Março 2009
Projecto Minta apresenta-se em Beja
· POR · 31 Mar 2009 · 20:37 ·
Na próxima sexta, dia 3 de Abril, o projecto Minta, liderado por Francisca Cortesão, apresenta-se na Galeria do Desassossego, em Beja. Nas palavras da própria: "só eu e o Manuel Dordio, as nossas duas guitarras e vozes e o piano que há por lá". A partir das 23h há Minta, mas antes disso pode-se "jantar e ver uma exposição de pintura de Carlos António, que inaugura nessa noite", diz ainda a escritora de canções..
Stephen O’Malley actua no Porto
· POR · 31 Mar 2009 · 20:31 ·
No sábado dia 11 de Abril, pelas 22h00, na Culturgest Porto, terá lugar o concerto de Stephen O’Malley, o primeiro de uma série de cinco concertos comissariados pela filho único que a Culturgest apresentará ao longo de 2009 na sua Galeria de exposições da Avenida dos Aliados no Porto. Os bilhetes têm o preço único de €5.

O próximo concerto deste ciclo, a 3 de Junho, será do norte-americano Joe McPhee, nome de culto do free jazz, a quem a publicação jazz.pt chama de lenda viva na sua última edição. Os concertos seguintes serão anunciados oportunamente.
Wim Mertens em concerto único no Theatro Circo
· POR · 31 Mar 2009 · 14:08 ·
Un Respiro é o sexto álbum a solo que o compositor, pianista e vocalista belga Wim Mertens lançou aos 25 anos de carreira e que apresenta no Theatro Circo num concerto único em Portugal. O concerto acontece no dia 4 de Abril, sábado, às 22 horas - na sala principal.

A sós com o piano, Wim Mertens traz a Braga o trabalho que consolidou a sua crescente tendência para a criação de temas caracterizados por uma linguagem muito própria, feita de palavras verdadeiras e de sons utilizados pela sua poesia. Os ingressos, a 15 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.
Estreia nacional do novo álbum de Pedro Moutinho no Centro Cultural Vila Flor
· POR · 27 Mar 2009 · 12:11 ·
No próximo dia 04 de Abril, Pedro Moutinho apresenta no palco do Centro Cultural Vila Flor, ao vivo e em estreia nacional, o seu terceiro álbum, Um Copo de Sol, com produção de Carlos Manuel Proença e inéditos (letras e músicas) de Aldina Duarte, Manuela de Freitas, Jorge Rosa, Rogério Oliveira, Pedro Campos, Tiago Bettencourt, Amélia Muge, Rodrigo Leão, entre outros. Os bilhetes encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor e em www.ccvf.pt.
Borla: Showcase de Whit na Loja Chili, em Lisboa
· POR · 27 Mar 2009 · 11:06 ·
Os Whit levam o seu gira-disquismo livre até à Loja Chili (Rua dos Fanqueiros, 174, 1º esq.), em Lisboa, no Sábado, dia 28 de Março, pelas 18 horas. A entrada é gratuita. Formados por Nuno Moita (guru da Grain of Sound e do selo-irmão Ristretto), Pedro Lopes, Fernando Fadigas e Miguel Sá (nome associado à variz.org e aos Tra$h Converters), os Whit actuam normalmente debruçados sobre um batalhão de pratos de vinil, sem colocarem de parte a inserção de outros gadgets.
Lisbon Jazz Summer School regressa ao CCB
· POR · 26 Mar 2009 · 18:01 ·
A Escola de Verão de Jazz de Lisboa vai ter a sua segunda edição entre os dias 17 e 25 de Julho. O Centro Cultural de Belém acolhe este evento pelo segundo ano consecutivo, juntando estudantes e músicos de jazz numa semana intensiva de formação essencialmente prática. O Curso de Verão será orientado pelo Greg Osby e as pré-inscrições estão abertas até 15 de Maio. O concerto de abertura é da responsabilidade do grupo “9 levels”, liderado por Osby, que conta ainda com a cantora portuguesa Sara Serpa. Para mais informações: http://www.myspace.com/lisbonjazzsummerschool2008
3º Isto Não é uma festa indie no Porto
· POR · 19 Mar 2009 · 10:09 ·
É hoje apresentada - pela Lovers & Lollypops - a 3ª sessão da ISTO NÃO É UMA FESTA INDIE . Para esta sessão estão convidados Kevin Micka (Animal Hospital ) para apresentar a melancolia das suas paisagens sonoras, assim como os portugueses Nimai e João Filipe , percussionista de tudo o que vier à mão - que apresentará o seu debute a solo. Nos pratos estará Luís Machado acompanhado de malhas capazes de fazer dançar os pés mais afectados pela gravidade.
Simone White actua em Faro
· POR · 18 Mar 2009 · 10:48 ·
Faro a mostrar a iniciativa. Simone White, escritora de canções, actua no Salão Nobre da Sociedade Recreativa Artística Farense a 20 de Março. Nascida no Hawaii, depois de se mudar para Seattle começou a tocar guitarra e a interpretar as suas próprias composições. Tendo como grande influência Will Oldham (Bonnie 'Prince' Billy) acabou por contactar o seu produtor Mark Nevers e com ele gravar o aclamado I Am The Man editado em 2007 pela Honest Jons. O novo albúm intitulado Yakiimo tem a data prevista de lançamento a 12 de Junho de 2009.
Azevedo Silva e Walter Benjamin em Barcelos
· POR · 18 Mar 2009 · 00:34 ·
O T.O.G. Fest é um evento da Honeysound que pretende ser um espaço de encontro de compositores cuja sonoridade tenha raízes estéticas comuns. Este pequeno festival está inserido na programação do ciclo Chá das Quintas, que acontece semanalmente à quinta-feira, no Auditório do Museu de Olaria de Barcelos. Esta primeira edição do T.O.G Fest arrancou com Old Jerusalem e Emmy Curl no passado dia 12 Março. Azevedo Silva e Walter Benjamin é já na próxima quinta-feira, 19 de Março.
Pianista Luiz Avellar actua a solo na Casa da Música
· POR · 17 Mar 2009 · 16:07 ·
Pela primeira vez a solo em Portugal, o compositor e pianista Luíz Avellar, interpreta originais do seu mais recente trabalho discográfico. Esteticamente colocado entre o jazz, a clássica e a música popular brasileira é reconhecido pelas figuras mais proeminentes do panorama jazzístico internacional como um dos mais talentosos músicos da actualidade. Luiz Avellar actua no dia 22 de Março às 18 horas na Sala Suggia.
Bob Dylan lança novo disco a 27 de Abril
· POR · 16 Mar 2009 · 17:28 ·
O novo álbum de Bob Dylan chega às lojas a 27 de Abril. O novo registo de originais intitula-se Together Through Life e foi gravado em 2008, na sequência da gravação de uma nova canção, "Life is Hard", escrita para o próximo filme do realizador francês Oliver Dahn, La Vie en Rose.

Together Through Life é o 46.º lançamento de Bob Dylan, sucedendo-se ao platinado Modern Times, de 2006, que se estreou no #1 da Billboard Top 200 (E.U.A.), chegando ao topo das tabelas em sete países e Top 5 em outros 22 países. Modern Times vendeu mais de 2,5 milhões de cópias e valeu ainda a Dylan a atribuição de mais dois prémios Grammy.

O senhor Dylan, figura de relevo para a cultura dos nossos tempos, foi em 2008 galardoado com o prémio Pulitzer especial, pelo seu "profundo impacto na música popular e na cultura norte-americana, marcada por composições líricas de extraordinário poder poético".
A Certain Ratio no Serralves em Festa
· POR · 16 Mar 2009 · 00:59 ·
É a primeira grande confirmação para uma das maiores festas artisticas nacionais. Os britânicos A Certain Ratio, lendas do pós-punk, actuam no primeiro dia do certame portuense, a 30 de Maio. Têm um disco ainda fresco - Mind Made Up de 2008 - e ainda andam por aí. Este é um nome que faz especialmente sentido depois da passagem dos Television e dos Wire pelo Serralves em Festa. Na edição deste ano, os A Certain Ratio tratarão certamente de espalhar pós-punk e funk em doses generosas.
Woven Hand actua em Leiria
· POR · 13 Mar 2009 · 20:39 ·
Woven Hand, o projecto liderado pelo espírito de David Eugene Edwards (ex 16 Horsepower), actua no próximo dia 17 de Maio em Leiria, no âmbito do festival "itinerante" Fade In. O concerto, que marca o regresso do música norte-americano ao nosso país após uma fantástica actuação no Festival para Gente Sentada, em Santa Maria da Feira, em 2005, acontece no Teatro Miguel Franco. David Eugene Edwards apresentará em Leiria o fantástico Ten Stones, editado em 2008.
Maria Alice apresenta Tocatina ao vivo
· POR · 12 Mar 2009 · 18:49 ·
No próximo dia 20 de Março, pelas 21h30, Maria Alice apresentará ao vivo
Tocatina, o seu mais recente trabalho. Este espectáculo terá lugar no Centro Cultural da Malaposta em Olival Basto – Odivelas. Depois de Ilha d’Sal, D'Zemcontre e de Lágrima e Súplica, a voz de Maria Alice traz-nos Tocatina, um disco inteiramente dedicado às mornas de Cabo Verde. Com uma formação tradicional, este espectáculo reproduz o ambiente musical das tocatinas cabo-verdianas, recriando a forma de tocar dos anos 60/70 em Cabo Verde.
Linda Martini publicam novo disco em 2009
· POR · 12 Mar 2009 · 15:17 ·
Novo ano, vida nova para os Linda Martini. Este ano é ano de disco novo. Ainda não tem nome, mas vai ser editado algures depois do Verão conta a banda. "Estamos neste momento a escrever aquelas que acreditamos serem as nossas melhores músicas de sempre e entramos em estúdio ainda antes do Verão", contam.

Entretanto, aproveitando a reedição de Olhos de Mongol em CD Digipack duplo com o EP Linda Martini, a banda, agora reduzida a quatro elementos, está de volta à estrada. As datas já confirmadas são as que se seguem:

26 Março - Semana Académica da Covilhã
28 Março - Final do Festival de Música Moderna de Corroios
23 Maio - Festival Vagos Acústico
15 Agosto - Festas de Manique do Intendente

Festival de Música electrónica/experimental e Artes Visuais acontece no Porto
· POR · 12 Mar 2009 · 14:42 ·
De origem britânica, o festival itinerante de música electrónica/experimental e artes visuais, regressa ao Porto e aos palcos da Fábrica de Som nos dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio. O STFU Porto vai já na sua terceira edição. Em edições anteriores estiverem presentes artistas como: Svarte Greiner (NO), uma das metades dos Deaf Center da Type Records; Flint Glass (FR); Sci Fi Industries (PT); Pygar (PT); Boiar (PT); Hugo Olim (PT); Pedro Gundar (PT); entre outros.

A edição de este ano conta com diversos projectos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam Filmjölk (BE), um projecto de música ambiente/cinemática. De destacar também o projecto de Gustavo Costa, Most people have been trained to be bored, músico da cidade do Porto que tem feito colaborações com nomes como Damo Suzuki, Genocide, Stealing Orchestra, Três Tristes Tigres, ou John Zorn, para além de muitos muitos outros projectos.

A organização do STFU Porto é uma colaboração entre várias entidades: o espaço Fábrica de Som, a netlabel Enough Records, a promotora Nsi Online, o colectivo Stfu Music, e promotora L&L Projects.
Festival espanhol Summercase adiado por motivo da crise
· POR · 12 Mar 2009 · 09:57 ·
A crise já fez uma vitima entre os festivais espanhóis. O Summercase, festival seguido de muito perto pelo Bodyspace nas suas duas primeiras edições, foi adiado para 2010. O motivo? A crise. Num comunicado colocado no site oficial do certame, os responsáveis da Sinnamon afirmam que o cenário internacional e a crise sentida em Espanha não lhes permite levar a cabo a edição 2009 do festival com a segurança e qualidade que desejariam. O Summercase deverá regressar a Madrid e a Barcelona com toda a energia e força que são seu apanágio.
Lily Allen, Buraka Som Sistema, Basement Jaxx e The National no 13º Festival Sudoeste
· POR · 12 Mar 2009 · 00:23 ·
eles dizem que é ano de sorte para o SWtmn, não fosse a edição deste ano a 13ª. A romaria é mais uma vez na Herdade da Casa Branca, em Zambujeira do Mar. Nos dias 6, 7, 8 e 9 de Agosto, o Sudoeste Alentejano será paragem obrigatória para milhares de festivaleiros que não querem perder pitada do que o SWtmn tem para oferecer. Lily Allen, em estreia absoluta em Portugal apresenta-se no festival; os Buraka Som Sistema actuam no único Festival de Verão português onde irão actuar este ano; Basement Jaxx é outro nome; os habituées The National também marcam presença. Mas há mais: Amy Macdonald e Caravan Palace. Pelo segundo ano consecutivo, também a música electrónica terá um espaço próprio que receberá Miss Kittin & The Hacker.

À semelhança de 2008, todos os portadores de passe de 4 dias terão acesso a campismo e estacionamento gratuitos desde dia 1 de Agosto, contando desde logo com todas as condições de segurança, higiene, alimentação, animação e transporte gratuito para a praia. Para todos eles, a festa começa mais cedo – dia 5 de Agosto – com o DJ David Guetta a fazer a festa madrugada fora na Noite de Recepção ao Campista. O bilhete diário tem o custo de 40€ e o passe de 4 Dias, 80€.
Franz Ferdinand no Paredes de Coura 2009
· POR · 11 Mar 2009 · 11:15 ·
O Festival Paredes de Coura já carrega baterias para mais uma edição. A 17ª edição do emblemático festival de Verão começa dia 29 de Julho, com a recepção ao campista, e estende-se até dia 1 de Agosto.

Franz Ferdinand é o primeiro grande nome confirmado para o festival. A banda de Alex Kapranos apresenta-se no dia 30 de Julho, no anfiteatro natural da Praia Fluvial do Tabuão. A banda de Glasgow apresenta o mais recente álbum, Tonight: Franz Ferdinand.

Como é habitual, entre 11 de Março e 12 de Abril, todos os festivaleiros poderão adquirir o passe para os quatro dias do festival, com campismo gratuito, ao preço promocional de 60,00 €. A partir de 13 de Abril, o preço fixa-se nos 70,00 €.
Colóquio Internacional debate criatividade gótica em Lisboa
· POR · 10 Mar 2009 · 23:36 ·
Acontece em Lisboa entre 18 e 20 de Março o Colóquio Internacional "Poe e Criatividade Gótica" a decorrer na Faculdade de Letras, Cinemateca de Lisboa, Casa Fernando Pessoa, Bar Incógnito, entre outros locais. Anabela Duarte (Mler Ife Dada, entre outros) apresenta um trabalho sobre Lou Reed (The Raven) e The Mask of the Red Dead de Diamanda Galas. A musicóloga Paula Ribeiro (CESEM) apresenta uma intervenção sobre música e ópera contemporânea e Fernando Ribeiro dos Moonspell entra num debate sobre música e o gótico fantástico em Portugal.

Para Anabela Duarte, trata-se de um evento "que se propõe aproximar a academia da comunidade mais alargada, aproveitando o potencial de popularidade do autor americano mais apreciado na Europa". "Teremos, assim, debates com escritores e artistas visuais, sessões de cinema, leituras encenadas, e uma festa no Incógnito, para além das habituais sessões académicas", conta. "Era importante, num movimento de solidariedade cultural, fazer passar este tipo de eventos a um público jovem e com uma cultura musical desenvolvida e curiosa por novos estímulos", conclui.

"Sabemos também como a relação entre música e literatura se encontra perfeitamente fundamentada na escrita musical/literária dos songwriters e dos novos grupos emergentes", declarou ao Bodyspace. "Poe, foi ainda um grande defensor da arte musical e tem um artigo notável intitulado, precisamente, Songwriting. Por tudo isto, este é um evento muito importante para a comunidade musical em todos os registos", termina. Para mais informações consultar esta página.
PJ Harvey esgota Casa da Música em 30 minutos
· POR · 10 Mar 2009 · 11:43 ·
É verdade, aqueles que quiserem ver a senhora pernas quentes indie na Casa da Música terão de tirar o cavalinho da chuva - ainda que em Maio. Os bilhetes para PJ Harvey e John Parish no dia 2 de Maio, esgotaram em menos de 30 minutos, naquele que será com certeza um recorde absoluto nacional. Recorde-se que PJ Harvey lança em breve com John Parish o segundo registo enquanto dupla, intitulado A Woman A Man Walked By. Resta esperar que Polly Jean Harvey volte no Verão para os festivais da época.
Lee “Scratch” Perry no Festival Músicas do Mundo 2009
· POR · 10 Mar 2009 · 11:40 ·
É oficial: Lee “Scratch” Perry é o grande cabeça de cartaz do próximo Festival Músicas do Mundo de Sines. A sua descida à terra suceder-se-á no próximo dia 25 de Julho, no castelo de Sines. Lee “Scratch” Perry, um dos mais determinantes fundadores e inovadores da música reggae, confirma assim o regresso em grande aos palcos, depois de gerado um burburinho, que, a certa altura, o dava como certo na última cerimónia dos Grammys. Aquele que foi um dos mentores de Bob Marley e o guia espiritual dos Clash na sua aproximação à música jamaicana, ditou grande parte do presente e futuro do dub com o diptico Super Ape e Return of the Super Ape, e foi ainda mais ousado e experimental na expansão do género, durante os discos (cósmicos) gravados num longo período de retiro na Suíça.

Durante os últimos anos, o Upsetter tem feito jus à sua alcunha contrariando a estagnação do seu estatuto reggae com discos que o encontram muito mais próximo de um dancehall lunático (ainda assim, pronto para as discotecas) e das suas incomparáveis avalanches verbais (muitas vezes dadas a profecias completamente “fora”, que envolvem a extinção do dólar e tudo mais). A mesma atitude de provocação manifesta-se em algumas das lendas associadas a Lee Perry: certa vez, alegou que só produziria os reis do ska Bad Manners se estes mudassem o nome para Good Manners. Esses e outros episódios constam da exaustiva e hilariante biografia People Funny Boy: The Genius of Lee “Scratch Perry. O último álbum, Repentance, levou-o a colaborar com Andrew W.K., David Tibet (Current 93) e Brian Chippendale dos Lightning Bolt. Em Sines, só o imprevisível se pode esperar de Lee “Scratch” Perry, o senhor de quase 73 anos que se recusa ocasionalmente a apertar as mãos dos fãs para não deixar escapar a sua genialidade.
Gianluigi Trovesi no Braga Jazz 2009
· POR · 06 Mar 2009 · 18:10 ·
A fechar o primeiro fim-de-semana do Braga Jazz 2009 (sábado, 7, 22h00), o veterano Gianluigi Trovesi regressa ao Festival de Jazz de Braga após nove anos preenchidos por concertos, gravações e vários projectos. A formação é composta por Roberto Cecchetto (guitarra), Marco Micheli (baixo), Vittorio Marinoni (bateria), Fulvio Maras (percussão) e Massimo Greco (trompete), o clarinetista Gianluigi Trovesi apresenta-se em Braga, desta vez no palco principal do Theatro Circo. Os ingressos, a 10 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.
Fausto prepara o último volume da sua trilogia marítima
· POR · 06 Mar 2009 · 00:49 ·
Quem o diz é Cristina Branco, numa entrevista à Time Out: Fausto não teve a possibilidade de participar no novo disco da fadista-não-fadista porque "está a preparar o último volume da sua trilogia marítima, concentra-se de tal maneira na sua música que não consegue pensar em mais nada". Por Este Rio Acima é o primeiro álbum dessa trilogia e Crónicas Da Terra Ardente (editado em 1994), o segundo. A trilogia estava assim incompleta mas não durante muito mais tempo. Infelizmente ainda não é possível obter mais informações acerca do novo disco de Fausto Bordalo Dias.
Black Bombaim apresentam EP de estreia no Maus Hábitos
· POR · 05 Mar 2009 · 18:30 ·
Os Black Bombaim apresentam EP de estreia no Maus Hábitos já amanhã. O power-trio, dedicado ao heavy rock psicadélico, apresenta o seu EP homónimo que é seguimento lógico do que a banda tem vindo a fazer em palco nos últimos tempos. A promessa é de muitos riffs stoner. O disco foi gravado nos Estúdios Oops! em Barcelos com o produtor José Arantes (que produziu discos de Green Machine, Peixe-Avião, La La La Ressonance, entre outros) aos comandos, sendo masterizado nos Estados Unidos por John Golden, que trabalhou com nomes sonantes da música mundial tais como Sonic Youth, Comets On Fire, Pelican ou Neurosis.

O EP pode já ser encomendado através do mail da Sonic Infusion Records (sonicinfusionrecords@gmail.com) ou da Lovers&Lollypops (loverslollypops@gmail.com).

A abrir para Black Bombaim, estará o duo instrumental de guitarra e bateria Aspen. Dos mesmos elementos dos extintos Cosmic Vishnu, surge um projecto apaixonado pelo post-rock e pelos caminhos sónicos, onde o doom/ambient/stoner têm lugar novamente.
Jarboe pisa território lisboeta em Junho
· POR · 05 Mar 2009 · 16:45 ·
O ano parece estar finalmente a aquecer em termos de nomes alinhados para concertos. A última confirmação aponta para Jarboe, acompanhada pela banda Nachtmystium (ultimamente envolvida numa confusa polémica), no Santiago Alquimista a 15 de Junho. Aclamada como uma das mais intensas performers actuais, a multifacetada ex-Swans regressa a Portugal para apresentar o seu mais recente álbum Mahakali, conjunto de canções dedicado à Deusa Indiana Kali, que contou com a participação de Phil Anselmo dos Pantera e de Attila Csihar, parceiro recente dos Sunn o))). Lançado em 1998, Anhedoniac, viagem sem regresso, ainda hoje representa documento cabal na distinção de Jarboe como criadora individual de dimensões profundamente tétricas.
EP Ao Vivo acontece em Espinho
· POR · 04 Mar 2009 · 17:33 ·
É já na próxima sexta-feira, dia 6 de Março, que o EP AO VIVO regressa a Espinho. A quarta edição do festival espinhense vai contar com a presença de The Weatherman e Minta no seu cartaz, além das bandas Little Friend, Foxrot e Telegram. A edição de 2009 do festival vai ter uma novidade, relativamente aos anos anteriores: todas as bandas vão tocar uma versão de um tema, à escolha, de uma banda, definida pela organização. Em ano de estreia, a honra calhou aos Beatles. Os concertos acontecem no Auditório da Junta de Freguesia de Espinho e têm entrada gratuita.

O cartaz é o seguinte:

Dia 06 de Março (sexta)

The Weatherman
Little Friend

Dia 14 de Março (sábado)

Foxrot
Minta
Telegram
peixe:avião na Loja Optimus da Casa da Música
· POR · 04 Mar 2009 · 15:52 ·
Inaugurada em Setembro de 2008, a Loja Optimus da Casa da Música, no Porto, recebe uma série de concertos exclusivos e intimistas, reservados a 100 pessoas por noite. Por lá já passaram nomes como Rui Reininho, Ana Deus, Os Pontos Negros, entre outros.

Em 2009, a Optimus levará mais música ao auditório deste espaço multimedia e a 7 de Março o espaço conta com a presença dos peixe:avião. É às 23 e ainda conta com um DJ set de Fua.
Mão Morta festejam 25º aniversário com DVD de Maldoror e vários concertos
· POR · 04 Mar 2009 · 13:44 ·
Há várias novidades no campo dos Mão Morta: a banda acaba de lançar o DVD Maldoror, que regista o espectáculo com o mesmo nome que estrearam em Maio de 2007 no Theatro Circo de Braga. A edição é da Cobra, editora do grupo, e traz dois pequenos filmes (de Manuel Leite e Pedro Tudela) que fixam, respectivamente, a entrada do grupo em palco antes do primeiro espectáculo e a montagem do mesmo e a digressão que se seguiu.

Esta sexta-feira, dia 6, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, regressa a digressão “Ventos Animais”, onde a banda tem revisitado os clássicos de 25 anos de carreira. A tour prossegue até Abril, com passagens por Portalegre (Centro de Artes do Espectáculo, 14 de Março), Torres Vedras (Teatro Cine, 21 de Março), Guimarães (Teatro São Mamede, 27 de Março), Alcochete (Fórum Cultural, 28 de Março), Lisboa (Cinema São Jorge, 1 de Abril), Abrantes (Cine Teatro S. Pedro, 3 de Abril) e Braga (Auditório Parque de Exposições, 18 de Abril).
Nashville Pussy e Supersuckers assaltam Santiago Alquimista em Abril
· POR · 04 Mar 2009 · 11:29 ·
O débito de puro rock americano ficará saldado, quando, no próximo dia 6 de Abril, os Nashville Pussy e os Supersuckers semearem inferno no Santiago Alquimista, o único pico lisboeta que falta ainda ao alpinista João Garcia. Desde o lançamento do sugestivo Let Them Eat Pussy, os Nashville Pussy acumulam merecido culto, muito por causa de serem, desde que os White Zombie adormeceram, uma das mais impiedosas fábricas na produção de música para bares de strip musicalmente orientados pelo eixo mais pesado. É também célebre o repúdio que a metade feminina dos Nashville Pussy mantém por roupas de Inverno. Por sua vez, os Supersuckers podem bem ter atingido o seu pico há 15 anos, mas clássicos garage como “Coattail Rider” ou “I Say Fuck” são intemporais convites ao excesso. Depois de ultrapassarem vários casos clínicos e o estigma Sub Pop, que os colou equivocadamente ao fenómeno grunge, os Supersuckers podem hoje gabar-se de um catálogo tão rico em termos de rock suado e acéfalo como de avacalhanços country e blues. É mais que certa a coboiada.
Newsweek mostra excertos do novo álbum dos Sonic Youth
· POR · 03 Mar 2009 · 23:54 ·
Um refrão com coros ("I don't wanna know... Woah!"), riffs concisos, uma correria sónica a lembrar Goo, vários pedaços com a fúria marca registada de Kim Gordon, a voz de Thurston Moore mais grave do que o habitual, uns Sonic Youth mais agressivos do que nos últimos álbuns. É o que revelam vários excertos de The Eternal, disponibilizados pela Newsweek num único clip sonoro.

Já o blogue da Matador, a nova editora dos Youth, mostra fotografias da banda em estúdio. Como o Bodyspace já tinha noticiado, The Eternal (que conta com uma magnífica pintura de John Fahey - sim, ele mesmo - na capa) será editado a 9 de Junho.

Parceiros