Maio 2009
Curia de regresso ao Maxime
· POR · 27 Mai 2009 · 14:54 ·
No dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Maxime recebe o quarteto nacional Curia. O grupo que reúne Manuel Mota, David Maranha, Margarida Garcia e Afonso Simões volta à actividade, depois de nos últimos tempos Mota e Maranha terem feito um maior investimento no seu trio Dru. O entrelaçamento sonoro começará pelas 23h e a entrada vale 5 euros. Este concerto servirá para antecipar novo LP de Curia, a editar na Headlights de Mota.
Serralves em Festa 2009 chega dentro de uma semana
· POR · 22 Mai 2009 · 19:00 ·
Falta uma semana para aquele que é considerado como o \"maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal\". Este ano, a Festa tem como tema central a comemoração dos 20 anos da criação da Fundação de Serralves (em 1989) e os 10 anos da inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (em 1999). Serão apresentados mais de 80 eventos e estarão em Serralves mais de 400 artistas e dezenas de milhares de visitantes. Alguns deles, Dan Deacon, A Certain Ratio, entre outros, tornam a visita a Serralves obrigatória.

Podem consultar o link aqui.

Jens Lekman visita a Costa Atlântica
· POR · 22 Mai 2009 · 16:53 ·
Depois de uma digressão pela América do Sul e ainda na continuidade do delirante Night Falls Over Kortedala (oitavo lugar no top 2007 do Bodyspace), Jens Lekman deve atracar a sua pop sueca à costa atlântica, nos próximos dias 17 e 18 de Julho, para concertos no Salão Brazil de Coimbra e no Maus Hábitos do Porto, respectivamente. O cantautor sueco, célebre pelo seu crooning e ambição orquestral, é, desde há alguns anos, o vencedor moral de todos os Festivais da Eurovisão. Muito provavelmente, ainda não venceu qualquer um pelo simples facto de não ser transexual (nada contra). Bem o merecia. Jens Lekman virá acompanhado por Viktor Sjöberg e pela fama de ser imprevisível nos seus concertos.
Jaap Blonk, Scanner e outras músicas no Maria Matos
· POR · 22 Mai 2009 · 15:07 ·
Numa co-organização com a Associação Granular, o Teatro Maria Matos vai apresentar em Junho concertos de músicas exploratórias. Nos dias 5 e 6, sexta e sábado, actuam Emídio Buchinho, Carlos Santos e João Silva, apresentando o projecto "Departure" no mmcafé, pelas 23h. No dia 7 de Junho (21h) será a vez de Scanner apresentar "52 Spaces", uma homenagem multimédia a Michelangelo Antonioni. No dia 21 de Junho (21h) o grande improvisador vocal Jaap Blonk levará ao Maria Matos o espectáculo "Dr. Voxoid’s Next Move".
Felix Kubin aterra no Plano B
· POR · 15 Mai 2009 · 20:16 ·
Aterra porque não é bem deste planeta. Falamos de Felix Kubin, que desde os anos 80 se tem envolvido activamente na cena musical pop electrónica alemã com performances, instalações, produções e concertos. Ao vivo é uma máquina perfeita e por isso o concerto desta noite, no Plano B, é imperdível. A entrada tem o custo de 8 euros.

Foi ele que disse isto algures no tempo: “Escrevo canções…As canções garantem uma estrutura temporal. (…) Gostaria que a maioria da música electrónica não fosse tão elaborada, tão decorativa. Mesmo se é abstracta, muitas das vezes parece-se sempre com música de Elevador…”.
Rodrigo Amado: novo disco e tour americana
· POR · 15 Mai 2009 · 15:23 ·
O saxofonista Rodrigo Amado vai editar o novo disco The Abstract Truth a 29 de Junho. Este é a segunda colaboração com o contrabaixista Kent Kessler e com o baterista norueguês Paal Nilssen-Love, sucedendo a Teatro, álbum aclamado pela crítica internacional. Entretanto, o saxofonista vai partir para uma longa digressão pelos Estados Unidos, com o projecto “Humanization Quartet” do guitarrista Luís Lopes. Com mais de quinze datas previstas, a digressão será também registada em imagens pelo fotógrafo António Júlio Duarte.

Datas confirmadas:
22 Maio - Firehouse Gallery, Fort Worth, Texas
23 Maio - Sandaga Market, Dallas, Texas
24 Maio - Salvage Vanguard Theatre, Austin, Texas
25 Maio - The Avant Garden, Houston, Texas
26 Maio - Blue Nile, New Orleans, Louisiana
27 Maio - Chickie Wah Wah, New Orleans, Louisiana
29 Maio - Eyedrum Gallery, Atlanta, Georgia
31 Maio - Bobe Gallery, Asheville, North Carolina
01 Junho - Maya Art Gallery, Greensboro, North Carolina
03 Junho – Bossa, Washington
04 Junho - Brickbat Books, Philadelphia, Pennsylvania
05 Junho – Fiume, Philadelphia, Pennsylvania
07 Junho - Downtown Music Gallery, New York
08 Junho - Union Pool, Brooklyn, New York
Kimya Dawson em mini-digressão por Portugal
· POR · 12 Mai 2009 · 17:01 ·
O "mini" em "mini-digressão" revela o que há de essencial a saber sobre Kimya Dawson, a ex-membro dos subversivos Moldy Peaches, que, a solo, tem acumulado um fervoroso culto muito à custa de uma folk nada folk e de canções carregadas de entoação infantil, embora muitas vezes preenchidas por imagens interditas a menores de 16 anos (se é que essa classificação ainda existe). O último Alphabutt foi lançado pela K Records, que é o aquário perfeito para um peixe raro como Kimya Dawson (dona de um flow capaz de rivalizar com o de Nas da era Illmatic). Depois de ter visto a sua popularidade explodir, com as canções oferecidas à banda-sonora de Juno, Kimya Dawson anda agora em digressão com o seu marido Angelo Spencer (que também actuará) e a filha de ambos (a bebé Panda). Karl Blau completa a caravana. As datas por cá são as seguintes:

21 de Maio - Mercado Negro, Aveiro - 22h30

22 de Maio - Tertúlia Castelense, Maia - 22h30

24 de Maio - Teatro da Luz, Lisboa - 21h30

Em paralelo, a Important Records vende actualmente t-shirts para os interessados em assumir um amor mais “estranho” por Kimya Dawson.
Aquaparque oferecem borla no Lounge
· POR · 11 Mai 2009 · 14:35 ·
Siga para o Lounge, espaço simpático, situado entre Santos e o Cais de Sodré de Lisboa, onde o preço da Imperial ainda não é um assalto. É lá que, no dia 13 de Maio (quarta-feira), tocarão os Aquaparque, ainda a rodar o disco-pedrada-no-charco É Isso aí e, desta vez, regressados ao registo eléctrico, depois de um acústico especial no muito concorrido Record Store Day da Flur. Antes e depois dos Aquaparque, a turminha Filho Único passa discos (p., passa a “Are You Gonna Look After My Boys?” de Ariel Pink, por favor). O Bodyspace reserva um brinde para quem adivinhar que jogador internacional português é disfarçadamente insultado num dos samples da monumental “Siga Para Bingo”.
Old Jerusalem ao domicilio
· POR · 11 Mai 2009 · 12:16 ·
A Bor Land, Rastilho e a Antena 3 apresentam um passatempo muito especial. Querem ter Old Jerusalem a tocar na vossa sala? É simples. A propósito do lançamento do álbum Two Birds Blessing, Francisco Silva vai actuar em casa de quem ganhar o desafio! Tudo o que se pede é que se inspirem no single "Arduinna and the Science Boy" e traduzam essa inspiração num objecto ou trabalho feito por vocês que contenha aquilo que voz diz a música de Old Jerusalem. As opções são muitas: um desenho, um texto, uma foto, um video, ou até um CD. A imaginação é o limite!

Os 3 primeiros classificados ganham uma discografia completa do Old Jerusalem (April; Twice the Humbling Sun; The Temple Bell; Two Birds Blessing) e o grande vencedor ganha ainda uma actuação a solo na sua própria casa. Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 20 de Maio para o e-mail: passatempo3@programas.rdp.pt ou para a morada Rua Guilherme Costa Carvalho 25, 2º andar 4000-274 Porto.
Pianista Luiz Avellar actua em Espinho
· POR · 06 Mai 2009 · 22:54 ·
O compositor e pianista Luíz Avellar apresenta-se ao vivo no próximo dia 9
de Maio no Auditório de Espinho, interpretando originais do seu mais recente trabalho discográfico, intitulado Contrastes. Esteticamente colocado entre o jazz, a clássica e a música popular brasileira é reconhecido pelas figuras mais proeminentes do panorama jazzístico internacional como um dos mais talentosos músicos da actualidade.

Na sua extensa carreira trabalhou com nomes como Djavan, Gal Costa, Milton Nascimento, Simone, Vitor Assis Brasil, Hélio Delmiro, Wayne Shorter, Toots Thielemanns, Billy Cobham, Russell Ferrante, Airto Moreira, Flora Purim, Dori Caymmi, Ernie Watts, Enrico Rava, Phil Woods e Ivan Lins.
Fãs convidados para o próximo EP dos Vicious Five
· POR · 06 Mai 2009 · 11:21 ·
OK, não vão cantar, mas podem gritar, empurrar a banda no mosh pit, fazer trinta por uma linha – eles devem agradecer, como bons rockeiros com aventuras punk no cadastro. A próxima edição da Optimus Discos, editora virtual lançada recentemente e que já ofereceu gratuitamente discos de Madame Godard, DJ Ride e Tó Trips com Tiago Gomes, entre outros, será um EP ao vivo dos lisboetas.

A gravação terá lugar no próximo domingo, 10 de Maio, às 15h00, nos estúdios Namouche (Estrada da Luz, nr. 26, Lisboa) e qualquer pessoa pode aparecer. Um teledisco será também filmado nesse dia.
Mandrágora em digressão primaveril
· POR · 05 Mai 2009 · 15:34 ·
Os Mandrágora, grupo do Porto que tem como missão a música tradicional, arranca em Maio para uma parte importante da digressão de promoção do seu último disco, Escarpa. Eles lançam o convite aos "amigos" mas o público geral está igualmente convidado; lançam ainda o convite para que todos possam "conhecer os novos elementos da banda e o seu contributo" para o novo disco de originais.

As datas são as seguintes:

5.16.09 - Tertúlia Castelense
5.22.09 - Auditório de Espinho - Tonalidades 09
5.23.09 - FESTIVAL DE LA LUNA DE MAYO - Cáceres
5.30.09 - Festa de Cereja - Resende
O mais recente lançamento da Crónica dura 2 dias, 3 horas, 41 minutos e 26 segundos
· POR · 04 Mai 2009 · 17:01 ·
A Crónica acaba de anunciar o seu último lançamento e aqui no Bodyspace há quem já tenha marcado três dias de férias para escutá-lo na íntegra. O bicho intitula-se 1001 Songs of eBay e tem a duração total de 2 dias, 3 horas, 41 minutos e 26 segundos (qual é o número de telefone do Guinness?). A obra colaborativa, que une os esforços da dupla UBERMORGEN.COM e de Stefan Nussbaumer, rende o trabalho primeiramente conduzido no laboratório on-line Sounf of eBay , que arranjou forma de gerar música tendo apenas por base a informação dos vários utilizadores da comunidade eBay. A Crónica disponibiliza o colosso para download gratuito, no formato galáctico e numa pequena selecção (feita a pensar em quem tem vida própria). O artwork pixelizado recorda os clássicos de ZX Spectrum Paradise Café (quem não se lembra de Reinaldo?) e Samatha Fox Strip Poker.
Sizo apresentam novo álbum no Porto
· POR · 04 Mai 2009 · 16:47 ·
Os Sizo vão apresentar o novo álbum Got To Love People Who Set Themselves Up For Disaster no dia 7 de Maio, no cinema Passos Manuel, no Porto. Apenas neste concerto, o novo álbum que conta com Nice To Miss You de 2007 (como CD bónus), pode ser adquirido juntamente com o bilhete a preço reduzido.

Os bilhetes custam 6 euros (venda antecipada), 8€ (venda no dia) e 12€ (bilhete e álbum). As entradas estão à venda na Jojo's – Rua de Cedofeita, Louie Louie – Rua do Almada ou Cinema Passos Manuel – Rua Passos Manuel.
Corsage distinguidos em Espanha
· POR · 04 Mai 2009 · 09:22 ·
Os lisboetas Corsage acabam de ser distinguidos no país vizinho. O júri dos Prémios internacionais da Música e Criação Independente, constituído por: Julio Ruiz (Director do Discogrande da Radio 3); Lara López (directora da Radio 3); Merche Yoyoba (redactora do Miradas 2 da TVE); Lucas Arraut (director do EP3, do diario El País); Silvia Grijalba (redactora do diario El Mundo); Ignacio Julia (director da revista Ruta 66); Janina Canet (directora da revista Go Mag; Jorge Vileilla (chefe de redacção da revista Arto e Juan Pedro (director dos Premios de la Música y la Creación Independiente) decidiu atribuir o prémio de melhor grupo português 2009 aos Corsage pelo seu recente disco Finito L'amore.

A lista de todos os premiados será divulgada em Junho. A cerimónia de entrega dos prémios acontecerá no próximo dia 26 de Setembro no Gran Teatro de Cáceres onde os Corsage interpretarão dois temas do seu mais recente disco.
20 bandas, 20 Djs, 20 Cartazes no Plano B a 20 de Maio
· POR · 01 Mai 2009 · 14:25 ·
O Plano B continua a mostrar serviço. A ideia surgiu instintivamente da observação do espaço que tem agitado positivamente as noites da cidade do Porto. Duas salas totalmente independentes de si na forma, estética e conteúdo sonoro. Posteriormente a ideia de juntar no mesmo espaço, no mesmo dia, os agentes de difusão cultural portuense, nortenha, portuguesa numa noite que promete.

A Lovers & Lollypops em colaboração com o Plano B, o atelier Bolos Quentes e com o colectivo de djs/agitadores Concorrência apresenta um evento singular, uma noite que conta com a presença de vinte bandas, de vinte djs e vinte designers. A promessa é a de cruzamento de "uma imensidão de sonoridades, opiniões e linguagens".

Cada banda terá dez minutos para se apresentar, os DJs duas músicas para escolher, os designers uma forma de integrar no papel a infinidade de afirmações presentes o público será obrigado a uma absorção mais rápida e eficaz do que se passará durante a noite toda.

As bandas:

Sizo, Black Bombaim, Aspen, The Glockenwise, ALTO!, Green Machine, Smix Smox Smux, Besta Bode, Littlefriend, Jorge Coelho, Projecto Andamento, Bildmeister, João Filipe e Gustavo Costa, Feia Medronho, Nimai, Evols, Etna, Fat Freddy, Without Death Penalty, Bleeders.

DJs:

João Marrucho (Concorrência DJ’s), Paulo Rodrigo (Bongo Tonto!), Filipe Teixeira (Plano B), Miguel Bruschy (Pitch Club) , Rita Garizo (Kate SK8 Shop), Nuno Mendes, Rodrigo Affreixo (Groob), João Santos (Matéria Prima), Tiago Carneiro (Concorrência DJ’s), What DJ? (Blog Palamber), Vicente Abreu (Sete Magníficos), Andre Granada (Nuns Having Fun), Luis Machado (Fnac), Pedro Centeno (Paranoid Disco), Catarina Pinto (Lovers & Lollypops), André Neves (Dealema), Albino Tavares (Concorrência DJ’s), Sara Westermann (Plano B), João Pedro (Vivax), António Guimarães (Passos Manuel)

Designers:

Daniela Barbosa, Drop, Francisco Eduardo, João Alves Marrucho, João Cruz, João Marçal, Jorge Naper, Júlio Dolbeth, José Cardoso, Kong Studio, Liliana Mendes, Mafalda Santos, Miguel Marinheiro, Pedro Nora, Rafael Oliveira, Rui Silva, Telmo Sá, Teo, Ana e Dario, Thierry Lambert, Tiago Carneiro

Parceiros