Fevereiro 2009
Dru com residência artística na Fábrica de Braço de Prata
· POR · 26 Fev 2009 · 14:46 ·
Os Dru iniciaram uma espécie de residência artística na Fábrica de Braço de Prata. O espaço lisboeta passou a contar com a presença regular do trio (Dillon Wanke, Manuel Mota e David Maranha), desde o início do mês de Fevereiro, todas as sextas pelas 21h30 (as várias datas estão no MySpace da banda). Trata-se de "um trabalho de apropriação da local e de criação em continuidade, dando início também ao processo de gravação do disco que sucederá a L'Aiguille Du Dru'", explicou Maranha ao Bodyspace.

Há mais novidades no campo dos Dru. O trio foi convidado para fazer uma gravação original para a reputada rádio londrina Resonance FM, a transmitir na primeira semana de Março, e Manuel Mota tem um novo álbum a solo, Sings, na sua editora, a Headlights.
Dazkarieh apresentam Hemisférios no Cinema S. Jorge
· POR · 19 Fev 2009 · 10:59 ·
Os Dazkarieh comemoram 10 anos com Hemisférios, um disco duplo que é o 4º de originais da banda. Diz-se ser o «trabalho mais ambicioso até à data» da banda. Hemisférios, que será mais uma vez editado pela HEPTA, surge agora como uma revisão do caminho percorrido pela banda nos últimos 10 anos. Será apresentado no dia 18 de Março no Cinema S. Jorge, pelas 21h30.

Este 2009 terá também boas noticias para os Dazkarieh no que diz respeito aos concertos com uma grande digressão Alemã (com 21 concertos marcados até à data e onde tocarão em Berlim pela primeira vez) e espectáculos em países como a Malásia, Singapura, Croácia, Itália, Estónia e Áustria.
Touch and Go, símbolo da música indie, vítima da crise económica
· POR · 18 Fev 2009 · 21:25 ·
É um dia triste para a música independente. A Touch and Go vai deixar de distribuir outras editoras, decisão que tem um impacto profundo no meio indie, já que editoras como a Merge, Jade Tree, Kill Rock Stars, Atavistic, 5 Rue Christine e Drag City são distribuídas pela empresa.

"Muitos de vocês podem não ter consciência, mas durante quase duas décadas, a Touch and Go prestou serviços de produção e distribuição para um grupo seleccionado mas diverso de outras editoras independentes importantes", afirmou Corey Rusk, fundador da Touch and Go, num comunicado divulgado esta quarta-feira.

"Infelizmente, por mais que adoremos estas editoras, o estado actual da economia chegou a um ponto em que não podemos suportar esta parte menos conhecida, mas ainda assim importante, das operações da Touch and Go. Ao longo dos anos, estas editoras tornaram-se parte da nossa família e dói vê-las partir. Desejamo-lhes a maior das sortes e vamos fazer o que pudermos para tornar o processo de transição o mais fácil possível", acrescentou.

O comunicado assinado por Corey Rusk remata: "É o fim de um grande capítulo na história da Touch and Go, mas também sabemos que de novos inícios podem surgir coisas boas".
Trio de Rodrigo Amado na ZDB
· POR · 18 Fev 2009 · 09:45 ·
O Motion Trio actua na Galeria ZDB na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro. Este grupo reúne Rodrigo Amado [link p/ entrevista] nos saxofones, Miguel Mira no violoncelo e Gabriel Ferrandini [link p/ entrevista] na bateria. Numa altura em que Amado está envolvido em diversos projectos, tem planeada a edição de novos álbuns: do trio com Kent Kessler e Paal Nilssen-Love, do quarteto com Taylo Ho Bynum, John Hebert e Gerald Cleaver e dos Yells at Eels de Dennis Gonzalez. Para 2009 está também prevista a edição da primeira gravação deste Motion Trio. O concerto na ZDB está marcado para as 23h00 e a entrada vale 6 euros.
Pedro Moutinho tem novo disco e tour
· POR · 17 Fev 2009 · 18:36 ·
O álbum de estreia, Primeiro Fado valeu a Pedro Moutinho o Prémio Revelação da Casa da Imprensa. O segundo, intitulado Encontro, recebeu o Prémio "Amália Rodrigues" na categoria de melhor álbum (2008). O fadista prepara-se agora para uma digressão nacional de apresentação do seu novo trabalho, prestes a ser editado. O seu terceiro disco, com produção de Carlos Manuel Proença, conta com temas inéditos de Manuela de Freitas, Aldina Duarte, Pedro Campos, Rogério oliveira, Tiago Bettencourt, Rodrigo Leão, Amélia Muge entre outros.

A agenda de concertos de Pedro Moutinho por ora é a seguinte:

04 de Abril -Guimarães - Centro Cultural Vila Flor
08 - Abril -Lisboa - Cinema S. Jorge
Old Jerusalem edita novo disco em Abril
· POR · 17 Fev 2009 · 14:04 ·
Two Birds Blessing, o novo disco de Francisco Silva, conhecido nestas lides como Old Jerusalem, será editado 6 de Abril. O 4º disco de originais do contabilista cantor favorito de Portugal tem o selo da Rastilho. O disco dá seguimento à colaboração com o produtor Paulo Miranda e aprofunda, de acordo com o press release, a "exploração do chamado “formato canção”, procurando novas formas de dizer o mesmo, velhas formas de dizer coisas novas e roupagens sonoras adequadas para vestir os resultados dessas buscas".

O novo disco de Old Jerusalem, produzido e gravado por Paulo Miranda no AMP (Viana do Castelo) entre 27 de Outubro e 9 de Novembro de 2008, verá a luz do dia no dia 23 de Fevereiro quando chegar às rádios os singles "Arduinna and The Science Boy" e "The News Bit".

O alinhamento é o seguinte:

1 - Arduinna and the science boy
2 - The gene genie
3 - Seventh day, dawn
4 - Ominous prayer
5 - Pale mirror of you
6 - Restless choose leaving
7 - The news bit
8 - The soviet face
9 - The guilt albatross
10 - Two birds blessing
11 - You, you & me, me
Sonic Youth lançam novo disco a 9 de Junho
· POR · 13 Fev 2009 · 10:06 ·
Depois de Rather Ripped, editado em 2006, os Sonic Youth preparam-se para lançar The Eternal, o 16º da banda, um disco com selo da independente Matador. O disco será lançado em duplo vinil, CD e digital album a 9 de Junho. O disco foi produzido por John Agnello e pela banda e é tido como um dos mais inspirados da banda em 28 anos de carreira.

Gravado entre Novembro e Dezembro do ano passado no estúdio da banda Echo Canyon West em Hoboken, New Jersey, The Eternal inclui algumas partilhas de voz entre Kim, Thurston e Lee e a estreia em disco do ex Pavement/Dustdevils Mark Ibold (no baixo), um membro da banda de digressão dos Sonic Youth nos últimos anos.

O alinhamento do disco é o seguinte:

1. Sacred Trickster
2. Anti-Orgasm
3. Leaky Lifeboat(for Gregory Corso)
4. Antenna
5. What We Know
6. Calming The Snake
7. Poison Arrow
8. Malibu Gas Station
9. Thunderclap For Bobby Pyn
10. No Way
11. Walkin Blue
12. Massage The History
Novo disco de Cristina Branco editado em Março
· POR · 12 Fev 2009 · 15:12 ·
KRONOS, o novo disco de Cristina Branco. Composto por canções inéditas, será lançado em Março de 2009. No dia 9 de Março, mais precisamente. O novo disco tem como tema unificador o tempo e será constituído por canções inéditas compostas por uma dezena de criadores muito diferentes, unidos por um traço comum: todos têm percursos desenhados ao longo de muitos anos, com contributos extraordinários na afirmação de um cancioneiro português de qualidade. José Mário Branco, Sérgio Godinho, Amélia Muge, Rui Veloso, Vitorino, Janita Salomé, Maestro Victorino d’Almeida, Mário Laginha, Carlos Bica, João Paulo Esteves da Silva e Ricardo Dias compõem o lote de temas inéditos de KRONOS.

Dão corpo a KRONOS, para além da voz de Cristina Branco, o piano de Ricardo Dias, a guitarra portuguesa de José Manuel Neto ou Bernardo Couto, a viola de fado de Alexandre Silva e a guitarra baixo de Fernando Maia. Este será o décimo disco de uma carreira que teve início num palco de Amesterdão, em 1996, e que desde então nunca mais parou.

O alinhamento de KRONOS é o seguinte:

Trago um Fado (3:18)
Letra: Manuel Alegre / Música: Ricardo Dias

Eterno Retorno (3:01)
Letra: Hélia Correia / Música: Janita Salomé

Bomba relógio (3:49)
Letra e Música Sérgio Godinho

Longe do Sul (3:37)
Letra: Miguel Farias / Música: Carlos Bica

Margarida (2:35)
Letra: Álvaro de Campos/ Música: Mário Laginha

O Meu Calendário (3:53)
Letra e Música Amélia Muge

Bichinhos Distraídos (3:45)
Letra e Música José Mário Branco

Tango (4:07)
Letra: Vasco Graça Moura / Música: Mário Laginha

Eléctrico Amarelo (3:37)
Letra: Carlos Tê / Música: Rui Veloso

O rapaz do trapézio voador (3:06)
Letra e Música Vitorino

O Sítio (4:50)
Letra e Música João Paulo Esteves da Silva

Uma outra Noite (3:02)
Letra: João Paulo Esteves da Silva / Música: Ricardo Dias

Fado do Mal Passado (2:28)
Letra: Júlio Pormar / Música: Victorino d’Almeida

Histórias do Tempo (3:23)
Letra: Amélia Muge/ Música: Ricardo J. Dias
Mâäk's Spirit improvisam em Coimbra
· POR · 10 Fev 2009 · 18:17 ·
Coimbra não é, afinal, só o Café do Aires. Na próxima sexta-feira, dia 13 (22h), o quinteto Mâäk's Spirit vai actuar no foyer do Teatro Académico Gil Vicente. Este evento é promovido pelo JACC – Jazz ao Centro Clube e promete um concerto único onde se questionar a improvisação, "utensílio de controle instantâneo do vocabulário, da gramática, da sintaxe e, portanto, do sentido da música".
Roda de Choro de Lisboa anima Carnaval
· POR · 10 Fev 2009 · 17:39 ·
Na semana do carnaval a APAV recebe um concerto da Roda de Choro de Lisboa. Este concerto vai ocorrer no dia 26 de Fevereiro (19h), no Espaço APAV & Cultura - Rua José Estêvão 135-A (ao Jardim Constantino), em Lisboa. A Roda de Choro de Lisboa é um projecto de músicos portugueses e brasileiros que se desenvolve dentro do repertório clássico do chorinho - Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. Este espectáculo tem entrada gratuita.
The Bug traz o zoo a Portugal
· POR · 04 Fev 2009 · 10:56 ·
Antes de mais, uma boa ideia para uma t-shirt: Kevin Martin é Deus! na frente e Moby é merda. no verso. A comparação aplica-se de facto a Kevin Martin, que, no passado, foi God, Ice e Techno Animal (ao lado do igualmente venerável Justin Broadrick). Desde há alguns anos, Kevin Martin tem-se concentrado em The Bug e foi com esse nome que gravou os estrondosos Pressure e London Zoo (honrado com o vigésimo lugar no nosso top 30 do ano passado). Depois de uma passagem pela Casa da Música, The Bug volta a Portugal para concertos a cargo da ZDB, algures em Lisboa, a 20 de Março, e no Plano B, Porto, no dia seguinte. Desconhece-se ainda se a comitiva The Bug incluirá a presença dos toasters residentes Warrior Queen e Flowdan, mas adivinha-se noite de luxo em termos de dancehall e novas sonoridades da urbe londrina.

Parceiros