Abril 2012
Peixe é fixe
· POR Paulo Cecílio · 30 Abr 2012 · 15:00 ·


Diz que os peixes têm memória curta. Assim são as canções de Miguel Nicolau e Nuno Oliveira, duo que lança hoje o seu disco homónimo de estreia, e fazem-no com um concerto no Musicbox juntamente com RA, compatriota no campo da música electrónica e na editora (a deliciosa Lovers, pois claro). Começa por volta das 23h e tem a entrada de 8€. Entretanto, podem encontrar as canções de Memória de Peixe no iTunes.
Burton Greene de regresso à parceria com o trio Open Field
· POR Nuno Catarino · 30 Abr 2012 · 12:40 ·

© Hélio Gomes

O pianista Burton Greene tem sido uma das grandes figuras da música livre, desde meados da década de 1960. Tendo gravado na mítica BYG Actuel (nos seus anos dourados), Greene passou recentemente pelo nosso país, tendo colaborado com o trio luso Open Field. O trio de João Camões (viola d'arco), Marcelo dos Reis (guitarra acústica) e José Miguel Pereira (contrabaixo) volta a encontrar-se com o histórico pianista para três concertos - em Lisboa, Coimbra e Cascais. Burton Greene vai aproveitar ainda para apresentar o seu novo disco a solo, Live at Kerrytown House, editado pela No Business Records (que já publicou os nossos RED Trio e o duo Sei Miguel/Pedro Gomes). Aqui fica a agenda da mini-digressão.

4 de Maio, 22h: Trem Azul, Lisboa
5 de Maio, 19h: Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
6 de Maio, 16h: Landart 2012, Cascais
Sonores 2012
· POR Alexandra João Martins · 30 Abr 2012 · 12:36 ·


Sonores é uma espécie de festival que conjuga rádio, músicas, performances e conferências. Realizado em Guimarães e organizado pela SOOPA, é mais um projecto da actual capital europeia da cultura. A decorrer desde 22 de abril, contou já com concertos de F.R.I.C.S., Ghuna X ou Faca Monstro, a título de exemplo, e com várias conferências e performances internacionais, desde a Bélgica, à Holanda, passando pelos Estados Unidos da América. Hoje estarão presentes na ASA os Mécanosphère que actuam pelas 22h. O ciclo termina a 12 de maio com um concerto do português Jonathan Saldanha & Outra Voz. Toda a programação será transmitida pela RADIO SONORES, 90.9 FM. Mais info no site oficial.
Yé-Yé em Guimarães
· POR Alexandra João Martins · 30 Abr 2012 · 11:01 ·


No dia 5 de maio, celebra-se na capital europeia da cultura de 2012, o espírito Yé-Yé e a contracultura dos anos 50 a 70 com cinema, teatro e concertos ao vivo. A Associação cultural vimaranense Ó da casa é responsável pela organização do evento que conta com a actuação dos Kings no telhado do Cineclube de Guimarães, com a exibição do "Meio Metro de Pedra" do Eduardo Morais, com a poesia teatral da XATA e ainda com uma performance d'"Os Ternos de Espadas". Animação de rua, comércio e restauração juntam-se ao evento a fim de evocar o rock passado.

London Calling
· POR Paulo Cecílio · 30 Abr 2012 · 10:47 ·


Sempre que digo que vão dominar o mundo ninguém acredita e pensam que estou a trollar. Olha aí a resposta: Pega Monstro + 100 Leio, no próximo sábado, em Londres e, o que é melhor, de borla. A toda a comunidade tuga que estiver por aí: É PARA MARCAR PRESENÇA. E os que por cá estiverem também podem ir, os bilhetes de avião até nem estão caros e podem aproveitar para um fim-de-semana diferente.

HELLO FOREIGN READERS. THE SLIME GIRLS AKA ONE OF THE BEST PORTUGUESE BANDS RIGHT NOW WILL BE IN LONDON NEXT SATURDAY. THEY ARE AWESOME AND IT'S FREE. BE THERE. IF YOU CAN.
A "Ritmo Cruzeiro" com o Cavalheiro
· POR Alexandra João Martins · 30 Abr 2012 · 10:41 ·


"Ritmo Cruzeiro" é o quarto EP do santo-tirsense Tiago Ferreira, mais conhecido por Cavalheiro. Editado pela barcelense Honeysound e produzido com a ajuda de João Moreira sucede a Cavalheiro (2009), Primeiro (2010) e a Farsas (2011). A gravação composta por apenas cinco músicas fala-nos de mar, de terra e de gente num tom melancólico mas ritmado. O disco é lançado hoje e podem fazer o download de todo o EP no bandcamp do projecto.

Dia Internacional do Jazz: várias iniciativas por todo o país
· POR Nuno Catarino · 30 Abr 2012 · 09:53 ·


Já aqui informámos que hoje, dia 30 de Abril, se celebra mundialmente o Dia Internacional do Jazz. Já aqui avançámos a programação do Hot Clube de Portugal, mas as celebrações em Portugal não se ficam por aqui.

Em Faro a Associação Grémio das Músicas promove um espectáculo com a Andalucia Big Band, sob a direcção de Zé Eduardo, com os convidados Maria João, Mário Laginha, Viviane, Paulo Gomes, Fátima Serro, João Frade e Fried Neuronium - concerto que terá lugar no Teatro das Figuras.

Em Lisboa o Centro Nacional de Cultura, no Chiado, promove pelas 18h uma conferência para debater "a essência do jazz, o seu desenvolvimento e também a forma como nos anos 20 foi recebido em Portugal e restante Europa".

Em Coimbra este dia internacional será celebrado em simultâneo com o 9º aniversário da constituição do JACC - Jazz ao Centro Clube. Neste dia será apresentada a programação da edição 2012 do festival Jazz ao Centro, além da inauguração da exposição de fotografia “10 anos de Encontros”, uma mesa-redonda dedicada ao tema “Jazz em Coimbra” e ainda concertos com combos da Escola Sítio de Sons e do Conservatório de Música de Coimbra (Big Band do CMC).
Da Capital do Rock para a Meca do Surf
· POR Hugo Rocha Pereira · 28 Abr 2012 · 18:27 ·


Se muitos consideram Barcelos a capital do rock português, pela profusão de bandas altamente recomendáveis por metro quadrado, a Ericeira é a Meca deste cantinho à beira-mar plantado no que às ondas diz respeito. No próximo dia 4 de Maio, os Glockenwise (ilustres barcelenses que em 2011 propagaram ondas sonoras electrizantes com Building Waves) descem até à vila onde o mar é mais azul para fazer a festa. O concerto está marcado para as 22 horas, na Boardriders Quiksilver, que assim abre a época de concertos às sextas. Como habitualmente, a entrada é livre. A banda adverte, no seu facebook: «Na próxima semana se alguém vir sangue no mar não se assustem, somos nós que fomos tentar surfar na Ericeira!». Irresponsáveis?!

Das ternas horas do passado restará um documentário
· POR Paulo Cecílio · 28 Abr 2012 · 17:53 ·


Fado Canibal é um documentário prestes a estrear e está, como se poderá perceber, relacionado com os míticos Mão Morta. Não com a banda no seu todo (seria necessária uma boxset de trinta DVDs, no mínimo), mas com a sua maior personalidade: Adolfo Luxúria Canibal, cantor, poeta, e figura máxima da música nacional, evidentemente. Com a realização de Timóteo Azevedo, produção de Pedro Ferreira e edição de Inês Delgado, este curto filme funciona como uma espécie de biografia, procurando caracterizar o homem por detrás do rosto (Adolfo Morais de Macedo é o mesmo que Adolfo Luxúria Canibal? Serão personalidades diferentes?), recorrendo às palavras do próprio, obtidas em conversas realizadas ao longo da última tour da banda bracarense. A estreia está prevista para dia 3 de Maio, no Auditório Ílidio Pinho na Universidade Católica Portuguesa do Porto - o que não deixa de lhe conferir uma salutar ironia, quando pensamos no discurso de ALC há uns anos, em Paredes de Coura... tem a duração de 25 minutos e é recomendado aos fãs da banda, mas não só; que ninguém duvide que isto se trata de serviço público.
Orelha Negra avança novo single que nos faz viajar no tempo
· POR Hugo Rocha Pereira · 27 Abr 2012 · 16:49 ·


Depois de ter dado a ouvir “A Luta”, Orelha Negra disponibiliza novo single para o segundo álbum, a lançar no próximo dia 21 de Maio. A música, intitulada “Throwback”, lança mais algumas pistas para o que podemos esperar do sucessor do aclamado disco de estreia; e já pode ser ouvida aí em baixo ou no soundcloud do super-grupo que congrega as inspirações de Francisco Rebelo, Sam The Kid, João Gomes, DJ Cruzfader e Fred Ferreira.

Compila ou Sempila, a Cafetra tem uma nova compilação
· POR Paulo Cecílio · 27 Abr 2012 · 12:19 ·


Acho que não existe nenhum transsexual no grupo da Cafetra, por isso ambas são válidas. Mas tirando as piadas estúpidas, a Cafetra tem uma nova compilação que saiu no Record Store Day (só me lembrei de escrever a notícia agora, PERDOEM-ME) e que podem sacar gratuitamente aqui. Conjunto de 19 canções onde podem encontrar coisas que já conheciam - Go Suck A Fuck, Kimo Ameba, Pega Monstro -, coisas que já conheciam mas não tinham ouvido ainda - as novas malhas do Éme, o Nick Drake português (VENHAM A MIM HATERS) -, e coisas que possivelmente não conheciam porque estão completamente à nora mas que eu conhecia porque sou melhor do que vocês, como Rabu Mastah ou Putas Bêbedas. Ou ainda essa canção gigante de Smiley Face que dá pelo nome de "Senhor Óscar". Até o Pedobear se riu. A dominar o mundo um passo de cada vez:

É hoje. Bodyspace apresenta: Walter Benjamin e NACO no Maus Hábitos
· POR André Gomes · 27 Abr 2012 · 11:54 ·


Em Abril a nossa agenda está bem cheia já mas achamos que podia haver espaço para mais alguma coisa: aproveitando o lançamento do disco de estreia de Walter Benjamin, a casa onde Luís Nunes e amigos escrevem canções com tendências tropicais (ouvir em The Imaginary Life of Rosemary and Me), achamos que seria boa ideia fazer toda a gente descer ou subir a Rua Passos Manuel e subir as escadas que dão acesso ao Maus Hábitos, no Porto, para celebrar um conjunto de canções com pés e cabeça-com-chapéu-de-palha. Quem também tem disco de estreia pronto a sair é NACO (que é como quem diz Nunca Acordo Como Ontem), o sobrenome que Miguel Ramos (membro, entre outros, dos Supernada) escolheu para se estrear a solo - mas muito bem acompanhado. Dois discos em estreia (ou perto disso), dois universos distintos numa mesma noite de canções. Acontece tudo no dia 27 de Abril a partir das 22:30 e a entrada custa cinco euros. Podendo, é ir.
Me gusta un nuevo festival
· POR Hugo Rocha Pereira · 27 Abr 2012 · 00:24 ·


Há uns dias atrás já por aqui se tinha anunciado que Erykah Badu vem a Portugal este ano. De acordo com o facebook da artista a actuação terá lugar em Cascais, no próximo dia 19 de Julho. Agora é a vez de Manu Chao anunciar no seu site oficial e também no seu facebook que 2012 é altura para regressar ao nosso país, também a Cascais no mês de Julho, mas no dia 22, para tocar no Cascais Music Festival. Daí a somar 1 mais 1 e deduzir que existe um novo festival de música a caminho vai um pequeno passo.

Porque o rap também é queer
· POR Bruno Silva · 26 Abr 2012 · 17:56 ·


Carregada de elogios por gente tão influente como o ?uestlove, a Azealia Banks ou o estilista Rick Owens, "Ima Read" é a primeira canção inequivocamente brilhante nascida no seio da cena de rap queer de Nova Iorque. Emergindo lentamente para fora do circuito de clubes vogue e encabeçada por nomes como Mykki Blanco, House of LaDosha ou Cakes da Killa, teve recentemente direito a um muito recomendável artigo na Pitchfork, numa altura em que o swag está cada vez menos refém de atitudes homofóbicas deploráveis. E embora tudo isto esteja ainda num plano mais idealmente interessante do que efectivamente grandioso, coisas como "Betty Rubble (I Got the Midas Touch)" de Mykki Blanco ou a - recentemente editada - mixtape do Le1f começam já a pavimentar o caminho para um futuro prenhe de pérolas, sobre as quais se eleva, para já, esta "Ima Read".

Lançada de modo gratuito através da Jeffres de Mad Decent, "Ima Read" amplifica o minimalismo da produção ao ponto de se cingir à tensão do baixo e da batida sem qualquer apetrecho melódico. A voz profunda do Zebra Katz - serei o único a lembrar-me do flow narcótico do Maxi Jazz dos Faithless? - a repetir continuamente "Ima read that bitch" como um mantra dialogante com a coolness sleazy da Njena Reddd Foxxx, a serem tudo aquilo que alimenta a malha sem nunca se desvincular do tom ameaçador que paira sobre isto. Uma desolação replicada de modo perfeito no vídeo da canção, numa simbiose retorcida de um sistema educacional que é afinal palco simbólico para uma batalha verbal tão abstracta no conteúdo como incisiva na forma. Como bónus, Ima Read vem também acompanhado de uma interessante "Hey Ladies" e de várias remixes, com destaque para a leitura house desviante de Mike Q e B. Ames e para a visão contida do kuduro mais espectral do J-Wow dos Buraka Som Sistema.

talkfest, o fórum real sobre os festivais
· POR Alexandra João Martins · 26 Abr 2012 · 12:38 ·


Entre os dias 7 e 10 de Maio vai decorrer em Lisboa a primeira edição do talkfest, o fórum temático, ao vivo e a cores, dedicado única e exclusivamente ao futuro dos festivais de música em Portugal. A iniciativa contará com várias actividades ao longo dos quatro dias como exposições, sessões de debate, conferências e, claro, concertos. Entre os oradores podemos encontrar Álvaro Covões, Luís Montez, Miguel Cadete ou ainda Fernando Alvim. Fomos falar com os principais responsáveis pelo projecto para melhor compreender o conceito e os objectivos, e tentar desvendar algumas surpresas.

Esta é a primeira edição do talkfest. Expliquem, para quem ainda não conhece, o conceito.

Pedro Quinteiro: O grande objetivo, ou a missão, do talkfest é promover o debate e reflexão sobre os diferentes festivais de música no nosso país e daqui extrair linhas orientadoras que guiem a forma de fazer e pensar os festivais a nível nacional.

Joana Gonçalves: O conceito talkfest reside na partilha de ideias e criação de sinergias entre todos os stakeholders da indústria dos festivais de música em Portugal.

Ricardo Bramão: Este ano, o tema central é o futuro dos festivais de música no nosso país. Para o ano, também já temos algumas ideias e temáticas pensadas… O talkfest também é evolução!

De onde e de quem surge essa ideia de criar este fórum ao vivo e a cores sobre os festivais de música em Portugal?

Joana: O talkfest nasceu de uma série de conversas, algumas mais sérias que outras, e da vontade de dar um contributo positivo ao universo dos festivais de música em Portugal.

Pedro: O Ricardo deu o mote, o primeiro acorde, e nós gostámos tanto que aceitámos juntar-nos a ele e embarcar no projeto.

Ricardo: De referir que a confiança entre nós os três é grande, uma vez que foi adquirida desde os tempos universitários e que nos permite organizar este evento, estando os três à distância fruto de outros projectos profissionais.

Quais vão ser os principais objectos de discussão?

Pedro: Esta questão não tem uma resposta simples! O tema central será, sem dúvida, o futuro dos festivais de música no nosso país. Ou seja, as discussões serão orientadas no sentido de se partir das experiências tidas até à data para a definição daquelas que serão as principais linhas orientadoras da evolução dos festivais de música. No dia 9 (conferência aberta ao público em geral - limitada ao número de lugares existentes), a discussão será em torno das razões que têm conduzido ao sucesso dos festivais de música em Portugal e qual o papel das bandas Portuguesas nestes eventos.

Joana: Já no dia 10 (conferência com entrada por convite, (apenas) para profissionais do sector), a “seriedade” e o “detalhe” das temáticas aumenta em virtude da tipologia escolhida e criada pelos oradores presentes. O primeiro painel inicia-se com uma discussão acerca das questões relacionadas com a segurança nos festivais de música. Daqui, desenrolam-se temas tão variados como o papel das marcas no naming dos festivais ou o impacto dos festivais no desenvolvimento das economias locais e nacionais. E claro, como não poderia deixar de ser a conferência terminará com chave de ouro com um painel dedicado à discussão do futuro dos festivais em Portugal.

A quem se dirigem as sessões de debate?

Ricardo: A todos os que de maneira mais ou menos ativa fazem dos festivais de música um modo de vida. Claro está que isto é muito abrangente. Por exemplo, ao criarmos um dia de conferência aberto ao grande público (dia 9), procuramos atingir não só os profissionais do sector (i.e. promotoras, sponsors, media, músicos/artistas, editoras, agentes), mas principalmente os jovens festivaleiros. Já no dia 10, (o caso muda de figura e) o foco principal vai para quem tem nos festivais de música uma parte substancial do seu negócio. Ou seja, a conferência do dia 10 será principalmente orientada para os profissionais do setor, com o intuito de promover sinergias e de oferecer a estes intervenientes um espaço de discussão exclusivamente sério dedicado aos festivais.

Joana: Conseguimos nesta primeira edição a presença de um painel fortíssimo de oradores, com moderadores que terão um papel de equilíbrio na sua participação e consequente interacção com o público.

Com que convidados podemos contar?

Ricardo: Nesta primeira edição do talkfest temos o prazer de ter na nossa lista de oradores algumas das figuras mais relevantes do universo festivaleiro a nível nacional. Ao longo dos dois dias de debates, passarão pelo auditório principal do ISEG os representantes de marcas e promotoras tão conhecidas como Álvaro Covões (Everything is New), Luís Montez (Música no Coração), Miguel Cadete (Expresso e revista BLITZ) ou Mafalda Torgal Ferreira (TMN). Na nossa lista de oradores, contamos ainda com a presença de figuras como Fernando Alvim (Antena 3), Letícia Pinheiro (Mega Hits) e Andreia Criner (Brands Go Live).

Haverá concertos? Alguma surpresa reservada?

Joana: Sim, temos vários concertos e surpresas agendadas. Os finais de tarde serão transferidos para o pátio do ISEG - no dia 9 contamos com os Cavaliers of Fun e Dj Del Toro. Já no dia 10, Melo D (com a banda Boa Vibe) e Dj Nesto G (no dia 10). Teremos ainda apresentações do evento nas Fnac’s (dia 2 de maio – V. Gama e dia 3 de maio – Colombo), idas a programas de TV e rádio, assim como uma festa de encerramento no Hard Rock Café. Temos ainda várias surpresas pensadas e preparadas e, por essa mesma razão, esperamos por todos no talkfest’12 para se deixarem surpreender!

Já têm planos para o futuro?

Ricardo: Pretendemos que o talkfest, como fórum de discussão credível, ganhe o seu espaço anual e evolua e melhore de ano para ano. Já estamos a trabalhar no talkfest’13 que terá lugar em Fevereiro (em virtude de uma agenda mais favorável dos intervenientes e para ser criado um maior hiato temporal entre o que é discutido e a época da maioria dos festivais), temos novas ideias para diferentes temáticas a abordar, vamos trazer um key speaker internacional que aporte valor com o que de melhor se faz lá fora, queremos aumentar a dimensão do evento e internacionalizá-lo. O talkfest’12 é apenas o princípio!

Quais os principais objectivos a alcançar?

Pedro: O grande objetivo, ou a missão, do talkfest é promover o debate e reflexão sobre os festivais de música no nosso país e daqui extrair linhas orientadoras que guiem a forma de fazer e pensar os festivais a nível nacional.

O talkfest é aberto ao público em geral?

Joana: Como já referimos o dia 9 é aberto ao público em geral e o dia 10 é fechado para profissionais do setor, sujeito a convite.
Os Can estão de volta? Não, mas podiam estar
· POR Paulo Cecílio · 26 Abr 2012 · 11:11 ·


Já lá vão mais de vinte anos desde que os alemães tocaram juntos pela última vez, e uma reunião da moda parece altamente improvável (para não dizer ignomínia), até porque Michael Karoli já não está entre nós. Mas os Can estão vivos e bem vivos. Comprovam-no a reedição do enorme Tago Mago no ano passado, comprová-lo-à The Lost Tapes, álbum triplo que junta faixas raras e nunca editadas. Sai pela Mute em Junho e, como a Internet é uma benção, já se pode ouvir duas malhas: "Millionenspiel" e "Deadly Doris".



Aloe Blacc e Oh Land vão ao Super Bock Super Rock
· POR André Gomes · 26 Abr 2012 · 10:36 ·


Acabam de nos chegar mais duas confirmações para o 18º Super Bock Super Rock, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de Julho, na Herdade do Cabeço da Flauta, junto à Praia do Meco, em Sesimbra. Trata-se de Aloe Blacc, que actua no dia 7 de Julho, no Palco Super Bock e de Oh Land, que se apresentam no Palco EDP a 6 de Julho.

Os nomes confirmados são: Incubus, Pete Doherty, Bloc Party, Hot Chip, Capitão Fausto, Friendly Fires, Lana Del Rey, The Rapture, Supernada, Skrillex, The Shins, Aloe Blacc, Azealia Banks, Alabama Shakes, Bat for Lashes, Battles, Tono, The Horrors, Wraygunn, Hanni El Khatib, Oh Land, Regina Spektor, St. Vincent, Little Dragon, Perfume Genius, Apparat Live Band, Flying Lotus (Live) e Dãm-Funk.

30 de Abril, Dia Internacional do Jazz
· POR Nuno Catarino · 25 Abr 2012 · 23:06 ·

Marta Hugon © Teresa Peixe


O dia 30 de Abril foi designado como o "Dia Internacional do Jazz". Esta efeméride, que foi anunciada por Herbie Hancock, embaixador da boa vontade da UNESCO, será celebrada pela primeira vez na próxima segunda-feira (atenção, véspera de feriado). Em todo o mundo estão a ser preparados vários eventos celebratórios e Portugal não é excepção. Um dos programas mais ambiciosos é aquele que é proposto pelo Hot Clube de Portugal, em Lisboa, que se associa à efeméride com um conjunto variado de iniciativas: concerto no jardim da Praça da Alegria por um grupo de alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, às 13h; entrada livre no clube, a partir das 16h30; concerto no Jardim do Hot Clube, com outro grupo da Escola de Jazz, às 17h; e conferência por Bernardo Moreira, na Sala de Exposições, às 18h30. A partir das 22h30 chega a parte mais interessante do programa, com dez projectos nacionais que actuarão pela noite fora.

22h30: Rui Caetano Trio
23h00: Mariana Norton
23h20: João Moreira / Pedro Moreira
23h40: Marta Hugon
00h00: The Mingus Project
00h20: No Project
00h40: Joana Machado
01h00: L.A. New Mainstream
01h20: Paula Oliveira
01h40 : Filipe Melo / Gonçalo Marques
Novo lançamento de Olive Troops SOS
· POR Nuno Catarino · 25 Abr 2012 · 23:03 ·


Os Olive Troops SOS - trio de Carlos Nascimento, Vítor Lopes e Bruno Silva - acabaram de passar pelo festival Rescaldo, numa actuação que teve lugar no passado dia 19 de Abril na Culturgest, em Lisboa. Este concerto serviu como momento de lançamento oficial da sua mais recente gravação, Atol, com numa edição limitada de 30 cópias numeradas em cassete, encontrando-se ainda disponível para download no bandcamp: olivetroopsos.bandcamp.com/releases. Este novo EP, cuja capa está ali em cima, inclui três temas, com uma duração de mais de vinte minutos. Como aperitivo deixamos aqui o vídeo/teaser para a primeira faixa, a homónima "Atol", realizado por Manuel Pereira a partir de imagens do filme Salomè de Carmelo Bene, de 1972.

Sensible Soccers editam em cassete
· POR Paulo Cecílio · 24 Abr 2012 · 14:57 ·


Não oferecem bolos, mas dão corpo físico ao James Rodríguez dos EPs de 2011. Os Sensible Soccers já têm disponível o seu EP de estreia em formato cassete, editado pela AMDISCS, e estarão igualmente presentes na compilação de 2012 dos Novos Talentos FNAC. Destaque ainda para os concertos futuros: 24/4 (Exponor), 27/4 (Torres Novas), 28/4 (Tomar), 7/5 (Coimbra) e 25/5 (São João da Madeira). Até Gabriel Alves gosta.

IndieLisboa arranca na próxima quinta-feira
· POR Nuno Catarino · 24 Abr 2012 · 14:18 ·


O IndieLisboa está quase a chegar. Já por aqui divulgámos atempadamente o programa de festas, mas agora que a data se aproxima é uma óptima altura para o relembrar. O festival arranca no dia 26 de Abril, cabendo a abertura oficial ao novo filme de Todd Solondz, Dark Horse. Pela obrigatória secção "IndieMusic" vão passar documentários sobre músicos e bandas como Andrew Bird, Sigur Rós, Neil Young, TV on the Radio, Little Richard, Mazgani, Adam Green e R. Stevie Moore, mas também possíveis cartografias de movimentos como o brega no Brasil e o punk em África. Como habitualmente, Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Londres serão as salas que irão acolher o festival. Complementando as exibições de filmes, o festival vai promover ainda várias apresentações de música ao vivo e dj sets, na secção "Indie By Night" - que este ano se desloca até aos bares do Cais do Sodré. O IndieLisboa encerra no dia 6 de Maio.
O Canal180 faz um ano, parabéns ao Canal180
· POR André Gomes · 24 Abr 2012 · 14:13 ·


Faz amanhã um ano que a televisão mudou em Portugal. Parece exagero mas não é. Desde então, a televisão portuguesa passou a contar com o canal melhor conhecido como "the first open source tv channel in the world" e nada foi igual. Orgulho nosso: até temos lá um programa com novos discos, videotecas, entre outras coisas. Não pode ser coincidência que o canal que revolucionou a televisão portuguesa cumpra o seu aniversário no dia 25 de Abril. Amanhã há festa. Acontece no número 252 da Rua da Restauração, no Porto, conta com concertos de Stereoboy (ali em baixo), PZ, Glauco, Tren Go! Sound System, Jorge Queijo + João Guimarães, estreias e projecções de programas e documentários 180. Pelo que ouvimos dizer é só aparecer.



Rufus também em Lisboa
· POR André Gomes · 24 Abr 2012 · 12:56 ·


Avança a Antena 3: no dia 7 de Junho, Rufus Wainwright, com novo disco debaixo do braço, sobe ao palco do Coliseu dos Recreios em Lisboa. Os bilhetes estarão à venda a partir desta tarde. Lembramos que no dia seguinte, Rufus Wainwright actua no Optimus Primavera Sound, no Porto. Em ambos os concertos, ouviremos em primeira mão as canções do novo Out of the Game.

:PAPERCUTZ, cry me a rivers
· POR André Gomes · 24 Abr 2012 · 11:49 ·


Novidades dos :PAPERCUTZ: já se pode ouvir o novo single "Rivers", um tema que faz parte de The Blur Between Us, o segundo álbum de estúdio da banda, que verá a luz do dia em Junho. O disco, sabemos agora, foi produzido por Chris Coady (Beach House, Yeah Yeah Yeahs, TV On The Radio) e por Bruno Miguel no mesmo estúdio onde os Pixies gravaram o clássico Doolittle.

Para ouvir aqui em baixo.



Mais um dia de EDP Paredes de Coura
· POR Alexandra João Martins · 24 Abr 2012 · 00:06 ·


O EDP Paredes de Coura tem este ano um dia extra, 17 de Agosto, contando agora com cinco dias de animação nas margens do rio Taboão. O festival que decorrerá desde dia 13 do mesmo mês conta já com algumas confirmações, entre as quais dEUS e Dry the River no dia 15, The Whitest Boy Alive no dia 16 e ainda os regressados portuenses Ornatos Violeta no último dia.

Já estão disponíveis para venda as entradas diárias para o festival que custam 25€ para dia 14 e 40€ para os restantes dias. Os passes gerais com acesso gratuito ao parque de campismo valem 80€.

Erykah Badu em Cascais
· POR André Gomes · 23 Abr 2012 · 23:17 ·


Erykah Badu acaba de criar evento no Facebook (se calhar não foi mesmo ela, mas uma agente ou isso) para um concerto seu em Portugal no próximo dia 19 de Julho. E todos sabem que o Facebook nunca se engana. Pouco mais se sabe acerca deste concerto excepto que será em Cascais. Sabe-se também que a cantora andará em digressão pela Europa nessa altura. A confirmar-se, virá a Portugal apresentar New Amerykah Part Two (Return of the Ankh), editado em 2010.

The Partisan Seed lança novo EP
· POR André Gomes · 23 Abr 2012 · 22:21 ·


Já anda por aí um EP sem título do barcelense The Partisan Seed, a casa de canções de Filipe Miranda, que tanto quanto se sabe antecipa o terceiro disco de originais de The Partisan Seed, que tem data de lançamento marcada para o dia 4 de Maio (diz-nos a sempre atenta Rock Rolla em Barcelos) e que se vai chamar SpiritWalking. Podem fazer download do disco no site do músico, onde também podem ver as datas de concertos para os próximos tempos. Há datas na Bélgica e tudo, vão lá checkar.
Optimus Clubbing regressa com Aloe Blacc
· POR André Gomes · 23 Abr 2012 · 22:12 ·


É já amanhã que o norte-americano Aloe Blacc apresenta o seu segundo disco no Optimus Clubbing da Casa da Música, que assim regressa no seu formato mais clássico depois de uma noite apenas com DJs. Mas não será uma apresentação qualquer: Aloe Blacc apresenta-se na Sala Suggia acompanhado apenas por um quinteto de cordas, liderado pelo violinista e compositor Miki. Deve ser bonito de ver. Mas há mais neste Clubbing. Confirmem tudo aqui em baixo. Mas confirmem só, uma vez que os bilhetes para amanhã já se encontram esgotados.

Suggia
23:45 - 00:30 Aloe Blacc & The Grand strings ft Miki
00:45 - 01:45 Funkalicious

Restaurante
01:00 - 03:00 DJ Marcos Tavares
03:00 - 05:00 Jazzanova DJ set by Alex Barck

Bares 1 e 2
23:00 - 02:00 DJ António Coutinho
Is Tropical no Musicbox
· POR Paulo Cecílio · 23 Abr 2012 · 18:05 ·


Na próxima sexta-feira o espaço lisboeta recebe a estreia por cá do trio londrino, na apresentação do seu primeiro álbum: Native To, conjunto de canções pop electrónicas com o selo da Kitsuné. Os bilhetes estão à venda e custam 10€ (12€ no próprio dia). A mesma noite reserva ainda actuações de Da Chick e Xinobi em formato DJ set. Esta é "The Greeks", discutivelmente a melhor canção dos britânicos:

Strange Boys have found us
· POR Paulo Cecílio · 23 Abr 2012 · 16:53 ·



É véspera de feriado, por isso não há desculpa; os Strange Boys regressam a Portugal, actuando amanhã no Musicbox, eles que lançaram Live Music no final do ano passado. Entre as canções rock que se poderão ouvir está esta "Me And You", para alegrar quaisquer corações que até lá se desloquem. Não só isso como ainda terão a companhia do Cafetriano (Cafetrano? Cafetrense?) 100 Leio e dos DJs da Príncipe (Marfox + Nervoso) em mais uma noite mensal da editora no espaço. Bilhetes a 10€ para o concerto e a 8€ para a farra que se seguirá.

O Ritz Clube está de volta
· POR Hugo Rocha Pereira · 23 Abr 2012 · 16:17 ·


O Ritz Clube, sito no nº 57 da Rua da Glória, esteve fechado durante doze anos. Boa parte dos leitores não terá, por isso, conhecido ainda este espaço por onde passaram incontáveis noctívagos e artistas desde o início do século passado. Mas a partir do próximo mês de Maio o clube lisboeta reabre as suas portas, de obras feitas e cara lavada, para ser palco de uma programação cultural transversal que pretende manter o seu legado histórico e, simultaneamente, abrir portas a novas experiências artísticas. O Ritz Clube sempre foi um local de boémia, e de acordo com Cláudia Duarte (porta-voz da gerência que pretende ressuscitar este espaço mítico) «será uma sala de concertos, performances, clubbing com artistas nacionais e internacionais»». A programação integral de Maio ainda não foi divulgada, mas já se sabe que Diabo na Cruz vão lá apresentar o seu Roque Popular no dia 23.
Indie.Frente Sound Fest estreia-se em São João da Madeira
· POR André Gomes · 23 Abr 2012 · 15:31 ·


A primeira edição do Indie.Frente Sound Fest, que acontece em Maio em São João da Madeira, já tem o seu cartaz fechado. os portugueses Birds Are Indie, Tren Go! Sound System e Sensible Soccers actuam no dia 25 de Maio, a norte-americana Erica Buettner (a residir em Portugal), o sueco Ras Rasmusson e a neozelandesa Flip Grater apresentam-se no dia 26 de Maio. Os bilhetes para o festival nos Paços da Cultura de São João da Madeira custam 10 euros (1 dia) e 15€ (dois dias).

É hoje: Bodyspace Apresenta: Abril, Passos Mil
· POR · 20 Abr 2012 · 10:08 ·

© Sofia Miranda

Era inevitável: mais tarde ou mais cedo tinha de acontecer. Em ano de celebração dos 10 anos da sua existência, o Bodyspace assenta arraiais no Passos Manuel (Porto) durante um fim-de-semana inteiro e apresenta Abril, Passos Mil, um evento para toda a família. Durante dois dias acontece tudo e mais alguma coisa: no dia 20 de Abril os Nice Weather For Ducks vão explicar porque é que são uma das sensações da nova música portuguesa e porque é que Quack tem andado nos bicos do mundo; RA, que é como quem diz Ricardo Remédio, vai continuar a mostrar as cores da sua electrónica e as suas explorações densas e complexas; Memória de Peixe, ou seja Miguel Nicolau e Nuno Oliveira, promete ser a explosão de loops e groove que conhecemos dos singles, dos vídeos e dos concertos ao vivo. No dia 21 de Abril, os Osso Vaidoso mostram o esqueleto das canções indomáveis de Animal, editado na Optimus Discos; Dreams apresenta o novo EP Dark Memories e abre a porta do seu disco de estreia; os Hipnótica vão esclarecer os mistérios da constante metamorfose e camuflagem num percurso fundamental para a música portuguesa. Os DJs Bodyspace, a convite nosso e do Passos Manuel, levam a festa até horas indecentes pela noite dentro. Bilhetes: quem quiser ir a um dos dias larga cinco euros: se quiserem ir aos dois deixam apenas mais três euros. Podendo, é ir.

20 de Abril | 22:00
Nice Weather For Ducks
RA
Memória de Peixe
DJs Bodyspace

21 de Abril | 22:00
Osso Vaidoso
Dreams
Hipnótica
DJs Bodyspace
Se os mares são só sete, há mais palco para pisar
· POR Hugo Rocha Pereira · 19 Abr 2012 · 22:49 ·


A Sétima Legião foi formada em 1982 e regressa na volta da maré. Para comemorar a passagem de três décadas sobre a fundação daquela que se viria a afirmar como uma das mais marcantes bandas de pop-rock nacional, a formação original prepara-se para voltar aos palcos. Pedro Oliveira, Rodrigo Leão, Nuno Cruz, Gabriel Gomes, Paulo Marinho, Ricardo Camacho, Paulo Abelho e Francisco Menezes prometem revisitar todos os clássicos – como o incontornável “Sete Mares”, que podem confirmar aí em baixo –, dando especial atenção aos três primeiros registos da sua discografia. O início da digressão é já no dia 29 de Abril, no Porto, Casa da Música, seguindo-se o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 4 de Maio, e o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 18 do mesmo mês, continuando até ao final do ano por vários pontos do país. Para lá das actuações ao vivo, no próximo dia 23 de Abril será reeditada a obra completa do grupo e ainda o CD+DVD "Memória: se o CD inclui os temas emblemáticos da Sétima Legião num alinhamento que percorre todos os seus discos de originais, o DVD inclui a gravação do concerto da Sétima Legião no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, no dia 29 de Dezembro de 1990, e ainda alguns extras.

Savanna editam EP
· POR Paulo Cecílio · 19 Abr 2012 · 15:20 ·


O rei Juan Carlos quase que deixou aqui um like, mas depois pensou melhor - não fosse ficar novamente mal visto. Contudo, as pessoas de bem podem fazê-lo à vontade porque os Savanna merecem, eles que acabam de editar um EP pela recente Pontiaq, disponível para escuta aqui. Aurora são sete faixas castiças para se ouvir de uma assentada e que contam com a presença especial de Da Chick e Moullinex. Em matéria de concertos, poderão encontrá-los na Pensão Amor, em Lisboa, no próximo dia 10, e no Maus Hábitos, no Porto, a 23, juntamente com os Tera Melos. Por agora, é picar.
1,000,000³
· POR Paulo Cecílio · 19 Abr 2012 · 14:52 ·


O Rock Rola Em Barcelos, um jornal de e para gente bonita que se debruça sobre as bandas bonitas da cidade bonita que é Barcelos, teve o privilégio de saber, primeiro que nós, três dos nomes que irão actuar na próxima edição do festival mais bonito. Anunciaram-nos hoje, e nós repetimos, caso ainda não saibam: Blues Pills, banda formada após o meltdown dos Radio Moscow há uns tempos, que contam com o ex-baixista e ex-baterista da banda em questão; os Gala Drop, que gravaram recentemente um óptimo disco com Ben Chasny, e ainda os ALTO!, porque o Milhões tem de dar espaço, naturalmente, às boas bandas da casa. Entre 20 e 22 de julho todos os caminhos lá irão dar, como aconteceu em 2010 e 2011. Estamos ansiosos, mas ainda contidos. Dêem-nos um tempinho e não tarda pulamos de alegria.
BODYQUIZ #49 | Filipe Ferreira / Horselaughter
· POR André Gomes · 19 Abr 2012 · 10:01 ·


Que disco tem rodado mais nos teus ouvidos ultimamente?
Ando num obsessivo e inexplicável regresso ao 69 love songs dos Magnetic Fields. Mas eu nunca fui propriamente conhecido por andar na crista da onda...

Vinil, CD, MP3 ou cozinha tradicional portuguesa?
O CD sempre foi a minha cena, mas qualquer uma das outras seria defensável.

Qual foi o último concerto que te deixou sem fôlego?
Low foi óptimo, por exemplo, mas estou a guardar o fôlego para o regresso dos meus muy estimados Yo La Tengo e mais uns quantos ilustres no Primavera Sound deste ano. Se depois ainda sobrar fôlego, provavelmente acaba no momento em que vir a Hope Sandoval entrar em palco.

Se fosse lei ouvir uma canção em loop para todo o sempre, qual gostarias que fosse?
"God only knows" dos Beach Boys - chega quase a ser quase isso em fases mais agudas.

O que te anda a tirar do sério ultimamente?
B Fachada, agora e sempre.

Qual é o teu novo projecto em mãos e o que é precisamos de saber acerca dele?
Estou a começar o segundo disco dos Horselaughter que é a segunda de três partes da história. vai demorar a fazer, o que não importa assim muito. e todas as pessoas que não gostaram do primeiro, provavelmente também não gostarão deste.

Qual é a melhor coisa que te podia acontecer neste momento?
Que tudo isto não fosse tão mau como parece que vai ser.

Que pergunta é que este Quiz não tem e devia ter?
Qualquer coisa sobre o meu irmão.
Process of Guilt um pouco por todo o lado
· POR Paulo Cecílio · 19 Abr 2012 · 00:49 ·


FÆMIN é o novo disco dos eborenses, que irão andar, pela mão da Amplificasom, em tour por esse país fora, iniciando a conquista via riff em Barroselas, no festival metálico, a 29, e depois viajando pelo continente: CAE de Portalegre (15/5), SHE em Évora (12/5), Estudantino em Viseu (1/6), Hard Club no Porto (12/6) e finalmente na ZdB, em Lisboa (16/6). O álbum é composto por cinco temas ainda mais pesados do que aquilo a que habituaram os ouvintes, daí que não haja senão interesse em saber o que resultará ao vivo.
Bomba-Canção e concertos diabólicos
· POR Hugo Rocha Pereira · 19 Abr 2012 · 00:47 ·


O sucessor de Virou! é editado já na próxima 2ª-feira, dia 23, e existem alguns factos que interessa anotar, além do excelente videoclip para “Bomba-Canção”, que podem ver e ouvir mais em baixo. Pois bem, B Fachada (que participou nas gravações de Roque Popular como convidado dadas as crescentes incompatibilidades de agenda) passa à condição de Diabo Honorário, sendo agora o núcleo da banda composto por Bernardo Barata, João Gil, João Pinheiro, Manuel Pinheiro, Márcio Silva e, claro, Jorge Cruz. Por fim, já se conhecem datas para a apresentação deste disco, que são as seguintes:

23 Abril: Castelo Branco, Semana Académica
24 Abril: Guimarães, CAE São Mamede, Capital Europeia da Cultura 2012
26 Abril: Viseu, Semana Académica
27 Abril: Porto, Hard Club
3 Maio: Leiria, Semana Académica
11 Maio: Ílhavo, Centro Cultural de Ílhavo
23 Junho: Praga, República Checa, Festival Lusófona

Mars Volta em Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 18 Abr 2012 · 17:01 ·


Para alguns a melhor banda do mundo, para outros um bocejo, para a maioria uma boa banda que os hipsters da Pitchfork detestam. Os Mars Volta regressam a Portugal no próximo 14 de junho para um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, quatro anos depois de um bom espectáculo em Paredes de Coura. Na bagagem trarão Noctourniquet, o mais recente disco de originais, que surge a meio de uma esperada e aclamada reunião dos At The Drive-In, e ajuda assim ao interesse; será que os Mars Volta ainda valem a pena? Vamos acreditar que sim, Bilhetes a 30€, à venda a partir de amanhã.
Michael Hurley, hoje
· POR Paulo Cecílio · 18 Abr 2012 · 16:56 ·


Em concerto organizado pela Filho Único no prestes a ser mítico sótão do Kolovrat em Lisboa, Michael Hurley, singer-songwriter que inspirou nomes como Bill Callahan ou Cat Power, apresenta-se hoje por volta das 22h, com entradas a 8€. Não edita discos desde 2010, mas tem muitas e boas canções para nos dar, como "Werewolf", clássico que aqui deixamos. E citamos o PR: Morrer gostando de música sem um dia nunca se ter visto Hurley a uivar para a lua é triste demais. Nesse caso sejamos felizes.

Motion Trio com Jeb Bishop pelo país fora
· POR André Gomes · 18 Abr 2012 · 14:43 ·


Começa já hoje a digressão de lançamento do segundo álbum dos Motion Trio, desta vez com o convidado Jeb Bishop, natural de Chicago e considerado por muitos um dos melhores trombonistas do jazz actual. A digressão arranca hoje no Teatro Viriato, Viseu, segue para o Teatro Municipal da Guarda no dia seguinte e para o Salão Brazil, em Coimbra, no seguinte a esse. No dia 24 há concerto no Be Jazz Cafe, no Barreiro, e no dia 26 no Hot Clube, em Lisboa.
Destroyer em Lisboa lá para Julho
· POR André Gomes · 18 Abr 2012 · 14:36 ·


O Musicbox, cujo trabalho nos últimos anos merece ser constantemente elogiado, acaba de anunciar que no dia 17 de Julho o canadiano Dan Bejar e os seus Destroyer sobem ao palco da sala lisboeta para um concerto há muito esperado em Portugal. Não são conhecidos muito mais detalhes (e não é de prever que haja uma data em qualquer outro ponto do país), mas podem ir já assobiando canções como esta nas vossas cabeças.

Novo single de Hot Chip
· POR André Gomes · 18 Abr 2012 · 12:38 ·


Antes era "Over and over, and over, and over, and over", agora é "Night and day". O novo single dos Hot Chip já anda aí, chama-se precisamente "Night And Day" e pode ser ouvido ali em baixo nas nuvens. Para ficar nas nuvens ou mexer um bocado as ancas, a decisão é inteiramente vossa.

Novo álbum de Swans sai em agosto
· POR Tiago Dias · 18 Abr 2012 · 02:00 ·


Terminadas as gravações do segundo álbum de Swans em fase pós-reunião, Michael Gira não se fez rogado durante o seu concerto a solo no Roadburn em Tilburg, na Holanda, e revelou que foi Agosto o mês escolhido para o lançamento do registo que já tem o título de The Seer. Depois de My Father Will Guide Me Up a Rope to the Sky e do ao vivo We Rose From Your Bed With the Sun in Our Head chega no Verão o novo material da banda de Gira, que, por sinal, vai estar por Portugal sozinho em dois concertos, a 30 e 31 de maio, em Lisboa na ZDB e em Guimarães no Centro Cultural Vila Flor, respectivamente.
Record Store Day em Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 17 Abr 2012 · 23:00 ·


A capital também merece uma tarde bem passada. Daí que a Flur, a melhor loja de discos de Santa Apolónia, se junte à festa do Record Store Day com promoções e concertos junto ao rio; entre as coisas que farão muitos de nós querer (ou mesmo ir) lá dar um pulo contam-se o lançamento da compilação Lisbon Bass, que poderão espreitar desde já aqui, e concertos de Tó Trips - que promete tocar temas novos - e da Cafetra, num animado showcase que vai contar com 100 Leio, Éme, Go Suck A Fuck, Pega Monstro e Smiley Face. Entre as 15h e as 20h há festão garantido.
Aqui está a programação do Jazz em Agosto 2012
· POR Nuno Catarino · 17 Abr 2012 · 22:57 ·

Sunny Murray © Tom Beetz

Foi hoje apresentada a programação do Jazz em Agosto 2012. O festival da Gulbenkian irá decorrer entre os dias 3 e 12 de Agosto e vai mostrar um conjunto de propostas representativas do jazz mais criativo da actualidade. O primeiro fim-de-semana de festival promete muito: arranca no dia 3 com a actuação do lendário baterista Sunny Murray, que estará acompanhado por dois ingleses de topo, Tony Bevan e John Edwards; no dia 4 chega o jazz-rock do quinteto inglês Led Bib; no dia 5 actua um histórico duo de históricos: Misha Mengelberg e Evan Parker. Este ano o festival volta ao Teatro do Bairro, de terça até quinta-feira, apresentando aí os concertos de Nuova Camerata (quinteto que integra Carlos Zíngaro e Pedro Carneiro), trioVD e Das Kapital (que irão tocar composições de Hanns Eisler) - após cada concerto há ainda actuações dos DJs unDJMMMNNNRRRG, eRikm e DJ Sniff. O segundo fim-de-semana de concertos na Gulbenkian volta a ser imperdível: Matthew Shipp Trio no dia 10; duo Marilyn Crispell & Gerry Hemingway dia 11; e o festival encerra no dia 12 com o Chicago Sextet de Ingebrigt Håker Flaten. Além dos concertos, o programa inclui ainda a projecção de quatro filmes (Soldier of the Road: A portrait of Peter Brötzmann, Sunny´s Time Now, Inside Out in the Open e City of the Wind) e uma conferência pelo crítico Brian Morton.
Novo single de avanço dos Beach House
· POR Alexandra João Martins · 17 Abr 2012 · 22:55 ·


Tem o nome daquela cor que ninguém sabe muito bem qual é. Não é azul Porto, nem azul petróleo, nem azul-bébé. Ah! Nem turquesa. É "Lazuli", segundo single conhecido do próximo disco (depois de “Myth”), e converge glória, sonhos e magnificência num diamante em bruto. A pop consistente dos Beach House ganha nova forma no próximo dia 15 de Maio com o lançamento do quarto disco da banda, Bloom.

gRAtuitamente
· POR Paulo Cecílio · 17 Abr 2012 · 14:40 ·


Não só podem continuar a ler a entrevista feita a Ricardo Remédio pela Alexandra João Martins, uma das nossas novas grandes, como podem sacar o EP Rancor gratuitamente no site da Lovers & Lollypops, em jeito de antecipação para o concerto que o próprio irá dar no próximo dia 20, no Festival Abril, Passos Mil, antes de datas na capital (30) e em Barroselas. Tem o selo de aprovação deles e o nosso.
Perfume Genius, Hanni El Khatib e Tono no Super Bock Super Rock
· POR André Gomes · 17 Abr 2012 · 10:56 ·


Há novas confirmações para o Super Bock Super Rock. Dois regressos - Perfume Genius no dia 7 de Julho e Hanni El Khatib no dia 6 de Julho - e uma estreia - os brasileiros Tono no dia 5 de Julho. Não deve faltar muito para conhecermos na totalidade os nomes apontados para actuar na Herdade do Cabeço da Flauta em Julho.

Lembramos os nomes já confirmados: Alabama Shakes, Apparat Live Band, Azealia Banks, Bat For Lashes, Battles, Bloc Party, Capitão Fausto, Dâm-Funk, Flying Lotus (live), Friendly Fires, Hanni El Khatib, Hot Chip, Incubus, Lana Del Rey, Little Dragon, Perfume Genius, Pete Doherty, Regina Spektor, Skrillex, St. Vincent, Supernada, The Horrors, The Rapture, The Shins, Tono, Wraygunn.

Record Store Day no Porto
· POR Alexandra João Martins · 17 Abr 2012 · 10:35 ·


Como já tem vindo a ser costume, a CDGO no Porto vai voltar a festejar o Record Store Day com concertos gratuitos e promoções. O evento que no ano passado trouxe nomes como Long Way to Alaska ou Botswana volta a realizar-se já no dia 21 de Abril com blac koyote, Evols, We Trust, Keso, Memória de Peixe e Ghuna X a marcarem presença na loja de discos da baixa portuense. Além disso os CDs, DVDs, vinis e o merchandising vão ter 20% de desconto, sendo que o preço dos livros vai ser descontado em 10%. Antes de lá irem podem ainda participar num passatempo cujo prémio é um pack de discos dos artistas que vão actuar.

O after-party é já no Tendinha Indiscreta com Edu & I Am Sam Dj Set.

Novos lançamentos C&T
· POR Paulo Cecílio · 17 Abr 2012 · 00:51 ·


São de hoje e já estão disponíveis para escuta; falamos dos dois novos lançamentos da Cakes & Tapes, colocados no Bandcamp da editora. Começamos por Neighbours, novo EP dos norte-americanos The Brilliant Beast (na foto), power pop com ruído q.b. para dançar. Este é o vídeo para "Holding Pattern":



De seguida, mini-disco do italiano Nicola Donà, que vai pelo nome de Horrible Present: 54, I Love You But It´s Time To Get Off pode ser um título igualmente horrível, mas as canções, pop psicadélica com filtro indie, valem por si. "The Girl Who Found The World":



Ambos disponíveis para audição gratuita, como costumeiro.
Barroselas volta a arder
· POR Paulo Cecílio · 17 Abr 2012 · 00:48 ·


Já por aqui se disse que Barroselas é a resposta imediata à juventude que pede estupidamente por "dias de metal" em festivais menos dados ao peso. Vamos lá esclarecer: é o melhor festival nacional do género e até nem fica longe (quem gasta dinheiro para ir até outros locais lisboetas ver uma única banda que até já morreu para a cena pode perfeitamente ir ao Minho). Este ano, a vontade de marcar presença será ainda maior; entre 26 e 30 de Abril Barroselas terá o privilégio de receber concertos de duas das bandas mais importantes dos seus respectivos géneros - os Immortal e os Candlemass, no black e no doom respectivamente, para além de outros valores como Hirax, Hypocrisy e Whiplash, bem como os bem portugueses Holocausto Canibal e Corpus Christii, para além de palcos destinados a outros géneros arraçados do metal mais igualmente pesados e que terá actuações de gente bonita como os Equations, ALTO!, Riding Pânico e Aspen. Os bilhetes estão à venda entre 35€ e 38€ (diários) e 85€ (passes de cinco dias). A 15ª edição do festival está quase aí e promete.
Duas noites em Barcelona com Portishead
· POR Alexandra João Martins · 17 Abr 2012 · 00:47 ·


Já estão à venda os bilhetes para as duas datas em que os Portishead vão actuar em Barcelona, únicas em Espanha. Os concertos propriamente ditos acontecem nos dias 22 e 23 de Junho no Poble Espanyol e seguem, nos dois dias, para a sala Razzmatazz, num conceito com contornos ainda a revelar. A banda da já clássica “Roads” lançou o seu terceiro e último álbum Third em 2008 e tocou em Portugal no ano passado no festival Super Bock Super Rock. A compra antecipada das entradas para este concerto custa 58€ para um concerto e 95€ para os dois dias.

O Rescaldo e a Shhpuma dos dias
· POR Nuno Catarino · 14 Abr 2012 · 21:26 ·


Numa co-produção entre a Culturgest e a Trem Azul, a edição 2012 do festival Rescaldo divide-se entre estes dois espaços. O festival arranca na Trem Azul, dia 17, com o lançamento do livro Bestiário Ilustrissímo do grande Rui Eduardo Paes. Os concertos arrancam no dia seguinte, na Culturgest: Feltro e Calhau (dia 18); Tó Trips e Olive Troops SOS (dia 19); e João Alegria Pécurto e Carlos Bica & Norberto Lobo (dia 20). O festival encerra no dia 21, de regresso à Trem Azul, com os concertos de Cangarra e do improvável quarteto Guilherme Canhão / Pedro Sousa / Rui Nogueiro / Gabriel Ferrandini e o DJ set de Bobby Brown & Quincy. Entretanto, e ainda no âmbito do Rescaldo, acaba de ser lançada a mais jovem editora nacional: a Shhpuma Records funciona como subsidiária da (magnífica) editora Clean Feed e propõe "a tarefa de catalogar todo um mundo de música criativa para além do jazz". As duas primeiras edições do selo Shhpuma são o disco de estreia dos Pão (título homónimo do trio de Travassos, Tiago Sousa e Pedro Sousa) e o novo álbum de Filipe Felizardo (Guitar Soli for the Moa and the Frog).
Novo disco de La La La Ressonance para ouvir na íntegra
· POR André Gomes · 14 Abr 2012 · 21:20 ·


Já tínhamos adiantado um dos temas do novo disco dos La La La Ressonance, Faust, com selo da PAD, um disco que chegou "depois de um ano de composição com The Astroboy, um mês de gravação com o José Arantes, uma semana de mistura e produção com o Paulo Miranda no AMP studio, uns dias na mão do Roger Seibel no SAE Mastering". Agora a banda de Barcelos disponibilizou todo o disco para audição gratuita no Bandcamp. Podem ouvi-lo clicando no play aqui em baixo.

Gira-Discos na Matéria-prima: venda e troca de vinil no Porto
· POR André Gomes · 13 Abr 2012 · 11:56 ·


"O que é que acontece aos discos que deixamos de gostar? Para onde vão? Haverá um céu para discos que estão mortos para nós? Ou vão todos para um disco-inferno?" A pergunta é da organização do Gira-Discos, espécie de feira de troca e venda de vinil que acontece já amanhã, das 15h às 20h, na Picaria 84, na Matéria Prima, Porto. A ideia surgiu entre Nelson Gomes (hang_the_dj) e Paulo Vinhas, dono da loja de discos da Rua da Picaria. Parece um bom programa para o fim-de-semana.
Bodyspace apresenta: Walter Benjamin e NACO no Maus Hábitos
· POR André Gomes · 13 Abr 2012 · 00:04 ·


Em Abril a nossa agenda está bem cheia já mas achamos que podia haver espaço para mais alguma coisa: aproveitando o lançamento do disco de estreia de Walter Benjamin, a casa onde Luís Nunes e amigos escrevem canções com tendências tropicais (ouvir em The Imaginary Life of Rosemary and Me), achamos que seria boa ideia fazer toda a gente descer ou subir a Rua Passos Manuel e subir as escadas que dão acesso ao Maus Hábitos, no Porto, para celebrar um conjunto de canções com pés e cabeça-com-chapéu-de-palha. Quem também tem disco de estreia pronto a sair é NACO (que é como quem diz Nunca Acordo Como Ontem), o sobrenome que Miguel Ramos (membro, entre outros, dos Supernada) escolheu para se estrear a solo - mas muito bem acompanhado. Dois discos em estreia (ou perto disso), dois universos distintos numa mesma noite de canções. Acontece tudo no dia 27 de Abril a partir das 22:30 e a entrada custa cinco euros. Podendo, é ir.
Novo vídeo de tUnE-yArDs
· POR Alexandra João Martins · 12 Abr 2012 · 23:52 ·


O segundo e mais recente videoclip do álbum w h o k i l l dos tUnE-yArDs já está no ar. Realizado por Mimi Cave, a música “My Country” faz-se acompanhar ao longo de cerca de quatro minutos de uma mistela explosiva de tons e sons. Crianças pintadas e aparentemente ingénuas cantam a pulmões cheios um patriotismo, por vezes, sarcástico. Pelo meio, o pulsar visual de um coração e uma série de movimentos um tanto ou quanto animalescos, no mínimo, vibrantes. The kids (of Brightworks and San Francisco Rock Project) are allright.

A Feromona convida
· POR Hugo Rocha Pereira · 12 Abr 2012 · 23:49 ·

Feromona

A Feromona (dos manos Diego e Marco Armés, Bernardo Barata e João Gil) acabou de gravar três músicas novas. E no próximo domingo, dia 15 de Abril, vai realizar um showcase gratuito no Bacalhoeiro (Rua dos Bacalhoeiros, nº 28, em Lisboa) durante o qual será filmado um novo teledisco, precisamente para um destes temas inéditos. E os amigos e fãs da banda estão convidados para aparecer (no showcase e no teledisco) um pouco antes das 18 horas, encher a casa e fazer a festa. Quem quiser pode aqui o evento e confirmar presença para grupodepressão@gmail.com.

A Jigsaw com novo videoclip
· POR Hugo Rocha Pereira · 12 Abr 2012 · 23:47 ·

© Sofia Silva

Os conimbricenses A Jigsaw têm um novo videoclip para “No More”, uma das músicas do seu último disco, Drunken Sailors & Happy Pirates, editado em 2011. A realização é de Sofia Silva, responsável também pela fotografia que podem ver aí em cima. O teledisco não tem marinheiros embriagados nem piratas felizes. Conta antes uma história com bonecos de pano, que constroem algo bastante terreno no campo dos sonhos.

BODYQUIZ #48 | Nuno Rodrigues / The Glockenwise
· POR André Gomes · 12 Abr 2012 · 23:24 ·


Que disco tem rodado mais nos teus ouvidos ultimamente?
Por estes lados tem tocado muito o Titans, desses discípulos da Taina barcelenses.

Vinil, CD, MP3 ou cozinha tradicional portuguesa?
Brutal mesmo era uma sarrabulhada em cima de um prato de vinil.

Qual foi o último concerto que te deixou sem fôlego?
Crystal Antlers em Utrecht. É impossível não ficar absolutamente rendido a estes manos.

Se fosse lei ouvir uma canção em loop para todo o sempre, qual gostarias que fosse?
“TOTAL ECLIPSE OF THE HEART”. Ou então “Emoções” do Rei Roberto Carlos.

O que te anda a tirar do sério ultimamente?
Estas promessas de bom tempo, totalmente arruinadas por períodos de chuva e frio. Isso e ainda não saber mais nomes para o Milhões...

Qual é o teu novo projecto em mãos e o que é precisamos de saber acerca dele?
Arranjar um espaço para ensaiar. A sério, é só isso.

Qual é a melhor coisa que te podia acontecer neste momento?
Ter TODAS as datas da tour europeia marcadas, sem stress e com garantia de cama e comida na mesa. E arranjar um espaço para ensaiar.

Que pergunta é que este Quiz não tem e devia ter?
Qual é coisa, qual é ela, que põe o mundo a dançar, tem notas e não é dinheiro?
BODYQUIZ #47 | André Covas / peixe:avião
· POR André Gomes · 12 Abr 2012 · 01:53 ·


Que disco tem rodado mais nos teus ouvidos ultimamente?
Ekstasis, da Julia Holter, mas enquanto estava a escrever isto comecei a ouvir Black is Beautiful de Dean Blunt e Inga Copeland, aqui, e acho que se vai aguentar nos meus ouvidos durante uns tempos.

Vinil, CD, MP3 ou cozinha tradicional portuguesa?
O que vier primeiro do Megaupload.

Qual foi o último concerto que te deixou sem fôlego?
O Alva Noto, no Semibreve, esteve a 2dB de me causar mazelas para a vida.

Se fosse lei ouvir uma canção em loop para todo o sempre, qual gostarias que fosse?
A maior que me vem à memória é a “7 Skies H3”, dos Flaming Lips, que tem 24 horas de duração. Provavelmente seria essa, ainda que passado um mês já estivesse a bater com a cabeça na parede. Se baixar o volume muito muito tenho esperança que fique a parecer um drone à Brian Eno

O que te anda a tirar do sério ultimamente?
Nestes dias gostei de ler o último texto humorístico do José António Saraiva. O tipo tem mesmo piada e tira-me do sério ler as respostas de escárnio que têm aparecido nas redes sociais e nalguma imprensa, que levam a sério e tentam refutar as palavras dele. Era só uma piada, gente!

Qual é o teu novo projecto em mãos e o que é precisamos de saber acerca dele?
Temos estado a trabalhar no próximo disco de peixe:avião, que sairá ainda este ano, se tudo correr bem (e que vai ser incrível!!).

Qual é a melhor coisa que te podia acontecer neste momento?
Dizerem-me, na empresa, que posso trabalhar remotamente e ir almoçar com a minha namorada para uma praia solarenga.

Que pergunta é que este Quiz não tem e devia ter?
Preferias, até ao final da tua vida, só comer rissóis de camarão com salada de alface e tomate ou só poder ouvir Shania Twain?
Walter Benjamin por Lisboa
· POR Paulo Cecílio · 12 Abr 2012 · 01:47 ·


Ainda agora falámos dele e já temos concerto a anunciar: no próximo dia 19, Walter Benjamin, na companhia do duo samba Domingo No Quarto, irá estar pelo Largo de Santos, mais concretamente no bar do teatro A Barraca, num concerto que marca o regresso ao espaço das sessões They´re Heading West. Os concertos começam pelas 23h e têm o preço módico de 4 euros.
Diabo na Cruz à espreita
· POR Hugo Rocha Pereira · 12 Abr 2012 · 01:45 ·


A super-banda de Barata, Pinheiro, Fachada, Gil e Cruz vai lançar o seu segundo disco no próximo dia 23. Já ouvimos e podemos garantir que a imagem da capa, que podem ver aí em baixo, faz jus ao conteúdo do sucessor de Virou!: é Música Moderna Popular Portuguesa, lavrando as nossas raízes com energia punk rocker. E o Hard Club, no Porto, será o palco do primeiro concerto de apresentação de Roque Popular, a 27 de Abril, com bilhetes a € 12,00. Enquanto o álbum não chega às lojas, pode abrir-se o apetite com o single “Sete Preces”.

Monja Mihara
· POR Paulo Cecílio · 12 Abr 2012 · 01:43 ·


Não é nenhuma nova singer-songwriter do Tibete, mas sim o título do novo disco de Azevedo Silva. Nós já o ouvimos e estamos quase, quase a dizer-vos o que achamos; até lá, fiquem com este bonito teaser. O lançamento está marcado para o dia 15 de maio, já há um concerto confirmado - no Capricho Setubalense, no próximo 28 pelas dez da noite - e terá a co-edição da ABSURDO., estreante nestas andanças da edição de discos, e da Pentagon Recordings. Fado indie sem dias de sol:

Novo vídeo de Lambchop
· POR André Gomes · 11 Abr 2012 · 23:42 ·


Os Lambchop têm um novo disco - chama-se Mr. M e arrisca-se, como sempre que Kurt Wagner e companhia lançam um álbum, a ser um dos melhores do ano quando chegar à altura de fazer essas contas - e têm um segundo vídeo, depois do realizado para "Gone Tomorrow". O vídeo oficial de "2B2", realizado por Zack Spiger, mostra imagens ao vivo da digressão europeia durante a Primavera de 2012. Resta suspirar pelo regresso dos Lambchop aos palcos portugueses.

Hipnótica têm novo vídeo e novas datas ao vivo
· POR André Gomes · 11 Abr 2012 · 23:32 ·


Os Hipnótica vão andar pela estrada em Abril para uma mini tour que passa no dia 19 de Abril pelo Clube Ferroviário, em Lisboa, a 21 de Abril no Passos Manuel, Porto (no mini-festival que preparamos como uma das formas de celebrar o 10º anoversário em 2012), a 27 de Abril na Galeria do Desassossego, em Beja, e no dia seguinte na Sociedade Harmonia Eborense, em Évora. Mas antes disso, os Hipnótica acabam de disponibilizar o vídeo para uma das canções de Twelve-Wired Birds of Paradise, mais precisamente "Fur". Para ver em baixo.

Blues Control + Laraaji em Lisboa e Guimarães
· POR Paulo Cecílio · 11 Abr 2012 · 14:47 ·


Quase como um encontro fortuito entre uma máquina de costura e um guarda-chuva numa mesa de dissecção, os Blues Control e Laraaji juntaram-se no ano passado para a edição de um disco pela nova-iorquina RVNG, à semelhança da experiência que tiveram, por exemplo, Sun Araw e The Congos. O resultado está aí à vista, no link que deixamos para o Soundcloud, ou - melhor - conferido ao vivo amanhã, no Kolovrat 79, em Lisboa, pela mão da Filho Único (22h, bilhetes a 7€), ou em Guimarães, no CCVF, no dia 14 (0h00), 4€. Esta é "Freeflow":

Os Corsage despedem-se da Europa
· POR André Gomes · 11 Abr 2012 · 10:47 ·


Ah, um tema tão actual: a despedida da Europa tal como a conhecemos. Tudo isto visto por uma banda portuguesa. Chegou-nos à redacção o vídeo oficial de "Adeus Europa", o primeiro single de Música Bipolar Portuguesa, o novo disco dos Corsage. O vídeo, esse, foi realizado por João Relego e Sérgio Mendes Oliveira. Sem fundos europeus, entenda-se.

O jazz híbrido do Hadouk Trio vai ao CCB
· POR Nuno Catarino · 11 Abr 2012 · 10:23 ·


Há mais de uma década que o francês Hadouk Trio vem desenvolvendo um jazz fusionado com world music, num trajecto originalíssimo. O trio de Didier Malherbe, Loy Ehrlich e Steve Shehan apresenta-se agora ao vivo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no próximo dia 20 de Abril. Na bagagem o trio traz a sua mais recente edição, Air Hadouk, que reflecte a habitual mestiçagem criativa "world jazz". Os preços para este concerto, que terá lugar no Pequeno Auditório (Sala Eduardo Prado Coelho), variam entre os 13,33€ (laterais) e os 15,99€ (plateia).
O som das sombras de Henrique Portovedo
· POR Nuno Catarino · 11 Abr 2012 · 09:44 ·


O nome poderá soar ainda desconhecido, mas Henrique Portovedo é um saxofonista envolvido em múltiplos projectos. A sua mais recente empreitada designa-se Sound of Shadows e enquadra-se, nas palavras do autor, "na área do intermedia e sonic art". Sound of Shadows foi lançado via digital no início de Fevereiro, tendo sido apresentado há algumas semanas atrás em Edimburgo. Este projecto foi recentemente seleccionado para o World Saxophone Congress, a realizar em St. Andrews, na Escócia, entre 10 e 15 de Julho - nessa altura será apresentado o DVD deste projecto. Além deste, Portovedo encontra-se a desenvolver outros projectos, já em fase de gravação e a editar até Julho: Imaginary (obras para saxofone solo de compositores portugueses), Litany (obras para saxofones soprano e piano de compositores britânicos) e I'm not seated in a room (obras para augmented instruments e electrón). O som sombrio de Portovedo pode ser escutado aqui:

Laurie Anderson em Portugal, do Minho ao Ribatejo
· POR Hugo Rocha Pereira · 11 Abr 2012 · 00:49 ·


Em Maio a norte-americana Laurie Anderson (ousada, criativa e pioneira são apenas alguns dos adjectivos que traz como segunda pele) vai andar por Portugal numa mini-tour composta por cinco datas em que apresentará o seu novo trabalho, Dirtday!, em espetáculos com recurso a tecnologias inovadoras e multimédia. Não é de Norte a Sul, mas quase. A esposa de Lou Reed vai passar por Guimarães, Coimbra, Aveiro, Torres Vedras e Torres Novas. Começa a 22 na Capital Europeia da Cultura e termina a passagem pelo rectângulo em Torres Novas, no dia 26.



O calendário completo é o seguinte:
22 de Maio: Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
23 de Maio: Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
24 de Maio: Teatro Aveirense, Aveiro
25 de Maio: Teatro-Cine de Torres Vedras, Torres Vedras
26 de Maio: Teatro Virgínia, Torres Novas
O terror fixe na ZDB
· POR Bruno Silva · 10 Abr 2012 · 22:27 ·


Uma das bandas mais importantes nascidas em solo americano na última década, os Wolf Eyes têm a sua extrema importância assegurada não só enquanto unidade - até porque têm estado silenciosos ao longo destes últimos três anos-, mas também no desdobramento de projectos dos seus membros. Nate Young é, por isso mesmo, um daqueles nomes fundamentais para a compreensão desse fértil subterrâneo. Depois de uma visita - algo discreta, mas memorável para os presentes - à Faculdade de Belas Artes em Lisboa na companhia do comparsa Aaron Dilloway em 2009, Young regressa agora à cidade na próxima sexta-feira - dia 13 - pela mão da ZDB, já com a brilhante série Regression em curso. Munido de loops, batidas vindas do poço e voz, Young recria atmosferas de terror que, ao invés de se fazerem passar por atentados viscerais de opressão, fazem da sugestão do medo uma via para a catarse. Agarrar a tensão para fazer dela a essência dos sons que se vão escapulindo. Antes dele, teremos em palco a Tropa Macaca - duo de André Abel e Joana da Conceição. Banda que vem caminhando com segurança no domínio do singular, e com provas mais do que dadas no campo da abstracção harmónica e rítmica, cujos passos têm vindo a ser trilhados com fascinante poder especulativo - pela sua obstinação em evitar o óbvio. Noite dedicada ao pensamento livre e à não-forma naquilo que tem de mais vital. A começar pelas 23 horas e com bilhetes a 8 euros.

O festival para esquecer tudo o que passou e passará
· POR Tiago Dias · 10 Abr 2012 · 22:25 ·

© Tiago Dias

Chegar a Tilburg, na Holanda, com bilhete na mão é todo um processo muito para além dos dias do festival Roadburn, que começa – a sério – na próxima quinta-feira e decorre até ao Afterburner, já de rescaldo, no domingo. Desde o momento da compra de um dos 3.500 bilhetes até à chegada, sabe-se que o Roadburn vai ser um dos pontos altos do ano. Na edição de 2012, anseia-se ansiosamente com imensa ansiedade pelo regresso dos históricos dISEMBOWELMENT, agora d.USK, pelos inesperados Killing Joke, ao lado de um ubíquo Michael Gira (que no ano passado lá esteve com Swans), pelos avessos a palcos Ulver, por uns super Witch de J Mascis, pelas lendas do punk ou crust ou como lhe queiram chamar, Doom, pelos SLEEEEEEP, Leaf Hound, os Yob, os Yob outra vez, The Obsessed, Bong, Coroner, etc e etc e etc. Pela música, pela organização, pelo espírito, pela ida ao desconhecido, este é um dos melhores festivais do mundo e o bodyspace vai acompanhar.
BODYQUIZ #46 | Ricardo Remédio / RA / Löbo
· POR André Gomes · 10 Abr 2012 · 22:20 ·

© Lais Pereira

Que disco tem rodado mais nos teus ouvidos ultimamente?
Duas bootlegs curiosamente. Fever Ray ao vivo em Luleå e Nadja ao vivo em Toronto. Ambas surpreendentes principalmente Nadja que, apesar de gostar de ouvir em disco sempre tive a sensação que os discos não lhes faziam justiça. E confirma-se, ao vivo realmente ganha outra dimensão. Fever Ray surpreende menos mas é daqueles concertos que está na lista para ver. Ponto alto: "Stranger Than Kindness".

Vinil, CD, MP3 ou cozinha tradicional portuguesa?
Cozinha tradicional portuguesa. O quanto mais pesada melhor. Hoje apetecia-me umas boas Migas à Alentejana. Sobre o Vinil, CD ou MP3: Vinil pelos artworks porque em termos de diferença de qualidade de som, as diferenças nao me chateiam – a nao ser MP3 a 128kbps. Devo ter algum problema nos ouvidos...

Qual foi o último concerto que te deixou sem fôlego?
Men Eater no Rock no Monte 2012. Fez-me lembrar por momentos o mítico concertos de Panóias em 2009 – quem lá esteve sabe do que falo.

Se fosse lei ouvir uma canção em loop para todo o sempre, qual gostarias que fosse?
"Delirium Còrdia" dos Fantomas. Todo o sempre ia durar bem pouco

O que te anda a tirar do sério ultimamente?
Os outros. Uma cabana e dois cães ferozes a guardá-la se faz favor.

Qual é o teu novo projecto em mãos e o que é precisamos de saber acerca dele?
RA que vai lançar o seu primeiro EP Rancor em Abril pela Lovers & Lollypops. Gravado nos Blacksheep Studios pelo Makoto Yagyu e com artwork feito pela Maria do Carmo Louceiro. E se tudo correr bem vai andar a tocar um pouco por todo o sitio a partir de Abril.

Qual é a melhor coisa que te podia acontecer neste momento?
Ir um mês para aqui: http://greenhouse.is/ - estúdio do Ben Frost na Islândia.

Que pergunta é que este Quiz não tem e devia ter?
Se o meu sinal na cara é verdadeiro ou é só para imitar a Cindy Crawford.
SEMIBREVE 2012 em Braga e Guimarães: os primeiros nomes
· POR André Gomes · 10 Abr 2012 · 17:19 ·


Em 2011 o SEMIBREVE surpreendeu-nos com uma avalanche electrónica de efeitos devastadores (no bom sentido, entenda-se) e com alguns dos maiores nomes do género num festival que deixou saudades. Foi, sem dúvida, um dos momentos musicais mais marcantes do ano passado. Mas agora essas saudades serão apenas isso: saudades. Porque o SEMIBREVE regressa em Outubro. E duplamente. Isto porque o SEMIBREVE, nesta segunda edição, acontecerá em Braga e Guimarães, de 2 a 6 de Outubro de 2012, integrada nos programas da Capital Europeia da Juventude e da Capital Europeia da Cultura 2012. Isto é que é juntar Braga e Guimarães com classe, hein?

Nomes? Temos nós em exclusivo: Mouse on Mars (apresentarão o novíssimo Parastrophics) e Roly Porter (metade do duo vex’d, que será acompanhado pelo trabalho visual de Rod Maclachlan) vão a Braga, Vladislav Delay + AGF (o mais recente Vantaa está na ordem do dia) apresentam-se na sala principal do Centro Cultural Vila Flor em Guimarães. Um luxo. Mas há muito mais: o Theatro Circo, em Braga, e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, receberão, para além de concertos, instalações, workshops e uma mostra de trabalhos produzidos pelo Centro de Computação Gráfica e pelo Departamento de Sistemas da Informação da Universidade do Minho. Luís Fernandes, membro da organização do festival, diz-nos que “toda a equipa organizativa está entusiasmada com a edição de 2012 do SEMIBREVE”. E diz mais: “esperamos que corra ainda melhor que em 2011 e que continuemos a contar com o interesse e adesão do público”. Agora é contar os dias que restam até Outubro. Talvez a ouvir e a ver o que se segue.

De Ritchaz e Keké a Ritchaz y Keky
· POR Bruno Silva · 10 Abr 2012 · 14:10 ·


Depois de um silêncio demasiado longo, este duo de origem caboverdiana reaparece com uma nova grafia, já na próxima quarta feira no Lounge, integrado na residência da Filho Único nesse espaço na Rua da Moeda. Na linha da frente dos avanços da kizomba/zouk para além do seu carácter mais pastoso, Ritchaz y Keky parecem agora apontar para uma miscigenação destes com um funaná alienado, mas com voz na realidade. Pés na tradição a caminharem por terreno ainda não explorado, num trajecto evolutivo absolutamente premente. Recentemente, deixaram novas canções no seu Soundcloud, de onde se destaca um banger imparável de nome "N'Kre Toca Dento Bo". Festa a começar pelas 22:30h, e também com a presença - como é habitual - dos DJ's da Filho Único.

Supernada, St. Vincent e The Shins no Super Bock
· POR André Gomes · 10 Abr 2012 · 10:03 ·


Os festivais de Verão continuam a lançar nomes uns atrás dos outros: a Antena 3 acaba de confirmar mais três nomes para o Super Bock Super Rock. São eles: The Shins (6 de Julho), St Vincent (7 de Julho) e Supernada (6 de Julho). Os primeiro estreiam-se em Portugal, a segunda regressa após um belíssimo concerto no Vodafone Mexefest Porto e os terceiros continuam a apresentar o disco de estreia. Os bilhetes continuam à venda: custam 45 euros para um dia e 80 para todo o festival.

Confirmados: Alabama Shakes, Apparat Live Band, Azealia Banks, Bat For Lashes, Battles, Bloc Party, Capitão Fausto, Dâm-Funk, Flying Lotus (live), Friendly Fires, Hot Chip, Incubus, Lana Del Rey, Little Dragon, Pete Doherty, Regina Spektor, Skrillex, St. Vincent, Supernada, The Horrors, The Rapture, The Shins, Wraygunn.

Lululemon lançam álbum de estreia
· POR Alexandra João Martins · 09 Abr 2012 · 17:45 ·


Os Lululemon nasceram em 2009 numa ambiência habitual, a participar em concursos de bandas. O até então duo de Vale de Cambra, Pedro Ledo e Tiago Sales, assumindo as posições de guitarrista e baterista respectivamente, lança o primeiro EP, Thee Ol´ Reliables. Os sons não são indiferentes ao blues mas preferem aparentemente os sintetizadores. Já com mais um elemento, Luís Matos na guitarra barítono, os Lululemon preparam-se agora para lançar o seu álbum de estreia, Flying Fortress. O disco dividido em IV capítulos, fazer-se-á acompanhar de uma reedição de Thee Ol´ Reliables composta por dois EPs. Flying Fortress está nas lojas a 7 de Maio mas o single de avanço, “Blonde Weather”, já roda por aí. Se houvesse um spaghetti western português esta seria a banda sonora.

Ai, Lello!! Garganta linda!!!
· POR Hugo Rocha Pereira · 09 Abr 2012 · 17:29 ·


O Lello Perdido é, claro, Manuel João Vieira, camaleónico ser que habita diversas personagens desde que o Século XX viu nascer projectos como os fantásticos Ena Pá 2000 ou os fabulosos Irmãos Catita. Para completar a trilogia dos éfes, surgem os fados do Lello Perdido, que anda em sessões de vadiagem na companhia de Vital Assunção (viola) e do guitarrista Gentil Leitão. Ora, nos próximos dias 11 e 12 de Abril (quarta e quinta-feira desta semana, portanto) é a vez do insigne Museu do Fado receber o Lello Perdido, em duas noites que prometem «um repertório singular recheado de fado humorístico». Os trinados começam a ouvir-se pelas 21:30 e os ingressos custam apenas 5,00€.

Mais três para Sines
· POR Hugo Rocha Pereira · 09 Abr 2012 · 17:17 ·


Foram anunciados mais três nomes para o Festival Músicas do Mundo, que decorre em Sines nos fins-de-semana de 19 a 21 e de 26 a 28 de Julho: são eles Marc Ribot Y Los Cubanos Postizos, Astilleros e Dhafer Youssef Quartet. Se o gigante Marc Ribot (além de tudo o mais, basta uma palavra para venerar este guitarrista: Lounge Lizards) regressa a Portugal com um projecto que parte de Cuba para assimilar influências doutras Américas, os outros dois grupos deverão proporcionar também bons momentos no litoral alentejano. Os argentinos Astillero são uma das orquestras mais inovadoras do tango argentino actual, encabeçando o movimento “tango de ruptura”, enquanto os tunisinos Dhafer Youssef Quartet cruzam a tradição musical árabe com a cultura jazz europeia. Música meditativa e experimental que deve cair como uma luva no Castelo.



Por agora, o cartaz do FMM é este:

19 de Julho: Narasirato (Ilhas Salomão)
20 de Julho: Bombino (Níger)
21 de Julho: Oumou Sangaré & Béla Fleck (Mali / EUA); Marc Ribot Y Los Cubanos (EUA)
26 de Julho: Gurrumul (Austrália); Fatoumata Diawara (Mali); Astillero (Argentina)
27 de Julho: Mari Boine (Noruega); Juju (Gâmbia / Reino Unido); Dhafer Youssef Quartet (Tunísia)
28 de Julho: Hugh Masekela (África do Sul); Jupiter & Okwess International (R.D.Congo
BODYQUIZ #45 | João Gil / Diabo na Cruz / Feromona / You Can´t Win, Charlie Brown
· POR Hugo Rocha Pereira · 06 Abr 2012 · 22:57 ·
© João Quirino

Que disco tem rodado mais nos teus ouvidos ultimamente?
Na verdade são dois discos com alguns anos e que voltei a descobrir, e desta vez ainda me estão a soar melhor! São ambos de Jamiroquai e são os dois primeiros discos - Emergency on Planet Earth e The Return of the Space Cowboy. Que discos... São perfeitos!

Vinil, CD, MP3 ou cozinha tradicional portuguesa?
O Vinil passou-me um bocado ao lado, os CDs foram milhares até aparecer o MP3, mas cozinha tradicional portuguesa, essa é para sempre!

Qual foi o último concerto que te deixou sem fôlego?
Deerhoof, sem dúvida alguma, melhor concerto de sempre. Mas, se puder dizer mais um, St. Vincent, que mulher e que banda!

Se fosse lei ouvir uma canção em loop para todo o sempre, qual gostarias que fosse?
Sonny & Cher: "I got you babe"

O que te anda a tirar do sério ultimamente?
Não conseguir ter aquele som de distorção que tenho nos meus sonhos.

Qual é o teu novo projecto em mãos e o que é precisamos de saber acerca dele?
O meu novo projecto em mãos é o meu próprio grupo, e o que precisam de saber acerca dele é que neste momento não sei que nome lhe vou dar...

Qual é a melhor coisa que te podia acontecer neste momento?
Que as minhas músicas fizessem tanto sentido na cabeça dos outros como fazem na minha neste momento. Isso seria um belo presente!

Que pergunta é que este Quiz não tem e devia ter?
Se tivesses super poderes, qual era o teu? Só podes escolher um, e não vale dizer "ahh e tal, eu cá tinha o super poder de ter todos os super poderes...".
Nelassassin faz anos e faz a festa no Paradise Garage
· POR Hugo Rocha Pereira · 06 Abr 2012 · 22:38 ·


Nelson Duarte (aka DJ Nelassassin ou Sr. Alfaiate) é uma das grandes referências do scratch português. E, após regressar duma mini-tour pelos Estados Unidos, vai comemorar o seu aniversário no Paradise Garage, numa festa para a qual convida amigos, fãs e todos os amantes de Hip Hop, RnB e Dancehall. Pelo clube lisboeta passarão vários músicos e bandas, que se juntam à comemoração: Mundo Complexo, Sagas, Stereossauro (metade dos World Champs Beatbombers), Bob Da Rage Sense e DJ X-Acto são alguns dos nomes que prometem ajudar a aquecer a noite. Além, é claro, de Nelassassin, num live act especial em que conta com a companhia de SP. O ingresso para a festa (dia 7 de Abril, começa às 23 horas e não se sabe quando terminará) custa €10,00.

O amor não me irá salvar
· POR Paulo Cecílio · 06 Abr 2012 · 22:37 ·


Mas a música, essa, irá salvar a ZdB. Maio promete ser um mês louco para os lados do Bairro Alto, mas vamos por partes, que muitos destes nomes irão igualmente marcar presença noutros pontos do país e Portugal não é só Lisboa. Comecemos pelo senhor cuja fotografia aqui deixámos: Michael Gira, líder incontestado dos Swans, irá dar dois concertos; a 31 de Maio, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e no dia seguinte, em Lisboa. Eleanor Friedberger, metade dos Fiery Furnaces, irá estar igualmente pelos dois locais, mas só se conhece ainda a data no norte: 15 de Maio. Igual caminho levará Julia Holter, que actua a 21 de Junho na cidade-berço e um dia antes na capital. Depois, bombas: LIL B THE BASED GOD, Bairro Alto, a 9 de Maio, estreia em Portugal de um dos grandes rappers da geração Internet; Laurel Halo, a mais recente coqueluche da Hyperdub, a 24 (e a 25 no CCVF); os titânicos Black Bombaim, a cinco, na companhia de Jorge Coelho (e, esperemos, também de Adolfo Luxúria e Steve Mackay); e ressalva-se ainda a actuação do quarteto de Rafael Toral, a 30 de Abril, uma expansão do projecto Space Collective. Posto isto: rapaz bonito e simpático procura casa amiga em Lisboa onde passar a noite após cada qual dos concertos. Paga em cervejas.
a9))) celebra 4º aniversário
· POR Paulo Cecílio · 06 Abr 2012 · 22:36 ·


A associação Leiriense soprará as velas na companhia do duo Bandeira Branca, composto pelo nosso Bruno Silva e pelo ex-nosso Filipe Felizardo, e de eekjart, para além de uma panóplia de DJs que se assume terem bom gosto. Serve a festa não só para celebrar mais um ano como também para o lançamento da fanzine Cleópatra, de Tiago Baptista. Tarde em família para se passar, amanhã, pelas 16h.
Plane Ticket apresentam novo EP
· POR Paulo Cecílio · 05 Abr 2012 · 20:42 ·


Está para sair pela Cakes & Tapes (sim, Fernando Ribeiro, as cassetes ainda servem para alguma coisa em 2012), estará brevemente disponível para download gratuito no bandcamp, e intitula-se Under The Quiet Sky como, aliás, a faixa de apresentação que aqui deixamos e que serve de aperitivo para o que aí vem. Estes são os Plane Ticket e vocês devem ouvi-los:

O IndieLisboa ´12 vai dar muita música
· POR Nuno Catarino · 05 Abr 2012 · 17:26 ·


O IndieLisboa ´12, Festival Internacional de Cinema Independente, está quase a chegar. O festival de Lisboa realiza-se entre os dias 26 de Abril e 6 de Maio e tem lugar nos cinemas São Jorge, Londres e Culturgest. A programação volta mais uma vez a privilegiar os valores emergentes do cinema independente, mas não se esquece da música. A secção "IndieMusic" desta 9ª edição IndieLisboa vai contar com filmes, que atravessam géneros - "do brega brasileiro ao punk africano", promete o programa. Destacam-se três filmes portugueses: R. Stevie Moore - tape to disc, documentário de Nuno Monteiro; Meu Caro Amigo Chico, documentário de Joana Barra Vaz; e Estrada para Mazgani, "road movie" de Rui Pedro Tendinha. Aqui fica a listagem completa de filmes onde encontra o cinema se encontra com a música.

About Canto, Ramon Gieling, Holanda, 78´
Andrew Bird: Fever Year, Xan Aranda, EUA, 80´
Estrada para Mazgani, Rui Pedro Tendinha, Portugal, 44´
Grandma Lo-fi: The Basement Tapes of Sigrídur Níelsdóttir, Kristín Björk Kristjánsdóttir, Orri Jónsson, Islândia, Dinamarca, 62´
How to Act Bad, Dima Dubson, EUA, 77´
Inni, Vincent Morisset, Islândia, Reino Unido, 74´
Meu Caro Amigo Chico, Joana Vaz, Portugal, 100´
Minor/Major: The TV on the Radio Tour Documentary, Chioke Nassor, EUA, 29´
Neil Young Journeys, Jonathan Demme, EUA, 87´
Punk in Africa, Keith Jones, Deon Maas, República Checa, África do Sul, 82´
R. Stevie Moore - tape to disc, Nuno Monteiro, Portugal, USA, 38´
Vou Rifar meu Coração, Ana Rieper, Brasil, 78´
Wild Thing, Jérôme de Missolz, França, 104´

Alive não abranda: agora é Santigold
· POR André Gomes · 05 Abr 2012 · 15:14 ·


O cartaz do Optimus Alive´12 não pára de crescer. A mais recente confirmação para o festival é da norte-americana Santigold, que actua no Palco Heineken no dia 13 de Julho. Santi White vem a Portugal apresentar o seu nono disco, Master of My Make-Believe, a editar este mês.

Não é demasiado lembrar os artistas confirmados para o festival: AWOLNATION, Big Deal, Buraka Som Sistema, Caribou, Danko Jones, Death in Vegas, Dum Dum Girls, Florence + The Machine, Here We Go Magic, Justice (Live), Katy B, Lisa Hannigan, LMFAO, Mazzy Star, Metronomy, Miles Kane, MIUDA, Mumford & Sons, Noah and the Whale, PAUS, Radiohead, Refused, Santigold, SBTRKT, SebastiAn (Live), Snow Patrol, The Antlers, The Cure, The Kills, The Kooks, The Maccabees, The Stone Roses, Tricky performing Maxinquaye com Martina Topley-Bird e Warpaint.

Norte-americanos Spain em Portugal
· POR André Gomes · 05 Abr 2012 · 15:08 ·


Já ninguém contava com eles mas depois de um hiato de muitos anos os Spain voltaram e agora preparam-se para lançar um novo disco em Maio: The Soul of Spain sucede a I Believe, editado em 2001, e leva a banda norte-americana para a estrada. E a estrada vai levá-los ao Hard Club, no Porto, no dia 19 de Maio (bilhetes entre 20 e 25 euros), e a Lisboa, nas sessões Black Balloon, no Lux, em Lisboa, no dia anterior. Talvez haja muito boa gente a recordar ainda as canções de The Blue Moods of Spain ou então a saber a que sabem os Spain em 2012.

Nova canção de Edward Sharpe & The Magnetic Zeros
· POR André Gomes · 05 Abr 2012 · 14:46 ·


Há um novo disco de Edward Sharpe & The Magnetic Zeros na calha - o segundo - e já se conhece uma das canções desse registo, intitulado Here. "Man On Fire" pode ser ouvida ali em baixo. Here será editado no dia 29 de Maio através da Community Music/Vagrant e aparentemente será o primeiro de dois discos editados por Edward Sharpe & The Magnetic Zeros este ano.

Panorama 2012: documentários nacionais e música ao vivo
· POR Nuno Catarino · 05 Abr 2012 · 11:03 ·


A edição deste ano do Panorama, Mostra do Documentário Português, será marcada pelas várias sessões de cinema que serão musicadas ao vivo. A sessão de abertura terá musica de Noiserv, as sessões na Cinemateca serão da responsabilidade do pianista Filipe Raposo e a música da sessão de encerramento caberá ao António Bruheim Quinteto. Todas estas sessões estão inseridas na secção "Percursos no Documentário Português", que este ano se concentra em exibir filmes mudos do início do século XX. O Panorama 2012 arranca no próximo dia 13 de Abril, no São Jorge, com Noiserv a musicar os dois primeiros filmes da sessão de abertura - Nazaré, Praia de Pescadores e Alfama, a Velha Lisboa (o clássico Douro, Faina Fluvial (na foto) de Manoel de Oliveira será exibido com a banda sonora original de Luís de Freitas Branco). Panorama - Mostra do Documentário Português é uma iniciativa da Apordoc – Associação pelo Documentário e a Videoteca Municipal de Lisboa, e conta com a co-produção do Cinema São Jorge e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e a parceria estratégica da EGEAC.
3ª edição da Feira de Publicação Independente tem feedback, loops e pop radical
· POR André Gomes · 05 Abr 2012 · 10:52 ·


Entre os dias 6 e 7 de Abril, que é como quem diz amanhã e sábado, realiza-se a 3ª edição da Feira de Publicação Independente que sai da Faculdade de Belas Artes para acontecer no espaço partilhado pela Dama Aflita e Matéria Prima!, no Porto. A feira conta com a participação de Alexander Egger, Alexandre M. Ferreira, Amanda Baeza, A Prensa, Aranhiças e Elefantes, Beija Flor, Café Royal, Chili com Carne, Circo de Ideias, Close Up, Dafne, David Conceição, Elisabete Magalhães, Hey Mikel, Index Newspaper, Joana & Mariana, João Drumond, Jorge Amador, Josimar Freire, Letra, Lisa Moura, Marvellous Tone, Mike Goes West, Nada, Nuno Coelho, Oficina do Cego, Pangrama, Panda Gord, Plana, Pli, Publicações Iara, Raquel Silva, Ricardo Dantas, Ruru Comix, Sara Sampaio, Serrote, Sofia Palma, Sofia Rocha e Silva, Swimming Book, Tamás Lakos, Wasted Rita. Mas também vai haver concertos, com a colaboração da Lovers & Lollypops. Sexta-feira há os feedbacks e loops de Tren Go! Soundsystem, no sábado a pop radical de Atomizador. Sempre às 18h, sempre com entrada livre.

Dez Primaveras, disco novo e Primavera Sound
· POR Hugo Rocha Pereira · 05 Abr 2012 · 09:52 ·


Este ano o quinteto nova-iorquino The Walkmen comemora dez Primaveras sobre a sua estreia, feita com Everybody Who Pretended To Like Me Is Gone. E em Junho, vamos tê-los em dose dupla: se Heaven (o sucessor de Lisbon) vai ser lançado no dia 5 desse mês, três dias depois a banda integrará o alinhamento do Optimus Primavera Sound, no Porto, partilhando a data com Black Lips, Yo La Tengo e Thee Oh Sees, just to name a few. Pelo que consta, de certa forma este trabalho acaba por reflectir o impacto que a paternidade teve em cada um dos elementos da banda. O trailer para Heaven pode ser visto aqui em baixo.

BODYQUIZ #44 | Luís Jerónimo / Nice Weather For Ducks
· POR André Gomes · 04 Abr 2012 · 23:36 ·


Que disco tem rodado mais nos teus ouvidos ultimamente?
Tenho andado colado em múm, principalmente o Finally We Are No One.

Vinil, CD, MP3 ou cozinha tradicional portuguesa?
É o normal, ouço os MP3 no computador e compro em CD os álbuns que gosto a sério!

Qual foi o último concerto que te deixou sem fôlego?
O primeiro que me veio à cabeça foi Grizzly Bear no Coliseu do Porto, em 2010... E Paredes de Coura 2011, gostei muito de Battles, Delorean, Blonde Redhead, entre outros…

Se fosse lei ouvir uma canção em loop para todo o sempre, qual gostarias
que fosse?

A “4"33” do John Cage era uma boa malha para a ocasião!

O que te anda a tirar do sério ultimamente?
Estar desempregado! É muito mais aborrecido do que parece!

Qual é o teu novo projecto em mãos e o que é precisamos de saber acerca
dele?

É o primeiro álbum dos Nice Weather For Ducks, Quack!, foi lançado no mês passado e vamos andar por aí a promovê-lo… Podendo, é irem todos ver!

Qual é a melhor coisa que te podia acontecer neste momento?
Já chovia!

Que pergunta é que este Quiz não tem e devia ter?
"Que pergunta é que este Quiz tem e não devia ter?" ao que eu respondia "Que pergunta é que este Quiz não tem e devia ter?"
Norueguesa Phaedra estreia-se em Portugal no BODYSPACE AU LAIT de Abril
· POR André Gomes · 04 Abr 2012 · 23:34 ·


PHAEDRA
15 DE ABRIL, DOMINGO
19H

Café au Lait, Porto
Entrada livre


Phaedra não é tão-somente a personagem da mitologia grega, filha de Minos e esposa de Teseus; nem apenas o título do disco mais icónico dos igualmente icónicos Tangerine Dream. É também o nome que a norueguesa Ingvild Langgård escolheu para ser paredes e telhado das suas canções que exploram a universalidade da folk sem nunca esconder – nem esquecer – as raízes nórdicas da sua música. Tudo regado com uma dose entusiasmante de psicadelismo que leva tudo para um patamar superior. The Sea, primeiro capítulo de uma prometida trilogia, com selo da prestigiada Rune Grammofon, é um disco de encantos tamanhos; um verdadeiro clássico dos nossos tempos. De tal forma que Ingvild Langgård é já considerada como uma das vozes essenciais da música nova norueguesa. O tempo tratará de confirma-la enquanto tal. Por enquanto, Phaedra apresenta-se no BODYSPACE AU LAIT de Abril em estreia nacional e data única no nosso país.
Crystal Shipsss tem single do álbum de estreia
· POR André Gomes · 04 Abr 2012 · 20:10 ·


Chegou-nos ao e-mail a notícia sobre o primeiro disco de estreia de Crystal Shipsss, o projecto de Jacob Faurholt (que nos visitou recentemente). O álbum chama-se Yay, o single "Amile" e podem ouvi-lo ali em baixo. O lançamento também inclui dois temas que ficaram fora do disco, "Scary Mountain" e "The Black Forest". Yay chega algures entre Junho e Julho.

Tricky apresenta Maxinquaye com Martina Toply-Bird no Alive
· POR André Gomes · 04 Abr 2012 · 15:13 ·


É mesmo como o título diz. Tricky vai estar em palco com Martina Topley-Bird, tantos anos depois, para uma apresentação na íntegra do já clássico Maxinquaye. O concerto acontece no dia 14 de Julho no Palco Heineken do Optimus Alive'12.

E agora uma soma de todas as partes: AWOLNATION, Big Deal, Buraka Som Sistema, Caribou, Danko Jones, Death in Vegas, Dum Dum Girls, Florence + The Machine, Here We Go Magic, Justice (Live), Katy B, Lisa Hannigan, LMFAO, Mazzy Star, Metronomy, Miles Kane, MIUDA, Mumford & Sons, Noah and the Whale, PAUS, Radiohead, Refused, SBTRKT, SebastiAn (Live), Snow Patrol, The Antlers, The Cure, The Kills, The Kooks, The Maccabees, The Stone Roses, Tricky performing Maxinquaye com Martina Topley-Bird e Warpaint.

Saitam disponibiliza EP com cinco temas
· POR André Gomes · 04 Abr 2012 · 14:40 ·


Já tínhamos apresentado Saitam, o projecto de Ricardo Matias, um músico do Porto. Conhecíamos duas músicas embrionárias deste projecto e agora chegou-nos à redacção (haha), um EP com cinco faixas chamado West - East com todas os cinco temas produzidos por Saitam. A edição é própria e limitada às internets. Até prova em contrário. Podem ouvi-lo aqui em baixo.

Totally Enormous Extinct Dinosaurs em apuros
· POR André Gomes · 04 Abr 2012 · 14:22 ·


Totally Enormous Extinct Dinosaurs lança finalmente o disco de estreia. Chama-se Troubles (desculpem o título enganador da notícia) e será lançado no dia 11 de Junho, mesmo a tempo do Verão. A capa do disco debutante de Orlando Higginbottom, depois de EPs e singles prometedores, está ali em cima. O alinhamento é este, entre velhos clássicos e canções desconhecidas: 1. Promises / 2. Trouble / 3. Shimmer / 4. Household Goods / 5. Your Love / 6. You Need Me On My Own / 7. Panpipes / 8. Garden / 9. Solo / 10. Tapes & Money / 11. American Dream Part II / 12. Closer / 13. Fair / 14. Stronger.

Mais Paredes de Coura
· POR André Gomes · 04 Abr 2012 · 11:12 ·


O Festival Paredes de Coura dá novidades: a comemoração dos 20 anos do EDP Paredes de Coura prossegue com a confirmação dos inevitáveis Gang Gang Dance (o concerto está marcado para o dia 16 de Agosto) e dos Friends (a banda, não o elenco da série), que sobem ao palco no dia 14 de Agosto.

E porque 2012 é ano de festa, o Festival EDP Paredes de Coura e a Fnac criaram um Pack que, pelo mesmo preço do passe de 4 dias, inclui uma t-shirt exclusiva do 20º aniversário. O Fã Pack estará à venda amanhã, em exclusivo, nas Fnac Colombo, Norteshopping, Chiado, Cascais, Santa Catarina, Almada, Gaia, Coimbra, Braga, Alfragide, Viseu, Mar Shopping, Vasco da Gama, Guimarães e Leiria, e também pode ser comprado online em fnac.pt.

BODYQUIZ #43 | Susana Santos Silva / Orquestra de Jazz de Matosinhos
· POR André Gomes · 04 Abr 2012 · 09:59 ·


Que disco tem rodado mais nos teus ouvidos ultimamente?
Eternal Interlude, Hollenbeck

Vinil, CD, MP3 ou cozinha tradicional portuguesa?
Vinil e cozinha tradicional portuguesa.

Qual foi o último concerto que te deixou sem fôlego?
Um recente que me deixou a sorrir o tempo todo (o que será tão interessante quanto me deixar sem fôlego… mas diferente…) - Steve Swallow Quintet, com a Carla Bley, Chris Cheek, Steve Cardenas e Jorge Rossy.

Se fosse lei ouvir uma canção em loop para todo o sempre, qual gostarias que fosse?
"4'33'' do Cage.

O que te anda a tirar do sério ultimamente?
A vida... No melhor sentido possível é claro.

Qual é o teu novo projecto em mãos e o que é precisamos de saber acerca dele?
Tenho 4 prontos a arrancar... Um quinteto com o Jure Pukl (saxofone), Kaja Draksler (piano), Demian Cabaud (contrabaixo) e Herbert Pirker (bateria). É um colectivo que vai tocar música original de todos os músicos da banda. Um projecto com o trio belga De Beren Gieren, com composições minhas e do pianista, Fulco Ottervanger. Um duo de música improvisada com o João Guimarães (sons, silêncios e afins). Tudo vai poder acontecer… assim como pode acontecer o nada, que logo dará lugar a uma outra coisa qualquer... Um projecto de música improvisada com o João Guimarães (saxofone), Henrique Fernandes (contrabaixo) Gustavo Costa (bateria) que para já passa por sessões de improvisação e procura.

Qual é a melhor coisa que te podia acontecer neste momento?
Transformar sonhos em realidade e a realidade em sonhos… Às vezes chego muito perto... sou uma sortuda!

Que pergunta é que este Quiz não tem e devia ter?
Qual o segredo para se viver apaixonada pela vida?
Roll the Dice no Teatro Maria Matos
· POR Gustavo Sampaio · 04 Abr 2012 · 00:16 ·


Há qualquer coisa de industrial na música do duo sueco Roll The Dice (Malcolm Pardon e Peder Mannerfelt), ou pós-industrial, como nas fotografias de Bernd e Hilla Becher. Ao passo que o casal Becher cristalizava a decadência de antigas estruturas industriais em películas repletas de grão (a preto e branco ou escala de cinza), os Roll the Dice como que constroem bandas sonoras imaginárias para filmes de Sergei Eisenstein ou Dziga Vertov – focados no movimento automatizado da classe operária e na falida promessa do socialismo científico visando um progresso inexorável, a escadinha do historicismo. Fazem-no através de um núcleo duro instrumental, encimado por um piano e exponenciado por sintetizadores analógicos e demais elementos de produção electrónica. O álbum homónimo de 2010, editado pela Digitalis, e o sucessor “In Dust” (Leaf, 2011) passaram relativamente despercebidos, mas são ambos sublimes. A actuação ao vivo hoje no Teatro Maria Matos, em Lisboa, é uma excelente oportunidade para consagrar os Roll the Dice com a devida relevância.

Fiona Apple lança novo disco em Junho
· POR André Gomes · 03 Abr 2012 · 19:09 ·


A madame Fiona Apple (ainda se lembram dela?) tem um novo disco com o um título que praticamente nunca mais acaba. É assim: The Idler Wheel Is Wiser Than The Driver Of The Screw And Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do. O sucessor de Extraordinary Machine, editado em 2005, tem 10 canções e será editado a 25 de Junho. A capa é aquela que se mostra ali em cima.

Podia ser mentira mas não é
· POR Paulo Cecílio · 03 Abr 2012 · 15:38 ·


...até porque já vamos um bocado atrasados para escrever mentiras, mas o que é certo é que os Liars disponibilizaram uma faixa nova que poderão ouvir no link aí em baixo. "No.1 Against The Rush" é o primeiro single de WIXIW, álbum que vai sair em Junho e que promete, claro está, fazer-nos continuar a acreditar nos Liars. Mesmo que pareçamos ingénuos.

Salta a tampa, tira a roupa e arde
· POR Hugo Rocha Pereira · 03 Abr 2012 · 15:32 ·


O mestre David Lynch editou o seu primeiro disco no ano passado: Crazy Clown Time é o título da estreia que faz jus ao seu universo cinematográfico; e é também o nome da música que podem ouvir aqui em baixo. O vídeo mete cerveja, topless, uniformes de futebol americano e moicanos em chamas. As comissões das queimas das fitas têm muito a aprender com David Lynch, no caso de quererem melhorar as suas festas. E os 7:06 minutos deste videoclip têm mais cinema dentro do que muitas e muitas longas-metragens.

ALTO! e o vídeo de "Velania"
· POR André Gomes · 03 Abr 2012 · 10:28 ·


"Este vídeo foi feito com o propósito de vos deixar com tonturas, desmaios e vómitos. Não resistiram a vê-lo, pois não?". São os próprios ALTO! que perguntam. Isto porque "Velania" tem um novo vídeo, realizado por Victor Santos da FilmesDaMente, e é coisa para deixar a cabeça à roda. Estreou agora mesmo com o selo da Antena 3.

Revelada programação diária do Primavera Sound
· POR Alexandra João Martins · 03 Abr 2012 · 01:39 ·


Já são conhecidos os dias em que as bandas em cartaz vão actuar no Optimus Primavera Sound 2012. O festival que irá decorrer de 7 a 10 de Junho entre a Casa da Música e o Parque da Cidade do Porto, conta com nomes como Bjork, Yo la Tengo, Yann Tiersen ou Explosions in the Sky nesta sua primeira edição em Portugal. Os bilhetes diários podem ser adquiridos a partir de hoje no Paypal ou na Ticketline e rondam entre os 35 e os 50€. Os passes gerais estão disponíveis para compra nos locais habituais.

Discos Perdidos para descobrir no Music Box
· POR Hugo Rocha Pereira · 03 Abr 2012 · 00:47 ·


Discos Perdidos, realizado por Frederico Parreira, é um documentário protagonizado pelo jornalista Rui Miguel Abreu e por DJ Ride, metade dos Beatbombers, dupla campeã mundial de scratch/turntablism . Espécie de relato íntimo de uma viagem de procura de vinil – de Lisboa até Elvas, daí até Sevilha e Madrid e de volta até às Caldas da Rainha –, fala de discos perdidos, e de discos encontrados, como não podia deixar de ser, uma vez que conta com a presença destes diggers inveterados e ainda com ilustres cameos de Stereossauro e Motown Junkie. RMA define-o assim: «É um road movie. Tem mistério, suspense, muito pouca acção e algum romance.»

Discos Perdidos combina fotografia com vídeo lo-fi (procurando ser o olhar sobre o ombro do digger, para captar a concentração profunda de quem deixa os dedos percorrer toneladas de vinil) e tem estreia marcada para o Music Box, por volta das 23 horas da próxima 6ª-feira, 6 de Abril - data da 7ª sessão Rock It, que traz Taylor McFerrin ao Cais do Sodré. Tal como o amor pela música, a busca retratada neste filme nunca termina, só se intensifica. E estes são os melhores romances de todos.

Patti Smith já tem single para o disco que chega em Junho
· POR Hugo Rocha Pereira · 03 Abr 2012 · 00:41 ·


Patti Smith, uma das mulheres com mais rock nas veias, está de volta aos discos. E só isso deixa-nos contentes. Após ter escrito o aclamado livro Just Kids – com o qual conquistou o National Book Award para não ficção, em 2010 –, prepara-se para lançar Banga, que chegará às lojas portuguesas a 4 de Junho e cujo alinhamento é o seguinte: 1 - Amerigo (que imagina a viagem de Amerigo Vespucci para o Novo Mundo); 2 - Fuji-San (dedicada ao povo japonês); 3 - April Fool; 4 - This Is The Girl (em memória de Amy Winehouse); 5 – Banga; 6 – Maria; 7 - Tarkovsky (The Second Stop is Jupiter); 8 – Mosaic; 9 – Nine (canção de aniversário composta para Johnny Depp); 10 – Seneca; 11 - Constantine´s Dream (meditação sobre a arte e a natureza); 12 - After the Gold Rush. E a terceira faixa (“April Fool”, isso mesmo) já pode ser ouvida, via site da poetisa do punk.
Mais datas para os Ornatos no Coliseu
· POR André Gomes · 02 Abr 2012 · 16:28 ·


Como seria de esperar, os concertos dos portuenses Ornatos Violeta agendados para os dias 25 e 30 de Outubro, Lisboa e Porto respectivamente, esgotaram apenas em três dias. Mas descansem. Nos dias 26 de Outubro (Coliseu dos Recreios, em Lisboa) e 31 de Outubro (Coliseu do Porto) há mais dois rounds. Os bilhetes para essas segundas oportunidades serão colocados à venda amanhã e custam entre 25 a 35 euros. Corram. Algo nos diz que vão voltar a esgotar.

O benjamim de Walter
· POR Alexandra João Martins · 02 Abr 2012 · 14:47 ·


O nome não vos deve ser estranho. Walter Benjamin, o cantautor e produtor residente em Londres, lança no próximo dia 16 de Abril o seu novo álbum Imaginary life of Rose Mary and Me pela Pataca Discos. As influências vêm de todo o lado, desde as melodias sintéticas à voz nasalada lembrando Beck ao nome do título do próprio disco que sugere a atmosfera romanesca de Mark Kozelek. As apresentações ao vivo contam com João Correia e Nuno Lucas e têm início dia 13 de Abril em Hackney Attic em Londres. A digressão passará ainda por Lisboa, no dia 21 e por Faro, no dia 28.

Fiquem com o segundo single de avanço depois de "Airports and Broken Hearts".


Finalmente: a estreia de Black Keys em Portugal
· POR André Gomes · 02 Abr 2012 · 10:10 ·


Parece que nunca mais acontecia mas finalmente aconteceu: os Black Keys acabam de confirmar no seu site um concerto no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 27 de Novembro. A banda de Dan Auerbach e Patrick Carney vem a Portugal apresentar o mais recente El Camino. Os bilhetes serão colocados à venda na próxima quarta-feira, 4 de Abril, às 10h00. Custam entre 29 a 36 euros.


Parceiros