às ruas da cidade de Espinho, nos dias 12 e 13 de Julho. Por Espinho vão andar nomes como Capicua, Filho da Mãe, Minta ou JP Simões, entre outros, levando música a locais inesperados. Nas palavras do organizador "a música vai andar atrás das pessoas, ao lado delas, de braço dado. Vai estar ao fundo da rua, ao virar da esquina, naquela varanda, no cimo daquelas escadas, à porta daquela loja. Vai aproximar-se do mar, olhando para a cidade com outros olhos, criando espaço para novas memórias". Aqui fica então o calendário completo das actuações.

Sensible Soccers - 12 de julho, 20:00, Praia da Baía
Capicua - 12 de julho, 21:00, Praia da Baía
Nuno Prata - 13 de julho, 10:00, Aipal (R. 19, nº 241)
Filho da Mãe - 13 de julho, 11:00, Mercado Municipal  (R. 16/18)
Minta & The Brook Trout - 13 de julho, 12:00, R. 19 (à Casa Alves Ribeiro)
Emmy Curl - 13 de julho, 15:00, 20 Intensus (R. 20, nº 610)
NACO - 13 de julho, 16:00, Cafetaria Conde Ferreira (R. 14, nº 686)
JP Simões - 13 de julho, 18:00,  R. 19 (à Casa Alves Ribeiro)
Tindersticks com novo álbum
· POR Alexandra João Martins · 05 Jul 2013 · 12:10 ·


Os Tindersticks vão lançar o novo álbum, Across Six Leap Years, no próximo dia 14 de Outubro. A banda inglesa conta já com vinte e um anos de carreiras. nove álbuns e produções musicais nos demais âmbitos. Os Tindersticks actuam em Lisboa a 2 de Novembro. Podem ver e ouvir o teaser deste novo disco ali em baixo.

Jameson Urban Routes anuncia datas
· POR Paulo Cecílio · 04 Jul 2013 · 16:53 ·


O festival que ocorre todos os anos no Musicbox já anunciou as suas datas - 16, 17, 18, 19, 25 e 26 de Outubro - e alguns dos nomes que por lá passarão. Romare, If Lucy Fell e Darkstar são para já as três confirmações do Urban Routes, sendo que estes últimos virão para apresentar News From Nowhere, editado pela Warp em Janeiro deste ano. Até ao final de Julho esperam-se mais confirmações.

Milhões fecha cartaz
· POR Paulo Cecílio · 04 Jul 2013 · 02:26 ·


O festival de Barcelos anunciou hoje os últimos nomes que comporão o arraial de festa que decorre de 25 a 28 de Julho. Egyptian Hip Hop, Spacin', Cangarra, Canzana, Claiana e Tamar Aphek juntam-se assim a todos os outros já anunciados, sendo que os primeiros serão os headliners do dia 27. Os bilhetes, recorde-se, já estão à venda. Mais informações no
Au Revoir Simone de regresso
· POR · 03 Jul 2013 · 18:22 ·


O trio norte-americano regressará ao país no outono para apresentar Move In Spectrums, que será o seu sexto disco, a sair pela Moshi Moshi. "Somebody Who" é a primeira canção do novo registo a poder ser ouvida - basta clicar no play aí em baixo. Move In Spectrums tem saída prevista para 23 de Setembro sendo que duas semanas depois, a 5 de Outubro, as meninas apresentar-se-ão na Aula Magna.

Isto é uma praça! em 2013 – Norberto Lobo, Tó Trips, Simone White, Gobi Bear e Emmy Curl em Guimarães com selo Bodyspace
· POR André Gomes · 03 Jul 2013 · 15:58 ·
© Sofia Miranda

Em 2012 fomos felizes numa praça que nem sequer existia. Uma praça que passou a existir de um momento para o outro, ainda que apenas durante um par de meses. Isto é uma praça!, gritaram alguns. Nós levamos a música: Victor Herrero, JP Simões, The Partisan Seed, Old Jerusalem e Filho da Mãe encheram a Zona de Couros de sons e de esperança. E foi bonito. A boa notícia é que em 2013 vai voltar a haver praça durante mais algum tempo. E o Bodyspace foi de novo convidado para preparar a banda-sonora desse momento simbólico em que se fará um balanço do ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura. Depois de no fim-de-semana passado Emmy Curl e Norberto Lobo terem enchido a Zona de Couros de música e vida, Tó Trips apresenta-se por lá hoje mesmo, Gobi Bear amanhã e a norte-americana Simone White fecha o ciclo de concertos no dia 5 de Julho, sexta. Os dois primeiros concertos acontecem às 22:30, o último às 23:30 (pequena alteração aqui, rapaziada) e a entrada é livre.
Noites de Verão 2013
· POR Paulo Cecílio · 02 Jul 2013 · 21:27 ·


O ciclo da Filho Único no Museu do Chiado regressa com nomes fortes para que os meses de Julho e Agosto sejam tão agradáveis quanto possível. Sempre com entrada livre, todas as sextas-feiras ao fim da tarde, o MNAC receberá Lula Pena, Tó Trips e JP Simões, entre muitos outros, a saber aí em baixo. Não há desculpa para não aparecer e ouvir um pouco de música acompanhada de calor e imperiais (com moderação, vá).

5/7 - Lula Pena
12/7 - Carlos "Zíngaro" + Carlos Santos
19/7 - Aldina Duarte
26/7 - J. Braima Galissá
2/8 - Manuel Mota + Afonso Simões
9/8 - Guilherme da Luz
16/8 - Tó Trips
23/8 - Mû
30/8 - JP Simões
Belle & Sebastian preparam compilação
· POR Paulo Cecílio · 02 Jul 2013 · 21:26 ·


Na semana passada, numa notícia sobre duas confirmações para Paredes de Coura, cometi o erro de escrever "Belle & Sebastien" ao invés de "Belle & Sebastian", o que provocou uma chuva de e-mails indignad- nah, na verdade foi só um tipo choninhas do djézze (mas extremamente bonito) que veio mandar vir. Esse mesmo tipo deverá estar, então, algo contente com esta notícia: os escoceses lançarão no próximo Agosto uma compilação de lados B e outras raridades intitulada The Third Eye Center, cujo conteúdo é este que deixo aqui em baixo. Por cá terá selo da Popstock e inclui uma canção nova, que também podem ouvir:



I’m A Cuckoo (Avalanches Remix)
Suicide Girl
Love On The March
Last Trip
Your Secrets
Your Cover’s Blown (Miaoux Miaoux Remix)
I Took A Long Hard Look
Heaven In The Afternoon
Long Black Scarf
The Eighth Station Of The Cross Kebab House
I Didn’t See It Coming (Richard X Mix)
(I Believe In) Travellin’ Light
Stop, Look And Listen
Passion Fruit
Desperation Made A Fool Of Me
Blue Eyes Of A Millionaire
Mr Richard
Meat And Potatoes
The Life Pursuit
Semana Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 01 Jul 2013 · 15:39 ·


Quarta-feira, entrada livre: Nuno Costa Santos, Nuno Miguel Simões e Tiago P. Carvalho apresentarão o seu filme Noite de Festa, não sem antes nomes como António-Pedro Vasconcelos, João Bonifácio e Helder Gomes falarem dos seus discos perdidos. No dia seguinte, os Soaked Lamb e Da Chick, bem como o gangue Discotexas, subirão ao palco, sendo que a cantora apresentará o seu novo single, "Lotta Love". Finalmente, no sábado, dá-se a primeira edição do Poetry Slam Portugal, com a apresentação de Filipe Homem Fonseca. Tudo o que há de mais a saber, aqui.
With your feet on the air
· POR Paulo Cecílio · 01 Jul 2013 · 15:19 ·


O crowdsurf é uma coisa maravilhosa. E no próximo mês de Novembro, mais precisamente a 9, o Coliseu dos Recreios será certamente um local onde poderemos constatar - e entregar-nos a - esta nobre arte do rock. Os Pixies, agora sem Kim Deal e com canções novas, passarão por Lisboa, sendo que os bilhetes custam 35€ e estarão à venda a partir de amanhã. Velhos são os trapos?



Of Mice And Men
· POR Paulo Cecílio · 01 Jul 2013 · 14:48 ·


Depois do teaser de há semanas, os Linda Martini mostram-nos finalmente a canção completa. "Ratos" é, relembramos, o single de avanço para o terceiro disco da banda, a sair este ano pela Universal. Podem ver o vídeo aí em baixo, se não gostarem do embed podem sempre fazer duplo clique e saber os créditos, e, claro, comecem já a decorar a letra para concertos futuros.

Gralha a voar
· POR Nuno Catarino · 01 Jul 2013 · 14:47 ·


Arrancou na passada sexta-feira uma mega-tour que vai levar Joana Guerra a dar doze concertos, em Portugal, Espanha e França. A cantora e violoncelista, que editou o belíssimo disco de estreia Gralha, apresenta-se agora ao vivo, numa tournée quase-épica. Esta tour, organizada pela Associação Terapêutica do Ruído, promete quinze dias de Joana Guerra "on the road". Tendo já passado por Porto, Pontevedra e Oviedo, aqui ficam as restantes datas da tour "Gralha em Voo":

1 Julho - Zumarraga, Bixamona Fest (+ dUAS seMIcOLCHEIAS iNVERTIDAS)
2 Julho - Bourdeaux
4 Julho - Paris (Belleville), La Cantine
5 Julho - Paris (Chatelêt), Vieux Léon
7 Julho - Sablé-sur-Sarthe
8 Julho - Nantes
9 Julho - Livernon
10 Julho - Perpignan, L'UBU
11 Julho - Barcelona, Taller de Joyeria - El Lavadero
12 Julho - Madrid

Parceiros