Janeiro 2013
Inspector Norse em Whateverest
· POR Alexandra João Martins · 31 Jan 2013 · 17:26 ·


O Inspector Norse, ou o Marius, tem 27 anos, vive numa aldeia e produz vídeos a dançar e receitas de como fazer drogas para o Youtube. Além disto o Marius foi também fonte de inspiração para a composição de Todd Terje, precisamente intitulada "Inspector Norse". Whateverest retrata a vida deste músico falhado, onde tudo pode acontecer. O documentário foi realizado por Kristoffer Borgli e produzido pela Bacon.

Iron And Wine prepara novo disco
· POR Paulo Cecílio · 31 Jan 2013 · 16:09 ·


Samuel Beam não é apenas dono de uma das melhores barbas da cena independente: é também um dos seus melhores escritores de canções. A comprová-lo estão discos belíssimos como The Creek Drank The Cradle ou Our Endless Numbered Days, os dois primeiros álbuns da sua carreira, aos quais se juntará no próximo mês de Abril Ghost On Ghost, quinto disco de originais que podemos começar a conhecer via "Lovers' Revolution", a primeira canção retirada do mesmo. Está tudo aí no mágico Youtube.

O Boiler Room passa por cá
· POR Paulo Cecílio · 31 Jan 2013 · 15:52 ·


O evento que tem abanado pistas de dança por esse mundo fora - e proporcionado inúmeros momentos de diversão na Internet por via do stream - passará pela capital no próximo dia 15 de Fevereiro com um line-up do melhor que se faz por cá: Sensible Soccers, Voxels, IVVVO, Buraka Som Sistema, DJ Ride, Switchst(d)ance e DJ Vibe são os nomes escolhidos para pôr uma cidade inteira a dançar durante os seus quinze minutos de fama. Para mais informações é só ir acompanhando nos próximos dias aqui.
Optimus Discos toma conta da Sala Cibermúsica no Clubbing na Casa da Música
· POR André Gomes · 31 Jan 2013 · 14:22 ·


É exactamente o que o título diz. O próximo Optimus Clubbing da Casa da Música, no Porto, que acontece já no próximo Sábado dia 2 de Fevereiro - com Jeff Mills como nome principal - é o primeiro a contar com a programação da Optimus Discos, que ocupará a dita sala nos próximos tempos. Nesta estreia, Henrique Amaro convidou - para um concerto - os manos Octa Push - que, nem de propósito, acabam de inaugurar a nossa secção de mixtapes - e os Voxels, futura aposta da editora, que se apresentação em formato dj set. A entrada para esta sala é livre.
Django Django no Alive
· POR André Gomes · 31 Jan 2013 · 12:03 ·


O Optimus Alive acaba de confirmar mais um nome para o seu Palco Heineken: o dos escoceses Django Django, que actuam no dia 14 de Julho ao lado dos já confirmados Alt-J, Twin Shadow, The Bloody Beetroots Live e Of Monsters and Men. Se ainda não sabem ficam já a saber a lista dos artistas confirmados para o Optimus Alive 2013: Alt-J, Biffy Clyro, Dead Combo, Depeche Mode, Django Django, Editors, Green Day, Kings of Leon, Of Monsters and Men, Phoenix, Tame Impala, The Bloody Beetroots (Live), Twin Shadow e Two Door Cinema Club.

Johnny Marr no Super Bock
· POR André Gomes · 31 Jan 2013 · 09:54 ·


Johnny Marr, mais conhecido por ter sido guitarrista dos Smiths, é o mais recente nome confirmado para o festival Super Bock Super Rock. Quem o diz é a Antena 3. O britânico, que lança o novo The Messenger em Fevereiro, actua no dia 18 de Julho. O Super Bock Super Rock 2013 acontece entre os dias 18 e 20 de Julho, na Herdade do Cabeço da Flauta, junto à Praia do Meco, Sesimbra. Confirmados estão já os nomes seguintes: Arctic Monkeys, Efterklang, TOY, Azealia Banks, Johnny Marr, The Killers, Manuel Fúria e Queens Of The Stone Age.

Ritz Clube acolhe final do Termómetro
· POR Nuno Catarino · 31 Jan 2013 · 01:27 ·


É já no próximo sábado, dia 2 de Fevereiro, que o Ritz Clube (Lisboa) irá acolher a final do Festival Termómetro 2013. O início está marcado para as 23h e o festival tem apresentação do Zé Pedro dos Xutos (sim, o verdadeiro). Nesta noite, estarão a concurso seis bandas finalistas: Flume (na foto), Tiger Picnic, Terceiro Direito, Fuckin' Bollocks, Quelle Dead Gazelle e First Breath After Coma. Como novidade da edição deste ano, a banda vencedora deste ano do Festival Termómetro vai abrir o festival Optimus Alive 2013. Ah, e a entrada vale 5 euros.
Ricardo A. Freitas leva o seu GRIP 5 ao CCB
· POR Nuno Catarino · 31 Jan 2013 · 01:26 ·


No dia 8 de Fevereiro o Pequeno Auditório do CCB acolhe um concerto do quinteto GRIP 5. Liderado pelo baixista Ricardo A. Freitas (ainda vão a tempo de ler a entrevista que lhe fizemos), este grupo é uma formação atípica de dois saxofones, guitarra, baixo e bateria. A acompanhar Freitas estarão em palco Gonçalo Prazeres e Francisco Andrade (saxofones), Ricardo Barriga (guitarra) e João Lencastre (bateria). O concerto arranca pelas 21h00 (em ponto).
Capicua goes West: aqui está a mixtape
· POR André Gomes · 31 Jan 2013 · 00:07 ·


Nós tínhamos avisado que Capicua iria lançar hoje uma mixtape com 'gamanços' saudáveis ao Kanye West e não mentimos. Passa cinco minutos da meia-noite e aqui está ela. Podem ter os 7 temas desta mixtape no vosso disco duro clicando aqui, seguindo até ao site da rapper do Porto e fazendo download da mesma. Aproveitem que é de borla e rende muito..

Lembramos que também que já há datas para a apresentação ao vivo deste novo lançamento, que servirão para três coisas: consumar os novos sons ao vivo, recordar os temas de Capicua e experimentar novas roupagens em algumas músicas, tocando-as em formato acústico (com Mistah Isaac na guitarra e beatbox). Apontem nas vossas agendas: dia 22 de Fevereiro na Galeria Zé dos Bois (Lisboa) e dia 1 de Março no Plano B (Porto).
JP Simões apresenta novo disco em ante-estreia no Musicbox
· POR André Gomes · 30 Jan 2013 · 18:42 ·


Já tínhamos alertado para o facto de JP Simões ter um novo disco na calha. Sabemos até que está neste momento em estúdio a terminar o dito cujo. Agora ficam a saber que o músico português leva esse novo disco ao Musicbox já no próximo dia 8 de Março. O novo disco chama-se Carnaval Radioactivo e faz-se de "canções alegremente apocalípticas". Recordem aqui em baixo JP Simões na muito nossa Videoteca Bodyspace

Strokes preparam novo disco
· POR Paulo Cecílio · 30 Jan 2013 · 18:29 ·


Comedown Machine
é o quinto disco da banda nova-iorquina e chegar-nos-à às mãos no próximo dia 26 de Março, sendo que "All The Time" será o primeiro single oficial, a sair em breve. "One Way Trigger" já havia sido dada a conhecer na semana passada, para o (des)prazer de muitos; resta saber se foi o início de uma nova etapa na carreira dos Strokes ou se apenas uma brincadeira que correu menos bem. Aguardemos.
Editors no Alive
· POR Paulo Cecílio · 30 Jan 2013 · 12:18 ·


Os autores de "Munich" (lembram-se?) estarão novamente por Portugal para actuar na próxima edição do Optimus Alive, pisando o mesmo palco que os conterrâneos Depeche Mode, a 13 de Julho. Na bagagem trarão temas dos três discos que já se lhes conhece - The Back Room, An End Has A Start e In This Light And On This Evening - e, quem sabe, do quarto disco ainda sem data de edição que têm estado a gravar nos últimos meses.

Walter Benjamin tem nova canção
· POR · 30 Jan 2013 · 10:52 ·
© Vera Marmelo

"The Bright Side" é baseada numa letra escrita por AnaMary Bilbao e foi registada, ainda na ressaca da passagem de ano, a 2 de Janeiro. Encomendada para a escultura sonora de Rui Toscano, Bricks are heavy - em exposição na Culturgest, a partir de 8 de Fevereiro - nesta composição, Luís Nunes faz-se acompanhar pela própria AnaMary Bilbao e ainda por Baga, António Vasconcelos Dias, Zé Guilherme Vasconcelos Dias e Miguel Pereira. A música foi gravada ao vivo, em Lisboa, com o gravador de cassetes antigo do pai e dois microfones. A mistura ficou ao encargo do próprio Walter Benjamin. Além de Luís, fazem parte do projecto Brick are heavy um vasto leque de artistas, tão distintos como Lee Ranaldo, Julião Sarmento ou DJ Ride. "The Bright Side" foge um pouco ao trabalho habitual de Walter Benjamin e pode ser ouvida aqui.

Ghuna X apresenta banda-sonora de curta-metragem
· POR André Gomes · 30 Jan 2013 · 10:41 ·


Ghuna X prepara-se para apresentar uma nova edição, com selo da Marvellous Tone a ser acompanhada com livro com a historia e ilustrações. Trata-se da banda-sonora para O Coveiro, uma curta-metragem dirigida por André Gil Mata, de 2003 a 2012. Sobre a edição Pedro Augusto contou-nos várias coisas: as primeiras gravações para a banda sonora remontam a 2011, as últimas a Setembro de 2012. Conta com narração por Adolfo Luxuria Canibal. No disco participam Henrique Fernandes no serrote, Iris Gonçalves em violoncelo no tema principal e final do filme. Ghuna X usou orgãos, sintetizadores, mexeu objectos e misturou tudo. "A escolha dos instrumentos foi muito importantes na definição da coisa", acrescentou.

A banda-sonora será apresentada ao vivo amanhã no Passos Manuel, no Porto, mas podem ouvir a coisa toda aqui em baixo.

As THEESatisfaction amam Erykah Badu
· POR André Gomes · 29 Jan 2013 · 22:40 ·


Depois de terem gostado tanto de Anita Baker que lhe fizeram uma mixtape, THEEsatisfaction fizeram agora a mesmíssima coisa com Erykah Badu. THEESatisfaction Loves Erykah Badu é o nome da mixtape de sete temas que podem ouvir ali em baixo. Aviso: rende. Se não sabem de quem falamos, temos de recordar que Stasia Irons e Catherine Harris-White lançaram em 2012 o belíssimo awE NaturalE, com selo da Sub Pop.

“Cristobal Risquez”: o terceiro novo tema do novo de Devendra Banhart
· POR André Gomes · 29 Jan 2013 · 19:22 ·


Acaba de ser conhecida a terceira faixa do novo disco de Devendra Banhart, Mala, com data d saída anunciada para o dia 12 de Março. Chama-se “Cristobal Risquez” e é mais uma maravilha acústica que promete o regresso do cantautor aos grandes discos. A estreia do tema aconteceu no programa de rádio francês Label Pop e pode ser ouvido aqui.
She & Him: volume 3 a caminho
· POR André Gomes · 29 Jan 2013 · 18:57 ·


Este é um belo dia em termos de notícias de novas edições. M. Ward e a coisinha-fofa Zooey Deschanel jutaram-se para lançar o terceiro volume da experiência bonita que são os She & Him. Chama-se então Volume 3 e sai no dia 7 de Maio com o selo da Merge. O disco terá 11 canções originais e três covers, tem a colaboração de nomes como Mike Watt, Tilly and the Wall, Pierre de Reeder (Rilo Kiley), Tom Hagerman (Devotchka) e Joey Spampinato (NRBQ). E deve ser hiper-fofinho.
Os Kraftwerk no museu
· POR Alexandra João Martins · 29 Jan 2013 · 16:37 ·


Os Kraftwerk regressam ao museu. Depois de terem actuado no MoMA em Nova Iorque com um espectáculo audiovisual único baseado no projecto Der Katalog (novas versões dos oito álbuns publicados depois de Autobahn), os alemães vão estar na Tate Gallery em Londres, entre os dias 6 e 14 de Fevereiro. As lotações já estão, naturalmente, esgotadas.

No museu NRW, em Dusseldorf, cidade natal da banda, está aberta ao público - até 30 de Janeiro - uma exposição de fotografias sobre os Kraftwerk, assinadas pelo fotógrafo que os acompanha há mais de 20 anos, Peter Boettcher. Dizer ainda que a 14 de Junho os Kraftwerk sobem ao palco do festival Sónar em Barcelona.

Alto e pára o baile. Ou começa? Novo disco de !!! a caminho
· POR André Gomes · 29 Jan 2013 · 15:42 ·


É certamente uma das melhores notícias de 2013 até agora. Os sempre excitantes !!! preparam-se para lançar o quinto disco no final do mês de Abril. E ainda por cima tem um título do cara!!!o: THR!!!ER. Que classe. Reza a história que no primeiro dia em estúdio, Nic desenhou THR!!!ER num guardanapo e a coisa pegou. E depois os !!! fizeram o THR!!!ER deles. Aguentem aí essa baba, já não falta muito.

Wavves anuncia novo disco
· POR Paulo Cecílio · 29 Jan 2013 · 14:41 ·


O slacker mais famoso dos últimos anos prepara-se para regressar em força. Afraid Of Heights será o quarto disco de Nathan Williams sob a designação que o tornou acarinhado pela imberbe malta indie (e por um ou outro cota com saudades de fumar charros por detrás do pavilhão do secundário) e tem edição prevista para 26 de Março, a cargo da Mom + Pop. "Demon To Lean On" e toda a sua alegria pop/punk é uma das canções presentes e está a partir de hoje disponível para escuta, bastando clicar nesse link bonito aí em baixo. No que concerne a informações extra-musicais: em Março sairá também Negative Dad, BD escrita pelo próprio Nathan e por Matt Barajas e ilustrada pelo enorme RUDOLFO. 2013 tem tudo para ser fantástico.

Dead Combo no Optimus Alive
· POR Paulo Cecílio · 29 Jan 2013 · 14:39 ·


O duo dedicado ao spaghetti fado irá actuar no dia 12 de Julho, no Palco Heineken, sendo assim a primeira banda portuguesa confirmada para o cartaz do Alive deste ano, que conta já com nomes como Alt-J, Tame Impala, Depeche Mode e Phoenix, entre outros. Formados em 2003, este é o ano do seu décimo aniversário - e como todos gostamos muito de celebrar efemérides, pode ser que haja alguma surpresa reservada ao longo dos próximos meses que espicace ainda mais a nossa vontade de os ver. Para os mais esquecidos, relembramos que os bilhetes estão à venda e custam entre 53€ e 112€.

John Legend, Diana Krall e Rufus Wainwright no 10º edpcooljazz
· POR André Gomes · 29 Jan 2013 · 14:35 ·


O festival edpcooljazz celebra em 2013 o seu décimo aniversário e acaba de anunciar os primeiros nomes: John Legend (27 de Julho), Diana Krall (24 de Julho), Ana Moura (4 de Julho), Rufus Wainwright (25 de Julho) e Luísa Sobral (4 de Julho) são os primeiros nomes confirmados no edpcooljazz, que acontece durante o mês de Julho em Oeiras. A organização promete mais nomes em breve.

DJ iZem apresenta EP
· POR Paulo Cecílio · 28 Jan 2013 · 19:09 ·


DJ iZem é o nom de guerre de Jérémie Moussaid Kerouanton, produtor francês que se encontra de momento a viver em Lisboa, e que recebeu já a bênção de enormes como Gilles Peterson, da BBC Radio 6. Bebendo tanto ao hip-hop como à soul e a novas linguagens dubstep, iZem acaba de lançar o seu segundo EP, simplesmente intitulado 2, e onde podemos encontrar uma bela remix de "I'll Get Along", tema original de Michael Kiwanuka. Podem ouvi-la aí em baixo, e se quiserem mergulhar um pouco mais no trabalho de iZem é só seguir o link.

Maravilhoso, glorioso
· POR Paulo Cecílio · 28 Jan 2013 · 17:16 ·


Falamos do novo disco dos Eels, que acabam de o disponibilizar para escuta no Soundcloud da Vagrant Records. Wonderful, Glorious é o décimo registo de originais da banda formada pelo maravilhosamente barbudo Mark Everett e tem data prevista de lançamento para o próximo dia 5 de Fevereiro. Entretanto podem - e devem - ir picando a coisa.
Dwarf apresenta EP
· POR Paulo Cecílio · 27 Jan 2013 · 23:31 ·


[Inserir aqui piada parva com anões] Zé Quintino costuma ser um dos guitarristas dos Lydia's Sleep, mas agora lança-se igualmente num projecto a solo: Dwarf tem EP a sair - intitulado Frails - e quem não quiser esperar para ver pode ir já picando o single de avanço, "Greymay", no Soundcloud do moço. E se deixarem aqui um like creio que ele também agradece. Mais um nome para juntar à enorme família da Coronado, que é como quem diz, mais um nome para provar do famosíssimo gin da morte.
The Strokes mostram nova canção
· POR André Gomes · 25 Jan 2013 · 21:34 ·


2013 é ano de novo disco para os norte-americanos The Strokes e a banda não perdeu tempo para mostrar uma nova canção no seu site oficial. Chama-se "One way trigger" e mostra uns Strokes irreconhecíveis. A faixa está disponível para audição e download gratuito no soundcloud da banda. Sintam-se à vontade para tirar as vossas próprias conclusões.

David Bazan em Aveiro
· POR Paulo Cecílio · 25 Jan 2013 · 18:31 ·


O cantautor norte-americano David Bazan, homem por detrás dos Pedro The Lion, irá estar pela primeira vez no país no próximo mês de Fevereiro para um concerto onde irá apresentar as canções dos seus dois discos a solo - Curse Your Branches, de 2009, e Strange Negotiations, de 2011. A 26 de Fevereiro passa pelo Mercado Negro, em Aveiro, na companhia do belga Marco Z, com a entrada a valer 5€ (em venda antecipada).
O lado B de Oneohtrix Point Never
· POR Paulo Cecílio · 25 Jan 2013 · 18:29 ·


Reeditado no ano passado pela Software, editora criada pelo próprio Daniel Lopatin, o clássico instantâneo Rifts vinha acompanhado de um disco de raridades e material não editado. É precisamente este disco que está agora disponível para escuta, sendo apenas preciso dar um pulo até ao website da revista The Wire. Para quem gosta de incursões electrónicas pelo espaço e não só.
METZ confirmados no Optimus Primavera Sound
· POR André Gomes · 25 Jan 2013 · 17:55 ·


Foi a própria banda que o declarou: os METZ, com concertos marcados para Lisboa e Porto em Fevereiro, acabam de confirmar no Facebook oficial que tocam em ambas as versões do Primavera Sound. O concerto dos canadianos acontece no dia 1 de Junho na versão portuense do certame. Há que lembrar que antes disso os Metz passam pelo Plano B (Porto) a 12 de Fevereiro e na Galeria Zé dos Bois em Lisboa no dia seguinte (13).

Julie & The Carjackers no CCB
· POR Alexandra João Martins · 25 Jan 2013 · 16:07 ·


O primeiro longa-duração dos Julie & The Carjackers, Parasol, regressa aos palcos num concerto especial no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém. Além das faixas do álbum, serão incluídos no alinhamento alguns temas inéditos. Os bilhetes para o concerto de Julie & The Carjackers no CCB custam entre 11 e 13,50€.

Upper Cuts: o segundo round
· POR André Gomes · 25 Jan 2013 · 11:22 ·


Vamos lá para o segundo round. A Enchufada continua com a sua nova série quinzenal de downloads gratuitos Upper Cuts com um tema original da DJ e produtora italiana Elisa Bee. Depois das aventuras de Branko e Njena Reddd Foxxx, é a vez de Elisa Bee, a residir em Milão, propor uma incursão nos territórios do grime, dubstep e techno. Podem ouvir o tema - e tirar as vossas próprias conclusões - aqui em baixo.

Baixa-Chiado PT Bluestation: é a vez dos Octa Push
· POR · 25 Jan 2013 · 10:32 ·


Eis que chega ao fim a nossa aventura na Baixa-Chiado PT Bluestation, de braço dado com a revista DIF. Durante Janeiro, descemos até à  estação de metro lisboeta com Emmy Curl (que se apresentou na primeira sexta-feira do mês), Jibóia (que o fez na sexta-feira seguinte) e com The Weatherman (que mostrou as canções do seu último disco na sexta-feira passada). Agora, na última sexta-feira do mês, invadimos a ​Baixa-Chiado PT Bluestation com os Octa Push, que tratarão de misturar linguagens urbanas - na falta de melhor palavra - com a classe que lhes é reconhecida. Cheira a festa. Acontece tudo a partir das 21h00 e com entrada livre. Ouvimos dizer que vai haver ainda mais motivos para festejar pela noite fora. Tratem de aparecer.
Capicua goes West
· POR André Gomes · 24 Jan 2013 · 21:41 ·


Depois de de um disco de estreia que surpreendeu um país inteiro em 2012, Capicua começa o novo ano com o lançamento da sua segunda mixtape, Capicua goes West. É exactamente o que vocês estão a pensar: esta nova mixtape tem seis temas com letras inéditas e beats pedidos de empréstimo a Kanye West e será disponibilizado gratuitamente no site da rapper no próximo dia dia 31 de Janeiro. Este novo trabalho contou com a mão de D-One na gravação, mistura e pós-produção e tem três convidadas especiais (todas mulheres): M7 (a companheira de palco de Capicua) Tamin (membro dos Cais do Sodré Funk Connection) e Eva (Mc de freestyle).
 
Como se as boas notícias não chegassem, cabe-nos avisar também que já há datas para a apresentação ao vivo deste novo lançamento, que servirão para três coisas: consumar os novos sons ao vivo, recordar os temas de Capicua e experimentar novas roupagens em algumas músicas, tocando-as em formato acústico (com Mistah Isaac na guitarra e beatbox). Apontem nas vossas agendas: dia 22 de Fevereiro na Galeria Zé dos Bois (Lisboa) e dia 1 de Março no Plano B (Porto).

E Talking
· POR Paulo Cecílio · 24 Jan 2013 · 20:57 ·


Intitulado You're Nothing, o segundo disco dos punks 3.0 Iceage terá edição da Matador/Escho e está previsto que saia no próximo dia 19 de Fevereiro. O primeiro single dá pelo nome de "Ecstasy" e tem agora vídeo novo, realizado por Catherine Coleman. Podem confirmar o resultado aqui em baixo. Punk's Not Dead.

Estreia absoluta: Locust of the Dead Earth
· POR André Gomes · 24 Jan 2013 · 20:28 ·


Márcio da Cunha, também conhecido como Mandrax Icon na sua existência acústica, prepara-se para lançar um novo disco, desta vez enquanto Locust of the Dead Earth, que editará o seu disco de estreia (chama-se Mithridate) muito em breve. Quisemos saber mais acerca deste novo projecto e por isso fomos falar com Márcio da Cunha que nos disse o seguinte: "com Locust of the Dead Earth volto um bocado às minhas raízes e exploro atmosferas niilistas, através de drones, sintetizadores e programação analógica. O resultado final partiu de várias sessões de improvisação, sendo muito pouco o material que foi regravado. Sendo uma premissa a abertura a colaborações com este projecto, surgiu a oportunidade de o fazer com André Trindade e Filipa Cordeiro através da conceptualização e produção de dois vídeos que complementam o disco. Podem ouvir-se ecos de Psych/Kraut, Electrónica e Doom, no entanto acho que é um disco difícil de classificar. A soma de todos estes elementos resultam em Mithridate. A estreia absoluta do tema "Nebula in Sagittarius", o primeiro avanço de Mithridate (capa por DOA OA), assim como o respectivo vídeo (diálogo por Filipa Cordeiro + VHS por André Trindade), acontecem aqui. É só clicar ali em baixo.

Podia ser mentira mas não é
· POR Alexandra João Martins · 24 Jan 2013 · 20:11 ·


The Terror
é o décimo terceiro álbum dos The Flaming Lips e será lançado a 1 de Abril deste ano, pela editora Bella Union. O disco, composto por nove originais, foi produzido pela banda em colaboração com Dave Fridmann nos Tarbox Road Studios. A banda, que esteve em Portugal ainda no ano passado, já tem dois concertos agendados para Londres a 20 e 21 de Maio, na Roundhouse. À parte do álbum, uma nova canção, "Sun Blows Up Today", estará disponível a 3 de Fevereiro.
Optimus Alive'13: Tame Impala e Twin Shadow confirmados
· POR André Gomes · 24 Jan 2013 · 12:04 ·


Continuam a chover as confirmações para os festivais de Verão portugueses. O Optimus Alive acaba de confirmar mais dois nomes para a sua edição de 2013. Tame Impala e Twin Shadow actuam no dia 14 de Julho. Lembramos que o festival acontece no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, entre os dias 12 e 14 de Julho e que os bilhetes custam 53 euros (um dia) e 105 euros (três dias). 

Nomes confirmados até agora: Green Day, Two Door Cinema Club, Depeche Mode, Kings of Leon, Tame Impala, Phoenix, Alt-J, Twin Shadow e Of Monsters and Men.

Barroselas, capítulo XVI
· POR Paulo Cecílio · 24 Jan 2013 · 10:02 ·


Se são daqueles que não passam sem uma boa dose de metal a correr-vos pelos ouvidos (e pelas veias), o cartaz da edição de 2013 do mítico Barroselas vai com certeza de encontro aos vossos gostos demoníacos: entre 24 e 27 de Abril a vila minhota vai acolher, entre outros, nomes como Possessed, Pentagram, Cryptopsy, Belphegor e os mui amados - deste lado do ecrã - Agalloch. A organização está a cargo da SWR, como de costume, e os bilhetes variam entre os 35€ e os 65€. O grande chifrudo espera-vos.
Canção nova de Veronica Falls
· POR Alexandra João Martins · 23 Jan 2013 · 23:59 ·


Retirada do LP que aí vem, Waiting for Something to Happen, os Veronica Falls disponibilizam agora em streaming a faixa "Buried Alive", que pode ser ouvida no soundcloud da banda. Além disso, os londrinos anunciam mais um concerto na terra natal, dia 23 de Abril. O álbum sai a 4 de Fevereiro pela Bella Union.

D´Angelo de regresso
· POR Alexandra João Martins · 23 Jan 2013 · 20:33 ·


Volvidos 13 anos do lançamento do seu último trabalho, Voodooz, o cantor soul americano vai regressar aos discos. A boa nova partiu de Questlove, conhecido baterista dos The Roots, em entrevista à Billboard. Segundo o mesmo, o álbum está "99% feito" e vai ser lançado pela RCA Records ainda este ano. Depois de vários problemas com drogas e de algumas passagens pela prisão, D´Angelo parece estar de volta.

Primavera Sound Barcelona: o abuso
· POR André Gomes · 23 Jan 2013 · 20:25 ·


Acabam de ser anunciados os nomes confirmados para a edição 2013 do Primavera Sound de Barcelona. Não vamos sequer listar os nomes aqui porque são tantos - e alguns, tão incríveis - que deixamos essa tarefa para o belíssimo vídeos/animação que a organização do festival encomendou para o efeito. A boa notícia para Portugal é que muitos destes nomes marcarão certamente presença na versão portuense do Primavera. Babem-se.

Eis a programação da ZdB para Fevereiro
· POR Paulo Cecílio · 23 Jan 2013 · 15:42 ·


Um dos espaços mais fixes de Lisboa tem vindo a preparar o (ainda novo) ano com o objectivo de se manter sempre um passo à frente no que às boas ofertas dizem respeito; para além do trio punk Metz, cuja actuação no dia 13 está há muito confirmada, a programação de Fevereiro engloba também nomes como Elliott Levin, saxofonista norte-americano que logo no primeiro dia do mês se apresentará com Hernâni Faustino (contrabaixo), Luís Lopes (guitarra eléctrica) e Marco Franco (bateria), os projectos electrónicos Gatekeeper e d'Eon, que estarão por cá a 14, e a rapper portuense Capicua, a 22. Relembramos também: já no próximo sábado terão a oportunidade de assistir à actuação de um Filho da Mãe, na companhia de Hélio Morais, João Nogueira e Makoto Yagyu. Eis a lista:

26/01 - Filho da Mãe (c/ Hélio Morais, João Nogueira e Makoto Yagyu), 22h, 6€
1/02 - Elliott Levin's Lisbon Connection, 22h, 6€
13/02 - Metz + Cangarra, 22h, 8€
14/02 - Gatekeper + d'Eon, 22h, 8€
22/02 - Capicua, 22h, 6€
Phoenix confirmados no Optimus Alive
· POR André Gomes · 23 Jan 2013 · 12:03 ·


Notícias quentinhas para o Optimus Alive'13: os Phoenix, com novo disco a chegar ainda este ano, acabam de ser confirmados no festival para o dia 14 de Julho. A banda francesa junta-se a outras bandas já confirmadas como os Alt-J, Depeche Mode, Green Day, Kings of Leon, Of Monsters and Men, Phoenix e Two Door Cinema Club. Vai dar para cantar esta aqui em baixo e muitas mais.

Vem aí um novo disco de Akron/Family
· POR André Gomes · 23 Jan 2013 · 10:50 ·


Se calhar já andavam com saudades dos Akron/Family. Pois em Abril chega a solução para isso. Bem, se calhar até chega antes disso, uma vez que já se pode ouvir o primeiro single desse novo disco dos norte-americanos. "No-Room" é o primeiro pedaço de música que se pode ouvir de Sub Verses, o disco que será editado a 30 de Abril com selo da Dead Oceans.

Novo EP de Gold Panda em streaming
· POR André Gomes · 22 Jan 2013 · 18:34 ·


Este final de tarde está mesmo a pedir uma coisa assim. Se calhar já vos passou pelos ouvidos que o britânico Gold Panda estava a preparar o lançamento de um novo EP em Março. A boa notícia é que já se pode ouvir as quatro faixas de Trust no soundcloud do próprio. Cliquem aqui e vão ver que esses últimos minutos antes de saírem do escritório vão passar a voar. Trust terá o selo da Ghostly International.
Oscillate Wildly
· POR Paulo Cecílio · 22 Jan 2013 · 18:22 ·


Quarteto britânico com gosto pelo ritmo kraut e por tudo o que tenha a ver com ruído no seu lado mais psicadélico, os The Oscillation estarão na próxima sexta-feira pelo Cartaxo, num concerto inserido nas prestes-a-ser-famosas Cartaxo Sessions, para apresentar Veils, disco de 2011 que tem feito correr alguma tinta um pouco por toda a parte. A acompanhá-los estarão os barcelenses Aspen, que também tocarão no Lounge, em Lisboa, um dia antes, sendo que os britânicos repetirão dose no Porto no dia seguinte, no Armazém do Chá. A entrada para as Sessions custa apenas 5€ e é de aproveitar.
Devendra Banhart mostra nova canção
· POR André Gomes · 22 Jan 2013 · 16:29 ·


Já tínhamos avisado que Devendra Banhart estava de volta aos discos, com aquele que é o seu oitavo rebento. Até já tínhamos mostrado aqui a primeira canção que foi possível ouvir deste novo registo (e que podem recordar ali em baixo). O NME teve a sorte de poder estrear uma nova canção. Chama-se "Never Seen Such Good Things" e parece adivinhar o regresso de Devendra Banhart aos grandes discos. Podem ouvir a nova canção aqui. E sonhar com o que aí vem.

Nosaj Thing no Musicbox
· POR André Gomes · 22 Jan 2013 · 16:11 ·


Chega hoje às lojas o novo disco de Nosaj Thing e o Musicbox (Lisboa) aproveitou para celebrar o acontecimento com uma boa notícia. No dia 15 de Março, na MUSICBOX HEINEKEN SERIES #16, Jason Chung leva Home até Lisboa. A noite completa-se com a actuação dos bracarenses Ermo. Os bilhetes custam 8 euros e já estão à venda.

Novo trabalho de Jarboe
· POR Alexandra João Martins · 22 Jan 2013 · 15:39 ·


A norte-americana Jarboe lança agora um mini-cd de spokenword, intitulado Money, através da editora Thisco. A ex-Swans conta, neste trabalho, com uma banda sonora composta por Balleyyg. A edição, limitada e em embalagem especial, vale 15 euros e poderá ser adquirida através de comunicação para este e-mail.
Bodyspace apresenta: Simone White no Maus Hábitos (Porto)
· POR André Gomes · 22 Jan 2013 · 12:07 ·


Bodyspace apresenta:
Simone White

Maus Hábitos, Porto

5 de Fevereiro – 21h30 
4 euros 

Em Fevereiro o Bodyspace regressa ao Maus Hábitos e muito bem acompanhado. A norte-americana Simone White está de volta a Portugal para apresentar o seu quarto e mais recente disco, Silver Silver. Mas não está sozinha: nesta noite imperdível apresenta-se em formato trio e será acompanhada por Ihui Cherise Wu (sampler e teclados) e Andrew Lessman (bateria). Nascida no Hawaii e criada on the road enquanto os seus país seguiam um líder espiritual, Simone White cimentou a sua carreira na sua voz doce e na capacidade de sintetizar o legado sonhador de nomes como Joni Mitchell ou Laurie Anderson em canções que destilam a pop perfeita. O talento de Simone White não passou ao lado de Damon Albarn (Blur), que não duvidou um segundo em recruta-la para as fileiras da sua editora, a Honest Jon's.
BRMC apresentam single
· POR Paulo Cecílio · 22 Jan 2013 · 10:30 ·


Chama-se "Let The Day Begin" e é o primeiro single de avanço para Specter At The Feast, o sétimo disco da carreira dos Black Rebel Motorcycle Club, trio garageiro que anda a dar-nos bom ruído desde 1998. O disco tem data prevista de lançamento para 18 de Março e por cá terá o selo da Coop. Podem ir picando aquilo que aí vem no vídeo em baixo.

Unknown Mortal Orchestra em stream
· POR Paulo Cecílio · 21 Jan 2013 · 16:49 ·


O agora trio que se divide entre os Estados Unidos e a Nova Zelândia editará no início de Fevereiro, pela Jagjaguwar, o sucessor do disco homónimo lançado em 2011, que deu a conhecer ao mundo indie este projecto pop/rock de baixa fidelidade e de sentido psicadélico. Parcamente intitulado II, o disco está disponível para audição no website da NPR, bastando um clique para lá chegarem.
Joana Guerra disponibiliza Gralha para audição integral
· POR André Gomes · 21 Jan 2013 · 16:12 ·


Já havia título, já havia capa, já houve até mesmo concerto de lançamento. Agora já se pode definitivamente ouvir o muito aguardado álbum de estreia de Joana Guerra, Gralha. As canções foram compostas e interpretadas por Joana Guerra, na voz e no violoncelo. O disco foi gravado em Lisboa por João Alegria Pécurto, em Outubro e Novembro de 2012. Para ouvir um dos primeiros discos portugueses do ano cliquem ali em baixo.

Postal Service com novo disco?
· POR Paulo Cecílio · 21 Jan 2013 · 16:00 ·


Não tendo a certeza de que alguém quererá ainda saber do duo em 2013 há que começar a investigar - ou a especular; o website dos autores de "Such Great Heights" encontra-se assaz críptico, não nos permitindo garantir que é certo que das cabeças de Ben Gibbord e Jimmy Tamborello sairá o sucessor de Give Up, disco de 2003 que introduziu muita gente ao maravilhoso mundo do indie rock, o bom. As informações são ainda escassas, mas há já algum tempo que se falava num segundo disco e possível tour após o hiato que começou em 2005. Mas que fariam uma bonita companhia aos Belle & Sebastian em Paredes de Coura ninguém o poderá negar.

Adenda: diz a Billboard que não se trata de disco novo mas da reedição de Give Up pela Sub Pop, em versão deluxe, como forma de celebrar o 10º aniversário do mesmo, estando também quase confirmada uma actuação do duo em Coachella e existindo planos para outras datas noutros festivais. O que confere àquela última frase ali em cima todo um novo sentido: o de súplica.

Cult of Luna, Metz, Mono
· POR Paulo Cecílio · 21 Jan 2013 · 15:59 ·


Três nomes que não deverão deixar ninguém indiferente e que são as primeiras apostas da gigante Amplificasom para 2013. Os primeiros, nome de culto (trocadilho estúpido/10) entre o pessoal com tendência mais metálica, actuam já na próxima semana no Porto e em Lisboa, Hard Club e Paradise Garage respectivamente, dois concertos que servirão de apresentação ao seu mais recente disco, Vertikal, editado este ano. Em Fevereiro, nos mesmos locais, os japoneses Mono virão mostrar as canções de For My Parents, não antes dos Metz, a segunda melhor banda com nome sacado a um clube de futebol francês e prodígios do novo punk, vir tocar ao Plano B e à Galeria Zé Dos Bois. Os bilhetes para tudo isto estão já à venda e se quiserem saber mais é só adicionar isto aos vossos feeds.
Finalizado novo disco de Mazgani
· POR Alexandra João Martins · 21 Jan 2013 · 15:54 ·
© Rita Carmo

Já está finalizado o novo disco de Mazgani, produzido por John Parish - e com a colaboração de Mick Harvey (Nick Cave & The Bad Seeds). Integralmente gravado e misturado em Bristol (Inglaterra), este álbum marca o regresso do músico luso após Song of Distance, editado em 2010. O novo álbum deverá sair em Março e o primeiro single, "DIstant Gardens", já toca por aí.
Novo EP de Kubik
· POR Alexandra João Martins · 21 Jan 2013 · 15:30 ·


Music For Trevor Reznik
é o novo EP de Kubik, editado pela MiMi Records. Profundamente inspirado num imaginário cinematográfico - Trevor Reznik é uma personagem de O Maquinista, este EP é constituído por seis novos temas criados de electrónica fragmentada. Depois do lançamento do videoclip "Basso Profondo" em Dezembro de 2012, Kubik regressa com a edição online e gratuita deste novo EP, disponível para download aqui.

Shout Out Louds lançam novo disco em Fevereiro
· POR André Gomes · 18 Jan 2013 · 12:07 ·


Os Shout Out Louds preparam-se para lançar o novo disco Optica no próximo mês. O disco chega a 26 de Fevereiro. O primeiro single, "Blue Ice", foi lançado numa edição feita literalmente de gelo. A sério, façam as vossas pesquisas na net. Podem ouvir "Blue Ice" aqui e o segundo single, "Walking in your foosteps" aqui. O vídeo para a primeira canção pode ser visto aqui em baixo.

É hoje: The Weatherman na Baixa-Chiado PT Bluestation
· POR André Gomes · 18 Jan 2013 · 00:15 ·


Por ocasião da mensalidade na muito activa estação de metro lisboeta, a DIF - ainda a celebrar o seu 10º aniversário - convidou o Bodyspace - ainda a celebrar o seu 10º aniversário - e o Bodyspace lançou o convite a quatro artistas para que descessem até à Baixa-Chiado PT Bluestation para quatro concertos durante o mês de Janeiro. As escolhas são para todos os gostos e feitios: Emmy Curl (que se apresentou na primeira sexta-feira do mês), Jibóia (que o fez na sexta-feira passada), Octa Push (reservados para a última sexta de Janeiro) e The Weatherman, que hoje apresenta algumas das canções do seu novo disco em Lisboa. O concerto acontece hoje a partir das 21h e a entrada é livre. Não há por isso desculpas para não descer até à Baixa-Chiado PT Bluestation para uma noite de confissões pop.
Batida na Escócia
· POR Alexandra João Martins · 17 Jan 2013 · 23:49 ·


Os Batida iniciam o ano novo com dois concertos em Glasgow. Um no dia 24 de Janeiro, ao lado de Caravan Place no âmbito do Glasgow's Celtic Connections, e outro, no dia seguinte, no The Arches, a par de Tigerstyle e Laki Mera. Além disto, o álbum da banda lusa foi considerado o segundo melhor de 2012 pela Okayafrica.

Isto não é o que parece
· POR Alexandra João Martins · 17 Jan 2013 · 23:44 ·


Isto não é uma festa indie regressa ao Café au Lait passados dois anos da última edição no Porto. A partir de Janeiro aquele será o spot habitual para os concertos e os dj sets mensais. A primeira data, 18 de Janeiro, junta em exclusivo a electrónica obscura de RA com o sludge/doom dos Aspen na cave do au Lait. No prolongamento da noite estarão os djs Pedro Santos, TOFU e Tito (guitarrista de Aspen). A entrada é gratuita.

Aproveitem e fiquem a conhecer o novo videoclip dos Aspen.

Até a Barraca volta a abanar
· POR Nuno Catarino · 17 Jan 2013 · 23:25 ·


No dia 2 de Fevereiro, sábado, o Teatro A Barraca acolhe mais uma edição do ciclo "Até a Barrac'Abana". Este ciclo de concertos, organizado pelo trompetista Luís Vicente, apresenta três projectos ligados ao jazz e à improvisação, a partir das 23h. O primeiro projecto a actuar é a dupla portuense João Guimarães & João Pais Filipe (duo de saxofone alto e bateria); segue-se o "No Project", trio que reúne João Paulo (piano), Nelson Cascais (contrabaixo) e João Lencastre (bateria); e a noite encerra com a actuação de um quarteto composto por Luís Vicente (trompete), Jari Marjamaki (electrónica), Carlos Zíngaro (violino) e Marco Franco (bateria, electónica. Será que a Barraca abana? Ai abana, abana.
La Dolce Music Fest
· POR Paulo Cecílio · 17 Jan 2013 · 23:23 ·


No próximo dia 26 de Janeiro a La Dolce irá organizar um mini-festival de uma só noite, em Lisboa, em ambos pisos do Faktory Club (Lx Factory). Confirmadas estão actuações de Yardangs, Rosemary Baby, The Supervisor e dos Juba, para além de Pedro Dias (Radar), Joaquim Quadros (Vodafone FM), Twofold e SwitchSt(d)ance nos pratos, para uma noite que promete festa. Os bilhetes estão à venda no próprio dia e custam 8€ se por lá aparecerem antes da 1h, passando para 10€ depois. Mais informações é só ir à rede social do costume.
Wire anunciam novo disco
· POR Paulo Cecílio · 17 Jan 2013 · 23:22 ·


A mítica banda do pós-punk inglês regressa aos discos em 2013 com Change Becomes Us, o 13º longa-duração dos londrinos e que surge dois anos após Red Barked Tree, o seu último trabalho. Segundo os próprios, o álbum foi inspirado por trechos de canções que haviam sido rejeitados antes do fim da primeira fase da banda, em 1981, após a magnífica trilogia Pink Flag - Chairs Missing - 154. "Doubles & Trebles" é a primeira faixa do novo álbum e pode ser escutada no Soundcloud, tal como deixamos aqui em baixo.

Azealia Banks no Super Bock Super Rock
· POR André Gomes · 17 Jan 2013 · 09:55 ·


A notícia é avançada pela revista Blitz, citando a organização do festival. Azealia Banks é o mais recente nome confirmado para a edição 2013 do no Super Bock Super Rock. A norte-americana estreia-se em Portugal no dia 18 de Julho. O seu disco de estreia, Broke with Expensive Taste, chega dentro de momentos.

Para a edição 2013 do Super Bock Super Rock estão também confirmados Arctic Monkeys, Efterklang, Toy, The Killers, Manuel Fúria e Queens of the Stone Age. Mais novidades em breve.
 
VIBE leva seis nomes a Viana
· POR Paulo Cecílio · 17 Jan 2013 · 01:11 ·


A organização do VIBE 2013 anunciou hoje a programação de Fevereiro, sendo que todos os concertos serão de entrada livre, o que óptimo. A saber: no dia dois os melómanos minhotos poderão contar com a actuação de Tren Go! Sound System, no Liz Caffe, que acolherá o também português Coelho Radioactivo, a 22. O Freguez será palco dos espanhóis Camarada Nimoy a 9 e dos franceses Verdun na semana seguinte, a 17, recebendo igualmente os estimados Ermo a 23 de Fevereiro. Finalmente, o Mau Maria recebe André Granada, sob o alias Midnight, a 15. Não há desculpas para se ficar em casa, malta da região.
Novo disco de Mount Moriah em Fevereiro
· POR André Gomes · 17 Jan 2013 · 00:44 ·


A Merge está carregada até aos dentes de boas novidades para 2013. Mais uma: o novo disco de Mount Moriah, Miracle Temple, que chegará até nós no próximo dia 26 de Fevereiro. Já se pode ouvir um dos temas do novo disco, “Younger Days”. É ali em baixo, claro está. Folk rock de primeira água na voz límpida e cristalina de Heather McEntire. A descobrir ou redescobrir clicando ali naquele play.

William Tyler lança novo disco
· POR André Gomes · 17 Jan 2013 · 00:33 ·


Depois de Behold the Spirit, editado em 2010, William Tyler prepara-se para editar um novo disco, a sua estreia com o selo da Merge. Gravado e misturado em Nashville, Impossible Truth foi co-produzido por Tyler e Mark Nevers e conta com Chris Scruggs, Luke Schneider, Roy Agee, e Scott Martin (Lambchop) como convidados especiais. Trata-se de um disco de guitarra, como poderão confirmar ao ouvir “Cadillac Desert” ali em baixo. Com a América ao fundo. É uma beleza, não é? Resta esperar agora pelo disco. Chega a 19 de Março.

Phoenix: a bancarrota?
· POR André Gomes · 16 Jan 2013 · 23:25 ·


Das duas três: os ou Phoenix entraram em falência, ou Bankrupt! é o nome do novo single ou Bankrupt! é o nome do novo disco, prometido para abril pelo chefão da banda, Daniel Glass. A leitura pode ser feita no site da banda, clicando para isso aqui. Isto partindo do princípio que não sofrem de epilepsia. Estão avisados. O novo disco dos franceses é um dos discos mais esperados dos últimos anos: a culpa é dos malhões viciantes de Wolfgang Amadeus Phoenix,. editado em 2009). Como esta aqui em baixo.

Telekinesis: vem aí novo álbum
· POR André Gomes · 16 Jan 2013 · 20:09 ·


Telekinesis, o projecto de Michael Benjamin Lerner, que se diz ao mesmo tempo banda e pessoa, prepara-se para lançar o seu terceiro disco, intitulado Dormarion. Lerner escreveu as doze canções deste novo disco metade na sua casa em Seatle e a outra metade na casa da sua família, nas ilhas de San Juan, com a intenção de gravar o disco todo pela sua própria conta. Mas em vez disso andou em road trip no Verão e fez o disco em duas semanas com o vocalista dos Spoon, no estúdio deste último, no Texas. Canções orelhudos e com pulso, entre a pop e a electrónica, é a promessa de Michael Benjamin Lerner. O álbum chega em Abril mas por enquanto podem ouvir aqui em baixo “Ghosts and Creatures”.

Amor de Días lançam segundo disco
· POR André Gomes · 16 Jan 2013 · 20:00 ·


Amor de Días, o projecto nascido entre Alasdair MacLean (Clientele) e Lupe Núñez-Fernández (Pipas), preparam-se para lançar a dia 29 de Janeiro o novo disco. Chama-se The House at Sea, é o sucessor de Street of the Love of Days e tem como primeiro tema o luminoso e facilmente papável "Jean's Waving", que podem ouvir e ver aqui em baixo. Há uma explicação para o som desta canção - e aparentemente do resto do disco: foi gravado por Brian O´Shaughnessy (My Bloody Valentine, Primal Scream, Denim, Birdie) em equipamento de válvulas dos anos 70.

Novo disco de Radar Brothers a caminho
· POR André Gomes · 16 Jan 2013 · 12:30 ·


Boas notícias para quem gosta de disco confortáveis para esta temporada: os Radar Brothers, agora um sexteto, têm um novo disco e já é possível ouvir “If We Were Banished”, a primeira canção a ser conhecida, ali em baixo. O disco chama-se Eight e chegará até nós no dia 29 de Janeiro via Merge Records. O disco terá apenas edição digital e em vinil. Há 1000 cópias para o mundo todo. Despachem-se. Só pela capa já dá vontade de entrar.

Jeff Mills no Clubbing
· POR Alexandra João Martins · 16 Jan 2013 · 11:33 ·


O DJ norte-americano Jeff Mills vai actuar no próximo Optimus Clubbing, dia 2 de Fevereiro, como sempre, na Casa da Música. Inspirado pelo cinema de ficção científica, Mills iniciou em 2000 um trabalho sobre imagens. "The Trip" é uma viagem sensorial, protagonizada pelo audiovisual e debruçada sobre o espaço, sobre a capacidade humana para ultrapassar os constrangimentos mentais e físicos e descobrir o desconhecido, onde são mesclados mais de cinquenta excertos cinematográficos.

No final haverá espaço para um DJ set do próprio Jeff Mills no Barra Bar, mas também de Serginho. Já a Cibermúsica recebe dois projectos portugueses: Octa Push e Voxels. Pelos Bares da Casa da Música estarão as DJs Trouble makerz. O bilhete geral, que dá acesso a todas as salas, vale 12€.

Erica Buettner vai andar na estrada em Fevereiro
· POR André Gomes · 16 Jan 2013 · 11:06 ·


A norte-americana Erica Buettner, a residir neste momento em Portugal, prepara-se finalmente para mostrar o seu disco de estreia (chama-se True Love & Water de norte a sul do país. Bem, mais ou menos. Ainda em Janeiro, a 18, Erica apresenta-se no Espaço SOU, em Lisboa. A 7 de Fevereiro vai até ao Salão Brazil, em Coimbra; a 8 de Fevereiro toca n´O Meu Mercedes, no Porto; no dia 9 de Fevereiro é a vez do espaço ABC da Cultura em Vila Real; no dia 16 Fevereiro a agenda tem escrito "CC Vila Flor, Guimarães"; no dia 20 de Fevereiro o concerto acontece no Paradise Garage, em Lisboa; a 22 de Fevereiro sobe até Viseu para um concerto no Lugar do Capitão; finalmente, Erica encerra esta mini-digressão a 23 de Fevereiro com um concerto no Tubo d’Ensaio, na Figueira da Foz. Anotem nas vossas agendas.

Vem aí o disco de estreia de Flume
· POR André Gomes · 16 Jan 2013 · 00:01 ·


Ele é de Sidney, tem 21 anos (daqui a nada há bébés produtores?) e acaba de anunciar o lançamento na Europa do seu esperado disco de estreia, que terá o selo da Transgressive Records. Flume chegará até cá no dia 18 de Fevereiro e tratará de confirmar - positivamente ou negativamente - tudo aquilo que temos vindo a suspeitar e imaginar nos últimos meses - que é como quem diz ouvir na internet. O disco de estreia de Flume conta com as colaborações de Chet Faker, Jezzabell Doran, Moon Holiday, George Maple e MC T.Shirt. Se ainda não puseram os ouvidos em cima de Flume aproveitem para o fazer agora aqui em baixo.

Black Sabbath lançam novo disco
· POR André Gomes · 15 Jan 2013 · 22:47 ·


Say what? Parece que é verdade. Os Black Sabbath preparam-se para lançar um novo disco em 2013. Chama-se 13 e conta com três membros da formação original - OzzyOsbourne, Tony Iommi e Geezer Butler - e com Brad Wilk (Rage Against The Machine) na bateria. O disco foi produzido por Rick Rubin e será lançado na Vertigo, a editora original dos Black Sabbath. 13 será o primeiro disco da banda desde Never Say Die!, editado em 1978. Chegará em Junho, altura certa para os ter em Portugal num festival de Verão .
Há um novo disco de Midori Hirano por aí
· POR André Gomes · 15 Jan 2013 · 21:19 ·


A japonesa Midori Hirano tem um novo disco. Assinado como MimiCof, está já à venda tanto em versão CD como em versão digital(MP3). Ali em baixo podem ouvir algumas das faixas do novo disco enquanto teaser. Se querem mesmo ter o disco em mãos (ou em disco duro), podem seguir este caminho. Se querem mesmo um CD nas mãos - até porque a capa é bonita a valer - é procurar nesses sites desviantes (€€€) do costume.

Novo disco de Christopher Owens (Girls) para ouvir do início ao fim
· POR André Gomes · 15 Jan 2013 · 21:08 ·


Já tinhamos avisado por aqui que o lider e vocalista dos Girls se preparava para lançar o primeiro disco a solo. Chama-se Lysandre e recebeu o seu nome de uma rapariga que Christopher Owens conheceu em França, onde deu um concerto num festival. O disco, gravado e sequanciado como uma completa narrativa, foi inspirado pelos acontecimentos da primeira digressão dos Girls no Verão de 2008. Já está nas lojas. Podem ouvi-lo do início ao fim clicando aqui.

Yellow no Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 15 Jan 2013 · 20:38 ·


A cantora e produtora portuguesa irá estar no espaço lisboeta a oito de Fevereiro, pelas 0h30, naquela que será a apresentação de Wings, o seu primeiro disco a solo, que está igualmente disponível para ser descarregado aqui. A entrada vale 5€ e podem ir picando "Closest Friend", single de estreia, no vídeo em baixo.

The Dodos no Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 15 Jan 2013 · 12:45 ·


Já há algum tempo que não se ouvia falar deles: o duo norte-americano que vai conhecido pelo nome de The Dodos regressa a Portugal para um concerto no Musicbox, em Lisboa, que servirá para apresentar o seu disco mais recente - No Colour, editado em 2011, sendo de esperar que se lembrem também das canções de Visiter. Os bilhetes já estão à venda e custam 10€.
Four Tet anuncia disco
· POR Paulo Cecílio · 15 Jan 2013 · 12:15 ·


"Surpresa" será talvez uma palavra demasiado fraca para o descrever. Kieran Hebden, músico britânico mais conhecido como Four Tet, disponibilizou, através da sua página no Soundcloud, um disco inteiro de material que não havia ainda sido editado e que sucede assim a Pink, o (belíssimo) disco que editou em 2012. 0181 está por agora disponível para escuta e download, mas uma edição em vinil está prometida lá mais para a frente.
The Weatherman mostra novo single
· POR André Gomes · 15 Jan 2013 · 11:39 ·


Depois de "Proper Goodbye", "FAB" é o novo single de The Weatherman, o projecto liderado por Alexandre Monteiro. Retirado do seu terceiro disco de originais, "FAB" está agora disponível para download gratuito na página de bandcamp do artista. Esta oferta de ano novo inclui ainda um tema um inédito, "My Brightest Hour". Está tudo aqui em baixo. É de aproveitar.




Picada dos Yeah Yeah Yeahs
· POR Alexandra João Martins · 14 Jan 2013 · 23:52 ·


Depois de It's Blitz! em 2009, os Yeah Yeah Yeahs regressam com um novo álbum de estúdio já esta primavera. O quarto disco da banda dá pelo nome Mosquito e é lançado dia 16 de Abril pela Interscope. A par do último, o álbum foi produzido por Dave Sitek e Nick Launay. Uma das faixas foi produzida por James Murphy e conta com a colaboração de Dr. Octagon (aka Kool Keith). Numa actuação ao vivo na Califórnia, no fim-de-semana passado, os Yeah Yeah Yeahs tocaram duas das novas canções. O design da capa de Mosquito ficou ao encargo do animador Beomsik Shimbe Shim.

Lindstrøm e Todd Terje mostram "Lanzarote"
· POR André Gomes · 14 Jan 2013 · 20:45 ·


Lindstrøm e Todd Terje chegaram a "Lanzarote" há uns dois anos durante um ensaio para um concerto em Oslo. Na altura era apenas uns acordes e jma batida e agora deu nisto que podem ouvir em baixo. E acreditem que vale cada segundo. Esta notícia não se completa sem dizer que Lindstrøm e Todd Terje preparam-se para andar juntos em digressão durante 2013. Pode ser que passem por cá.

Procura-se quarto em Barcelos
· POR Paulo Cecílio · 14 Jan 2013 · 15:20 ·


Grupo de cerca de oito/dez jovens procura apartamento/casa na cidade de Barcelos para alugar entre os dias 25 e 28 de Julho, período em que decorre a edição de 2013 do Festival Milhões de Festa. Quanto mais próximo do parque fluvial, da piscina e de bares de gin, melhor. Podendo, é haver igualmente uma ligação à Internet disponível para podermos, lol, trabalhar. Somos todos bastante comportados. Contactar o autor deste artigo nas caixas de comentários do Facebook.
DâM-FunK oferece cassete
· POR Paulo Cecílio · 14 Jan 2013 · 15:16 ·


Bom, não literalmente: disponibilizou no Soundcloud temas datados de 1994 que nos oferecem um olhar sobre os primeiros passos da carreira do homem do funk electrónico, quando a música que fazia estava ainda consignada a um quarto e aos amigos. Tranquil Funk ocupa uns meros vinte e quatro minutos do vosso tempo e vale quanto mais não seja como objecto histórico; de resto podem abanar um bocadinho a anca ou fazer o amor.
Nick Cave mostra mais uma nova canção
· POR André Gomes · 14 Jan 2013 · 15:03 ·


Nick Cave acaba de mostrar um novo tema - e que belíssimo tema, diga-se - do novo disco com os Bad Seeds, que conhecerá a luz do dia em Fevereiro. Agora foi a vez de "Jubilee Street" saltar para fora de Push The Sky Away - e ainda bem que o fez. Podem ouvir o novo tema - e ler a letra do mesmo - ali em baixo. Convém lembrar que o australiano foi apontado para o próximo Optimus Primavera Sound, onde deverá apresentar o novo disco. 

Yo ho ho e uma garrafa de rum
· POR Paulo Cecílio · 11 Jan 2013 · 17:04 ·


O que fazem juntos Tom Waits e Keith Richards? Se a vossa primeira resposta é "canções sobre piratas", eu congratulo-vos porque acertaram na mouche. "Shenandoah" está já disponível para audição e é um tema retirado de uma compilação curada pelo louco Johnny Depp, a sair em Fevereiro pela Anti-. Son of Rogue's Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs and Chanteys contará igualmente com a presença de gigantes como Iggy Pop, Michael Stipe, Antony, Nick Cave e Michael Gira e consiste unicamente em versões de velhos cânticos piratas. Preparem-se para a abordagem.

Uma vida nova para Jim James
· POR Alexandra João Martins · 11 Jan 2013 · 16:14 ·


Jim James (My Morning Jacket) disponibilizou duas das canções que farão parte do seu álbum de estreia a solo, "A New Life" e "Know Til Now". Inspirado num livro de Lynd Ward o disco de Jim James, Regions of Light and Sound of God, é lançado a 5 de Fevereiro pela A TO Records. Como celebração, do disco e do single - "A New Life", os fãs terão hipótese de ganhar uma edição limitada entre outros prémios. Para se candidatarem basta tirar fotografias inspiradas no single e identificá-las com #ANewLifeJJ. Mais detalhes poderão ser encontrados aqui.

É hoje: Jibóia na Baixa-Chiado PT Bluestation
· POR André Gomes · 11 Jan 2013 · 10:23 ·


Por ocasião da mensalidade na muito activa estação de metro lisboeta, a DIF - ainda a celebrar o seu 10º aniversário - convidou o Bodyspace - ainda a celebrar o seu 10º aniversário - e o Bodyspace lançou o convite a quatro artistas para que descessem até à Baixa-Chiado PT Bluestation para quatro concertos durante o mês de Janeiro. As escolhas são para todos os gostos e feitios: Emmy Curl (que se apresentou na passada sexta-feira), The Weatherman, Octa Push e Jibóia, que hoje tratará de aproximar Lisboa da Índia, do Brasil e das arábias. O concerto do projecto de Óscar Silva, que se prepara para lançar o EP de estreia, acontece hoje a partir das 21h e a entrada é livre. Não há por isso desculpas para não descer até à Baixa-Chiado PT Bluestation para um pézinho de dança patrocinado pela proposta contagiante de Jibóia.
Billy The Kid em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 10 Jan 2013 · 15:33 ·


Falamos não do vilão da era dos cowboys, mas da cantautora canadiana Billy Pettinger, que estará em Portugal para três datas em Fevereiro para a apresentação do seu mais recente disco a solo, Stars, Exploding. Pettinger já trabalhou com nomes como The Band e Bob Dylan e virá tocar as suas canções ao Musicbox, em Lisboa, a 14 (7€), à Casa das Artes de Arcos de Valdevez no dia seguinte (5€) e ao Auditório de Vieira do Minho a 16 (6€).

Pantha Du Prince lança novo disco
· POR André Gomes · 10 Jan 2013 · 14:48 ·


Hendrik Weber, conhecido entre nós como Pantha Du Prince, prepara-se para lançar um novo disco. Mas não é um disco qualquer. Chama-se Elements of Light e é feito em colaboração com o The Bell Laboratory. É no fundo a concretização de um fetiche de Hendrik Weber: uma espécie de sinfonia para música electrónica, percussão e sinos. Toneladas de sinos. Literalmente. Podem ouvir como soa Elements of Light aqui em baixo.

Mala, Lapalux, DJ Oder nas Noites Rockit
· POR Paulo Cecílio · 10 Jan 2013 · 12:44 ·


A série de concertos curados por DJ Ride regressa ao Musicbox e volta a trazer-nos nomes apetitosos. No próximo dia 18 de Janeiro poderão contar com Stereossauro, Octa Push e DJ Oder, numa noite de fazer abanar a anca, com a entrada a valer 8€; segue-se o produtor trap ︻╦╤─ ƱZ ─╤╦︻, a 28 de Fevereiro, Mala a 29 de Março e o britânico Lapalux regressa ao país a 18 de Abril, sem esquecer que o próprio DJ Ride actua em cada qual destas noites. Para mais informações é só clicar aqui.
É mesmo Gralha
· POR Nuno Catarino · 10 Jan 2013 · 11:03 ·


Já há título, já há capa, já há data para o lançamento. O muito aguardado álbum de estreia de Joana Guerra (leram aqui primeiro) chama-se Gralha e será apresentado ao vivo em Lisboa, com um concerto no Primeiro Andar (Ateneu). Neste concerto, que terá lugar no dia 17 de Janeiro, pelas 22h, serão reveladas em primeira mão as deliciosas canções que compõe o disco da extraordinária violoncelista-cantora-songwriter. Vai vir talento.
Mais portugueses na Galeria ZDB
· POR Nuno Catarino · 10 Jan 2013 · 11:02 ·
David Maranha © Felisbela Fonseca

Depois de 2013 ter arrancado na ZDB com um projecto nacional (Minta & The Brook Trout), a programação musical da Galeria continuará com mais produção lusa. É já esta quinta-feira, dia 10, que Sei Miguel regressa ao aquário, acompanhado do seu Unit Core (Fala Mariam, Pedro Gomes e César Burago). Na próxima semana, no dia 18, é a vez de David Maranha, que apresenta ao vivo o aplaudido Marches of the New World, com a colaboração de Derek Moench, Helena Espvall, José Miguel, Rui Nogueiro e Riccardo Wanke. Esta noite conta com a actuação de Bernardo Devlin, que recentemente lançou Sic Transit, na primeira parte. Ambos os concertos começam pelas 22h e as entradas valem 6€.
Nick Cave & The Bad Seeds no Primavera Sound
· POR André Gomes · 10 Jan 2013 · 10:04 ·


A notícia é do Jornal de Noticias. O australiano Nick Cave regressa a Portugal para um concerto na edição 2013 do festival Optimus Primavera Sound no dia 30 de Maio. Nick Cave vem ao Porto apresentar o seu novo disco, Push the sky away, que será editado no próximo dia 18 de Fevereiro. Convém também lembrar que a segunda edição do festival acontece entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho e que os Blur já estão confirmados.

O Jornal de Notícias lembra ainda a forte possibilidade dos Dead Can Dance se juntarem ao cartaz do festival, uma vez que tocam no Coliseu dos Recreios nas próximidades do Optimus Primavera Sound. É esperar para ver.

Jens Lekman mostra nova canção
· POR André Gomes · 09 Jan 2013 · 22:30 ·


Jens Lekman anda um mãos largas. Assim do nada, acaba de disponibilizar uma nova canção. Mas não é uma canção qualquer. A editora conta a história direitinha: "during Hurricane Sandy last November, Jens Lekman´s pianist, Jonas, was stuck in New York City with no way of getting to the West Coast to resume touring. Jens reached out to the world, asking if anyone could help get Jonas to Boston, where he could catch a flight. Two girls, Oliva and Maddy (THANK YOU THANK YOU THANK YOU), ended up driving Jonas to Boston and in return for their kindness, Jens said he would write them a song". E assim foi. Podem fazer download gratuito e legal de “Olivia & Maddy” aqui.
Emmy Curl em digressão pelo país
· POR André Gomes · 09 Jan 2013 · 21:24 ·


Emmy Curl vai andar na estrada nos próximos meses a mostrar o seu terceiro EP, Origins. A digressão inaugura-se já no próximo sábado, dia 12 de Janeiro, no Theatro Circo, em Braga, e depois segue pelo resto do país. A saber: 26 de Janeiro em Felgueiras no Teatro Fonseca Moreira, a 31 de Janeiro em Lisboa no Musicbox, a 2 de Feveveiro em Matosinhos no Teatro Constantino Nery, em Leiria no Teatro Miguel Franco no dia 8 de Fevereiro, no Salão Brasil em Coimbra a 14 de Fevereiro, no dia 16 de Fevereiro no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, a 8 de Março na Casa da Cultura do Xiné em Penafiel, no dia seguinte no Teatro de Vila Real e, finalmente, no Teatro Helena Sá e Costa no Porto no dia 23 de Março.

Branko com Njena Reddd Foxxx
· POR Alexandra João Martins · 09 Jan 2013 · 19:11 ·


Depois do sucesso de "Going In Hard" com Dominique Young Unique, o membro fundador dos Buraka Som Sistema, Branko, regressa para dar início à nova série de lançamentos gratuitos da produtora Enchufada, intitulada Uppers Cuts. Original de WNDRBRD e adaptada pelo português, "(One More) Silly Bitch" junta Branko e Njena Reddd Foxxx numa faixa e ainda descortina a nova mixtape do produtor a sair em Março, Drums, Slups & Hums, da qual fará parte.

The Men anunciam disco novo
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2013 · 16:09 ·


Depois do fuzz absoluto de Leave Home e da alternativa pop/punk com ruído que apresentaram em Open Your Heart, os norte-americanos The Men anunciaram recentemente que vem aí disco novo em 2013. New Moon será o quarto registo da banda de Brooklyn e já podemos ouvir uma malha de avanço, "Electric", canção que exemplifica a maravilha três-acordes e já está. Após o belíssimo concerto que deram o ano passado na ZdB era de valor que alguém os voltasse a trazer. Just sayin´.

Keiji Haino em Portugal
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2013 · 15:24 ·
© Bryony McIntyre

Terrorista eléctrico, mago por detrás dos fantásticos Fushitsusha, colaborador ocasional com alguns dos maiores nomes da música sem fronteiras - Faust, Peter Brötzmann, Yamantaka Eye, John Zorn -, um dos sobreviventes do Japão psicadélico que Julian Cope deu a conhecer ao mundo em Japrocksampler. Keiji Haino, o homem de cabelo comprido, óculos de sol e guitarra demoníaca, estará por Portugal no próximo dia 5 de Fevereiro, para um concerto em Lisboa, na Sala de Espelhos do Palácio Foz, com a entrada a valer 8€. Os bilhetes já estão à venda no local e nas lojas Flur e Matéria Prima. Concerto pela mão da Filho Único.

Acrescente-se, também, que Samara Lubelski não andará apenas pelo Lounge: dará também concertos em Viseu (Teatro Viriato, 30/01, 2,5€) e na Guarda (Teatro Municipal, 31/01, entrada livre). Tudo isto a cargo da Filho Único.
Black Rebel Motorcycle Club lançam disco novo em Março
· POR André Gomes · 09 Jan 2013 · 15:05 ·


Os Black Rebel Motorcycle Club estão de regresso aos discos. O novo chama-se Specter At The Feast, tem uma capa toda retro e será lançado no dia 18 de Março no Reino Unido e na Europa e no dia seguinte nos Estados Unidos da América e por aí mundo fora. A curiosa capa está ali em cima e um dos teasers (em seis possíveis) para o sucessor de Beat The Devil´s Tattoo anda aqui por baixo.

Norberto Lobo apresenta Mel Azul
· POR Paulo Cecílio · 09 Jan 2013 · 14:43 ·


O guitarrista iniciará esta sexta-feira a tour promocional do mais recente Mel Azul, disco que mostra a imensa qualidade a que já nos habituou - e do qual já falámos. O primeiro concerto está marcado para o Teatro Miguel Franco, em Leiria, a partir das 21h30, com bilhetes a 5€, sendo que no dia seguinte o músico deslocar-se-à até Guimarães, para uma actuação no Centro Cultural Vila Flor, pela 0h00. De destacar ainda os concertos em Bruxelas, Valencia, Barcelona e Saragoça, para os emigrantes que nos estiverem a ler. Imperdível.

11/01 - Teatro Miguel Franco (Leiria)
12/01 - CCVF (Guimarães)
18/01 - Cinema Nova (Bruxelas)
25/01 - La Mutante (Valencia)
26/01 - Centro Galego (Barcelona)
27/01 - Centro Cívico Delicias (Saragoça)
Efterklang regressam a Portugal
· POR André Gomes · 09 Jan 2013 · 11:22 ·


Os dinamarqueses Efterklang regressam a Portugal para dois concertos em Abril e Maio. A agenda da banda de Copenhaga mostra concertos no Hard Club (Porto) a 30 de abril e no Lux (Lisboa), a 2 de maio. Os bilhetes estarão à venda a partir do dia 10 de Janeiro (Ticketline, Hard Club, Flur e Louie Louie) e custam 18 euros. Os Efterklang virão a Portugal apresentar o mais recente disco Piramida.

Yo La Tengo: novo disco em streaming
· POR André Gomes · 09 Jan 2013 · 10:16 ·


A coisa de uma semana do novo disco de Yo La Tengo chegar às lojas, a Pitchfork acaba de disponibilizar a sua audição integral e gratuita. Maravilhas do streaming moderno. Podem ouvir o disco em avanço aqui. Se não sabem ainda ficam agora a saber: Fade será apresentado pelos Yo La Tengo em Portugal a 1 de Março na Aula Magna (Lisboa) e no dia seguinte na Casa da Música (Porto). Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

Fábrica Braço de Prata apresenta programação para Janeiro
· POR Paulo Cecílio · 08 Jan 2013 · 23:21 ·


Será um mês repleto de ritmos calorosos para nos fazer esquecer o inverno. A Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, acolherá, todas as quintas-feiras do mês, uma banda diferente, começando pelos estonianos Uebanda, caldeirão funk/reggae/hip-hop, já no próximo dia 10, passando pelos A2 Project, a 17, Like The Man Said, a 24, e pelos gregos Diva Diver, a 31. Sempre a partir das 22h30, 5€.
Álbum de estreia de Deptford Goth
· POR Alexandra João Martins · 08 Jan 2013 · 22:10 ·


Deptford Goth lança o seu álbum de estreia a 18 de Março de 2013, pela Merok Records. Intitulado Life After Defo, prometem-se sintetizadores, beats sonhadores e vozes tristes envolvendo o ouvinte tanto em sensações ternurentas e melancólicas como de euforia. O videoclip do single de avanço, "Union", já atingiu cerca de 27.000 visitas em três semanas e pode ser visto aqui.

Novo álbum de Apparat
· POR Alexandra João Martins · 08 Jan 2013 · 22:05 ·


Apparat, pseudónimo de Sascha Ring, anunciou a edição de Krieg und Friend (Music for Theatre), álbum musical baseado na produção teatral de Sebastian Hartmann para o Guerra e Paz de Tolstoy. Hartmann é um dos nomes maiores do teatro contemporâneo alemão e convidou Sascha para integrar o projecto. Krieg und Friend (Music for Theatre) sairá pelas mãos da MUTE, a 15 de Fevereiro na Alemanha, a 16 no Reino Unido e a 19 nos Estados Unidos.

Para já, podem fazer o download gratuito de "Violent Sky" aqui.
Ermo no Espaço Quatorze
· POR Alexandra João Martins · 08 Jan 2013 · 21:00 ·
© Sofia Magalhães

A dupla bracarense prefaciada por Adolfo Luxúria Canibal, Ermo, toca em casa no próximo dia 11 de Janeiro, na primeira edição de 2013 da Xérifes&Cáboys. O Espaço Quatorze, em Braga, recebe ainda o DJ Quesadilla no final do concerto, numa noite que marca o regresso das férias. A entrada é gratuita. Em caso de dúvidas podem sempre ver o episódio número 93 da Videoteca Bodyspace, filmado a propósito da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.

Lisa Germano tem novo disco
· POR André Gomes · 08 Jan 2013 · 20:31 ·


Estavam com saudades dos sussurros de Lisa Germano? Essas saudades vão ser desfeitas dentro em breve porque a norte-americana prepara-se para lançar um novo disco já no próximo dia 12 de Fevereiro. O Disco chama-se No Elephants e se por acaso estão mesmo à rasquinha para ouvir as novas canções de Lisa Germano podem sempre ir ao site da sua editora e comprar já a versão digital do disco. Ou então ficam à espera como acontecia noutros tempos. Podem sempre aguçar o apetite aqui em baixo.

Samara Lubelski no Lounge
· POR Paulo Cecílio · 08 Jan 2013 · 18:18 ·


Pela mão da Filho Único, a nova-iorquina Samara Lubelski irá passar pelo Lounge no próximo dia 29 de Janeiro. Lubelski foi uma das fundadoras dos Hall of Fame, banda com propensão e carinho pelo ruído, colaborou por diversas vezes com Matt Valentine e produziu discos de gente tão simpática quanto os Sightings e os Mouthus, para além de tocar, com Thurston Moore, nos Chelsea Light Moving. Estará a solo por Lisboa para apresentar o seu sexto álbum, Wavelength, com edição da De Stijl. Entrada grátis para se poder ouvir bonitas canções como esta:

Cristina Branco lança novo disco em Fevereiro
· POR André Gomes · 08 Jan 2013 · 17:17 ·


O novo disco de Cristina Branco chama-se Alegria e estará disponível em Fevereiro. O novo registo faz-se de temas originais assim como de três versões (de Sérgio Godinho, Chico Buarque e Joni Mitchell) e explora diferentes personagens femininas: Aurora, Cândida, Carolina, Deolinda, Miriam, Louise, entre outras, nas palavras de Manuela de Freitas, Miguel Farias, Pedro Silva Martins ou Jorge Palma, e nos sons destes dois últimos e de Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva e Ricardo Dias.

Odisco tem a participação de Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Carlos Manuel Proença (guitarra), para além do próprio Ricardo Dias (piano e acordeão) e os convidados Mário Delgado (guitarra elétrica) e João Moreira (trompete).
Devendra Banhart mostra nova canção
· POR André Gomes · 08 Jan 2013 · 16:10 ·


Devendra Banhart tem um novo disco na calha. Chama-se Mala, é o primeiro disco de What Will We Be, editado em 2009, tem 14 faixas e tem data de lançamento marcada para o dia 12 de Março. A capa foi desenhada pelo próprio e é aquela que mostramos aqui em cima. A boa notícia é que já é possível ouvir uma nova faixa do novo disco; "Für Hildegard von Bingen" pode ser ouvida aqui e mostra um novo caminho para a música de Devendra Banhart. Promete naturalmente ser um dos discos do ano.
Segunda noite One Eyed Jacks com Dead Cities em fundo
· POR Bruno Silva · 08 Jan 2013 · 14:39 ·


Lançada no passado mês de Dezembro, Dead Cities trata-se da primeira compilação da One Eyed Jacks - dos Photonz - lançada em formato digital. Com a sombra do disco do mesmo nome dos Future Sound of London a pairar sobre ela, Dead Cities procura revelar artistas que embrenhados na suas visões particulares do Techno, House e demais carreiros mais ou menos dançáveis se unem ao abrigo dos avanços estéticos e ideológicos defendidos pela editora. Além do núcleo duro da OEJ - Photonz, Violet, Pal+ e Roundhouse Kick - Dead Cities conta também com nomes como Infestus, Kruton ou H.O.R.S. em malhas que encaram de frente a distopia e a alienação como cenário para novas realidades tão desafiantes como continuamente prementes. A compilação está à venda nos locais habituais, como a Juno, Boomkat ou Beatport.

Sem que esteja directamente relacionada com esse lançamento, mas de igual importância, a OEJ regressa já na próxima quinta-feira - dia 10 - ao Music Box, para a segunda noite da sua residência naquele espaço lisboeta. Partindo de uma ideia que já tinha sido abordada neste artigo, o OEJ All Stars trata-se de um holding espontâneo que leva esse mesmo núcleo duro a embarcar numa jam mutante sem qualquer outro objectivo que não o de "sacar malhas para vos baixar as defesas, vos tirar os pés do chão e vos dar uma natural high" - palavras dos próprios, em que acreditamos piamente. Logo a seguir, a antecâmara do Music Box dá lugar a um DJ Set dos Sangue de Cristo - Photonz e Tiago Miranda - que se espera tão memorável como aquele que aconteceu à uns meses no Lux. Noite de presença obrigatória, sobre os desígnios de alguma da electrónica mais urgente e vital, a ter início pelas 23:30h e com entrada de quatro euros.

Filipe Felizardo prepara novo lançamento
· POR · 08 Jan 2013 · 10:59 ·


Após ter editado em 2012 o enorme Guitar Soli For The Moa And The Frog, oitavo melhor disco português do ano, o músico prepara agora um split com My Life On The Weekends, a ser lançado pela Wasser Bassin, em Fevereiro. Um pequeno excerto de "Volume III: O Water - O Excrement - O Dissolution - Before the Day of the Last Beginning" está já disponível para escuta no Soundcloud e promete, como é óbvio.
David Bowie mostra nova canção
· POR André Gomes · 08 Jan 2013 · 10:51 ·


David Bowie faz hoje 66 anos mas é ele que dá a prenda. O camaleão já não mostrava música nova há coisa de dez anos e agora prepara-se para lançar um novo disco lá para Março. Chama-se The Next Day e tem em "Where are we know?" o seu primeiro avanço. Podem ouvir a canção e ver o respectivo vídeo aqui em baixo. E dar os parabéns a David Bowie em jeito de agradecimento.

The Wooden Wolf apresenta-se em Portugal durante Fevereiro
· POR · 08 Jan 2013 · 00:36 ·


The Wooden Wolf é Alex Keiling e sua guitarra acústica. Lançou um disco em Dezembro do ano passado e agora vem a Portugal mostrá-lo durante os dias 13 e 24 de Fevereiro. Lisboa, Lamego, Viseu, Porto, Vila Real, Bragança, Caminha, Braga e Barcelos. O que não faltam são motivos para o apanhar ao vivo. Se precisarem de mais razões passem pelo bandcamp do músico ou cliquem no play ali em baixo.

Há um novo vídeo da Kitty Pryde e isso é motivo de júbilo
· POR Paulo Cecílio · 08 Jan 2013 · 00:22 ·


Porque o vídeo vem acompanhado de uma nova canção, e porque a canção virá incorporada num novo EP: D.A.I.S.Y. Rage segue-se aos belíssimos Haha, I'm Sorry e The Lizzie Mcguire Experience e é a nova aventura da rapper menina-moça que, ame-se ou odeie-se, conquistou um lugar nos ouvidos da geração Tumblr - que é, aliás, o meio por onde mais se movimenta. "☠DEAD❤ISLAND☠" é malha que a coloca no centro da pista de dança, e cujo instrumental foi roubado, supostamente, a um gajo no Soundcloud. Who cares? É a Kitty Pryde, ela pode fazer tudo o que quiser.

Mais um Termómetro
· POR Alexandra João Martins · 08 Jan 2013 · 00:14 ·


Na próxima-sexta feira começa a 19ª edição do Festival Termómetro. O festival, que conta com 20 bandas seleccionadas, reparte-se entre Porto e Lisboa, sendo que a final está marcada para a capital, Ritz Clube, no dia 2 de Fevereiro. O cardápio de bandas concorrentes conta com 15 participantes nacionais e 5 internacionais. A entrada para cada uma das eliminatória é de 3 euros, com excepção do dia 11 que será livre.

Os vencedores terão direito a: lugar garantido como cabeças-de-cartaz no dia 0 do Paredes de Coura, uma viagem, a produção de um videoclip e up com 4 temas originais e, claro, um troféu. Existente desde 1994 e criado por Fernando Alvim, pelo Termómetro já passaram nomes como Ornatos Violeta, Noiserv, B Fachada, The Astonishing Urbana Fall ou, mais recentemente, Crisis.
Atoms For Peace mostram nova canção
· POR Paulo Cecílio · 08 Jan 2013 · 00:10 ·


Atenção, pessoal que está farto de ler os Atoms For Peace como "o novo projecto do Thom Yorke dos Radiohead": o novo projecto do Flea dos RHCP disponibilizou recentemente para audição o novo single do álbum de estreia (a sair em finais de Fevereiro, pela XL). "Judge Jury And Executioner" é coisinha electrónica a lembrar King Of Limbs e é uma das malhas que marcarão presença em Amok, título do álbum em questão, podendo ser escutada no Youtube. Esperem-se mais coisas boas: também há a possibilidade de uns quantos concertos pela Europa..

SBTRKT lança disco ao vivo
· POR André Gomes · 07 Jan 2013 · 23:56 ·


Confirmam-se os rumores de um disco ao vivo de SBTRKT. Live já anda pelo iTunes e deverá ter uma edição física em formato CD/DVD com tiragem de 500 cópias. O disco tem dez temas que foram retirados dos dois concertos no Shepherd´s Bush Empire em Londres no passado mês de Outubro. Podem ver em baixo o vídeo para “Hold On”/”Migration”, filmado com 10 câmaras diferentes.

Que saudades de Paredes de Coura: Belle & Sebastian confirmados
· POR Paulo Cecílio · 07 Jan 2013 · 18:44 ·


Faça chuva, faça sol (mas na maior parte dos casos faz chuva) existe sempre uma legião de público que marca presença constante no festival minhoto, independentemente da qualidade do cartaz, da escassez de meios financeiros ou da falta de tempo via trabalhos e teses universitárias. Este ano poder-se-ão alegrar ainda mais: os escoceses Belle & Sebastian, ao que parece - pois que a única confirmação vem no website dos próprios - irão estar por Paredes de Coura a 17 de Agosto, fazendo assim companhia aos Calexico e abrindo já o apetite dos festivaleiros. Entretanto, relembremos o clássico de sempre:

Ao fundo, em loop
· POR Paulo Cecílio · 07 Jan 2013 · 14:39 ·


Em 1983, William Basinski compôs aquele que seria o seu primeiro trabalho e inspiração futura para o clássico absoluto que é The Disintegration Loops: sob o nome Shortwavemusic, criado a partir de sons que o compositor apanhava na rádio, teve edição em vinil pela mão da Raster-Noton, de Alva Noto, em 1998. Agora que se aproxima o 30º aniversário da obra, a Auris Apothecary (que também é conhecida pelos seus lançamentos estranhos/absurdos/de homenagem ao Fluxus/escolham vocês) irá editá-la em bobinas numa edição limitada a 101 cópias que poderão de qualquer maneira ouvir no Bandcamp. É só seguir os links.
Suedeheads
· POR Paulo Cecílio · 07 Jan 2013 · 14:29 ·


Se vocês são daquelas pessoas que começam a sentir uma saudade imensa dos anos noventa, eis uma bonita prenda para 2013: os Suede disponibilizaram uma das canções do quinto álbum da sua carreira e primeiro desde 2002 (Bloodsports, que será editado em Março) no website da banda, sendo que a podem ouvir e/ou fazer o download directo. "Barriers" não é o single de avanço, mas, segundo a banda, está suficientemente boa para ser posta cá fora e escutada desde as praias de Sydney até aos escritórios da Lusa. Recorde-se que os britânicos estiveram por cá no ano passado, por altura do Primavera Sound. Quem sabe se não está reservada nova surpresa...
Mural Sonoro promove iniciativas no Museu da Música
· POR Nuno Catarino · 07 Jan 2013 · 11:22 ·
© Susana Almeida

O Mural Sonoro, projecto de Soraia Simões, que publicou recentemente o livro Passado Presente - Uma viagem ao Universo de Paulo de Carvalho e promoveu o ciclo "MusicAtenta", apresenta agora uma nova iniciativa. O Museu da Música vai acolher um ciclo regular de conferências, exposições e apresentação de recolhas musicais e etnográficas promovido pelo Mural Sonoro, que arranca no próximo dia 26 de Janeiro. O programa dessa sessão inaugural, intitulada "Culturas Documentadas", inclui uma exposição de fotografia de Eduína Vaz (15h), "Recolhas, Património Imaterial" de Mário Correia (16h) e a apresentação do filme documental Viagem pela Cultura de um Povo (viagem ao Senegal) de Nataniel Melo (17h).
Hot Chip por trás do Greenray
· POR Alexandra João Martins · 06 Jan 2013 · 11:16 ·


Os britânicos Hot Chip são a banda convidada a fazer a curadoria da próxima noite GreenRay no Lux, em Lisboa. 2 Bears, Juju & Jordash, Matias Aguayo, Al Doyle, Alexis Taylor, Felix Martin e Joe Goddard são já algumas das presenças confirmadas para dia 15 de Fevereiro. Os bilhetes estarão disponíveis para venda brevemente. A última edição, em Setembro do ano passado, contou com nomes como Nicolas Jaar, Panda Bear, Gisela João, Mulatu Astatke, Pachanga Boys, Acid Pauli e Dave Harrington.

Roleta Russa
· POR Paulo Cecílio · 04 Jan 2013 · 18:28 ·


É assim, sem termos pedido nada, que o produtor lisboeta Roulet - ligado à Enchufada - nos oferece Home Again, disco disponível no Bandcamp de forma gratuita (mas podem sempre doar uns euros, que isto é bom e merece). Electrónica chill para divagar durante noites de inverno, bastante diferente da frenética "Kitamanda", de 2010, não menos boa por isso. Para ouvir.
Noite Príncipe para arrancar definitivamente com o novo ano
· POR Bruno Silva · 04 Jan 2013 · 15:38 ·


Ainda a ressacar de 2012, e já a Príncipe regressa ao Music Box no primeiro sábado do ano - dia 5 - para mais uma das suas noites memoráveis. Enquanto se aguardam ansiosamente por novos lançamentos da editora lisboeta - mais novidades em breve - celebremos já a continuidade da residência naquele espaço com a vitalidade dançável de sempre. Dado o arranque com as selecções sempre criteriosas dos DJ's da Príncipe pelas 2:00h, segue-se o mago DJ Firmeza da Casa da Mãe Produções, a dar o lugar ao cada vez mais essencial DJ Marfox. A fechar a noite, um DJ Set do trio Niagara, responsáveis por alguma da House mais alienada e fresh nascida no burgo. É da responsabilidade destes a mix que deixamos em anexo como teaser para mais uma noite de dança inescapável. Como sempre, a entrada é de oito euros, e dá direito a duas bebidas.

Minta abre o novo ano da ZDB
· POR Nuno Catarino · 04 Jan 2013 · 11:26 ·
© Vera Marmelo

Se no ano que passou a ZDB fechou com portugueses (Norberto Lobo e JP Simões, na noite de Natal), neste 2013 tem um projecto português como o seu primeiro concerto do ano. Esta sexta-feira (pelas 22h, atenção ao horário) passam pelo aquário Minta & The Brook Trout, que apresentam o disco ainda fresquinho Olympia (Optimus Discos). Este concerto, que prometem ser especial, irá contar com dois convidados extra: Ian Carlo Mendoza (vibrafone e percussão) e João Cabrita (saxofone). A entrada vale 6€, as reservas podem ser efectuadas por email - reservas@zedosbois.org.
Bodyspace na Baixa-Chiado PT Bluestation a convite da DIF; Emmy Curl é a primeira convidada
· POR André Gomes · 04 Jan 2013 · 11:18 ·


Já arrancou a da mensalidade da revista DIF na muito activa estação de metro lisboeta. E ao Bodyspace, convidado para o efeito, coube a programação de quatro concertos durante o mês de Janeiro. O primeiro é já hoje: Emmy Curl vai mostrar as canções etéreas e viajantes do seu novo EP a partir das 21 horas e com entrada livre. No dia 11 Jibóia encarregar-se-à de aproximar Lisboa da Índia, do Brasil e das arábias. A 18 de Janeiro The Weatherman transportará toda a sua pop e o novíssimo disco até Lisboa. A fechar o ciclo, no dia 25 deste mês, os Octa Push farão aquilo que melhor sabem fazer, misturar linguagens urbanas - na falta de melhor palavra - com a classe que lhes é reconhecida. É assim que inauguramos o nosso 2013: a dar música aos habitantes do Metro de Lisboa e a quem se quiser juntar pelo caminho.
Isto Não É Um Ano Novo Indie
· POR Paulo Cecílio · 03 Jan 2013 · 15:46 ·


Um dia antes de tocar com os britânicos The Oscillation no Cartaxo, o trio stoner Aspen irá estar por Lisboa, no próximo dia 24, para a apresentação do EP Winds Of Revenge, concerto que ocorrerá no Lounge, à borla, inserido na primeira INEUFI de 2013. Que é como quem diz, podem contar também com o Som Sistema da Lovers para passar som até de madrugada. Sejam malhas r&b ou psicadélia refundida, a ideia é ir beber copos e não lhes ligar nenhuma abanar a anca até doer.
Hoje, no Lounge
· POR Paulo Cecílio · 03 Jan 2013 · 15:08 ·


O duo Sirius, composto por Yaw Tembe no trompete e por Monsieur Trinité nas percussões, apresenta-se hoje no Lounge naquela que será a primeira noite em 2013 da mensalidade que a Filho Único tem tido neste espaço lisboeta. As portas abrem às 22h e ainda há um DJ Set para ser dançado. E porque há coisas que não mudam com os anos, a entrada é, obviamente, livre.
Futuristic Kitchen Music
· POR Alexandra João Martins · 03 Jan 2013 · 00:23 ·


2013 e o programa ARTES regressa com um workshop que pretende promover a composição a partir de utensílios e sons retirados da cozinha, "Futuristic Kitchen Music". Para o papel de maestro e orientador está convidado Felix Kubin, músico e produtor alemão. Quem quiser participar deve levar os objectos a utilizar como vegetais, fruta, facas, garfos e mesmo sons pré-gravados na cozinha lá de casa. De 14 a 18 de Janeiro, às 10h00 e às 15h00 para os mais crescidos e apenas às 15h00 para as crianças. Tudo a acontecer no Pavilhão Artes, no Porto. O workshop culminará com uma apresentação pública em formato concerto/performance no dia 19 de Janeiro na rua Passos Manuel.
Active Child oferece versão
· POR André Gomes · 02 Jan 2013 · 18:52 ·


Novidades de Active Child deixadas no Facebook oficial do mesmo há coisa de 12 horas. Vai mesmo assim em inglês porque vocês são todos pessoas bem informadas: "I wanted to share something with you all on the dawn of this new year. its not often enough that I share with you what is on my mind, or what is in my heart. or how much all of your love and support means to me. but tonight i want to share a small something. a token. a simple recording of a classic song, recorded over the holidays on my new piano : ). i hope you enjoy it. with love, pat". Para ouvir aqui em baixo.

"10 anos Bodyspace" The Astroboy & Old Jerusalem "You can find a will in me to stay"
· POR André Gomes · 02 Jan 2013 · 14:55 ·


Em 2012 prometemos dar um vídeo a cada um dos temas da compilação de celebração dos 10 anos desta casa que editamos com o selo da Optimus Discos - e de Henrique Amaro. Em 2013 começamos a cumprir a promessa. E começamos pelo fim, com o tema que The Astroboy e Old Jerusalem desenharam em conjunto, "You can find a will in me to stay". A realização é de Victor Santos (FilmesDaMente). Foi ele que nos contou o seguinte: "numa noite estava em casa e lá fora chovia imenso. Espreitei por uns instantes pela janela e de seguida dei por mim debaixo da chuva com uma câmara na mão. Não houve conceito. Apenas uma vontade arrebatadora de filmar a chuva".

Parceiros